do estado · o texto já tem a aprovação ... nova brasília, no complexo do alemão, que...

16
PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 02 gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br Quarta-feira Goiânia, 21 de fevereiro de 2018 Ano 13 - Edição 3438 do Estado 1 R$ gazetadoestado AC/DC: Australiano diz ser filho de Bon Scott PÁGINA 08 O Estado de S. Paulo, 2010 JUSTIÇA & CIDADANIA Medidas menores, chamadas de “intervenção branca”, já aconteceram inclusive em outros Estados brasileiros Intervenção branca: RJ tem atuação das Forças Armadas desde a década de 90 “A guerra ao crime organizado passa, assim, a ser conduzida por uma força con- junta formada pelo Exército e pelas polícias Militar, Civil e Federal” (trecho retirado da matéria “Brizola autoriza ações do Exército no Estado) “Agora há um clamor público e uma situação sem precedente no Rio, cujo apa- rato policial não consegue mais fazer-se respeitar.” (Presidente da OAB/RJ – Sérgio Zveiter) O Estado de S. Paulo, 1993 O Estado de S. Paulo, 1994 O Estado de S. Paulo, 2003 O Liberal, 1989 O Estado de S. Paulo, 2002 O Estado de S. Paulo, 2002 O Estado de S. Paulo, 1994 DEFESA Temer destaca importância da construção de submarinos em Itaguaí Tomaz Silva/ABr ELEIÇÕES Com dobradinha Caiado e Lúcia Vânia, Federais de Jataí e Catalão são aprovadas em Comissão do Senado FINANÇAS Foto utilizada para cálculo do IPTU está disponível na internet PÁGINA 04

Upload: phamdan

Post on 16-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

PÁGINA 03 PÁGINA 03

PÁGINA 02

gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br

Quarta-feira Goiânia, 21 de fevereiro de 2018Ano 13 - Edição 3438 do Estado1R$

gazetadoestado

AC/DC: Australiano diz ser filho de Bon Scott PÁGINA 08

O Estado de S. Paulo, 2010

JUSTIÇA & CIDADANIA

Medidas menores, chamadas de “intervenção branca”, já aconteceram inclusive em outros Estados brasileiros

Intervenção branca: RJ tem atuação das Forças Armadas desde a década de 90

“A guerra ao crime organizado passa, assim, a ser conduzida por uma força con-junta formada pelo Exército e pelas polícias Militar, Civil e Federal” (trecho retirado da matéria “Brizola autoriza ações do Exército no Estado)

“Agora há um clamor público e uma situação sem precedente no Rio, cujo apa-rato policial não consegue mais fazer-se respeitar.” (Presidente da OAB/RJ – Sérgio Zveiter)

O Estado de S. Paulo, 1993

O Estado de S. Paulo, 1994O Estado de S. Paulo, 2003

O Liberal, 1989 O Estado de S. Paulo, 2002

O Estado de S. Paulo, 2002

O Estado de S. Paulo, 1994

DEFESA

Temer destaca importância da construção de submarinos em ItaguaíTomaz Silva/ABr

ELEIÇÕESCom dobradinha Caiado e Lúcia Vânia, Federais de Jataí e Catalão são aprovadas em Comissão do Senado

FINANÇASFoto utilizada para cálculo do IPTU está disponível na internet

PÁGINA 04

Page 2: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Grupo Exata de Comunicação LtdaCNPJ: 04.471.978/0001-92

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

COMERCIALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

PUBLICAÇÃO LEGALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal2 Opinião

DIRETOR PRESIDENTEAdão dos Reis Gonç[email protected] PRESIDENTEHelvislane Martins Gonçalves

REDAÇÃO - WhatsApp: (62) 9 [email protected]

DIREÇÃO GRÁFICAÉrika SandraDIAGRAMAÇÃOGabriela Nunes

CLASSIFICADOSTel: (62) 3282-7409 / (64) [email protected]

REDAÇÃO SULRua B-8, S/N, Qd. 14, Lt. 20, Itanhangá ICaldas Novas - Goiás

DISTRIBUIÇÃOGrupo Exata de Comunicaçã[email protected] (62) 9 92636547 - 9 83004318

n

Justiça Cidadania

n Braulio [email protected]

&&Medidas menores, chamadas de “intervenção branca”, já aconteceram inclusive em outros Estados brasileiros

Intervenção branca: RJ tem atuação das Forças Armadas desde a década de 90

Não é a primeira vez que o Estado do Rio de Janei-ro tem as Forças Armadas entrando em cena na se-gurança pública, embora a intervenção Federal seja a primeira formal desde 1988. Após a redemocratização, com a CF, há registros de que o Rio já experimentou intervenções do Exército, com medidas menores, pelo mesmo motivo: a tensão so-cial na segurança pública.

Na última sexta-feira, 16, Temer assinou um decreto de intervenção Federal que aciona o Comando Militar do Leste (CML) para a res-ponsabilidade do comando da Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no Estado do Rio. O texto já tem a aprovação da Câmara dos Deputados. Com um placar de 340 votos favoráveis, 72 votos contrá-rios e 1 abstenção, o texto se-guiu para o Senado Federal.

O CML já apareceu no cenário carioca, em 1993, quando o então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, autorizou as ações do Exército no Estado. O es-topim do pedido de Brizola aconteceu após um conflito na favela do Coroado, em Acari, que resultou em uma sucessão de chacinas e um embate sangrento entre tra-ficantes e policiais.

A autorização do gover-nador permitia que o exér-cito cedesse armas de alto poder de destruição e ofere-cesse um treinamento à PM, a fim de que os policiais não ficassem em uma situação inferior aos traficantes.

Assim como o decreto de Temer dividiu opiniões sobre a eficácia para a reso-lução do problema no Es-tado, o mesmo aconteceu naquela época. Maurício Corrêa, quando ministro da Justiça, defendeu que era necessário evitar ferir a autonomia do Estado. O próprio Itamar Franco, en-tão presidente da Repúbli-ca, também tinha ressalvas quanto à medida, mas aca-bou assinando o convênio.

No ano seguinte, uma nova medida foi tomada. No dia 31 de outubro de 1994, as Forças Armadas foram novamente invocadas para

que um general estivesse na secretaria de segurança. O motivo foi similar: um con-fronto entre policiais e tra-ficantes, dessa vez na favela Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou mais mortes. A atuação do Exército foi do mês de no-vembro até janeiro.

Os jornais já chamavam a atuação do exército de “In-tervenção militar”, que in-clusive teve apoio da OAB/RJ na época. Em 1994, o Conselho Seccional da OAB decidiu, por unanimidade, apoiar a decretação do esta-do de defesa no Rio. O apoio veio com um adendo: de que a medida não se trans-formasse em um pretexto para a violação dos direitos humanos.

Em 2018, 24 anos de-pois, a OAB/RJ também se posicionou sobre o recente decreto de Temer. Em nota oficial, a seccional do Estado divulgou que vai criar um grupo de acompanhamento da execução da intervenção, a fim de garantir a transpa-rência do processo e o diá-logo com a população.

NOTA OFICIALA intervenção federal

no Rio de Janeiro exige pro-funda reflexão sobre a crise do Estado. E, mais urgente-mente, demanda uma linha de ação que atue no sentido de sanar os problemas so-ciais sem ferir o compromis-so com o Estado democráti-co de Direito.

(...)Assim, a OAB/RJ convi-

da entidades da sociedade civil organizada para a cria-ção de um grupo de acom-panhamento da execução da intervenção federal, a fim de garantir a devida transparência do processo e o diálogo com a popula-ção. A primeira reunião de trabalho do grupo, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, está pre-vista para o início de março, tão logo a intervenção seja votada nas duas casas do Congresso Nacional.

Quando Lula era presi-dente da República, mais uma vez a intervenção fe-deral foi cogitada para atuar no Rio de Janeiro. O minis-

tro-chefe da segurança ins-titucional da época, general Jorge Armando Félix, prepa-rou o plano, mas Lula prefe-riu agir de maneira menos drástica.

As razões que levaram o ex-presidente a não assinar o decreto são as mesmas que levaram Michel Temer a dizer que vai cessar a in-tervenção: o impedimento do congresso em aprovar as emendas à Constituição, o que atrasaria o andamen-to das reformas. Em 2003, a previdência também cons-tava no rol das reformas em andamento.

NO RESTANTE DO BRASIL

A segurança pública não é um problema apenas para o Rio de Janeiro. Em 1989, um advogado ingressou com petição na PGR solici-tando a intervenção federal no Estado do Rio Grande do Sul. A motivação do pedido foi a greve dos delegados da polícia.

Em 1993, o Estado de Alagoas assistiu ao exército intervir na PM. O ato defi-nido por Itamar Franco foi configurado como uma “in-tervenção branca”, aquela que não é a oficial, por meio do decreto, como aconteceu recentemente.

O Estado do Espírito Santo quase chegou a ter uma intervenção federal, em 2002, para combater a corrupção e o crime or-ganizado. O Conselho dos Direitos da Pessoa Huma-na, do ministério da Justi-ça, aprovou a decretação de intervenção. Entretanto, o pedido foi arquivado e o mi-nistro da Justiça da época, Miguel Reale Júnior, pediu demissão do cargo. Fer-nando Henrique Cardoso, presidente da República na época, ao invés de decretar a intervenção, criou uma for-ça-tarefa de segurança pú-blica no Espírito Santo nos moldes do Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 2010, o procurador-geral da Re-pública da época, Roberto Gurgel, pediu intervenção federal no DF após a prisão do então governador do DF, José Roberto Arruda. Por 7 a 1, o STF rejeitou pedido.

Migalhas n

n Brenno Alves@brennoalvesalmeida

[email protected]

enário

Rápidasn Segunda parcela do IPVA de placa final 1 vence dia 26

n Discussões políticas e jurídicas não alteram vencimento do IPTU

n Vereadores se reunirão com secretário de Segurança para pedir criação de batalhão da PM para o transporte coletivo

n Recursos para revitalização total da Marginal Botafogo já estão em andamento

n Projeto obriga casas noturnas a exibir advertências sobre risco de dirigir embriagado

n Proposta de desconto em 1ª CNH para pessoas de baixa renda está na pauta do Plenário da Assembleia Legislativa.

n Batuíra precisa de doações de produtos de higiene, quem puder doar entrar em contato pelo fone (62) 3281 0655.

n O deputado Federal Daniel Vilela entregou ontem, o novo prédio do MDB goiano, que passou por uma ampla reforma, com uma homenagem ao prefeito Iris Rezende Machado, que agora empresta seu nome à nossa sede.

Saúde do Futuro O diretor de Inovação do Hospital Israelita Al-

bert Einstein de São Paulo, Cláudio Terra, será um dos palestrantes do Saúde do Futuro, evento sobre Telemedicina, Bioinformática e Inteligência Artifi-cial aplicada à Saúde, que será realizado, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Goiânia. Terra abordará parcerias do Einstein, um dos maiores centros de Inovação em Saúde do Brasil, com escolas de En-genharia, Ciência da Computação e pesquisado-res, que estão mudando perspectivas de médicos e pacientes do hospital e de outras instituições.

RecursosForam anunciados recursos para obras de con-

tenção de erosão, infraestrutura e pavimentação asfáltica no município de Aparecida. Os ministros Helder Barbalho e Alexandre Baldy garantiram ao prefeito Gustavo Mendanha o repasse no valor de R$ 9.9 milhões, sendo R$ 5 mi do Ministério da Integração Nacional e R$ 4.9 mi do Ministério das Cidades, respectivamente. O anúncio oficial foi realizado durante inauguração das obras de con-tenção da erosão no Jardim Luz.

SegurançaO vice-governador Zé Eliton, que em 2016

liderou movimento nacional por mudanças es-truturais nas ações de combate à criminalidade, celebra o anúncio feito neste fim de semana pelo presidente da República, Michel Temer, de criação nos próximos dias do Ministério da Segurança Pública. Idealizador do Pacto Integrador Interesta-dual, que reúne hoje 22 estados, a nova pasta, com orçamento próprio, será “caminho importante na construção de uma cultura de paz”, afirma.

Vagas para Deficientes

O vereador Ansel-mo Pereira (PSDB) apresentou, ontem, projeto que determina reserva de vagas para pessoas com deficiên-cia nas contratações para prestação de ser-viços, com forneci-mento de mão de obra, ao Município de Goiâ-nia, desde que a deficiência não seja incompatível com o exercício das funções do contrato.

Educação em Festa A Educação goiana está em festa. O Sistema de

Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2017 apontou os melhores índices de proficiên-cia em Português e Matemática da história, com grandes avanços em todas as séries. Os dados foram apresentados nesta ontem, ao governador Marconi Perillo e equipe durante reunião do Goiás Mais Competitivo e Inovador. Titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira mostrou, no encontro, que a polí-tica de valorização da educação pública estadual adotada pelo governo Marconi está surtindo efeito.

Page 3: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 3Política

DEFESA

ELEIÇÕES

Com a articulação dos senadores Ronaldo Caiado (Democratas-GO) e Lúcia Vânia (PSB-GO), os projetos que criam as universidades federais de Jataí (PLC 7/18) e Catalão (PLC 5/18) foram aprova-dos na Comissão de Edu-cação do Senado, nesta terça-feira (20/02).

Os textos já aprova-dos na Câmara seguem agora ao plenário do Se-nado para o trâmite final em caráter de urgência. Caiado (Jataí) e Lúcia Vânia (Catalão) foram os relatores dos projetos e também se revezaram na exposição em defesa da importância regional das novas instituições.

“Vamos dar a oportu-nidade para que uma re-gião altamente produtiva, que é o sudoeste goiano, tenha um ensino superior de ponta. A universidade em Jataí vai atender a toda uma área de mais de 56 mil quilômetros quadra-dos com 500 mil habitan-

tes. Uma referência na-cional em produtividade que agora será também referência na formação de pessoas qualificadas para dar, não só ao cam-po, mas ao setor urbano a qualidade profissional que merecem. É gratifi-cante podermos ver neste momento uma matéria

tão relevante como esta com o objetivo de poder facilitar a vida dos goia-nos que ali nasceram e vivem”, defendeu Caiado.

Lúcia Vânia elogiou o relatório de Caiado e enal-teceu a importância do mandato do democrata para o estado de Goiás. “Cumprimento o senador

Ronaldo Caiado e quero dizer da minha satisfação em vê-lo relatando essa matéria de uma região que conhece tão bem e sabe da importância dessa uni-versidade para a região. É um motivo de orgulho para todos nós a sua rela-toria e o seu trabalho aqui nessa casa”, comentou.

Já no relatório sobre a criação da Universidade de Catalão, Lúcia Vânia apontou não ter dúvidas de que “o desmembra-mento da Regional Ca-talão em universidade autônoma propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior pú-blico naquele entorno” e ressaltou a importância que “parcerias, convê-nios e pesquisas volta-das às necessidades da região poderão ser for-talecidas e estimuladas com maior celeridade”.

Após a leitura, Caiado pediu a palavra e ressal-tou que essa é uma luta de vários anos que se inciou com o ex-prefeito Haley Margon e seguiu ago-ra alicerçada pelo atual, Adib Elias. “Interessante é que o Estado de Goiás, um estado bem central, é um dos que têm o menor número de universidades entre os estados da federa-ção. Esta matéria tem para

nós uma relevância ímpar: vamos dar a uma região do estado que é referência muito avançada na área da indústria, com monta-doras de carro e tratores, um ensino superior com a qualidade e a vocação que ela precisa”, evidenciou.

CURSO DE MEDICINADurante sua atuação,

Caiado também refor-çou o trabalho que vem desempenhando para a criação do curso de me-dicina em Catalão, já au-torizado pelo Ministério da Educação e apenas aguardando dotação or-çamentária.

“Essa é uma oportuni-dade que estamos crian-do de, dentro do campus de Catalão, instalarmos o curso de medicina, o que dará um grande dife-rencial a jovens que hoje são obrigados a migrar a Uberlândia ou Goiânia para ter essa oportunida-de”, comemorou.

Imprensa CaIado

Temer destaca importância da construção de submarinos em Itaguaí

Com dobradinha Caiado e Lúcia Vânia, Federais de Jataí e Catalão são aprovadas em Comissão do Senado

Akemi NitAhArA/ABr - O presidente Michel Temer e outras autoridades par-ticiparam da cerimônia de início da montagem final do primeiro deles, no Com-plexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O presidente acionou o mecanismo sim-bólico que uniu duas partes da embarcação.

Temer destacou a im-portância da construção do submarino para o desen-volvimento tecnológico e científico do país. “Vamos avançando a passos firmes em um projeto abrangen-te e ambicioso. O Prosub é peça chave não apenas em nossa política de defesa, mas também em nossa es-tratégia de desenvolvimen-to científico e tecnológico. Estamos construindo mais um capítulo em defesa da soberania nacional”.

O presidente lem-brou que a construção do submarino de propulsão

nuclear, com tecnologia totalmente brasileira, im-pulsionará também setores tecnológicos como a medi-cina e a matriz energética, além de gerar empregos de mão de obra extremamen-te especializada.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou a importância do país ter capacidade de dissuasão, alcançada com os subma-rinos, apesar de ser um país pacífico. “Vai nos pos-sibilitar a capacidade de ter uma tecnologia que nos dê defesa, desenvolvimento e produtividade. O Brasil é um país provedor de paz. O Brasil é um defensor da

ordem internacional e do direito internacional dos povos. Nós respeitamos a soberania e não aceita-mos a solução pela força e a ingerência seja de quem for e por qual motivo. Mas infelizmente na ordem internacional prevalece a anarquia e não o direito. Por isso o Brasil precisa de capacidade de dissuasão para defender a sua sobe-rania, o seu território e os seus interesses. Embora pacífico, não é desarmado e nunca será desarmado na defesa de seu povo e dos seus interesses”.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pe-

zão, lembrou que o projeto gera 4.700 postos de tra-balho diretos e indiretos, o que é necessário para o es-tado, segundo ele, inclusive para promover a segurança.

“Hoje, a gente começa a retomar [a economia], de-vido a esse grande traba-lho da equipe econômica. O Brasil começa a crescer de novo. O que nós preci-samos no estado do Rio é de muita segurança, e o senhor [presidente Temer] está sendo parceiro nosso, mas a gente precisa muito de emprego, que a atividade econômica volte fortemen-te. O que o ministro [da Fa-zenda, Henrique] Meirelles puder colocar aqui, trazer investimentos estratégicos, é fundamental. A gente só ganha a guerra da seguran-ça pública com a carteira de trabalho assinada”.

As autoridades não de-ram declarações sobre a in-tervenção militar federal no Rio de Janeiro e saíram sem conversar com a imprensa.

CONSTRUÇÃOEssa fase é a última an-

tes do lançamento ao mar do submarino Riachuelo, previsto para o segundo semestre. A montagem

envolve elevada sofistica-ção tecnológica e o projeto conta com a participação de universidades e centros de pesquisa, fomentando o desenvolvimento tecnoló-gico e de materiais do país.

Os segmentos foram construídos na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), também em Itaguaí, e foram trans-portados em três etapas. A primeira, no dia 14 de fevereiro, levou para o lo-cal da montagem, distante cinco quilômetros do local de fabricação, uma parte com 39,86 metros de com-primento, 12,30 de altura e pesando 619 toneladas. A segunda parte, com 18 metros de comprimento e 370 toneladas, foi trans-portada no dia 4 de feve-reiro. O último segmento, com 14 metros e 190 to-neladas, foi movimenta-do no dia 8 de fevereiro.

O comandante da Mari-nha, almirante de esquadra Leal Ferreira, ressaltou que o país recupera com o pro-jeto a capacidade de cons-trução de submarinos. O primeiro será incorporado à frota em 2019 e, até 2023, um por ano. Ele admitiu um atraso de dois anos no pro-

jeto, devido principalmen-te a dificuldades relativas a cortes orçamentários.

“Os atrasos tivemos dois aspectos, o orçamen-tário, que todos da esfera federal tiveram, e o técnico, envolvidos com o modelo, que é mais comprido que o francês. O submarino que vamos receber em 2019 es-tava previsto para 2017”, disse o almirante.

Além dos quatro sub-marinos convencionais, o Prosub, lançado em 2008 num acordo de transfe-rência de tecnologia com a França, também está cons-truindo o primeiro subma-rino de propulsão nuclear do Brasil, com tecnologia totalmente brasileira. A previsão é que o submari-no nuclear brasileiro fique pronto em 2029.

O Brasil conta atual-mente com cinco submari-nos, sendo um da classe Ti-kuna, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da classe Tupi, sen-do o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferên-cia de tecnologia, nas déca-das de 1990 e 2000.

Senador relatou projeto que cria nova instituição em Jataí e articulou também aprovação em Catalão junto à presidente da Comissão

Sidney Lins Jr

A Marinha começou a fase de integração dos quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo, construídos pelo Prosub

Itaguaí(RJ) - Submarino apresentado durante cerimônia de Integração dos submarinos Classe Riachuelo, no Complexo Naval

Tom

az S

ilva/

AB

r

Page 4: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal4 Cidades

FINANÇAS

Foto utilizada para cálculo do IPTU está disponível na internet

Giselle Vanessa CarValho - As fotografias utilizadas pela Prefeitura de Goiânia para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urba-no (IPTU) 2018 estão dis-poníveis no site www.ip-tugoiania.com.br. A partir do número de inscrição cadastral do imóvel, que pode ser conferido no próprio boleto do tributo, os cidadãos conseguem acessar a fotografia aérea, os dados constantes no Boletim de Informações Cadastrais (BIC), base de dados utilizada pelo mu-nicípio para identificar as características estruturais e de acabamento; além do boleto para pagamento à vista, com 10% de des-conto, ou da primeira das até 11 parcelas possíveis. O IPTU 2018 vence nesta terça-feira, dia 20.

“Nós colocamos no ar essa ferramenta que mostra a foto do imóvel, como funciona o cálcu-lo do IPTU, a exemplo do valor venal, tamanho da área edificada, quan-to está sendo cobrado, se o contribuinte teve ou não o desconto na atua-lização venal previsto na Lei 9.704/15, entre ou-tros. Toda a explicação de como é calculado o IPTU ocorre por meio desse me-canismo”, diz o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo. O objeti-vo da ferramenta é respal-dar os cidadãos que têm dúvidas quanto ao valor cobrado e a descrição do imóvel no boleto do IPTU deste ano. Pela imagem, por exemplo, é possível visualizar, destacado em vermelho, a localização do imóvel e a área constru-ída. Pelo BIC, disponível no mesmo endereço na internet, o contribuinte também consegue visua-lizar as características es-truturais e de acabamento dos imóveis conforme o cadastro na prefeitura.

“Através dessa ferra-menta, o cidadão pode identificar se a área cons-truída dele é mesma aque-la, se a imagem da prefei-tura está de acordo com a realidade atual do imóvel, se os dados que subsidiam a forma de cálculo são

compatíveis com o perfil da propriedade hoje. En-fim, é possível uma aná-lise detalhada do imóvel e, até mesmo, emitir o bo-leto para pagamento dire-tamente nesse site”, expli-ca o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). A avaliação dessas

informações é importante tanto para conhecimen-to do proprietário quanto para dirimir dúvidas de contribuintes que cogi-tam ingressar com pro-cesso administrativo para questionamento do valor cobrado pelo IPTU 2018. Isso porque, se não hou-

ver divergência real entre os dados da prefeitura e o perfil da propriedade, o pedido de revisão será negado e, como efeito, o contribuinte passa a se sujeitar ao pagamento de juros, multas, correção monetária, entre outras penalidades decorrentes

da inadimplência, caso o IPTU não seja pago até a data de vencimento.

“Estatisticamente, a margem de erro da prefei-tura para fins de cobran-ça de IPTU é de apenas 0,03%. É muito pouco. Claro, cada cidadão tem o direito de reclamar se houve algum erro ou não. Mas, o fato é, a quantidade de erros é ínfima. Antes de ingressar com recurso é importante que o cida-dão esteja seguro que há mesmo um equívoco na cobrança pois, caso o pe-dido de revisão não tenha êxito, o contribuinte vai ter que arcar com juros e multas decorrentes do pagamento em atraso”, pondera Alessandro Melo. O prazo para protocolar pedido de revisão vai até o dia 22 de março. É possí-vel ingressar com recurso na Atende Fácil, central de relacionamento com a Prefeitura de Goiânia si-tuada no Paço Municipal.

CÁLCULO DO IPTUAs imagens que subsi-

diaram o lançamento do IPTU também podem ser conferidas por meio da ferramenta Mapa Digital Fácil (http://portalmapa.goiania.go.gov.br/mapa-facil/), disponível no site oficial da Prefeitura de Goiânia. A diferença é que, por meio dela, o cidadão pode analisar as fotogra-fias aéreas realizadas pelo município e comparar por meio delas a evolução dos imóveis ao longo do tem-po. O Mapa Digital Fácil oferece ainda recurso que permite ao cidadão medir de forma online o tama-nho da área construída. No site IPTU Goiânia é possível apenas visualizar a última fotografia aérea realizada pela prefeitura.

Embora seja possível visualizar o imóvel em ambas as ferramentas, IPTU Goiânia e Mapa Di-gital Fácil, é o Boletim de Informações Cadastrais o dado mais importante disponibilizado no site www.iptugoiania.com.br. Composto por uma base de dados que detalha o perfil da propriedade, a exemplo da estrutura, das instalações hidrossa-nitárias e elétricas, assim como o tipo de cobertura, pintura, esquadria, piso, forro, revestimento, entre outros acabamentos in-ternos e externos; o BIC tem peso para cálculo do IPTU. A substituição de

cerâmica por porcelana-to, por exemplo, é fator de aumento da pontuação na tabela BIC e, consequen-temente, no preço cobra-do pelo IPTU.

Inclusive, a desatuali-zação do BIC, segundo le-vantamento da Secretaria Municipal de Finanças, provoca aumento no valor do IPTU em 95% dos pro-cessos abertos com solici-tação de análise do tributo. A alta decorre do fato de que, aberto processo, os fis-cais precisam efetuar visto-ria presencial aos imóveis e, conforme determina o Código Tributário Munici-pal (CTM), não apenas para mensurar o tamanho da área construída, mas tam-bém para avaliar as carac-terísticas da estrutura e dos acabamentos. O Boletim de Informações Cadastrais, na maioria dos casos, provoca aumento no valor do im-posto porque os cidadãos culturalmente não infor-mam ao município quando ocorre mudança nas carac-terísticas do imóvel como, por exemplo, quando ins-tala quartzo silestone onde antes havia granito.

Até agora, a Secretaria Municipal de Finanças tem na agenda vistoria presencial em 0,3% dos imóveis da Capital. Os fis-cais vão in loco medir o tamanho das proprieda-des e analisar as caracte-rísticas delas como efeito de aproximadamente dois mil processos de revisão de IPTU já solicitados à Prefeitura de Goiânia. O preço do IPTU resulta de cálculo que considera o valor venal, que é quanto o imóvel vale, na avalia-ção da prefeitura, para fins comerciais considerando localização, tamanho do lote e da área construída; alíquota, percentual que oscila entre 0,20% e 0,55% de acordo com a locali-zação da propriedade; e também dos pontos obti-dos por meio da tabela do Boletim de Informações Cadastrais. As pontuações resultantes do BIC têm valores que oscilam, por exemplo, entre R$ 167,07 e R$ 74,26 para imóveis que alcançaram pontu-ação mínima, que vai de 0 a 30 pontos; e de R$ 3.342,04 a R$1.782,39 para os imóveis que atingem 100 pontos. As variações entre a mesma pontuação decorrem da localização do imóvel dentro de uma das quatro zonas fiscais que dividem a cidade.

Site www.iptugoiania.com.br mostra imagem detalha do imóvel e permite emissão do boleto para pagamento do IPTU

Page 5: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 5Cidades

DIREITOS HUMANOS

Programa de Aquisição de Alimentos contará com R$ 3,5 milhões em 2018

Centro de juventude é inaugurado em Samambaia

CIDADANIA

O governo inaugurou na manhã desta terça-fei-ra (20) o Centro de Juven-tude de Samambaia. O es-paço, que fica na QS 402, é o terceiro do DF e tem capacidade para atender 500 jovens por mês.

Entre as atividades, para pessoas de 15 a 29 anos, estão cursos profis-sionalizantes, oficinas cul-turais e de esporte, além de atendimentos pedagó-gicos e psicológicos.

As ofertas foram ba-seadas em pesquisas com a população, que também solicitou cursos do #BoraVencer Profis-sionalizante no centro.

“Samambaia hoje ganhou mais um es-paço de promoção da juventude. Isso nos dei-xa muito felizes, como o reconhecimento de Brasília pela revista Exame como o melhor lugar para a juventude no País”, disse o gover-nador de Brasília, Ro-drigo Rollemberg.

O lugar tem 600 metros quadrados de área total e 190 de área construída com salas de informática, de vio-lão e multiuso. Foram investidos R$ 450 mil na reforma do prédio onde funcionava uma unidade do Serviço de

Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o secretário de Políticas para Crian-ças, Adolescentes e Ju-ventude, Aurélio de Pau-la Guedes Araújo, com a entrega de hoje, são 1,5 mil jovens atendidos nos espaços. Os outros dois centros de juventu-de do DF ficam em Cei-lândia e na Estrutural.

Rollemberg também destacou que, até mar-ço, serão criadas 6 mil vagas para esse público em programas do go-verno. Além das 500 no centro inaugurado hoje, há 4 mil para qualifica-ção profissional no pro-grama #Boravencer e 1,5 mil que serão lança-das até o mês que vem no Jovem Candango.

Na cerimônia de hoje, Rollemberg citou ainda outras benfeito-rias em Samambaia, como a inauguração de um centro interescolar de línguas, a entrega de cinco creches e as obras de drenagem no centro da região administrativa.

De acordo com ele, em breve também será inaugurado o Complexo Cultural de Samambaia, que já está em pronto e recebe mobília.

Mariana DaMaceno

MEIO AMBIENTE

Dênio Simões/Ag. Brasília

Projeto de acesso à água no Togo receberá prêmio em Brasília

INTERNACIONAL

Um projeto de acesso à água no Togo [país na costa ocidental da África, limi-tado a norte por Burkina Faso, e a leste pelo Benim) ganhou o prêmio Kyoto World Water Grand Prize, que será entregue durante o oitavo Fórum Mundial da Água (FMA), em Brasília, informaram nesta segun-da-feira (19) representantes do Conselho Mundial da Água. A informação é da agência EFE.

O prêmio de 2 milhões de ienes (cerca de R$ 60 mil) foi concedido à Or-ganização de Caridade Cristã para Pessoas em Dificuldade (Ente di Be-neficienza Cristiano per le Persone in Difficoltà) por um projeto que “contri-buiu para uma diminui-ção notável das doenças e mortes relacionadas ao acesso à água e ao sanea-mento no Togo”, segundo o Conselho Mundial.

O projeto se desenvol-veu graças à contribuição do Fundo da Água de Ja-pão (JWF), que financia ideias do tipo. Nesta edi-ção, a organização rece-beu a inscrição de 144 ini-ciativas de 46 países para concorrer ao prêmio.

O Kyoto World Water Grand Prize foi criado em 2003 e destaca a cada três anos organizações com base de países em desenvol-vimento por conquistas na

solução de problemas hídri-cos, o que serve de modelo para outras associações.

O prêmio será entre-gue durante o Fórum Mundial da Água, que reunirá participantes in-ternacionais entre 18 e 23 de março, em Brasília. Durante cinco dias serão debatidas temáticas rela-cionadas a este recurso, com especial insistência na sustentabilidade.

aBr

Samira Pádua/ag. BraSília - O Programa de Aquisi-ção de Alimentos (PAA) contará com recursos na ordem de R$ 3,5 milhões em 2018. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desen-volvimento Rural, mais de mil agricultores familiares serão beneficiados.

O valor engloba R$ 1,5 milhão já existentes so-mados a R$ 2 milhões do plano de trabalho do PAA de 2018, assinado pelos governos local e federal durante o seminário Ali-menta Brasília na manhã desta terça-feira (20) .

O governador de Brasília, Rodrigo Rol-lemberg, participou do evento, na Centrais de Abastecimento do Dis-trito Federal (Ceasa--DF). “A melhor forma de manter o agricultor no campo e a destinação rural das nossas terras é garantir renda e oportu-nidade para a agricultu-ra familiar. A qualidade de vida nas cidades de-pende da preservação da área rural”, ressaltou.

Assinaram o plano de trabalho do PAA de 2018 o secretário da Agricultu-ra do DF, Argileu Martins, e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministé-rio do Desenvolvimento Social, Caio Rocha.

“Nós temos muitos PAAs no Brasil, mas há es-tados em que não funcio-na. Em Brasília, o PAA que vem para cá não é despesa

pública, é investimento”, destacou Caio Rocha.

A estimativa é que a Secretaria da Agricultura compre dos agricultores mais de mil toneladas de alimentos, que vão be-neficiar pelo menos 30 mil pessoas, por meio da distribuição a entidades socioassistenciais.

Em 2017, foram distri-buídas 578 toneladas de produtos rurais para 28 mil pessoas, por meio de 118 entidades. Ao todo, foi executado R$ 1,8 milhão.

Entre outros investi-mentos para o setor, cita-dos por Rollemberg, está a entrega de patrulhas de me-canização agrícola, como ocorreu no sábado (17).

Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricul-tores familiares. Os pro-dutos, destinados à doa-ção, são oferecidos para entidades socioassisten-ciais inscritas no Banco de Alimentos da Ceasa.

Entre as que recebem a ajuda estão escolas, associações e abrigos, selecionados quando atendem aos critérios es-tabelecidos pelo Comitê Gestor Nacional do PAA, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social.

O secretário da Agri-cultura, Argileu Martins, destacou a eficiência do sistema de compras e as vantagens para o produtor.

“O agricultor familiar tem a experiência de es-tabelecer a escala da pro-dução e a qualidade do alimento. Ele se organiza e se prepara para estar no mercado. Ao mesmo tempo, ele comercializa por um valor justo e fica menos refém da sazona-lidade de preço.”

Na solenidade de assinatura do plano de trabalho, foi inaugurada uma unidade técnica do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O ser-viço atenderá produtores

interessados em solicitar crédito fundiário.

No DF, o escritório fica no Centro de Capaci-tação e Comercialização da Ceasa-DF e começará a atender a partir desta quarta (21), das 8 à 12 ho-ras e das 13 às 17 horas.

Além disso, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria da Agri-cultura, foi entregue um veículo utilitário para a Associação dos Produto-res Rurais Novo Horizon-te transportar produtos. A parceria terá vigência de 36 meses.

Outra novidade foi o anúncio de que a Asso-ciação Brasileira de As-sistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) será beneficiada com a implementação de uma horta comunitária na sede da instituição. O espaço será feito com R$ 230 mil do Ministério do Desenvolvimento Social.

Desse valor, R$ 2 milhões vêm do governo federal. Plano de trabalho foi assinado nesta terça-feira (20), em cerimônia na Ceasa

Gabriel Jabur/Ag. Brasília

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contará com recursos na ordem de R$ 3,5 milhões em 2018. Plano de trabalho foi assinado nesta terça-feira (20), em cerimônia na Ceasa-DF, e a previsão é que mais de mil agricultores familiares sejam beneficiados

Plano Distrital de Educação Ambiental: consulta pública fica aberta até 8 de março

Fica aberta até 8 de março a consulta pública para a elaboração do Plano Distrital de Educação Am-biental. A participação é virtual e está disponível no portal de consulta pública do governo de Brasília.

A elaboração do do-cumento está prevista na Política de Educação Am-biental do DF. O objetivo é estabelecer metas e ações que orientem a política pública de educação am-biental em Brasília.

“Queremos que esse documento construído de forma conjunta fomente ações e parcerias em prol

da valorização de nossa identidade e noção de per-tencimento ao Cerrado”, diz o secretário de Meio Ambiente, Igor Tokarski.

Para ele, com o plano, “podemos ter clareza de como preservar e conser-var esse importante bioma”.

Entre as ações propos-tas no documento estão:n Articulação institucionaln Mobilização social e aporte de recursosn Educação ambiental no ensino formaln Formação de educa-dores ambientais

ag. Brasília

Page 6: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal6 Polícia

CÂMARA

Coleta de assinaturas de apoio a projetos de lei de iniciativa popular poderá ser feita pela Internet

A coleta de assinaturas de apoio a projetos de lei de iniciativa popular po-derá ser feita pela Internet. A mudança está entre as sugestões apresentadas durante a discussão da re-forma política.

A comissão especial que discutiu a matéria no ano passado aprovou rela-tório sobre os mecanismos de democracia direta e sugeriu projeto de lei com novas regras para plebisci-tos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular.

Pelo texto, as assinatu-ras de apoio a propostas de iniciativa popular po-derão ser colhidas eletro-nicamente e a Câmara dos Deputados disponibilizará gratuitamente plataforma tecnológica de sua pro-priedade destinada à cole-ta de subscrições.

O relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que o objetivo da proposta é facilitar o acesso do ci-dadão a essa ferramenta democrática importante,

além de garantir transpa-rência no processo.

“O mundo mudou, o Brasil mudou, os costumes da sociedade estão mu-dando. A relação do poder público com a sociedade tem sofrido muitos abalos e provocações pelo mun-do afora. E nós precisamos usar sobretudo as novas tecnologias para interagir com a sociedade. O Brasil está muito atrasado nessa matéria”, argumentou.

Para atender a essa fu-tura modalidade de apre-sentação de propostas de iniciativa popular, a Câma-ra vem desenvolvendo um sistema em parceria com a Universidade de Brasília e o Instituto Ethereum.

Consultor da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Ricardo Paixão explicou que o sistema vai contar com um módulo de auditoria que poderá ser consultado por qualquer cidadão em qualquer lugar do mundo.

“A iniciativa do parla-mento é no sentido de in-

crementar um mecanismo de democracia direta que já estava sendo oferecido pela Constituição e dotar esse mecanismo de todos esses meios para que o processo seja o mais trans-parente possível. É um passo significativo para aumentar a participação cidadã dentro das ativida-des legislativas”, destacou.

Para o professor de com-putação da UnB Alexandre Gomes, apesar de previstas na Constituição, as propos-tas de iniciativa popular têm um processo quase impos-sível de ser cumprido.

“É extremamente ine-ficiente em termos prá-ticos, porque demanda uma coleta de assinaturas cuja validação não é logis-ticamente viável. Desde 1988 até hoje, nós tivemos apenas cinco projetos de iniciativa popular que en-traram no processo legis-lativo. Geralmente, não é assim que acontece, geral-mente o projeto é adota-do por algum parlamen-tar que se sensibiliza com

aquilo”, afirmou.

REGRASO projeto sugerido pela

comissão especial da refor-ma política determina ainda que o prazo máximo de cole-ta de subscrições de um pro-jeto de lei será de dois anos, contado a partir do registro da respectiva minuta junto à Câmara dos Deputados.

A coleta eletrônica de assinaturas será realizada por meio de plataformas tecnológicas que atendam aos requisitos de seguran-ça e transparência estabe-lecidos pela Câmara dos Deputados, necessários para coibir a coleta fraudu-lenta de subscrições; coibir a utilização indevida dos dados pessoais dos subs-critores; assegurar que a plataforma disponha de mecanismos de segurança que impeçam o acesso não autorizado de terceiros aos dados de subscrição. A proposta diz ainda que Câmara poderá auditar plataformas desenvolvidas por terceiros. Rota JuRídica

GOIÂNIA Plantão policial

OAB-GO fiscaliza captação irregular de clientes feita em frente ao prédio do INSS

Rota JuRídica - A Comis-são Especial de Com-bate ao Exercício Ilegal da Profissão e Captação Ilegal da seccional goia-na da Ordem dos Ad-vogados do Brasil pro-moveu fiscalização, na manhã desta terça-feira (20), em frente ao Insti-tuto Nacional de Seguro Social (INSS), no Centro de Goiânia. O objetivo da iniciativa foi identifi-car e coibir a prática de captação ilícita de clien-tes. Também foram en-tregues panfletos para conscientizar a popula-ção em geral.

De acordo com o vice-presidente da co-missão, Luciana Cardo-so, a prática é comum no local, além de ocor-rer diariamente em ou-tras agências do INSS e em frente ao Ministério do Trabalho.

Ao final da ação, re-alizada entre às 8h e às

10h, o vice-presiden-te relatou que foram identificados três pes-soas que faziam a cap-tação ilegal de clien-tes. A iniciativa teve o apoio do INSS.

“Nas abordagens, o captador fica em frente ao INSS e espera algum assegurado entrar ou sair do local e faz diver-sas perguntas. Aí, ele en-caminha o “cliente” para um escritório de advo-cacia”, diz.

Após o sucesso da blitz desta manhã, Lu-ciana Cardoso reforça

que serão realizadas mais ações como estas em outras agências do INSS em Goiânia. “Não queremos que seja uma ação esporádica. Nosso objetivo mesmo é que seja corriqueira”, diz.

CAMPANHAA OAB-GO realiza

campanha “Você Não Está Sozinh@ e Mere-ce um bom Advogad@” contra o exercício ilegal da profissão. A iniciativa tem o objetivo de cons-cientizar a sociedade quanto à importância de

procurar sempre por um advogado e denunciar os não-profissionais.

Com uma metáfora envolvendo uma maçã, a ação faz um compara-tivo entre o que faz bem e o que não faz, em alu-são ao bom e mau pro-fissional e àquele que não é advogado, mas diz ser.

A iniciativa preten-de também estimular as denúncias de casos de exercício ilegal que podem ser feitas pelos canais disponibilizados pela OAB-GO.

Aprática é comum no local, além de ocorrer diariamente em outras agências do INSS e em frente ao Ministério do Trabalho

Carreta com gado tomba na GO-230Itapuranga

GoiâniaHomem suspeito de assaltar residência é preso

O Grupo de Repres-são a Roubo da Delegacia Estadual de Investiga-ções Criminais prendeu, nesta segunda-feira (19), Gustavo Manoel da Silva por roubo circunstan-ciado pelo emprego de arma de fogo e concur-sos de pessoas, crime praticado no dia 13 de dezembro de 2017 no re-sidencial Sonho Verde, em Goiânia-(GO).

Gustavo e um me-nor surpreenderam as

vítimas, colocando-as na sala, sob vigilância, e subtraíram diversos ob-jetos de valor, incluindo veículo, já recuperado.

Os suspeitos agiram com violência física e psicológica. Durante as investigações, a equipe policial reuniu elemen-tos suficientes que com-provaram a participação de Gustavo, que também responderá por ter indu-zido o menor de idade a praticar o delito.

OAB quer coibir a captação ilícita de clientes

Na noite de segunda--feira (19), um caminhão que carregava 93 cabeças de gado tombou na GO-230. O veículo trafegava na GO-230, de Uruana em direção a Itapuranga, a 145 quilômetros de Goiânia, quando, segundo infor-mações da Polícia Militar (PM), em uma curva fe-chada, foi forçado a mano-brar para evitar o choque contra um veículo vindo do sentido contrário. O motorista sofreu apenas arranhões no rosto.

O primeiro resgate partiu de jovens que via-javam em um ônibus par-ticular, de Ceres para uma faculdade em Itapuran-

ga. Ao avistar o acidente, os jovens pararam para ajudar o motorista, que estava preso na cabine. No momento, cerca de 25 bois estavam andando pela rodovia.

Para o soldado da PM Rubens Souza, o motoris-ta do caminhão afirmou que tentou evitar uma co-lisão contra um veículo quando tombou na curva fechada. “Sinalizamos o local e acionamos os bom-beiros para que viessem retirar corpos de animais das ferragens. Além dis-so, muitos outros ficaram feridos, com patas e até coluna quebradas e terão que ser sacrificados”.

Page 7: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 7

CPDOC/FGV

Moreira trai desde o berçoSem o “papelzinho do Brizola” vão roubar todas as eleições“Gatinho anGorá”: intervenção no que des-truiu - Já não resta mais dúvida a nin-guém. A intervenção federal foi Rio foi fei-ta sem planejamento, como bem definiu Ricardo Kotscho no seu Balaio do Kotscho na segunda-feira (19/02): “nas coxas”. (...) Mais ainda. Kotscho, na sua postagem – Foi do “Gatinho Angorá” a ideia de botar fogo no circo para Temer levar vantagem? -, supõe que a intervenção foi obra e graça do “Gato Angorá”. Um apelido com o qual Brizola batizou Moreira Franco. Dinheiro para lá, dinheiro para cá, no entanto, na contabilidade das propinas da Odebrecht acabou merecendo um diminutivo, sabe--se lá por que.

Talvez Moreira não fosse capaz de, sozinho, idealizar esta intervenção. En-xergue-se sim uma digital mais compro-metedora, a do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tal e qual sustenta Luis Nassif em – Xadrez de Sérgio Etchgoyen, o comandante de fato do governo Temer. Nunca é demais lembrar a extirpe dos Etchegoyen e os laços que as gerações anteriores da famí-lia sempre tiveram com o autoritarismo, ditaduras e torturas. Estão aí os exemplos do pai e do tio do atual ministro – Léo (o pai) e Cyro – que o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) perpetuou na História do Brasil..

(...) Ao jogar a favor da intervenção com interesses que devem ir além do desvio das atenções para a acachapante derrota que esperava Michel Temer na tão propalada reforma da previdência, Moreira Franco parece esquecer que suas digitais estão marcadíssimas neste quadro de penúria que os fluminenses suportam. Desde 1985.

Naquele ano, ao vencer as eleições estaduais no bojo da popularidade de Tan-credo Neves, derrotando Darcy Ribeiro, do PDT, na sucessão de Leonel Brizola, ele desprezou, por idiossincrasias políticas, o único projeto que poderia evitar o cresci-

mento da criminalidade no Estado do Rio: a escola em tempo integral. (...)AOS LEITORES: O Blog tem por objetivo tratar com detalhes assuntos de interesse público, buscando informações novas e análises diferenciadas. Por isso, costumamos apresentar menos postagens. Nossa sobrevivência depende da ajuda dos leitores, compartilhando os textos para um maior número de pessoas. Contamos ainda com contribuições financeiras para a manutenção desta página, em quaisquer valores e em qualquer periodicidade. Podem ser feitas na conta corrente cujos dados se encontram na página do Blog, ao final do artigo acima. Desde já agradecemos aos que vêm contribuindo e às novas contribuições.

EM TEMPO: o Nassif não inventou o Gal. Etchegois - o Conversa Afiada achou suas impressões digitais na Intervenção Tabajara antes - PHAEM TEMPO2: as impressões digitais do gatinho angorá estão aqui, desde a censura ao Vampirão Presidente - PHAEM TEMPO3: quem destroçou a roubalheira da Proconsult foi o Jornal do Brasil - o melhor jornal do Brasil, na época - e não a rádio, como se demonstra no livro best-seller “Plim-Plim, a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral”. Com a cumplicidade do Moreira, a participação direta da Globo e a ação dos criminosos do Gal. Golbery, o “Feiticeiro”, do Historialista, tentaram roubar a vitória do Brizola no computador. Como farão de novo, enquanto não houver o “papelzinho do Brizola”

Pha

n Paulo Henrique [email protected]

@ConversaAfiada

Conversa AfiadaJUDICIÁRIO

País possui 2,1 milhões de processos pendentes de solução idêntica

rota Jurídica - Em todos os Tribunais do Brasil, chega a 2,1 milhões o número de processos paralisados no Poder Ju-diciário por suas vincula-ções a temas repetitivos. O dado, que correspon-de a 2,5% dos processos pendentes nos diversos ramos da Justiça, integra o “ Relatório Causas Re-correntes que Incham e Atrasam a Justiça. ” que o Departamento de Pes-quisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça torna público.

Demandas repetitivas são processos nos quais a mesma questão de di-reito se reproduz de for-ma que sua solução pelos tribunais superiores ou tribunais locais possa ser replicada, fazendo que causas idênticas tenham a mesma solução. Além de divulgar o número dos processos com andamen-to suspenso por deman-das repetitivas, o relatório apresenta os temas que mais geram precedentes

judiciais obrigatórios. En-tre esses assuntos cons-tam questões de Direito Público, Direito Tributá-rio, Direito Processual Ci-vil e do Trabalho.

Entre os 10 temas com o maior número de pro-cessos paralisados por demandas repetitivas estão: aplicação da Taxa Referencial (TR) como ín-dice de correção monetá-ria de saldos das contas do FGTS, correção mo-netária de saldos em ca-derneta de poupança por expurgos da inflação de planos econômicos das décadas de 80 e 90, “desa-posentação” e tributação incidente sobre faturas de energia elétrica.

Com a publicação do relatório, o CNJ busca ampliar a visibilidade dos dados disponíveis no Painel de Consulta ao Banco Nacional de Demandas Repetitivas e Precedentes Obriga-tórios (BNPR). Esse pai-nel está disponível para consulta neste portal desde janeiro de 2017.

O objetivo é contri-buir com as cúpulas dos tribunais na formulação de diagnósticos sobre es-sas demandas e definição de prioridades de ação e organização de pautas

em julgamento.Entre os dados dis-

poníveis no documen-to constam, também, os temas de demandas repetitivas por tribunal. Segundo o relatório, es-tão a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF) 974 temas de repercus-são geral, dos quais 670 foram julgados.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ) são 800 temas de recursos espe-ciais repetitivos, sendo que 733 foram julgados. Já o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ana-lisou 16 temas de recur-sos repetitivos, sendo que cinco foram julga-dos e 11 estão penden-tes de avaliação.

Em termos quantita-tivos, os cinco tribunais com o maior número de processos sobrestados são: Tribunal de Justiça de São Paulo (536,2 mil processos sobrestados), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (506,5 mil processos sobrestados), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (245,5 mil processos sobrestados), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (129,7 mil processos) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (117,1 mil processos).

Demandas repetitivas são processos nos quais a mesma questão de direito se reproduz de forma que sua solução possa ser replicada

SAÚDEHospital do Coração de Goiás realizada sua primeira gastroplastia endoscópica

No dia 17, sábado, o médico Oscar Barrozo Marra e sua equipe realiza-ram a primeira gastroplas-tia endoscópica do Hospi-tal do Coração de Goiás, instituição associada da Associação dos Hospitais de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpa-ceg). Esse procedimento, segundo o médico, é o iní-cio de uma nova etapa do tratamento da obesidade e síndrome metabólica.

“Realizada totalmente por endoscopia, a gastro-plastia endoscópica apre-senta enormes benefícios para o paciente, em es-pecial, a rápida recupera-ção e o imediato retorno

às suas atividades diárias associado à baixa morbi-dade”, explicou o médico, ressaltando que para a re-alização do procedimento é necessário além de trei-namento, equipamentos específicos avançados.

“A realização deste pro-

cedimento só foi possível porque o Hospital do Co-ração de Goiás acreditou no projeto e investiu na aquisição destes apare-lhos”, afirmou Oscar Bar-rozo Marra.

rosane rodriGues da cunha

Moreira Franco, no início da carreira política, seguiu os passos do antigo sogro, o cacique fluminense Ernani do Amaral Peixoto, genro de Getúlio Vargas

Page 8: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal8 Social/Famosos

Gael se torna o grande herói de O Outro Lado do Paraíso e mexe profundamente com Clara

Conforme já antecipado, Renato (Rafael Cardoso) vai se tornar o grande vilão de O Outro Lado do Paraíso. Diante disso, restará para Gael (Sergio Guizé) se tornar o mais novo mocinho da tra-ma de Walcyr Carrasco.

Segundo capítulos que que virão, Gael vai coman-dar uma verdadeira ope-ração de resgate em uma explosão no garimpo nos próximos capítulos de O Outro Lado do Paraíso. De quebra, o rapaz, que é bem odiado pelo público por ter batido muito em Clara, também vai obrigar a mãe Sophia (Marieta Severo) a arcar com todos os custos hospitalares dos envolvi-dos na explosão.

Diante do surgimento desse novo Gael, Clara fi-cará balançada pelo rapaz novamente. Ele, por sua vez, vai colocar um ponto final na relação com Aura

(Tainá Muller) e irá procurar Clara. Chegado na casa da moça, será lhe oferecido bebida, mas Gael vai pedir um café. Ele pedirá mais uma chance para Clara e vai revelar que Sophia o massacrava quando crian-ça: “De espancado virei es-pancador. Mas nunca mais bato em mulher”. “Eu que-ria poder acreditar”, diz ela.

Preocupado em sondar o terreno, Gael vai questio-nar Clara como está o rela-

cionamento dela com Patri-ck (Thiago Fragoso), mas a mocinha vai desconversar: “A vida é tão cheia de re-viravoltas, Gael”, descon-versará ela, mexida. “Então vou continuar vindo aqui até cê me expulsar. Vou te convidar pra sair. Jantar. Um dia você vai olhar de novo pra mim, Clara. E vai ver que sou o homem da tua vida. E você é a mulher da minha”, fala ele, que sai deixando ela pensativa.

@[email protected]

n Leonardo Arruda

In Foco

“Safadão Sunset” agita GoiâniaFenômeno de público em todo o Brasil, o cantor Wesley Safadão será o anfitrião do “Safadão Sun-set”, no dia 17 de março (sába-do), a partir das 15 horas, no Esta-cionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Ele que é sucesso nos palcos, rádio, TV e internet vai receber os convidados especiais, Gabriel Diniz, dono do hit “Acabou Acabou”, que gravou em parceria com Safadão e Jonas Esticado, novo astro do forró. O início das vendas aconteceu no dia 1º de fevereiro e seguem a todo vapor.

Prêmio A Revista Viver Goiás rea-liza no próximo dia 22 de março mais uma edição do Prêmio Mulheres Empre-endedoras o evento acon-tecerá no Oliveiras Place. Onde será homenageada Mulheres que tiveram desta no ano. Na foto as home-nageadas do ano de 2016. Foram; Ana Carolina Ban-nach, Bruna Cechini & Ana Filipa Belchior, Cleibis Bian-chi, Debora Sousa, Dorcas Cristina, Eliane Barbosa, Elione Queiroz, Glória Damaso, Isabel Borges , Juliana Castro, Kênia Antonietti , Leticia Pacheco, Livia Holanda, Lucia Ferreira, Maria Eugenia, Mariana Gidrão, Marylia Oliveira, Paula Cornelio , Quezia Ramos, Ruscaia Soares, Sibele Carvalho, Thaise Martins, Valeria Martins & Sonia Storck e Neide Ataíde

FantasiaO cantor Jefferson Moraes comemorou seus 25 anos (na foto com Gabriel Gava) com uma festa à fantasia, recentemente, na boate Villa Mix, no Setor Marista, em Goiânia. Entre os convidados estavam João Bosco - da du-pla com Vinicius, Mariano - da dupla com Munhoz, a DJ Larissa Lahw, Gabriel Gava, a diva Fitness internacional pela WBFF Ana Flávia Magalhães, entre outros. O buffet do evento foi do Caseratto Bar e Restaurante, Tartuferia San Paolo e Fabbrica di Pizza. As balas e doces foram da Jassa Cakes. Jeffer-son Moaraes é dono de uma das agendas mais badaladas da atualidade e de hits como “Coleção de Ex” e “Beber com Emergência.

Novidade No dia 17, sábado, o médico Oscar Barrozo Marra e sua equipe realizaram a primeira gastroplastia endoscópica do Hospital do Coração de Goi-ás, instituição associada da Associação dos Hospitais de Alta Complexidade do Esta-do de Goiás (Ahpaceg). Esse procedimento, segundo o mé-dico, é o início de uma nova etapa do tratamento da obesi-dade e síndrome metabólica. “A realização deste procedimento só foi possível porque o Hospital do Coração de Goiás acreditou no projeto e investiu na aquisição destes aparelhos”, afirmou Oscar Barrozo Marra.

CampeãBella Alencar. Cantora mirim interpreta vários estilos musicais como pop, samba e MPB, mas o sertanejo é seu preferido. Esse ano, participou do festival – Mais Sertanejo, um dos maiores do Brasil. Con-correu com quase 220 inscritos e con-seguiu ficar em primeiro lugar. “Foi muito emocionante participar deste evento com tantos talentos de todo o país. Mais um marco para minha carreira”, destaca a jovem, que a cada show e concursos dis-putados vai agregando mais experiência.

AC/DC: Australiano diz ser filho de Bon Scott

Dave Stevens, de Melbourne, diz ser filho da lenda do AC/DC Bon Scott. Ele cresceu como filho adotivo em um lar em Geelong e aos 18 anos de idade começou a procurar seus pais bio-lógicos. Ao encontrar a sua mãe ela perguntou a ele se ele cantava, antes de dizer quem acredita-va ser o seu pai.

“Eu procurei por meus pais biológicos e foi quando eu descobri que meu pai era Bon Scott. Foi maravilhoso descobrir que ele era meu pai mas devasta-

dor saber que eu nun-ca o conheceria. Foram emoções conflitantes.

Todas as pessoas que eram próximas a Bon me acolheram.”

Corrêa e Dias Fotografia

João Luiz Coleta

Page 9: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 9Social/Cultura

EM 2017

MinC autorizou liberação de R$ 38,6 milhões para 63 espaços culturais n HD Hércules Dias

blog: www.herculesdias.com.br

“Deus nunca perturba a alegria dos seus filhos se não for para lhes preparar uma mais certa e maior.”

ResolveCom a presença do prefeito da capital tocantinense, Carlos Amastha e do presidente nacional do INSS, Francisco de Paulo Soares, foi inaugurado o Resolve Palmas.

InéditoNa oportunidade Francisco Soares, disse de sua felicidade em participar de um evento inédito na história do INSS.

BenefícioEssa iniciativa que está sendo lançada agora em Palmas, beneficiar todo o Tocantins.

Governador“O senhor vai ser o governador do Tocantins pelo seu empreendorismo e pujança!” disse o presidente do INSS, Francisco Soares.

AmasthaNa sua fala o prefeio disse sobre o programa Guarda Chuva, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos/FNP em parceria com o INSS.

ModeloO ponta pé inicial que foi dado em Palmas será implantado em todos os municípios do Brasil tendo como modelo a nossa capital.

SerejaResolve Palmas é a sereja do bolo da administração municipal, disse o prefeito Carlos Amastha.

Concessões de rodovias estaduaisO folclórico deputado José Nelto não tem noção do conteúdo da Lei Nº 19.999 de 02/02/2018 quando diz que o governo não cumpriu o acordo com os deputados em questões do projeto sobre concessões de rodovias. Em conformidade com a referida Lei, em seu artigo 1º, parágrafo 5º, as praças de pedágio deverão ser instaladas em distância não inferior a 30 km (trinta quilômetros) a partir da divisa do município de Goiânia com os demais municípios. Portanto, o governador Marconi Perillo sancionou o projeto com as emendas acordadas com a Assembleia Legislativa.

Ascom minc - Garantir que a população tenha acesso a equipamentos culturais modernos e de alta qualidade foi uma das principais priori-dades do Ministério da Cultura (MinC) em 2017. No ano passado, o MinC, por meio de sua Secre-taria de Infraestrutura Cultural (Seinfra), au-torizou o repasse de R$ 38,6 milhões para muni-cípios construírem, re-formarem e adquirirem equipamentos para 63 espaços culturais, entre bibliotecas, teatros e ci-nemas, em 57 municí-pios de todas as regiões do Brasil. O montante é 44% maior do que em 2016, quando foram au-torizados R$ 26,8 mi-lhões. Desde 2014, foram autorizados 261 projetos em 227 cidades.

Além disso, foram inaugurados em 2017 10 novos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), com um inves-timento de R$ 21,6 mi-lhões do MinC. Com os dois entregues em janei-ro de 2018, são 151 CEUs em funcionamento nas cinco regiões do País. Localizados em áreas de alta vulnerabilidade so-cial, os centros oferecem, em um mesmo espaço, programas e ações cul-turais, práticas esporti-vas e de lazer, formação profissional e serviços socioassistenciais, sem-pre com foco em áreas de alta vulnerabilidade social. “Uma das minhas prioridades, alinhada com o próprio ministério, foi dar mais velocidade às entregas dos CEUs”, afirma o secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini, que assumiu a secretaria no último trimestre do ano passado.

A maior parte dos recursos utilizados para construir e reformar equipamentos culturais (com exceção dos CEUs) é proveniente de emen-das parlamentares. “Con-seguimos executar 96,3% dos recursos previstos nas emendas, o que é um desempenho excelente. Os recursos beneficiaram

inclusive municípios que, até então, não tinham equipamento cultural, o que é essencial na po-lítica do Ministério da Cultura de democratizar cada vez mais o acesso à cultura”, destaca Bertini.

Dos 63 projetos con-tratados em 2017, com valor global de investi-mento de cerca de R$ 44,3 milhões (R$ 38,6 milhões em recursos do MinC e R$ 5,7 milhões em contra-partidas dos municípios), 17 foram de construção de novos equipamentos culturais, 32 de reforma e modernização e 14 de aquisição de equipamen-tos e mobiliários. Foram beneficiados municípios de 18 estados: Acre, Ama-pá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambu-co, Paraná, Rio de Janei-ro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergi-pe, São Paulo e Tocantins.

CULTURA, ESPORTE E LAZER EM UM SÓ ESPAÇO

Os 10 CEUs inaugu-rados em 2017 ficam em Paulo Afonso (BA), São Sebastião do Passé (BA), Recanto das Emas (DF), Governador Valadares (MG), Ubá (MG), Breves (PA), Apucarana (PR), São José do Rio Preto (SP), Várzea Paulista (SP) e Vo-torantim (SP). Atualmen-te, há 151 CEUs em todo o Brasil, localizados nas cinco regiões. Outros 182 estão em construção em 169 municípios do País e no Distrito Federal.

Segundo Bertini, a previsão é inaugurar, até o fim do ano, mais 40 CEUs. Dois deles já foram entregues em janeiro nas cidades de Almirante Ta-mandaré (PR) e Cubatão (SP). “É uma meta ousa-da, mas que não depende inteiramente do MinC. Nós fizemos nossa par-te, que foi liberar os re-cursos financeiros para a Caixa Econômica, mas as prefeituras precisam ga-rantir que haja medições apropriadas da evolução das obras, para que os re-cursos sejam repassados com regularidade”, des-taca o secretário. “Como temos mais de 60 proje-tos com 90% de obra civil concluída, estou anima-do em poder fazer essas entregas”, completa.

A responsabilidade pela execução das obras dos CEUs e pela poste-

rior administração é das prefeituras municipais, que devem promover a mobilização da comuni-dade durante as obras e constituir um Grupo Ges-tor Tripartite para cada CEU, composto por um terço da comunidade, um terço da sociedade civil organizada – entidades parceiras – e um terço das secretarias municipais envolvidas com o Pro-grama. Também cabe ao município oferecer o ter-reno urbanizado e regula-rizado. Cada centro conta com biblioteca, cinetea-tro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Re-ferência em Assistência Social e pista de skate. Os CEUs maiores (de 3 mil e 7 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground e pis-ta de caminhada.

Além das inaugura-ções de CEUs, o MinC re-alizou um trabalho de ca-pacitação voltado para a gestão e a sustentabilida-de desses espaços. Os en-contros foram realizados em seis CEUs de quatro regiões do País (Apareci-da de Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Maricá/RJ, Serra Talhada/PE, Feira de Santana/BA e Campo Largo/PR), capacitando responsáveis por centros de 99 municípios de 15 diferentes unidades da Federação. Nesses locais, ocorreram encontros com lideranças e gestores dos CEUs, com a partici-pação da comunidade, para capacitação e tro-ca de experiências para conduzir a mobilização social, a ocupação e a in-fraestrutura dos espaços. São as chamadas ações de “ativação” dos CEUs.

De acordo com o se-cretário, as “ativações” deste ano serão realiza-das inicialmente em cin-co estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Per-nambuco, Maranhão e Rondônia. “As escolhas têm a ver com a ques-tão logística, de forma a atendermos vários es-tados de uma só vez”, explica Bertini. “Nas ativações, mais do que aglutinar as experiências, trocar ideias e ver o que está funcionando, nós queremos discutir duas coisas: a sustentabilida-de física e de conteúdo (do espaço) e as informa-ções para as avaliações de impacto”, informa.

A maior parte dos recursos utilizados para construir e reformar equipamentos culturais (com exceção dos CEUs) é proveniente de emendas parlamentares

O deputado Estadual Lissauer Vieira (PSB), recebeu ontem à noite o Título de Cidadão Itajaense, conferido pela Câmara Municipal de Itajá.

Direto de Palmas/Tocantins

Luciano atuanteO Vice Presidente da ABIH Nacional, Luciano De Castro Carneiro participou em Brasilia no dia 16/02 de uma Audiência Pública que tratou da proposta de regulamentação do Art. 45 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiencia. A Lei 13.146, de 6 de julho de 2015 impõe aos hotéis a obrigatoriedade de que 10% de seus dormitórios sejam acessíveis. Em defesa dos pequenos hotéis, luciano ressalta que o uso deste tipo de apartamento é muito pequeno e que o percentual de UHs adaptadas exigidas pela Lei é excessivo e não reflete a realidade da demanda. Os quartos adaptados são pouquíssimos utilizados, ficando quase sempre vazios, o que não justica as despesas para tal adaptação, afirma Luciano.

Page 10: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal10

IPAMERICampeonato de futebol terá início neste sábado

Este ano o campeonato terá duas equipes a mais que nas edições anteriores, com isso, o formato de disputa foi alterado. Antes eram 10 equipes que jogavam entre si na primeira fase, classificando quatro times para as semifinais. Agora, serão 12 equipes divididas em dois grupos com seis times, com jogos apenas dentro de cada grupo (5 jogos) e ao final da primeira fase, se classificam para as quartas de final, as quatro melhores equipes de cada chave, sendo que o 1º lugar de um grupo enfrentará o 4º colocado da outra chave, enquanto 2º e 3º colocados das chaves opostas também se enfrentam. O 6º lugar de cada grupo será rebaixado para a segunda divisão do campeonato. O grupo A terá: Fantasma, Esporte União, Sport Domiciano, Aston Villa, Nacional e 23ª Cia. Já no grupo B estão: Unimed, Guarani, Domiciano Ribeiro, Juventude, BDL e Vila América.

n Dimas Ferreira & [email protected](61) 9 8455-9669 (ZAP) e (61) 9 9601-1154

Municípios em Pauta

Como acontecem todos os anos, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango marcou presença na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da cidade. Presidida pelo vereador Rogemberg Barbosa, a so-lenidade aconteceu na manhã de segunda-feira (19), com a presença dos 19 vereadores, secretários muni-cipais e da comunidade. O prefeito fez um breve resumo para prestação de contas do último ano e reafirmou o seu compromisso com a cidade para o ano de 2018. O Chefe do Executivo agradeceu o trabalho dos servidores,

pois segundo ele, o progresso e todo desenvolvimento da cidade passa pelas mãos deste segmento. O presi-dente da Casa, Rogemberg Barbosa completou afirmando que mesmo em meio a crise que o Brasil enfrenta, a Prefeitura de Águas Lindas tem hon-rado o compromisso e o direito do servidor municipal. “Hoje nossa ci-dade vive uma nova realidade, e cada pessoa aqui contribuiu e contribui para a continuidade do desenvolvi-mento que vivemos dia após dia. Pa-rabéns prefeito pelo seu comprometi-mento com a nossa cidade” finalizou.

A Prefeitura do município de Santo Antônio do Descoberto, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciên-cias e Tecnologias, inicia os trabalhos de substituição de árvores exóticas doentes por árvores nativas. Os trabalhos come-çaram no início desse mês na Av. Ima-culada Conceição, próximo ao centro da cidade, tendo como objetivo embelezar as ruas da cidade. Os Ipês vão substituir as Ficus Benjamina, árvores exóticas,

que estão doentes e atacadas por pra-gas e mosca branca. O Ipê uma é árvore nativa do Brasil e floresce entre os meses de junho e agosto. Além da beleza das flores, um estudo descobriu benefícios do ipê-rosa para a saúde: a árvore possui um composto chamado Lepachou, de propriedades Antibactericida e antivi-ral, que combate fungos, inflamações e ajuda a controlar micro-organismos responsáveis por várias doenças.

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁSPrefeito Hildo participa da abertura trabalhos legislativos de 2018

SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO Substituição de árvores exóticas doentes por nativas

A Prefeitura Municipal de Abadi-ânia, por meio da Secretaria de Assis-tência Social, visando à valorização da população do município, realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cur-sos voltados para a capacitação em diversas áreas. Os cursos já realizados foram voltados para aqueles que pro-curam se capacitar na área de asso-ciativismo, hortaliças, máquinas com

GPS e cutuca. Todos os cursos foram voltados apenas para moradores de Abadiânia e sem custo algum ao Es-tado ou participante. De acordo com o prefeito, Zé Diniz, as capacitações são importantes pois acha ele ser uma forma de valorizar quem mora na cidade. O Senar fornece todo o material didático e a prefeitura à es-trutura para que todos tenham o me-lhor aprendizado possível.

ABADIÂNIA Prefeitura está capacitando moradores do município

A Secretaria Municipal do Meio Ambien-te e Agricultura Familiar está promovendo o mutirão para a coleta de pneus inservíveis em Valparaíso de Goiás. A iniciativa pretende cons-cientizar proprietários de borracharias e reven-dedoras que têm pneus sem utilidade, a entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar e pedir o recolhimento. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agri-cultura Familiar, Rafael Viana, o envolvimento da comunidade e de borracharias locais é im-portante para a coleta e destinação correta de pneus velhos que, se não guardados em local correto, podem acumular água parada, o que contribui para proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, o pneu descartado no meio ambiente demora cerca de 600 anos para se decompor. Ao deparar com pneus pelas ruas da cidade entre em contato com a Secretaria e peça o recolhimento. Garanta o bem do meio ambiente, o seu e das futuras gerações.

VALPARAÍSOMutirão de coleta de pneus inservíveis

O deputado federal Pedro Pi-nheiro Chaves/PMDB, continua sendo o parlamentar goiano com a mais forte atuação a favor dos interesses de Formosa e do formo-sense, com ações que fazem dele o representante do município no Congresso Nacional. Pedro Chaves é o responsável pela duplicação da rodovia BR 020, entre Formosa e Planaltina/DF, participou recen-temente de uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, onde foi acompanhado pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella e do diretor-geral do De-partamento Nacional de Infraes-trutura de Transporte/DNIT, Valter Casimiro Silveira. Na audiência, o deputado solicitou a finalização da obra na BR-020, que compreende o trecho urbano da rodovia, dentro do perímetro urbano da cidade. Esse trecho a ser construído tem a extensão de 8 quilômetros e rece-berá três viadutos.

FORMOSA Pedro Chaves representa formosa no governo Temer

COCALZINHOPrefeitura apoia 2ª edição da Copa de Futebol CFZ

Uma parceria entre a Prefeitura de Cocalzinho e a escola de futebol CFZ, de Brasília, tem mudado a rotina dos jovens que praticam futebol na cidade. Segun-do informações da própria prefeitura, a parceria é resultado de um projeto de-senvolvido pelo governo municipal que tem o objetivo de “incentivar o esporte, e por meio dele formar cidadãos”. O projeto já funciona há um ano. Para celebrar tal data, Cocalzinho foi cidade sede para a 2ª Copa CFZ, evento que reúne centenas de atletas de diversos Estados brasileiros. Os jogos finais do campeonato aconteceram no dia (13) de janeiro do mês passado e neles o município de Cocalzinho garantiu dois títulos, sendo um na categoria (Pré--Mirim) e outra na categoria principal (Juvenil). O prefeito Alair Ribeiro, falou sobre o projeto e afirmo que sua gestão investe em ações esportiva, pois acredita que através delas seja possível colaborar para a inclusão social, o bem-estar físico, a promoção da saúde, do desenvolvi-mento intelectual e humano, e também assegurar o exercício da cidadania.

CATALÃOEleita Nova Diretoria do Sindicato Rural

Em novembro de 2017 após decisão judi-cial expedida pela Vara do Trabalho as elei-ções para mesa diretora do Sindicato Rural de Catalão (SRC), realizadas em outubro de 2016, foram anuladas e a diretoria afastada do cargo sendo necessário novo pleito, de acordo com o estatuto da casa. Desta forma, durante a última sexta-feira, 16, ocorreram eleições com chapa única de consenso entre as duas chapas que disputaram a eleição de 2016. Dos 115 associados aptos a votar 86 compareceram e elegeram por unani-midade Renato Ribeiro dos Santos como o novo presidente da instituição para o triênio

2018/2021. Renato é natural de Guará/SP, é engenheiro agrônomo e produtor rural da região dos Martírios, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Para acompanhar o tramite foram convidados representantes de entidades como Incra, Sefaz, Coacal, Senar e produtores rurais. O novo presidente e diretoria foram empossados imediatamente após contagem dos votos e falou emocio-nado, “sinto-me honrado por todo apoio recebido pelos associados e muito tranquilo para uma boa gestão, cercado de diretores empenhados para o bem do Sindicato”. Edu-ardo Veras também se manifestou.

Compondo a mesa: primeira-dama Aleandra Sousa – Prefeito Hildo do Candango – Presidente Rogemberg Barbosa e Samara Fernandes

O envolvimento da comunidade e das borracharias é importante na coleta dos pneus

Trocas de árvores antigas por exóticas para embelezar as avenidas da cidade

Page 11: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 11Entretenimento/Diversão

Economia

Lica lê uma notícia ten-denciosa sobre Dóris e mostra à diretora. Fio e Taís têm ideias para um pro-jeto em comum. Saman-tha fala com Felipe sobre a vontade de viajar pelo Brasil. Clara e Juca fazem um vídeo juntos. Roney, Tato e Keyla encontram Aldo. Edgar teme que Lica

descubra as falcatruas de Malu para prejudicar Dóris. Marta organiza uma reunião de pais para falar das falsas notícias sobre o Cora Cora-lina. Lica se surpreende ao encontrar Samantha com Felipe. Tato se desespera ao saber que houve um atentado contra pessoas em situações de rua.

Malhação “Viva a Diferença”

Tempo de Amar

Carinha de Anjo

Deus Salve o Rei

O Outro Lado do Paraíso

resumo de novelas

Vicente fala para Maria Vitória que se incomoda com a presença de Inácio. Olímpia aprecia a reper-cussão de seu artigo. Iso-lina recebe vários elogios por sua apresentação. Conselheiro procura Eva na chapelaria. Celina obri-ga Artur a ir à delegacia sa-ber sobre a prisão de seu pai. Gregório repreende

Leonor por começar a gastar o dinheiro que eles roubaram de Lu-cinda. Eunice aconselha Celeste a se entender com Conselheiro. Alzira se preocu-pa com Celina. Artur con-versa com Eleutério, e Ce-lina revela ao pai dele que é a namorada do rapaz. Eunice marca um encon-tro com Reinaldo.

Virgílio tenta sensibili-zar Martinho a aceitar seu casamento com Amália. Augusto manda parar a procura por Constantino. Augusto indica Catarina para cuidar do torneio du-rante uma viagem. Afonso avisa a Samara que Levi vai começar seus estu-

dos no castelo. Lucrécia se encontra com Orlando. Demétrio se surpreende quando Catarina manda retirar os feirantes das ruas antes do torneio. Rodolfo está à espera de Lucrécia, quando é surpreendido por Tila. Selena fica triste ao ver Saulo beijando uma moça.

Silvestre fica abalado com a notícia e diz que não sabe se ele e os demais conseguem viver sem a presença dela. Irmã Didi e Fabiana visitam Fátima e Vitor com a pequena Lulu. A garota diz que gosta da presença de Fátima e a mulher fica emociona-

da. Silvestre chora para Estefânia por saber da proposta de emprego de Franciely. Estefânia incen-tiva Silvestre a se declarar. Cassandra sofre em silên-cio pela morte da mãe. Es-tefânia conta para Gustavo sobre Franciely ter recebi-do proposta de trabalho.

Beth se junta à comemo-ração de Clara e todos estra-nham seu comportamento. Adinéia pede para Samuel dormir no quarto com Suzy e Cido não gosta. Radu observa Raquel dormin-do. Clara inicia sua vin-gança contra Gustavo. Nádia convida Clara para ser madrinha de casa-mento de Diego e Melissa. Janete comenta com Renato sobre uma pos-sível desavença entre Clara e Fabiana. Janete

serve bebida escondida para Beth. Mariano e Valdo mudam a rotina das minas e provocam estranheza nos outros garimpeiros. Estela conta para Gael que foi abandonada por Amaro. Zé Victor fala para Sophia sobre o estranho comportamento de Mari-ano e Valdo. Gael discute com Amaro e dificulta a vendas das esmeraldas para ele. Mariano e Valdo encontram a esmeralda gigante e a escondem.

INGREDIENTES2 colheres (sopa) de azeite de oliva2 cebolas médias cortadas em cubos2 dentes de alho esmagados500 g de filé de frango sem pele e cortado em cubossal a gosto1 pimentão verde cortado em cubos1 pimentão vermelho cortado em cubos1 pimentão amarelo

cortado em cubos1 xícara (chá) de cogumelos em conserva cortados ao meio1/4 xícara de molho shoyu1 colher (sopa) de maisena1/2 xícara (chá) de água2 colheres (sopa) de amendoim torrado

MODO DE PREPAROEm uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de

oliva, a cebola, o alho e deixe fritarRetire e coloque em um pratoNa mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentões e os cogumelos por 5 minutosRetire e despeje em outro pratoAinda na mesma panela, coloque o frango e frite até dourarColoque todos os ingredientes novamente

na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutosEm uma xícara, misture o molho shoyu, a maisena e a águaMexa bem e junte a mistura de frangoCozinhe, mexendo constantemente, até formar um molho espessoColoque em uma travessa, polvilhe com amendoim e sirva quente

O Menino vem correndo e diz à mãe:

- Mãe, você é uma mentirosa!- Mais por que você diz isso meu filho?- Você disse que meu irmãozinho era um anjo!! Eu joguei ele pela janela e ele nao voou

TEIXEIRA MENDES CONTA

FRANGO XADREZ

GASTRONOMIA

O Bellator anunciou oficialmente a data da estrei

Leia o Jornal Gazeta do Estadogazetadoestado.com.br

Page 12: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal12 Esporte

FÓRMULA UM

De olho em briga com Mercedes e Ferrari, Red Bull lança RB14 com pintura especial para pré-temporada

Seleção Masculina de Basquete chega a Goiânia para disputar classificatórias

COPA DO MUNDO 2019

Com Leandrinho de volta, a seleção brasilei-ra de basquete desem-barcou nesta segunda--feira em Goiânia, local dos dois próximos jogos pelas classificatórias da Copa do Mundo 2019. A equipe comandada pelo técnico croata Aleksan-dar Petrovic enfrentará a Colômbia, dia 22 (quin-ta-feira), às 19 horas, e o Chile, dia 25 (domingo), às 20 horas. Os dois con-frontos serão disputa-dos na Goiânia Arena.

Depois do retorno de Anderson Varejão à seleção nos jogos con-tra o mesmo Chile, em Osorno, e contra a Ve-nezuela, no Rio de Ja-neiro, ambos vencidos pelo Brasil, os confron-tos na capital de Goiás marcarão a volta do ala--armador Leandrinho. Sem defender o país desde os Jogos Olímpi-cos do Rio, em 2016, o jogador do Franca foi a principal novidade na lista de Petrovic.

“Estou muito feliz de voltar ao Brasil e prin-cipalmente à seleção brasileira. Esperamos fazer dois bons jogos e conquistar duas vitó-rias para manter o Bra-sil em primeiro do gru-po”, disse Leandrinho.

Leandrinho e An-derson Varejão, que se enfrentaram na sema-na passada pelo NBB (Novo Basquete Brasil), não jogavam juntos pela seleção desde a Copa do Mundo da Es-panha, em 2014, quan-do o Brasil foi eliminado pela Sérvia nas quartas de final da competição.

Além do ex-jogador do Phoenix Suns e do Golden State Warriors, o técnico Aleksandar Petrovic chamou outros

cinco jogadores que não estiveram na primeira convocação: Arthur Pecos, armador do Fla-mengo, Guilherme, ala do Pinheiros, e os fran-canos Rafael Mineiro, Cipolini e Rafa Luz.

O último, no entan-to, outro remanescente da seleção que dispu-tou as Olimpíadas do Rio, sofreu uma lesão no clássico contra o time rubro-negro na semana passada e foi substituído por Ricardo Fischer, armador do Bil-bao, da Espanha.

Quem também aca-bou cortado por ques-tões médicas e não de-sembarcou em Goiânia foi o experiente Alex Garcia. O ala do Bauru deve permanecer em repouso nos próximos 15 dias, devido ao risco de sangramento após uma polipectomia in-testinal. Para seu lugar, o técnico Alex Petrovic convocou Jhonatan Luz, do Paulistano.

VENDA DE INGRESSOS

Segue a venda de in-gressos para as partidas da Seleção Brasileira masculina de basquete pelos Jogos Classificató-rios da Copa do Mundo 2019, na Goiânia Arena.

Estarão à venda 3.300 cadeiras e 8.670 arquibancadas. O preço da cadeira é R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia). O ingresso para a arquibancada custa R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (meia). A compra on line deve ser feita atra-vés do site www.bilhe-teriadigital.com.

As gratuidades serão oferecidas de acordo com a legislação em vigor.

Cejane PuPulin

Vitor Fazio/Grande Prê-mio- Na sequência de Haas e Williams, a Red Bull foi a terceira equipe a apresentar, na manhã desta segunda-feira (18), o carro para a temporada 2018 do Mundial de F1. Daniel Ricciardo e Max Verstappen vão pilotar um carro que, na verda-de, nem pintura definida tem. A equipe dos ener-géticos divulgou o bóli-do em tons de azul ma-rinho e branco – trata-se de uma pintura especial para os testes de pré-tem-porada em Barcelona.

A manobra de usar pintura provisória não é inédita na história da Red Bull. Em 2015, o RB11 veio ao mundo em preto e branco, com um layout feito especialmente para esconder qualquer ino-vação técnica. Durante o ano, a pintura voltou a ser a de costume.

Em termos de dese-nho do carro, o RB14 não traz grandes diferenças na comparação com Haas e Williams. Assim como nos carros vistos anteriormente, o RB14 tem o Halo como pro-

tagonista, mesmo que visualmente mais sutil do que antes imaginado. Outra mudança é a au-sência – ou diminução – da barbatana de tubarão, proibida após retorno re-lâmpago em 2017.

Outro aspecto que chama atenção é a maior presença da Aston Mar-tin. A marca britânica virou a principal patro-cinadora da Red Bull, in-tensificando uma parce-ria técnica em 2016.

O RB14 tem recebido elogios de quem acom-panha a criação e causa enorme otimismo na fá-brica de Milton Keynes. “Estamos prontos para 2018”, afirmou há algu-mas semanas o consul-tor Helmut Marko. “No ano passado nós tivemos problemas técnicos no começo da temporada, mas agora está tudo ca-minhando conforme o previsto. Tenho certeza de que vamos ser competiti-vos desde o primeiro tes-te. Vamos continuar a boa sequência que tivemos no último terço de 2017”, falou em entrevista à re-vista alemã ‘Sport Bild’ há algumas semanas.

O otimismo se con-firma ainda que o motor Renault siga atrás do pro-duzido pela Mercedes. “A Red Bull pode ser cam-peã com um motor in-ferior. Isso é algo que foi demonstrado em quatro

ocasiões. E quero o título o quanto antes possível”, comentou Verstappen, fazendo menção aos tí-tulos consecutivos con-quistados entre 2010 e 2013, ainda com os pro-pulsores aspirados, subs-tituídos desde 2014 pelas unidades de potência V6 turbo de 1,6 L.

De acordo com Ric-ciardo, por exemplo, se a Red Bull seguir a pro-jeção da melhor vista no ano passado já será o bastante para encostar em Ferrari e, sobretudo, Mercedes. “Sem tantas mudanças nas regras, melhoramos muito nos-so carro no ano passa-do. Então acho que, em princípio, nós devemos manter isso para este ano e continuar a evoluir daí. Devemos ser capazes de brigar mais constante-mente. O tempo vai dizer. Estou confiante.”

“Há uma boa inten-sidade. Ninguém está exagerando na animação. Sabemos que temos tra-balho a fazer se realmente quisermos alcançar o que desejamos. Temos que atacar neste ano”, seguiu.

O australiano, inclusi-ve, é outro que está com a cabeça pensando em nada menos que uma luta por título. “Ainda não tenho uma meta clara, mas disse a mim mesmo que nas três primeiras corridas tenho de conse-

guir, pelo menos, um pó-dio, uma pole e uma vitó-ria. O objetivo principal é me preparar bem para a temporada e tirar o má-ximo de performance do carro”, afirmou à revista alemã ‘Speed Week’.

“Acreditamos nas nos-sas possibilidades. Me-lhoramos nossa perfor-mance ao longo de 2017. Se continuarmos com essa tendência, devere-mos conseguir lutar com eles desde o primeiro momento. Tenho certe-za disso”, apostou Daniel, que está ansioso para ver como vai ser a dinâmica da F1 diante do novo limi-te de uso de motores para o ano, de apenas três. “Isso vai ser muito inte-ressante. Você vai precisar cuidar do motor em todas as corridas”.

A alma otimista da Red Bull vem desde o ano pas-sado, quando, com atuali-zações e um novo motor Renault, Verstappen ven-ceu duas e foi ao pódio em outra das seis últimas corridas da temporada. O rendimento naquele momento era parecido ao das principais rivais.

Os testes coletivos de pré-temporada da F1 começam em exata uma semana, no dia 26 de fe-vereiro, no Circuito da Catalunha. A temporada começa efetivamente no dia 25 de março com o GP da Austrália.

A manobra de usar pintura provisória não é inédita na história da Red Bull. Em 2015, o RB11 veio ao mundo em preto e branco

Red Bull Content Pool

Claudio Reis

Page 13: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 13

ANÚNCIOS62 3249-8883 | 64 3453-8883 [email protected] [email protected]

GRANDE CIRCULAÇÃO EM GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

www.gazetadoestado.com.br

Gazeta do Estado

ANUNCIE O BALANÇO ANUAL DA SUA EMPRESA NO GAZETA

CONSULTE NOSSO DEPARTAMENTOCOMERCIAL

Variedades

Classificados&Editais (62) [email protected]

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE PROTESTO ENCONTRAM SE NO 1° PROTESTO DE GOIÃNIA, PARA SEREM PROTESTADOS OS SEGUINTES TÍTULOS DSS VL R$240,00 C/MASTER EMPREENDIMENTOS URBANOS LTDA, APRES. ECOSENSE CONSTRUCOES LOGIS-TICA E GESTAO AMBIENTAL EIRELI ME. DM VL R$48,78 C/MAIS QUE BURGUER EIRELI ME, APRES. PLANALTO COMERCIO E DISTRIBUICAO LTDA ME. NP VL R$3.715,00 C/KARINA MARTINS DA SILVA, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. CN VL R$2.123,41 C/FRANCIELE VIEIRA DA SILVA, APRES. ANNA LUISA DE PAULA MARINHO. CC VL R$190.026,27 C/GOIAS PET INDUSTRIA DE TUBOS E COMERCIO DE RECICLADOS LTDA, APRES. WANDER ROSA JUNIOR. NP VL R$11.340,00 C/PAULO FERRER FALCAO, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL.PARA FINS FALIMENTARES: DMI VL R$3.201,25 C/DALGISO BRAZ DE OLIVEIRA ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$6.540,00 C/R.ANTUNES DA ROCHA CONSTRUCOES EIRELI ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$938,02 C/BORBA & BORBA COM PROD. ALIMENTICIOS LTD, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$209,97 C/AGAPE SUPERMERCADO LTDA -ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT.PARA FINS FALIMENTARES: DMI VL R$1.902,44 C/RMC OMPUTADORES EIRELI ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$279,50 C/GOYANA OFFICE DISTRIBUIDORA E COM LTDA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$177,49 C/ANDRES FELIPE MELLA MOLINA 702, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$404,50 C/VALDEMIR MENDES DE LIMA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$802,50 C/ADAWILTUR TRANSPORTE E TURISMO, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$2.803,34 C/DALGISO BRAZ DE OLIVEIRA 14750, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$4.971,61 C/E GOMES CLARO EIRELI ME, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DM VL R$182,68 C/MINI MERCADO IRMAOS, APRES. PERX COMERCIAL LTDA ME. NP VL R$1.000,00 C/FABIO FERNANDO CORREA, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. NP VL R$1.193,00 C/ADILSON TEIXEIRA MAGALHAES, APRES. REI DOS MOTORES LTDA ME. DM VL R$191,61 C/DELIZON PEREIRA GOMES ME, APRES. PERX COMERCIAL LTDA ME. NP VL R$680,00 C/MIGUEL ABRHAO JUNIOR, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. DM VL R$692,76 C/RIVANILDO TAVARES 01221092448, APRES. PERX COMERCIAL LTDA ME. DMI VL R$170,00 C/RESIDUO ZERO TRANSPORTES EIRELE ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$721,72 C/ALVICTO OZORES NO-GUEIRA E CIA LTDA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$2.054,42 C/JANIO JOSE DE OLIVEIRA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$30.295,92 C/FARRAGUT JEANS LTDA - ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. NP VL R$1.200,00 C/SILVANA SARAIVA PINHEIRO, APRES. VERLANDE PARAIZO DE SOUZA. CHQ VL R$2.870,00 C/CLEIRE SOCORRO ALVES MARIANO, APRES. BARRETO & FERREIRA LTDA. CCB VL R$170.000,00 C/PLINIO D PIETRO MARQUES DARIVA EIRELI, APRES. MONEY PLUS SOCIEDADE DE CREDITO AO MICROEMPREENDEDOR E A EMP DE PEQ PORTE LTDA. CCB VL R$15.791,43 C/ALESSANDRA DE PAULA BAIA, APRES. OMNI S/A CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMEN-TO. CCB VL R$13.473,68 C/HELOISA SILVA MENEZES, APRES. OMNI S/A CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO. CCB VL R$10.615,34 C/JAUMIR ANTONIO DOS SANTOS, APRES. OMNI S/A CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO. NP VL R$20.000,00 C/HUGO ARAUJO CAVALCANTE, APRES. GIULIANO ALVES DE MORAES SOUSA. DMI VL R$550,36 C/LF COMERCIO DE PRODUTOS OPTICOS EIRELI M, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. DMI VL R$3.053,09 C/N & D CHAPAS LTDA EPP, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. DMI VL R$6.569,27 C/N & D CHAPAS LTDA EPP, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. CLI VL R$11.880,00 C/NATALIA DE MOURA ALVES, APRES. JOAO WILSON DE OLIVEIRA. CLI VL R$11.880,00 C/RODRIGO IVANTES DA FONSECA PAIXAO, APRES. JOAO WILSON DE OLIVEIRA. CLI VL R$8.760,00 C/GILVANA DA SILVA DAMASCENA, APRES. JOAO WILSON DE OLIVEIRA. CCB VL R$21.891,60 C/WALDINEY ALVES DA SILVA, APRES. BANCO VOLKSWAGEN S/A. NP VL R$813,89 C/JEOVANNA SOARES PERES, APRES. BELCAR INVESTCAR LTDA. DM VL R$510,00 C/TRANSVIAS ENGENHARIA LTDA, APRES. BRASIL SEG COMERCIO DE EPI S EIRELI EPP. CHQ VL R$45.800,00 C/WERLEM APARECIDO AMARO, APRES. WASHINGTON MIGUEL BATISTA DE OLIVEIRA. DSI VL R$7.155,00 C/CONDOMINIO DO EDIFICIO CASABLANCA, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. NP VL R$555,40 C/EVERALDA GARCIA VIANA, APRES. SIMONE DE LIMA TEIXEIRA. CHQ VL R$800,00 C/VANIA REGINA DA SILVA QUEIROZ, APRES. GUILHERME MAGALHAES ITACARAMBI PENELUPPI. CHQ VL R$800,00 C/VANIA REGINA DA SILVA QUEIROZ, APRES. GUILHERME MAGALHAES ITACARAMBI PENELUPPI. DSS VL R$780,00 C/JOSE APARECIDO MARQUES LIMA, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/JOSE APARECIDO MARQUES LIMA, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/JOSE APARECIDO MARQUES LIMA, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/JOSE APARECIDO MARQUES LIMA, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/JOSE APARECIDO MARQUES LIMA, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/MARIA DO SOCORRO SALES CRUZ, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DSS VL R$780,00 C/MARIA DO SOCORRO SALES CRUZ, APRES. COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL RC & O LTDA ME. DM VL R$518,56 C/EDICLEI SOUZA RIBEIRO, APRES. SUPER PACK EMBALAGENS E FESTAS LTDA ME. DSS VL R$483,50 C/CLAUDIANE RODRIGUES DOS SANTOS, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DSS VL R$400,00 C/PAULO SERGIO CONSTANTINO PRADO, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DSS VL R$400,00 C/PAULO SERGIO CONSTANTINO PRADO, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DSS VL R$400,00 C/PAULO SERGIO CONSTANTINO PRADO, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DSI VL R$692,09 C/CARVAJAL INFORMACAO LTDA, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$401,00 C/PEDRO HENRIQUE AZEVEDO BASTOS RODRIGUES, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DSS VL R$770,02 C/KARINA DE OLIVEIRA SOARES, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DMI VL R$90,08 C/ALVICTO OZORES NOGUEIRA & CIA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$252,87 C/EMPORIO BRASA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$556,78 C/JACKSON ROQUE DE OLIVEIRA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$830,00 C/CARLOS EDUARDO BRITO DE OLIVEI, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$919,67 C/SPEROTTO & SALAMONI LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$919,67 C/SPEROTTO & SALAMONI LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$1.777,86 C/FATTOR IND. E COM. DE REAT. EI, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$1.907,00 C/LN INOX ENGENHARIA E SERVICOS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DSI VL R$468,00 C/SANTOS DIST DE PROD NAC.FILIAL, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DSS VL R$1.075,00 C/SIMONE GOMES MENDONCA, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DMI VL R$404,86 C/VERA LUCIA DA SILVA DE PAULA 29536715104, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DSI VL R$529,01 C/CASTRO E GOYATA LDA ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$1.439,51 C/JB MONTAGEM INDUSTRIAL E LOCACAO LTDA-ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$340,00 C/ELAINE MARIA SANTIAGO DE JESUS, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$3.399,83 C/ECOART GOIANIA COM E DISTR DE MARM E GRA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$5.000,00 C/ALEXANDRE LEAL CAMARGO, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$981,25 C/CRISTIANO PACHECO TELES, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DSS VL R$1.075,00 C/SIMONE GOMES MENDONCA, APRES. MDO & C ESCOLAS ASSOCIADAS LTDA EPP. DMI VL R$183,33 C/MARCELO APARECIDO DOS SANTOS, APRES. 756 - BANCOOB-BANCO COOP DO BRASIL SA 0000 - GOIANIA. DMI VL R$1.850,00 C/EVARISTO JOSE DA SILVA, APRES. 756 - BANCOOB-BANCO COOP DO BRASIL SA 0000 - GOIANIA. DMI VL R$119,00 C/NOLETO COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA - M, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$150,00 C/M.R. COSTA - EPP, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$544,16 C/R S ENGENHARIA LTDA, APRES. 001 - BAN-CO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$1.421,00 C/ALDIEM LOC.DE MAQUINAS PESADAS E EQUIP.LTDA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. CHQ VL R$1.820,00 C/EDER RIBEIRO BORGES, APRES. CASA DA MADEIRA LTDA. DMI VL R$543,00 C/DEISE CRISTINA NICOLETTI 02382546905, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. DMI VL R$543,00 C/DEISE CRISTINA NICOLETTI 02382546905, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. DMI VL R$523,11 C/COMERCIO DE MATERIAL HOSPITALAR LIMA, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. DMI VL R$523,11 C/COMERCIO DE MATERIAL HOSPITALAR LIMA, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. DMI VL R$523,11 C/COMERCIO DE MATERIAL HOSPITALAR LIMA, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. DMI VL R$716,64 C/FARMACIA+SAUDE LTDA ME, APRES. 999 - TGI 0045 - COOPERATIVA CREDITO EMPRESARIOS DO SECOVI-GO E SERV PUB DO ESTADO DE GOIAS LTDA. CHQ VL R$1.300,00 C/NICOLA LIMONGI NETO, APRES. RINALDO LOURENCO DA FONSECA. CHQ VL R$3.000,00 C/CARLOS IVAN BATISTA DE SOUZA, APRES. ASTRA FACTORING EIRE-LI ME. NP VL R$3.270,00 C/EMIVALDO PAIVA FERNANDES, APRES. ASTRA FACTORING EIRELI ME. NP VL R$23.910,00 C/ERIBELCI PEREIRA DA SILVA, APRES. ASTRA FACTORING EIRELI ME. NP VL R$2.600,00 C/JULIANA FARIA BRANDAO, APRES. EMERSON LUIZ PIRES. NP VL R$1.345,00 C/KERLES DE JESUS PINHEIRO, APRES. EMERSON LUIZ PIRES. NP VL R$650,00 C/RAPHAEL EDUARDO T PESSOA, APRES. GUILHERME MARTINS DE MELO. DSI VL R$1.614,10 C/MUGS BEER COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA, APRES. 999 - TGI 0100 - SICOOB - CREDISAUDE. CHQ VL R$500,00 C/CELIO F CINTRA, APRES. DIVINO RIBEIRO DE SANTANA. CHQ VL R$4.500,00 C/VITOR HONORIO PEROTTO, APRES. KATIA MARIA ALVES REZENDE. DMI VL R$420,96 C/PAULO CESAR GOMES ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$459,87 C/INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTAO HOSPITALA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$2.730,90 C/SPE RIO VERDE EMPRE-END IMOBILIARIOS LTDA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$440,25 C/CENTRAL BATERIAS EIRELE-ME, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$650,00 C/BRUNO CARDOSO LOBATO, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$694,46 C/TOP COMERCIO E SERVICOS EMPRES, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$2.405,59 C/TOP COMERCIO E SERVICOS EMPRES, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$11.905,64 C/AGROPECUARIA SEMENTES TALISMA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$2.890,16 C/HOSPITAL LUCIO REBELO LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$453,33 C/BR TUBOS E CONEXOES LTDA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$615,33 C/BR TUBOS E CONEXOES LTDA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$1.250,16 C/JOSE MANOEL DE SOUZA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO..COMO NÃO FORAM ENCONTRADOS OS DEVEDORESACIMA MENCIONADOS, INTIMO OS PARA VIREM PAGAR OS TÍTULOS DENTRO DE 24 HORAS E NÃO O FAZENDO, FICAM INTIMADOS DO RESPECTIVO PROTESTO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL, QUE SERÁ PUBLICADO NO JORNAL “GAZETA” E AFIXADO NESTE TABELIONATO CONFORME ART. 15° DA LEI N° 9.492/97. GOIÂNIA 20 DE FEVEREIRO DE 2018. ASS: NAURICAN LUDOVICO LACERDA OFICIAL DO 1° PROTESTO DE GOIÂNIA, SITO À RUA 09 N° 1.111 ST. OESTE FONE:3224 4209

Page 14: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal14 Classificados

(62) 3249-8883

[email protected]

Leia o Jornal Gazeta do Estado

Seu anúncio também

é visto no Jornal

Gazeta do Estado

Pub

licid

ade

Lega

l no

Jorn

al G

azet

a d

o E

stad

oga

zeta

does

tado

.com

.br

EDITAL DE INTIMAÇÃO

O Oficial Substituto do Cartório de Registros de Planaltina/GO, segundo as atribuições conferidas pelo art. 26 da Lei 9.514/1997, e depois de frustradas as tentativas de intimação pessoal, faz saber que fica o devedor fiduciante, JANDERSON GONÇAL-VES DE LIMA, brasileiro, advogado, CI.RG. n° 1.919.271-SSP/DF, CPF n° 864.608.621-68, e sua esposa a Sra. GERAL-DA CAVALCANTE CÂNDIDO GONÇALVES, brasileira, secretária, CI.RG. n° 2.064.115-SSP/DF, CPF n° 908.678.071-72, casados sob o regime de comunhão parcial de bens, na vigência da Lei 6.515/77, residentes e domiciliados à Quadra 11, MR-03, Casa 32, Setor Oeste, em Planaltina/GO, INTIMADOS a comparecer neste Cartório de Registro de Imóveis de PLA-NALTINA/GO, no endereço QUADRA CC, LOTE 02, SOBRELOJA, PRAÇA CÍVICA, CEP 73.750-000, PLANALTINA/GO, no horário compreendido das 09:00 às 17:00hs, para o fim de satisfazer, no prazo de quinze (15) dias, as prestações vencidas e vincendas do Contrato de Financiamento Imobiliário celebrado em 18/07/2013, referente ao Lote de terreno urbano de número 32, da Quadra 11, Categoria Residencial, Módulo MR-03, situado no Setor Oeste, registrado sob o n.° R-8, da matrícula n.° 13.494, do CRI de PLANALTINA/GO, bem como os juros convencionais, as penalidades, os demais encargos contratuais e legais, inclusive tributos, contribuições condominiais imputáveis ao imóvel, além das despesas de cobrança e intimação, nos moldes do disposto no § 4° do Art. 26, da Lei 9.514/1997, sendo o valor total do débito em atraso na data base 16/02/2018, de R$ 62.277,03. Decorridos quinze (15) dias da 3a e última publicação em um jornal que circule regularmente nesta cidade e nos termos do artigo 26 e seguintes da Lei 9.514/97, fica o devedor/fiduciante advertido que no caso de não purgação da mora no prazo legal, consolidar-se-á a propriedade do imóvel em nome da instituição financeira, ora fiduciá-ria, à vista da prova do pagamento do imposto de transmissão “inter vivos”. Uma vez consolidada a propriedade em seu nome, a Caixa Econômica Federal (atual credora conforme declaração for-necida pela instituição custodiante), promoverá o público leilão para alienação do imóvel. Dado e passado nesta cidade de Planaltina-GO, 16/02/2018. Lucas Rodrigues Coimbra,Oficial Substituto.

INTIMA: JANDERSON GONÇALVES DE LIMA - CPF/MF: 864.608.621-68 | INTIMA: GERALDA CAVALCANTE CÂNDIDO GONÇALVES - CPF/MF: 908.678.071-72

ESTADO DE GOIÁS - COMARCA DE PLANALTINACARTÓRIO DE REGISTRO DE PLANALTINA

CNPJ: 20.631.050/0001-84GERVÁZIO FERNANDES DE SERRA JÚNIOR - Oficial

1° TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS DE FORMOSA-GO

Rua Anhanguera 125, Centro, Formosa-GO, 73.801-170 Telefone: (61) 3632-1088 e 3632-1086 [email protected] Horário de expediente externo: 09h as 17h.

Jose Tulio Valadares Reis Junior, Registrador de Imóveis de Formosa-GO, segundo as atribuições conferidas pelo Art. 26 da Lei 9514/97, mediante solicitação do protocolo 133.018, vem intimar Sandro Ferreira de Faria e Baruc Agrocomercial Ltda-ME na pessoa de Sergio da Silva Lobo a efetivar o cumprimento das obrigações contratuais relativas aos encargos vencidos e não pagos mencionados na cédula de credito bancário expedida pela Caixa Econômica Federal - CEF, garantido por Alienação Fiduciária, registrado sob o n° 6 da matricula n° 31.382 desta serventia. Informo ainda, que o valor destes encargos, posicionado em 29/11/2017, corresponde a R$ 537.654,77, sujeito a atualização monetária, aos juros de mora e às despesas de cobrança até a data do efetivo pagamento, somando-se, também, os encargos que vencerem no prazo desta intimação e dela decorrentes. Saliento que os Srs. poderá efetuar a purga da mora na agência do Caixa Econômica Federal - CEF, detentora do financiamento ou nesta serventia, dentro do prazo definido nesta intimação. Assim, procedo a INTIMAÇÃO de Vs. Srs., para que se dirijam a este Cartório de Registro de Imóveis, situado no endereço acima, onde deverão efetuar a purga do débito acima discriminado, no prazo improrrogável de 15 dias, contados a partir da terceira publicação deste edital. Nesta oportunidade, fica Vs. Sr. cientificado que o não cumprimento da referida obrigação no prazo ora estipulado, garante o direito de consolidação da propriedade do imóvel em favor do credor fiduciário - Caixa Econômica Federal - CEF - nos termos do art. 26, § 7°, da lei 9.514/97.

Formosa-GO, 16 de fevereiro de 2018.

1° TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS DE FORMOSA-GO

Rua Anhanguera 125, Centro, Formosa-GO, 73.801-170 Telefone: (61) 3632-1088 e 3632-1086 [email protected] Horário de expediente externo: 09h as 17h.

Jose Tulio Valadares Reis Junior, Registrador de Imóveis de Formosa-GO, segundo as atribuições conferidas pelo Art. 26 da Lei 9514/97, mediante solicitação do protocolo 133.018, vem intimar Sandro Ferreira de Faria e Baruc Agrocomercial Ltda-ME na pessoa de Sergio da Silva Lobo a efetivar o cumprimento das obrigações contratuais relativas aos encargos vencidos e não pagos mencionados na cédula de credito bancário expedida pela Caixa Econômica Federal - CEF, garantido por Alienação Fiduciária, registrado sob o n° 6 da matricula n° 31.380 desta serventia. Informo ainda, que o valor destes encargos, posicionado em 29/11/2017, corresponde a R$ 537.654,77, sujeito a atualização monetária, aos juros de mora e às despesas de cobrança até a data do efetivo pagamento, somando-se, também, os encargos que vencerem no prazo desta intimação e dela decorrentes. Saliento que os Srs. poderá efetuar a purga da mora na agência do Caixa Econômica Federal - CEF, detentora do financiamento ou nesta serventia, dentro do prazo definido nesta intimação. Assim, procedo a INTIMAÇÃO de Vs. Srs., para que se dirijam a este Cartório de Registro de Imóveis, situado no endereço acima, onde deverão efetuar a purga do débito acima discriminado, no prazo improrrogável de 15 dias, contados a partir da terceira publicação deste edital. Nesta oportunidade, fica Vs. Sr. cientificado que o não cumprimento da referida obrigação no prazo ora estipulado, garante o direito de consolidação da propriedade do imóvel em favor do credor fiduciário - Caixa Econômica Federal - CEF - nos termos do art. 26, § 7°, da lei 9.514/97.

Formosa-GO, 16 de fevereiro de 2018.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Lote 12, da Quadra 35, situado no Loteamento de-nominado JARDIM AMÉRICA IV, neste município, devidamente registrado no R-04=25.215 de MARIA ANTONIETA GOMES DA CUNHA, brasileira, solteira, maior, portadora da CI-1.295.110 SESP-DF, cozinheira, inscrita no CPF-552.071.621-87, e ISRA-EL HIGUITA GOMES DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-05558951449 DETRAN-DF, auxiliar de escritório, inscrito no CPF-039.071.281-76. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARAN-TIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 25.01.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a casa 01 localizada no Condomínio RESIDENCIAL CANAÃ, Lote 06-A da quadra 88 Conjunto A, Setor 11, si-tuado no loteamento denominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=43.822 de JOSE ADRIANO DA SILVA ABREU, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-5.099.052 SPTC-GO, trabalhador da construção civil, ins-crito no CPF-004.652.781-83. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Lote 17, da Quadra 54, situado no Loteamento de-nominado JARDIM AMÉRICA IV, neste município, devidamente registrado no R-05=25.933 de LUCAS DE SOUZA SANTOS, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-0447970420128 SES-P-MA, trabalhador informal, inscrito no CPF-066.638.063-51. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VEN-DA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Lote 14, da Quadra 52, situado no Loteamento de-nominado JARDIM AMÉRICA IV, neste município, devidamente registrado no R-05=25.821 de JOSE EDMILSON GOMES DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior, eletricista, CI-3.448.456-SSP/PI e CPFnº-066.377.863-81. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Casa C localizada no Condomínio RE-SIDENCIAL DUAS RODAS contendo: 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha, 01 hall, 01 varanda, 01 área de serviço, 01 banheiro; área total privativa de 116,25m², sendo 60,39m² de área pri-vativa coberta; 55,86m² área privativa descoberta; 92,399m² área comum descoberta, com a área total de 208,649m² ou 10,21% do terreno de Lote 04-G da quadra 45-A, situado no loteamento denominado JARDIM DA BARRAGEM VI, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=52.051 de KETLEN RAUANE NERES DO NASCIMENTO, brasileira, solteira, maior, portadora da CI-2.955.348 SESPDS-DF, operador de computa-dores, inscrita no CPF049.109.801-48. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARAN-TIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a casa 10 localizada no Condomínio RESIDENCIAL COPAÍBA II, Lote 11, da Quadra 75, Conjunto A, do Setor 12, situado no Loteamento denominado Parque da Barragem- neste município, devidamente registrado no R-02=48.623 de PAULO HENRIQUE PEREIRA BARRETO, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-3.170.679 SSP-PI, auxiliar de depósito, inscrito no CPF-049.165.473-14, residente e domiciliado à QND 60 Casa 02, Taguatinga Norte, na cidade de Brasília-DF e MARIANA PEREIRA BARRETO, brasileira, solteira, maior, portadora da CI-899.736 SSP-DF, trabalhadora informal, inscrita no CPF-480.430.871-72. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

EDITAL DE COMUNICAÇÃO

LUÍS ANTÔNIO GONÇALVES, CPF/MF: 527 330 501 25 torna publicoque REQUEREU da Secretaria da Municipal de Meio Ambiente eRecursos Hídricos de Caldas Novas- SEMMARH, a LAS, para atividadede Serralheria na Avenida das Rosas, Quadra 08, Lote 22, Jardim dosTuristas, município de Caldas Novas/GO.

EDITAL DE COMUNICAÇÃO A empresa MATTA E CLEMENTINO LTDA-EPP -CNPJ :

03.777.533/0004-15 torna público que recebeu da SECRETARIA DOMEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS INFRAESTRUTURA,CIDADES E ASSUNTOS METROPOLITANOS- SECIMA, através doprocesso nº 8109/2016 LICENÇA AMBIENTAL DE FUNCIONAMENTONº 1265/2017 com validade: 09/10/2026 para atividade de CLÍNICA,LABORATÓRIO, POSTO DE COLETA na Rua Azor Ferro S/N Qd 39 Lt 06Centro Paraúna –GO. E a empresa LABORATÓRIO SÃO LUIZ LTDA-MEtorna publico que recebeu da SECIMA , através do processo nº7010/2016 LICENÇA AMBIENTAL DE FUNCIONAMENTO Nº 634/2017com validade: 09/05/2026 para atividade de CLÍNICA, LABORATÓRIO,POSTO DE COLETA na Avenida 5 de Janeiro nº 663 CentroSanclerlândia –GOV

Edital de Comunicação ESTÂNCIA MM EIRELI inscrita sob o CNPJ Nº 26.650.309/0001-10 -sito à Rua Goiás , S/ Nº Qd. A Lts. 01-12 – Setor Nossa Senhora deLourdes – Aparecida de Goiânia – GO, torna público que requereu àSecretaria Municipal do Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, aLicença Ambiental de Operação para atividade de restaurantes esimilares. O empreendimento não se enquadra na Resolução CONMA001/86.

Page 15: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

ANUNCIE O BALANÇO ANUAL DA SUA EMPRESA NO GAZETA

CONSULTE NOSSO DEPARTAMENTOCOMERCIAL

ANÚNCIOS62 3249-8883 | 64 3453-8883 [email protected] [email protected]

GRANDE CIRCULAÇÃO EM GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

www.gazetadoestado.com.br

Gazeta do Estado

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 15Classificados

[email protected]

Seu anúncio também é visto

no Jornal

Gazeta do Estado

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Casa 01, localizada no Condomínio RESIDENCIAL ROMILDO, Lote 05-C da quadra 06, situado no loteamento de-nominado JARDIM ÁGUAS LINDAS, nesta cidade, devidamente registrado no R-03=57.687 de MARCOS VINICIUS PINTO RODRIGUES, brasileiro, solteiro, maior, trabalhador informal, CI-3.619.364-SESP/DF e CPFnº-706.867.531-00. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PES-SOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a APARTAMENTO nº 203 localizado no 1º pavimento, Bloco C, do Condomínio RESIDENCIAL SONHO DOURADO, do lote de terreno de nº 22, da Quadra 29, con-junto A, setor 08, situado no loteamento denominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=56.186 de JOANA PEREIRA DOS SANTOS, brasileira, solteira, maior, cabeleireira, CTPS-21087 série 00018 MTPS/GO e CPFnº372.895.861-15. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Apartamento 302, localizada no 2º Pavimento, do EDIFÍCIO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL ORION II, Lote 01, da quadra 30, situado no loteamento denominado JAR-DIM SANTA LÚCIA, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=57.078 de LEIDIANE SOUZA DE OLIVEIRA, brasileira, solteira, maior, trabalhador informal, CI-3.321.631-SESPPC/DF e CPFnº-056.494.691-56. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Casa A localizada no Condomínio RESIDENCIAL H. MARTINS, Lote 17 da quadra 93 Conjunto B, Setor 11, situado no loteamento denominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=50.155 de ALE-XANDRE ALVES DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-0395740320105 SESP-MA, vendedor, inscrito no CPF-058.775.931-37. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIE-NAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias con-secutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a com-parecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das pres-tações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel loca-lizado a casa A localizada no Condomínio RESIDENCIAL SAGA II, Lote 03 da quadra 20-B, situado no loteamento denominado MANSÕES ODISSÉIA, nesta cidade, devidamente registrado no R02=48.329 de EDINELSON TEIXEIRA DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-2.913.075 SSP-PI, trabalhador de usinagem de metais, inscrito no CPF033.588.703-16. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PAR-TICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Lote 89-D da quadra 08, situado no loteamento denominado CHÁCARAS QUEDAS DO DESCOBERTO, nesta cidade, devidamente registrado no R-03=63.650 de RAFAEL PEREIRA LIMA, brasileiro, solteiro, maior, trabalhador da cons-trução civil, CI-5.832.385-SSP/GO e CPFnº-049.586.651-29. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VEN-DA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado a Lote 18, da Quadra 51, situado no Loteamento denominado JARDIM AMÉRICA IV, neste município, devida-mente registrado no R-05=25.771 de TULIO SALES SANTOS, brasileiro, solteiro, maior, portador da CI-3.414.130 SESP-DF, trabalhador da construção civil, inscrito no CPF-059.907.941-00. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VEN-DA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 20.02.2018. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Page 16: do Estado · O texto já tem a aprovação ... Nova Brasília, no complexo do Alemão, que ocasionou ... O vice-governador Zé Eliton, que em 2016

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal16 Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

1

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

R

F

A

R

V

O I

R E

F S

I M

E

HI

E

O

A

O

N

N

N

L T

E M

P

E R

A T

U R

A S

R

A

IO

S

E

C

MN

E

E D

U T

I T

L A

V

O

RG

N

Õ

O Ã

Ç A

L S

N A

R T

P

EA

O

Ç

I

E

TS

I

S

A X

I A

B

T

T

A

T E

N A

L P

E

S

S

O R

T E

M

O M

R

E T

S

E

ILUsTRaçãO: aRIOnaURO

InvernoO inverno é uma das quatro ESTAÇÕES do ano que tem vez de acordo com o movimento de TRANSLAÇÃO da Terra. Nessa fase, determinadas regiões do PLANETA ficam mais distantes do Sol, o que implica nas BAIXAS tempera-turas apresentadas.

No HEMISFÉRIO Norte, o início do INVERNO ocorre em 21 de dezembro e TERMINA em 22 de março. Já no Hemisfério Sul, ele começa em 21 de junho e chega ao fim em 23 de setembro, dando lugar à primavera.

Nessa ÉPOCA do ano, as NOITES costumam ser mais LONGAS do que os dias.

No Brasil, apesar de os TERMÔ-METROS registrarem TEMPERA-TURAS baixas, na maior parte do país não faz muito FRIO, exceto em locais de maior ALTITUDE e na região Sul, onde, em alguns lugares, chega a NEVAR.

X F F Q A R P R A M Q L R R J M J L O T Ç X Õ N L F F F A V Z W D B F U G D Õ T A X O P Q U R N J V Ã V P Õ L G O I R E F S I M E H H I Y I Õ G P Ã E D J W R T M O C N Q S Ç A O Q M Ã H G Z Q V N J L F E Ã N G L O P H N L T E M P E R A T U R A S P Q R W J K A D I O Õ L K Õ S X I W Q C C Q M M E Ã F Ã C N M N Ç Z D W E M E D U T I T L A V Ã V L O B R G W N K I Õ G V S O Ã Ç A L S N A R T P A E A H O E Õ Ç Ç Y Õ X T M J O G I P C A E N T S J I C S A X I A B X L I Ç B J K M Q G Q Õ Z S T Õ P T R P Z V F O Y D U A T E N A L P P Y E L W S C S O R T E M O M R E T Õ Ã O T X R S B M E J C K C S Q L M N W H X M X Ç J

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

Se tem uma parada que eu não curto é a cardíaca.

Hoje a Lua está fora de curso em seu signo por boa parte do dia. Não é um dia

favorável para iniciativas, início de atividades ou para impor-tantes decisões. É melhor ob-servar suas atitudes e refletir antes de agir. É importante ob-servarmos as nossas atitudes.

O dia pede intros-pecção, reflexão e contemplação aos taurinos. É um bom

momento para perceber o que está ocorrendo nos bas-tidores e que pode também envolver questões sigilosas. Perceba também a verdadei-ra raiz das suas insatisfações.

O dia não é interes-sante para iniciati-vas, então é melhor refletir e observar

suas atitudes. Pode haver al-guns incômodos relacionados a amizades ou questões que envolvem empresas. É preciso estar atento à intuição, evitando comportamentos precipitados.

A Lua, seu regente, está fora de curso por boa parte do dia. Hoje, ao con-

trário de ontem, não é um dia favorável para iniciativas profissionais. Podem acon-tecer situações imprevistas e inusitadas, em que você deve agir com mais autonomia.

Cuidado com a vee-mência excessiva com que você expressa suas opiniões. O dia

não é favorável para a prestação de concursos ou para definições ligadas a viagens ou estudos. É um bom momento para com-preender quais são seus verda-deiros ideais e valores.

Um dia negativo para as finanças, mas que favorece a compreen-são subjetiva dos fa-

tos. É um momento em que você precisa estar mais atento à sua sensibilidade, à sua intuição e às suas emoções. Desafios de agir com mais autonomia no âmbito material quanto no emocional.

Um dia em que pode haver desavenças ou conflitos em seus re-lacionamentos. A Lua

está fora de curso no setor de relações, o que pode acentuar a tendência a imprevistos e situações inusitadas nos rela-cionamentos. É um dia que fa-vorece as questões subjetivas.

Um dia em que você deve estar mais aten-to à saúde. Cuidado com a precipitação

e a impulsividade, porque po-dem te prejudicar no trabalho ou mesmo no âmbito da saúde. Um dia para observar os pas-sos que você tem dado e seus avanços e conquistas.

Um dia em que você tende a estar mais irritado e inconstante em termos emocio-

nais. Desafios na vida afeti-va, ligados a agir com mais autonomia e independência. Percepção clara da sua indi-vidualidade e do que está difi-cultando a sua autoexpressão.

É um dia que pode ser de alguns aborre-cimentos no âmbito familiar e doméstico.

Não é um dia favorável para tran-sações imobiliárias ou para lidar com questões que envolvem bens familiares. É um momento favorável para se retirar de cena, contemplar e refletir mais.

O dia se inicia com uma conjunção de Lua e Urano, seu regente. O dia pode

apresentar imprevistos, sur-presas e mudanças e você deve ouvir a intuição para agir corretamente. Atenção com o trânsito e com as discussões nos relacionamentos.

Não é um dia fa-vorável para tran-sações ou acordos financeiros. É um

bom momento para repensar a forma como expressa seus potenciais e habilidades. É exigido de você mais inde-pendência e autonomia para realizar seus propósitos.

Calvin