diretores se reúnem em brazlândia - instituto de los ... · na programação, destaca-se a...

4
Edição 80 – 12/09/2014 Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Os diretores da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN estive- ram reunidos em assembleia, de 08 a 11 de setembro, na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. Os participantes debateram assuntos relativos ao tema do evento, “Missão e Gestão – rumo a um novo começo!”. O provincial Ir. Wellington Medeiros fez a abertura oficial da XII Assem- bleia de Diretores, com a presença de Irmãos e gestores de 18 unidades educacionais e do escritório central. “É na perspectiva de um novo começo, com iniciativas empreendidas em documentos institucionais, que agregarão qualidade e lançarão luzes ao nosso pensar e jeito de viver a missão marista”. No mesmo dia, foi lançado o Plano Estratégico 2014-2023 da PMBCN. A programação teve ainda apresentações das equipes da Microsoft, sobre as tecnologias disponíveis com potencial de utilização por professores e estudantes, e da Editora FTD, a respeito das novidades na linha editorial e de tecnologia educacional para os segmentos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A palestra Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão – Rumo a um novo começo, foi ministrada pelo vice-presidente da UBEE-UNBEC e conselheiro provincial Ir. José de Assis Elias de Brito. Na ocasião ele apontou os horizontes da iniciativa do Instituto Marista. “Precisamos fazer a análise da vitalidade da missão em tudo que empreendemos em nossas unidades, para sermos, cada vez mais, presença significativa entre crianças, adolescentes e jovens”, enfatizou o irmão. Os diretores refletiram também sobre as mudanças nas matrizes curri- culares do Ensino Médio e a ampliação da carga horária para tempo integral (40h) e assistiram à palestra do analista educacional Flávio Mariz sobre os uso das tecnologias educacionais. “Já desenvolvemos o aplicativo de acesso à plataforma de Educação a Distância (EaD) pelo celular, que possibilita o acesso a livros, fóruns, webaulas, provas online, cursos e a produção de conteúdo colaborativos”, destaca Mariz. Houve também diálogos entre os gestores e os colaboradores das áreas estratégicas e meio da Província. Diretores se reúnem em Brazlândia

Upload: buituong

Post on 14-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição 80 – 12/09/2014 Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação

Os diretores da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN estive-ram reunidos em assembleia, de 08 a 11 de setembro, na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. Os participantes debateram assuntos relativos ao tema do evento, “Missão e Gestão – rumo a um novo começo!”.

O provincial Ir. Wellington Medeiros fez a abertura oficial da XII Assem-bleia de Diretores, com a presença de Irmãos e gestores de 18 unidades educacionais e do escritório central. “É na perspectiva de um novo começo, com iniciativas empreendidas em documentos institucionais, que agregarão qualidade e lançarão luzes ao nosso pensar e jeito de viver a missão marista”. No mesmo dia, foi lançado o Plano Estratégico 2014-2023 da PMBCN.

A programação teve ainda apresentações das equipes da Microsoft, sobre as tecnologias disponíveis com potencial de utilização por professores e estudantes, e da Editora FTD, a respeito das novidades na linha editorial e de tecnologia educacional para os segmentos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A palestra Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão – Rumo a um novo começo, foi ministrada pelo vice-presidente da UBEE-UNBEC e conselheiro provincial Ir. José de Assis Elias de Brito. Na ocasião ele apontou os horizontes da iniciativa do Instituto Marista. “Precisamos fazer a análise da vitalidade da missão em tudo que empreendemos em nossas unidades, para sermos, cada vez mais, presença significativa entre crianças, adolescentes e jovens”, enfatizou o irmão.

Os diretores refletiram também sobre as mudanças nas matrizes curri-culares do Ensino Médio e a ampliação da carga horária para tempo integral (40h) e assistiram à palestra do analista educacional Flávio Mariz sobre os uso das tecnologias educacionais. “Já desenvolvemos o aplicativo de acesso à plataforma de Educação a Distância (EaD) pelo celular, que possibilita o acesso a livros, fóruns, webaulas, provas online, cursos e a produção de conteúdo colaborativos”, destaca Mariz. Houve também diálogos entre os gestores e os colaboradores das áreas estratégicas e meio da Província.

Diretores se reúnem em Brazlândia

Aprendizado Marista Padre Lancísio se destaca no Ideb

“Este resultado é atribuído à dedi-cação dos educandos e à equipe de educadores e colaboradores, que ´vestem a camisa´ da escola e da educação de qualidade”. Na visão do Ir. Davi Nardi, diretor do Apren-dizado Marista Padre Lancísio, em Silvânia/GO, esses são os motivos para o desempenho de destaque da unidade demonstrado no Índice de Desenvolvimento da Educação Bá-sica (Ideb) de 2013, divulgado pelo Ministério da Educação/MEC, no

mês de setembro de 2014. Os dados indicam que a escola alcançou a nota 7,0, para os estudantes da 4ª série/5°ano, valor acima do observado no município e no estado, respectivamente, 5,9 e 5,7.

Hoje, 280 educandos estão no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, outros 100 estudam na educação infantil. Na proposta educativa evangelizadora e social, está a garantia do processo de ensino e aprendizagem a partir do apoio dos professores, da direção e dos coordenadores, que conhecem o estágio em que se encontra cada estudante e atuam na recuperação da defasagem, além de fazerem o acompanhamento familiar. “Todas as sextas-feiras, a equipe pedagógica se reúne para se atualizar e rever o que pode ser melhorado. Há o acompanha-mento do estado de Goiás e da Gerência Social da Província, que nos orientam e motivam para a formação e a seriedade do trabalho”, explica Ir. Davi.

O Aprendizado atua há 52 anos em Silvânia. A escola é uma parceria da União Brasileira de Educação e Ensino/UBEE e o estado de Goiás para o atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Há ainda, no local, atividades formativas para 100 adolescentes no projeto Bombeiro Mirim, com aulas de educação ambiental, esportes e acompanhamento pedagógico. Além dos resultados do Ideb, a unidade já teve reconhecimento do trabalho em prêmios de gestão, liderança escolar e inclusão.

UMBRASIL realiza fórum sobre tecnologias educacionais

Representantes da Província Marista Brasil Centro-Norte participam, de 10 a 12 de setembro, do 1º Fórum Ma-rista de Tecnologias Educacionais. O evento, promovido pela União Ma-rista do Brasil/UMBRASIL, é realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. O objetivo da iniciati-va é ressaltar a importância da cul-tura digital e do uso didático-pedagó-gico das tecnologias na formação edu-cacional.

Foto

: div

ulg

ação

UM

BR

ASI

L

Na programação, destaca-se a participação do diretor de Educação da Google Brasil, Milton Larsen Burgese, que ministrará palestra com o tema “Transformar o ensino e a aprendi-zagem, humanizando o uso da tecnologia”, e do diretor de Aprendizado da Apple, Willian Rankin, que falará sobre o tema “Considerando a Arquitetura da Aprendizagem, fomentando a criatividade através de conteúdo, contexto e comunidade”.

Para o secretário executivo da UMBRASIL, Ir. Valter Zancanaro, o uso de novas tecnologias na educação exige que as instituições promovam diálogos que tragam mais reflexão e de-bate. O tema da primeira edição do Fórum é “Conexões Maristas: (trans)formar redes + conectar conhecimentos”. Além das palestras, o evento conta com apresentação de cases de sucessos de escolas de todo o país em temas ligados ao ensino infantil, fundamental, médio e gestão educacional.

Província apresenta plano estratégico aos facilitadores

Os facilitadores de comunicação e marketing da Província Marista Brasil Centro-Norte rece-beram formação sobre o Plano Estratégico 2014-2023 da UBEE/UNBEC, em videoconferência no dia 11 de setembro, com o conselheiro provincial Ir. José Wagner da Cruz.

O documento, lançado recentemente aos Irmãos e gestores, foi apresentado aos facilita-dores, como público de interesse e multiplicador. “É importante conhecer o Plano, entender o momento em que é divulgado e como vocês podem contribuir nas unidades para dar vida às ações. Ele vem consolidar os 10 anos da Província”, diz Ir. José Wagner. A elaboração do Plano Estratégico demandou mais de trinta dias de trabalho, 16 pessoas diretamente envolvidas e três workshops. O texto, que mobilizou Irmãos e leigos Maristas, traz a dimensão identitária e os horizonte de atuação da UBEE-UNBEC nos próximos nove anos.

Para viabilizar a missão das mantenedoras, de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, fundamentada em São Marcelino Champagnat, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, foi dada ênfase no Plano à transparência e equidade. O posicionamento institucional traz dentre os focos, a espiritualidade apostólica e mariana; a valorização integral do ser humano; fomento ao protagonismo de crianças, adolescentes e jovens; ênfase na profissionalização, inovação e perenidade da missão e do negócio e excelência em processos, produtos e serviços, com foco na qualificação do atendimento.

Para o facilitador Alexandre Lins, do Colégio Marista São José – Tijuca, o Plano demonstra a

estrutura necessária para que a comunicação possa acontecer de forma a refletir quem somos.

“O Plano é um novo começo para a nossa instituição, sem perder os 200 anos de tradição”, finaliza Ir. José Wagner.

Estudantes de Natal encenam “Os Miseráveis”

A companhia teatral Habeas Ars, do Colégio Marista de Natal, representou a peça “Os Miseráveis”, no dia 09 de setembro, no Teatro Alberto Maranhão. As seções na capital potiguar foram às 10h, 15h e 19h, com elenco formado por 16 estudantes, que se envolveram e empenharam na produção do musical.

“Tanto o professor que indicou a obra como cada ‘aluno-ator’, que efetivamente assumiu o sonho e o transformou em realidade, agregam os valores e ensinamentos na caminhada de formação integral, um dos princípios mestres do Marista”, destacou Carlos Henrique Câmara, coordenador do Setor de Arte e Cultura do Colégio.

Les Misérables foi escrito em 1862 por Victor Hugo. O musical, com características contemporâneas, nasceu em 1985 e se tornou um dos maiores espetáculos do mundo, sendo recriado e adaptado em vários países. O Marista fez a releitura para a exibição em Natal.

O Colégio Marista propõe o teatro aos estudantes como forma de elevar os sentimentos ao representá-los, para que os educandos se tornem sujeito das próprias histórias, reflexões e atitudes. Além da arte ser meio de fortalecer a cultura e defender as heranças culturais, sejam ela o gesto, o folclore, a fala e de como o corpo se manifesta.

Fique por dentro

De 19 a 21 de setembro, a Comissão de Animação Vocacional se reúne na comuni-dade dos Irmãos Maristas, em Taguatinga/DF.

O Centro Marista de Juventude de Belo Horizonte acolhe, de 18 a 21 de setembro, o

XIV Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Juventude.

O Conselho Provincial, com assuntos canônicos, será no dia 16 de setembro, no Escritório Provincial, no Park Way/DF.

Foto

: Mar

cuse

de

Fran

ça