discipulado cristão 11

28
Discipulado cristão nas Cartas de Pedro

Upload: william-quintal

Post on 25-Dec-2014

711 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Lição 11 do terceiro trimestre de 2010 da revista Compromisso. Igreja Batista Memorial de BH

TRANSCRIPT

Page 1: Discipulado cristão 11

Discipulado cristão nas Cartas de Pedro

Page 2: Discipulado cristão 11

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os

irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria

por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes

chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção.

I Pedro 9.8,9

Page 3: Discipulado cristão 11

A bênção da salvação: I Pedro 1.3-12

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós 5 que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo,

Page 4: Discipulado cristão 11

6 em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; 8 ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.

Page 5: Discipulado cristão 11

10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, 11 indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir. 12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

Page 6: Discipulado cristão 11

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

I Pedro 2.9,10

Page 7: Discipulado cristão 11

18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus. Lucas 10.18-20

Page 8: Discipulado cristão 11

Testemunho: I Pedro 2.11-17

11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma, 12 tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

Page 9: Discipulado cristão 11

13 Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos; 16 como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.

Page 10: Discipulado cristão 11

15 Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3 porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

II Coríntios 2.15; 3.2,3

Page 11: Discipulado cristão 11

Vivência Cristã: I Pedro 3.8-22

8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, 9 não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção. 10 Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.

Page 12: Discipulado cristão 11

12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. 13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Page 13: Discipulado cristão 11

16 tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo, 17 porque melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo o mal.

Page 14: Discipulado cristão 11

18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água,

Page 15: Discipulado cristão 11

21 que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 22 o qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

Page 16: Discipulado cristão 11

OCVLI DOMINI SVPER IVSTOS

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. I Pedro 3.12

Page 17: Discipulado cristão 11

Vigilância: I Pedro 4.7-11

7 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. 8 Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados, 9 sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações. 10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Page 18: Discipulado cristão 11

11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!

Page 19: Discipulado cristão 11

The price of freedom isconstant vigilance

O preço da liberdade é aconstante vigilância

Thomas Jeferson – Revolucionário estadunidense

Page 20: Discipulado cristão 11

11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. Mateus 24.11-14

Page 21: Discipulado cristão 11

Cuidado da Ansiedade: I Pedro 5.6,7

5 Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Page 22: Discipulado cristão 11

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6.31-34

Page 23: Discipulado cristão 11

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4.3-6

Page 24: Discipulado cristão 11

(...) São o desejo egoísta e a raiva, decorrentes do estado de ser conhecido como a paixão, os apetites e os males que ameaçam a uma pessoa nesta vida.Assim como o fogo é coberto pela fumaça e um espelho é obscurecido pela poeira, assim como um embrião é profundamente envolvido dentro do útero, o conhecimento está oculto pelo desejo egoísta - escondido, (...), por este fogo inextinguível para auto-satisfação, o inveterado inimigo dos sábios.

भगवद्गी�ता� Bhagavad-Guita 3.36-41 (séc. IV a.C.)

Page 25: Discipulado cristão 11

Crescimento cristão: II Pedro 1.5-8

5 e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, 6 e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, 7 e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, o amor. 8 Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Page 26: Discipulado cristão 11

19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; 21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

II Pedro 1.19-21

Page 27: Discipulado cristão 11

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Provérbios 4:18

Page 28: Discipulado cristão 11

Referências• Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008. • Bíblia On Line Version 3.00. Ontário: Timnachserah, 5 de abril de 2002.

http://www.sbb.org.br/bol• BLANCHARD, Ken. O coração de um líder. Campinas: United Press, 1998.• DAVIS, John D. Dicionário da Bíblia. Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e

Publicações da CBB, 1989.• COMPROMISSO, revista do adulto cristão. Ano CIV. Nº415 – 3T10. RJ, JUERP, 2010. p.12-

15 • DANKER, Frederick W. & GINGRICH, F. Wilbur. Léxico do N.T. Grego/Português. São

Paulo: Vida Nova, 2004.• MONCADA, Giacomo. The Messiah. Canada, Kingdom Enterteinment, 2002.• SYKES, Peter & KIRSH, John. Jesus. EUA, Inspirational Films, 1979.• The Greek New Testament. Münster, Institute for New Testament Research, 1975. • The Westminster Historical Atlas of the Bible. Vários autores. Philadelphia: The

Westminster Press, 1945.• VARVEL, Brett. The Board. Bethesda Baptist Church, 2008. • Wikipédia - Enciclopédia Livre. www.wikipedia.org