distribuiÇÃo interna e gratuita - a no xv - nº 160 - m ... · uma cantora antes do final da...

15
As novas emoções do 6º Dançando a Bordo Completo na Internet www.jornaldance.com.br Fale com a gente [email protected] DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA - A NO XV - Nº 160 - MARÇO– 2009 EDITOR: MILTON SALDANHA - www.jornaldance.com.br - [email protected] Carlinhos de Jesus comandou o Grito de Carnaval na saída do Costa Magica pela Baia de Guanabara e viveu uma das maiores emoções da sua vida na hora do retorno à terra, em lancha, sendo aplaudido por uma multidão nos conveses. 2009 15 anos do jornal pioneiro na dança de salão Foto: Cleber Miranda, Studio RUDA As novas emoções do 6º Dançando a Bordo Também nesta edição Tango na Rua Baila Costão Baila Floripa Desejos, com Clube Latino Romântico, com Cia A2 Tango a Tierra Congresso de Tango em SP Sampa Dança

Upload: trandung

Post on 10-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

As novas emoções do 6º Dançando a Bordo

Completo na Internet

www.jornaldance.com.brFale com a gente

[email protected]

DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA - AN O XV - Nº 160 - MARÇO– 2009EDITOR: MILTON SALDANHA - www.jornaldance.com.br - [email protected]

Carlinhos de Jesus comandou o Grito de Carnaval na saída do Costa Magica pela Baia de Guanabara e viveuuma das maiores emoções da sua vida na hora do retorno à terra, em lancha, sendo aplaudido por uma multidão nos conveses.

200915 anos do

jornal pioneiro nadança de salão

Foto: Cleber Miranda, Studio RUDA

As novas emoções do 6º Dançando a Bordo

Também nesta edição

Tango na Rua

Baila Costão

Baila Floripa

Desejos, com

Clube LatinoRomântico,

com Cia A2

Tango a TierraCongresso de

Tango em SP

Sampa Dança

2 Março/2009

Milton Saldanha

Junior Cervilla, hoje metade brasilei-ro, metade argentino, no coração ena arte, foi uma presença forte no 6º

Dançando a Bordo, de 14 a 21 de feverei-ro, no navio Costa Magica.

E nem precisou subir ao palco do beloe amplo Teatro Urbino, porque estava semparceira, para brilhar. Ou melhor, subiu,mas não para dançar e sim para fazer umapalestra agradável e esclarecedora, der-rubando mitos que cercam o tango, suaprincipal especialidade, e onde lançou eapresentou trechos do seu filme em DVD“Exodo – Uma busca permanente”.

O filme passou integral e o tempo todonum dos canais da TV Costa Magica, in-terna, durante o cruzeiro, conseguindo arara proeza de reter pessoas em suas ca-bines por mais tempo que o habitual, por-que realmente não dava para se desgrudaros olhos da telinha.

“Exodo”, que contou com o patrocíniocultural da Costa Cruzeiros, deve ter sidoo filme mais barato do mundo. A “equipe”teve duas pessoas: o cinegrafista e JuniorCervila. O primeiro, como é óbvio, filmouJunior falando. Eles estavam em Nova Yorke o cenário escolhido foi o rio Hudson,que circunda a famosa ilha de Manhattan.Ao fundo, dominando a paisagem, a impo-

O documentário em DVD sobre a carreira de Junior Cervila, lançado pela primeira vez no6º Dançando a Bordo, no navio Costa Magica, tem uma mensagem clara: não existemilagre e não basta talento; todo sucesso depende de muito esforço e determinação.

nente Ponte do Brooklin. Gravaram por al-guns dias as sonoras, material a ser editado,e depois Junior fez todo o resto, dadecupagem (seleção de imagens e falas) àedição final. Entrou em cena aqui, sem tro-cadilhos, o curso de cinema que havia feitonos primeiros anos da carreira. E, mais ain-da, a experiência de ter trabalhado com CarlosSaura, em “Tango”. Ele estava todos os diasno set de filmagem, mesmo quando nada ti-nha para ensaiar ou gravar.

“Exodo” envolveu no total apenas trêsmeses de trabalho, um para as gravações ereunião de cenas do arquivo pessoal dobailarino, e dois para a edição final. O re-sultado é um belíssimo documentário quejá está incorporado à História da dança e,particularmente, do tango, porque estamosfalando, sem nenhum favor, de um dos mai-ores bailarinos do gênero no mundo.

Perdi a conta de quantas vezes já assis-ti “Exodo”, desde o navio e depois em casa.E sempre descubro um detalhe a mais paraapreciar, tirando realmente o chapéu para otalento, versatilidade, agilidade, picardia,maestria e genialidade deste ainda jovembailarino e mestre que é Junior Cervila.

A estrutura do filme, linear e cronológi-ca, é de uma simplicidade absoluta. Nãotem baboseiras, vai direto ao que interes-sa, que é ouvir a história de sua carreira,contada de viva voz por ele, com cortesonde entram cenas antológicas de dança.Não teve sequer texto e roteiro, foi falandode improviso, como já fez milhares de ve-zes na dança, puxando pela memória. Devez em quando disputava a cena com al-gum barco de turismo passando as suascostas, quase em primeiro plano. Aprovei-tou um deles para soltar uma frase bem en-caixada com a idéia de “embarcar numa boaoportunidade”, ou algo parecido.

O público se diverte vendo primeiro umgarotão de malha justa no corpo, no balé clás-sico. Depois, dançando lambada nos progra-mas populares de Silvio Santos e HebeCamargo. Vence com a primeira parceira,Adriana Locilento, alguns concursos paulistasde dança. É entrevistado por colunistas soci-

ais. E vai por aí, abrindo o baú do passado.A parte mais saborosa é quando começa a

contar sobre seus primeiros anos morando emBuenos Aires. Para ganhar o pão de cada dia epagar suas aulas de tango trabalhou como dan-çarino-humorista num programa popular de TVpra lá de brega. Divertiu-se muito, como mos-tram as cenas. E, acreditem, sempre dançandomuito bem. Não havia nem ensaio, era a maispura chanchada, o diretor mandava o grupoentrar e improvisar. Percebe-se a zona total eficou mais cômico um momento em que Juniore outro rapaz entram dançando, surpreendemuma cantora antes do final da música, e tiram amoça de cena carregando-a nos ombros. Elasorri amarelo durante a carona e consta queficou muito puta da vida.

Depois dessa parte alegre e folclóricacomeçam as imagens do tango e dos gran-des espetáculos, em diferentes fases e nosmais diversos pontos do mundo. É quandoJunior Cervila se mostra por inteiro, comfantásticas e diferentes parceiras, no augeda forma física, saradão, em cena com otorso nu e suado, para deleite das mulhe-res e desgosto dos barrigudos. Mas paraquem pensa que ali só tem tango, um rápi-do take mostra nosso herói arrasando numsamba de gafieira e tão bom de samba nopé que fez lembrar os grandes passistasque de vez em quando acompanhavam asmulatas do inesquecível Sargentelli.

Somando tudo, do balé clássico,lambada, sevilhanas com cintura fina, rock,humor, samba, salsa e... tango! O que te-mos em “Exodo – Uma busca permanente”,é um painel do talento brasileiro mesmo emritmos importados de outras culturas, que-brando esse mito do nacionalismo musi-cal-dançante. Como observou Junior emsua palestra no navio, ninguém precisa serargentino para dançar bem tango, nem bra-sileiro para dançar bem samba. Seu suces-so na Argentina, como ele próprio lembrou,é a prova mais cabal disso. Acrescento osatuais bailarinos de salsa e zouk do Brasil,já nivelados ou alcançando com rápida evo-lução os melhores do Caribe, como provamos recentes concursos internacionais.

Lógico,a arte não tem frontei-ras, não seleciona os seus pelaterra onde nasceu, língua, cor da pele ouformato dos olhos. Dança é expressãoartística, o corpo seu instrumento, logodançará bem quem tem talento, e não im-porta a modalidade e ritmo, menos aindao país de origem e proliferação. O rock énorte-americano, mas os argentinos sãoótimos nisso, porque há várias décadastocam nos bailes e milongas, todo mundoaprendeu. Se tocassem samba e forró, oque jamais acontece, aos poucos eles tam-bém aprenderiam. Do mesmo jeito queestamos evoluindo a passos largos notango, já com admiráveis dançarinos deshows.

Nada disso impede que os demais, aindaque desprovidos da aceitação parcial ou totaldo corpo para o movimento, também danceme se divirtam, dentro dos seus limites.

Nos bailes, ao contrário do que faz amaioria dos estrelados, Junior não ficaposando de sua majestade imperial. Pelocontrário, assume uma postura de extremasimplicidade, quer é se divertir, brinca comos amigos, faz boas piadas. E se dança bemé porque não sabe fazer diferente, isso jáestá incorporado nele, com impressionan-te naturalidade. Mesmo assim sempre rou-ba a cena, os olhos dos que estão nasmesas acompanham suas evoluções napista, buscando sorver dali algum novoaprendizado, além do puro prazer que sem-pre é ver alguém dançando com perfeição.

“Ninguém jamais dançará como ou-tro, cada corpo é diferente, fará a seumodo”, observou aos incautos em suapalestra. Um belo ensinamento para quemsofre sonhando em se transportar para ocorpo do seu ídolo. E também para pro-fessores de dança intransigentes e arro-gantes, que cegos para as característicasfísicas das pessoas, buscam espelhos enão alunos dotados de personalidade. Sóessa frase já valeu a palestra! Vinda deum bailarino desse naipe vai ser difícil al-guém ousar contestar.

Junior Cervila foi considerado pelos jornais de Nova York como o “Gene Kelly do Latin Dance”. Dançou na Broadway com “Tango Argentino”,se apresentou no Lincoln Center e Town Hall, da mesma cidade. Participou do filme “Tango”, de Carlos Saura, indicado ao Oscar. Viajou váriospaíses com Julio Iglesias. Protagonizou para BBC de Londres com a primeira bailarina do Royal Ballet, Deborah Bull. Dançou em váriosmusicais, entre eles “Tanguera” e também com os Rolling Stones. Fundou e dirige desde 2001 sua própria compania, a “Latin Dance Company”.

O jornal Dance, com 14 anos, é mensal e distribuídogratuitamente nas principais instituições de dança, públi-cas e privadas, da Região Metropolitana da Grande SãoPaulo. Tem também repartes menores em diversascidades brasileiras. Com tiragem de 10 mil exemplares,pode ser encontrado nas melhores academias, bailes, casasnoturnas, festivais de dança, eventos, restaurantes e ou-tros locais, inclusive não dançantes, como bares, padarias,lojas, etc. Está também completo na Internet.

Editor e jornalista responsável: Milton Saldanha (MTb.3.419; matr. Sindicato dos Jornalistas 4.119-4). RepórterEspecial: Rubem Mauro Machado (Rio de Janeiro); Dan-ce Campinas: Luiza Bragion, editora regional; Ilustra-ções: Pedro de Carvalho Machado. Fotos: Milton Saldanha.Colaboradores: Alexandre Barbosa da Silva (diagramação);Pedro de Carvalho Machado e André de Carvalho Macha-do. Impressão: LTJ Editora Gráfica.Produção: Syntagma Comunicação Social.

Endereço: Rua Pais da Silva, 60 - Chácara Santo Anto-nio/Santo Amaro, São Paulo/SP. CEP 04718-020.Tels./Fax (11) 5184-0346 / 8192-3012Site: www.jornaldance.com.br (Parceira na Internet:Agenda da Dança de Salão Brasileira)E-mail: [email protected] reprodução total ou parcial, exceto quando autorizada pelo editor. Nenhumapessoa que não conste neste Expediente está autorizada a falar em nome do jornal.

Junior Cervila lança “Exodo”e marca seu lugar na memória da dança

Junior Cervila lança “Exodo”e marca seu lugar na memória da dança

3Março/2009

Idealizado e dirigido pelo argentino-brasi-leiro Omar Forte, com direção artística doargentino Hugo Daniel, a cidade conhece-

rá de 2 a 5 de abril seu primeiro Congresso deTango São Paulo. Será uma reunião de grandesnomes do tango portenho, reconhecidos naArgentina e no exterior, como GuillerminaQuiroga, Nito e Elba, Damián e Nancy, GarufaGarcía (pesquisador), mais os renomados bra-sileiros Vitor Costa e Margareth Kardosh,Marcelo Cunha e Karina Sabah. Os shows,além dos professores, contarão também comconvidados especiais, entre eles Rafael Martinse Giulianna Davoli, Fábio Martins e SirleyPaplewsky. Os DJs serão Moacir de Castilho,Nelson Lima e Márcia Mello.

Na parte literária e cultural, rara em even-tos do gênero, serão destaques os escritoresargentinos Benzecry Saba, autor de “Abra-çando o Tango”, e Ignacio Lavalle, autor de“Tango, uma dança interior”.

Garufa García fará a abertura do Congres-so com uma aula em que explicará todas asfases do tango e suas formas de dançar, comdemonstrações práticas. Como dançarino, alémdisso, García é um respeitado milongueiro nasnoites portenhas.

Omar Forte: “SãoPaulo merecia umgrande Congresso”

Foto: Milton Saldanha

O Congresso de Tango São Paulo terá aulas,shows, bailes nas quatro noites (um deles degrande porte), Noite de Gala (com performancede todos os professores), venda de artigos

tangueiros, noite de autógrafos de livros, pales-tras técnicas e sobre história da dança, e outrasatividades.

Segundo Omar Forte, o evento já conta com

apoio de autoridades diplomáticas argentinasno Brasil, que estarão presentes na noite deabertura.

Omar vinha cultivando a idéia de fazer esseevento desde 2005, quando assumiu sozinhoa direção do Tango B‘Aires, com a mudançade Carolina Udoviko (Carol) para a França,onde abriu uma filial da casa. “Era um velhosonho”, diz Omar, radicado no Brasil há dezanos. Ele reconhece o crescimento gradativodo tango em São Paulo e pode aferir esse inte-resse através dos anos trazendo a São Paulograndes professores, dos quais muitos agoraestarão reunidos de uma só vez. Será umaoportunidade rara e histórica para esse conta-to dos brasileiros com seus admirados mes-tres. Este será o primeiro evento de tango real-mente internacional na cidade. “São Paulo pre-cisava disso, chegou a hora”, acrescenta Omar.

Os participantes receberão certificados nanoite de encerramento. O Congresso de TangoSão Paulo tem apoio do jornal Dance, quefará cobertura completa. (11) 5575-6686 ou9258-5270, com Omar Forte.

Veja mais detalhes e quadro de aulas nosite

www.congressotangosaopaulo.com.br

Confraria definiucalendário 2009

A Confraria do Tango, presidida pelo casalThelma-Wilson Pessi, definiu seu calendário demilongas e bailes de todos os ritmos para 2009.Além das quatro milongas tradicionais, fará mais7 bailes, às sextas: 24 de abril, 19 de junho, 24de julho, 28 de agosto, 18 de setembro e 23 deoutubro. As milongas serão dias 21 de março,27 de junho (festejando os 9 anos da Confra-ria), 15 de agosto (Milonga de Gala, festejandoos 15 anos do jornal Dance) e 14 de novembro(Confraternização). Até o final do ano a Con-fraria do Tango totalizará 45 encontrostangueiros, desde sua fundação, em 2000. Olocal é sempre o Club Homs, na Av. Paulista,735. Contatos com Thelma Pessi. 2914-9649ou 9998-2723.

www.confrariadotango.com.br

SpaçoArt emnovo endereço

A SpaçoArt, da professora Ailed, que du-rante anos funcionou na rua Renato Paes deBarros, no Itaim Bibi, mudou sua sede para arua Com. Miguel Calfat 135 – Vila Nova Con-ceição. 2691-1131.

Cuballet montarápeça O Corsário

Depois do êxito no Theatro São Pedro damontagem de “La Bayadère”, versão cubanacom direção de Laura Alonso, o Espaço Cul-tural Eldorado já prepara a edição 2010 doCuballet, curso internacional de verão, que tra-rá agora o clássico “O Corsário”. A direção-geral é de Celia Veríssimo, com produção deRui Sitta. O evento está comemorando dezanos e reuniu em janeiro mais de duzentosbailarinos de várias regiões do Brasil. Os me-lhores alunos tradicionalmente são premiadoscom bolsas de estudos em Cuba.

Mimulus agoradança Dolores

Uma das mais conceituadas companhias pro-fissionais de dança do Brasil, a Mimulus, de BeloHorizonte, dirigida por Jomar Mesquita, agoraestá apresentando ao público brasileiro “Dolores”,peça inspirada na trilha sonora dos filmes do di-retor espanhol Pedro Almodóvar. É um espetá-culo ardente, sensual, sarcástico, que traz em to-dos os seus elementos cênicos o complexo e dra-mático universo da obra de Almodóvar. AMimulus apresentou a peça em dois festivais daAmérica do Norte, no ano passado. Neste ano,além do Brasil, levará para a Espanha, em abril, edepois para a Argentina e Itália. Os bailarinos sãoBruno Ferreira, Juliana Macedo, Jomar Mesqui-ta, Rodrigo de Castro, Nayane Diniz, Welbert deMelo, Mariana Fernandes e Ceres Canedo. Apreparação corporal é de Mario Nascimento eTíndaro Silvano. Figurino e produção executivade Baby Mesquita.

O Teatro de DançaUma feliz iniciativa do governo paulista, o

Teatro de Dança, no famoso Edificio Itália, no cen-tro da cidade, é ocupado o ano inteiro por bailari-nos e dançarinos das mais variadas modalidades,com eventos e espetáculos a preços populares.

Subordinado à Secretaria de Estado da Cul-tura, gestão João Sayad, conta com a seguinteequipe: Cássia Navas (consultora), VivianeProcópio (diretora), Renata Ferreira (assistentede direção), Mônica Bammann (programadora),Alessandra Souza (assistente de produção ecomunicação), Cleide Lopes (coordenadora cul-tural), Amanda Correa (estagiária), Ricardo Lei-te (coordenador de palco), Alexandre Zulu(iluminador), Paulo Ramos (sonoplasta), MárcioMahakala (técnico de palco), Rosana Aparecidado Nascimento (bilheteria), Canal Aberto (as-sessoria de imprensa). Av. Ipiranga 344, Repú-blica. 2189-2555 ou 2189-2557.

www.teatrodedanca.org.br

Café de los Maestros,um filme imperdível

Quem perdeu a oportunidade de ver noscinemas, deve procurar em DVD odocumentário “Café de los Maestros”, pro-dução brasileira e argentina, patrocinada pelaPetrobrás, com direção de Miguel Kohan. Como retorno da democracia, a Argentina experi-mentou o renascimento esplendoroso da suamúsica tradicional, o tango. O filme promoveo encontro das grandes lendas vivas do gêne-ro. São homens e mulheres extraordinários,com idades entre 70 e 95 anos, que nos reve-lam os mistérios e a essência desta música sen-sual e contagiante. A reunião termina com umanotável apresentação no belo e histórico Tea-tro Colón. Cenas rápidas de Buenos Aires e demilongas (bailes) bem típicas deixam ostangueiros com água na boca.

O Teatro de Dança da Secretaria de Culturado Estado, cumprindo sua filosofia de abrir opor-tunidades para todas as modalidades de dança,dedicou um expressivo período à dança de sa-lão, com workshops e espetáculos de palco. Como evento “Dance no Teatro de Dança”, o espaçofoi ocupado por nomes conceituados: JoãoCarlos Ramos, Paula Souza, Elaine Delatorre,Maurício Butenas, Renato Assis, WagnerFerreira, Luciana Mayumi, Vitor Costa,Margareth Kardosh, Wolnei Macena, AndersonMendes, Vanessa Jardim, Renato Veronezi,Fernanda Giuzio, Fernando de Oliveira, NatáliaPerrela, Gilberto Rocha, Aline Batista, MárciaMilanesi, Rafael Martins, Giulianna Davoli,Andrei Udiloff, Cristiane Udiloff, Flávio As-sunção, Patrícia Mineta, Anna Paula Cruz, CarolFerreira, Ricardo Oliveira, Vagner Ferreira,Karina Carvalho, Rodrigo Oliveira, ItaloRodrigues, Wanderlei Ribeiro, entre outros, alémde pessoal técnico de som e iluminação. Os es-petáculos, de diversas companhias de dança,contaram com casa lotada em dois finais de se-mana e foram intensamente aplaudidos.

Teatro de Dança abriuportas à dança de salão

Luciana Mayumi e Wagner Ferreira em cenada peça criada por ela: “É com esse que eu vou!”

Foto: Divulgação

Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues fizeramnova temporada em Buenos Aires, apresentan-do-se em shows milongueiros. Depois participa-ram como convidados da Cumbre de Tango, emBariloche. No retorno ao Brasil, compromissosem várias cidades, entre elas Salvador.

Espaço de Cultura Contemporânea – Esco-la São Paulo, na rua Augusta, fará Oficinade Música para Atores e Bailarinos, cursoprático intermediário, com Gustavo Kurlat,de 19 de março a 25 de junho. 3081-0364ou 3060-3636.

Orquestra brasileira de tangos De Puro Guaposfez lançamentos do seu segundo CD, o “Com acorda toda”, na choperia do Sesc Pompéia e noCafé Piu Piu.

Moacir de Castilho promoveu o Tanghettona Casa do Sargento durante o recesso daDançata e férias da bailarina Alcione Bar-ros. Foi prevenção da moçada contra a SFT,síndrome da falta de tango.

Além disso...

São Paulo terá seu primeiro Congresso de TangoSão Paulo terá seu primeiro Congresso de Tango

4 Março/2009

5Março/2009

6 Março/2009

7Março/2009

Sonia Santos - Sua agente de viagensR. Basílio da Cunha, 889 – S.Paulo.Tel/fax (11) 2063-4144 cel. (11) 9975-0134Nextel ID 55*82*[email protected]

Até 31 de março

Rua Domingos de Moraes, 1630 – Vila Mariana5549-5890 / 5539-8082 - [email protected]

www.zais.com.br

Manobristas na porta e metrô Vila Mariana.

Dançando a BordoTango & Milonga

e demais cruzeirosDescontos especiais, além de todas as vantagens

do programa Pague Já!

Adriana Oliveira eGeraldo Siqueira emshow do Núcleo deDança Stella Aguiar,de final de 2008, noTeatro Gazeta.Coreografia de tangode Stella Aguiar eKleber.

Professora de dança do ventre e balé – Shows e eventos(11) 8884-6981

Adriana OliveiraAdriana Oliveira

Não perca esta oportunidade de fazer o melhor cruzeiro pelo menor preço. Quem dança nãopode deixar de ler.

Nas livrariasPara informações

(11) 5184-0346 / [email protected]

Baile do Hawai26 de março, quinta, 19h

Frutas à vontadeVenha a caráter e ganhe brinde

9Março/20098 Março/2009

6º Dançando a Bordo foi repleto de emoções6º Dançando a Bordo foi repleto de emoçõesO comandante Michele De Gregorio

deu a ordem e o navio CostaMagica parou na saída da Baia

de Guanabara, quase em mar aberto, aoentardecer do domingo. Uma lancha en-costou no navio e recolheu Carlinhos deJesus e parte da sua Cia de Dança. Eletinha acabado de comandar o agitado Gri-to de Carnaval, na Arena Jornal Dance, napiscina central, e não podia seguir viagemdevido aos muitos compromissos no Rionaqueles dias. Uma multidão disputavaespaço nos vários conveses do navio, ace-nando e gritando na alegre homenagemde despedida ao mestre, enquanto a lan-cha se afastava retornando ao porto.

A cena está documentada em fotos evídeos e foi um dos momentos mais be-los da história da série Dançando a Bor-do, e um dos mais emocionantes da vidade Carlinhos de Jesus, como ele confes-saria logo depois, em lágrimas, conver-sando pelo celular com Francisco Ancona,consultor de marketing da Costa Cruzei-ros e coordenador-geral do cruzeirotemático. Era só o começo da viagem, epor aí já se pode ter uma idéia do clima deemoção e energia que se instalou a bordoe continuou durante todo o roteiro, pas-sando por Salvador, Ilhéus, Ilha Bela, en-tre 14 e 21 de fevereiro. Na véspera, nasaída de Santos, o Dançando a Bordo jáestava explodindo, com festa na ArenaJornal Dance e bailes rolando nos maisdiversos salões e bares. Passageiros re-manescentes do calmo cruzeiro anteriormal acreditavam no que viam: o navio in-teiro se transformando em lotada pista dedança dos mais variados ritmos, uma cenaque não se encontrará em nenhum outrocruzeiro pelo mundo. Um espaço único egrandioso, em navio totalmente dedica-do à dança de salão.

Com atividades quase 24 horas pordia (para os mais ativos sobravam 4 ho-ras para dormir), o cruzeiro ofereceu vas-ta grade de aulas, de todos os ritmos,palestras, vídeos, shows no teatro todasas noites, matinês e chás dançantes, ecinco bailes simultâneos a cada noite,cada um oferecendo um gênero musical.Foram as estações de flash back, samba eforró, ritmos latinos (principalmente sal-sa e zouk), country, tango, etc.

Os líderes desse pique total, comosempre, foram Theo e Monica, capa daEdição Especial do Dance que circulouem terra e depois com 3 mil exemplares abordo. Com eles, Bel e Euler, Magoo eCarol, Fabiana e Patrick, Cristovão eKatiusca, Campani e Daniela,WilliamValle, La Luna e Drika, Philip e Fernanda,Renata Duarte, Gisele Jacob, CarlaCristina, Damian e Sara (Argentina),Jomar Mesquita, Junior Cervila. Mais aequipe personal dancer. Além das partici-pações especiais de Carlinhos de Jesus edo cantor Roberto Luna, este último en-cantando, com sua bela voz e repertórioromântico, todas as gerações.

Milton Saldanha

A super equipe do 6º Dançando a Bordo, coordenada por Theo e Monica

O Grito de Carnaval na saída do Rio de Janeiro, com Carlinhos de Jesus no comando da agitação

Francisco Ancona, no Aulão de Abertura

Grupo Sandro’s Dance, do professor Sandro Fabretti

Parte do grupo santista

Irmãs Ana Cláudia e Mônica Maldonado, de BH, na Arena Jornal Dance

Monica com o cantor Roberto LunaElenco do Dançando a Bordo, O Show!

Junior Cervila e Fernanda Giuzzio

Começa a noite...

Aula na Arena Jornal Dance

Fotos: Cleber Miranda, Studio RUDAe Milton Saldanha

Equipe personal em ação É festa o tempo todo!�

10 Março/2009

Casando sobre as ondasFoto: Cleber Miranda, Studio RUDA

Durante o Dançando a Bordo do ano pas-sado, Adriana Coelho, ou melhor, a dan-

çarina e DJ Drika, imaginou-se descendo asescadarias do salão principal do Costa Mágicavestida de noiva. E então perguntou a si mes-ma: e por que não? Seu sonho tornou-se reali-dade um ano depois, durante o último cruzei-ro, na noite de 17 de fevereiro, na partida daescala em Salvador. O baile no salão Salentofoi interrompido para que a resplandecentejovem de 23 anos dissesse o “sim” para o tam-bém dançarino e DJ Eduardo La Luna, depoisde cinco anos de namoro. Ao casamento, ofici-

ado pelo comandante Michele Di Gregorio, coma autoridade que lhe conferem as leis marítimas,seguiu-se uma recepção íntima para familiares epadrinhos, entre estes o casal Theo e Monica. Anoite de núpcias foi compartilhada com milha-res de pessoas, já que em seguida Drika e LaLuna tiveram de retornar ao comando das picapesde dois dos cinco bailes. Nada que alterasse aevidente felicidade do casal, já veterano da equi-pe do Dançando a Bordo. Drika e Eduardo es-tão também comemorando a abertura na capitalpaulista da nova sede da Escola de Dança LaLuna, na Vila Guilherme.

Equipe da Capezio, nova parceira do Dançando a Bordo, com Osvaldo Estraher,Zulmira Freddi e Suely Matos na loja especialmente montada no Costa Magica

Veja em www.jornaldance.com.br • [email protected]

Completo na Internet,sem custo adicional

Anuncie5184-0346 / 8192-3012

Público e dançarinos estimados em cerca de600 pessoas participaram da animada festa

de lançamento do projeto Tango na Rua, na tar-de de 8 de março, domingo, na Praça GeneralGentil Falcão, altura do número mil da Av. Eng.Luís Carlos Berrini, em São Paulo.

Idealizado e dirigido pelo advogado etangueiro Jairo Braz de Souza, em parceria coma Subprefeitura de Pinheiros, e apoio de umacomissão organizadora, o projeto Tango na Ruaacontecerá todos os domingos, no mesmo local,a partir das 17h. A Prefeitura construiu a pista,redonda, especialmente para o projeto.

O objetivo principal, além de divertir quemjá dança tango, é atrair novas pessoas para essamodalidade de dança, hoje praticada em quasetodos os países do mundo. A idéia de fazer bailena rua não é nova, mas sempre atraiu bom públi-co. Algumas pessoas se aproximam por curiosi-dade e acabam aderindo ao saudável hábito dedançar. No caso do tango, já tem milongas (bai-les) a céu aberto em Buenos Aires, Lisboa, NovaYork, Londres, Paris e outras cidades. FaltavaSão Paulo. Logo, a iniciativa de Jairo preencheessa lacuna. O baile só não acontecerá, ou serásuspenso antes do horário previsto de encerra-mento, em caso de chuva ou mesmo garoa.

A inauguração teve aula para iniciantes deJuliana Maggioli e depois apresentação dela comRonaldo Bolaño, no estilo tango novo. Estavaprevista também uma apresentação de Fábio eSirley, cancelada devido a chuva que começou às19:30, meia hora antes do encerramento da festa.

Os elogios ao evento foram unânimes e ocomparecimento dos tangueiros paulistas foimaciço. A pequena dificuldade de dançar numpiso que não é feito para isso, e que não podeser alisado por questão de segurança, para nãoficar escorregadio, foi logo superada pelo entu-siasmo e bom astral dos dançarinos. Com umcalçado leve e confortável, basta levantar umpouquinho o pé do chão e tudo está resolvido.

O projeto Tango na Rua contou com exce-lente cobertura de imprensa em sua estréia. E

A estréia do Tango na Rua

ApoioSubprefeitura de Pinheiros, Jornal Dance,BodiHeat, Resgistro da Luz (fotografias) eJairo Braz & Peres Advocacia.

Comissão OrganizadoraJairo Braz de Souza (presidente), JulianaMaggioli, Milton Saldanha, RubensMacedo e Virginia Holl.

Juliana e Ronaldo

A pista foi especialmente construída para o Tango na Rua

Fotos: Milton Saldanha

segurança garantida pela PM. A música se man-teve num bom volume e não incomodou osvizinhos.Foi alegre, como convém ao local ehorário. Tudo, portanto, deu certo, marcandoum grande começo. Agora novos detalhes se-rão incorporados para melhorar ainda mais.

www.tangonarua.com.br

Tango na RuaTodos os domingos. Participe!

www.tangonarua.com.br

Apoio Apoio

BodiHeat

O comandante Michele De Gregorio oficializa o casamento

Dia 15 aula com o professorargentino Hugo Daniel

11Março/2009

Alexandre Bellarosa e

Kátia Rodrigues

TangoShows/aulas

tel: 8152-4282www.alexandreekatia.com

12 Março/2009

O espetáculo “Tango-a-Tierra”, que a CiaTango 21, de Buenos Aires, apresenta-

rá em São Paulo dias 27 e 28 de março (sextae sábado), no Citibank Hall (antigo Palace,em Moema), com apoio do Dance, traz umcorpo de baile e orquestra para interpretarum panorama do tango através dos tempos,começando na década de 1930. Retrata osdiferentes estilos, mitos, lugares de origem,repertórios. A companhia de dança é umadas referências do gênero, que procura res-gatar em toda sua essência e raízes, mas tam-bém ousando com novas linguagens.

Com coreografias complexas e refina-mento, os 17 bailarinos exibem vigor, habili-dade e sensualidade, ao som de uma orques-tra com oito jovens músicos que tocam comemoção alguns dos mais belos tangos de to-dos os tempos. “Tango-a-Tierra” reúne mú-sica, canto e dança, sob a direção de GuillermoSalvat e Silvia Grynt, de expressiva experi-ência internacional. A Tango 21, que vem pelaprimeira vez ao Brasil, já dançou em paísesda América do Norte e Europa. Guillermo eSilvia trabalharam em 2001 com a famosacompanhia Tango X2, em longa temporadana Austrália.

Antes de São Paulo, “Tango-a-Tierra”estará dia 22 na URGS, em Porto Alegre; dia25 na Harmonia Lyra, em Joinville; dia 26 noTeatro Municipal de Itajai. Depois, dia 29de março, no Canecão, no Rio de Janeiro.

O Citibank Hall fica na Av. dos Jamaris213, Moema. Ticketmaster (11) 2846-6000.

Veja também página 5.

“Tango-a-Tierra”chega a São Paulo“Tango-a-Tierra”chega a São Paulo

“Desejos” e “Romântico”no palco do Carioca Club

Espaço de Dança Andrei Udiloff trabalhaintensamente no planejamento do Sampa

Dança 2009 – Encontro Internacional de Dan-ça de Salão, que acontecerá de 10 a 14 de ju-nho. Serão 80 oficinas, 10 palestras, dois es-petáculos, 3 debates e 7 bailes. A direção ad-ministrativa é de Vladimir Udiloff. O evento,entre outras organizações, tem apoio da CostaCruzeiros e Dance.

Já estão confirmadas as participações deJason Colacino e Beverly Durand (EUA),Junior Cervila (Argentina-Brasil), NathalieGomes e Yuval Hod (EUA), Pedro Farias eJulieta Flivene (Argentina), Alexandre Melo(SC), Cristovão Christians e Katiusca Dickow(PR), Gustavo Regalado e Poliana Moura (PE),Jomar Mesquita e Juliana Macedo (MG), Mar-

Sampa Dança vai reunirpoderosa equipe de mestres

celo Amorim e Ana Elisa Lung (DF), MarceloGrangeiro e Damyla Maria (MA); do Rio deJaneiro Carlos Bolacha e Kessy Goudard, Jai-me Arôxa e Bianca Gonzalez, Jimmy de Olivei-ra e Roberta Galle, João Carlos Ramos, Marce-lo Moragas e Aline Blezer, Marcelo Chocolate eSheila Aquino, Mauro Lima e Adriana Aguiar;de São Paulo Andrei e Cristiane Udiloff, DouglasMohmari e Fernanda Giuzzio, Evandro Paz eNatália Rosa, Fabiana Terra e Patrick Oliveira,Gustavo Lilla, Ivan Ribeiro e Helen Garcia,Luciana Mayumi, Philip Miha e FernandaTeixeira, Roberta Fontana, Rodrigo Oliveira eKarina Carvalho, Vitor Costa e MargarethKardosh. 3813-6196 ou 3814-8251.Veja também página 11www.sampadanca.com.br

Estréia no Carioca Club dias 22 e 29 demarço (domingos), às 19:30, o musical “Dese-jos”, do Clube Latino, sob a direção de KarinaCarvalho e Rodrigo Oliveira. Logo em seguidaentra o espetáculo “Romântico”, da Cia A2,dirigido por Karina Sabah. Os dois blocos du-ram em torno de uma hora, quando o público

poderá apreciar excelentes profissionais dan-çando com arte, emoção e alegria, da salsa aosamba, passando ainda por outros ritmos. “Sãocoreografias intensas, enredo envolvente e umapitada de fantasia”, comenta Rodrigo Oliveira.O Carioca Club fica na rua Cardeal Arcoverde2899, Pinheiros. 8323-6868 ou 8281-9581.

Ilha do Zouk, informa a jornalista LianaCarolina, é um evento organizado pelo cari-oca Alex de Carvalho, na Ilha Grande. Teráaulas, bailes e passeios, de 18 a 21 de abril.Estarão lá Rodrigo Delano e Naiara Márcia,Philip Miha, Renata Peçanha, Israel Szermane Patica Borges, Arkhanjo e Diana, MafieZouker, China e Luciana Guinle e muitosoutros.

[email protected]

Encontro de zoukna Ilha Grande

Carla Salvagni vai presidir dia 29 de março,domingo, às 14:30, um debate sobre o tema“Arbitragem de dança esportiva e dança desalão, julgamento de concursos e programasde TV”. O local ainda vai ser confirmado nosite da CBDance.www.cbdance.com.br

Debate sobrecritérios na

dança

Passos & Compassos, de Solange Gueiros,festejará 14 anos de atividades com baileem sua sede e som da ótima banda FarinhaSeca. Dia 14 de março, sábado, 22h. Tel.5549-9598.

Além disso...

Fábio Reis, conhecido professor e DJ, cam-peão brasileiro de forró, inaugurou com co-quetel e baile sua primeira escola de dan-ça, na rua Cotoxó 321, |Pompéia.

Ricardo Melo e Kleire Tavares, campe-ões de salsa, viajaram a convite para umatemporada de shows e aulas na Turquia,durante seis meses.

Bia Vilela, bailarina e coreógrafa, dará curso naPulsarte de dança contemporânea, dia 21 demarço, masterclass dirigida a bailarinos, pro-fessores e coreógrafos intermediários e avança-dos. 3868-2008 ou 3877-1115.

13Março/2009

Baile de Tango Villa Porteña7 de abril, terça, 20h

E shows todas as quintas e sábadosR. Canário 408, Moema

Teatro Municipal de Guarulhos28 de março, sábado, 21h

Músicos, cantores e bailarinos

Aulas no Tango B‘Aires(11) 3858-2783 / 7124-2374

[email protected] • www.tangoepaixao.com

Shows – Eventos – AulasCia Tango & PaixãoCia Tango & Paixão

A Associação Catarinense de Dança de Sa-lão (ACADS) prorrogou de 10 para 18 de mar-ço o prazo para inscrições gratuitas à VIII Mos-tra de Dança de Salão de Florianópolis, o tradi-cional Baila Floripa. O evento será de 30 deabril a 3 de maio. Podem se inscrever escolas,academias, companhias de dança, bailarinos egrupos, profissionais ou amadores, de todo oBrasil e exterior. Fone (48) 8803-6000, das 14hàs 18h.

No site oficial do evento (abaixo) estão dis-poníveis regulamento, ficha de inscrição, etc.Cada grupo ou bailarino poderá inscrever no

Baila Floripa prorrogaprazo para inscrições

máximo 4 coreografias. O evento tem aulas, pa-lestras e debates, bailes, shows, espetáculos emteatro e shoppings, concurso de dança e outrasatrações.

Até o fechamento desta edição, dos princi-pais professores convidados, já estavam confir-mados Jomar Mesquita e Juliana Macedo (sam-ba e composição coreográfica), Renata Peçanha(zouk) e Shaka Brown (salsa).

Dance viu nascer e apóia o Baila Floripa.Cobriu todas as suas edições, com capas, repor-tagens e editoriais.

www.bailafloripa.com.br

É inverno em julho, quando acontece o BailaCostão, no resort Costão do Santinho, entre os dias23 e 26, mas o evento promete vir mais quente donunca, desta vez com uma participação especial daConfraria do Tango, entre outras atrações planeja-das por Roger Berriel e sua equipe. Nos dois anosanteriores São Pedro deu grande contribuição e des-pejou belíssimos dias de sol sobre a praia, o que

Baila Costãovem quente!

permitiu até banhos de mar. Isso garantiu também osucesso das divertidas gincanas dançantes nas arei-as brancas. O Baila Costão, lançado em 2007, cres-ceu no ano passado e se consolida entre os melhoreseventos da dança de salão no Brasil, com aulas,shows, bailes, etc, em local privilegiado e contandocom a super-estrutura do resort. Tem apoio do Dan-ce. Veja mais na página 12.

Além disso...

Escola La Luna comemora seus 17 anoscom baile no Clube da Aeronáutica, emSantana, dia 20 de março, sexta. Outrasinformações na página 7.

Stella Bello inicia dia 14 de março um cursointensivo de técnica de tango para mulheres.www.tangobaires.com.br

Núcleo de Dança Renata Peçanha, do Rio, pro-moverá de 17 a 19 de julho o Zouk n‘Rio, com3 bailes e 12 horas de aulas com os melhoresmestres do gênero no Brasil. Em janeiro de2010 fará um congresso internacional de zouk.

Espaço Vila, de dança de salão, está com váriaspromoções. Uma delas: o terceiro membro deuma mesma família não paga. 5539-0838 ou3804-4832.

Flux Cia de Dança realiza de março a agos-to, com patrocínio da Usiminas, o “MercadoLivre na Dança 2009”, 2ª edição, em Ipatinga,MG. (31) 3826-0322 ou 8861-6321.

Cia Terra-Pompéia, dirigida por JoséAugusto de Marchiori, promoveu mara-tona de dança em homenagem ao Dia daMulher, reunindo mais de 200 pessoas.

14 Março/2009

LEVEZA DO SER

Angela Figueredo representou o jornalDance na Milonga de Gala de encerramen-to do Lady‘s Tango Festival, em BuenosAires, promovido por Johana Copes. Obaile, repleto de famosos, teve show comJuan Carlos Copes, Milena Plebs, LorenaErmocida, Alejandra Mantinian, VilmaVeja e Fernando Galera, Aurora Lubiz,Julio Balmaceda e Corina De La Rosa. AEdição Especial do 6º Dançando a Bordofoi distribuída na festa, no Michelangelo,em San Telmo.

Lucimara Lima e seu grupo apresentam showde dança do ventre dia 17 de março, com mú-sica de Tony Mouzayek. Rua Atilio Innocent376, Vila Olímpia. 5563-8193.

Farmácia Magistral Peixoto Gomide agoraé a patrocinadora oficial da Confraria do Tango.Oferece aos dançarinos desconto de 30%. Tel.3284-4741.

Márcia Mello e Nelson Lima agora promo-vem a milonga Vila Porteña na primeira terça-feira de cada mês. No restaurante Villa Alvear,rua Canário 408, Moema. A estréia, em feve-reiro, teve show de Alexandre e Kátia. 3958-2783 ou 7124-2374.

Rogério Hernandez, professor da Escola de Dan-ça Samadhi, participará do XVII Mercado Persa,festival de dança árabe, de 3 a 5 de abril. Hernandezé também professor de dança de salão.

Liana Carolina, jornalista e zuqueira, vol-tou do campeonato mundial de zouk, em Por-to Seguro, impressionada com a evolução doscompetidores da categoria amador.

Alexandre e Kátia assumiram aulas de tangoe milonga no Núcleo Stella Aguiar e na acade-mia Duda Lima, em Moema. 5055-9908.

Emilio Ohnuma está com sua agenda cada vezmais repleta. Além da Dançart, no ABC, quefundou e dirige há vários anos, vem dando aulasde variados ritmos também em outros locais,como o Espaço Vila, onde é um dos sócios, e naAssociação Totori. 8181-1838 ou 7854-4047.

Capas do Dance. Um rápido balanço paraquem gosta de afirmar que este jornal publicamuito tango: em 2008 foram 3 capas com salsa,uma com zouk, 5 com todos os ritmos em even-tos mistos. Além das edições especiais do Con-gresso Mundial de Salsa e do Dançando a Bor-do, esta última contemplando também todosos ritmos, mais o encarte especial do SampaDança. Teve apenas uma capa com tango. Aquestão é que o jornal não inventa notícias. Otango é um segmento ainda pequeno no Brasilmas super atuante, promove muitos eventos.

Márcio Sorriso promoveu o Baile dosAquarianos, no Carioca Club, festejando opróprio e diversos aniversários. Teve tam-bém comemoração dos 15 anos de dança deFabiana Terra, da Cia Terra.

Fotos: Milton Saldanha

Prescila e Duda Lima dançam a três, noTango na Rua, com Isabelle de carona.

Alcione Barros, sempre investindo em altaqualidade, reformou a Dançata durante asférias de janeiro. O que já era bonito econfortável, com impecáveis banheiros, fi-cou melhor ainda. E a pista de dança, comamortecedores, feita para ensino de balé,é perfeita. Vale a pena conhecer a peque-na e graciosa casa do Itaim Bibi. 3078-1804.

Oito Tempos, academia de dança de salão,inaugurou sua terceira unidade fora de Curitiba,onde fica a matriz. Agora é em Caxias do Sul, aprincipal cidade da serra gaúcha. As outrasescolas do grupo funcionam em Belo Hori-zonte e Florianópolis. (54) 9103-0538.

Memorial da América Latina apresenta de20 a 22 de março o espetáculo argentino detangos e boleros “Viaje AL Sentimiento”.3823-4600.

Stella Aguiar festejará seu aniversário combaile no Clube Ipê, dia 21 de março, sábado.

Fabián Salas comanda de 15 a 22 de março,em Buenos Aires, o Cita 2009 – 11º Congres-so Internacional de Tango Argentino, promo-ção da organização Cosmotango. É um dosmelhores e mais prestigiados eventos do gêne-ro no mundo, com participantes de muitospaíses. No grupo brasileiro estará o casalRonaldo Bolaño e Vanessa Gallet.

Azukar, famosa casa de ritmos latinos doItaim Bibi, está em conversações com o Dan-ce. Torna-se mais um ponto de distribuiçãogratuita do jornal, oferecendo essa cortesia aosseus clientes; e ganha espaço no noticiário ecobertura dos seus melhores eventos, comoacontece com as demais casas e academiasparceiras.

Zais, na Vila Mariana, fará seu anual Baile doHawai, com farta distribuição de frutas, dia26 de março, quinta, a partir das 19h. Quemse vestir a caráter ganhará um brinde. Vejapágina 7.

Christina Paz, cantora, pianista e dançarinade salão, está lançando seu segundo CD, o“Cantar pra viver”, com composições do seufalecido tio Guadalupe da Vila.

G10, do Til Herbert, recebe no Carioca Clubcom baile dia 15 de março, domingo. Mais de-talhes na página 7.

Carla Salvagni, da Cooperativa da Dança,teve a bela idéia de selecionar para umworkshop teórico e prático quatro das váriasdanças praticadas na virada do Século 20: ma-xixe, milonga, charleston e valsa.

Carlinhos de Jesus abrirácasa noturna em São Paulo

São Paulo deve ganhar mais uma casa no-turna, voltada para a dança de salão. Carlinhosde Jesus informou no Rio em primeira mão aoDance que está procurando um local na capi-tal paulista para abrir uma sucursal da suaLapa 40 Graus, o sucesso do momento dasnoites cariocas. O conhecido dançarino, core-ógrafo, show-man e agora também empresá-rio da noite disse que inclinou-se inicialmentepor um local em Vila Madalena, mas está ago-ra prestes a fechar a compra de um imovel na

Lapa. Entre outras vantagens do novo local,salientou, está que terá suas casas em cida-des diferentes mas com bairros do mesmonome, que remetem ao nome do estabeleci-mento. O Lapa 40 Graus do Rio ocupa trêsandares de um velho sobrado da rua doRiachuelo, perto dos Arcos, conta com umbar e um salão de sinuca, além do amplosalão de baile, e é frequentado por um públi-co essencialmente jovem.

Rubem Mauro Machado, Rio

José Augusto De Marchiori, das unidadesJardins e Pompéia da Cia Terra, agora étambém sócio do Núcleo de Dança StellaAguiar, em Moema. Já fizeram reformas naescola e uma festa de apresentação, com casalotada. 5055-9908.

Marcia Mello e Nelson Lima vão apresentarespetáculo em Guarulhos dia 28 de março.Veja página 13.

Foto: Divulgação

Dançart, do Emílio Ohnuma, convida para oBaile do Repeteco, dia 18 de abril, reprise dobem-sucedido baile de final de ano. No ótimosalão da Associação Funcionários Públicos deSão Bernardo. Veja página 7.

Rey Castro, no coração da Vila Olímpia, prepara-se para o 4º Concurso de Salsa, em maio, paraprofissionais, semi-profissionais e amadores. Pa-trocínio da Costa Cruzeiros. Uma das novidadesserá um prêmio especial para o casal mais votadopela Internet. Os principais campeões das ediçõesanteriores foram capas deste jornal, que pretendemanter a tradição. 3044-4383 ou 3842-5279.

15Março/2009

Escola Carioca de Dança, de Marcelo e Vanessa,promoveram durante quatro dias o Encontro Cari-oca de Dança, com um timaço de mestres: Jaime eBianca (bolero), Patrick e Adriana (salsa), Choco-late e Sheila (samba no pé), Marquinhos (forró),Armandinho e Bia (soltinho), Fabiano e Juliana(samba), Renata e Leo (zouk), Marcelo e Vanessa(tango). (21) 2288-1173.

Grandes mestres internacionais do sapateadose reuniram no Tap in Rio 2009, no final dejaneiro, com direção do mestre Steven Harper.

Mirtis Gonçalves de Moraes, artista plástica pra-ticante de todos os ritmos da dança de salão,teve presença intensa nos cruzeiros Tango &Milonga e Dançando a Bordo.

Hélyda Sadú entrou em licença materni-dade e só voltará à promoção dos seus bai-les (sempre no Zais) em agosto.

Cesar Guiselini está com turmas de dança de sa-lão no Carioca Club, aos sábados, a partir das20h. 3813-8598.

Correção: Anderson Mendes e Vanessa Jar-dim foram os vencedores da etapa semifinalde coreografia do Salsa Open, em novem-bro do ano passado, ao contrário do que foipublicado na edição 158/dezembro, por en-gano na transcrição da fita de gravação daentrevista com os campeões Carine Moraise Rafael Barros. Dance pede desculpa.

Caraguatatuba terá pelo 12º ano consecutivo oLitoral em Dança, promovido pela Prefeitura,com todas as modalidades do balé, dança de rua etambém salão, de 30 de abril a 3 de maio.

Fernando Caria comanda no segundo sábado decada mês o Baile do Bolero, na Dançata, Itaim Bibi.E no terceiro sábado de cada mês é a vez de RonaldoBolaño, com a milonga Los Otros. 3078-1804.

Jovino Garcia, testemunha ocular do primeirocruzeiro dançante no Eugenio Costa, e citado narecente Edição Especial, esteve novamente noDançando a Bordo, com a esposa Cláudia.

Além disso...

ESCOLA BAILE

R. Costa Aguiar, 569 – Ipiranga

Salão do Carinhoso

Tels.: 9874-0147 ou 9944-1439

Dança de Salão

Domingos e Nanci

[email protected]

Stress? Desmotivação?Angústia? Solidão?

Deixe isso tudo de ladoe venha juntar-se a nós.

Agentes da Propriedade IndustrialAv. São João, 755 – conj. 82 – 01035-100 São Paulo/SP

Tel/Fax (11) 3337-1090 Ligue grátis 0800-77-11-277 Fax 0800-77-11-278Email: [email protected]

Proteja seu nome artístico, da sua academia ou baile e também sua logomarca

MARCAS E PATENTES

VALÉRIODomingos e Nanci

Escola Baile – dança de salãoAulas todas as quartas na

Casa do Sargento.19h às 20:30

Rua Scuvero, 195/199 Cambuci3208-2504 / 3208-2689 / 3208-1756

COMPASSO DO LEITOR���

O que são tandase cortinas?

Para esclarecer a curiosidade de muitaspessoas: tanda é um conjunto de 4 ou 5músicas que formam uma seleção musicalnas milongas. Devem sempre ser da mesmaorquestra e época. Seria muito desagradávelir à pista para dançar com a Orquestra CarlosDi Sarli, por exemplo, e a segunda músicaser com outra orquestra e estilo de tango. Jáa cortina é uma música, de qualquer estilo,ao gosto do DJ, utilizada para separar astandas. A cortina dura em geral um minuto.A tanda serve para facilitar que a parceria sedesfaça de forma elegante e sem constrangi-mento. Algumas pessoas consideramdeselegante desfazer a parceria antes do tér-mino da tanda. As cortinas servem para dartempo ao cavalheiro conduzir a dama atésua mesa e procurar outra parceira para apróxima tanda. Esta organização dasmilongas é muito antiga, perdura há mais de40 anos. Até hoje os DJs, milongueiros eorganizadores de todo o mundo não encon-traram forma melhor de organizar os bailes.Moacir de Castilho, DJ de tango.São Paulo, SP.

çando a Bordo e Tango & Milonga, desde1994, como parceiro exclusivo da CostaCruzeiros é parceiro também exclusivo doYacht y Golf Club, o maior resort fluvial doParaguai. Só no Festival de Dança deJoinville, por exemplo, foram mais de dezanos consecutivos de coberturas. ParaBuenos Aires, mais de dez viagens. A Edi-ção Especial de maior repercussão foi so-bre a dança em Cuba, a convite oficial da-quele país. Milton Saldanha e RubemMauro percorreram de carro mais da meta-de da ilha, durante 18 dias. Dance se orgu-lha de ter recebido dezenas de homenagenspúblicas, por todo o Brasil e até no exteri-or, e conta com a maciça simpatia dos seusleitores.

Confira: www.jornaldance.com.br

FalecimentoA escola SpaçoArt e Dance lamentam

informar o falecimento de Paulo Peltier deQueiroz Neto, filho da professora Ailed.Paulo, de 40 anos, morreu serenamente,enquanto dormia. A missa de sétimo diaserá dia 13 de março, às 18:30, na ParóquiaSão Gabriel, na avenida São Gabriel 108,Itaim Bibi. Dia 16 de março, às 21h, haveráum culto de 10 dias de falecimento na Igre-ja Messiânica Mundial do Brasil, na ruaMadre Cabrini 43, Vila Mariana.

AMilonga de Gala, produzida no ClubHoms pela Confraria do Tango, Jornal

Dance e Costa Cruzeiros, vai assinalar dia 15de agosto os 15 anos de circulação deste jor-nal. Os preparativos para a festa já estão emmarcha, com previsão de contratação nova-mente de uma grande orquestra argentina parao tango ao vivo, mais DJ para os demais rit-mos. Embora a comemoração seja em agosto,por questões de agenda do salão, o mês delançamento do Dance foi julho. Até agostoserão totalizadas 166 edições, sendo cerca de15 especiais, com temas exclusivos, apura-dos até no exterior. Nestes 15 anos o jornalviajou por quase todo o Brasil e por diversospaíses, incluindo Europa e Estados Unidos,cobrindo eventos de dança. É também pro-motor e divulgador oficial dos cruzeiros Dan-

Zouk agitouPorto Seguro

No início de janeiro aconteceu o III Congres-so de Zouk Lambada Berg & Co e II Campeona-to Mundial de Zouk Lambada de Porto Seguro,com provas, workshops e bailes. Teve cerca demil participantes, de todo o Brasil e de diversospaíses, até dos distantes Japão, Israel e Austrá-lia. A parte mais interessante deste encontro deculturas foi o campeonato amador, vencido pelobaiano Marcos e a argentina Ele. O paulista DJMané foi premiado como o melhor do evento,que ocorrerá novamente só em 2011.

Liana Carolina, especial para o Dance

Os jovens tangueiros profis-sionais Rafael e GiuliannaDavoli, parceiros há 3 anos,foram surpreendidos comum convite de Pablo e Danapara integrarem a famosaCia de Dança profissional doestúdio, em Buenos Aires. Ocontrato é para 3 anos e arotina diária de intenso tra-balho. As festas de despedi-das foram no Tango B‘Airese Dançata. “Quando acabaro contrato a gente decide oque vai fazer”, disse Rafael,eufórico com a excelenteoportunidade.

Rafael e Giulianna agora com Pablo e Dana

Foto

: Milt

on S

alda

nha

Veja em www.jornaldance.com.br

Anuncie5184-0346 / 8192-3012

[email protected]

Dance chega aos 15 anoscom muita quilometragemDance chega aos 15 anoscom muita quilometragem

16 Março/2009