direito processual civil iv aula 3

6
DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV Professor Fabiano Manquevich de Lima [email protected] http://www.professorfabianolima.blogspot.com.br/ 1

Upload: fabiano-manquevich

Post on 24-May-2015

225 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito processual civil iv   aula 3

1

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV

Professor Fabiano Manquevich de Lima

[email protected]

http://www.professorfabianolima.blogspot.com.br/

Page 2: Direito processual civil iv   aula 3

2

RESPONSABILIDADE CIVIL DO REQUERENTE

Art. 811 do CPC - atribui responsabilidade objetiva ao autor pelos danos

Não prevalecendo a medida, serão os danos liquidados nos próprios autos, podendo também ser utilizados em conjunto com o art. 16 (má-fé).

Page 3: Direito processual civil iv   aula 3

3

CAUTELAR CONTRA A FAZENDA PÚBLICA

Essa matéria é regulada pela Lei 8.397/92 Art. 1º, caput

art. 7º, § 2º, da Lei n. 12.016/2009

Page 4: Direito processual civil iv   aula 3

4

EXERCÍCIOS(Procurador – PGE-PI – 2008 – CESPE) A respeito do processo cautelar, assinale

a opção correta.

(A) O indeferimento de medida cautelar não impede que o autor ajuíze a ação principal – mesmo quando tenha sido acolhida naquela a alegação de prescrição ou decadência – nem influi em seu julgamento, pois, conquanto dependentes no plano da existência, guardam autonomia no que vier a ser decidido acerca do mérito de ambas as demandas.

(B) A tutela cautelar deve ser objeto de processo distinto, não sendo permitida a introdução de pedidos cautelares em processos que tenham outro objeto. Por isso, não se pode postular medidas cautelares nos próprios autos da execução ou de procedimentos ordinário ou sumário.

(C) O requerente da execução da medida cautelar, se a sentença lhe for desfavorável no processo principal, responde objetivamente pelos prejuízos que a medida causar ao réu. Nesse caso, a indenização será a mais ampla possível e será liquidada nos autos do procedimento cautelar.

(D) Concedida a liminar na ação cautelar preparatória, a parte deve propor a ação principal em até trinta dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido, sob pena de extinção do processo por perda da eficácia da liminar concedida.

(E) O arresto é medida cautelar que garante a execução para entrega de coisa certa. O arresto assegura, também, a viabilidade da futura penhora e consiste no desapossamento judicial de determinado bem, com o objetivo de preservá-lo de danos, de depreciação ou de deterioração por parte do devedor.

Page 5: Direito processual civil iv   aula 3

5

(Procurador – ALESP – 2010 – FCC) A respeito do processo cautelar, é correto afirmar: (A)As medidas cautelares serão requeridas ao juiz da causa, não podendo ser formuladas, interposto o recurso, diretamente ao tribunal. (B) É agravável a decisão que, em processo cautelar, denega, suspende ou concede medida liminar provisória. (C) A justificação, o protesto e a interpelação admitem contestação. (D) As medidas cautelares não podem ser revogadas ou modificadas no curso do processo principal. (E) O juiz não pode acolher alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor.

Page 6: Direito processual civil iv   aula 3

6

(Advogado – PBGAS – 2007 – FCC) A respeito do processo cautelar é correto afirmar:

(A) As medidas cautelares conservam sua eficácia na pendência do processo principal e só podem ser modificadas ou revogadas quando for prolatada a sentença. (B) O requerido será citado para, no prazo de 15 (quinze) dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir.

(C) O procedimento cautelar só pode ser instaurado antes do processo principal e deste é sempre dependente.

(D) O indeferimento da medida cautelar, se o juiz acolher alegação de decadência ou prescrição do direito do autor, obsta que a parte intente a ação principal.

(E) Se por qualquer motivo cessar a eficácia da medida cautelar, é lícito à parte repetir o pedido, ainda que pelo mesmo fundamento.