dispositivos de acesso a rede

5
características DISPOSITIVOS DE ACESSO A REDE

Upload: manoel-messias

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

gostei do trabalho espero que tenham gostado também

TRANSCRIPT

Page 1: dispositivos de acesso a rede

características

DISPOSITIVOS DE ACESSO A REDE

Page 2: dispositivos de acesso a rede

• Com o GPRS, a informação é dividida em “pacotes” relacionados entre si antes de ser transmitida e remontada no destinatário. A comutação de pacotes é semelhante a um jogo de quebra-cabeças (puzzle) - a imagem que o quebra-cabeças representa é dividida em pequenas peças pelo fabricante e colocada em um saco plástico. Durante o transporte do quebra-cabeças entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas. Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem ele as remonta, formando a imagem original. Todas as peças são relacionadas entre si e se encaixam, mas a forma como são transportadas e remontadas varia. A Internet é um outro exemplo de rede de dados baseada em comutação de pacotes, o mais famoso de muitos tipos de rede.

GPRS

Page 3: dispositivos de acesso a rede

• Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11. É conhecida também pelo nome de WiFi, abreviatura de „wireless fidelity’ (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente àWireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). (TELECO 2008).

• O funcionamento desse tipo de rede é bem parecido com as redes cabeadas, utilizam o TCP/IP com protocolo de transmissão e também possuem um conjunto de parâmetros adicionais.

• A configuração da rede wireless é feita em duas etapas. Primeiro é preciso configurar o ESSID (Extended Service Set ID) e o canal, e depois configurar a chave de acesso WEP (Wired Equivalent Privacy) ou WPA (WiFi Protected Access).

• Quando uma rede WiFi é configurada, é necessário criar o ESSID, que é um nome que é atribuído à rede, em determinados locais que possuam diversas redes WiFi, deste modo ao se conectar a rede desejada não ocorre uma troca de dados com a rede incorreta. Existe também o canal, que possui a mesma finalidade do ESSID.

• Como o sinal de acesso é aberto, quem estiver no raio de alcance conseguirá acessar sem problemas a sua rede. Por esse motivo, quando se configura uma rede com essa característica, deve-se utilizar o serviço de criptografia de dados, deste modo, mesmo que outros usuários consigam captar o sinal, não conseguirão conectar-se à rede sem a chave de decriptografia. Há três tipos de criptografia, o WEP de 64 bits, o WEP de 128 bits e o WPA.

• O WEP é um método de criptografia que codifica o pacote de dados antes do mesmo ser enviado para a rede. Durante o processo, uma chave fixa é utilizada, e a mesma deve estar configurada no ponto de acesso. Essa chave de acesso é concatenada com um vetor de inicialização, que é utilizado para prolongar a vida útil da chave informada, deste modo, caso haja algum problema durante a troca de dados o usuário será alertado.

• O WPA é um ambiente de aplicação e uma pilha de protocolos que especificam e descrevem como a comunicação é feita.

WI-FI

Page 4: dispositivos de acesso a rede

• A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.

• Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.

• Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

3G

Page 5: dispositivos de acesso a rede

• Bluetooth se utiliza principalmente en un gran número de productos tales como teléfonos, impresoras,módems y auriculares. Su uso es adecuado cuando puede haber dos o más dispositivos en un área reducida sin grandes necesidades de ancho de banda. Su uso más común está integrado en teléfonos y PDA, bien por medio de unos auriculares Bluetooth o en transferencia de ficheros.

• Bluetooth tiene la ventaja de simplificar el descubrimiento y configuración de los dispositivos, ya que éstos pueden indicar a otros los servicios que ofrecen, lo que redunda en la accesibilidad de los mismos sin un control explícito de direcciones de red, permisos y otros aspectos típicos de redes tradicionales.

BLUETOOTH