discurso de posse do vereador aderson gouvea

3

Click here to load reader

Upload: deputadamarina

Post on 15-Jun-2015

1.387 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Mais informações em: http://marinasantanna.com/2013/01/02/marina-participa-da-posse-de-selma-bastos-a-primeira-prefeita-da-cidade-de-goias/

TRANSCRIPT

Page 1: Discurso de posse do vereador Aderson Gouvea

DISCURSO DE POSSE

Boa noite senhoras e senhores nesta primeira noite do ano de 2013, noite de verão e lua Quarto Minguante. Quero cumprimentar neste momento a mesa de autoridades na pessoa do Bispo Dom Eugenio Rixen a quem estimo muito e em nome do qual cumprimento todos os integrantes do sexo masculino. Quero cumprimentar a Excelentíssima Sra. Prefeita Selma Bastos, mulher forte, decidida e vitoriosa, em nome da qual cumprimento todas as mulheres presentes a esta solenidade.

Senhoras e Senhores, na construção deste discurso quis entender melhor o que é Política e foi no grande filósofo grego Aristóteles (aluno de Platão e Prof. de Alexandre O Grande) que encontrei a melhor explicação. Este foi um apaixonado pela política e a descreveu da seguinte forma: "Em todas as artes e ciências", disse ele, "o fim é um bem, e o maior dos bens e bem em mais alto grau se acha principalmente na ciência todo-poderosa; esta ciência é a política, e o bem em política é a justiça, ou seja, o interesse comum."

Caros presentes e ouvintes, se a política fundamenta em si a justiça, logo entenderemos que os nossos antecessores ou a maioria deles não pautaram nessa lógica ou não concordaram com o filósofo, talvez não o tenham lido. Vejamos: o início da história do que hoje é o Município de Goiás, do que hoje é a sociedade vilaboense, começa com a subjugação, pelo massacre dos índios Goyazes pelos Bandeirantes. Estes dos quais não se nega a importância histórica para todo o estado, entenderam a política como ferramenta de PODER e dominação e legou a nosso povo essa lógica. Ao invés do diálogo com os indígenas, do respeito a sua cultura, utilizaram as ARMAS DO PODER.

Nestas terras se implantou o coronelismo, o latifúndio, a UDR, a escravidão onde poucos se apoderaram das riquezas: terra, poder político, cargos públicos, status, mas, sobretudo o poder das LETRAS. Constituiu-se desta forma uma sociedade

Page 2: Discurso de posse do vereador Aderson Gouvea

de difícil penetração aos empobrecidos e a eles a dureza da

LEI, parafraseando o poeta Eduardo Alves Costa “ Dizem-nos que de nós emana o poder mas sempre o temos contra nós.

No nosso livro sagrado, a Biblia, o discípulo Mateus narra no capítulo 5, 1-12, no famoso Sermão da Montanha em uma das bem aventuranças, a afirmação de Jesus: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Para estes o Reino é no presente, já o é, mais uma vez o valor da justiça.

Meus amigos eleitos: Prof. Selma, Dr. Rogério. Vereadores: Celino, Zezinho, Zilda, Eliane, Zecão, Thalita, Marcia e Elizeu, que optemos pela interpretação de Aristóteles e coloquemos toda nossa força, todo nosso mandato em busca da justiça e fazer justiça é governar tendo a política como um SERVIÇO e não como PODER.

Gostaria também neste ato, trazer presente a memória de um grande defensor de uma causa, de um povo, da justiça. Quero citar Zé Porfírio da famosa resistência de Trombas e Formoso no norte do estado. Este foi até hoje nestas terras goianas, o único Camponês a eleger-se Deputado Estadual. Porfírio foi vítima dos mesmos que não aceitam a citação de Aristóteles e que interpretam política como PODER. Foi cassado pelo golpe militar de 64, tempos depois preso e desaparecido político, certamente morto pela Ditadura Militar. Por ocasião de sua prisão, despedindo-se do filho, Zé Porfírio dirigiu-se a este dizendo: filho seja um bom CIDADÃO. Mas cidadão para Porfírio, não é somente aquele do pensamento Positivista que a Ditadura nos obrigou a aprender: o fiel cumpridor de deveres, o subserviente. Para Porfírio CIDADÃO é o que cumpre deveres, mas o que cobra direitos, que questiona a ordem pré-estabelecida, interfere, sugere, participa. Então quero deixar também este conselho de Porfirio para nossa sociedade: sejam bons cidadãos, nos ajude a fazer Justiça.

Neste momento, quero também reconhecer que muitas pessoas se colocaram à frente do tempo e se posicionaram

Page 3: Discurso de posse do vereador Aderson Gouvea

em outra direção, na direção da política como serviço a favor da justiça: Dom Tomás Balduíno que completou recentemente 90 anos, com sua Igreja engajada na luta por direitos humanos, por terra e pão. A toda Comunidade Dominicana, Aos saudosos ex prefeitos Irmãos Dário e Djalma de Paiva Sampaio. Também aos que engrandeceram e engrandecem nossa querida Goiás com sua arte e cultura: Cora Coralina, Veiga Valle, Oto Marques, Goiandira do Couto, Josélio Maranhão, Di Magalhães, Marli Mendanha, Regina Célia, o escritor Divino Damasceno , Rafael Ribeiro, Augusta Faro, ao grupo de resistência negra e a tantos outros. Quero prestar uma homenagem especial aos lutadores pela Reforma Agrária, que através de sua organização e coragem nos ensinou o verdadeiro sentido de cidadania e nos ajudou a fazer JUSTIÇA.

Meus amigos e amigas, somos agraciados por sermos moradores deste município, a pertencermos à cidade de Goiás: primeira capital do Estado, cidade turística, berço da cultura, da política, das tradições, da religiosidade, da Reforma Agrária, Cidade patrimônio mundial da humanidade. Contudo, precisamos trabalhar coletivamente: Legislativo / Executivo pra que esta grandeza seja real, que nossas Leis sejam éticas e justas, que a cidade seja limpa, que a saúde seja cuidada, que o transporte coletivo e escolar sejam dignos, que haja geração de emprego e renda, que haja espaços de esporte e lazer. Que os idosos, sejam respeitados, os jovens valorizados e as crianças zeladas. Que o meio rural e os Distritos sejam incluídos, que as estradas sejam conservadas e que tudo isto se reverta em benefício das pessoas, de todas as pessoas, aliás, nosso maior patrimônio.

Encerrando compartilho trecho da música de Belchior:

“Vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação” e acrescento chegou a nova estação.

FELIZ 2013 PARA TODOS E MUITO OBRIGADO!