disjuntores de alta tensão

13
Disjuntores de Alta Tensão

Upload: antonio-monteiro

Post on 13-Apr-2016

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Rápida apresentação sobre os tipos de disjuntores para AT ou MT, atuação e meios utilizados para dispersão do arco voltaico.

TRANSCRIPT

Page 1: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntores de Alta Tensão

Page 2: Disjuntores de Alta Tensão

O que é um disjuntor?É um dispositivo de manobra e proteção destinado a interromper correntes elétricas em quaisquer condições de operação de forma eficaz:no menor tempo possível;causando pouco distúrbio no sistema;com segurança pessoal e patrimonial;com confiabilidade operacional.

Page 3: Disjuntores de Alta Tensão

Características PrincipaisTensão Nominal - É aquela para qual o disjuntor

foi construídoCorrente Nominal – É o valor máximo da

intensidade de corrente que pode circular por suas partes condutoras, sem aquecê-las.

Capacidade de ruptura – É a propriedade que um disjuntor tem em poder interromper até correntes de curto-circuito.

Capacidade de fechamento – É a propriedade que um disjuntor tem em poder efetuar o fechamento em presença de curto-circuito.

Page 4: Disjuntores de Alta Tensão

AcionamentoO relé fecha seu contato quando a corrente no secundário do TC é superior à nominal. Nesse intervalo a bobina de abertura do disjuntor está sendo energizada por uma fonte auxiliar que dará o comando de abertura.

Page 5: Disjuntores de Alta Tensão

Tipos comuns de disjuntoresDisjuntor a sopro magnético;Disjuntor a óleo;Disjuntor a vácuo;Disjuntor a ar comprimido;Disjuntor a SF6 (Hexafluoreto de enxofre).

Page 6: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor a sopro magnéticoGeralmente utilizados em média tensão 24 kV.Nesse tipo de disjuntor os contatos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das câmaras de extinção, onde ocorre a interrupção do mesmo. O arco é submetido a uma violenta queda de tensão, geralmente da mesma ordem e grandeza da tensão da fonte. Nestas circunstâncias o arco se resfria, devido ao alongamento de seu comprimento em contato com a parede da câmara.

Page 7: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor a óleoNestes equipamentos os dispositivos de interrupção são imersos em óleo isolante. Nestes disjuntores, a extinção do arco se dá através da geração de gases, principalmente hidrogênio, em virtude da decomposição das moléculas de óleo devida às altas temperaturas desenvolvidas na região do arco. O aumento da pressão interna das câmaras de interrupção cria um fluxo de óleo que irá deionizar o dielétrico, resfriar e alongar o arco. Existem duas categorias de disjuntores a óleo: os disjuntores de grande volume de óleo e os de pequeno volume de óleo.

Page 8: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor (GVO)São disjuntores de alta capacidade de interrupção, compostos basicamente de um grande tanque metálico mantido no potencial de terra, cheio de óleo isolante, no qual estão imersos os contatos principais, câmara de extinção e parte do mecanismo de acionamento dos contatos móveis. Possuem câmaras de extinção onde se força o fluxo de óleo sobre o arco. São geralmente utilizados em média e alta tensão até 230kV.

Page 9: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor (PVO)Estes disjuntores são uma evolução dos antigos disjuntores GVO, possuem uma maior eficiência do processo de interrupção da corrente e menor volume de óleo no disjuntor.Cobrem em média tensão, praticamente, toda a gama de capacidades de ruptura de 63kA.No nível de 138kV a sua capacidade de ruptura por câmara está limitada a um máximo de 20kA

Page 10: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor a vácuoApresentam curto tempo de arco para qualquer capacidade de interrupção, são capazes de executar rápidos religamentos, não apresentam qualquer risco de incêndio e sofrem um mínimo desgaste dos contatos principais. Possuem uma longa vida útil, com uma mínima necessidade de manutenção. A ionização do dielétrico é caracterizada por um vapor metálico proveniente dos contatos. A eficiência do processo de interrupção é determinada pela rapidez da condensação deste vapor metálico nas superfícies dos contatos e barreiras de proteção.

Page 11: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntores a ar comprimidoNo disjuntor a ar comprimido, o meio de extinção é basicamente o nitrogênio contido no ar, o qual também é responsável pela isolação interna do disjuntor. O principio da extinção é, basicamente simples, consistindo em criar um fluxo de ar sobre o arco, fluxo este provocado por um diferencial de pressão, quase sempre descarregando o ar comprimido após a extinção para a atmosfera. Os disjuntores deste tipo exigem uma supervisão permanente da pressão no interior do disjuntor, para assegurar que os mesmos só operem com segurança.

Page 12: Disjuntores de Alta Tensão

Disjuntor a SF6(Hexafluoreto de enxofre)A rigidez dielétrica do SF6 é cerca de 2,5 vezes a do ar a 1 atm. de pressão e em um campo elétrico homogêneo. Essa relação aumenta de acordo com a pressão. A grande capacidade de transferência de calor e a baixa temperatura de ionização dão ao SF6 excelentes propriedades para extinção de arcos elétricos. Comparados com o ar, possui uma eficiência para suprimir arcos cerca de 10 vezes maior. O tempo em que um arco é extinto no SF6 é 100 vezes menor que no ar, sob condições similares.Apresenta ainda as características de ser auto regenerável e de não formar depósitos de material condutor, após a extinção do arco.

Page 13: Disjuntores de Alta Tensão

FIM