dizque - 4ª edição

14

Upload: josue-delazeri

Post on 14-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

O jornal bimestral do GEAT

TRANSCRIPT

Page 1: DIZQUE - 4ª edição
Page 2: DIZQUE - 4ª edição

21

Fala, pessoal!

Mais um final de ano chegando e com ele a última edição do Dizque.

Para todos, foi aquela correria de final de trimestre, cheio de provas e estresses, mas não foi por isso que a galera do Departamento Jornalístico deixou de se empenhar para fechar o ano com chave de ouro. Esperamos que todos tenham gostado do trabalho que realizamos durante o ano de 2010. Mas para que tudo saísse dentro do planejado, uma palavra se fez muito presente: parceria! O GEAT é uma agremiação na qual o trabalho em grupo se faz sempre presente. Não seria no Dizque que isso seria diferente. É todo um trabalho conjunto dos redatores para informar e divertir os nossos leitores e, para que possamos ver esse projeto pronto, em mãos, a dedicação do nosso querido Zé foi importantíssima. Por isso, gostaria de agradecer toda a equipe do jornal; agradecer o apoio da escola e GEAT; o envolvimento dos nossos patrocinadores. Zé, muito obrigada pelo teu esforço e parabéns pelo ótimo trabalho. Como havia dito na primeira edição: sem ti, o Dizque não teria essa carinha.

Obrigada por tudo e pela oportunidade que nos proporcionaram. Desejo um Feliz Natal, um 2011 repleto de realizações e ótimas férias, com muito descanso!

Um forte abraço,Larissa MorásEditora-chefe

“... se lembra quando a gente chegou um dia acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba? Mas nada vai conseguir mudar o que ficou..”

CHEGOU O FIM. Depois de 14 anos despeço-me deste colégio com muita saudade. Durante todo este tempo aprendi muitas coisas, adquiri muita experiência, criei muitos laços de AMIZADE tanto com colegas, como professores e funcionários e nos meus últimos d o i s a n o s d e d i q u e i - m e i n t e i r a m e n t e a o G R Ê M I O ESTUDANTIL.

Se fosse possível, gostaria apenas com palavras demonstrar tudo que vivi dentro desta agremiação, mas apenas quem participar do GEAT poderá saber da vivência que tive e de tudo que SENTI e aprendi. O Grêmio Estudantil é muito mais que um grupo de pessoas que representa os estudantes, para mim ele se tornou uma FAMÍLIA. “Bruna, larga o GEAT e se dedica mais aos estudos!”, essa frase foi a que eu mais escutei durante estes dois anos, mas eu não aceitei este conselho. Deixei de estudar, de dormir, de sair e me divertir apenas pelo prazer de representar bem os queridos e s t u d a n t e s d e s t a e s c o l a . Espero que eu tenha alcançado o meu OBJETIVO e se eu não alcancei, não foi por falta de dedicação e esforço.

Meus queridos amigos, é a HORA DA DESPEDIDA. É com um aperto muito grande que eu deixo este colégio e principalmente o Grêmio Estudantil. Aproveitem a vida escolar, quando vocês menos esperarem ela acaba e deixa muitas saudades. FELIZ NATAL A TODOS, BOAS FÉRIAS E UM FELIZ ANO NOVO.

Tudo de bom, de verdade. Zé, cuida bem do GEAT.

Beijinhos, da presidente Bruna Luisa Radavelli (pela última vez)

Jornal Dizque | 4ª edição – ano 27Tiragem: 500 exemplaresGráfica: TimbreEditora-chefe: Larissa Sberse MorásDiagramador: Josué Delazeri JungRevisão: Rosiene HaetingerImpressão: Dezembro/2010Redatores: Larissa Morás, Josué, Rodrigo Hesse, Maria Paula Corrêa, Fernanda Weber, Guilherme Weiand, Juliana Colombo, Camille Lenz, João Pedro Mattielo.

Page 3: DIZQUE - 4ª edição

2

No dia 3 de dezembro, sexta-feira, se iniciou a COPA GEAT. Evento formado por interséries masculinas e femininas de futebol. Nesse dia, ocorreram os jogos masculinos de futebol no campo. Depois de uma tarde bem disputada, o time vencedor do ensino médio foi o Lavamos Sua Cueca Se Seu Nome For Birulei FC, formado pelos terceiros anos. E q u e m v e n c e u n o e n s i n o fundamental foi o time formado pelas duas sétimas séries, A e B. Na quarta-feira, dia 8 de dezembro, o evento continuou e ocorreram os jogos femininos. Os jogos também foram de futebol no campo e o time vencedor foi o CNFLGMA. Parabéns aos times campeões!

Page 4: DIZQUE - 4ª edição

2

Todos os anos, diversos pais buscam conhecer as instalações de nosso colégio para decidirem o futuro da educação de seus filhos - para isso uma considerável quantia foi usada nas reformas do hall de entrada. Nessa visita são informados, por exemplo, dos diversos laboratórios à disposição dos alunos.

I n f e l i z m e n t e , t a i s laboratórios são esquecidos na rotina escolar. Mesmo depois de oito anos no colégio, posso contar nos dedos as vezes que participei de práticas em laboratórios. Como exemplo, posso citar o descaso com o laboratório de química que, ano passado, graças a iniciativa do ex-professor Lucas e alguns alunos, passou por uma limpeza d e v i d o a o g r a u d e m á conservação por parte dos demais professores, na qual materiais tiveram de ser descartados devido a falta de limpeza e manutenção.

O u t r o e x e m p l o é a robótica que, devido à falta de i n c e n t i v o a o s a l u n o s e à participação em campeonatos está estagnada e o que, há alguns anos, estava entre as melhores equipes de robótica do estado, c o m p a r t i c i p a ç ã o e m competições internacionais, hoje n ã o p o s s u i p r o j e t o s e m andamento.

Um novo colégio está em construção, novos laboratórios estão em construção, mas é necessário que a prática seja incentivada para que tamanha infra-estrutura seja útil aos alunos e p ro fes so res , o que pouco acontece por enquanto.

Rodrigo Hesse

É o fim do último ano letivo. Uma turma que está junta há mais de dez anos, em breve, se separará. Todos sabem e esperam que as amizades que criamos na escola permaneçam, pois após tanto tempo se aturando, a amizade se torna irmandade, e é isso que é Terceirão: uma família. Tenho certeza que todos lembrarão, ao menos, de algum momento durante a escola: a Viagem das Oitavas ou a de Garopaba, as festas, a Quadrilha e até mesmo os “xingões” que nos foram dados.

Estar no terceiro ano é, de certa forma, contraditório, pois ao mesmo tempo que ansiosamente aguardamos o fim do ano e, consequentemente, a saída do colégio, sabemos que cada alma viva que esteve ao seu lado todo esse tempo, vai fazer muita falta mais tarde. Mesmo estando dividido em duas turmas, inúmeros grupos, o Terceiro é, antes de tudo, um forte, e mesmo distante continuará sendo.

Cada terceiro é único e todos, um dia, entenderão o que é ser Terceirão. A peculiaridade desse ano é que é o último, e todos tem consciência disso, mas, na verdade, trata-se do último ano de toda a nossa vida na escola e, por esse motivo, se torna um ano tão especial e diferente dos demais. O Terceiro é, sem dúvida, marcado por características de cada um que faz parte dele. Por essa razão, cada Terceiro é um e diferente.

Dessa vez o Terceirão é nosso e é a nossa vez de celebrar ou chorar juntos. O ano é nosso e isso ninguém nos pode tirar.

João Pedro Mognon Mattiello

4

Page 5: DIZQUE - 4ª edição

O que você faria se pudesse sentir para sempre

a sensação de um abraço e apaixonar-se por um sorriso sem fim? E se fosse possível lembrar sem sombras da imagem de uma criança que sorri para as nuvens que formam figuras no céu? Se você pudesse congelar um olhar, uma expressão, um batimento cardíaco? Se fosse possível capturar a essência de um momento eternizado?Por vezes parece uma tarefa difícil. Ainda que longos sejam os abraços, os sorrisos e os olhares, a sensação que neles divaga dura apenas uma fração de segundo. P a r e c e p o u c o e m t e r m o s matemáticos, mas apenas o breve instante pode produzir um efeito eterno. É a fotografia da alma, capaz de imobilizar um efêmero momento de beleza.Simples, rápido, permanente: assim define-se o retrato. Sem r e q u e r p r o g r a m a ç õ e s o u tecnologias, o retrato pode ser feito por qualquer um a qualquer momento. Com ele é possível capturar a essência só vista aos olhos de quem mergulha na imensidão dos sentidos. Sentida só por quem vê a beleza rara do alguém que cria, no movimento, um reflexo da sua personalidade. Efeito passageiro, que a cada instante se fragmenta pelo tempo... Mas a surpreendente imagem armazena-se para sempre na memória.Minuciosamente, o escritor Rubem Alves traduz de forma singela e bela os enigmas do poema Seu Retrato, de Cassiano Ricardo: “Olho e percebo que seu retrato mais parece com você do que você mesmo. Porque nele você está fora do tempo, fixado pela luz da eternidade”.

Juliana Colombo

Como muitos de nós já esperávamos, o pequeno projeto que em 2009 foi lançado pela Ules(União Lajeadense dos Estudantes) cresceu e, neste ano de 2010, deu um passo muito importante para o bom aproveitamento e melhoramento do evento: firmou parceria com o DCE (Diretório Central Estudantil) da Univates.

O 3° Enduro Ules/DCE Univates contou com a participação de cinco equipes envolvendo participantes das várias escolas de lajeados, alunos da Univates e comunidade em geral. As equipes Rastafáris, Pardais, Ghostbusters, Rekidam e Hunters participaram de diversas atividades intelectuais e de rua à partir das 16 horas do dia 25 de setembro até às 16 horas do dia 26. As tarefas saíam de hora em hora e outras a cada meia hora. O tumulto era grande, mas as equipes que melhor souberam lidar com o grande número de participantes (mais que o dobro das últimas edições) se saíram melhor. Ao final, após punições e considerações, só uma equipe se sagraria campeã, que neste terceiro ano teve como vencedora uma novata: a equipe Hunters, participando pela primeira vez do Enduro, ficando com a primeira colocação e com o caneco de campeã. Em segundo lugar a equipe Ghostbusters e em terceiro lugar a equipe Pardais, com alunos do colégio participando, assim como também na campeã Hunters.

Rivalidades a parte, a equipe Pardais, competidora desde o primeiro Enduro realizado pela Ules foi campeã dos dois até então, e agora mais uma equipe do nosso colégio saindo campeã, Hunters. Isso só nos mostra o quanto as experiências que temos com a Gincana do Geat, que está a sua 29ª edição, desperta espírito de liderança entre jovens, fazendo-os destacar em meio a comunidade.

“Tenho orgulho de dizer que participo destas gincanas em lajeado, fazendo esta cidade crescer positivamente, proporcionando a jovens como nós oportunidades de mostrarmos do que somos capazes.” (Guilherme Weiand)

Page 6: DIZQUE - 4ª edição

2

Parabéns equipes!

Na noite do dia 26 de novembro a galera entrou em espírito praieiro para curtir o Luau Havaiano. O evento contou com comidas e bebidas por conta do grêmio, e entre uma música e outra se pôde contemplar a bela noite iluminada apenas pela luz de tochas e fogueiras.

A festa temática contou com a colaboração das bandas Pollo (vencedora do Circuito de Bandas), Wink (vencedora do Escambau). Valeu a pena escutar I'm Yours, de Jason Mraz, primeira música tocada pela banda Pollo e que fez todos suspirarem. Ou então Faroeste Caboclo, que ninguém mais agüenta ouvir o Edu cantar...

Page 7: DIZQUE - 4ª edição

PDF file Pedophile

Know the differenceIt could save your life

Abaixo seguem algumas placas nas quais podemos perceber o uso incorreto do português a as tentativas frustadas de aplicar o inglês na nossa cultura. Divirtam-se!

Page 8: DIZQUE - 4ª edição

Neste ano, o Circuito de Bandas ocorreu no dia 22 de outubro, no Centro Comunitário. Foram dias de muita organização e produção para que o evento ocorresse da melhor maneira possível. A decoração ficou a cargo dos integrantes do GEAT e resultou em imagens muito bonitas para o público, como a montagem do banner pelo secretário Josué. Além disso, nessa edição do circuito, contamos com a colaboração do Le Caffe, que providenciou doces e salgados para a noite.

O evento foi aberto à comunidade, inclusive tendo participação da banda do ex-aluno Walter Silva, que abriu a noite. Após, teve a apresentação os membros do GEAT, na qual eles subiram ao palco ao som de Raise Your Glass da cantora Pink e com pulseiras de neon, dançaram e pularam, desejando a todos um ótimo show.

Após, as bandas que subiram no palco foram: Pollo, Wink e Fuinhas da Choupana, todas representadas por estudantes do CEAT. Todas as bandas presentes variaram entre músicas internacionais (KC and the Sunshine Band, Blink 182, Kings of Leon e Eagle-Eye Cherry) e nacionais (Seu Cuca, Restart, Papas da Língua e Raimundos).

A banda Pollo foi a última a se apresentar e foi muito feliz ao lembrar que somos gaúchos, com a música Canto Alegretense. Ao longo de sua execução, os estudantes do segundo ano subiram ao palco para cantar junto com a banda.

Depois de uma semana, pudemos finalmente conhecer a banda campeã do

Circuito de Bandas que, novamente, só recebeu votos das pessoas que assinaram presença no dia dos shows. Com uma diferença de 35 votos, quem venceu foi a banda Pollo, que ganhou como prêmio duzentos reais, os quais foram divididos entre os integrantes.

O evento, como sempre, foi um sucesso! Gostaríamos de agradecer a todos que participaram e votaram nas bandas. Esperamos que as pessoas que foram tenham gostado, pois esse é um evento pelo qual o GEAT esperou ansiosamente e fizemos de tudo para que ele agradasse a todos!

Page 9: DIZQUE - 4ª edição

9

No mês de outubro ocorreu a última edição das interséries 2010, nos campos do CEAT. Mais uma tarde de sexta-feira cansativa, mas muito divertida em que muitos alunos se fizeram presentes tanto para jogar e mostrar seu potencial quanto para assistir e torcer pelas suas turmas.As grandes vencedoras foram (...) do ensino fundamental e 23B do ensino médio.

Em outubro também aconteceram as tão esperadas interséries de boliche nas dependências da Santa Fé. As turmas foram representadas por duplas, todos determinados a vencer. Porém, a dupla campeã foi Tobias B. Agostini e Gabriel Musskopf, da turma 22B.

Page 10: DIZQUE - 4ª edição

210

Como o concurso Miss e Mister Geat acabou não ocorrendo por falta de participantes, buscamos candidatos no lado de fora de nosso maravilhoso colégio. Abaixo apresentamos os candidatos e suas respectivas categorias:

Para escolher o Mister GEAT 2010 ligue: 9321-4410

Para escolher aMiss GEAT 2010 ligue: 9321-4410

Agradecemos a todos os participantes pelo empenho e dedicação na arte de ser feio.

Page 11: DIZQUE - 4ª edição

1822, "Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado.”

Obra do mesmo escritor de 1808, Laurentino Gomes. O livro, quase como sequência de 1808, retrata o o processo de independência do nosso país e suas peculiaridades. Laurentino, em seu livro, te leva, longe da monotonia, a perceber o quanto o processo de formação do Brasil é aplicável aos dias de hoje. Leitura totalmente recomendável aos que gostam de história e pretendem vê-la aplicada nos dias de hoje.

The Hives, The Black and White Album.

Banda sueca de punk rock formada em 1994 por cinco adolescentes da mesma cidade. The Hives, em seu quarto CD, deixa ainda mais claro o seu gênero de origem, o clássico rock de garagem com um toque de psicodelia, aí o mais bacana do seu álbum. Junto com lançamento do respectivo álbum vieram algumas das músicas mais conhecidas da banda, os singles, como “Tick Tick Boom” e “Try It Again”.

Filme

Os Famosos e os Duendes da Morte.

Filme baseado no livro do escritor lajeadense, Ismael Caneppele, e dirigido por Esmir Filho, diretor considerado como umas das revelações do cinema brasileiro. Boa parte das cenas do filme foram gravadas na região, e é nisso que o filme se destaca: na sua bela fotgrafia. Aquele filme para ficar digerindo durante dias. Deixo o conteúdo para os interessados.

Page 12: DIZQUE - 4ª edição

2

As eleições chegaram e, com elas, mais um período longo e trabalhoso anunciou seu fim. O GEAT de 2010 se despede após dois anos consecutivos de liderança, muitas alegrias e emoções.

Em novembro, os estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio escolheram a chapa que melhor lhes apresentou um plano de trabalho adequado para o GEAT de 2011, após ouvirem as duas chapas e suas propostas. Inicialmente, haveria somente uma chapa. Porém, essa se separou e deu origem à chapa 1, liderada por Guilherme Weiand (21C) e à chapa 2, comandada por Josué Jung (22B). Após uma disputa acirrada no debate, foi a vez dos alunos exporem as suas dúvidas e interpretações.

Na mesa eleitoral estiveram presentes os alunos Bruna Radavelli (23B), Ronaldo Tabios (21A), Gabriel Hertz (23A), Rodrigo Hesse (23B) e Eduado Hendler (23B). Como no ano passado, os alunos votaram utilizando a urna eletrônica, o que facilitou a contagem de votos e permitiu que a chapa vencedora fosse anunciada no dia posterior. Com uma diferença de aproximadamente 90 votos, a chapa vencedora foi a de número 2, que terá como presidente o nosso ex-secretário Josué D. Jung. O GEAT 2011 terá como representantes:

Presidente: Josué JungVice-presidente: Gabriela VolkenSecretária: Francine GuarnieriVice-secretária: Juliana ColomboTesoureiro: Rodolfo AntoniazziVice-tesoureiro: Lucas Sbaraini

Muito obrigado a todos que votaram e esperamos que os novos representantes do GEAT tenham sucesso ao longo do ano de 2011!

12

Perolas15BProfª Jú: Sabia que enquanto dormimos, nosso corpo solta hidrogênio?Henrique: Eu solto metano.

16BFernanda: Ai, sora. Tu fez eu borrar!Eduarda: Então vai ao banheiro!

18BNo dia do aniversário da Maria Paula:Maria Paula: Que dia é hoje?

Huda: Ah não! Quem foi no show do Formspring? (Offspring?)

Isadora: Que droga! Esse ano, o Rock in Rio vai ser em São Paulo.

Sor Marcelo: ...necessidades que o povo tinha...Maria Paula: Coutinho? O que tem o Coutinho?

Maria Paula: Olha, eu no posto da Tábata!Huda: Bem que tu tem cara de frentista!

Cássio: Sor, hoje é aniversário do Leonel!Maria Paula: Por que é aniversário dele?

Pérolas sem identificação de turma:

Sor Marcelo: O Caetano só tem dois neurônios: o Tico e o Teco. O Teco ta pela metade e o Tico...Lunkes: Está murcho!

Page 13: DIZQUE - 4ª edição

13

Sora Lisnéia: Lucas, o que tu está esperando para tirar a mochila do caderno? (Mochila do caderno?)

Sora Lisnéia: Daí não é cronograma e, sim, cornograma, porque ele está sendo traído!

21CRoseli: Só por curiosidade Elléh, tu copia o conteúdo quando tu falta assim, tipo, uma semana de aula?Elléh: Sim, eu copio tudo, sora!Roseli: Só pra ter uma idéia, posso saber de quem?Elléh: Da Tainá, sora!Turma: Hahahaha

Larissa: ...O pensador florentino Maquiável (Maquiavel?)Sor Gustavo: Desculpa, mas eu tive que rir! Essa vai pro PAA. Opa, pro Dizque.

João Johann: Cuti, como eu sei qual é o símbolo do masculino e do feminino?Arthur: É fácil. É só ver que o do masculino sempre está levantando a flecha!

23AThaíssa: Quando ele chegar, me chama que eu quero fazer uma sacanagem!

Falando sobre a idade dos professores:Volken: A Cuti foi conservada no formol.Marina: Ela dorme na cama de oxigênio do Michael Jackson.

Marina: O que a Thaíssa sabe que eu não sei?Thaíssa: Eu sou informada, sou da mídia, sou do povo!Jê: Amiga da garotada!

23BRosiene: O Hotel Magestic acabou falecendo. Não, falindo!

Bruna: Eu vou dormir até às 23horas e daí meia noite eu acordo.

Bruna falando com Weber e Camille: Tu filma e tu grava.Marcel olhando as pastilhas laranjas para garganta da Cuti.Cuti: O que tu tá olhando aí, Marcel?Marcel: É de laranja né, sora?Cuti: Não, é de abacaxi!

Sineta bate às 8h35min.Marcel: Ai, que sonho!

Janquiel: Eu sou o mais alto lá em casa.Sutili: Eu também!Turma: HAHAHA.

Sutili: Só os homens pertencem ao cromossomo exclusivo dos dois! (?)

Bruna: Darkita é o caRAIO. Por isso ela cruzou com o Faísca e com o Trovão.

Karina: Qual questão vocês querem corrigir?Luiza: A partir da 7.Giulia: Depois a 8, sora.

Falando sobre o Dizque atrasado.Edo: Mataram o entregador do Dizque.

Falando sobre hipertricose (muitos pelos no pavilhão auditivo).Alguém 1: Será que o Émerson tem isso?Alguém 2: Daí não é pavilhão, é um ginásio!Turma: Risos.Tempo depois (discutindo sobre colocar ou não no Dizque).Cuti: E se ele vier falar comigo, vou dizer que é uma anomalia.

Lílian: É perigoso caminhar à noite nas ruas de Lajeado.Sutili: Perigoso é em Roca!

Page 14: DIZQUE - 4ª edição