dom bosco techcias_vol2_ed1.pdf · q ueridos amigos da dom bosco tech África saudações, eu...

4
Queridos Amigos da Dom Bosco tech África Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo 2018. Os últimos três meses foram cheios de vida e de ac- tividades para DBTA, como podem ver nas páginas seguintes. O primeiro evento notável foi a Assembléia Geral Anual da Dom Bosco Tech Africa realizada em Nairobi. Todos os rep- resentantes provinciais EFPT (PTVETs) estavam presentes e, juntamente com eles, os Oficiais de Serviço de Trabalho (OST/ JSOs). Também tivemos a presença da Dom Bosco Mondo e VIS, que ajudaram na animação da reunião. A reunião foi uma ótima oportunidade para fortalecer a rede. Pe. George araniyil Executive Director Dom Bosco Tech DOM BOSCO TECH AFRICA TREINAMENTO DE COMPETÊNCIA EM ÁFRICA BOLETIM DE NOTÍCIAS VOL 2: EDIÇÃO 1 DE JANEIRO DE 2018 Da mesa Do Diretor executivo Estou feliz em apresentar-vos a segunda questão do boletim de notícias da Dom Bosco Tech Africa. Os OST/JSOs reuniram-se novamente em Adis em Janeiro para finalizar o Manual de Qualidade dos OST/JSO. Este foi um excelente passo para fortalecer os OST/JSOs nas nossas províncias. Através disso, procuramos preparar mel- hor os nossos alunos para o mercado de trabalho, para acom- panhar melhor os nossos ex-alunos e tornar o nosso treina- mento mais orientado para o mercado. As minhas sinceras palavras de agradecimento ao Governo da República Federal da Alemanha pelo apoio que tem prestado a DBTA. Que este Novo Ano nos uni como uma rede em nossos esfor- ços para alcançar todos os jovens dos nossos centros ASSEMBLÉIA GERAL ANUAL DA DBTECH AFRICA (Z-TVETs, P-TVETs, N-JSOs, P-JSOs, Mondo, Vis e DBTech Africa) Data: 9 de Novembro à 13 de Novembro de 2017 Local: Don Bosco Youth Education Services em Karen, Nairobi, Quênia

Upload: phamkhue

Post on 20-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOM BOSCO TECHcias_vol2_ed1.pdf · Q ueridos Amigos da Dom Bosco tech África Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo

Queridos Amigos da Dom Bosco tech África

Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo 2018.

Os últimos três meses foram cheios de vida e de ac-tividades para DBTA, como podem ver nas páginas seguintes. O primeiro evento notável foi a Assembléia Geral Anual da Dom Bosco Tech Africa realizada em Nairobi. Todos os rep-resentantes provinciais EFPT (PTVETs) estavam presentes e, juntamente com eles, os Oficiais de Serviço de Trabalho (OST/JSOs). Também tivemos a presença da Dom Bosco Mondo e VIS, que ajudaram na animação da reunião. A reunião foi uma ótima oportunidade para fortalecer a rede.

Pe. George TharaniyilExecutive DirectorDom Bosco Tech

DOM BOSCO TECHAFRICATREINAMENTO DE COMPETÊNCIA EM ÁFRICA

BOLETIM DE NOTÍCIAS VOL 2: EDIÇÃO 1 DE JANEIRO DE 2018

Da mesa Do Diretor executivo

Estou feliz em apresentar-vos a segunda questão do boletim de notícias da Dom Bosco Tech Africa.

Os OST/JSOs reuniram-se novamente em Adis em Janeiro para finalizar o Manual de Qualidade dos OST/JSO. Este foi um excelente passo para fortalecer os OST/JSOs nas nossas províncias. Através disso, procuramos preparar mel-hor os nossos alunos para o mercado de trabalho, para acom-panhar melhor os nossos ex-alunos e tornar o nosso treina-mento mais orientado para o mercado.

As minhas sinceras palavras de agradecimento ao Governo da República Federal da Alemanha pelo apoio que tem prestado a DBTA.

Que este Novo Ano nos uni como uma rede em nossos esfor-ços para alcançar todos os jovens dos nossos centros

ASSEMBLÉIA GERAL ANUAL DA DBTECH AFRICA (Z-TVETs, P-TVETs, N-JSOs, P-JSOs, Mondo, Vis e DBTech Africa)

Data: 9 de Novembro à 13 de Novembro de 2017Local: Don Bosco Youth Education Services em Karen, Nairobi, Quênia

Page 2: DOM BOSCO TECHcias_vol2_ed1.pdf · Q ueridos Amigos da Dom Bosco tech África Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo

A reunião da Dom Bosco Tech África de 2017 foi inau-gurada oficialmente pelo provincial da província da AFE, que também é o presidente do Conselho DBTech África, Pe. Simon Asira.Ele deu boas vindas a todos e expressou o prazer de ter todas as partes interessadas na reunião.

Ele falou sobre a importância da rede e enfatizou que os par-ticipantes deveriam sempre trabalhar em equipe. O Pe. Simon Asira abriu oficialmente a AGA com as seguintes palavras: “Estou ansioso para ver uma boa cooper-ação entre todas as partes interessadas em benefício à juven-tude; em linha com o espírito da Dom Bosco.” Durante a reunião, os PTVET e os OST/JSOs com-partilharam as suas realizações, dificuldades e várias formas de cooperação nas províncias. Onde surgiu necessidade, houve provisão para sessões separadas para os OST/JSOs e os PTVETs.

O Diretor Executivo, Pe. George Tharaniyil da Dom Bosco Tech Africa, apresentou um relatório do escritório, pes-soal, e os mais recentes desenvolvimentos. Mais tarde, apresentou ao grupo as várias políticas que estão a ser desenvolvidas.

Há necessidade de actual-ização constante da página eletrónica DBTECH África (www.dbtechafrica.org) e, para facilitar isso, foi oferecido um treinamento básico. O Sr. Tobias Ouma, programador de sites, dirigiu os PTVETs nesta formação prática.

O Pe. Miguel, Diretor da Bosco Boys Town-Nairobi, compartilhou com os participantes as parcerias que desenvolv-eram com as indústrias. Ele enfatizou que precisamos de uma rede forte, colaborar e sensibilizar todas as partes interessadas para melhorar o sector EFTP da Don Bosco.

WORKSHOP DE FORMAÇÃO DOS OST/JSO ADIS ABEBA DE 9 À 14 DE JANEIRO DE 2018

13 Províncias enviaram os seus OST/JSOs para continuar com o trabalho iniciado em Novembro de 2017 na AGA em Nairobi. O P-TVET da Etiópia, o Sr. Mender Alemseged, com todos os OST/JSO locais também estiveram presentes. Vale ressaltar que a Província de AET (Etiópia) viu a importância dos OST/JSO para uma prestação de serviços profissionais e de alto nível na Educação. Portanto, cada instituto na Província agora tem a posição de um OST/JSO.

De 8 à 14 de Janeiro de 2018, a Província da Etiópia acolheu a reunião e o workshop para os OST/JSOs das províncias Africanas organizadas pela DBTech Africa.

A reunião em Adis teve dois enfoques principais. Um deles era de finalizar o Manual de Qualidade para Oficiais de Serviços de Trabalho com a ajuda do Sr. Stefano Merante do VIS. A segunda foi uma sessão de 2 dias com o tema “Relação com a indústria”, facilitada pela Dra. Susanne Franke da Dom Bosco Mondo, na Alemanha. Após três dias de trabalho árduo, o Manual de Qualidade foi finalizado em sua versão preliminar e passará por processos de revisão interna e externa. Em algumas semanas, o Manual estará pronto para aprovação.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartil-har experiências e melhores práticas durante essas sessões com a Dra. Susanne. Eles também receberam comentários de primeira mão e apoio desta especialista que estabeleceu parcerias com a Porsche, Grohe, Knorr-Bremse, Schneider Electric e muitas out-ras indústrias. Além disso, o tópico “Market-Survey” que a DBTech Af-rica deve executar este ano (de acordo com o plano estratégico e de ação) também foi abordado. Como trabalho adicional, foram criados dois comitês técnicos. Um, “Comitê de Revisão e Imple-mentação do Manual de Qualidade da OST/JSO” e o segundo, um “Comitê de Software”. Estes foram criados a partir dos OST/JSOs motivados que estão prontos para se voluntariar nestes processos em benefício de todos os provedores Africanos e do Sistema de educação EFTP salesiano.

Page 3: DOM BOSCO TECHcias_vol2_ed1.pdf · Q ueridos Amigos da Dom Bosco tech África Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo

Os salesianos estabeleceram a sua presença em Hwange, Zim-babwe, em 2003, com a intenção de iniciar um Colégio Técnico que iniciou em 2006.

CONHEÇA AS NOSSAS PROVÍNCIASEFTP NA PROVÍNCIA ZMB - Zâmbia, Malawi, Zimbábue

Os salesianos da Dom Bosco chegaram a Província ZMB no dia 12 de Outubro de 1982. Um deles descreveu a situ-ação e o desenvolvimento da missão salesiana, escreveu: “Nosso primeiro objetivo é o trabalho juvenil ... para educar os jovens e prepará-los para o futuro.” No entanto, devido à escassez de salesianos, nos pediram para se comprometer e se concentrar no trabalho paroquial. Isso não quer dizer que tinha esquecido a nossa vocação salesiana especí-fica.Em 1985, começamos a construir uma pequena Escola de Carpintaria em Ka’zembe (Zâmbia), a inauguração oficial foi em 1987 como Oficina de Carpintaria Dom Bosco. Posteriormente, foi estabelecido o Centro de Treinamento de Jardinagem e Agri-cultura em Ipusukilo (Zâmbia). Formação em costura, tricô, culinária e carpintaria em Nsaka-luba (Zâmbia) começaram mais tarde no mesmo ano.

Contexto Histórico:

Foram identificados dois grandes projectos de EFTP em Lufubu e Chingola (ambus na Zâmbia) para a Formação Agrícola e Es-cola Comercial, respectiva-mente. Em 1988, Os Sale-sianos assumiram a gestão do Teresiano da Imprensa e ofereceram um curso de

Entretanto, foi entregue à Arquidiocese de Lusaka em Dezem-bro de 2001.

dois anos de Impressão.

Em 1991, foi criado o Centro de Formação Juvenil Dom Bosco em Chingola (Zâmbia). A Escola Dom Bosco (Icisansala) foi inaugurada mais tarde em Luwingu, na Zâmbia, em 1993. Em 1994, houve a inauguração oficial do Centro de Formação Agrícola Dom Bosco em Lufubu, Zâmbia. O Instituto Técnico Juvenil Dom Bosco em Lilongwe, Malawi, foi aberto em uma função solene pelo presidente do Ma-lawi no dia 7 de Outubro de 2000.

Existem actualmente 6 Centros EFTP e 2 escolas de ensino secundário acadêmico na província ZMB. A gestão e as funções desses centros variam de um centro muito complexo e altamente qualificado, como o de Lilongwe (Malawi), a um centro de comércio simples e único como o de Kazembe (Zâm-bia). A Coordenação entre os Centros está a ser reforçada pelo trabalho da Subcomissão Escolar sob o Escritório do Delegado Provincial da Juventude (PDJ/PYD) da Vice-Província.

Situação Actual:

Os Centros EFTP funcionam de acordo com o diretório provincial, proporcionando uma formação holística no carisma salesiano com ac-tividades espirituais, físicas e intelectuais. A disciplina dos professores e alunos é suposto a ser transparente e, sempre que possível, um comitê dis-ciplinar é criado. A formação humana, a qualidade e a dis-ciplina distinguem os nossos

centros e os nossos alunos, dos outros na região.

Estes Centros EFTP registraram sucessos mistos na curta história da sua existência. Um bom número de jovens, receberam treinamento e muitos deles estão bem empregados e bem-sucedidos em suas vidas. Existe uma demanda de treina-mento de habilidades nos quatro países da província ZMB e as autoridades locais estão dispostas a cooperar com os Centros Dom Bosco por causa da qualidade e singularidade do método de treinamento. No entanto, o principal desafio enfrentado é a sustent-abilidade. As escolas técnicas da província não podem admin-istrar as taxas de matrícula pagas pelos estudantes e o actual sistema financeiro nos centros torna impossível gerenciá-los e desenvolvê-los adequadamente. O estabelecimento da Dom Bosco Tech Africa (DBTA) é um arco-íris de luz e vida no horizonte do escurecimento dos Centros EFTP da Dom Bosco na nossa província e nesta parte de África. Aprendendo com os nossos irmãos da Índia e com o mundo inteiro que estabeleceram com êxito e bem estão a progredir com esse tipo de conceito, é esperançoso que os sale-sianos da Dom Bosco possam continuar a desempenhar um papel importante na prestação das tão necessárias capacidades técnicas e vocacionais aos jovens Africanos. Preparado por:- Walter Thyrniang Editado por:- Joseph Nyondo

Page 4: DOM BOSCO TECHcias_vol2_ed1.pdf · Q ueridos Amigos da Dom Bosco tech África Saudações, eu gostaria de desejar a todos, junto com a equipe da DBTA, um Feliz e Próspero Ano Novo

CARACTERÍSTICA ESPECIALNesta questão, apresentamos a Província MDG e em particular Fianarantsoa em Madagáscar.

Aqui está uma história de sucesso com os jovens.

CREABAT-MADAGASCAR

No centro CFP receberam instruções e orientações para melhorar as suas com-petências e habilidades. Eles escolheram em juntar-se ao Sector de Construção e Obras Públicas. Durante a formação, os jovens foram ensinados diferentes técnicas e uso das diferentes ferramentas e materiais de construção. Os formadores: Jean Richard e Honoré Jean Al-fred, cheios de carisma salesiano, os treinaram no bem-estar téc-nico e social. Isso fez com que os jovens se tornem cidadãos honestos e bons cristãos. Em todos os CFP da Dom Bosco Mad-agáscar, são incluídos cursos transversais sobre empreendedorismo para abrir as perspectivas profissionais dos jovens. É a partir deste conhecimento que, durante o último ano de treinamento

Na cidade de Fianarantsoa, cinco jovens amigos: Jean Aimé, Benja-min André, Pascal, Hasina e Victor Pas-cal sonharam em construir o seu próprio futuro adquirindo habilidades. O sonho deles tornou-se uma realidade. A história destes jovens começou em 2012 quando entraram no Centro de Formação Profissional Dom Bosco em Fianarantsoa (CFP).

O “TRANOBEN’NY ASA” (oficial para a coordenação do CFP Dom Bosco em Madagáscar) organizou um concurso intitulado “Build Your Business” (BYB), patrocinado pela VIA Dom Bosco com o apoio da Microsoft Indian Ocean Ltd, o objectivo era criar uma oportunidade para abrir um negó-cio para jovens graduados que estavam no último ano da formação. Os jovens tiveram um mês para prepararem-se para este concurso. Eles estavam determinados a ter suces-so a trabalhar sob a orientação de seus formadores e Oficial Local do Serviço de Trabalho. Isso levou-os a realizar pesquisas no mercado de trabalho em Fianarantsoa, antes de escrever o seu projeto. Eles criaram uma empresa que fabrica produtos de cimento.

(2015), estes jovens começaram a pen-sar sobre a possibilidade de formar a sua própria empresa buscando finan-ciamento para o projeto deles.

‘Onde há uma vonta-de, há um caminho’ Uma oportunidade surgiu en-tre os meses de Abril e Maio de 2015.

Eles chegaram ao segundo lugar entre todos os concorrentes e foram premi-ados com 4.000.000 Ariary (cerca de 1.200 euros) para iniciar os seus negócios. Eles escolheram o nome “CREABAT” para sua empresa. O OST/JSO local da CFP está em processo de preparação de todos os docu-mentos administrativos da empresa. Eles ainda sonham em criar e expandir as suas “mentes criativas” como empreendedores com o objectivo final de serem bons mode-los. Como ex-alunos da CFP, eles desafiam e encorajam outros jovens a criarem opor-tunidades de trabalho por conta própria.

Esta estátua de DOM BOSCO que acolhe todos os jovens e os visitantes do oratório salesiano de Fianarantsoa foi criada por CREABAT

CREABAT é um testemunho de que o trabalho do CFP salesiana dá bons resul-tados. Isso ocorre porque sempre existe um vínculo entre o treinamento técnico e o ensino de valores humanos e cristãos. Graças à ajuda da BYB, estes jovens con-seguiram realizar o seu sonho de ter os seus próprios negócios e estar ao serviço de outros jovens que acham difícil encon-trar trabalho. Ndremasotahina Julien PTVET MDG

UPPER HILL ROAD 16P.O, BOX 62322 - 00200, NAIROBI, KENYATELEPHONE: + 254 20 272 46 35MOBILE: +254 782 747 500FAX: +254 20 272 62 78EMAIL: [email protected]