diretrizes para devolução de veículos. · todos os pneus num eixo devem ser do mesmo tipo e...

11
1 Diretrizes para devolução de veículos. Indicações para acordos de recompra ou contratos de aluguer.

Upload: nguyenkien

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Diretrizes para devolução de veículos.Indicações para acordos de recompra ou contratos de aluguer.

2 . Devolução do veículo Devolução do veículo . 3

MAN – pode contar connosco

A sua satisfação é a nossa prioridademáxima

A confiança é a base de qualquer relação. Isto aplica-se a todo o período de duração do contrato, bem como ao momento de devolução do veículo no fim do contrato. Na MAN Truck & Bus encontra um parceiro fiável em quem pode confiar. Transparência, justiça e eficiência são os nossos princípios supremos no que diz respeito à devolução do seu veículo. De modo a tornar este processo o mais conveniente possível para si, trabalhamos em conjunto com especialistas imparciais de organizações de inspecção independentes, os quais conduzem a inspecção do seu veículo na sua presença.

n Objectividade:Recebe a opinião de um especialista imparcial em qualquer local de devolução.

n Transparência:A inspecção é efectuada na sua presença, e o especialista poderá explicar-lhe o procedimento. No final, recebe uma cópia do protocolo de inspecção, que lhe dará uma visão geral dos conteúdos incluídos no relatório final.

n Experiência:As organizações de inspecção possuem um profundo conhecimento especializado, que colocam à sua disposição.

n Clareza: Cada devolução de veículo é documentada pormenorizadamente, de modo a que possa sempre verificar como foi elaborado o relatório.

O nosso processo de devolução de veículos tem como objectivo satisfazê-lo. Organizações de inspecção independentes contribuem com a sua experiência, o que lhe traz as seguintes vantagens:

O processo de devolução de veículos em cinco passosn Cerca de quatro meses antes da data da devolução, o seu parceiro MAN informa-o sobre a aproximação do término

do contrato e sobre as opções de devolução.

n Cerca de quatro semanas antes do término do contrato, o seu parceiro MAN contacta-o para a marcação da devolução do(s) seu(s) veículo(s).

n Recebe a confirmação da marcação por email.

n Você indica a pessoa que levará o veículo ao local de devolução na data e hora agendadas, a qual é autorizada a assinar a admissão do protocolo de inspecção (o cancelamento / reagendamento não implica nenhum pagamento adicional, se for efectuado até dois dias antes da data agendada).

n Após a inspecção, a pessoa autorizada assina a admissão do protocolo de inspecção e recebe uma cópia. Você recebe o relatório final de inspecção quando este estiver completo.

4 . Devolução do veículo Devolução do veículo . 5

Lista para devolução de veículos – Parte 1

Condições esperadas do veículo na devolução

O que trazer juntamente com o veículo

n Todos os papéis do registo e outros documentos obrigatórios

n Certificados de inspecção vigentes conforme a autorização para circulação (inspecção obrigatória/ selo IMTT)

n Informação sobre o veículo e equipamento suplementar, incluindo livro de instruções e garantias do fabricante que ainda não tenham expirado

n Documentos de serviço (livro de serviço carimbado, documento da oficina autorizada, documentos em papel ou cópias de ficheiros)

n Caixa de ferramentas, macaco, pneu sobressalente e acessórios semelhantes que façam parte do veículo originalmente

n Chaves (chave principal e sobressalentes)

n Equipamento áudio, incluindo códigos de segurança / cartões e documentação

Reservamo-nos o direito de cobrar por documentação, componentes ou equipamento em falta.

Quando o seu contrato terminar deverá devolver o veículo em boas condições, tendo em conta a sua idade e quilometragem esperada.

Os veículos devolvidos devem estar dentro dos parâmetros legais, em boas condições para circulação, sem qualquer dano ou deterioração sem ser as atribuídas ao “uso e desgaste normal”, e com todas as reparações efectuadas por profissionais.

O uso e desgaste normal é aceitável, e é o resultado do uso normal e razoável de um veículo. Exemplos disso são desgaste das peças, deterioração da pintura e riscos menores. Por outro lado, deterioração excessiva causada por uso atípico ou indevido não é aceitável, independentemente dos danos terem sido causados por descuido, deliberadamente ou num acidente.

Dano pode ser definido como uma mossa, uma racha, uma fractura, qualquer tipo de deformação, riscos grandes ou profundos, ou manchas excessivas. Algumas mossas menores podem ser consideradas aceitáveis se forem pequenas e não enfraquecerem a estrutura nem puserem em risco a segurança.

Recomendamos que antes da devolução seja realizada uma avaliação de danos (pré-inspecção) por uma organização de inspecção independente, de modo a evitar surpresas na devolução do veículo. A vantagem é ficar conhecer a condição exacta do veículo, podendo assim decidir reparar os danos antes da devolução. Se estiver interessado, por favor contacte o seu parceiro MAN, que agendará uma marcação e informá-lo-á do custo da pré-inspecção.

A cabine é o local de trabalho do motorista. Aqui tudo está composto para obter o máximo conforto. Manutenção e cuidados regulares reduzem o risco de danos e desgaste desnecessários.

6 . Devolução do veículo Devolução do veículo . 7

Lista de devolução de veículos – Parte 2Condições gerais esperadas do veículo

n O veículo não pode ter danos derivados de acidentes, ou ferrugem devido a carga transportada negligentemente.

n As reparações a ferrugem ou a danos na pintura devem ter sido efectuadas, e as inscrições devem ter sido removidas por profissionais.

n Todos os vidros, faróis e espelhos devem estar intactos e sem qualquer tipo de dano.

n O veículo deve estar limpo por fora.

n O interior da cabine deve estar limpo por profissionais, de acordo com as condições definidas pelo fornecedor. Estofos, instrumentos, acessórios e painel de controlo devem estar intactos e sem rachas, cortes, queimaduras ou qualquer outro defeito.

n O veículo não deve exibir nenhum dano nos elementos mecânicos, electrónicos ou hidráulicos, ou qualquer outro dano que infrinja os regulamentos legais.

n Deve ser possível o arranque a frio do motor com as baterias.

n O tacógrafo deve estar calibrado e deve ter passado na inspecção.

n A profundidade de relevo deve ser no mínimo 6 mm ao longo de todo o pneu. Não devem existir cortes nos pneus. Todos os pneus num eixo devem ser do mesmo tipo e possuir o mesmo padrão de relevo.

n O veículo deve estar registado.

n O veículo deve ser devolvido com o equipamento que o acompanhava originalmente (ou substituições equivalentes). Isto inclui a caixa de ferramentas e o pneu sobressalente.

n Acessórios como guindastes, elevadores, unidades/ sistemas de frio não podem ter nenhum defeito mecânico ou eléctrico.

As imagens nas páginas seguintes fornecem uma visão geral detalhada da condição em que o veículo deve estar aquando da devolução.

Assentos

Manchas ligeiras e sujidade provocadas por uso normal, que podem ser eliminadas com uma limpeza normal.

Deterioração do tecido como consequência do uso normal.

Manchas nos assentos resultantes de óleo ou outras substâncias, que não podem ser eliminadas numa limpeza normal.

Rasgões e cortes no tecido dos assentos causados por uso inadequado ou por falta de cuidado.

Queimaduras nos estofos, p. ex. de cigarros ou outras substâncias corrosivas.

Aceitável Requer reparação

Painel de instrumentos, tablier e zona de arrumos

Espaço para os pésMarcas leves de desgaste e deterioração como consequência do uso diário.

Rasgões e furos nos tapetes.

Riscos menores e furos no tablier já reparados.

Riscos profundos ou manchas no tablier.Furos no painel de instrumentos ou tablier que permanecem após a remoção de acessórios. Ausência ou perda de painéis de cobertura.

O selo de diagnóstico do tacógrafo deve estar intacto e não mostrar sinais de manipulação.

Aceitável Requer reparação

8 . Interior do veículo Interior do veículo . 9

Revestimento lateral, portas e tecto

Riscos leves, impacto de pedras e pequenas mossas devido a desgaste diário.

Logótipos de clientes removidos por profissionais não deixam restos de cola nem danificam a pintura.

Riscos superficiais.

Riscos superficiais na parede lateral que não originem ferrugem.

Rachas ou mossas na chapa causados por acidentes.

Todos os logótipos têm de ser removidos e qualquer dano na pintura deve ser reparado por profissionais.

Guarda-lamas danificado.

Forte impacto de pedras que origine a formação de ferrugem.

Aceitável Requer reparação

Assegure o valor do seu veículo através de limpezas e inspecções regulares.Recomendamos que efectue as reparações a superfícies, faróis, janelas e espelhos de acordo com as instruções do fornecedor num parceiro de assistência MAN durante o período do contrato. O seu parceiro local MAN estará pronto a recebê-lo e a ajudá-lo com as reparações do seu veículo.

10 . Exterior do veículo Exterior do veículo . 11

Espelhos

Pára-choques

Riscos superficiais na carcaça exterior do espelho.

Espelho rachado ou partido.

Carcaça exterior do espelho danificada.

Riscos leves e desgaste, que não tenham levado à deformação do pára-choques ou danificado o revestimento exterior, causados por utilização normal.

Pára-choques amolgado, dobrado ou deformado.

Aceitável Requer reparação

Revestimento lateral, portas e tecto

Pequenos impactos de pedras (dois no máximo), que não estejam no campo de visão do motorista e fora da área A do pára-brisas.

Riscos superficiais e pequenas rachas, pelas quais não entrem água.

Rachas causadas por impacto de pedras grandes, que não têm reparação (independentemente da sua localização no para-brisas).

Rachas e furos no vidro ou suportes partidos, que permitam a entrada de água e que possam interferir com o funcionamento dos faróis.

Mossas ligeiras e riscos superficiais na parede traseira da cabine.

Riscos no degrau de acesso à cabine.

Parede traseira amolgada, com fortes danos na pintura.

Degrau de acesso à cabine partido.

Aceitável Requer reparação

Vidros e faróis

12 . Exterior do veículo Exterior do veículo . 13

Barra protectora

Plataformas elevatórias

Danos ligeiros e ferrugem devido a desgate normal, que não afectam a segurança nem o funcionamento do veículo.

Riscos ligeiros e pequenas mossas devido a utilização normal.

Barra protectora amolgada ou deformada, incluindo as barras de carga.

Defeitos mecânicos que afectem a segurança ou funcionamento das plataformas (e das portas). Furos na estrutura.

Aceitável Requer reparação

Compartimento de carga

Guarda-lamasRiscos na cobertura do guarda-lamas do eixo traseiro.

Rachas no guarda-lamas.

Chão ligeiramente riscado e manchado, como resultado do uso normal.

Deterioração geral do compartimento de carga devido a utilização normal. Desgaste normal da superfície de carga.

Estrutura amolgada ou partida.

Furos na carroçaria reparados ou pintados de forma incorrecta.

Canto da caixa amolgado e base da caixa de carga deformado.

Aceitável Requer reparação

14 . Diversos Diversos . 15

Basculante e paredes laterais rebatíveis

Carroçaria de caixa fixaPequenos riscos originados pela utilização normal.

Danos que permitam a entrada de água na carroçaria ou nas laterais.

Grandes danos no suporte da caixa fixa.

Desgaste normal nos fechos de bloqueio e nas dobradiças.

Desgaste geral do chão causado pelo uso normal. Pequenos danos devido a utilização normal.

Faltam pilares centrais, barras de bloqueio e dobradiças, o que afecta a segurança e o funcionamento das paredes laterais rebatíveis ou das portas.

Danos consideráveis nas laterais da carroçaria ou nas portas, com ou metal ou a primeira camada de tinta visíveis.

Aceitável Requer reparação

Laterais em lona

Depósito de combustível

Alle nicht reparierten Schäden an Planen.Zu viele Reparaturen an Planen (maximal drei Reparaturen pro Abschnitt).

Danos aceitáveis no depósito de combustível.

Danos inaceitáveis no depósito de combustível.

Reparações profissionais das lonas através do interior.

Aceitável Requer reparação

16 . Diversos Diversos . 17

Danos na lona por reparar. Demasiadas reparações na lona (máximo três reparações por secção).

Jantes e pneus

Sinais de utilização nas jantes. Ligeiro desgaste lateral causado pelo contacto com as bordas dos passeios.

Profundidade mínima do relevo de 6 mm.

Desgaste normal dos pneus, desde que a profundidade do relevo esteja dentro dos requisitos mínimos definidos no contrato.

Cobertura interior do pneu rasgada.

Desgaste num dos lados do pneu.

Diferentes padrões de relevo no mesmo eixo.Pneus recauchutados nos eixos direcionais.Pneus re-perfilados (em qualquer eixo). Danos nas paredes dos pneus.

Aceitável

Se pretende que a manutenção do seu veículo seja o mais económica possível, recomendamos que cumpra os intervalos de manutenção especificados e registe o historial da manutenção. Desta forma, os pequenos defeitos e sinais de desgaste podem ser reparados profissionalmente.

Requer reparação

Notas

18 . Manutenção geral e mecânica 19

n Todas as jantes substituídas devem ser idênticas e coincidir com o que consta no registo. n Não é permitido existir no mesmo eixo marcas de pneus e relevos distintos.n Não é permitida a utilização de pneus para eixos de tracção nos eixos direcionais e vice-versa.

Impresso em Portugal. Textos e ilustrações não vinculativos. Reservamo-nos o direito de efectuar modificações por motivos de progresso técnico.

MAN Truck & Bus Portugal, Soc. Unip. Lda.Alameda Fernão Lopes, 16 - 9º1495 - 136 AlgésLisboa / Portugal

http://www.man-topused.com.pt/

MAN Financial Services PortugalAlfrapark, Edifício G, R/CEstrada de Alfragide, 672614-519 AmadoraPortugal

As subsidiárias do Volkswagen Financial Services AG, oferecem, sob a marca registada e licenciada “MAN Financial Ser-vices”, os seguintes serviços e produtos: Financiamento e Seguros através do Volkswagen Bank GmbH – Sucursal em Portugal | C.-R.C Amadora, sob o NUPC 980463653| Representação Permanente de Volkswagen Bank GmbH, com se-de na Rua Gifhorner Strasse, 57, 38112 Braunschweig, Alemanha, C.R.C do Tribunal de Braunschweig sob o nº HTB1819 | Mediador de Seguros (agente) registado no ISP sob o nº, D-HMQM-UQ9MO-22 | Seguros fornecidos pelas companhias de seguros a identificar no processo de contratação. Renting e Serviços de Mobilidade através da Volkswagen Renting Unipessoal, Lda. C.R.C Cascais sob o NUPC 507850149, capital social 435.000,00 Euros. Contactos: Alfrapark, Edifício G, R/C, Estrada de Alfragide, 67, 2614-519 Amadora | Tel: +351210320100 | Fax: +351210320190

MAN Truck & Bus – Membro do Grupo MAN