discurso político - martin luther king

5
---O discurso foi proferido durante a marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade, em frente ao memorial de Lincoln, ele tinha como objetivo incentivar aquela geração a continuar a lutar, de forma pacífica, ate que todos os cidadãos dos estados unidos fossem tratados de igual forma. A localização é em si mesma simbólica pois Lincoln tinha assinado a quase 100 anos atrás a proclamação de emancipação e mesmo apos todo aquele tempo passado, as pessoas ainda eram segregadas pela cor da sua pele. ---Eu selecionei 5 das técnicas mais utilizadas por Martin luther king para convencer as pessoas de que vale a pena lutar. ---A primeira é o uso repetido de determinadas palavras durante o discurso para enfatizar um tema ou uma mensagem. A palavra dita com mais frequência é “nos” seguida por “liberdade”. ---As repetições anafóricas permitem enfatizar a mensagem que esta presente na própria expressão e nas frases que lhe estão associadas. [esqueci-me de mencionar a pergunta retorica no início do enxerto na minha apresentação, mas ela é um método útil para levar a reflexão] Um pormenor interessante é o de que se juntarmos todas as repetições anafóricas do discurso, elas quase que construem a historia de King e daqueles que passaram pelo mesmo que ele e daquilo que eles pretendem alcançar no futuro. Conta a história de como apesar de já se terem passado 100 anos apos a proclamação de emancipação, os negros ainda não eram verdadeiramente livres e de que aquele era o momento onde eles tinham que parar de se conformar com a sua posição na sociedade e que tinham que lutar pelos seus direitos, e que poderiam voltar para as suas terras natais

Upload: o-ruivo

Post on 06-Apr-2017

16 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Discurso Político - Martin Luther King

---O discurso foi proferido durante a marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade, em frente ao memorial de Lincoln, ele tinha como objetivo incentivar aquela geração a continuar a lutar, de forma pacífica, ate que todos os cidadãos dos estados unidos fossem tratados de igual forma.

A localização é em si mesma simbólica pois Lincoln tinha assinado a quase 100 anos atrás a proclamação de emancipação e mesmo apos todo aquele tempo passado, as pessoas ainda eram segregadas pela cor da sua pele.

---Eu selecionei 5 das técnicas mais utilizadas por Martin luther king para convencer as pessoas de que vale a pena lutar.

---A primeira é o uso repetido de determinadas palavras durante o discurso para enfatizar um tema ou uma mensagem.

A palavra dita com mais frequência é “nos” seguida por “liberdade”.

---As repetições anafóricas permitem enfatizar a mensagem que esta presente na própria expressão e nas frases que lhe estão associadas.

[esqueci-me de mencionar a pergunta retorica no início do enxerto na minha apresentação, mas ela é um método útil para levar a reflexão]

Um pormenor interessante é o de que se juntarmos todas as repetições anafóricas do discurso, elas quase que construem a historia de King e daqueles que passaram pelo mesmo que ele e daquilo que eles pretendem alcançar no futuro.

Conta a história de como apesar de já se terem passado 100 anos apos a proclamação de emancipação, os negros ainda não eram verdadeiramente livres e de que aquele era o momento onde eles tinham que parar de se conformar com a sua posição na sociedade e que tinham que lutar pelos seus direitos, e que poderiam voltar para as suas terras natais com o sonho e a fé de que um dia a sua luta iria ser recompensada com a liberdade que lhes é de direito.

---Um exemplo de uma repetição anafórica:

“Há quem pergunte aos defensores dos direitos civis: "Quando é que ficarão satisfeitos?"

Não estaremos satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos incontáveis horrores  da brutalidade policial. Não poderemos estar satisfeitos enquanto os nossos corpos, cansados das fadigas da viagem, não conseguirem ter acesso a um lugar de descanso nos motéis das estradas e nos hotéis das cidades. Não poderemos estar satisfeitos enquanto a mobilidade fundamental do Negro for passar de um gueto pequeno para um maior. Nunca poderemos estar satisfeitos enquanto um Negro no Mississípi não pode votar e um Negro em

Page 2: Discurso Político - Martin Luther King

Nova Iorque achar que não há nada pelo qual valha a pena votar. Não, não, não estamos satisfeitos, e só ficaremos satisfeitos quando a justiça correr como a água e a retidão como uma poderosa corrente.”

----

São muitas as alusões e citações feitas a textos históricos durante o discurso como a bíblia, a declaração da independência, discursos de Lincoln…,sendo as citações mais frequentes a textos políticos e as alusões a bíblia.

“Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".”

Neste caso em concreto King cita a declaração diretamente porém são muito mais frequentes as alusões indiretas a outros textos:

- (a proclamação de emancipação) “Veio como uma aurora feliz para terminar a longa noite do cativeiro.”

*Isto é uma referência bíblica a Salmos 30:5*

Salmos 30:5 – “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.”

---

As metáforas são uma forma poderosa de transmitir uma mensagem nestes casos em concreto ajudam a estabelecer o contraste entre conceitos abstratos, como por exemplo:

“Tenho um sonho que um dia o estado do Mississípi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.”

*Neste caso, a injustiça e a opressão são relacionadas com o calor (do Mississípi, um estado notório pelas suas medidas de segregação) e a liberdade e justiça são relacionadas com um oásis que no meio do deserto é aquilo que as pessoas mais procuram.*

“Agora é o tempo de sairmos do vale escuro e desolado da segregação para o iluminado caminho da justiça racial.”

*Neste caso a segregação aparece associado a um vale, que é um relevo que nos restringe, a movimentação, a visão… enquanto a justiça racial é comparada a um caminho iluminado que contrasta fortemente com o vale escuro e desolado.*

Page 3: Discurso Político - Martin Luther King

“Este sufocante verão do legítimo descontentamento do Negro não passará até que chegue o revigorante Outono da liberdade e igualdade.”

(*Neste ultimo exemplo o sufocante verão é associado ao descontentamento sentido pela maioria das pessoas ali presentes e o a liberdade e igualdade é comparado ao Outono que os ira libertar daquele sufoco*)

---Por último King utiliza exemplos concretos para criar uma conecção com o público.

Referindo-se aos estados de origem das pessoas ali presentes:

”Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado!”

*A conecçao aqui criada advém do facto de a maior parte das pessoas ali presentes vinham de outros estados, especialmente do sul onde a segregação era muito mais prevalente*

Noutro exemplo algo similar:

“ (...) voltem para os bairros de lata e para os guetos das nossas modernas cidades.”

*Como referido ainda agora a maior parte das pessoas não eram de Washington mas neste caso King aproveita para criticar “as cidades modernas” onde ao contrário dos estados do sul a segregação não estava em sinais ou avisos, porem a injustiça continuava presente na diferença abismal entre as oportunidades das pessoas negras e as oportunidades das pessoas brancas.*

---Para terminar, considero apropriado falar brevemente sobre o fim da luta de King:

A lei dos direitos civis foi o diploma legal adotado pelos Estados Unidos em 1964 (*Nesta imagem o documento esta a ser assinado com o Mathin luther king la presente*)

Ele recebeu o premio nobel da paz no mesmo ano pela forma como consegui-o lutar pelos direitos civis sem recorrer a violência.

Porem como é comum ao longo da história a mudança é sempre acompanhada de resistência…infelizmente, esta resistência não se manifestou de forma pacífica, como o movimento dos direitos civis, neste caso manifestou com crimes de odio, onde entre inúmeros casos este o assassinato de Mathin Luther King em 1968, morreu aos 39 anos.

Hoje em dia é homenageado anualmente com um feriado nacional.

Page 4: Discurso Político - Martin Luther King