· web viewdia 21 de março de 2016, no site da fundação sintaf ( )....

13
Fundação Sintaf abre inscrições para a 2ª Turma do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal A Fundação Sintaf é uma instituição de ensino e pesquisa constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), em fevereiro de 2008. A instituição desenvolve ações de cunho técnico, científico e cultural junto ao setor privado, a outras organizações do terceiro setor e à administração pública, no intuito de promover o aperfeiçoamento profissional dos diversos agentes sociais, assim como aprimorar, na plenitude, o desenvolvimento intelectual e humano. A entidade, diretamente ou por meio de convênios com outras instituições de ensino e pesquisa, disponibiliza diversos cursos profissionalizantes e de pós-graduação. Além disso, são organizados eventos e espaços de discussão com o objetivo de disseminar ideias e caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e solidária. A Fundação Sintaf procura disponibilizar serviços técnicos de excelência à sociedade. Para isso, conta com um corpo multidisciplinar de colaboradores qualificados academicamente e com larga experiência profissional, composto, em sua maioria, por técnicos da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará. Ciente de sua responsabilidade social, a entidade fomenta, ainda, ações de cunho sociocultural em parceria com comunidades locais. É o caso do projeto de inclusão social, ProSocial, realizado na comunidade centenária do Poço da Draga e outras comunidades residentes no entorno de unidades fazendárias, em Fortaleza. A Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) foi criada em 2007 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o objetivo de aperfeiçoar o serviço público, de promover e de manter atividades voltadas para a formação e qualificação profissional dos servidores públicos em geral e dos cidadãos, com foco especial às reivindicações profissionais dos parlamentares e agentes políticos vinculados às Assembleias Legislativas e às Câmeras Municipais conveniadas. APRESENTAÇÃO A dificuldade em gerar receitas próprias e a consequente dependência financeira das prefeituras aos repasses constitucionais do Estado e da União prejudicam a capacidade dos Municípios em implementarem as políticas públicas necessárias 1

Upload: phamnhi

Post on 15-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Fundação Sintaf abre inscrições para a 2ª Turma do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

A Fundação Sintaf é uma instituição de ensino e pesquisa constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), em fevereiro de 2008. A instituição desenvolve ações de cunho técnico, científico e cultural junto ao setor privado, a outras organizações do terceiro setor e à administração pública, no intuito de promover o aperfeiçoamento profissional dos diversos agentes sociais, assim como aprimorar, na plenitude, o desenvolvimento intelectual e humano. A entidade, diretamente ou por meio de convênios com outras instituições de ensino e pesquisa,  disponibiliza diversos cursos profissionalizantes e de pós-graduação. Além disso, são organizados eventos e espaços de discussão com o objetivo de disseminar ideias e caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e solidária. A Fundação Sintaf procura disponibilizar serviços técnicos de excelência à sociedade. Para isso, conta com um corpo multidisciplinar de colaboradores qualificados academicamente e com larga experiência profissional, composto, em sua maioria, por técnicos da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará. Ciente de sua responsabilidade social, a entidade fomenta, ainda, ações de cunho sociocultural em parceria com comunidades locais. É o caso do projeto de inclusão social, ProSocial, realizado na comunidade centenária do Poço da Draga e outras comunidades residentes no entorno de unidades fazendárias, em Fortaleza.

A Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) foi criada em 2007 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o objetivo de aperfeiçoar o serviço público, de promover e de manter atividades voltadas para a formação e qualificação profissional dos servidores públicos em geral e dos cidadãos, com foco especial às reivindicações profissionais dos parlamentares e agentes políticos vinculados às Assembleias Legislativas e às Câmeras Municipais conveniadas.

APRESENTAÇÃO

A dificuldade em gerar receitas próprias e a consequente dependência financeira das prefeituras aos repasses constitucionais do Estado e da União prejudicam a capacidade dos Municípios em implementarem as políticas públicas necessárias para fomentar o desenvolvimento local e, consequentemente, reduzir a pobreza. Esta foi a conclusão da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a “Eficiência da Administração Tributária e redução da pobreza nos municípios cearenses”.

Por acreditar que o bem estar da população e a melhoria dos indicadores sociais estão plenamente associados à gestão eficiente dos municípios, a Fundação Sintaf e a Assembleia Legislativa do Ceará celebraram convênio com o objetivo de ofertar, por meio da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal. O curso visa capacitar profissionais e estudantes de todo o Estado a lidar com os novos cenários institucionais, econômicos, ambientais e tecnológicos, visando o funcionamento mais eficiente e eficaz dos municípios.

1

Ao investir na qualificação da gestão pública municipal, a iniciativa busca apontar novos caminhos para o desenvolvimento do Ceará, visando a ampliação dos investimentos, políticas públicas mais eficazes, o bem estar da população e a redução da pobreza.

SOBRE O CURSO

ObjetivoCapacitar profissionais e estudantes que atuem ou pretendam atuar nas administrações municipais nas áreas essenciais ao funcionamento eficiente e eficaz do Município, especialmente as relacionadas à elaboração, análise e avaliação das políticas públicas, preparando-os para lidar com novos cenários institucionais, econômicos, ambientais e tecnológicos.

Público-alvoProfissionais de nível superior que tenham interesse em estudar temas multidisciplinares associados à Gestão Pública Municipal.

Carga horária total360 h/a

Coordenadores Carlos Eduardo dos Santos MarinoFrancisco Marcelo Silva de Menezes

CertificaçãoPela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace)

Instituições promotorasFundação SintafUniversidade do Parlamento Cearense

InvestimentoMatrícula: R$ 100,0018 mensalidades: R$ 330,00

Início das aulasAbril de 2016/Condicionado à formação da turma.

Horário/localÀs sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Rua Barbosa de Freitas, S/N - Dionísio Torres - Anexo 2 da Assembleia Legislativa do Ceará (Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes)

PROCESSO DE SELEÇÃO

InscriçõesAté 15 de março de 2016, na Fundação Sintaf (Rua Padre Mororó, nº 952 – Centro)

Documentação necessária para inscrição

2

- Curriculum Vitae preenchido a partir do modelo disponibilizado no site da Fundação Sintaf ou por email.(www.fundacaosintaf.org.br/[email protected]);- Diploma do Curso de Graduação (fotocópia autenticada) - Carteira de Identidade (fotocópia autenticada ou cópia e original);- Fotocópia do Histórico Escolar (curso de graduação);- Fotocópia de documentos de nível acadêmico (certificados de cursos, congressos, palestras, trabalhos publicados e outros).- Comprovante do pagamento da taxa de matrícula (Depósito na conta da Fundação Sintaf - Banco do Bradesco - Agencia: 0741-2 - Conta Corrente: 040010-6);- Contrato Educacional assinado.

Divulgação do ResultadoDia 21 de março de 2016, no site da Fundação Sintaf (www.fundacaosintaf.org.br).

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS

- Administração, Finanças, Orçamento e Contabilidade Pública- Auditoria de Controle Interno e Transparência da Gestão Pública- Cidadania Fiscal- Direito Administrativo- Direito Ambiental e Urbanístico- Direito Constitucional e Processo Legislativo- Direito Tributário Municipal- Gestão de Capital Humano na Administração Pública Municipal- Licitações e Contratos- Métodos Quantitativos- Metodologia da Pesquisa Científica- Planejamento e Gerenciamento Estratégico de Projetos e Processos- Simples Nacional aplicado aos Municípios- Trabalho de Conclusão de Curso

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

- Seminário sobre Controle Interno: pessoal, patrimônio, almoxarifado, controle da frota etc.- Seminário sobre Financiamento Municipal Interno e Externo- Seminário sobre Projetos de Educação Municipal- Seminário sobre Projetos de Saúde Municipal- Seminário sobre Tópicos em Licitação

EMENTAS

Administração, Finanças, Orçamento e Contabilidade PúblicaAdministração Pública: Noções Básicas, O Estado, Governo e Administração Pública, Novas Modalidades Administrativas. Orçamento Público: Noções Básicas. Orçamento na CF e LRF, Receita e Despesa Pública, Crédito Orçamentário e Adicional, Subvenções e Transferências,

3

Execução Orçamentária e Financeira. Contabilidade Pública: Noções Básicas, Plano e Sistema de Contas, Demonstrativos Contábeis da Gestão. Prestação de Contas, Tomada de Contas Especial. Finanças Públicas: Noções Básicas, O Sistema Tributário Brasileiro, O sistema Federativo e o Fenômeno da Descentralização, O Estado Regulador, A Parceria Público-Privada (PPP).

Auditoria de Controle Interno e Transparência da Gestão PúblicaControle Interno: definição, princípios fundamentais e Importância; controle interno, controladoria e auditoria interna; Ordenamento Legal das Funções do Controle Interno; Funções Correlatas (Contabilidade, Licitação, Tributação e Outras) e o Controle Interno; Controle Interno e Verbas Federais; Prevenção e Acompanhamento de Fiscalizações Estaduais e Federais; Auditoria: conceito e estrutura da Auditoria; tipo de auditoria: externa, Interna, operacional, contábil, tributária, de informática; Auditoria Municipal: relatório, follow-up. Transparência e controle externo na gestão pública municipal.

Cidadania FiscalRelação Estado-sociedade. Cidadania na contemporaneidade. Sensibilização para as questões fiscais nos municípios. Educação fiscal e sua relação com o cumprimento voluntário das obrigações tributárias. Aspectos sociais do sistema tributário. Tributação e dignidade humana.

Direito AdministrativoParte geral. Administração Pública. Bens Públicos. Princípios Administrativos. Poderes Administrativos. Atos Administrativos. Servidores Públicos. Serviços Públicos. Responsabilidade Civil. Intervenção do Estado na Propriedade. Desapropriação. Controle da Administração Pública.

Direito Ambiental e UrbanísticoA constitucionalização do meio ambiente no Brasil. Princípios de Direito Ambiental. Competência em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Licenciamento Ambiental. Dano ambiental e responsabilidade. Propriedade e meio ambiente. Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A constitucionalização da Política Urbana no Brasil. Princípios e diretrizes do Direito Urbanístico. Competência em matéria urbanística. Disciplina urbanística da propriedade. Direito de construir. Estatuto da Cidade e seus instrumentos. Planejamento urbanístico. Plano Diretor Municipal. Ordenamento do uso do solo urbano. Regularização fundiária.

Direito Constitucional e Processo Legislativo Origem e Evolução do Município. O município no sistema político-constitucional brasileiro. Criação, desmembramento, anexação, incorporação e fusão de Municípios. Organização institucional do Município. Lei Orgânica do Município. Poder Executivo Municipal. Responsabilidade dos Prefeitos. Patrimônio Municipal. Finanças, tributação e orçamento Municipais. Serviços e Obras Públicas municipais. Sistema de Controles municipais. O poder de polícia do município. A disciplina visa a introduzir o aluno nas noções básicas da Administração Pública Municipal, fortalecendo conceitos de federação e de democracia.

Direito Tributário MunicipalSistema Tributário Constitucional: princípios, regras e repartição de receitas. Teoria Geral do Direito Tributário: vigência, aplicação e interpretação da legislação tributária, obrigação tributária, lançamento, crédito tributário, administração tributária. Tributos Municipais: ISSQN, IPTU, ITBI, Taxas, Contribuição de Melhoria (Legislação do Município de Fortaleza).

Gestão do Capital Humano na Administração Pública Municipal

4

Planejamento Estratégico do Capital Humano (construção/organização de carreiras). Concurso Público (o art. 37 da CF e suas implicações na gestão do Capital Humano). Seleção de pessoas e contratação de temporários. Direitos e deveres do servidor público à luz da CF/88 e CE/89. Avaliação de desempenho e a questão da ascensão funcional por progressão/promoção. Remuneração (Salário motiva, desmotiva ou é uma variável neutra na questão motivacional?). Desenvolvimento do capital humano e a retenção de talentos. O desafio da educação à distância. Higiene, segurança e qualidade de vida. Automação de rotinas – do concurso público à aposentadoria - uma condição para a modernização da Gestão do Capital Humano. Formação de líderes no contexto da cultura organizacional. O papel do coach. O CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) como formador da competência. O mapeamento de competências e seus principais benefícios.

Licitações e ContratosLicitação: princípio da reserva legal; princípios constitucionais aplicáveis as licitações. Modalidades de Licitações: convite; tomada de preços; concorrência publica; concurso; leilão; pregão. Tipos de Licitação: menor preço; melhor técnica; técnica e preço; maior lance ou oferta. Regime de Execução ou Empreita: direta ou indireta; preços unitários ou globais. Dispensa e inexigibilidade de licitação. Registro de preços. Contrato: conceito; equilíbrio econômico-financeiro; cláusula de reajuste de preços.

Métodos QuantitativosMatemática financeira. Juros simples e compostos. Avaliação de projetos. Métodos Quantitativos e Avaliação de Projetos. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Estatística. Medidas resumo. Distribuições de probabilidade. Teste de hipótese e Intervalo de confiança. Introdução à econometria. Método da diferença em diferenças.

Metodologia da Pesquisa CientíficaA disciplina mostra a importância dos métodos de pesquisa para o trabalho de reflexão, enfatizando os nexos entre conhecimento técnico-profissional e outros campos de conhecimento, como as humanidades. Discute a sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Apresenta técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações. Estimula os alunos a fazerem um mapeamento de temas e questões que eles poderão vir a trabalhar como parte do processo de avaliação das atividades realizadas por eles ao longo do curso.

Planejamento e Gerenciamento Estratégico de Projetos e ProcessosConceitos Gerais: Níveis de Governança, Planejamento Estratégico, Projetos, Programas, Portfólios e Processos. Planejamento Estratégico: Estrutura do Planejamento Estratégico, Análise Swot, Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas, Priorização de Ações. Acompanhamento do Plano estratégico. Gerenciamento de Programas: Gerenciamento de Benefícios, Governança de Programas, Ciclo de Vida e Grupos de Processos. Gerenciamento de Portfólios: Ligação com a Estratégia Organizacional, Ligação com a Governança Organizacional, Ligação com o Gerenciamento de Operações, Ligação com o Gerenciamento de Projetos e Programas, As funções do Gerente de Portfólios, Papéis e Responsabilidades, Processos do Gerenciamento de Portfólios. Gerenciamento de Recursos Compartilhados. Demonstração de Ferramentas de Software.

Simples Nacional aplicado aos municípiosCaracterísticas gerais. Definição de microempresa e de empresa de pequeno porte. Abrangência. Opção. Vedações ao ingresso. Cálculo dos valores devidos. Benefícios e

5

incentivos fiscais para o SN. Microempreendedor Individual. Recolhimento dos tributos devidos. Obrigações fiscais acessórias. Exclusão do SN. Fiscalização do SN.

CORPO DOCENTE

ADRIANA MARIA MADEIRO DIOGO CRUZGraduada em Direito pela Universidade de Fortaleza. Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade de Fortaleza, latu sensu. Exerceu o cargo de diretora do DATEM – TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Presidente da Comissão de Acompanhamento de Licitações e Contratos Públicos da OAB-CE . Advogada militante na área administrativa com consultoria jurídica, auditoria, acompanhamento de processos e defesas junto aos órgãos de Controle Externo, Ministérios, Secretarias Governamentais.Endereço para acessar este CV: http: //lattes.cnpq.br/20085879500994502

ALEXANDRE SOBREIRA CIALDINIGraduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1985). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1997). Auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará e Presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais - ABRASF. Foi Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento estratégico, educação fiscal, Auditoria Fiscal e Governamental, Finanças Públicas e Contabilidade Governamental. Possui Diploma de Estudos Avançados - DEA pela Universidade de Barcelona. Atua na Economia do Setor Público, na Contabilidade Governamental e na Auditoria Fiscal. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2519088000313877.

ANA MÔNICA FILGUEIRAS MENESCAL Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (1989). Possui especialização em Direito Constitucional pela Unifor (1994), Especialização em Política e Administração Fazendária (2000) e Mestrado em Direito Constitucional (2007). Atualmente exerce suas atividades na Assessoria Jurídica da Secretaria da Fazenda do estado do Ceará e é Professora Titular das disciplinas de Direito Tributário e Direito Administrativo das Faculdades do Nordeste – FANOR. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8638317882817705.

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MARINODoutor em Economia pelo CAEN da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Economia (CAEN/UFC). Auditor Fiscal Adjunto da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE). Professor da Faculdade Farias Brito (FFB). Pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza - LEP/CAEN/UFC nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Pobreza, Desigualdade e Finanças Públicas. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/292567627572713

CARLOS SÉRGIO MOTA SILVA Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). MBA Executivo pela COPPEAD – UFRJ. Possui larga experiência em Planejamento Estratégico, implantação de Escritórios de Projetos e Gerenciamento de Projetos, Processos, Programas e Portfólios, em empresas de médio e grande portes. É diretor da P4Pro, consultoria especializada na implementação de modelos de governança para Projetos e Processos. Certificado PMP® pelo PMI® e CBPP® pela ABPMP® e CAE® pela Cambridge University. Ex-Diretor do PMI-CE, onde gerenciou o programa de tradução dos Padrões PMI de

6

Gerenciamento de Programas e Gerenciamento de Portfólios, projeto de repercussão internacional. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9801504299312669

CLÁUDIO GERMANO DIOGO DA SIQUEIRA CRUZGraduado em Direito pela Universidade de Fortaleza - Unifor. Pós-graduado em Direito Administrativo. Membro da Comissão de Licitação e Contratos Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil - Ceará. Experiência Profissional: exerceu os seguintes cargos no Grupo Edson Queiroz: Setor de Auditoria – Trainee de Auditoria, Auditor Auxiliar, Auditor Assistente, Auditor Sênior, Supervisor da Auditoria e Gerente Adjunto da Auditoria no período de 1982 a 1995. Gerente Nacional Administrativo Financeiro da área de mineração (Indaiá, Minalba e Midol) no período de 1995 a 2001. Sócio Diretor da Audiprev – Auditoria Preventiva S. C. Ltda., empresa prestadora de serviços de Auditoria Externa e Controle Interno. Assessora as seguintes Prefeituras: Caucaia, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Jaguaribe, Umirim, Irauçuba, Itapajé, Acaraú, Massapé, Miraíma, Porteiras, Lavras da Mangabeira e Icó.

EDILSON IZAIAS DE JESUS JUNIORGraduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2006). É especialista em Direito Processual pela Universidade da Amazônia/LFG (2008). Foi Analista Administrativo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na área de Licitações e Contratos (2006/2009). Atualmente é Analista Jurídico da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará com lotação na Assessoria Jurídica. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5199950217492793

FERNANDA MARA DE OLIVEIRA MACEDO CARNEIRO PACOBAHYBABacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1999). É Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Analista Jurídica da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará e da Pós Graduação da Faculdade Integrada do Ceará - FIC/Estácio. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo (Licitações e Contratos Públicos) e Direito Tributário, bem como na área de Administração Pública. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5417387438096814

FRANCISCO ÁLVARO CALIXTO LIMA Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1993), especialista em Administração e Política Tributária pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2000), mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009). Servidor da Secretaria da Fazenda do Ceará no cargo de Auditor Fiscal Adjunto da Receita Estadual. Atua na área de educação fiscal como palestrante, facilitador e instrutor. Endereço para acessar esse CV: http://lattes.cnpq.br/3481563952518402

FRANCISCO LÚCIO MENDES MAIAGraduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1981) e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, exercendo, também, mandato de Conselheiro no Conselho de Administração da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Orçamento, Contabilidade Pública e Auditoria Fiscal Tributária. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8883886026012873

7

FRANCISCO MARCELO SILVA DE MENEZES Economista pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre e Doutorando em Economia - CAEN-UFC. Professor de Pós-graduação - UNIFOR e Mestrado Profissional – CAEN-UFC. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual - SEFAZ-CE. Cargos ocupados: Coordenador Adjunto e Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Unifor; Controlador Geral do Município de Caucaia; Secretário Adjunto de Finanças do Município de Caucaia; Supervisor da Auditoria de Empresa da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará - SEFAZ-CE; Membro do Conselho Fiscal da Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Ceará - AUDITECE; Membro do Conselho Curador da Fundação SINTAF; Diretor Adjunto da Escola Superior de Estudos Tributário – ESET; Diretor Adjunto de Comunicação do Sindicato dos Fazendários - SINTAF. Áreas de atuação: Microeconomia, Macroeconomia, e Finanças Públicas. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1217049062698737.

FRANCISCO WILDYS DE OLIVEIRA Mestre em Economia pelo CAEN da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (1989) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é auditor da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: consultoria tributária, processo administrativo tributário, análise do sistema tributário nacional. É membro da comissão de reforma tributária da Fenafisco. Endereço para acessar esse CV: http://lattes.cnpq.br/0027983659890659.

GEORGINA DA SILVA GADELHA Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, sociedade, cultura e poder, folclore, oralidade e medicina caseira. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9239812499471482

GERMANA PARENTE NEIVA BELCHIORDoutora em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora universitária e Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Ceará. Atualmente, é Vice-Presidente da Região Nordeste do Instituto O Direito por um Planeta Verde.Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9420381711392213.

IMACULADA MARIA VIDAL DA SILVA Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem também pela UFC (1997) e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará –UECE (2007). Atualmente exerce o cargo de Auditora Fiscal Adjunta da Receita Estadual na Secretaria da Fazenda do Ceará. Atua na área de educação fiscal como palestrante, facilitadora e instrutora.

MARCUS AUGUSTO SILVA FERREIRA Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1993) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999). É especialista em Direito e Processo Administrativos pela Universidade de Fortaleza (2001) e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela

8

Universidade Estadual do Ceará (2009). Atualmente é Auditor Fiscal Assistente da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Ceará, exercendo atividades na Coordenadoria Administrativa e de Tecnologia da Informação da Sefaz. Tem experiência na área de Gestão de Pessoal e Direito Administrativo. Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/9513689721122950.

OSVALDO JOSÉ REBOUÇAS Doutor em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1988) e especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza (1989). Atualmente é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Assessor Técnico do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Professor da Universidade Federal do Ceará / Centro de Treinamento e Desenvolvimento e Membro de Conselho da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Tributo e Tratado Internacional. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3930574467878982.

VICTOR HUGO CABRAL DE MORAIS JUNIORPossui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2006). É especialista em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza (2010). Foi Advogado (2010/2011) com atuação na Gerência Estadual do Contencioso e Assessoria Jurídica de Fortaleza do Banco do Nordeste. Atualmente, é servidor da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, na área jurídica. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/61961059972824

ZANEIR GONÇALVES TEIXEIRA Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Mestre em Direito Público (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2002). Tem experiência em gestão universitária e prática docente nas áreas de Teoria do Direito, Ética, Hermenêutica, Direito Civil e Direito Ambiental. Atualmente é Professora do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza-UNIFOR e membro do Programa Tutorial Acadêmico. É também advogada inscrita na OAB/CE sob o número 12638, desde 13/07/1998. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1331188071958414

ContatoFundação Sintaf Fone (85) 3223-6644 E-mail [email protected]

9