direito empresarial prof. josé rodrigo dorneles...

6

Click here to load reader

Upload: lythu

Post on 03-Apr-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

1

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito

1. A respeito do registro público de empresas, assinale a opção correta. a) As juntas comerciais estão subordinadas, relativamente a matérias administrativas, ao Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC). b) O registro a cargo das juntas comerciais compreende a matrícula dos atos constitutivos das sociedades empresárias. c) De acordo com a legislação, deve haver uma junta comercial em cada unidade federativa, com sede na capital e jurisdição na área da circunscrição territorial respectiva. d) Compete às juntas comerciais a matrícula de declarações de microempresas. e) A secretaria-geral, órgão de representação, integra a estrutura básica das juntas comerciais.

2. Assinale a opção correta a respeito de empresa, empresário, estabelecimento e locação empresarial.

a) De acordo com a lei civil, é obrigatória a inscrição, no registro público de empresas mercantis, do empresário que desenvolva atividade rural.

b) O adquirente do estabelecimento responde pelos débitos anteriores à transferência, estejam, ou não, tais débitos contabilizados na escrituração.

c) A natureza jurídica do estabelecimento empresarial é de universalidade de direito.

d) Em relação ao empresário individual, é possível a desconsideração da personalidade jurídica.

e) Por meio de representação ou assistência, o menor não emancipado pode continuar a atividade empresarial exercida por seus pais.

3. Considerando o sistema de registro público do empresário, assinale a opção correta à luz da legislação pertinente.

a) O Departamento Nacional de Registro do Comércio é um dos órgãos do Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis, com funções executoras e administradoras no plano técnico, e supletiva, no plano administrativo.

b) O registro público compreende a matrícula (e respectivo cancelamento) dos atos concernentes às empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil.

Page 2: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

2

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

c) O registro público compreende exclusivamente a matrícula (e a possibilidade de seu cancelamento) dos instrumentos de escrituração das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comércio, na forma de lei própria.

d) Serão arquivados os documentos que desobedecerem às prescrições legais ou regulamentares e os que colidirem com o respectivo estatuto ou contrato não modificado anteriormente.

e) É vedado o arquivamento dos documentos de constituição ou alteração de sociedades empresárias de qualquer espécie ou modalidade em que figure como titular ou administrador pessoa condenada por crime para o qual esteja prevista pena que vede o acesso à atividade empresarial.

4. Sobre a alienação de estabelecimento comercial, é correto afirmar que:

a) o alienante fica legalmente co-obrigado ao pagamento de todas as dívidas assumidas pelo adquirente

nos dois primeiros anos seguintes à celebração do contrato.

b) a sua validade está sujeita a prévia e expressa concordância de todos os credores do vendedor.

c) o adquirente responde por todas as dívidas do alienante, relativas ao estabelecimento, ainda que não

contabilizadas.

d) se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do

estabelecimento dependerá do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo

expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.

e) se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a alienação do estabelecimento

é passível de anulação por qualquer credor interessado.

5. Considere que SB Móveis Ltda. possua vários móveis, imóveis, marcas e lojas intituladas de Super Bom Móveis, em diversos pontos da cidade. Nessa situação, à luz da disciplina jurídica do direito de empresa, assinale a opção correta. a) O ponto empresarial confunde-se com o imóvel onde funciona cada loja da SB Móveis Ltda. b) O aviamento e o nome fantasia Super Bom Móveis são elementos integrantes do estabelecimento empresarial da SB Móveis Ltda. c) A lei veda a alienação do nome empresarial da SB Móveis Ltda. d) Pelo princípio da veracidade, o nome empresarial da SB Móveis Ltda. deve se distinguir de outros já existentes.

6. Segundo a jurisprudência sumulada do Superior Tribunal de Justiça, é CORRETA a seguinte afirmação:

Page 3: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

3

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

a) A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não perde as suas características de

título representativo de dívida líquida e certa, apta a fundamentar uma ação de execução por título

extrajudicial.

b) A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da

iliquidez do título que a originou.

c) O título vinculado a contrato bancário para a garantia do seu cumprimento não perde as características

de título cambial.

d) Nenhuma das afirmações é correta.

7. Com relação à duplicata, é correto afirmar que: a) constitui título executivo, independentemente de qualquer outra formalidade, mesmo quando não aceita

pelo sacado.

b) a sua exigibilidade em relação ao devedor principal (sacado) depende do prévio registro no cartório de

protesto de títulos competente.

c) só pode ser emitida, se o crédito por ela representado for oriundo de relação de compra e venda de

mercadorias ou prestação de serviços.

d) pode ser sacada para representar créditos relativos a contrato de mútuo.

e) a sua exigibilidade em relação ao endossante depende do esgotamento das tentativas de cobrança do

crédito em relação ao devedor principal, na via judicial.

8. Em relação aos seguintes títulos de crédito é correto afirmar:

a) Se o cheque pós-datado for apresentado em data anterior à indicada para pagamento, não poderá ser pago de imediato, pois se terá descaracterizado como ordem de pagamento à vista.

b) Como regra, o sacado de um cheque não tem qualquer obrigação cambial; assim, o credor do cheque não pode responsabilizar o banco sacado pela inexistência ou insuficiência de fundos disponíveis.

c) As notas promissórias admitem aceite e, por isso, a recusa deste acarreta o vencimento antecipado do título.

d) A duplicata mercantil é protestável somente por falta de pagamento e não admite ser garantida por aval, uma vez que se trata de título causal.

Page 4: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

4

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

e) A duplicata não permite reforma ou prorrogação de seu prazo de vencimento, que é imutável.

9. Com referência aos títulos de crédito, assinale a opção correta.

a) Em virtude de ser lícito o aval em cheque, é possível a proposição de ação monitória contra avalista de cheque prescrito.

b) Nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta, prestar fiança ou aval.

c) A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito goza de autonomia em razão da liquidez do título que a originou.

d) Em razão da existência de dispositivo legal que não admite cheque “a data certa” ou “a certo termo de vista”, a jurisprudência não acolhe pedido de dano moral em virtude de apresentação antecipada de cheque pré-datado.

e) A simples devolução indevida do cheque não caracteriza dano moral, pois, para tanto, se exige prova de que o ato tenha causado angústia e aborrecimento sério ao prejudicado pela conduta.

10. É correto afirmar, à luz da jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, que constitui título executivo extrajudicial

a) o contrato de abertura de crédito, desde que acompanhado de extrato da conta-corrente.

b) nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito.

c) o contrato de cheque especial.

d) o instrumento de confissão de dívida, ainda que originário de contrato de abertura de crédito.

11. De acordo com o Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenchidos os requisitos legais. Com base nessa informação e na teoria geral dos títulos de crédito, assinale a opção correta.

a) A ação de execução do cheque prescreve em 6 (seis) meses da data do vencimento da cártula.

Page 5: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

5

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

b) Reputam-se abstratos ou perfeitos os chamados títulos representativos, cuja circulação importa a transferência da mercadoria a que se referem, como o conhecimento de transporte ferroviário ou marítimo e a duplicata.

c) Consoante o princípio da autonomia, o título de crédito desvincula-se do negócio jurídico que lhe deu origem, ou seja, questões relativas a esse negócio jurídico subjacente não afetam o cumprimento da obrigação do título.

d) Enquanto estiver em circulação, só o título de crédito poderá ser dado em garantia, ou ser objeto de medidas judiciais, e não separadamente os direitos ou mercadorias que ele represente.

e) O conceito mais clássico de título de crédito, praticamente reproduzido no artigo 887 do Código Civil, foi elaborado por Tullio Ascarelli.

12. Com base na legislação aplicável aos títulos de crédito, analise as afirmativas abaixo.

I - É proibido o aval em relação à nota promissória.

II - A nota promissória não admite aceite.

III - O cheque não admite aceite.

IV - A duplicata mercantil é um título causal.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, apenas

b) III e IV, apenas.

c) I, II e III, apenas

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

13. Quanto à sua estrutura, constitui ordem de pagamento:

a) o cheque;

b) a duplicata;

Page 6: DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieiraaulas.verbojuridico3.com/R2012/Empresarial_JoseRodrigo_12IB... · 3 DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

6

DIREITO EMPRESARIAL Prof. José Rodrigo Dorneles Vieira

c) a letra de câmbio;

d) todas as alternativas acima (a, b, c) são corretas.

14. A pretensão à execução da duplicata prescreve:

a) em três (3) anos, contados da data do vencimento do título, contra o sacado e respectivos avalistas;

b) em um (1) ano, contado da data do protesto, contra o endossante e seus avalistas;

c) em um (1) ano, contado da data em que haja sido efetuado o pagamento do título, de qualquer dos coobrigados contra os demais;

d) todas as alternativas acima (a, b, c) são corretas.