dom bosco e você

4
Informativo do Colégio Dom Bosco de Araxá • www.domboscoaraxa.com.br • Edição nº 28 - Mar/Abr 2013 Projeto Somos da Cor pág. 2 Entrevista: Sinara Aparecida pág. 3 Prêmio Mulher Referência pág. 4 O CDB reinaugurou o maravilhoso Parquinho Infantil Brincar, para as crianças, é tão importante quanto trabalhar para os adultos. Sabemos que o ato de brincar é importante para socialização e respeito! Além disso, para nossos alunos, o parquinho é um espaço para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais que usarão ao longo de sua vida. Assim, no dia 22/02, o parquinho infantil com grama sintética foi reinaugurado com muita animação. Todos estavam ansiosos para brincar! Que possamos preservá-lo com muito carinho! No dia 22 de março aconteceu a profunda oração e reflexão sobre Francisco. Toda a liturgia foi uma Ceia Pascal dos Educadores do o verdadeiro sentido da grande reflexão sobre Páscoa e o CDB preparada pela Pastoral ressurreição na vida de todos os seu sentido de libertação, Escolar e contou com a presentes. ressurreição e renovação na presença dos Padres Francisco Dando continuidade à busca de um mundo mais e Lacerda e de muitos Celebração Pascoal, no dia 26 de humano, fraterno e justo. O educadores. Durante a Ceia março aconteceu a Missa para Evangelho foi muito bem Pascal, buscou-se refletir a todos os alunos e educadores. A encenado pelos alunos do Ensino Páscoa Cristã a partir da Páscoa Celebração foi presidida por Fundamental 2. A seguir os dois Judaica descrita no Livro do Padre Hélio, Diretor do Colégio, e concelebrantes comentaram o Êxodo. Foi um momento de concelebrada por Padre texto da celebração. Ressurreição de Cristo e Nossa

Upload: colegio-dom-bosco

Post on 16-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Março/ Abril

TRANSCRIPT

Page 1: Dom Bosco e você

Informativo do Colégio Dom Bosco de Araxá • www.domboscoaraxa.com.br • Edição nº 28 - Mar/Abr 2013

Projeto Somos da Corpág. 2

Entrevista: Sinara Aparecida pág. 3

Prêmio Mulher Referênciapág. 4

O CDB reinaugurou o maravilhoso Parquinho Infantil Brincar, para as crianças, é tão importante quanto trabalhar para os adultos. Sabemos que o ato de brincar é importante para socialização e respeito! Além disso, para nossos alunos, o parquinho é um espaço para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais que usarão ao longo de sua vida.

Assim, no dia 22/02, o parquinho infantil com grama sintética foi reinaugurado com muita animação. Todos estavam ansiosos para brincar! Que possamos preservá-lo com muito carinho!

No dia 22 de março aconteceu a profunda oração e reflexão sobre Francisco. Toda a liturgia foi uma Ceia Pascal dos Educadores do o ve rdade i ro sen t i do da grande reflexão sobre Páscoa e o CDB preparada pela Pastoral ressurreição na vida de todos os seu sentido de l ibertação, Escolar e contou com a presentes. ressurreição e renovação na presença dos Padres Francisco D a n d o c o n t i n u i d a d e à busca de um mundo mais e Lacerda e de mu i tos Celebração Pascoal, no dia 26 de humano, fraterno e justo. O educadores. Durante a Ceia março aconteceu a Missa para Evange lho fo i mu i to bem Pascal, buscou-se refletir a todos os alunos e educadores. A encenado pelos alunos do Ensino Páscoa Cristã a partir da Páscoa Celebração foi presidida por Fundamental 2. A seguir os dois Judaica descrita no Livro do Padre Hélio, Diretor do Colégio, e concelebrantes comentaram o Êxodo. Foi um momento de c o n c e l e b r a d a p o r P a d r e texto da celebração.

Ressurreição de Cristo e Nossa

Page 2: Dom Bosco e você

2

Editorial

ExpedienteDom Bosco & Você é uma publicação

bimestral do Colégio Dom Bosco de Araxá.Av. Imbiara 130, Centro. (34) 3662-3368.

www.domboscoaraxa.com.br

Responsável - Pe. Hélio C. da Silva

Revisão - Edmeire, Lindalva e Joana Vaz

Fotografias - Assessoria de Comunicação

Distribuição - Ellenutia Marques

Redação - Maria Leonete / Patrícia

Projeto e Editoração - Janaína Correa

Impressão - Gráfica Santa Adélia

O Projeto Somos da Cor foi lançado no dia 16/03 a toda a comunidade escolar do Colégio Dom Bosco. Este projeto visa trabalhar de maneira transdisciplinar todos os conteúdos escolares, tendo como pano de fundo a inculturação do Carisma Salesiano. A valorização da pluralidade cultural é a tônica do mesmo. Na ocasião, várias atrações foram apresentadas aos discentes, como:

O público presente vibrou com os toques dos tambores e cantos característicos, os quais todos acompanharam através de palmas e ovações.O Projeto Somos da Cor é a pré estreia do Caleidoscópio Literário, que incentivaram o gosto pela literatura tendo os negros e os indígenas como maiores referenciais. O Caleidoscópio Literário será desenvolvido pelos alunos e professores coordenadores durante o ano escolar, tendo a culminância em setembro de 2013.Esta proposta pedagógica desafiante nos leva a construir nos educandos a valorização do que é diferente e estabelecer novos diálogos com outras culturas e religiões, mantendo sempre a difusão do ideário de Dom Bosco.

· Macule Le;· Congado;

· Hip Hop;· Dança indígena;

Projeto Somos da Cor

Prêmio Mulher Referência

No dia 2 de março o jornal Correio de Araxá homenageou as mulheres de Araxá. O Colégio Dom Bosco se fez homenagear por quatro mulheres de destaque: Patrícia Teodoro, Ellenutia, Kellen e Sinara. O Evento foi realizado no Evas Buffet num clima bem descontraído, com dança, música ao vivo, jantar e brindes, tudo de forma bem receptiva e com muita organização. Cada instituição teve uma mulher homenageada como referência e Patrícia Teodoro, Coordenadora Pedagógica Pastoral, foi a representante do Colégio Dom Bosco, a mesma também ganhou uma viagem para Caldas Novas com acompanhante.

O contexto deste número do DBV está super denso de notícias: Ressurreição de Cristo , nosso Papa Francisco, as inaugurações, entrevista e os projetos. Vários educadores deram depoimento sobre a Páscoa dos Educadores do CDB na Celebração do dia 22 de março. Conheceram na Celebração como era a Páscoa dos Judeus e a Páscoa Cristã. A eleição do Papa Francisco surpreendeu muita gente, mas todos gostaram muito da simpatia dele, do seu acolhimento e da sua humildade. A expectativa de todos coincidiu com seu programa: atenção especial aos jovens e aos p o b r e s . To d o m u n d o e s t á esperando o encontro dos jovens no Rio de Janeiro, onde o papa estará presente. Os Salesianos do mundo inteiro estão muito felizes porque o Papa Francisco é um ex-aluno de um Colégio Salesiano da Argentina. É uma chancela no Sistema Salesiano de Educação. A Páscoa dos alunos foi realizada no dia 26 de março durante o primeiro e o segundo horário de aula. A missa foi concelebrada pelos Salesianos. A Palavra de Deus foi anunciada pelos alunos numa dramatização bem feita. A Páscoa foi preparada com várias celebrações do Perdão no dia anterior. Para completar a manhã não faltaram os ovos de Páscoa distribuídos para todos os alunos e educadores, para serem partilhados com seus familiares em casa. Além da reinauguração do Parquinho infantil, foi inaugurada também a pista de atletismo com 250 metros. Agora educandos e educadores adoram correr na pista e saltar na caixa de areia. Nota 10 para a Mulher Referência 2013 Patrícia Teodoro e também para entrevistada do mês Sinara

Page 3: Dom Bosco e você

3

Entrevista

Nasceu em Uberaba, mas se considera araxaense, pois veio para Araxá aos dois anos. É casada, mãe de duas lindas filhas. Fez Pedagogia no Uniaraxá e é professora do Ensino Fundamental I. É f i l h a , m ã e , e s p o s a e p r o f e s s o r a e m t e m p o integral. Suas características são: sempre alegre, otimista, paciente e organizada.

Sinara Aparecida de Lima

DBV: Sinara, como foi sua infância?Sinara - Meus pais tiveram uma menina, depois três meninos e ficaram sonhando com mais uma menina. Somente depois de 7 anos foi que eu nasci. Tive toda minha infância cercada pela ideia de que fui muito desejada e que era a realização de um sonho dos meus pais. Sonho que acabou se tornando dos meus irmãos também, pois quando eu nasci minha irmã já estava com 11 anos e adorou ter em casa uma “boneca de verdade”. Já meus 3 irmãos com 10, 9 e 7 anos se tornaram superprotetores.Quando penso em infância lembro-me dos meus irmãos cuidando de mim, da minha mãe fazendo roupinha para as minhas bonecas e do meu pai atencioso e carinhoso, aquele pai que conversava com os filhos sobre como foi seu dia, que colocava no colo e dava conselhos.

Estou contando isso para que gostava era história, pois através todos percebam o quanto é dela entendia o mundo de hoje, e importante a criança se sentir nela eu podia expressar mais amada e como isso fica registrado meus pensamentos e opiniões.na nossa memória quando adultos. Portanto amem seus DBV: Porque você escolheu ser filhos e deixem que eles percebam professora?que são amados. Acredito que nascemos

com muitos dons, mais todos DBV: Quais brinquedos você temos um especial, que em mais amava? Por quê? determinado momento da vida,

A minha mãe sempre foi somos chamados e despertamos comerciante e eu gostava muito de para ele. Isso aconteceu comigo brincar de “lojinha”. Vendia para as quando estava na 1ª serie do minhas bonecas. ensino fundamental 1, tive uma Quando fui para a escola aos 5 professora encantadora que me anos, passei a brincar só de fez apaixonar pelo que ela fazia e escolinha, já prevendo meu futuro. querer fazer o mesmo. desde As minhas bonecas deixaram de então cultivei em mim a vontade sere clientes e se tornaram alunas. de ser professora.Tive o privilegio de morar perto de uma praça e ser uma época mais DBV: De que modo você veio tranquila, na qual as crianças parar no Colégio Dom Bosco?podiam brincar livremente na rua. Tudo acontece na hora Eu brinquei muito de salva certa, mais do que eu entrar no bandeira, peteca, pular corda. CDB, foi o CDB que entrou na

minha vida. Estava em um DBV: Qual a maior arte que você momento questionando muito o fez quando menina? que fazia, se realmente era o

Sinceramente não melhor pra mim, para meus lembro. Sempre fui tranqüila e alunos e para minha filha. Foi obediente. Apenas lembro de uma quando uma super amiga me vez que fui cúmplice dos meus sugeriu trazer meu currículo. Fiz i rmãos . E les c r i a ram um isso, e em 2007 comecei minha laboratório no quintal de casa, caminhada junto ao Dom Bosco. falaram que o mundo ia acabar e Hoje fico muito feliz de fazer parte começaram a cavar o quintal para da família Salesiana, e mais fazer uma casa subterrânea. Eu ainda, de proporcionar para acreditei e não contei para os minha filha uma escola que vai meus pais. Até que um dia no meio além de seus muros, que se das escavações eles furaram o preocupa com a formação integral cano e foi água para todo lado. das pessoa.Todo mundo ficou sabendo, até o vizinho, que também ficou sem DBV: Por que seus alunos água até que o cano fosse gostam tanto de você?arrumado. Acredito na veracidade

das palavras “Você colhe o que DBV: Você sempre foi muito planta”. Que nada mais é do que a estudiosa? Qual matéria você reciprocidade. Eu gosto muito de mais gostava? Por quê? estar aqui, gosto do que faço,

Sempre fui estudiosa e gosto de estar com os alunos. comportada em sala de aula. Eles percebem esse sentimento Gostava de participar durante as verdadeiro e me retribuem com aulas e de tudo que acontecia na mais carinho.escola. A matéria que eu mais

Sinara -

Sinara -

Sinara -

Sinara -

Sinara -

Sinara -

No fim do mês de março, nosso diretor Pe Helio, passou três dias em Basília num encontro de Diretores Salesianos de todo Brasil - ENARSE

Page 4: Dom Bosco e você

Aconteceu

Vai Acontecer

06/04 - Simulado - 8º, 9º e EM

18,19, 22, 23 e 24/04 - Avaliação Trimestral EF2 e EM

25/04 - Avaliação Substitutiva

4

No Dia Internacional da Mulher o Colégio Dom Bosco fez uma homenagem a todas as mulheres. A comemoração contou com apresentações de nossos a lunos , tocando lindamente guitarra e violino e com a flauta doce do professor Alirio José, acompanhado de uma bela poesia recitada pelo Pe Francisco. Nossos parabéns a todas as mulheres.

Dia Internacional da Mulher

CDB no Facebook

Curta nossa página e fique por dentro de tudo o que acontece na Região! Aproveite mais esse canal de comunicação. Lá você terá muito mais interatividade com muito mais informação a qualquer instante. A página está em constante atualização. Avise seus amigos.

www.facebook.com.br/domboscoaraxa

ENCONTRO DE SUPERVISÃO DA ISJB

As Supervisoras Pedagógicas Maria Leonete e Patrícia Paiva participaram do Encontro de Supervisão da Inspetoria São João Bosco - ISJB, em Belo Horizonte, nos dias 13 a 15 de março. O Encontro teve como objetivos refletir sobre a prática do supervisor pedagógico, com vistas à excelência da gestão da aprendizagem; e estabelecer padrões de procedimentos relativos à atuação do supervisor pedagógico nas escolas.

Concurso melhor interpretação!

O departamento de marketing do CDB lança o concurso de interpretação. As 5 melhores interpretações da imagem que representa o marketing da instituição serão premiadas. As respostas podem ser entregues no Marketing ou enviadas através da página do Dom Bosco no facebook. Participem!

Atualmente pé de café é planta ornamental.Quando crescerem nos vasos vão dar flores e café vermelhinho. Imagine a beleza!

Os atletas do Dom Bosco se preparam para as Olimpíadas. A pista de atletismo é convidativa.Alunos e Educadores se deliciam nas corridas, em qualquer horário.

A Professora Kátia, este ano, está ensaiando um coral infantil com 35 cantores e cantoras, quem já assistiu o grupo cantar ficou admirado. Como cantam bem...

Pequenos Cantores do Dom Bosco