domingo 1/7/2017 o encontro atividades permanentes · as informações e sobre as ... os dons...

8
ATIVIDADES PERMANENTES DOMINGO 7h - Programa de rádio Momentos com Cristo 8h - Hora de Oração 1 9h - EBD e Culto 1 11h - Culto 2, EBT e Culto Infantil 17h - Hora de Oração 2 17h30 - Culto 3 19h30 - União de Juniores 19h30 - Culto 4 SEGUNDA 8h - Hora de Oração 3 19h - Musicalização para crianças - Aulas de flauta 19h15 - Celebrando a Recuperação TERÇA 19h - Hora de Oração, 4 (Jovens) 19h30 - Culto 5 (Santuário) QUARTA 8h - Hora de Oração 5 9h30 - Hora de Oração 6 (Missões) 16h - Leitura da Bíblia em grupo 18h - Escola Bíblica de Quarta 18h30 - Culto 6 (Pr. José Maurício) 20h - Pequenos Grupos QUINTA 15h - Reunião da MCA 19h50 - Hora de Oração 7 SEXTA 8h - Hora de Oração 8 20h - Culto dos Adolescentes ENSAIOS ABERTOS DOMINGO 17h - Coro Novo Canto 17h30 - Coro Jovem SEGUNDA 19h30 - Coro de Adolescentes TERÇA 19h30 - Coro da Igreja QUINTA 17h - Coro Otília Galvão 19h30 - Cantares 19h30 - Orquestra ITA 20h30 - Coro Masculino SEXTA 19h30 - Coro Infantil Elza Lakschevitz SÁBADO 15h - Coral Rutter DOMINGO 1/7/2017 Israel Belo de Azevedo [email protected] www.prazerdapalavra.com.br 98604-4120 (WhatsApp) O encontro

Upload: hoangthu

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

ATIVIDADES PERMANENTES

DoMINgo

7h - Programa de rádio Momentos com Cristo 8h - Hora de Oração 1 9h - EBD e Culto 111h - Culto 2, EBT e Culto Infantil17h - Hora de Oração 217h30 - Culto 319h30 - União de Juniores19h30 - Culto 4

SEguNDA

8h - Hora de Oração 3 19h - Musicalização para crianças - Aulas de flauta19h15 - Celebrando a Recuperação

TERçA

19h - Hora de Oração, 4 (Jovens)19h30 - Culto 5 (Santuário)

QuARTA

8h - Hora de Oração 5 9h30 - Hora de Oração 6 (Missões)16h - Leitura da Bíblia em grupo18h - Escola Bíblica de Quarta 18h30 - Culto 6 (Pr. José Maurício)20h - Pequenos Grupos

QuINTA

15h - Reunião da MCA19h50 - Hora de Oração 7

SExTA

8h - Hora de Oração 820h - Culto dos Adolescentes

ENSAIoS ABERToS

DoMINgo17h - Coro Novo Canto17h30 - Coro Jovem

SEguNDA19h30 - Coro de Adolescentes

TERçA19h30 - Coro da Igreja

QuINTA17h - Coro Otília Galvão 19h30 - Cantares19h30 - Orquestra ITA20h30 - Coro Masculino

SExTA19h30 - Coro Infantil Elza Lakschevitz

SáBADo15h - Coral Rutter

Domingo 1 /7/2017

Israel Belo de [email protected] (WhatsApp)

O encontro

Page 2: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

Guardando bem nossa almaISRAEL BELo DE AZEVEDo

Sabendo muito bem o que estava falando, por já ter experimentado tudo na vida, Moisés, o líder

do povo hebreu no êxodo para a terra da promessa, toma a palavra e diz aos seus ouvintes, com o olhar dirigido para cada um deles em particular:

“– Tão-somente guarda-te a ti mesmo, sim, guarda cuidadosamente a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram”.

A tarefa continua para cada um de nós.

MoRNoS, JAMAIS!

Para que nos guardemos, não podemos nos achar melhores, mais santos, mais inteligentes, mais sábios do que os outros. A vaidade é trampolim para o fracasso (Provérbios 16.18).Para que nos mantenhamos fiéis, não devemos viver uma vida satisfeita com o que somos, como se fossemos tudo o que podemos ser, como se tivéssemos alcançado nosso máximo, como se soubéssemos tudo que precisamos. Os satisfeitos vivem vidas mornas: comendo, bebendo e dormindo, como se não houvesse mais vida para eles. Se formos mornos, seremos vomitados (Apocalipse 3.16).Para que não esqueçamos das experiências que nos marcaram e das verdades que nos levantaram, não abramos mão de conviver numa comunidade

onde a fé é celebrada, conversada e cultivada. Precisamos uns dos outros. Por melhores que nos vejamos, não somos bons o suficiente para nos bastarmos a nós mesmos, ao ponto de podermos dispensar o convívio pedagógico dos que creem como nós. Para que nos preservemos, não temos que resolver todos os nossos problemas para nos envolvermos com causas boas, que são aquelas que tornam melhores as vidas dos outros. Devemos nos importar com os outros desde já.

o CENTRo, No CENTRo

Para nos mantermos fiéis, guardando bem a nossa alma, temos um caminho a percorrer:

1. A primeira escolha sábia é chamar para o centro de nossas vidas a Bíblia Sagrada, tomando-a, livremente, como a autoridade suprema sobre as nossas decisões e, corajosamente, tratando-a como a fonte de onde fluem os nossos pensamentos, que são inspirados sempre, energizados permanentemente e corrigidos quando necessário por ela. Essa escolha se realiza na leitura constante, no estudo sistemático e na reflexão profunda sobre as informações e sobre as orientações que oferece em cada uma de suas páginas.

2. Para nos guardar e manter firme a nossa alma, devemos cuidar de nossas emoções, equilibrando-as para que não sejam destrutivas

e não nos afastem de quem amamos. Este equilíbrio começa com o autoconhecimento, não com a negação do que sentimos: precisamos nos conhecer melhor, até para predizer como reagiremos aos eventos da nossa vida. Algo havendo a superar, talvez precisemos buscar ajuda, e a buscaremos, certos de que é o melhor a fazer.

3. Para continuar no caminho bom da autopreservação, tomaremos a providência de submeter nossos desejos ao crivo da Palavra de Deus. Iremos onde ela nos aprovar. Iremos nos deleitar naquilo que o autor dela conosco se alegrar. Nossos desejos são poderosos mas, quando desviam nossa alma da rota que nos mantém sãos, nós devemos oferecer-lhes uma soberana resistência. Mesmo diante da pressão e da sedução, podemos ficar em pé, sem nos rebaixar ao nível dos desejos reprovados, e vitoriosamente guardar bem a nossa alma.

PASSANDo ADIANTE

Quando sugere que guardemos a nossa alma, o líder Moisés pede que as coisas boas que vivemos não sejam apagadas de nossa memória ou abandonadas em compartimentos inacessíveis. Por isso, ele contou que esteve no monte Sinai, onde teve um encontro inesquecível com Deus, de quem recebeu as palavras que devia compartilhar.

Para que isto aconteça, Moisés nos

propõe um princípio: contemos nossa história para os nosso filhos e para os nossos netos.

Quando contamos nossa história, ela desfila pela passarela de nossas palavras, sob aplausos que nos animarão por nos mostrarem que fizemos boas escolhas.

Quando passamos adiante nossa história, os primeiros a escutá-la são nossos próprios ouvidos. Se as palavras forem amarelecendo, brotarão renovadas, tiradas de dentro ou lembradas por quem as ouviu.

Quando compartilhamos notícias boas, primeiramente em casa e depois com quem pudermos, nós as guardamos, mesmo que os outros não escutem.

Quando espalhamos nossa história de felicidade, ajudamos o outro na mesma viagem, feita do seu jeito, no seu tempo.

Quando compartilhamos com o outro o que somos, cremos e vivemos, nos envolvemos com ele, tornando-nos irmãos dele, que não nos é mais um estranho.

Quando narramos nossas experiências de fidelidade, somos convidados a vivenciar novas experiências e não apenas a recordar as do passado. Talvez muitas coisas tenham se alterado, mas Deus não mudou, e ele quer que subamos de novo o monte Sinai.

E hoje dispomos de muitos recursos para compartilhar nossa boa história. O aplicativo WhatsApp é um deles.

Page 3: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

Período de 3 a 8 de julho de 2017. Leituras da semana: Josué 17 a 24; Provérbios 23; 1Crônicas 5.18-26; 1Crônicas 6.54-81.

Pensamento da semana: Deus espera sempre que façamos a nossa parte. Ele poderia fazê-la também, mas, por nos conhecer, sabe que precisamos aprender a valorizar as coisas, e nós só valorizamos aquelas que têm um preço.

Leitura da semana em perspectiva: A parte final de Josué (17 a 24) se organiza em duas seções. A primeira (17 a 21) é uma espécie de registro cartorial, onde são indicados os limites das propriedades para as tribos. Em meio à descrição, há episódios – alguns negativos – cujas leituras nos enriquecem.A segunda seção (22 a 24) narra a despedida e a morte do comandante Josué. Antes de partir, o líder leva o povo a renovar sua aliança com o Senhor Deus, com ênfase positiva à fidelidade e negativa à idolatria. Nesta renovação, Josué oferece a decisão de seguir ou não os mandamentos de Deus e faz sua própria confissão: “eu e minha família seguiremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Segunda, 3Refletindo: Josué 17.14-18 – A NoSSA PARTEReclamar é um verbo inscrito na alma huma-na. Feita a divisão da terra, os descendentes de José se acharam injustiçados. Então, pe-diram a Josué mais terra.A resposta do líder deve ecoar em nossas mentes, porque disse que os murmuradores estavam tendo o que mereciam. Havia uma terra que poderia ser deles, desde que a con-quistassem.Muitas vezes, nós nos achamos merecedores de coisas pelas quais não estamos dispostos a lutar. Neste sentido, a vitória sem luta não é propriamente vitória. Quando recebemos coi-sas sem esforço, não damos valor.Deus espera sempre que façamos a nossa parte. Ele poderia fazê-la também, mas, por nos conhecer, sabe que precisamos aprender a valorizar as coisas, e nós só valorizamos aquelas que têm um preço.orando: Por nosso irmão Mauricio Almeida, hospitalizado.Cumprimentando os aniversariantes: Ana Lúcia Aguiar C. Montovani, Arlene Amaran-te Rabelo, Bruno Duarte Araújo, Cinthia Mi-guel Costa, Cláudia da Conceição dos Santo, Erick A. Pereira Lopes Filho, Tiago Barifouse De Bonis.

Terça, 4Refletindo: Josué 18.1-10 – NADA DE CRu-ZAR oS BRAçoSDurante 40 anos, o povo sonhou com a ter-ra prometida. Quando chegou lá, precisava conquistá-la. Tinha uma longa história de promessas divinas cumpridas, que deveriam servir como estímulo. No entanto, algumas tribos (que era como o povo era distribuído; hoje diríamos: grandes famílias) cruzaram os braços e não tomaram posse dela.Hoje, no maravilhoso império da graça que Jesus inaugurou, também podemos agir do mesmo modo. Uns, necessitados da graça, deixam de recebê-la, adiando para depois. Mas, recebê-la é a única decisão a ser to-mada.Também hoje, entre aqueles que já receberam a graça, muitos cruzam os braços, sem um

discipulado no crescimento dessa graça, sem uma jornada para fruir a plenitude da graça.Há mais dessa graça para cada um de nós. Por que cruzar os braços?orando: Por nossos desempregados.Cumprimentando os aniversariantes: Jayme Berbat, João Pedro Maciel Santos, Luiz Felipe Góes Telles, Maria Eduarda Brito Dutra.

Quarta, 5Refletindo: Josué 21.46 – MEMÓRIAVale a pena ler de novo: “De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, ne-nhuma delas falhou; todas se cumpriram” (Josué 21.45).Quando lemos o livro de Atos e as epístolas dos Apóstolos, perguntamo-nos, por vezes, se os dons espirituais ali apresentados e ali vivi-dos continuam ou se cessaram. Minha resposta é simples: o Deus que se manifesta hoje é o mesmo que se manifes-tou a Pedro e a Paulo. Mudaram as neces-sidades, com as suas circunstâncias, mas Deus é o mesmo e nós somos os mesmos. Se há algum problema, não é com Deus, mas conosco.Quando lemos a informação bíblica de que Deus cumpriu TODAS as promessas que fez aos hebreus, do convite à saída do Egito à conquista de Canaã, podemos nos perguntar se ainda faz promessas como fazia antiga-mente. A minha resposta é simples: as ne-cessidades mudaram, com suas circunstân-cias, mas Deus é o mesmo que se manifestou a Moisés e a Josué. Se há algum problema, não é com Deus, mas conosco.orando: Por nossos jovens.Cumprimentando os aniversariantes: Adelir Fernandes, Ana Luiza Alves, Josinete Pinto e Silva, Marcos José de Lima, Patrícia Maciel Santos. Quinta, 6Refletindo: Josué 20 – NATuREZADeus conhece a natureza humana.Ele sabe que, quando somos atacados, ten-demos a revidar. Quando dominados pelo ódio, somos capazes de tomar atitudes das quais depois nos arrependemos.

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO

Na última segunda-feira (26/6,) o Celebrando a Recuperação realizou mais um dos seus encontros. O nosso irmão Anderson José Lisboa Baptista - do CR da PIB da Barra - foi o nosso preletor e nos apresentou uma palestra especial que nos ajudou muito ao destacar pontos importantes do nosso processo de recuperação. Amanhã (3/7), estaremos juntos novamente, à partir das 19 horas, no Salão Allen. Estaremos recebendo a visita do Pr. José Maria de Souza (Pastor titular da PIB da Barra) que nos presenteará com o seu testemunho sobre o que significa o Inventário nas nossas vidas. Logo após, estaremos dando sequência aos Grupos de Passos e aos Grupos de Partilha Aberta.Venha participar!

HoRAS DE oRAçÃo - Todos os dias, exceto sábado, nos reunimos para clamar ao Senhor e também agradecer as bênçãos recebidas. Escolha um dia e venha estar conosco, na Sala de Oração, no térreo - Visão Ministerial de Oração. Domingo: 8h-9h; 17h-17h30 - oração pelos filhos; Segunda: 8h-9h; Terça: 19h30-20h30 - oração pela Pátria (Hélia Galgoul); Quarta: 8h-9h; Quinta: 19h-20h (homens); sexta: 8h-9h.

Page 4: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

ESCALAS

• DIáCoNoS DE PLANTÃo: Hoje: Culto 1 e 2: Jonas e Cristina; Culto 3 e 4: Sérgio Paulo e Marcos André; Próximo domingo: cultos 1 e 2: Roberto e Oscarina; cultos 3 e 4: Valdir e Deise.

•CEIA Do SENHoR - Hoje: culto 1 (9h): Itamar, Roberto, Jurjus, Flávia, Walter, Margareth, Luiz, Sofia; culto 2 (11h): Almir, Cristina Kaezer, Denise, Elenice, Jonas, Leonardo, Moacir, Oscarina, Valéria e Zazá.

MINISTÉRIO DIACONAL

Uma prova disso é a conclusão anunciada na campanha de desarmamento brasileiro, se-gunda a qual muitos homicídios poderiam ter sido evitados, se algumas pessoas honestas não tivessem uma arma em casa...Conhecedor da natureza humana, Deus toma a providência de inspirar a formação de cida-des de refúgio. Graças a esse cuidado, os ca-sos poderiam ser examinados, impedindo que se fizesse justiça imediata, no calor da raiva.Era um tempo também para os ofendidos pensarem. Muitos homicídios foram evitados. Deus sabe sempre das coisas.orando: Pelo Colégio Batista Shepard.Cumprimentando os aniversariantes: Isabele Beatriz Hansen dos Santos, Sofia O. da Silva e Souza, Thiago F. Dantas Ramos, Valéria Mo-reira Kobi.

Sexta, 7Refletindo: Josué 22.10 – ANTES DE FA-ZERMoS A guERRA, 1/2À medida que a paz foi sendo construída pelas tribos de Israel, na nova terra, elas passaram a se preocupar com outros assuntos.Três delas (Rúben, Gade e Manassés pela me-tade) construíram um altar bem alto às mar-gens do rio Jordão.As outras tribos se assustaram, achando que a construção contrariava as leis de Deus, e se reuniram para guerrear contra as três.Antes que a batalha acontecesse, uma delega-ção diplomática, comandada por um sacerdo-te, foi enviada ao outro lado. Os representan-tes das três tribos explicaram a intenção: que-riam fazer um memorial dos feitos do Senhor para que seus descendentes não se esqueces-sem de que Deus tudo fizera para que agora ali estivessem. Queriam deixar “Um Testemu-nho de que o Senhor é Deus”. Então houve paz, sem que houvesse guerra.A história nos ensina muitas verdades acerca da vida. Pensemos, primeiro, na atitude dos acusados:

1. Devemos tomar cuidado com nossas inten-ções. As três tribos tinham boas intenções.

Elas não pretendiam sacrificar animais, o que podia ser realizado num lugar central (conforme Deuteronômio 12). Apesar das boas intenções, quase provocaram derra-mamento de sangue. Deveriam ter avisado a seus irmãos o que pretendiam fazer, em lugar de agir por conta própria.

A quase desgraça às margens do rio Jordão nos deve servir de alerta.

2. Acusadas, as três tribos receberam os acu-sadores com humildade. Elas poderiam se fechar em si mesmas e considerar a atitu-de das outras tribos irmãs como ingerência em assuntos internos.

Notemos que os acusadores estavam erra-dos. Não havia nada de errado com os acu-sados.

A generosidade dos acusados é um exemplo para nós. Como nos portamos diante daqueles que nos acusam injustamente?orando: Pela próxima Escola Bíblica de Férias.Cumprimentando as aniversariantes: Cláu-dia Cristina de Almeida, Larissa Andrade de Godói.

Sábado, 8Refletindo: Josué 22.10 – ANTES DE FA-ZERMoS A guERRA, 2/2Agora, consideremos as atitudes das tribos acusadoras:

1. Uma delegação foi escolhida para ouvir o outro lado, antes de condená-lo.

Este é um cuidado tão simples, mas tão esquecido, que é recordado no Novo Testa-mento.

Evitamos muitos equívocos quando olha-mos o outro lado.

Lembra-se daquele olhar atravessado que nunca houve, mas que lhe despertou indig-nação?

Lembra-se daquela fofoca que lançaram doloridamente contra você, mas que nunca foi proferida?

2. Os acusadores reconheceram a atitude, an-teriormente julgada sacrílega, como um ato de adoração e louvaram também ao Senhor.

Bastou uma conversa para que uma guerra fosse evitada.

Basta uma conversa para que uma guerra seja evitada.

Contra os senhores da guerra, os dois la-dos resolveram se ouvir. O mal-entendido foi desfeito. Conversar faz bem à saúde.

Quantas guerras já foram travadas, depois que o primeiro tiro foi disparado, sem que houvesse inimigo real do outro lado! Isto se aplica ao plano das nações, mas também ao âmbito individual.

Se você está em litígio com alguém, tem cer-teza de que não dá mesmo para conversar?

Não dá mesmo para andar um pouco mais juntos?

orando: Pela diretoria da igreja.Cumprimentando os aniversariantes: Clís-tenes Mota da Silva, Isabel dos Santos Ma-ciel, Letícia Magna Martins Moura, Marisa G. da Silva Rodrigues, Selma de A. Ota Gomes, Thiago Lourenço Malvar.

Domingo, 9Refletindo: Josué 24.29 – CoNFIANTE, Co-RAJoSo E FIELNão pensamos em nossa própria morte, mas sabemos que ela nos aguarda.Não podemos escolher como será, mas pode-mos escolher viver de um modo que a torna digna. A morte não torna digna a nossa vida, mas a vida torna digna a nossa morte.Josué viveu de modo digno.Entre as virtudes de Josué, que devemos bus-car para nós, estão a fé, a coragem e a fide-lidade. Ele cria que Deus era o único e faria o que prometera ao seu povo desde Abraão. Josué era destemido. Se tinha que lutar, lutava sem medo; planejava e não fugia da respon-sabilidade. Josué era constante; sua fidelidade o autoriza-va a desafiar o povo a não duvidar e não aban-donar o Senhor Deus em nenhum momento.Ler a biografia de Josué nos inspira porque também temos pessoas a liderar e terras a conquistar, com adversários a vencer.orando: Por nossos enfermos.Cumprimentando os aniversariantes: Asafe Santos Ribeiro, Grancinda Cândida Marques Berbat, Júlia Nardi de Araújo, Lucas Gonçal-ves Ribeiro.

Jonas Cristina Sérgio Paulo Marcos André

REUNIÕES DA IGREJA•ConselhodaIgreja-O Conselho da Igreja está convocado para reunião no dia

11/7/2017, terça-feira, às 20 horas, para elaborar a pauta da próxima Assembleia. O Conselho é composto pelos membros da Diretoria, os responsáveis e seus segundos pelas Visões Ministeriais, pelas Comissões e pelo Corpo Diaconal.

•Assembleia da igreja - Será realizada no dia 25 de julho de 2015..

ESCOLA BÍBLICA DE FÉ (EBF – Edição Adulto)

Um grupo de irmãos coordenados pelo Pr. José Maurício, em visita ao irmão João Gustavo Lacerda Furtado, membro de nossa igreja e já alguns anos internado em clínica geriátrica, no bairro do Cachambi, por ocasião do seu aniversário (68 anos) em 28/6. Se você tem interesse e possibilidade em aderir ao ministério de visitação, faça contato com o Pr. José Maurício Cunha do Amaral.Para mais esclarecimentos e orientações:[email protected]/98702-3470.

VISITAÇÃO, um ministério bíblico!

Tema: Aprendendo com Jesus – Três dias de estudos bíblicos e louvor para renovar a fé dos professores e voluntários que servem a Deus no Ministério Infantil da nossa igreja! Poderia ser uma Escola Bíblica de Férias para as crianças, como há anos acontecia no mês de julho. Porém, neste momento de reestruturação do Ministério Infantil é importante nos voltarmos para a Palavra de Deus e aprender com Jesus. Esta EBF é para TODOS os professores voluntários do

nosso Ministério Infantil, para os pais das crianças e para aqueles que têm acima de 13 anos e que tem interesse em ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos.Haverá uma classe funcionando para receber os filhos dos inscritos.O encerramento desta EBF será no domingo, dia 16/7, às 11h com a participação de todas as crianças e a Keila Araújo, Missionária da Apec.Inscrições com Siomara (98346-9817) ou no balcão de entrada da igreja, após os cultos. Favor colocar a ficha preenchida numa caixinha azul.

Page 5: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTOVenha estudar e crescer no conhecimento da Palavra de Deus, na EBD

EBD ADuLToS I (9h) – As revistas “Compromisso (36 a 64 anos)” e “Realização (65 anos em diante)” são as principais literaturas de Educação Bíblica, publicadas pela Editora Convicção, com as classes: de senhoras, que se reúne na sala de Oração, sob a direção da Profª. Adelita Quadros, e a classe mista de adultos, com estudo no livro do profeta Jeremias e Lamentações de Jeremias - Lição de hoje: Enfrentando a Adversidade, com o diácono Almir Gonçalves Junior, no Salão Allen.

EBD ADuLToS II (9h) - CLASSE ATALAIA SALoMÃo - Você sabia que há muitas orações na Bíblia? Que tal conhecer um

pouco mais sobre as orações que encontramos na Bíblia? A lição de hoje será “Maria, uma oração de louvor”, que será ministrada pela a irmã Cristiane Silva. No próximo domingo (9/7), a facilitadora será a irmã Lygia gondar e a lição que estudaremos será “Paulo, de joelhos em favor dos crentes”.

EBD EM INgLÊS (11h) - Study the Bible in English! - Com foco na conversação, cada lição convida aos participantes a mergulhar nas principais passagens da Bíblia, em inglês, proporcionando entendimento do contexto histórico, audiência, e propósitos do texto bíblico; estimulando a reflexão pessoal, expressão de vida e compreensão da revelação de Deus através dos tempos.

MULHERES CRISTÃS EM MISSÃO (MCM)

Amadas irmãs, estamos encerrando este primeiro trimestre de 2017, com alegria e o sentimento de dever cumprido. A MCM fará um recesso durante o mês de julho. Aproveitaremos este tempo para outras atividades. Retornaremos na quinta-feira, dia 3 de agosto, e durante este mês estaremos focalizando MISSÕES URBANAS. Convido vocês a lerem e refletirem Apocalipse 22.18 a 21, e possamos dizer com alegria: MARANATA! Ora vem, SENHOR JESUS! Até lá!

Carmelita Arruda - Coordenadora

ALMA TIJUCANA CONCERTOO projeto Alma Tijucana tem o prazer de convidar para o Concerto de Coro e Orquestra, a ser realizado no dia 12 de julho de 2017, às 19h30. Regência: Carlos Sarria, membro de nossa igreja. Agende essa data e convide amigos.

ESTUDOS BÍBLICOS E ORAÇÃO DURANTE A SEMANA

CuLTo DE QuARTA-FEIRA - Venha cantar seu hino predileto no Culto de oração, das 18h30 às 20h. Escolha você mesmo. Estamos nos reunindo na sala da MCA.

VENHA FAZER PARTE DESTA TuRMA - Nós somos os LeBlitas, leitores da Bíblia de Itacuruçá. Reunimos-nos toda quarta-feira, de 16h às 19h, para lermos e estudarmos os textos da XII Jornada Bíblica.

TERçAS INSPIRADAS - A Bíblia nos 500 anos da Reforma Protestante. Exposição de Romanos, a carta que direcionou o pensamento dos reformadores. Venha ouvir, às 19h30.

Estamos com as inscrições abertas para o ItAmazônia 2018. Você que é dentista, médico, enfermeiro ou um apaixonado por missões, venha abençoar e ser abençoado pelos ribeirinhos da Amazônia. Nos dia 28 de abril a 5 de maio, estaremos mais uma vez levando compaixão e graça às famílias que vivem no meio da floresta amazônica. Inscreva-se através do [email protected] ou pelo whatsapp 98702-3469.

ITAMAZÔNIA 2018

SOCIETITAEsta é a turma de futebol society de Itacuruçá. Você é convidado a participar conosco, todo sábado, às 16h, no campo 1 do Colégio Batista, a nossa Arena Batista.

A classe é aberta para todas as idades e não precisar ser expert em inglês para acompanhar. onde? Domingos, às 11h, Sala 7, térreo.

gRuPo DE ESTuDoS BÍBLICoS EM FRANCÊS (9h) - Reúne-se todos os domingos, às 9h, na sala da MCM, em nossa igreja e convida você e seus amigos, que compreendem a língua francesa, a participarem de nossas atividades em francês: estudos bíblicos preparados pela Eglise Protestante Baptiste d’Aix-en-Provence, na França; louvor e adoração; momentos de oração; encontros de confraternização; filmagens de vídeos e cultos bilingues (Francês/Português).

Acesse: www.facebook.com/ebdfrances; Youtube: Ebd itacuruçá francês; www.itacuruca.org.br. Aguardamos por vocês!

CLASSES DE DISCIPuLADo AoS DoMINgoS

•DiscipuladodeAdolescentes - Classe de batismo para adolescentes, às 10h30, com o Pr. Cleudair ([email protected]/98365-3837).

• Discipulado (11h) - Estudo do livro “Quem é discípulo” do Pr. Israel. Se deseja se batizar ou conhecer melhor nossas doutrinas, você é nosso convidado. A classe funciona Sala de Oração, com o Pr. José Maurício.

Page 6: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

Processional, instrumental Ita em açãoPrelúdio, instrumental

Cristo morreu e tornou a viver......para glorificar e engrandecer ao Pai

Leitura bíblica intercalada com cantos: 1 Coríntios 8.6; Salmo 115.17-18

Canto 2 HCC Santo! Santo! Santo! (Heber|Dykes)

Santo! Santo! Santo! Deus onipotente!Cedo, de manhã, entoamos teu louvor.Santo! Santo! Santo! Nosso Deus triúno,és um só Deus, excelso Criador.

Coro: Para nós, existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem nós existimos.

Santo! Santo! Santo! Deus onipotente!Tuas obras louvam teu nome, com fervor.Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo!És um só Deus, supremo Criador. Amém.

Todos: Os mortos não louvam o Senhor, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio. Mas, nós bendiremos o nome do Senhor, desde agora e para sempre!

Canto 50 HCC Louvai ao Deus da Criação (J. Schütz|Harm. M. Bell)

Louvai ao Deus da criação, por toda eternidade.O grande autor da salvação é Deus de santidade.Com seu poder, com seu amor, dá vida nova ao pecador.A Deus louvor e glória!

Enquanto aqui eu respirar, bem alto irei louvá-lo.Desejo a todos convidar: “Oh, venham exaltá-lo!”Alegre está meu coração, pois tenho eterna salvação.A Deus louvor e glória!

oração

Coro da Igreja Panis Angelicus (Cesar Franck)

Celebração de batismos

Momento de gratidão e fidelidade, instrumental

...para ser Senhor de todos

Leitura bíblica: Lucas 8.2 -25

Dirigente: Certo dia, Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram.

Homens: Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte ven-daval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

Mulheres: Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acal-mou e ficou tranquilo.

Dirigente: “Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros:

Todos: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles obedecem?”

Canto Solta o Cabo da Nau (Erik Jansone e F.da Silva|Cor. A.F.F.)

Oh! Por que duvidar, sobre as ondas do mar, quando Cristo caminho abriu? Quando forçado és contra as ondas lutar, Seu amor a ti quer revelar.

Solta o cabo da nau, toma os remos nas mãos, e navega com fé em Jesus. E, então, tu verás que bonança se faz, pois, com Ele, seguro serás.

Trevas vêm te assustar, tempestades no mar? Da montanha o mestre te vê. E, na tribulação, Ele vem socorrer. Sua mão bem te pode suster.

Quando pedes mais fé, ele ouve, ó crê! Mesmo sendo em tribulação. Quando a mão de poder o teu ego tirar, sobre as ondas poderás andar.

oração de intercessão

Coro da Igreja Em Cristo Achei (H. Moore)

Mensagem: Os 40 dias, 2 (Lucas 24.13-53) - Pr. Israel Belo de Azevedo

...para preservar o amor de Deus no coração do homem

Celebração da Ceia do Senhor

Canto Com Vinho e Pão (Leech|Port.: Kerr Neto)

No nome forte de Jesusnos reunimos, aquecidos por sua luz.Por meio do Senhor,unidos neste amor, com vinhoe pão, nós celebramos comunhão.

Não me sinto estranho aqui:este é o meu lugar.No perdão que tenho em Ti, aprendo a perdoar.

Quem serve o vinho e parte o pãoé o próprio Cristo,ressurreto e nosso irmão.O Rei da terra e céusé nosso anfitrião: com vinho epão, nós celebramos comunhão.

Coro da Igreja A Vitória (K. G. Noblitt|arr. J. D. Smith e R. Elkins)

oração e bênção Poslúdio, instrumentalRecessional, instrumental

CULTOS MATUTINOS

Versículo da semana para memorizar:“obedeçam com muito cuidado ao mandamento e à lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu. Amem o Senhor, o Deus de vocês, façam a vontade dele,

obedeçam aos seus mandamentos, fiquem ligados com ele e o sirvam com todo o coração e com toda a alma.” (Josué 22.5)

Santo! Santo! Santo! Todos os remidos,junto com os anjos, proclamam teu louvor.Antes de formar-se o firmamento e a terra,eras e sempre és e hás de ser, Senhor.

Entre o povo do Senhor,verdadeiro lar,Cristo está presente aqui,neste celebrar.

E logo vamos nos reunir,no grande encontropreparado que há de vir.Na glória do Senhor,em todo esplendor,com vinho e pão,celebraremos comunhão.

Page 7: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

CULTOS VESPERTINOS

Processional, instrumental Ita em açãoPrelúdio cantado, 375 HCC Ouve-nos, Pastor Divino (D. A. Thrupp|W. B. Bradbury)

Ouve-nos, Pastor divino, nós que, neste bom lugar,teu rebanho congregado, desejamos te adorar.Cristo amado, Cristo amado, vem teu povo abençoar.Cristo amado, Cristo amado, vem teu povo abençoar.

Ó Jesus, escuta a prece, nossa humilde petição;vem encher o teu rebanho de sincera devoção.Cantaremos, cantaremos, tua eterna compaixão.Cantaremos, cantaremos, tua eterna compaixão.

Dobre-se perante Deus, reconheça quem Eleé e desfrute da sua grandeza

Leitura bíblica: Neemias 9. 5-6; Salmo 148. 13

Dirigente: Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre.

Coro: “Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expres-são de louvor. Só tu és o Senhor.”

Todos: Que todos louvem a Deus, o Senhor. A sua glória está acima da terra e do céu.

Canto Sê Engrandecido (Genésio de Souza) Reina Hoje

Sê engrandecido, ó Deus da minha vida:tu és o Deus da minha salvação.És a minha rocha, a minha segurança:meus lábios sempre te exaltarão.

Aleluia, te louvo, pois sei que sobre todos és Senhor.Aleluia, te louvo, pois sei que sobre todos és Senhor.

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Louvemos ao Senhor.

Os Reis da terra se prostrarão ante a ti, Senhor, sim, os poderosos virão a ti e confessarão o teu poder, Senhor! Não apenas em palavras, reina hoje, reina hoje, reina hoje entre nós, Senhor! Reina hoje, reina hoje entre nós, Senhor!

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Louvemos ao Senhor.

Canto Bem Mais Que Tudo (L. LeBlanc|P. Baloche)

Bem mais que as forças, poder e reis,que a natureza e tudo que se fez,bem mais que tudo criado por tuas mãos,Deus, tu és o início, meio e fim.Bem mais que os mares, bem mais que o sole as maravilhas que o mundo conheceu,e as riquezas e tesouros desta Terra,incomparável és pra mim.

Por amor, sua vida entregou.Meu senhor, humilhado foi,como a flor machucada no jardim,morreu por mim, pensou em mim,me amou.

oração

Coro Cantares De Coração (Babbie Mason)

Momento de gratidão e fidelidade, instrumental

Dobre-se perante Deus, entregue a Ele os seus medos e receios“Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem

com medo, pois eu os ajudo.’ “ (Isaías 41.13)

Canto 340 HCC Salvador Bendito (H. M. Wright|A. S. Sullivan)

Salvador bendito, terno e bom Senhor,só em ti confio, grande Salvador.Sobre a cruz morreste para me salvar,tudo padeceste para me livrar.

Ó Jesus bendito, terno e bom Senhor,só em ti confio, grande Salvador.

Só em ti confio; grande é teu amor.Nunca desprezaste um só pecador.Todo o que contrito já te procurou,pela tua graça, salvação achou. Sim, em ti confio, Salvador fiel.Nunca abandonaste o teu Israel.Tua excelsa graça nunca faltará.O que em ti confia não perecerá.

oração de intercessão

Coro Cantares Pai Nosso (Camiliere)

Mensagens: (culto 3) Seminários de Teologia: A vontade de Deus, 7

(culto 4) Os 40 dias, 3 (Lucas 24.13-53) Pr. Israel Belo de Azevedo

Canto 377 CC Não Sei Por Que (D. W. Whittle|J. McGranahan)

Não sei por que de Deus o amor a mim se revelou,por que razão o Salvador pra si me resgatou.

Mas, eu sei em quem tenho cridoe estou bem certo que é poderosopra guardar o meu tesouroaté o dia final.

Ignoro como o Espírito convence-nos do mal,revela Cristo, Verbo seu, Consolador real.

E, quando vem Jesus, não sei, se breve ou tarde vem,mas, sei que meu Senhor virá na glória que ele tem.

Coro Cantares Maravilhoso é Cristo (Rodgers|Wyse)

oração e bênção Poslúdio, instrumentalRecessional, instrumental

Versículo da semana para memorizar:“obedeçam com muito cuidado ao mandamento e à lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu. Amem o Senhor, o Deus de vocês, façam a vontade dele,

obedeçam aos seus mandamentos, fiquem ligados com ele e o sirvam com todo o coração e com toda a alma.” (Josué 22.5)

Page 8: Domingo 1/7/2017 O encontro ATIVIDADES PERMANENTES · as informações e sobre as ... os dons espirituais ali apresentados e ali vivi- ... preletor e nos apresentou uma palestra especial

Envie seu comprovante para: [email protected] ou através do envelope próprio discriminando os valores e o mês de referência, sempre dentro do mesmo mês do depósito.

DÍZIMoS, CoNTRIBuIçÕES E oFERTAS

BANCo Do BRASILAgência: 3010-4 C.C: 150.036-8

Agência: 1434-6C.C: 19.276-7

CNPJ: 42.442.384/0001-42

Dia 20/07 - Dia Internacional do Amigo - Distribuição de livros Bom dia Amigo - Um simples gesto e um sorriso podem fazer toda a diferença no dia de alguém. Faça parte você também. Informações com Margaret Borges, na entrada principal da igreja, ou pelo telefone 98412-3491.

Viagem a Estância Palavra da Vida - Atibaia - São Paulo - 16 a 19 de outubro (segunda a quinta feira) - Encontro Clube águia - Com visita a cidade de Socorro (SP) - passaremos um dia na tranquila Socorro, que conta com uma feira permanente de malhas e de

artesanato. Não deixe de conhecer a antiga usina hidroelétrica da cidade, construída pelos ingleses no início do século XX. Parcelamento em até 5 vezes. Parceria: Estância Palavra da Vida (hospedagem com alimentação completa e programação). Telefones: (11)2119-1420/2119-1440/2119-1407 - Carol e Marcus Vinicius (transporte em Ônibus turismo). Informações: 2204-2532/98407-8322 (Marcus Vinicius) ou 3344-9715/98412-3491 (Margaret). Precisamos reservar o ônibus, por isso pedimos aos que já estão inscritos para começarem a pagar o parcelamento do transporte.

Pastor titularISRAEL BELo DE AZEVEDo

Pastores in memoriamW.E. Allen (1936-1962)Hélcio da Silva Lessa (1962-1992)Darci Dusilek (1995-1998)

BOLETIM DA IGREJA BATISTA ITACURUÇÁ

Praça Barão de Corumbá, 49 – 20510-170Rua José Higino, 400 – Tijuca20510-412 – Rio de Janeiro – RJTel: 21 - [email protected]

Fundada em 21 de fevereiro de 1936

A e M – Afeganistão

Ana Regina Wanderley – França

Cesar e Deise Queiroz – Salvador, BA([email protected])

David e Camila Matheus – Rio, RJ([email protected])

Eliel e Haydee – Haiti([email protected])([email protected])

Jailson e Rosana Coelho – Rio, RJ([email protected])

Joel e Rebeca – Níger, África

Marlene Tíede – Chile([email protected])

Marlison Torquet – Pr. em Rio do Sul, SC

Regina Borges de Paula – Rio, RJ([email protected])

Ronilce Ferreira – Itapema, SC([email protected])

áquila e Priscila – Sul da Ásia

NoSSoS MISSIoNáRIoSVISÕES MINISTERIAIS

ADoRAçÃo – M.M. Verônica Adami

AMIZADE – Denise Godoi

CRESCIMENTo – Pr. Cleudair Godoi

JuSTIçA – Assist. Social Marta Mariano

MISSÕES – Pr. Alcenir Ancelmé da Mota

PRoCLAMAçÃo – Sandra Mara de Souza

oRAçÃo – Vilma Gonçalves da Silva

PEDRAS VIVAS EM MOVIMENTO

PLAMOR - REJUSTE ANUAL

Informamos que o Plamor, plano funeral com o qual a Igreja mantém convênio há muitos anos, teve um reajuste, e mais a inclusão de uma terceira faixa etária com um novo valor, que são os seguintes: até 65 anos: R$9,00; de 66 a 75 anos: R$15,00 e de 76 em diante: R$18,00. Esses novos valores são para os associados que já fazem parte do plano. Os associados que pagaram até o fim do ano ou mais, deverão fazer o acerto dos meses de junho a dezembro de acordo com os novos valores. Observe também, quando mudar de faixa etária.O pagamento do plano deverá ser feito até o dia 10 do mês corrente. .

ESTuDoS 9h - Minicurso sobre Comunicação Emocional, no qual discutiremos sobre diversos aspectos da comunicação.

11h - Começaremos um novo tema em nossa EBD - Reino Invertido: Entre Últimos e servos, meditando sobre as parábolas de Jesus.

Vamos construir juntos o Reino de Deus que começa aqui, em nós e através de nós.

CineClube•••Sempre no terceiro sábado de cada mês, assistimos um filme. Agende já para este mês. Pipoca, amizade e bons filmes. Mais informações com Diana ou Carlos Daniel (98369-0239).

Fiquepordentro•••Quer saber tudo o que acontece na Juventude? Faça parte da lista de transmissão no whatsapp. Adicione o número do Carlos Daniel (98369-0239) e avise-o que deseja fazer parte. Curta também a página da Juventude no Facebook: www.facebook.com/itajovens.