disjuntor mt

7
16 5 compartimentos: 1 aparelhagem: interruptor-seccionador e seccionador de ligação à terra no interior de um invólucro cheio de SF6 selado para sempre. 2 barramento: barras que permitem a extensão do quadro e a ligação a outras celas existentes. 3 ligação: acesso pela parte frontal aos terminais inferiores de ligação do interruptor e seccionador de ligação à terra (cela IM) ou aos terminais de ligação das bases porta- -fusíveis inferiores (celas QM). Este compartimento está igualmente equipado com um seccionador de ligação à terra, que liga à terra a jusante dos fusíveis nas celas de protecção de transformador (QM). 4 comandos: contém os mecanismos que permitem manobrar o interruptor e o seccionador de ligação à terra, o indicador de posição mecânica (corte plenamente aparente) e o bloco de lâmpadas de presença de tensão. Em opção, o comando pode ser motorizado e equipado com diversos acessórios (bobinas, contactos auxiliares). 5 controlo: permite a instalação de uma régua de terminais (opção motorização), de fusíveis BT e de relés de pequeno volume. Em opção, pode-se montar no tecto da cela um compartimento de BT adicional, de 450mm ou 650mm de altura, com porta. Equipamento pré-fabricado de Média Tensão solução modular SM6 3 - 36 KV descrição celas com interruptor-seccionador celas com disjuntor 5 compartimentos: 1 aparelhagem: seccionador e seccionador de ligação à terra, dentro de um invólucro cheio de SF6 selado para sempre. 2 barramento: barras que permitem a extensão do quadro e a ligação a outras celas existentes. 3 ligação e aparelhagem: acesso pela parte frontal, para ligação dos cabos. 2 disjuntores em opção: SFset: disjuntor com protecção autónoma (sem fonte de alimentação auxiliar) integrada que se alimenta de captores associados, SF1: disjuntor ao qual se podem associar 3 transformadores de intensidade de protecção, para assegurar a protecção indirecta com relés electrónicos. 4 comandos: contém os mecanismos que permitem manobrar o seccionador, o disjuntor e o seccionador de ligação à terra, bem como a sinalização correspondente, e um bloco de lâmpadas de presença de tensão. O comando do disjuntor pode ser motorizado. 5 controlo: permite a instalação de relés de pequena dimensão e uma régua de terminais. Em opção, caso existam relés de maior dimensão, pode-se montar no tecto da cela um compartimento de BT adicional, de 650 ou 450 mm de altura, com porta. MERLIN GERIN SM6 1 2 4 5 3 MERLIN GERIN SM6 5 3 4 4 1 2

Upload: jose-lopes

Post on 13-Feb-2015

96 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Disjuntor MT

16

5 compartimentos:1 aparelhagem: interruptor-seccionador e

seccionador de ligação à terra no interior deum invólucro cheio de SF6 selado parasempre.

2 barramento: barras que permitem aextensão do quadro e a ligação a outrascelas existentes.

3 ligação: acesso pela parte frontal aosterminais inferiores de ligação do interruptore seccionador de ligação à terra (cela IM)ou aos terminais de ligação das bases porta--fusíveis inferiores (celas QM). Estecompartimento está igualmente equipadocom um seccionador de ligação à terra, queliga à terra a jusante dos fusíveis nas celasde protecção de transformador (QM).

4 comandos: contém os mecanismos quepermitem manobrar o interruptor e oseccionador de ligação à terra, o indicadorde posição mecânica (corte plenamenteaparente) e o bloco de lâmpadas depresença de tensão. Em opção, o comandopode ser motorizado e equipado comdiversos acessórios (bobinas, contactosauxiliares).

5 controlo: permite a instalação de umarégua de terminais (opção motorização), defusíveis BT e de relés de pequeno volume.Em opção, pode-se montar no tecto da celaum compartimento de BT adicional, de450mm ou 650mm de altura, com porta.

Equipamento pré-fabricado de Média Tensão

solução modular SM6 3 - 36 KVdescrição

celas com interruptor-seccionador

celas com disjuntor 5 compartimentos:1 aparelhagem: seccionador e

seccionador de ligação à terra, dentro deum invólucro cheio de SF6 selado parasempre.

2 barramento: barras que permitem aextensão do quadro e a ligação a outrascelas existentes.

3 ligação e aparelhagem: acesso pelaparte frontal, para ligação dos cabos.2 disjuntores em opção:■ SFset: disjuntor com protecção autónoma(sem fonte de alimentação auxiliar) integradaque se alimenta de captores associados,■ SF1: disjuntor ao qual se podem associar3 transformadores de intensidade deprotecção, para assegurar a protecçãoindirecta com relés electrónicos.

4 comandos: contém os mecanismos quepermitem manobrar o seccionador, odisjuntor e o seccionador de ligação à terra,bem como a sinalização correspondente, eum bloco de lâmpadas de presença detensão.O comando do disjuntor pode sermotorizado.

5 controlo: permite a instalação de relésde pequena dimensão e uma régua determinais. Em opção, caso existam relés demaior dimensão, pode-se montar no tectoda cela um compartimento de BT adicional,de 650 ou 450 mm de altura, com porta.

MERLINGERIN

SM6

1

2

4

5

3

MERLINGERIN

SM6

MERLIN GERIN

VIP 13

test

100000

100000

100000

0

0,05000030000

20A

10000

00,5

000030000

X1

1,10,20,20,512

1,51241240,10,10,20,40,8

55100020 Is

125A

0,20,20,40,81,6

1,51241240,10,10,20,40,8

55100020 Ios

X2

Is INC

IIs

t/T

I Is

I

Io

test

INC

T(s)

01234567

DTSIVIEILTIS1S200

231,50,8

reset

MERLIN GERIN

VIP 200

5

3

4

4

1

2

Page 2: Disjuntor MT

17

celas com contactor 5 compartimentos:1 - aparelhagem: seccionador e

seccionador de ligação à terra, dentro deum invólucro cheio de SF6 selado parasempre.2 - barramento: barras que permitem a

extensão do quadro e a ligação a outrascelas existentes.3 - ligação e aparelhagem: acesso pela

parte frontal, para ligação dos cabos. Estecompartimento dispõe igualmente de umseccionador de ligação à terra a jusante e,conforme o caso, de transformadores deintensidade e de tensão.O contactor existe em duas opções:■ R400 com retenção magnética,■ R400D com retenção mecânica.Ambas podem ser equipadas com fusíveis.4 - comandos: contém os mecanismos

que permitem manobrar o seccionador, ocontactor e o seccionador de ligação à terrae a sinalização correspondente, bem comoun bloco de lâmpadas de presença detensão.5 - controlo: permite a instalação de relés

de pequena dimensão e uma régua determinais. Em opção, pode-se montar notecto da cela um compartimento de BTadicional, de 650 mm de altura, com porta.

segurança de exploraçãoA separação em 5 compartimentos distintose a grande simplicidade de manobra,complementada com encravamentosfuncionais, conferem à gama SM6 umagrande segurança de exploração.

Grande simplicidade de manobra :■ os mecanismos de manobra estãoreunidos no compartimento de comandos,■ elementos de comando e de protecçãoreagrupados no compartimento de comandodo disjuntor FLUARC SFset.■ esforço de manobra mínimo,■ fecho e abertura dos aparelhos poralavanca, botões de pressão, bobinas oucomando à distância,■ posição do disjuntor e do seccionador deligação à terra indicada num sinópticoanimado,■ controlo de presença de tensão por umbloco de lâmpadas de neón ligado, atravésde isoladores capacitivos, aos terminais deligação dos cabos.

Seccionamento e corte plenamenteaparenteO indicador de posição mecânica ligado aoeixo da aparelhagem móvel (disjuntor eseccionador de ligação à terra) reflectefielmente a posição dos contactos,mediante uma cadeia cinemática directa efiável. Existem dois visores no invólucro dointerruptor-seccionador que permitemvisualizar as posições do interruptor (aberto--seccionado) e do seccionador de ligação àterra (fechado).A posição dos visores nos painéis podevariar em função da evolução dasespecificações e das normas.

Page 3: Disjuntor MT

18

As celas são compostas por 5compartimentos distintos, separados pordivisórias metálicas ou isolantes.O grau de protecção entre oscompartimentos é IP2X.

compartimentoaparelhagem (interruptor ouseccionador e seccionadorde ligação à terra)

compartimento barramento

É delimitado pelo invólucro, que forma umécrã entre o compartimento do barramentoe o compartimento de ligação de cabos. Oinvólucro está cheio de SF6 e é selado parasempre, de acordo com as especificações doanexo GG da IEC 298/90.O sistema de selagem é verificadoindividualmente na fábrica, pelo que não énecessária qualquer manipulação do gásdurante toda a sua vida útil (30 anos).

O barramento é composto por 3 barras detubo de cobre, rectas e isoladas.A ligação faz-se na parte superior doinvólucro, onde são fixados repartidores decampo com parafusos (M8). O binário deaperto é de 2,8 mdaN. A intensidadeestipulada do barramento é de 400 ou630 A. Em algumas celas, pode sermontado na parte superior, em variante, umbarramento com uma intensidade estipuladade 1250 A.

Equipamento pré-fabricado de Média Tensão

solução modular SM6 3 - 36 KVdescriçãocompartimentos

Page 4: Disjuntor MT

19

compartimento comando compartimento controlocompartimento de cabosde ligação e aparelhagem

Nas celas IM e SM, os cabos MT sãoligados aos terminais inferiores de ligaçãodo invólucro.Oa cabos de saída para o transformadorsão ligados aos terminais de ligação dasbases porta-fusíveis inferiores (celas QM)ou às platinas de ligação das celas comdisjuntor (DM1-C, DM1-W).Podem utilizar-se cabos unipolares comisolamento seco ou com isolamento depapel impregnado. Para cabos tripolares decampo radial com isolamento seco ou comisolamento de papel impregnado, deve-sefazer a separação por baixo do fundo dacela. As extremidades dos cabos devem serdo tipo:-simplificado, para isolamento seco,-termo-retráctil, para isolamento com papelimpregnado.A secção máxima admissível dos cabosunipolares é a seguinte:■ 240 mm2 para celas de ganho, interruptor,disjuntor e contactor,■ 95 mm2 para as celas de protecção comfusíveis.O acesso ao repartidor de ligação do cabopode ser baixado, para facilitar a ligação doterminal do cabo. Em algumas das celas épossível a ligação inferior de dois cabos porfase.

Conforme o tipo de cela, contém osseguintes comandos:■ do interruptor e do seccionador de ligaçãoà terra,■ do seccionador e do seccionador deligação à terra,■ do disjuntor,■ do contactor,bem como o bloco de lâmpadas depresença de tensão e o indicador mecânicode posição.O compartimento de comandos dointerruptor e do seccionador de ligação àterra é acessível sob tensão nocompartimento do barramento ou deligação, optimizando as operações de trocade comandos ou a instalação damotorização do interruptor-seccionador.Permite a instalação fácil de cadeados,fechaduras de encravamento e acessóriosBT opcionais (contactos auxiliares, bobinase motorização).

Caso o comando do interruptor sejamotorizado, este compartimento é equipadocom uma régua de terminais de ligação efusíveis BT. Existem 2 tipos de comparti-mentos de controlo:■ normalizado: para a régua de terminais deligação e fusíveis BT,■ ampliado: permite instalar disjuntoresmagneto-térmicos e alguns relés depequena dimensão.Ambos podem ser complementados comum compartimento BT adicional, de 450 ou650 mm de altura, com porta, montado notecto da cela, que pode receber relés eautomatismos de maiores dimensões.Em todos os casos, o compartimento decontrolo e o compartimento BT adicionalsão acessíveis sob tensão nocompartimento do barramento ou no deligação.

Page 5: Disjuntor MT

20

Os 3 contactos rotativos encontram-sedentro de um invólucro de resina epoxy,cheio de gás SF6 à pressão relativa de 0,4bar para 24 kV e 1,5 bar para 36 kV. Oconjunto oferece todas as garantias desegurança na exploração.■ estanquecidadeO invólucro é selado para sempre após oenchimento, sendo a estanquecidadeverificada sistematicamente na fábrica.■ segurança■■ o interruptor tem 3 posições: "fechado","aberto" e "à terra", o que constitui umencravamento natural que impede qualquerfalsa manobra.A rotação do equipamento móvel é feitacom o auxílio de um mecanismo de acçãobrusca independente do operador;■■ à função de corte, este aparelho associaa função de seccionamento;■■ o seccionador de ligação à terra, dentrodo invólucro com SF6, dispõe, emconformidade com as normas, de poder defecho em curto-circuito (2,5 vezes aintensidade estipulada de curta duraçãoadmissível);■■ qualquer sobrepressão acidentaloriginada no interior do invólucro é limitadapela abertura da membrana de segurançaexistente na parte posterior do invólucro. Osgases são canalizados para a parteposterior da cela, sem qualquermanifestação ou projecção na parte frontal.■ princípio de corteAs qualidades excepcionais do SF6 comoagente de corte são utilizadas para extinguiro arco eléctrico, que se produz quando oscontactos móveis se separam dos fixos. Omovimento relativo entre o arco e o gásaumenta o arrefecimento do arco,acelerando a sua extinção.A combinação do campo magnético, geradopor um íman permanente, com aintensidade da corrente provoca a rotaçãodo arco em torno do contacto fixo, o seualongamento e arrefecimento até àextinção, no momento da passagem dacorrente por zero.A distância entre os contactos fixos emóveis é, então, suficiente para suportar atensão de restabelecimento.Este sistema, simultaneamente simples eseguro, garante uma duração de vidaeléctrica acrescida, dado o desgaste doscontactos ser muito reduzido.

SF6, gás dos construtores interruptor ou seccionador e seccionador de ligação à terra

F

F

F

F

F

F

S

Os interruptores-seccionadores e osseccionadores de ligação à terra SM6, odisjuntor SFset ou SF1, bem como ocontactor Rollarc 400 ou 400D utilizam ohexafluoreto de enxofre (SF6) para oisolamento e o corte.As partes activas estão encerradas numinvólucro estanque, de material isolante,que obedece à definição da recomen-dação IEC 298, anexo GG (edição 1990),dos sistemas de pressão selados.Os aparelhos que equipam a gama SM6possuem as seguintes características:■ longa duração de vida (30 anos),■ ausência de manutenção das partesactivas,■ baixo nível de sobretensões,■ segurança de funcionamento,■ elevada durabilidade eléctrica emecânica.

interruptor interruptor aberto seccionador de ligaçãofechado e seccionado à terra fechado

■ ensaio de arco internoAs celas interruptor são ensaiadas noslaboratórios VOLTA, em França, (ensaioC1706), segundo a IEC 298/91, comresultados satisfatórios para umaintensidade trifásica de curto-circuito de16kA durante 0,5 s no compartimento decabos e no invólucro.

1 cuba

2 tampa

3 árvore de comando

4 contacto fixo

5 contacto móvel

6 junta de estanquecidade

Equipamento pré-fabricado de Média Tensão

solução modular SM6 3 - 36 KVdescrição (cont.)

aparelhagem SF6

2 6

1 3 4 5

Page 6: Disjuntor MT

21

Contactor Rollarc 400 ou400D

Equipamento pré-fabricado de Média Tensão

solução modular SM6 3 - 36 KVdescrição (cont.)

aparelhagem SF6 - 12 kV

O contactor Rollarc existe em duas versões:■ contactor R400 com retenção magnética,■ contactor R400D com retenção mecânica.

As 3 fases estão encerradas num invólucrocheio de gás SF6, à pressão relativa de 2,5bar. Este invólucro oferece todas asgarantias de segurança na exploração:■ estanquecidadeO invólucro obedece às especificações“sistema de pressão selado” (IEC 56-AnexoEE), sendo a sua estanquecidade verificadasistematicamente na fábrica.■ segurançaQualquer sobrepressão acidental é limitadapela abertura de uma membrana desegurança.■ princípio de corteO contactor utiliza o princípio do arcogiratório em SF6.A rotação do arco entre os contactos dearco circulares é provocada por um campomagnético.Este campo é criado por uma bobina desopragem na câmara de corte de auto-expansão.O arco começa a girar sob o efeito da forçaelectromagnética.O movimento de rotação arrefece o arcopor convecção forçada.No início da manobra de abertura, oscontactos principais e os contactos de arcoestão fechados (fig.1).O seccionamento do circuito principal é feitopela separação dos contactos principais. Oscontactos de arco permanecem fechados(fig.2).A separação dos contactos de arco dá-se aseguir à dos contactos principais (fig.3).O arco criado é submetido ao campoelectromagnético produzido pela bobina edepende da intensidade a cortar.A rotação do arco é instantânea sob o efeitoda força electromagnética, o que permitearrefecê-lo por convecção forçada (fig.3).Graças ao desfasamento entre a corrente eo campo magnético, esta força tem umvalor significativo quando a corrente estápróxima de zero.Quando a corrente passa por zero, dá-se aregeneração dieléctrica do espaço entre asduas zonas de arco graças às qualidadesintrínsecas do SF6.

aparelho fechado contactos principais separados período de arco aparelho aberto(fig.1) (fig.2) (fig.3) (fig.4)

1 ligação MT

2 electroíman

3 bobina de sopragem

4 contacto principal fixo

5 contacto de arco fixo

6 contacto principal móvel

7 contacto de arco móvel

8 fole de estanquecidade

9 ligação flexível

10 invólucro

11 filtro molecular

Page 7: Disjuntor MT

22

Equipamento pré-fabricado de Média Tensão

solução modular SM6 3 - 36 KVdescrição (cont.)

relés electrónicos

SepamA gama Sepam é constituída por unidadesdigitais de protecção e controlo das redesde distribuição eléctrica MT.Desde os Sepam série 1000, paraprotecção de redes, motores outransformadores e para medida da correnteou da tensão, ...até aos Sepam série 2000,para protecção e controlo, composibilidades de lógica de controlo e decomunicação ModBus, Sepam oferece umagama completa de visualização digital queresponde a todas as necessidades:

VipAs protecções VIP do disjuntor FluarcSFset, sem alimentação auxiliar, protegemcontra os defeitos de fase e homopolares.Existem duas categorias de protecção: umasó com protecção de “fase” (VIP 13 e VIP17) e outra com protecção de “fase” e“homopolar” (VIP 200 e VIP 201). Todasestas protecções dispõem de uma vastagama de regulação das correntes dedisparo e de grande estabilidade no tempodas regulações e funcionamento.

■ flexibilidade de regulação,■ compatibilidade com todos os tipos decaptores,■ facilidade de utilização, com memorizaçãodas correntes de disparo de cada fase evisualização do valor real das medições,■ segurança de funcionamento, comcontrolos permanentes, autodiagnóstico eum elevado nível de imunidade àsperturbações electromagnéticas.

■ protecção contra perturbaçõeselectromagnéticas,■ grande precisão de níveis e dastemporizações, que permitem realizar umaselectividade rigorosa na rede,■ exploração e manutenção facilitadas pelorelé integrado no disjuntor e respectivoscaptadores.

c qualquer que seja o regime de neutrov para regime de neutro impedante∆ para regime de neutro isolado

quadro de escolhaprotecção codigo aplicações típicas unidades de protecção

ANSI rede acoplamento transf. motor Sepamautomatismo P < 3MVA 2000 1000

chegada saída sim nãomáxima de intensidade 50 - 51 c c c c c c c ctrifásica

máxima de intensidade 50N - 51N c c v v v c c chomopolar

direccional de 67N ∆ ccorrente homopolarmínima de tensão 27 c cmáxima de tensão 59 c cimagem térmica 49 c c c cmáximo de tensão 59N ∆ chomopolarmáxima de componente 46 c c cinversa

arranque muito longo 51LR c c ce bloqueio rotor

controlo do número 66 c c cde arranquesmínima de intensidade 37 c c cmonofásica