dispositivos de rede

17
BRUNA LEHMANN OLIVEIRA Dispositivos de Rede Prof. Gonçalo Henriques

Upload: bruna

Post on 01-Jun-2015

1.881 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dispositivos de rede

BRUNA LEHMANN OLIVEIRA

Dispositivos de RedeProf. Gonçalo Henriques

Page 2: Dispositivos de rede

HUB

HUB ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. A Televisão aberta e o rádio possuem suas difusões através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo através de ondas electromagnéticas e qualquer aparelho de TV que conseguir captar poderá sintonizar o sinal. Em informática, o broadcast é utilizado em hubs ligados em redes LAN, MAN, WAN e TAN.

Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina ligada à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância).

Page 3: Dispositivos de rede

Imagem

Page 4: Dispositivos de rede

Switch

Um comutador ou switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre um comutador e um concentrador, é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes.

Outra importante diferença está relacionada à gestão da rede, com um Switch gerenciável, podemos criar VLANS, deste modo a rede gerida será divida em menores segmentos.

Page 5: Dispositivos de rede

Imagem

Page 6: Dispositivos de rede

Rooter

Roteador é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é seleccionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.

Page 7: Dispositivos de rede

Imagem

Page 8: Dispositivos de rede

Placa de Rede

A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitectura de rede exige um tipo específico de placa de rede. Sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

Além da arquitectura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA. Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps.

Page 9: Dispositivos de rede

Imagem

Page 10: Dispositivos de rede

Access Point

Ponto de Acesso é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Também é prático pois a implantação de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infra-estrutura cabeada.

Vários pontos de acesso podem trabalhar em conjunto para prover um acesso em uma área maior. Também pode ser formada uma rede ad hoc onde os dispositivos móveis passam a agir intermediando o acesso dos dispositivos mais distantes ao ponto de acesso caso ele não possa alcançá-lo directamente. No caso do Wi-Fi, isso foi inicialmente tentado com o WEP que actualmente é comprometido facilmente. Surgiram então o WPA e o WPA2 que são considerados seguros caso seja utilizada uma senha.

Page 11: Dispositivos de rede

Imagem

Page 12: Dispositivos de rede

PC Card Wireless

PC Card é um barramento destinado aos computadores portáteis desenvolvido pela PCMCIA, com um conjunto de mais de 300 fabricantes, onde se estabeleceu os padrões para os cartões adaptadores e de expansão para notebooks e laptops.

Um cartão PCMCIA usa de 68 conectores, sendo ainda mais caro que o ISA. Apesar dos padrões, a indústria flexibilizou demais a arquitectura, de forma que alguns cartões podem não ser compatíveis com algum equipamento ou outro. Os cartões também possuem o recurso de "Ligar e Usar". Dele derivou o formato CompactFlash, que recebeu este nome justamente por ser uma versão reduzida do PC Card.

Tipos Tipo I - 3,3mm de espessura. Usado com memórias; Tipo II - 5,5mm de espessura. Usado geralmente com placas de fax-modem ou como

adaptador para outros dispositivos de interfaces variadas; Tipo III - 10,5mm de espessura. Bastante usado com discos de armazenamento;

Page 13: Dispositivos de rede

Imagem

Page 14: Dispositivos de rede

USB Wireless

Wireless USB, também conhecido popularmente como USB sem fio, é uma tecnologia que promete sucesseder a tecnologia USB actual, simplesmente com a eliminação dos cabos e fios.

O USB wireless é um barramento que permite a troca de dados entre um dispositivo host (tipicamente um PC) e uma escala larga de periféricos simultaneamente. Os periféricos compartilham a banda através de um protocolo baseado em TDMA. O barramento permite que periféricos sejam conectados, configurados, usados, e desconectados enquanto o host e outros periféricos estiverem em operação. As definições da segurança são fornecidas para assegurar associações seguras entre host e dispositivos, e para assegurar uma comunicação confidencial.

O Wireless USB conecta dispositivos de USB com o host usando um modelo ‘hub and spoke’. O host wireless do USB é o “hub” no centro, e cada dispositivo é a extremidade de um”spoke”. Cada “spoke” é uma conexão ponto-a ponto entre o host e o dispositivo. Desse modo os hosts wireless USB podem suportar até 127 dispositivos

Page 15: Dispositivos de rede

Imagem

Page 16: Dispositivos de rede

Interface PCI Wireless

Existem várias formas de se conectar computadores, muitas delas, como a Ethernet usam para isso cabos de vários tipos: desde os de par trançado até aqueles de fibra óptica. Outra forma de conexão, que crescentemente ganha forças, é o uso de redes sem fio, usando tecnologias de infravermelho ou de rádio, com diversas velocidades, da banda larga até pouco mais do que o mínimo para actividades normais.

Assim, Internet sem fio é o uso de tecnologias sem fio para navegar pela Internet. Entre as tecnologias disponíveis, temos:

Wi-Fi, um tipo de redes locais sem fio, ou WLAN (de Wireless Local Area Networks), que usualmente inclui os padrões IEEE 802.11. Em geral é baseado em ondas de rádio;

1xRTT: protocolo para dados em telefonia celular, relacionado ao padrão CDMA; Bluetooth: protocolo por ondas de rádio, para redes pessoais sem fio, ou WPAN

(de Wireless Personal Area Networks). As redes pessoais também são chamadas de "Piconet".

Page 17: Dispositivos de rede

Imagem