dizque - 2ª edição

15

Upload: josue-delazeri

Post on 30-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O jornal do GEAT

TRANSCRIPT

Page 1: DIZQUE - 2ª edição
Page 2: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Editorial

EXPEDIENTE

NOTA DAPresidente

E aí galera!Chega até vocês a segunda edição do Dizque 2010, preparada com todo o

empenho pelos redatores.Procuramos trazer para vocês mais matérias do interesse de todos, contando com um espaço para o estudante se expressar. Afinal, o Dizque é o jornal dos alunos. Por esse motivo, estamos sempre abertos para sugestões, críticas e colaborações.O departamento jornalístico GEAT 2010 deseja a todos uma boa leitura e boas férias!

Um abraço,

Larissa MorásEditora-chefe

E aí, galera :D Bom, com a saída do nosso querido Eduardo Hendler, eu estou assumindo o cargo de Presidente. Espero poder representá-lo da melhor maneira possível e para isso prometo me esforçar para que tudo ocorra de modo que lhes agrade. Nestes últimos dias vários eventos do GEAT foram realizados. Reunindo turmas de 5ª a 8ª série, o Show do Milhão, feito pela primeira vez, foi um sucesso, tendo uma final muito disputada entre os participantes. Também tivemos as interséries de Video Game, tendo uma participação muito efetiva dos associados e o Café Colonial, o qual o GEAT contou com o apoio da JEL, OASE e APPA. Aproveito a oportunidade, para agradecer à APPA por tudo que vem construindo com o Grêmio Estudantil desde o ano passado e dizer que sempre estaremos dispostos a colaborar também com a associação. Espero que todos gostem desta edição, pois todos deram o seu máximo para que o Dizque continue sendo um sucesso. Para finalizar, peço para que todos continuem contribuindo nos eventos oferecidos pelo GEAT, pois sem vocês, nada disso valeria a pena. Beijinhos, me liga (ou não). Ah, BOAS FÉRIAS A TODOS e aproveitem, porque o segundo semestre.. sabe como é, tirar um Bzinho não é fácil.

Bruna RadavelliPresidente e vice-presidente GEAT 2010

Jornal Dizque2ª edição – ano 27Tiragem: 500 exemplaresGráfica: TimbreEditora-chefe: Larissa Sberse MorásDiagramador: Josué JungRevisão: Lisnéia SchramellImpressão: Julho/2010Redatores:

LenzCamille Débora

ScheibelFernanda

WeberGuilhermeWeiand

João PedroMattiello

JosuéDelazeri

JulianaColombo

LarissaMorás

LauraColling

Maria PaulaCorrea

RodolfoAntoniazzi

Rodrigo Hesse

2

Nota: O texto da página 17 do DIZQUE I é de autoria da aluna Thaíssa Künzel

Page 3: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

3

Café colonialMais uma vez abril passou e o nosso famoso

Café Colonial aconteceu! Como sempre, muito bem preparado pela APPA, pelo Grêmio Estudantil Alberto Torres e a Juventude Evangélica Lajeadense. Como nos anos anteriores, este foi um sucesso! Muitos alunos, professores do CEAT, ex-alunos e comunidade em geral compareceram para prestigiar este evento, que aconteceu das 15h às 20h, do dia 14 de maio, no Centro Evangélico.

O evento, além de oferecer as suas delícias de sempre, preparadas pelas senhoras da OASE, ofereceu também rifas, que ao final do café foram sorteadas entre os participantes, tendo como prêmios: kits de limpeza, uma cesta com produtos

a base de cogumelos, camisetas e bonés. Enfim, mais um evento de sucesso protagonizado pela excelente parceria entre GEAT e APPA.

Esperamos os próximos que virão!

No dia 7 de maio desse ano ocorreu a primeira intersérie de videogame. A intersérie foi realizada dentro da Gameboy, e reuniu alunos da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em masculino e feminino, e então em Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No Ensino Fundamental, o campeonato masculino foi muito disputado. Depois de várias partidas e muitos momentos de tensão, os ganhadores foram Bernardo e Francisco da turma 17B. O feminino também teve seus méritos, entre eles, a quantidade grande de participantes, várias a mais do que na intersérie do ano passado. Entre as participantes, Myrele e Giovana, do ensino fundamental, se destacaram e foram as campeãs.

Já no Ensino Médio, a disputa foi mais rápida, mas não por isso, menos emocionante. Por ter menos turmas que o Ensino Fundamental, a competição do Ensino Médio acabou antes. No feminino ela foi finalizada em uma disputa emocionante, mas as representantes Marcelle e Camila, da turma 23B, levaram a melhor e saíram com um grandioso título. No masculino, as disputas estavam muito parelhas, mas no final, só uma dupla conseguiu a vitória. Na final, após uma disputa memorável, os alunos Augusto, vulgo Duxo, e Matheus (Pig), do 23A, levaram a medalha para casa.

Todos os alunos que participaram, tendo ganho ou não, estão de parabéns. Todos mostraram vontade e uma habilidade com as mãos no controle. Sintam se todos vitoriosos, e para aqueles que não participaram, sempre haverá uma nova intersérie. Aguardem.

Interséries de Video Game

Page 4: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Coluna da Jubs

Aos amantes do FutebolB a n d e i r a s n a c i o n a i s

penduradas na sacada, caras-pintadas de verde-amarelo, hinos patriotas ao extremo e declarações explícitas de paixão, amor e união exclamados de dentro da alma para o mundo todo ouvir. Não importa a classe, não define a idade, profissão ou geração: somos brasileiros. Somos loucos por futebol.

Quatro anos são ansiosamente esperados até que comece tudo de novo, do mesmo jeito. A cada dia que se aproxima é multiplicada, em potência, a farra e a alegria da nação. Inimigos entram em sintonia. O padeiro recebe “bom dia”, e é começar a copa do mundo que o universo inteiro fala a mesma língua: é um grito de emoção, é um choro por paixão, É GOL! Dispensa qualquer tradução.O mundo forma um elo quando se fala em futebol. As fronteiras diminuem - milhões de quilômetros transformam-se em distâncias insignificantes, tão curtas a ponto de serem quase tocáveis. Criam-se amigos e inimigos da forma que separados podem, ao mesmo tempo, estarem juntos, vibrarem juntos, agitarem juntos. Emocionarem-se.

E nesse clima de copa do mundo, nada melhor que seguir a multidão e abraçar a ideia de que por um único momento podemos respirar um país de união. Afinal, quando a b o l a p a s s a p e l o g o l e i r o , c o m p re e n d e m o s , e n f i m , q u e possuímos muito em comum. Compreendemos o incompreensível: somos todos um só. Somos brasileiros. Amantes do futebol.

Juliana Colombo - 21A

4

quebraCUCAResolução enigma 1:

Resposta: Non nobis, domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam*

= spaço e

*Lema dos Templários.

-A decriptação segue a rdem das o

flechas. (non n~obis...);

- Depo s de decriptar toda a frase

i

devemos el minar os “~”;i

-

Acertadores: Tiago Kappes, Rodolfo Antoniazzi, Guilherme WeiandGustavo Arossi e Eduardo Hendler.

Enigma 2

Pasta alla Carbonara:1- Creme de leite;2- Bacon;3- Viejaiz osues;4- 3 ovos;5- len ti lã;6- Macarrão;

Quais são os ingredientes 3 e 4?Decifre e mande a resposta para o e-mail do GEAT,[email protected]. Na próxima edição divulgaremos a resolução e o nome de quem acertou.BOA SORTE!

G aribaldi. G

Page 5: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Mais um evento do GEAT, o Rally, ocorreu nos dias 17, 18, 21, 24 e 25 de maio, no prédio do ensino médio. Com diversas provas e desafios, todos se divertiram. Segunda-feira a prova foi o Molha, não Molha e depois de vários lances, muita água e de um empate entre 21C e 23A, a 21C venceu a primeira prova com João Vicente Meyer. Terça-feira foi o corre-corre atrás das Rapidinhas e quem levou a melhor foi Vinícius Palm da 23B. A terceira prova envolveu conhecimentos gerais e aquele que não soubesse, levava tortada na cara! A sexta-feira proporcionou muitas risadas com o Torta na Cara, e após uma final entre terceiros anos, a 23B levou a melhor com Fabrício Schönhalls,

que não levou nenhuma tortada. Devido ao mau tempo, duas provas foram adiadas para a semana seguinte e a segunda-feira foi o dia de caçar tesouros. Todas as turmas foram atrás de deliciosas moedas de chocolate e o sortudo foi Guilherme Sutili da turma 23B. A grande final foi deliciosa, como Teste de Paladar. Todos vendados tiveram que experimentar diversas comidas, pepino, massa crua, geléia de figo, e suco de maçã. A turma vencedora foi a 22B com Gabriel Goulart. A grande vencedora do Rally foi a turma 23B e como premiação ganharam bombons e um lindo peixe, além de pontos para a gincana anual!

Show do Milhão

5

No dia 27 de maio, terça-feira, o GEAT promoveu pela primeira vez o Show do Milhão. O evento ocorreu na sala de música, durante a tarde, com os representantes de cada turma. Foi feita uma série de perguntas a cada um com o direto de pedir ajuda do universitário, das cartas e/ou das plaquinhas. Quem

acertasse mais de cada série seria classificado para a semifinal. Augusto Hinterholz Blau da 7ª A levou a melhor e foi o campeão da primeira edição do Show do Milhão do GEAT.

Rally - Ensino Médio

Page 6: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Coluna do Hesse

Monopolização Cultural

A cultura brasileira, principalmente musical é extremamente rica. Cada região é caracterizada por um ritmo, além de sermos berço de importantes compositores, instrumentistas e cantores como Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Baden Powell, Caetano Veloso e tantos outros, e termos bandas dos mais variados estilos ganhando reputação no exterior. Então o que explica a falta de cultura que afeta grande parte de nossa população? Uma questão muito simples. O JABÁ, espécie de suborno pago pelas gravadoras aos canais de mídia por execuções das músicas de seus artistas, espaços em programas que atingem uma grande parcela da população, posições nas listas de Top 10 das rádios e até mesmo boas críticas em jornais e revistas, faz com que a mídia seja controlada pelas grandes gravadoras, assim que paga mais ganha maior visibilidade. As grandes gravadoras interessadas somente no seu lucro investem em fórmulas estereotipadas, sem nenhum ineditismo e o público acaba ouvindo somente aquilo que chega a eles por meio de tais canais e achando que essa é a música do momento. Por isso hoje vemos uma invasão da mesmice sertaneja, de grupos de pagode e suas letras melosas ou padres cantores, o que não significa que estes sejam realmente talentosos, mas sim que dão algum ren-dimento às suas gravadoras e empresários, além de tirar parâmetros para comparação, já que tudo soa parecido. Outro problema gerado por essa mo-nopolização na mídia é a dificuldade de novas bandas ganharem reconhecimento no mercado nacional, pois são obrigadas a lançar discos de maneira independente, e com poucos recursos, dificultando seu aparecimento nas grandes mídias. Grandes artistas continuam existindo e nossa cultura continua sendo rica, porém falta o devido reconhecimento por parte da população que se encanta com a música pobre e sem originalidade.

Rodrigo Hesse - 23B

6

- Na maioria dos idiomas a palavra “noite” é formada pela letra “N” mais o número 8, que representa na maztemática o infinito

Exemplos:

Português: Noite = N + oitoAlemão: Nacht = N + achtInglês: Night = N + eightEspanhol: Noche = N + ocho

- As mulheres piscam os olhos duas vezes mais que os homens.- A língua é o músculo mais forte do corpo humano.- Em média, cem pessoas morrem asfixiadas com uma caneta por ano.- O grito do pato não faz eco.- Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.- O olho de um avestruz é maior que seu cérebro.- O orgasmo do porco dura até trinta minutos.- O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto em uma árvore.- O pescoço das girafas possui apenas sete ossos, o mesmo número do ser humano.- O camelo chega a beber cento e vinte litros de água em apenas dez minutos.- O porco espinho possui em média trinta mil espinhos.- Os mosquitos são mais atraídos pela cor azul.- Nenhum pedaço de papel pode ser dobrado ao meio mais de sete vezes.- O coração da mulher bate mais rápido que o do homem.- Um quarto dos ossos do corpo humano encontram-se nos pés.Fonte: http://curiosidadesonline.wordpress.com/2009/01/30/curiosidadades-engracadas/

Você sabia que?

Page 7: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Dicas culturais

The End (The Energy Never Dies) é o quinto álbum do grupo estaduniense de pop/hip hop/dance Black Eyed Peas. O nome do álbum foi escolhido para desmentir os boatos da separação do grupo, representar a modernidade da música e a geração futurística. Foi o terceiro álbum mais vendido do ano de 2009, sustentando posições nas paradas com singles como “Boom Boom Pow”, “Meet Me Halfway”, “Imma Be” e “I Gotta Feeling”. Seus hits são sucesso no mundo todo, conquistando três 1º lugares na Billboard.

CD’S

The Doors, primeiro álbum da banda norte americana de rock The Doors, foi lançado em 1967. Tinha como vocalista o cantor Jim Morrison, que com sua atuação em palco e calças de ganga justas foi considerado um sex symbol. O álbum tem músicas como “Break on Through”, “The End”, de 11 minutos, e “Light My Fire”, que transformou o grupo em uma das principais bandas contracultura americana da época. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper), filme lançado em 2009, tem como protagonistas a atriz Cameron Diaz e o ator Alec Baldwin. No drama, uma jovem chamada Kate sofre de leucemia. Sua mãe e seu pai tentam de todas as maneiras reverter o quadro da doença, e quando não sabem mais o que fazer para ajudar, são aconselhados por um médico a fazer uma fertilização in vitro para que a criança se torne uma doadora. A criança nasce e durante sua vida doa sangue, medula óssea e células para a irmã mais velha. Porém, a única chance de melhora é a doação de um rim. A estas alturas, a menina tem 11 anos e decide brigar contra seus pais na justiça por uma emancipação médica. A partir dessa escolha, muita coisa irá acontecer. A história é comovente, e faz as pessoas pensarem sobre as dificuldades da vida. Além disso, trata de um dilema ético, que questiona a decisão da menina como certa ou errada.

7

Filme

Page 8: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Lucas Dalla Barba (vulgo DB), 17 anos,1,85m, 76 quilos, aluno do 3º ano e dono de um excelso e invejável estilo. Em entrevista ele nos conta um pouco sobre sua vida, seus amores e planos.

Primeiramente, o que te fez mudar tão radicalmente de visual?É complicado explicar, não gostava do antigo, quis radicalizar, me tornar mais rebelde, deixar de ser aquele menino tímido... Quero também servir de incentivo para as outras pessoas tímidas, como eu era antigamente (risos).

E o que mudou na tua vida depois dessa mudança?A fama, obviamente.

Essa mudança foi só exterior?Não! Interior também, sou um homem mudado! Meninas me aguardem!

E o coração, tem dona?Têm sim, Cidinha, desmentido todos os boatos.

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DB?Gabriele Guarnieri: Eu, como nova prima do DB, aprovo o visual.

Rômulo: Achei interessante, pois é bem aerodinâmico. Usain Bolt deveria aderir ao estilo para quebrar ainda mais recordes.

Gata preta: Ele é o gatinho que está mexendo com o meu coração! Miiaauuu.

DB solta o verbo!

8

Cantadas infalíveis do DB

-Posso fazer um drift nas suas curvas??-Sou o Tarzan. Quer ser minha macaca, digo, Jane?-Quer ficar comigo, dá um sorriso; não quer, dá um mortal pra trás.-Não te doem as pernas de fugir dos meus sonhos todas as noites?-Seu pai é advogado? - Não, por quê? - Ele fez direito hein?!-Imagina uma bolita numa ladeira. Rola ou não rola?-

Page 9: DIZQUE - 2ª edição

Junho é o mês do São João, das festas juninas, do quentão, fogueira, pinhão, pescaria... E nada melhor do que entrar no c l i m a d o m ê s e comemorar a passagem do dia de São João e, para isso, no dia 24 de junho as t u r m a s r e c e b e r a m pipocas, preparadas pelo GEAT.

DIZQUE 2010

GEAT agora tem novos sofás!No mês de abril, o GEAT ganhou o estofamento dos sofás concedido pela a APPA. Agora o ambiente conta com um espaço mais confortável e aconchegante para todos os membros do Grêmio.

E chegou a hora das nossas queridas professoras substitutas, a Tati e a Lisnéia, se despedirem das turmas do Ensino Médio para o retorno da professora Kári... Com isso, momentos de alegria, estudos, brincadeiras e amizade ficam guardados com muito carinho por todos do Ensino Médio. Mas, com certeza, foram mais profissionais, amigas e companheiras, de quatro meses de trabalho conjunto, que fizeram a diferença e deixaram saudades por onde passaram.

Fica aqui um abraço forte pras professoras que farão falta.Kári: seja bem-vinda! Te desejamos muitas trocas de fraldas! Que essa nova fase em tua

vida seja maravilhosa! Que a pequena Isabela te traga muitas alegrias!

Tati e Lisnéia

No clima de São João

9

Page 10: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

História das Copas do MundoA competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter

assumido o comando da FIFA. A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas

13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia foi a campeã da primeira edição da Copa do Mundo. A copa desde o inicio ocorreu de quatro em quatro anos. Nas duas próximas copas a Itália ficou com o título. Entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo e nosso país chegou à final, mas perdeu para o Uruguai por 2x1. O Brasil

só ergueu a taça, pela primeira vez, em 1958, na copa disputada na Suécia. O se tornou bicampeão em 1962, na copa sediada no Chile, seu tricampeonato foi

conquistado na copa do México em 1970. Depois disso o Brasil não voltou a vencer uma Copa do Mundo por 24 anos, foi só em 1994, nos EUA, que nosso país levantou a taça novamente. Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, o Brasil sagrou-se pentacampeão.

Curiosidades sobre as Copas do Mundo

- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.

- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida dos bicampeões Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;

- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta.

10

Page 11: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

CEAT na CopaTodo e qualquer brasileiro tem orgulho de sua terra, ainda mais quando se trata de futebol. A

Copa do Mundo 2010 fez com que todos vestissem a camiseta para a seleção. Mas como se não bastasse isso, muitas turmas entraram no clima e decoraram a sua sala com a bandeira do B r a s i l e papéis verde e amarelo. Outras turmas fizeram o bolão e também a troca de figurinhas. E aqueles que não se desligam um minuto das informações da Copa, compraram uma antena para a televisão da sala ou encontram-se no bar da escola.

Pérolas da UFRGSO tema da redação da ufrgs este ano foi "incivilidades e transgressões".. Alguns vestibulandos, como sempre se

inspiraram um pouquinho e nos deixaram suas preciosissímas pérolas.Bom, aqui vão algumas delas:

"Título: Ouça a tia da creche"

"E, é por isso que devemos levar conosco sempre os ensinamentos da tia da creche". (Essa redação estava excelente!)

"Sim, senhores e senhoras, muitas vezes as pessoas [...] cometem 'pequenos delitos' de incivilidades"

"Título: Faz parte do meu show?"

"A macrocefalia urbana (falta de condições básicas para toda a população)"

"[...] através da ausência de incivilidade, poderá surgir um descaso, a fim de cometer infrações, ou vice-versa".

"a falta de educação de como as pessoas tratam seu lixo"

"Atos como falar ao celular no cinema [...] lá o objetivo é o espetáculo e não vocês. Essa atitude só demonstra o individualismo existente em alguns indivíduos. Imagine uma família com essas características? Uma tragédia".

"porém me recordo de uma passagem bíblica que Jesus diz para a multidão: 'Quem nunca errou, atire a primeira pedra'".

"Penso que a sociedade nada mais é que o reflexo das atitudes dos cidadões, e nós somos cidadões, eu e você!".

"mas esse é um caminho muito longo, e, como 'bom homem' que sou, vou deixar que outros façam por mim..."

"o que é que passa pela cabeça de uma pessoa assim? 'Já são velhos mesmo, não precisam sentar".

O destaque vai para...

"Isso ocorre porque essa maldita classe média pensa que, pelo fato de pagarem impostos, não tem a mínima responsabilidade ambiental"

"As madames ficam passeando com seus cachorrinhos que cagam por aí sujando as calçadas onde a gente pisa, pensam que o cocozinho do querido cachorrinho (que come melhor que muita gente no Brasil) vai evaporar".

FONTE: http://annafaedrichmartins.blogspot.com/2010/01/prova-de-redacao.html

11

Page 12: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

12

Calúnia do Tiago?CRÔNICA X REALIDADE

PARTE IPassara apenas dois anos do início do novo milênio. O mundo esperava ainda as ditas mudanças que

ocorreriam a partir do ano 2000. Mas para um jovem de então 10 anos, as mudanças vinham em escala menor. Era o primeiro dia de aula em uma nova escola depois de um ano vivendo fora da cidade. Tinha medo dessas mudanças, mas logo percebeu que a partir dalí encontraria o lugar para encontrar a felicidade.

Naquela nova escola o menino aprendeu tudo que se tornou. Não foi o primeiro aluno da turma, mas a cada passo que dava, aprendia que o importante não era simplesmente passar, e sim, marcar. Aquele menino tímido que foi o primeiro chegar na fila, no primeiro dia de aula da quarta-série aprendeu a amar aquela escola, aprendeu a amar os professores, os colegas, aqueles que nem eram colegas, todos. Viu que os pilares daquela escola tinham marcas da história. Aprendeu a amar aquela história. Sem sombra de dúvida, amou mais aquele lugar do que amava a própria casa. Dizia ele que aquela escola era a sua segunda casa, se é que pode-se dizer tão pouco, pois houve dias que passou mais tempo lá dentro do que fora. Não chegou a dormir lá (ou chegou), mas se pudesse, ah, amaria o internato. Sentia orgulho em fazer parte, a sua maneira, daquele lugar. Mas por mais que louvasse e defendesse a casa para os estranhos que ousavam injuriá-la, chegou o tempo em que percebeu que havia muitas coisas erradas acontecendo. Aprendeu então a ser influente, o máximo que pode, para que conseguisse arrumar defeitos. Lutou, tentou, esforçou-se ao máximo, obtendo alguns êxitos. Mas ainda assim não fez tudo que queria fazer.

Depois de tanto esforço, de tanto suor dado por aquele lugar, o menino que foi abraçado oito anos antes, viu-se preso do lado de fora de uma parede de vidro. Viu-se imobilizado. Continuava a ver os móveis fora do lugar dentro da casa, mas assistia a tudo do lado de fora, sem poder fazer nada. Foi então que desistiu, abandonou aquilo que amou. Praticamente entregou o queijo aos ratos.

Agora imagine leitores, o que sentem os meninos que fizeram história dentro da casa, ao repararem que quando deixaram a casa recebendo um até logo, não poderiam mais voltar. O que sentiram eles ao repararem que a chave que possuíam, não abria mais a porta da casa. Para eles, simplesmente uma placa na porta havia. Adeus.

PARTE IIApós passarem os dias maravilhosos da gincana em que, em uma grande festa, estiveram juntos,

alunos, pais, professores e muito ex-alunos, simplesmente este último grupo deparou-se com uma situação constrangedora e principalmente perturbadora. Depois de anos e mais anos doando-se ao máximo aos mandamentos do Colégio Evangélico Alberto Torres e vivendo os melhores dias das suas vidas lá dentro, viram-se trancados do lado de fora da escola. O motivo, segundo as autoridades, foi questão de segurança, agora eu pergunto: os alunos são instruídos desde pequenos por este belo estabelecimento de ensino, a ter moral e serem pessoas do bem, então qual ameaça que poderão trazer para dentro, depois de já formados? O clichê de anos e anos de estudo: “Vocês não estão aqui para simplesmente passar no vestibular, estão aqui para a vida, para se formarem cidadãos”. Veem a ironia? Independente dos motivos para que tal decisão tenha sido tomada, é de reconhecimento geral que não foi do agrado de ninguém. Os alunos que ainda estão dentro da escola, perguntam-se da credibilidade do programa Até Logo e àqueles que não é mais permitida a entrada, só resta a indignação de não poderem mais entrar num dos lugares que mais recordações maravilhosas possuem. É triste, mas é a realidade.

Tiago Kappes

Page 13: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Pérolas15ASusi: A uva se deixou ser pisoteada para fazer vinho.Lucas: Mas se foi pisoteada por um mendigo?

Profª Ju: Em cima da nuvem, a água congela.Thiago: Fica grão de gelo dentro.Turma: HahahaProfª Ju: Não, granizo!

Marcos: As músicas de fundo têm frases submissas, no shopping: “Tenha boas compras.”. Mas quem disse que eu vou comprar?!

Profª Ju: Que dia escrevemos sobre a cultura no caderno?Maria: Foi no dia 24/4!Thiago: De que mês?

Profª Ju: O barômetro serve para medir a força do ar.Dudinha: Profe, posso ir ao banheiro? Se não o meu barômetro vai estourar.

Profª: Como a Adriane subiu a árvore?Lucas: Com os braços!

15BEnrique: A sala está sendo usada por chinchilas cabeludas.

Baiana: Criança atacada pelo pai alejado.Pedro: Mas meu pai não é alejado!

Beta: Acho que desloquei a cravícula.Fé: Cravícula?Vi: É clavícula, Beta.

16ACamila: Ele usa uma linguagem mais suspensante! (de suspense!)

Júlia: Como é o nome mesmo?Camila: Ditongo, Hiato...

Sora Deni: Mas como assim essas calças?Vigo: Ah, tipo vermelha, amarela, róx... (Roxo? Rosa?)

16BLetícia escrevendo a data no quadrado.Sara: Lajeado é com “j”.Letícia: Eu “misganei”.

Falando sobre o texto do Tobias, na aula de alemão:Lauren: Qual é o feminino de Tobias?Gi: Acho que é Tobaias! Hallo Tobias, ich heisse Tobaias!

Adriane falando sobre seu passeio: Eu não fui tomada por nenhum espírito!Artur: Pelo diabo!

17ALisnéia: Vamos copiem!Turma: Não!Lisnéia: Eu não estou pedindo.Alan: Nós também não...Lisnéia: Mas eu estou em uma posição diferente!Alan: Sim, nós estamos sentados e tu está de pé...

Be: é verdade que na Ditadura os homens tomavam choque nos ovos?Sor: Sim. E nas mulheres também!Be: Mulher tem ovo?

18ADadall: Sor, o que acontece se eu tomar urânio?Geverson: A humanidade agradece!

18BDepois do Coutinho jogar uma bolinha na Maria Paula:Maria Paula: Ah, vai parar de começar!

Maria Paula: Júnior, me dá a Páscoa (pesquisa?).

Maria Paula: Para de botar todas as coisas que eu falo! Assim eu não posso nem mais falar nada!

Júnior: Como nós vamos levar álcool gel na viagem?Coutinho: Leva gel de cabelo e mistura com álcool!Maria Paula: HahahahahaJulian: Eu sou muito idiota!Daniel: Não, tu não é... pouco idiota!

Cássio: É verdade que os nobres montaram em cima dos plebeus?Julian: Ah... Então eu queria ser um plebeu!

21CSor Gustavo: Matheus, leia por favor!Turma: Não, o Matheus fala pra dentro.Mathes tentando ler, mas todos rindo...Larissa: Ai Matheus, não dá bola para os teus colegas!João: É Matheus! Eu gaguejo o dia inteiro e to nem aí.Sor Gustavo: Isso foi uma lição de vida!

Vanusa13

Page 14: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Geverson: Defina força.Marina: Definar o quê?

22ASora: Abra suas asas…Laura: Solte suas pernas!

Cuti: Müller, lê a resposta da 5.Müller: Fiquei em dúvida entre a C e a E.Cuti: Mas ela é dissertativa!

Cuti: Num momento de susto o que entra em ação?Lara: Capitão Planeta!

Lucas: Eu fico imaginando tu cantando “Abra suas asas” pra tua mãe!Laura: Minha mãe não sabe inglês...

Sora Tati: Podemos dizer “se eu tesse ido”?Lara: Se eu tecido!

Günther corta o dedo e começa a escorrer sangue:Günther: Olha que legal!Victória: Chupa! É bom o gosto de sangue.Günther: Ah, eu não! Vou pegar doença ainda!

22BCuti: Se auto-suicidar!

Sora Karina: Então... O tema era da questão 23 até a...?Gabi: 200!

Sor Tiago: Quando o papa viu que o bilau do cara tava fora, ele mandou pintar...

Sor Tiago: Aqui a pintura das três mulheres nuas e as mãos delas... Ooopa, que safadinhas!

Cuti: Mas tu não consegue se auto-suicidar-se...Ju: Se auto-suicidar-se a si mesmo né sora?!

Sor Tiago: E aqui a Monalisa, que se tu se parar em qualquer ângulo ela vai estar olhando pra ti... Ou seja, ela também era safadinha!

Zé: Sora. Se fosse possível, o que aconteceria se ligássemos os neurônios de duas pessoas?Gabi: O nome disso é amor, Zé!

Tutui: Sor, por que algumas curvas são retas?

Sora Tati: Tobias, por que não usa esse cabeção para pensar?

Tutui: Sor, por que algumas curvas são retas?

Tutui: Sora, isso das prostitutas sempre existiu?Rosiene dá uma risadinha: Sim, dizem que é a profissão mais antiga...Tutui: Viu gente, Guizão gosta de cultura!Jú: Guizão é cultura!

Cuti: Quando a urina está amarela ela está...?Cunha: Poluída!

23B- Aula de geografiaLuiza: Sor, isso vai cair no PAA?Tiago: Tudo é possível. Eu sô mais da Ana Hickmann, tudo é possível.

Eduardo sai da sala acompanhado de duas meninas.Tiago: Agora vamos fazer a nova vinheta. Não é mais o ligador, o Edo agora é o pegador.

Tiago: O amor suga as pessoas, olha como o Lazarini tá magro!

Tiago: Comecem a me contar sobre os novos casaizinhos da sala.Souza: Ali sor, o DB e a Frida Kahlo.

Tiago: O prosexo se deu...Turma: hahahaha.Tiago: Que palavrinha, podia ter ficado quieto.

Tiago: Agora vamos falar sobre o population. O novo hit do outono, ao invés de rebolation, o population. E o Sutili e a Bruna vão ficar responsáveis de fazer a coreografia já que são o casalzinho da turma.

Falando sobre migrações, Austrália e Nova Zelândia.Giulia: Mas que vai querer ir pra esses lugares pra congela?

Tiago: Rafaela, Sutili e companhia limitada, a Camila.Turma: E a Dé Fin né sor!Tiago: Claro, sem esquecer da princesa de Roca Sales.Souza: O Sutili?Turma: hahaahaha.

Sutili: Eu sô Nômade.Tiago: Não.Sutili: Mas eu mudo de cidade a cada 3 anos.Tiago: Então tu é cigano.Turma: hahahaha.Tiago: Imaginem a Bruna vestida de cigana com um casamento digno, cortando o dedo, não os pulsos, e se unindo pelo sangue, olha que lindo.

14

Page 15: DIZQUE - 2ª edição

DIZQUE 2010

Tiago: Transumância é quando pessoas se deslocam por certo período e depois voltam devido questões climáticas.Marcel: Pessoas que moram em casas sem telhado.

- Aula de Biologia.Cuti: Os cangurus têm uma marsupia (bolsa) que serve para o que?Marcel: Pra carregar os filhotes como as cegonhas.

Falando sobre anexos epidérmicos dos mamíferos.Souza: Sora, a gente não tem cascos né?

Cuti: Os cromossomos têm dois braços e um centrômero bem no meio.Marcel: Uii.

Cuti: Por que os pelos se ouriçam quando nos arrepiamos?Marcel: Pra se espreguiçarem.

Cuti: A mãe dá alimento e oxigênio para o bebê e o que a criança devolve para a mãe?Souza: Carinho e ilusão.

Souza: Sora se a gente quiser pode manter o cordão umbilical?

Cuti: Vocês sabem por que escolheram a mandioca nessa foto?Edo: Porque ela tem raízes mais profundas.Cuti: Isso ai.Edo: Isso é um cara que conhece mandioca.

Falando em consumo de energia.Souza: Eu to guardando pro inverno.Cuti: Tu vai hibernar?Souza: Sim.Cuti: Então no verão tu vai ta magrinho.Souza: Isso, eu sô um gênio.Tempo depois.Souza: Mas pensa velho, se a tivesse numa ilha deserta, eu ia ser o único sobrevivente!

Sutili: Sentar no álcool gel te deixa geladinho.Fé Weber: Tu já sento Sutili?Giulia: Web's ele já sento em tudo!

Jank: Só vai ter cueca nessa festa.Camila D.: Então vai de calcinha.

.Cuti: Os cromossomos têm dois braços e um centrômero bem no meio.Marcel: Uii.

Vini: DB, já te disseram que tu é lindo hoje?DB: Não só hoje, sempre.

Gustavo: Alguém quer ler?Turma: O DB sor.Gustavo: Então leia DB.DB: Olha que assédio!

Sor explicando como faríamos a autoavaliação, a avaliação das aulas e da matéria.Giulia: Sor é com consulta?

- Aula de Física.Durante a PROVA.DB: Sor posso ir no banheiro ajeitar a minha estilera? (passando a mão no cabelo)Sor e turma: risos.20 minutos depois.DB: Sor, agora que eu terminei, posso ir ajeitar a estilera?Luciano: Pra próxima aula um traz cimento, outro areia, outro água e vamos concretar o cabelo do colega, daí ele não precisa mais se arrumar!

- Aula de História.Falando de D. João VI.Tiago: E essa é a sua tchutchuquinha a Dona Carlota Joaquina.Turma: Nooooossa!Tiago: Pegadora ela né?

Camila Duarte: A vizinha da minha vó se enforcou com a coleira do cachorro.Laura: Ai se é pra se enforcar, se enforca com estilo.

- Filosofia.Gabarito do PAA: DB Beijou Cidinha (DBBC)

- Aula de Inglês.Teacher: O que é Chito?Marcel: O irmão da Bruna.

- Aula de Literatura.Rosiene: Olha como o DB tá ficando bonito, de cabelo novo.DB: Não to, sempre fui.

15

Cuti explicando sobre o núcleo.Cuti: O nucléolo é um corpúsculo esponjoso.Souza: Corpúsculo vem antes do por do sol.Sutili: O corpúsculo não vem antes do amanhecer? (série Crepúsculo)Fé Weber: Aê Sutili.Tempo depois.Sutili: Bah, essa foi genial, o corpúsculo vem antes do amanhecer

Cuti: E isso aqui o que é? (mostrando no livro)Turma: DNA.Souza: O pentelho do Marcel.Turma: hahhaha.Fabrício: Como tu sabe Souza?

Cuti: Esses são os cromossomos bem gordinhos. (pág. 136)Alguém: Parece o Souza.Cuti: Parece mesmo.Turma: hahahaha.Cuti: Parece uma rosquinha.

C u t i : . . . e o s c h i m p a n zé s tê m 4 8 cromossomos.Souza: Aê Correa.Pedro: Aê rosquinha.

Fabrício: Já que uma pessoa com síndrome de Down tem 24 cromossomos, se o gameta dela juntar com outro de 24 vai nascer um macaco?Turma: hahahaha.

Durante a aula, turma em silêncio.Giulia: Ai, eu sou retardado, meu nome é Sutili.Cuti: Essa doença é característica de homens altos. Por isso tu tá fora Sutili.Turma: hahahaha.

Cut i : Nessa s índrome os meninos desenvolvem seios na puberdade.Alguém: Aê Souza.

- Aula de Matemática.Karina: O que mais o quadrado tem?Athos: Quatro ângulos de 90°.Turma: Muito bom.Athos: O que eu to fazendo aqui ainda? Eu sô um gênio da matemática.

- Aula de Sociologia.Gustavo: Sutili, o que você achou do texto?Sutili: Muito bem escrito.

Gustavo: Quem foi no templo positivista sábado? Sutili: O DB não foi, tava arrumando o cabelo.DB: Eu tenho estilo!