dispositivo de acesso a rede

5

Click here to load reader

Upload: lais-elienai-barbosa

Post on 28-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Principais caracteristicas, aula do curs.

TRANSCRIPT

Page 1: Dispositivo de acesso a rede

Dispositivo de

acesso a rede Principais características

Page 2: Dispositivo de acesso a rede

GPRS

Com o GPRS, a informação é dividida em “pacotes” relacionados entre si antes de ser transmitida e remontada no destinatário. A comutação de pacotes é semelhante a um jogo de quebra-cabeças (puzzle) - a imagem que o quebra-cabeças representa é dividida em pequenas peças pelo fabricante e colocada em um saco plástico. Durante o transporte do quebra-cabeças entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas. Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem ele as remonta, formando a imagem original. Todas as peças são relacionadas entre si e se encaixam, mas a forma como são transportadas e remontadas varia. A Internet é um outro exemplo de rede de dados baseada em comutação de pacotes, o mais famoso de muitos tipos de rede.

Page 3: Dispositivo de acesso a rede

WI-FI

Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11. É conhecida também pelo nome de WiFi, abreviatura de „wireless fidelity’ (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente àWireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). (TELECO 2008).

O funcionamento desse tipo de rede é bem parecido com as redes cabeadas, utilizam o TCP/IP com protocolo de transmissão e também possuem um conjunto de parâmetros adicionais.

A configuração da rede wireless é feita em duas etapas. Primeiro é preciso configurar o ESSID (Extended Service Set ID) e o canal, e depois configurar a chave de acesso WEP (Wired Equivalent Privacy) ou WPA (WiFi Protected Access).

Page 4: Dispositivo de acesso a rede

3G

• A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.

• Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.

• Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

Page 5: Dispositivo de acesso a rede

Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia de rede pessoal sem fios (WPAN pour Wireless Personal Area Network), quer dizer uma tecnologia de redes sem fios de fraco alcance que permite ligar aparelhos entre eles sem ligação por fios. Contrariamente à tecnologia IrDa (ligação infravermelha), os aparelhos Bluetooth não necessitam de uma linha de vista direta para comunicar, o que torna mais flexível a sua utilização e permite nomeadamente uma comunicação de uma sala com outra, em pequenos espaços.

O objetivo de Bluetooth é permitir transmitir dados ou voz entre equipamentos que possuem um circuito rádio de fraco custo, num raio de aproximadamente uma dezena de metros a um pouco menos de uma centena de metros e com um fraco consumo eléctrico.

Assim, a tecnologia Bluetooth serve principalmente para ligar periféricos (impressoras, telefones portáteis, aparelhos domésticos, auriculares sem fios, ratos, teclado, etc.), computadores ou assistentes pessoais (PDA), sem estar a utilizar fios. A tecnologia Bluetooth é igualmente utilizada cada vez mais nos telefones portáteis, a fim de lhes permitir comunicar com computadores ou assistentes pessoais e sobretudo com dispositivos mão livres como auriculares bluetooth. Os auriculares Bluetooth fazem as vezes de auscultador áudio sofisticado integrando funcionalidades de comando à distância.