direito empresarial iii - 3º bimestre

3
DIREITO EMPRESARIAL III (3º - BIMESTRE) 17-07-2014 SUMÁRIO: 1. DEFESA 2. SENTENÇA DECLARATÓRIA E DENEGATÓRIA 3. RECURSOS (APELAÇÃO E AGRAVO) 4. EFEITOS DA FALÊNCIA OBS. 1: O regime falimentar oferece 4 (quatro possibilidades ou pratica de 4 atos por parte do devedor empresário no prazo de defesa, quais sejam: 1º Possibilidade Elisão da dívida: O réu no prazo de 10 dias efetua em juízo o depósito da quantia correspondente (dívida) acrescida de correção monetária, juros e honorários advocatícios. O réu deixa de se manifestar, de contestar; O juiz entende que o depósito elisivo foi realizado para pagar a dívida; Determinará o levantamento do valor em favor do autor; Declarará elidida a falência a falência; Proferirá sentença denegatória de falência e extinguirá o feito; Obs. O juiz no despacho de citação deverá ficar os honorários advocatícios para que o devedor possa (se quiser) efetuar o pagamento da dívida. 1

Upload: jcl1122

Post on 10-Nov-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Direito Empresarial III

TRANSCRIPT

DIREITO EMPRESARIAL III (3 - BIMESTRE)17-07-2014SUMRIO:1. DEFESA2. SENTENA DECLARATRIA E DENEGATRIA3. RECURSOS (APELAO E AGRAVO)4. EFEITOS DA FALNCIAOBS. 1: O regime falimentar oferece 4 (quatro possibilidades ou pratica de 4 atos por parte do devedor empresrio no prazo de defesa, quais sejam:

1 Possibilidade Eliso da dvida:O ru no prazo de 10 dias efetua em juzo o depsito da quantia correspondente (dvida) acrescida de correo monetria, juros e honorrios advocatcios. O ru deixa de se manifestar, de contestar; O juiz entende que o depsito elisivo foi realizado para pagar a dvida; Determinar o levantamento do valor em favor do autor; Declarar elidida a falncia a falncia; Proferir sentena denegatria de falncia e extinguir o feito;

Obs. O juiz no despacho de citao dever ficar os honorrios advocatcios para que o devedor possa (se quiser) efetuar o pagamento da dvida.OBS. 2: somente de admite o depsito elisivo quando a petio inicial for fundamentada na impontualidade injustificada como determina o Caput do Art. 96 do regime falimentar, admite-se ainda pela doutrina e jurisprudncia na petio inicial na execuo frustrada, sendo expressamente proibido o depsito elisivo quando a petio inicial da falncia se fundar nos atos de falncia consubstanciados no Art. 94, III do regime falimentar quais sejam: Negcio simulado; Liquidao precipitada; Fraude contra credores;Por serem considerados crimes falimentares.2 Possibilidade Contestar e elidir a dvida:Via de regra na Contestao o ru refuta fato a fato sob pena daquele no refutado ser considerado verdadeiro no processo falimentar via de regra a defesa de mrito est restrita ao que dispe o Art. 96, LF.Consequncias: 1 - se o juiz acolher as razes da defesa:a) Proferir sentena denegatria;b) Determinar levantamento do valor pelo acrescido de eventuais perdas e danos;c) Coordenar ao pagamento das verbas sucumbenciais.

2 - se o juiz acolher no as razes da defesa:d) Proferir sentena denegatria;e) Determinar levantamento do valor do deposito elisivo pelo autor.f) Coordenar ru ao pagamento das verbas sucumbenciais.

3 Possibilidade Contestar:Consequncias:1 - Se o juiz acolher as razes da defesa:a) Proferir sentena denegatria.b) Condenar ao autor o pagamento das verbas sucumbenciais e eventuais perdas e danos.

2 - se o juiz no acolher as razes de defesa:a) Proferir sentena declaratria.b) Condenar ao ru o pagamento das verbas sucumbncias;c) Instaurar a execuo concursal dos credores. Passar da 1 fase (pr-falientar) para a 2 fase (falncia propriamente dita).

4 Possibilidade transcorrer o prazo sem contestar e nem elidir a dvida:Consequncias:a) Proferir sentena declaratriab) Condenar ao ru pagamento das verbas sucumbenciais;c) Instaurar a execuo concursal dos credores. Passar da 1 fase (pr-falimentar) para a 2 fase (falncia propriamente dita).

Concluso das 4 possibilidades: Melhor: contestar e ilidirPior: inrcia do devedorMais arriscada: s contestar.

3