domingo 06/05/2012

16
PF APONTA HARTUNG EM FRAUDES Acusação consta no relatório do desembagador Pedro Valls Feu ROsa no escândalo de Kennedy pág. 05 R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES DOMINGO, 06 DE MAIO DE 2012 Nº41287 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! IRINY LOPES MANDA CARTA PARA O PT NACIONAL CONTRA COSER E HARTUNG ELEIÇÕES 2012

Upload: folha-do-esanto

Post on 14-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Edição: Nº41287

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo 06/05/2012

PF APONTAHARTUNGEM FRAUDESAcusação consta no relatório do desembagador Pedro Valls Feu ROsa no escândalo de Kennedypág. 05

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES DOMINGO, 06 DE MAIO DE 2012 Nº41287 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

IRINY LOPES MANDA CARTA PARA O PT NACIONAL CONTRA COSER E HARTUNG

ELEIÇÕES 2012

Page 2: Domingo 06/05/2012

02 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Oséias, 6:3 - C o n h e ç a m o s e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vin-da é certa; e ele descerá so-bre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a ter-ra // No PSF os médicos fi ngem que tra-balham e a Semus fi n-ge que paga // O povo da periferia e interior é que paga // O Cacho-eira é como um polvo // Tentáculos até no ES // A Cesan está na mí-dia do dia // Obras co-munitárias no Village da Luz melhora o Bair-ro // Lideranças evangé-licas dão bom exemplo no local // Frase de Ro-mulo Zagotto em artigo assinado,sobre a Pre-feitura "cortar as gordu-ras e não admitir apa-drinhados pelo simples fatode serem aliados" // Em Mimoso Prefeito Giló pode virar salada-no próximo pleito // Braz Zagotto está bravo com o que chama a "máfi a"" do guincho // Pelo sem-blante, sente que os soldados da PM estão desmotivados // Salá-rio que consideram ruim para tanto risco // Santa Casa tem um "Departa-mento Jurídico" // Luxo em um Hospital Filantró-pico, é o que dizem os funcionários // Ex-prefei-to de Kennedy quer uma cadeia mais confortá-vel // O pedido vai para o Tribunal // Vice-prefei-to de Jeronimo Ary Por-to deixou a bicicleta da campanha // Agora anda de carro// Salmos, 5:12 - Pois tu, Senhor, aben-çoas o justo e, como es-cudo, o cercas da tua benevolência // A.W.

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...Edital da Polícia Federal vai

até o fi nal do mês

Conta-se que um pintor saiu de casa para caminhar e en-contrar inspiração para pintar o quadro que o imortalizaria. Procurou... procurou... andou o dia todo para cá e para lá. À tardinha voltou para casa sem nenhuma ideia para a sua pin-tura. Ao chegar em casa, rece-beu no portão o abraço e o bei-jo da esposa e entrando na sala viu os três fi lhos que brincavam tranquilamente e se levanta-ram para abraçar e beijar o pai. Nesta hora brotou em seu ínti-mo a ideia de pintar o “quadro da família”, e foi o que ele fez. A FAMÍLIA! O ponto de apoio para o ser humano; o maior te-souro do homem.

Paulo nos aconselha dizen-

do: “E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fi m de formarem um só corpo. E sejam agrade-cidos. Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o e que você deve fazer por ser cristã.

Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.

Filhos, o dever cristão de vo-cês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso. (Colossenses 3.15,18-21)

Que cada um: esposa, espo-so e fi lhos cumpra o seu dever e nós teremos famílias felizes, alegres na presença do Senhor Deus. Não deixe de ouvir os Conselhos de Deus em Sua Pa-lavra. Deus o abençoe!

“Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus fi lhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”. Salmo 128:3

CONSELHOS PARA SUA FAMÍLIA

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfi ca & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

A Policia Militar Ambiental do Espírito Santo, com aumento de efetivo, está dan-do uma verdadeira lição de cidadania naqueles que insistem em praticar toda a sorte de crimes ambientais, principalmen-te no sul do Estado onde uma parte da Mata Atlântica continua preservada.

Mesmo com toda a beleza dessa biodi-versidade, algumas pessoas insistem em en-carnar o personagem de vilão de uma estó-ria de enredo medíocre e preocupante

Nesta semana, em Soturno, distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, os milita-res ambientais deram um fl agra num lava jato que funcionava em local inadequado e, por isso mesmo, sem licença ambiental.

Com equipamentos de alta pressão para a lavagem dos veículos, os donos do posto, por desconhecimento das leis ambientais – o que não é desculpa -, ou mesmo por cara de pau não pareciam preocupados com os lençóis freáticos, comuns na região, e con-taminavam tudo com essa atividade.

Pena que as multas são de pequeno va-lor e as penas de cadeia, brandas. Seria preciso um choque de ordem para que os infratores pensassem duas vezes antes de poluir o meio ambiente.

É desconhecimento ou cara de pau do cidadão?

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Page 3: Domingo 06/05/2012

03Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAULES

TWITTADAS

Folhado ES junto ao

UOL resolvendo congestionamento

de tráfego de usuários, produzindo

problemas no acesso. Até segunda, resolvido. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Tenham coragem e um coração fi rme todos que esperam no Senhor! #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Casteglione, prefeito de Cachoeiro

(PT); e Luiz Carlos, presidente de

órgào ligado à Prefeitura, em procesos de improbidade. #JRv

@jacksonrangel11

Ex-governador Paulo Hartung (PMDB)

envolvido em fraudes e favorecimentos de

amigos na construção de presídios #JRV

@jacksonrangel11

A FELICIDADE ESTÁ AQUITodos a procuram. Matam-se por ela

Com querela

Vão ao céu, ar, ao fundo do mar, e nada

Da cinderela

Como se não existisse história de fada

Ela é desejada desde quando se nasce

Umbigo em lace

Crescendo acreditando que dela brotasse

Amor sem a face

Como são os anjos, sem sexo, fl ertasse

Filósofos escrevem sobre este mistério

Medo de ser sério

Acreditando até na dor como ministério

E o prazer deletério

Como segredo dos amantes em adultério

Humanidade a busca no suspiro da morte

Pois além da sorte

Oram e rezam, mas não encontram norte

Do tempo do corte

Para encontrá-la na vida, sã e mui forte

Todos a procuram. Nascem por felicidade

Não importa a idade

É na alma onde se encontra a sua cidade

Sua luz de eternidade

Mas ao que à buscam ela espera piedade

PALANQUE

Delegado detonando Camilo Cola (PMDB) / Iriny (PT) atacando Paulo Hartung (PMDB) / Política pegando fogo / Parti-cipantes da CPMI contra Carlos Cachoeira podem estar com rabo preso / Manhã de ontem, no Mourad’s, muita conversa sobre política / Vereador Marcos Coe-lho (PMN) vai buscar o Ministério Público contra a Santa Casa de Cachoeiro

GENTILEZAA gentileza urbana é tema do Projeto de Lei de autoria da deputada Luzia Toledo (PMDB) (foto), que institui a Semana da Gentileza Urbana e Cidadania. As come-morações deverão ser implementadas anualmente na semana em que estiver incluído o dia 13 de novembro.

Ex-governador Paulo

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

JUVENTUDEO Psol está jogando suas fi chas ema-ções para driblar a estrutura disponí-vel aos demais candidatos e emplacar uma candidatura a prefeito de Vitória. O partido lançou o nome do militante do movimento estudantil Gustavo De Biase e agora parte para a construção do pro-jeto de governo para a disputa.

IMPROBIDADEO prefeito de Nova Venécia, Wilson Ven-turim, o Japones, foi condenado pelo juiz Marcelo Faria Fernandes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Nova Venécia, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além de perda da função pública, proibição ade contratar com o poder público.

Ex-delegado do ES, Cláudio Guerra, em livro, acusa Camilo

Cola, de mandante de assassinato de jornalista. #JRV

Page 4: Domingo 06/05/2012

Noite da Tequila no Rancho Imperador

Feira da Bondade no Parque de Exposição

Bienal do Livroem Cachoeiro-ES

Feira da Bondadeem Cachoeiro-ES

Festival de Música de Alegre

O FESTIVAL VAI TE PEGAR!Chegou a hora de conhecer as primeiras atrações do Festival de Ale-gre. A ATS Promoções Ltda., empresa organizadora do evento, co-meça a divulgar nesta sexta-feira (10) os nomes dos artistas que vão agitar o público de 6 a 9 de junho, no Parque de Exposições Geral-do Santos. Dentro da mistura do festival, que chega a sua 26ª edição com um novo conceito, o evento terá variedade de estilos, reunindo pessoas de todos os gostos e idades. Um exemplo disso são os três primeiros shows confi rmados para o palco Todos Juntos, o principal do evento: Michel Teló (foto), O Rappa e Revelação.

opiniãoNewton Braga

A maioria de nossos políticos abraça a vida parlamentar ou política, para satisfazer os seus

interesses particulares

Caos na Saúde Pública

É desgastante ver essas cenas macabras de seres humanos sendo tratados com menoscabo e com viés político. Lamentavelmente, o triplé - Educação, Saúde e Segurança -, que é uma obri-gação constitucional, não é levado muito a se-rio pela maioria de nossos políticos e governos.

O Brasil padece de homens públicos sérios e honestos. A maioria de nossos políticos abra-çam a vida parlamentar ou política, para satisfa-zer os seus interesses particulares ou de grupos que representam. Eles não estão interessados com a situação precária de seus circunstantes sociais, mas em época de eleições se apresen-tam como "cordeirinhos" para pedir votos dos incautos eleitores, e depois desaparecem.

Assim, o que se gasta em vão com as despe-sas dos legislativos brasileiros se fosse reduzido à metade, com o enxugamento da quantidade de parlamentares no País, sobraria muito dinheiro para as necessidades sociais, o Brasil tomaria ou-tro rumo social e o triplé, Educação, Saúde e Se-gurança, seria revitalizado para o bem do Brasil.

É evidente que não somente os gastos com os políticos brasileiros são as causas negativas para abastecimento do referido triplé, mas tam-bém a corrupção endêmica dos órgãos públi-cos, onde o dedo político é a causa da indica-ção de apaniguados corruptos que vão dilapidar o Erário, desfalcando recursos para socorrer a Educação, a Saúde e a Segurança.

Então, vejo como pouco produtivo um políti-co ou partido criticar o outro por desleixo de or-dem educacional, saúde e segurança. Quando o justo e correto seriam os políticos ou partidos respeitarem a sociedade e trabalharem de for-ma solidária em prol do bem-estar social.

Para se ver como o dinheiro que falta, por exemplo, para o sistema público de saúde abas-tece os bem-aventurados do Senado Federal. Curiosamente, sobre o assunto, já questionei, nesta e na última legislatura, todos os 81 sena-dores, mas nenhum teve a gentileza, a coragem ou a decência de me responder, por que será?

Júlio Cardoso Bacharel em Direito

Rubem BragaA 4ª Bienal Rubem Bra-gaserá realizado entre os dias 15 e 20 de maio, em Cachoeiro de Itape-mirim, na Praça Jerôni-mo Monteiro. Vinte e sete autores do estado vão ter a oportunidade de apresentar suas obras e interagir com o públi-co da feira literária.

FestivalMais uma edição do Fes-tival de Música de Ale-gre está próximo, este ano diversas atrações na-cionais já estão confi r-madas. Michel Teló com seu hit “Ai se eu te pego” promete levar o festival ao ponto alto, com públi-co de todo o estado e de várias cidades do RJ.

DivulgaçãoA coluna Newton Braga abre espaço para divulgação do seu evento. Basta en-viar a programação com todas as informa-ções para o [email protected]. É necessário todas as informações do even-to para divulgação.

04 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

WWW.FOLHADOES.COMO P I N A T I V O - A N A L Í T I C O - I N V E S T I G A T I V O

Quinta Dia 31

Agenda Cultural

Quinta 31/05

Terça Dia 15

Sábado 06/06

Sábado Dia 18

Page 5: Domingo 06/05/2012

05Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)política

notaTom

e

As potências do CaparaóO deputado estadu-al Glauber Coelho (PR) comemora a conclusão de um livro que vai mos-trar as potencialidades dos municípios capixa-bas. O primeiro a sair do forno vai mostrar as belezas e curiosidades da Região do Caparaó. O parlamentar diz que não foi utilizado nenhum recurso da Assembleia, já que tudo foi feito por meio de parceiras.

O relatório assinado pelo presidente do TJES, Pedro Valls Feu Rosa, sobre a operação "Lee Oswald" da Polícia Federal aponta um esquema "de lava-gem de dinheiro, desvios de recursos

e favorecimentos a amigos na construção de presí-dios, com licitações dirigidas", revela o documen-to, se referindo ao governo anterior.Foram construídos 23 presídios no estado, geral-mente em locais ermos, em terrenos sem nenhu-ma infraestrutura, pagos a valores superfaturados". A empresa DM Construções ganhou a maior parte das licitações, cada presídio custou em média R$ 22 milhões. De acordo com a denúncia "o esta-do fez um contrato obscuro com o Inap (Instituto Nacional de Administração Prisional), empresa pa-ranaense, pioneira na terceirização de presídios.

O homem forte desse esquema é o coronel José Nivaldo Campos Vieira, sócio do também coronel Pedro Delfi no da SEI - Segurança e In-teligência, que oferece consultoria ao Inap." De acordo com a PF, "a licitação para Penitenciária de São Mateus, aberta em maio de 2010, contém elementos estranhos. O contrato deveria ter valor máximo mensal de R$ 1,4 milhão, apenas a Monte Sinos, o Inap e a Reviver participaram da licitação. A Reviver apre-sentou proposta de R$ 1,139 milhão, pouco mais de R$ 1 mil abaixo do teto. Curiosamente, a Mon-te Sinos e o Inap apresentaram propostas acima do teto. Foram desclassifi cadas e a Reviver levou o contrato de mais de R$ 13 milhões anuais". De prorrogações em prorrogações, licitações dirigidas, o Inap tem os presídios garantidos até 2012.

PF APONTAHARTUNGEM FRAUDES

ACUSADO No escândalo de Presidente Ken-nedy existe um capítulo destinado ao ex-governador

A denúncia está no despacho do presidente do Tribunal de Justiça

Da Redação

Baixinho em ColatinaO município de Colati-na vai fi car movimenta-do no próximo dia 19 de maio. É que o depu-tado federal Paulo Fo-letto (PSB), cotado para disputar a prefeitura da cidade, vai promover evento de prestação de contas do mandato. O deputado Romário, seu colega de plenário e de partido, também é espe-rado para a reunião.

Ligações perigosasTexto publicado nesta sexta-feira (04) no site da revista Veja estabe-lece uma conexão entre o presidente do PTB, Ro-berto Jefferson, ligado ao mensalão, o ex-tesou-reiro do PT Delúbio Soa-res, o prefeito afastado de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), e o conselheiro do Tribu-nal de Contas do Estado José Antonio Pimentel.

Page 6: Domingo 06/05/2012

06 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Pesquisado Por Joaquim Neiva - [email protected] Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um congresso da Internacional Socialista realizado em Paris. A data foi escolhi-da em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Uni-dos naquela época. Hoje, é celebrada em todo o mundo, menos no país onde sucederam os acontecimentos que a inspiraram, os EUA.A polícia não poupou bala nem cassetete para reprimir a greve que originou o 1º de Maio

“SEU LUNGA”, A ENTREVISTA

OP - Somos do jornal O POVO, de Fortaleza. Podemos conver-sar com o senhor? São só algu-mas perguntas...Seu Lunga - Às vezes, muita gente vem com umas perguntas, umas conversas tão bestas aqui. Que prejudica a gente.

OP - Que tipo de conversa bes-ta o pessoal tem com o senhor?Seu Lunga - Olha, muita gente chega aqui (no comércio) e diz: “Isso aqui é para vender?”. É pergunta besta. Aí querem que eu dê uma resposta grosseira. Isso faz mal à gente. Você está ocupado e o camarada chega perguntando bobagem...

OP - Mas a nossa intenção não é essa, não...Seu Lunga - Tem um camara-da aqui, que se vocês forem lá ele dá uma entrevista ba-cana. O nome dele é Geraldo Menezes. Ele é um professor, um dentista...

OP - Por que as pessoas gos-tam de brincar com o senhor sobre sua zanga?Seu Lunga - Olhe, nós estamos num Brasil sem moral. Num Brasil sem respeito. Num Bra-sil sem Justiça. Porque tem um senhor aqui que escreve uns fol-hetozinhos (cordel) falando da minha pessoa. Dizendo o que eu não sou, inventando histórias, inventando isso e aqui outro, di-zendo que sou o homem mais ig-norante do mundo. Mais zanga-do do mundo. E fi ca inventando cada vez mais histórias. E o povo compra esses folhetos.

OP - E o senhor fi ca chatea-do com isso? Essa fama inco-moda?Seu Lunga - Claro. Todo mun-do fi ca. Você fi ca satisfeito com o cabra te chamando de fresco? De ladrão? Maconheiro? Sem vergonha? Então, eu não gos-to dessa fama.

OP - O senhor se con-sidera um homem feliz de-pois de tanto tempo aqui em

Juazeiro?Seu Lunga - A pessoa feliz é da pessoa. Agora, tem gente... Chegou aqui um povo vindo de Minas. O rapaz me perguntou: “Seu Lunga, por que o povo lhe chama de ignorante?”. Eu olhei pra ele e disse: “Rapaz, eu acho que o povo me chama de igno-rante porque sei ler, sei escrever, sei as operações de conta. Aí, de minha teoria, eu criei um bocado de poesias...”

OP - O senhor faz poesias?Seu Lunga - Não, eu não faço. Agora, eu faço um discurso, eu crio um discurso da criatura que morre, que deixa a vida materi-al para a vida espiritual, fazendo uma despedida da vida eterna.

OP - Como é isso? Recite umas para a gente, só um trecho.Seu Lunga - Assim: “Meu ami-gos, eis aqui o destino / Nós es-tamos aqui reunidos, assistin-do a separação dessa criatura que vai deixando a vida mate-rial para a vida espiritual / Nós aqui com o coração cheio de dor, de lembrança e de recordação / Dos dias felizes que nós passa-mos aqui na terra, junto a esta criatura e hoje ele dá um Adeus deixando a recordação a seus ir-mãos, a seus fi lhos, a seus ami-gos, a seus parentes / Nós, aqui tristes, sentindo essa separação, mas lá está Jesus, de braços ab-ertos, esperando a sua chegada com seus familiares / Pai, irmão, tio e mãe estão lá comemorando a sua chegada e nós, aqui, com o coração transportado de tristeza, de separação”. E por aí vai...

OP - Isso o senhor fez?Seu Lunga - Eu crio. Criei uma poesia... Aliás, minhas poesias são mais sobre mulher (risos).

OP - Diz uma para a gente...Seu Lunga - Peraí. Vou diz-er mais de uma. Diz assim: “A mulher pra ser bonita, precisa ser alta e bela / Tendo um corpo de-senhado, morena cor de canela / Mas os rapazes da Ribeira estão tudo loucos por ela”. E então?

OP - Ótima. O senhor tem al-guma de Juazeiro, do Cariri?Seu Lunga - Pera. Outra de mul-her: “Se a beleza dessa jovem fosse numa Imperatriz / Se o homem do nosso Estado tivesse a sorte feliz / Tivesse ela como esposa seria o mais rico do País”. Então, é boa? Outra da mulher: “Quem me dera ser um pássaro, para no mundo voar / Eu ia para o oceano, depois podia voltar / Mas ia cair em teus braços so-mente para consolar”. E aí, boa?

OP - Boa sim. Então, o senhor tem sobre o Juazeiro, sobre o Cariri?Seu Lunga - Não. Quero dizer, só assim algumas palavras. Tem uma que diz assim: “Terra boa o Cariri, tem mangaba e tem pequi / E ao redor de sete léguas, tem muito ‘fí duma égua’ que nega até um pequi”. (risos).

OP - (risos) O senhor tem out-ras de Juazeiro? Seu Lunga - Olha, eu fi z uma poesia de caçador: “O pobre do caçador, com fome, descalço e nu, vai à noite pra caçada / En-quanto o tatu na dormida, pouco demora, dá um pulo e vai sim-bora por ter desgosto da vida”. É como o velho. Não queira fi car velho porque eu fi z uma poesia com velho.

OP - O senhor fez uma poesia com velho? Mas não é pensan-do no senhor não, né?Seu Lunga - Não, mas é a mes-ma coisa (risos). Tanto faz como tanto fez. “Disse o pobre do vel-

ho mais a velha, quando vão se deitar, a colcha toda rompida / E um puxa e o outro puxa / E viv-er aquela sina dá desgosto na vida”. Agora eu fi z uma poesia que diz assim: “Quem não mora muito longe, morando perto é vizinho / Encostado a esta mata, mata que tem espinho / Cada pau tem o seu galho, cada galho tem um ninho / Não vou morar nes-sa mata por causa dos passarin-hos”. Agora tem outra que diz as-sim: “Morava bem em Juazeiro / Me transportei daqui e fui morar em Salgueiro / Lá existe uma fa-zenda que só existe um mateiro / Existe também um boi, que é um grande boi madrugueiro / E eu montado em meu cavalo, cavalo muito ligeiro / E eu vou derrib-ar o boi, cavalo, boi e vaqueiro”. Que tal?

OP - O senhor conta piada?Seu Lunga - Não, não gosto de piada. Não gosto de piada e aí, tem muito desses camaradas que fazem os cordéis, que botam muita piada. Aí o cabra num vai gostar. Se você ler o cordel com as histórias, nenhuma é minha. Tem um (livro) aí que tem 157 histórias da minha pessoa. Nen-huma é verdade. Nem pensar em ser verdade.

OP - Tudo inventado?Seu Lunga - Inventado. E histórias de vagabundo. Olha, eles contam aí que eu fui ao açougue. E cheg-uei lá e comprei uma cabeça de porco. Quando cheguei em casa a mulher disse: “Pra que é?” E eu disse: “Pra criar”. Escuta, eu nunca comprei cabeça de porco. Outros contam que eu estava ar-rumando as telhas e quebrei as telhas tudinho. Outro conta que eu vinha com um balde de leite, eu nunca carreguei balde de leite. Aí o cabra perguntou: “Seu Lun-ga, pra que é?”. E eu: “Pra la-var a calçada, e joguei o leite”. Histórias sem pé nem cabeça.

Fonte: Leia a Entrevista inteira no site http://blogdojuazeiro.blogspot.com.br/2009/03/ent-revista-com-seu-lunga.html

Page 7: Domingo 06/05/2012

07Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)regional

notaTom

e

Plantão da Justiça EleitoralPara facilitar a vida dos cidadãos que têm pen-dências em relação ao título de eleitor, a Justi-ça Eleitoral de 22 esta-dos do país atuará em regime de plantão neste fi m de semana. O pra-zo para a regularização de pendências na Justiça Eleitoral vai até a próxi-ma quarta-feira (9).

E m Ibatiba-ES, o tropeirismo é uma tra-dição tão forte que foi preservada no município com a criação de um museu localizado num casarão antigo, devi-damente restaurado numa iniciativa da

prefeitura e governo do Estado. O espaço remete a uma viagem no tempo, às dé-cadas de 20 e 30. Pelas salas, tudo lembra a época em que o transporte de mercadorias era feito em cima de mulas e bois. Nas paredes, as fotos chamam a atenção, além de outro espaço é ocupado por pratos, talheres e até a trempe, armação utilizada para preparar a comida. A casa onde hoje funciona o museu foi doa-da por dona Jane Fadlalah. A família foi importan-te, pois a residência foi o primeiro ponto comercial de Ibatiba. A casa era o local onde se vendiam "se-cos e molhados", como se dizia antigamente.

O orgulho dos tropeiros pelo trabalho que eles desenvolviam era muito grande. Apesar das difi culdades que passavam pelas estradas de terra, carregando muitas mercadorias, eles se preocupa-vam com a ornamentação da tropa. O museu terá duas salas chamadas “Memória da Família”, que contará a história dos Fadlalah, imi-grantes libaneses que construíram o imóvel; um cô-modo denominado “Memória da Cidade”, abrigará exposições temporárias; e outros dois ambientes irão compor o “Espaço Tropeiro”, que terá objetos da épo-ca, e quadros com curiosidades. Quem vai ao local se encanta com a história dos homens responsáveis pelo começo da história de Iba-tiba. O "Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah" pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 17h. A entrada é de graça.

IBATIBA:TERRA DOSTROPEIROS

HISTÓRIA O museu terá duas salas chamadas “Memória da Família”

O orgulho dos tropeiros pelo trabalho que eles

desenvolviam era muito grande

Da Redação

Debate literário na BienalXico Sá, Fabrício Car-pinejar, JocaReiners-Terron, Viviane Mosé e Clara Averbuck são al-guns dos autores de re-nome que vão partici-par de debates sobre literatura na 4ª Bienal Rubem Braga, que será realizada entre os dias 15 e 20 de maio, em Cachoeiro de Itape-mirim. A feira literária terá mesas-redondas para refl exão sobre te-mas como a relação da arte literária com a mú-sica, os quadrinhos, o ci-nema e a televisão.

Reajuste para bolsistaAs bolsas pagas pelo governo federal a es-tudantes de pós-gradu-ação stricto sensu sofre-rão um reajuste de 10% a partir de 1º de ju-lho. Os valores estavam congelados havia qua-tro anos. Os mestrandos passarão a receber R$ 1.320 mensais e os dou-torandos, R$ 1.980.

Page 8: Domingo 06/05/2012

08 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 9: Domingo 06/05/2012

A cantora Courtney Love não mais detém os di-reitos de imagem de Kurt Cobain, de acordo com o site The Fix, que afi rma ter um documen-to mostrando que Frances Bean Cobain, fi lha do casal, tem cuidado do assunto desde 2010.

MÚSICA

De biquíni e em ótima forma, Leisia-ne Almeida, que faz parte do balé do "Domingão do Faustão", posou em uma praia carioca para as lentes do fo-tógrafo Davi Borges. Para manter o cor-po em dia, a paranaense contou que investe nos exercícios na academia.

Depois da capa da “Playboy” com a ex-BBB Renatinha ser revelada nes-ta sexta-feira, 4, chegou a hora da pró-pria loira falar dos bastidores do en-saio. Mas não foi só isso. Junto com as revelações, a publicação divulgou mais uma foto do ensaio da loira.

Mesmo com dívidas intermináveis e um marido que não ajuda em nada, Penha (Taís Araújo) pedirá as contas para Lygia (Malu Galli) em "Cheias de Charme" (Globo) por causa dos assé-dios de Alejandro (Pablo Belini). Ela ain-da terminará de vez seu casamento.

09Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A atriz e cantora Selena Gomez vai participar de uma campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e viverá com US$ 1,5 por dia durante uma semana. A namorada de Justin Bieber divulgou a ação no Facebook.

MUNDO

Samuel L. Jackson fi ca enfurecido em Twit-ter contra jornalista do New York Times. E den-tro de sua coleção de personagens, é como se Mace Windu, o Jedi de Star Wars, ou Nick Fuy da Marvel, estive bem bravo com você.

CULTURA

Page 10: Domingo 06/05/2012

10 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aluga-se Loja 35m² com mezanino excel. Localização no 2º piso do sho-pping Cachoeiro. Aluguel a combi-nar. (28) 9968-3145

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular, eu instalo. Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vende-se um apartamento, 124 m², bair-ro idependência, ótima localização, fi nan-ciável, telefone para contato 9279-8700.

Vendo um terreno de 360 m² no bair-ro Vila Rica/ próximo à Casa das Meni-nas. Valor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369 e 9996-2142

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto Bandeira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao morro do cigano tel(028)9958--9478,falar com Nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Moraes Bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edifi -cada com jardim, piscina, area para fes-ta com cobertura churraqueira e cosinha, sáuna com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banhei-ros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgên-cia. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispen-so curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Ma-chado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, escolas para desfrutar nesta nova tempo-rada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e ou-tras atividades. LIGUE AGORA E FAÇA SUA RESERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se 1 casa, avenida Linha Vermelha, Bairro Zumbi, n° 32.. Tel 9884-1671 falar c/ Ilário Ribeiro

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de em-pregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármore e gra-nito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tra-tar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reforma-do na Rua Raimundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Mara-taízes, próximo ao Supermercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos San-tos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Con-tato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Ma-chado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º an-dar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1sui-te), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, exce-lente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terre-no de fundo, no bairro Paraíso, ótima visi-nhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com fi rma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum pro-testo. Boas condições de pagamento. Moti-vo: Mudança de cidade. Telefones de con-tato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Maratai-zes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banheiro e varanda. Contato: Fabricio Fon-tes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Vendo apartamento no Centro da cida-de 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, co-zinha serviço. Comercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Ex-celente localizaçäo, no Bairro Gilberto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELENTE OPORTUNIDADE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madurei-ra, Bairro Gilberto Machado.

Vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda, quarto de serviço e garagem situado na Rua Ma-rechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Independencia - tratar com Ademir ou Cristiane pelos telefones: 3517-2592/9938-0176/9988-2440.OBS: sala e cozinha modulada com roda forro e gesso.

Vende-se uma propriedade ao lado da BR 101Safra (Área industrial) com 3 al-queires, água e pastagem, R$ 450.000.Falar com Marluci.Tel. 3522-2253, 9923-9103

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se de balconista com experiên-cia, padaria Bela Vista. Tel. 3521-7434

Ofereço-me para trabalho na vaga de motorista. Possuo habilitação catego-ria D, com mais de 2 anos de experiên-cia. Possuo também curso de transporte coletivo e escola realizado no set senat. Contato: (28) 9915-5715 ou (28) 3522-0546 falar com Carlos Alberto

Vende-se ou troca-se por carro uma casa de 2 andares com garagem e terraço.Tratar com Pretinho (28)9959-9775

Vende-se ou troca-se uma casa com cobertura de lage no bairro Mon-te Belo. Próximo a praça. Aceito car-ro. Tratar com pretiniho tel: (28) 9959-9775

Vende-se ou troca-se uma chácara na localidade de Garrafão com a medida aproximadamente 13.000 m² com uma casa, com plantação de 150pés de coco e pés de frutas va-riadas. Troco por casa em Cacho-eiro. Tratar com Sr. Luiz, tel 9273-5037

Vende-se 2 casas no bairro Indepen-dência, cada uma c/ 2 banheiros, 3 quartos, sala, copa, coziniha e gara-gem. Valor R$ 110.000,00. Uma Chá-cara na Gruta c/ 3.000 m², c/ uma casa de ternite c/ 4 quartos, 1sala, 1 cozinha e 1 banheiro, incluso água e luz c/ vários tipos de plantações (pró-ximo ao campo da gruta). Valor R$ 70.000,00. Tel. para contato 9984-2009 falar com M.F.D.C

Passo uma sorveteria completa em fi -nanciamento, na praça do bairro São Luiz Gonzaga. Valor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

Daniel Teixeira Monteiro - Consultor em riação, manutenção e hospedagem de si-tes e vendas de e-mails marketing -planos de hospedagem a partir de r$ 19 mensais. Vindo de outro servidor ganha 50% de desconto na primeira parcela. E-mail ma-rketing (muito mais efi ciente que g-mail e hotmail juntos. Caso queira por sua marca na internet criamos ainda o seu site. - [email protected] - Tel: 9975 -9270 / 8802-1070 / 9251-4559.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio ge-force 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

Vendo ou troco Citroen C3 Comple-to 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documenta-ção em dia. Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, BOULEVARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WE-EKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tra-tar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mille Eco-nomy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

Vende-se uma motocicleta suzuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor prata, pneus e baterias novos, emplacada. Hécio - 9257-7416

Moto CG Fan 150 esi, ano/modelo: 2009-2010, cor: preta, Km: 18.000, Va-lor: r$ 5.500,00. Contato: (28) 9989-7440 - 9883-8843

Vende-se uma CG Fan 150 ESI 2010, cinza. Valor R$ 5.600. 1 Fan 125 ES 2010 vermelha, 7000 KM, valor R$ 4.700. 1 Biz KS 125 2007, emplacada até 2013, vermelha. Valor R$ 3.750,00.Tel p/ contato 9969-9462/ 8118-9302

Vende-se Gol ano 2006/2007, G4 bá-sico, 2 portas, 30.000 km. Carro de ga-ragem. Tel. para contato 9939-0031 ou 3036-4106

Vende-se uma Estrada cor Branca, mo-delo 2006/07, com direção hidráuli-ca, rodas liga leve, capota Maratim-ba, ótimo estado de conservação. Valor R$22.00,00. Tel contato 9985-0101

Alugo apartamento terreo (tempora-da) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataí-zes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Aluga-se apartamento Edifício Topázio, Bairro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeroporto na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se1 apartamento no Bairro In-dependência, 3 quartos, 1 suite, arma-rios nos banheiros e cozinha, depen-dência de empregado, piso de granito, totalizando 124 m², financiado com uma peugeot 207 ano 08/09, 65.000 KM, completo. Valor total R$ 280.000,00. Dispenso curioso. Telefone para contato 9279-8700

Casa para alugar com amplo espaço - 140m²: 03 quartos, 02 banheiros, closet, cozinha,dispensa, área de serviço, sala de estar, copa,escritório, área externa, garagem, 2º andar. TV a Cabo e Inter-net incluidos no preço. LOCAL: Bairro Ba-siléia - Cachoeiro de Itapemirim/ES. VALOR ALUGUEL: 650,00 - CONTATO: (28) 9984-7766

Aluga-se 1 ponto comercial na linha ver-

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VI-

DRO E PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VI-DRO

CONTATO:9985-1506

VENDEMOSMÁQUINAS

RETAS NOVASNA CAIXA

MARCA JUKIpara costura

industrial de jeansRef.: DDL8700NH

R$ 1.200,00A VISTA

PARCELAMOSEM ATÉ

12 X 115,003521-0983

melha, próximo ao centro. Bom para de-pósito ou igreja.Tel para contato: 3511-0659 ou 9991-4242

Aluga-se um apartamento na Praça da Bandeira, 2 quartos grandes, sala, cozi-nha, banheiro, com armário imbutido, e terraço no ponto final do Praça da Ban-deira. Tel. 3511-1026 ou 9923-8244

Aluga-se um ponto comrecial no bairro Santo Antonio, por tras do Perim na ave-nida Jones dos Santos Neves. Tel. 3511-1026 ou 9923-8244

Page 11: Domingo 06/05/2012

11Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VENDE-SE LOTE INSCRIÇÃO FISCAL 20306 RUA JA-DYR COSTA AO LADO DO Nº76 FUNDOS COM RUA MARIO SOARES B. INDEPENDÊNCIA, ATRÁS DA AN-TIGA APAE, RUA CALÇADA E RESIDÊNCIAS DE ALTO PADRÃO. VALOR R$38.000,00, RECIBO APROPRIADO PARA PEDIR ESCRITORA. TEL: 9977-8707/ 3036-0180

VENDE/TROCO POR SITIO, ÓTIMA RESIDÊNCIA, RUA(ASFALTADA), DAS PALMEIRAS 12, ALTO AMA-RELO CONSTITUÍDO DE TRÊS PAVIMENTOS SENDO, 1º PAVIMENTO GARAGEM 11,89M2, 2º PAVIMEN-TO 132M2, 03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, VARANDAS, 3º PAVIMENTO 90,27M2, TERRAÇO COM QUARTO, BANHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO. TOTAL 234,16M2 VALOR R$150.000,00 (RECIBO). TEL: 9977-8707/ 3036-0180

Page 12: Domingo 06/05/2012
Page 13: Domingo 06/05/2012

13Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Devolvendo a visãoUma espécie de reti-na eletrônica conseguiu restaurar parte da vi-são de dois homens com cegueira total, segundo anunciaram médicos do King'sCollege Hospital, em Londres, responsá-veis pelo primeiro teste clínico com a nova tec-nologia no Reino Unido.

U m estudo de pesquisadores espa-nhóis afirmou que fritar alimen-tos com azeite de oliva ou óleo de girassol não faz mal para o coração.O estudo da Universida-

de Autônoma de Madri não achou correlação entre frituras com estes dois tipos de óleo ri-cos em gordura não-saturada e problemas car-díacos ou mortes prematuras. Em um artigo na revista científi ca online BMJ.com, os pesquisadores alertaram, entretan-to, que as conclusões não se aplicam a outros óle-os de cozinha, como os óleos de origem animal.Quase 41 mil adultos, residentes em cinco di-ferentes regiões da Espanha e hábitos alimenta-res variados, foram acompanhados ao longo de 11 anos. Eles deram detalhes sobre sua dieta em

uma semana típica, incluindo a forma como pre-paravam e cozinhavam os alimentos.No início da pesquisa, nenhum deles tinha sinais de doença cardíaca. Ao fi m do período, tinham ocorrido 606 incidentes relacionados a proble-mas cardíacos e 1.134 mortes. Quando os pesquisadores analisaram os detalhes dos incidentes, não encontraram qual-quer ligação destes com o consumo de alimentos fritos, e isso, segundo os especialistas, se deve ao tipo de óleo usado na fritura, no caso azeite e óleo de girassol. Não é de hoje que a dieta dos países do Mediterrâneo, entre os quais está a Espanha, é apontada como saudável por causa da abundân-cia de peixe fresco e frutas e legumes plenos de fi bras e de baixas calorias.

GIRASSOL,O ÓLEOSAUDÁVEL

ALIMENTO A pesquisa foi realizada na Espanha e acompanhou pessoas que seguiam a dieta mediterrânea

Esses alimentos beneficiam o coração graças às subs-

tâncias contidas neles

Da Redação

Remédios contra os caloresUm estudo da Facul-dade de Medicina da Universidade de São Paulo mostra que, em prazos mais longos, o medicamento cinarizi-na pode atuar no sis-tema termorregula-dor do organismo (que mantém a pessoa a uma temperatura in-terna quase constante).

Contra tumores no fígadoUma equipe de cien-tistas espanhóis con-seguiu demonstrar em cobaias que a combi-nação de duas drogas pode eliminar com mais efi cácia os tumores de fígado. Os remédios, que servem para ini-bir uma proteína cha-mada mTOR, consegue regredir o hepatocar-cinoma, frear o cres-cimento do câncer e destruir as células can-cerígenas, aponta a pesquisa desenvolvida por cientistas do Institu-to de Pesquisa Biomé-dica de Bellvitge.

saúde

Page 14: Domingo 06/05/2012

14 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES) regional

notaTom

e

Vacina contra a gripeA campanha de vaci-nação contra gripe co-meçou ontem,em todo o país. Idosos, crianças entre seis meses e dois anos, trabalhadores da área de saúde, gestan-tes, terão até dia 25 de maio para ir a um dos 28 postos e rece-ber o imunizante. Este ano, pela primeira vez, a população prisional também será vacinada. A meta é imunizar pelo menos 80% do público alvo, equivalente a 30 mil pessoas em Cacho-eiro de Itapemirim.

A comunidade católica do município de Castelo-ES começa a viver o Corpus Christi faltando um mês para a realiza-ção da tradicional festa dos tapetes, que acontece dia sete de junho. Cerca de 3

mil voluntários, todos moradores da cidade, se mo-bilizam na confecção dos quadros e passadeiras so-bre as principais ruas da cidade. Neste ano, segundo a assessoria de Comu-nicação da prefeitura, 1,5 km das ruas será tomado pela beleza e criatividade dos quadros. A confecção tem início na quarta-feira (06) à noite e se estende durante a madrugada, até a fi nalização dos traba-lhos na quinta (07), dia de Corpus Christi. Os ma-

teriais utilizados para dar forma aos tapetes, como pedras, borra de café, palha de arroz, tampinhas de garrafa e CD’s, já começaram a ser coletados. Este ano, além da população local, a expec-tativa é que aproximadamente 70 mil turistas par-ticipem desta festa, considerada o maior evento religioso do Sul do Estado. A festa de Corpus Christi é uma celebração litúrgi-ca da Igreja Católica, que acontece todos os anos na quin-ta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Em Cas-telo, a festa surgiu de modo muito singelo com a irmã Zuleide, da Companhia das Filhas da Caridade, que teve a ideia de confeccionar um pequeno tapete em frente à Ca-pela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa.

CASTELO-ESPREPARA OS TAPETES

Este ano, além da população local, a expecta-tiva é que aproximadamen-

te 70 mil turistas

Da Redação

Denúncias eleitoraisO Tribunal Regional Eleitoral do Espírito San-to (TRE/ES) lançou um sistema de recebimen-to de denúncias eleito-rais para permitir que a Justiça receba ime-diatamente informações sobre ilegalidades nas eleições municipais des-te ano e atue rapida-mente na fi scalização.

Projeto Ecoar em CasteloProjeto Escola Comuni-dade Ambiente e Res-ponsabilidade (Ecoar) realiza desta segunda--feira (7) até sexta-fei-ra (11) o primeiro cur-so de capacitação da Ecoárea Itabira-Forno Grande, que engloba os municípios de Caste-lo, Cachoeiro do Itape-mirim, Vargem Alta, Ico-nha e Rio Novo do Sul.

Page 15: Domingo 06/05/2012

15Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i aA v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i aA v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

notaTom

e

Mecânico é assassinadoA Polícia Militar de Atí-lioVivácqua-ES encon-trou, na noite da últi-ma sexta-feira, o corpo do mecânico Diego dos Santos Nascimento, 23. Ele havia desaparecido pela manhã e foi en-contrado morto a noi-te as margens de uma estrada de chão na lo-calidade de Indepen-dência, zona rural do município. O serviço de pericia civil foi ao lo-cal e constatou que a vítima foi morta a tiros eduas perfurações fo-ramencontradasno ros-to de Diego. A PC abriu inquérito para investigar o crime a motivação e que seriam os autores, até on-tem os assassinos não ha-via sido identificado.

A Polícia Civil de Piúma-ES reali-zou, na madrugada da última sex-ta-feira,operação envolvendo 60 policiais para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e

prisão temporária expedida pela Justiça para in-vestigar os últimos homicídios ocorridos no bal-neário no fi nal do mês de março e inicio de abril. Foram presos Flanster Miranda da Silva, 31, residente no bairro Céu Azul; Ederaldo Rangel da Conceição, 24,também do bairro Céu Azul e Max Mauro Biss Ferreira, 25,residente no centro da cida-de. Flanster foi autuado em fl agrante por porte ilegal de arma e o trio permanece à disposição da Justiça.

Entre os materiais apreendidos com Flans-ter foi encontrado um revólver da marca Taurus calibre 38, uma balança de precisão, papel la-minado, que supostamente era usado para emba-lar drogas, uma motocicleta Honda Bizz e uma quantia de R$3.3350, além de mais R$ 4.000 com outro detido. A operação continua porque alguns dos que tinham mandado de prisão acabaram esca-pando a ação policial e até o fi nal do expediente o delegado que coordena a ação em Piúma, Mil-ton Sabino. Vale ressaltar que os detidos já ti-nham passagem pela polícia e deixaram a prisão recentemente.

TRÊS PRESOSACUSADOSDE MORTES

ILEGAL Flanster foi autuado em fl agrante por porte ilegal de arma e o trio permanece à disposição da Justiça.

Entre os materiais apreen-didos com Flanster foi en-contrado um revólver da marca Taurus calibre 38

Da Redação

Assaltado e amarradoNa noite da última sex-ta-feira, um homem foi amarrado e amorda-çado depois de dar um copo de água a um co-nhecido. O crime acon-teceu na Rua Marechal Mascarenhas, bair-ro Santo Antônio, e se-gundo a vítima Carlos Fernando Sabino ele conhecia um dos acu-sados que foi identifi -cado como Guilherme Charra Aranha e por isto o atendeu. Uma se-gunda pessoa chegou logo atrás com uma arma na mão e man-dou que Guilherme o amarrasse os braços e as pernas na cama e logo depois o amorda-çou com uma blusa e o trancou no quarto.

polícia

Page 16: Domingo 06/05/2012

16 Folha do E. SantoDomingo, 06 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Revista Leia já nas bancas com o melhor conteúdo social do Sul do Estado

Destaque: Tempo de ser Mãe. Paula Coelho com Mariana e Thiago

DAEMON GENTE QUE ACONTECEBiccas JR. - [email protected]

40 GrausFast Chat com o assessor de Marke-ting do Moitão Kevin Navarro

Vida: Família e Amigos

Cachoeiro: Um lugar bom de viver, mais precisa melhorar a vida noturna.

Carreira: Estudo e pesquiso bastante para desenvolvê-la bem.

Sonho: Ser bem sucedido e rockear em Ibiza . . . rsrs

Uma musica: Enjoythesilence - Yvan & Dan Daniel

Um filme: Moulin Rouge – Amor em Vermelho

Uma saudade: Rock in Rio 2011, con-tagem regressiva para o de 2013 !

Amigos: 2 coisa mais importante em minha vida. Amizade é tudo !

Uma frase: Seja você mesmo, curta a vida e seja feliz sempre !

Eluza - Este colunista muito agradece a honra inenarrável de ter com-parecido ao programa Simplesmente Eluza Xa-vier, em uma entrevis-ta que se pode trocar um pouquinho de tan-tas ideias fabulosas.

Leia - Vale a pena con-ferir a coluna social da companheira de editora Flávia Teixeira na Revista Leia. A coluna que sem-pre traz personalidades de altíssimo prestígio so-cial, esta semana estam-pa, entre outros, Nestor Neto, Natália Murta, Dio-go Perin, Scandar Nemer e Janaína Pimentel.

Sociedade

Simples

Live - E para celebrar três anos da festa que é o maior sucesso da noi-te Cachoeirense que a The One Club traz The Funk Live com Mc Frank dia 26 de maio. Esta co-luna leva você para cur-tir como VIP esse even-to. Enviar nomes para [email protected].

Frank

Vinhos - Nada melhor que combinar uma boa comida com a aprecia-ção de bons vinhos. Ales-sandro Eller concorda. Preparou uma paella fan-tástica para a aula de harmonização de vinhos espanhóis no curso de gastronomia da UVV.

Paella

Montanhas - Com o in-verno chegando muita gente foge do frio né. Já outras pessoas fogem em busca de mais frio ainda.É o que fez o casal Raquel Palhoum e Rodrigo Conte. Os pombinhos partiram rumo a Pedra Azul para aproveitar melhor o climi-nha de montanhas.

Frio

Foto: Studio 75