direito constitucional i - unp / mossoró-rn  · web viewacerca da teoria geral dos direitos...

21

Click here to load reader

Upload: trinhdang

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

DIREITO CONSTITUCIONAL IPROF. ÍTALO JOSÉ REBOUÇAS

[QUESTÃO – 01] Considere as seguintes proposições:I – Pelo critério formal, considera-se direito fundamental todo aquele que constar no texto das Constituições como tal.II – Os direitos fundamentais são proposições de caráter subjetivo, enquanto que as garantias fundamentais são proposições de caráter objetivo.III – Considera-se fundamental todo aquele conjunto de direitos essenciais à vida humana digna, sendo eles históricos e não cumulativos.IV – A característica da inalienabilidade dos direitos fundamentais, retira do chamado “mercado” todos os direitos assim considerados, não podendo o seu titular utilizar-se de sua prerrogativa de possuidor do direito para negociá-lo, seja de que forma for.Estão CORRETAS:a) I, II e III.b) II, III e IV.c) I, II e IV.d) apenas a II.

[QUESTÃO – 02] A respeito da Declaração universal dos Direitos do homem e do cidadão, considere as seguintes proposições:I – São características marcantes da Declaração dos Direitos do homem e do cidadão o mundialismo e o intelectualismo.II – A característica do “universalismo”, da Declaração Universal dos Direitos do homem e do cidadão, deve ser entendida como sendo a que indica que os princípios enunciados no texto da Declaração pretendem um valor geral que ultrapassa os indivíduos do país, sendo universais. III – Foi elaborada pela Inglaterra, logo após a primeira Guerra mundial.IV – Serviu de base para várias Constituições modernas, dentre elas, a Constituição de 1988, do Brasil, que possui estampou no artigo 5°, a previsão de direitos fundamentais, num rol taxativo.Estão INCORRETAS:a) Apenas a I.b) Apenas a II.c) I, II e IV.d) I e II.

[QUESTÃO – 03]Analise as afirmativas abaixo, considerando o Texto Constitucional.a) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.b) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.c) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade desde que esteja extremamente legalizada e livre de quaisquer ônus com as Fazendas Municipal Estadual e Federal.d) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros natos, excluindo os naturalizados, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

[QUESTÃO – 04] O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social. Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 (com adaptações). Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, aa) primeira geração de direitos fundamentais.b) segunda geração de direitos fundamentais.c) terceira geração de direitos fundamentais.d) quarta geração de direitos fundamentais.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 1

Page 2: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

[QUESTÃO – 05]Acerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. a) Os direitos fundamentais são relativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitos fundamentais e surgem e desaparecem ao longo da história humana. b) Quando previstos em tratados e convenções internacionais, os direitos fundamentais são equivalentes às emendas constitucionais. c) O dispositivo constitucional que assegura que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito é um direito e não uma garantia. d) O direito ao progresso é um exemplo de direito fundamental de segunda geração ou dimensão.

[QUESTÃO – 06] Qual a característica do regime dos direitos fundamentais em foco, quando se decide que um indivíduo não pode ser sumária e arbitrariamente excluído dos quadros associativos de entidade não-estatal a que estava associado (STF, RE 158.215/RS; RE 201.819/RI)?a) Impossibilidade de restrição.b) Irrenunciabilidade.c) Universalidade.d) Eficácia irradiante ou horizontal.

[QUESTÃO – 07]Assinale a opção CORRETA:a) Segundo a jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal, os direitos fundamentais não podem ser regulados por medida provisória.b) Nos casos autorizados pela Constituição, pode o legislador ordinário alterar completamente a conformação de determinados direitos fundamentais.c) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a limitação aos direitos fundamentais há de observar o princípio da proporcionalidade.d) É pacífico na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal o entendimento segundo o qual os direitos fundamentais não têm aplicação às relações entre particulares.

[QUESTÃO – 08]Em relação aos direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988, assinale a alternativa FALSA:a) Os direitos e garantias fundamentais não se esgotam no artigo 5° da Constituição dc 1988.b) O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.c) Os tratados e convenções internacionais que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

d) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais sempre terão eficácia plena e aplicabilidade imediata.

[QUESTÃO – 09]Os direitos fundamentais, segundo o texto da Constituição Federal,a) têm aplicação imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante a intervenção federal.b) têm aplicação imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante o estado de sítio.c) têm aplicação imediata e nunca podem ser suspensos.d) não têm aplicação imediata.

[QUESTÃO – 10]Quanto aos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETAa) A Constituição de 1937 trouxe, como inovação, diversos direitos sociais relativos aos trabalhadores, os quais não eram previstos nas constituições anteriores.b) Direitos fundamentais como o princípio da legalidade, a livre manifestação do pensamento, a liberdade religiosa, o princípio da reserva legal, a independência judicial, o princípio do juiz natural, a individualização da pena, a liberdade de profissão e o direito de petição somente surgiram no ordenamento jurídico brasileiro, de forma expressa, na Constituição Federal de 1988.c) Em regra, as normas constitucionais que prescrevem direitos fundamentais têm eficácia contida e dependem de regulamentação.d) A teoria jusnaturalista fundamenta os direitos humanos em uma ordem superior universal, imutável e inderrogável. Segundo essa teoria, os direitos humanos não são criações dos legisladores, tribunais ou juristas e, conseqüentemente, não podem desaparecer da consciência dos homens. [QUESTÃO – 11] Segundo o enunciado do art. 5.º, caput, da CF que diz “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”, são destinatários dos direitos fundamentais dentro do território nacional:a) os estrangeiros em trânsito pelo Brasil.b) as pessoas físicas.c) as pessoas jurídicas.d) todas as alternativas estão corretas.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 2

Page 3: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

[QUESTÃO – 12] O reconhecimento de iguais direitos aos homossexuais e a igual valoração juridical das relações afetivas e eróticas entre pessoas do mesmo sexo:a) dependem de modificação constitucional através de manifestação do Poder Constituinte derivado, uma vez o conceito de direito fundamental, no ordenamento jurídico brasileiro, é de caráter material.b) ferem o princípio democrático e a regra da maioria, já que o Direito, ao determinar ou escolher uma moral, deve privilegiar a moral da maioria, revelando o que seja “fundamental”.c) decorrem do sistema constitucional de direitos e garantias fundamentais que proíbe qualquer forma de discriminação e garante a dignidade da pessoa humana.d) necessitam de regulamentação, pois, embora seja direito fundamental, é norma de eficácia limitada.

[QUESTÃO – 13] São características dos direitos fundamentais:a) historicidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade.b) historicidade, irrenunciabilidade e alienabilidade.c) historicidade, não-cumulatividade e irrenunciabilidade.d) N.d.a.

[QUESTÃO – 14] Quanto as dimensões dos direitos fundamentais, assinale a afirmativa CORRETA:a) os direitos fundamentais de primeira dimensão caracterizam-se por serem marcadamente sociais, exigindo do Estado uma prestação positiva.b) os direitos fundamentais de segunda dimensão caracterizam-se por serem amrcadamente individuais e exigirem do Estado uma prestação negativa.c) os direitos fundamentais de Terceira dimensão tem como valor a igualdade e exigem do Estado uma prestação positiva.d) os direitos fundamentais de segunda dimensão, também chamados de direitos sociais, passaram por ciclos de normatividade, tendo o Estado, muitas vezes, alegado a impossibilidade de concretizá-los em razão do princípio da “reserva do possível”.

[QUESTÃO – 15]A respeito da teoria geral dos direitos fundamentais, considere as seguintes proposições:I – O rol de direitos fundamentais escritos no texto da Constituição é exemplificativo.II – Os direitos fundamentais possuem, basicamente, duas finalidades: definir parâmetros para uma vida digna, e limitar a ação do Estado sobre as pessoas.III – Os direitos fundamentais sociais são típicos da segunda dimensão.IV – Direitos civis e politicos são a principal expressão

dos direitos fundamentais de primeira dimensão, que possue como valor a igualdade e a solidariedade.Estão CORRETAS:a) I, II e IV.b) II, III e IV.c) III e IV.d) todas.

[QUESTÃO –16]Marque a alternativa incorreta, a respeito da visão do Supremo Tribunal Federal no tema da teoria geral dos Direitos fundamentaisa) O direito ao nome insere-se no conceito de dignidade da pessoa humana, princípio alçado a fundamento da República Federativa do Brasil (CF, artigo 1º, inciso III).b) As violações a direitos fundamentais não ocorrem somente no âmbito das relações entre o cidadão e o Estado, mas igualmente nas relações travadas entre pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela Constituição vinculam diretamente não apenas os poderes públicos, estando direciondos também à proteção dos particulares em face dos poderes privados.c) A pesquisa com células-tronco embrionárias fere o direito fundamental a vida.d) O direito à saúde — além de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas — representa conseqüência constitucional indissociável do direito à vida. O Poder Público, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuação no plano da organização federativa brasileira, não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir, ainda que por censurável omissão, em grave comportamento inconstitucional.

[QUESTÃO – 17] Os direitos e garantias individuais elencados no art. 5° da Constituição da Repúblicaa) podem ser objeto de emenda constitucional.b) são exaustivos.c) são prescritíveis.d) são irrenunciáveis e alienáveis.

[QUESTÃO – 18] São exemplos de direitos fundamentais típicos da terceira dimensão:a) vida, liberdade e dignidade.b) comunicação, paz e meio ambiente.c) saúde, segurança e moradia.d) identidade genética, inclusão digital e igualdade racial.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 3

Page 4: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

[QUESTÃO – 19]São exemplos de direitos fundamentais típicos de segunda dimensão, EXCETO: a) saúde, educação e moradia.b) educação, moradia e segurança.c) desenvolvimento, paz e patrimônio da humanidade.d) trabalho, previdência e assistência social.

[QUESTÃO – 20]A respeito do ciclo de normatividade dos direitos fundamentais sociais e a posição majoritária do STF, assinale a alternativa INCORRETA:a) inicialmente vistos como normas de eficácia plena, são atualmente, em regra, considerados como normas programáticas;b) não são dotados de normatividade, em razão da existência do princípio da reserva do possível.c) são de eficácia plena, mas não de aplicabilidade imediata.d) n.d.a

______________________________________________

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICOPROF. JORGE HENRIQUE

[Questão - 21]Considerando o fenômeno da expulsão, marque a alternativa que não está CORRETA:a) A expulsão se dá por decreto assinado pelo Presidente da República.b) O estrangeiro está impossibilitado de ser expulso, se e somente se, ele estiver casado com cidadão ou cidadã brasileira.c) Desde que provocado pelo expulsado, poderá o Presidente da República reconsiderar sua decisão, revogando o ato que expulsou o estrangeiro.d) A vadiagem e a mendicância são relevantes motivos que ensejam a expulsão do estrangeiro.

[QUESTÃO — 22]Possuem capacidade de celebrar tratados Internacionais:a) Estados Soberanos e Cidades Estado.b) Províncias Internacionais e Organizações Internacionais.c) Estados Soberanos e Colônias Internacionais.d) Organizações Internacionais e Estados Soberanos.

[QUESTÃO — 23]Quanto à extinção de um tratado internacional, ela pode se dá quando ele chega a seu termo final ou

quando o objeto da avença restar cumprido. Neste caso estamos falando de:a) Revisão.b) Resolução.c) Distrato.D) Resilição.

[QUESTÃO — 24] Quanto aos efeitos decorrentes de um tratado internacional, assinale a assertiva ERRADA:a) As regras que constituem um tratado internacional não retroagem, ensejando contemplar atos jurídicos pretéritos.b) Quando se diz que o tratado produz efeitos jurídicos a partir de sua ratificação em diante, diz-se que tais efeitos são ex nunc.c) Via de regra, um tratado internacional só gera efeitos jurídicos entre as partes pactuantes segundo o pacat sunt servanda, ou seja, o contrato faz lei entre as partes que o celebram, porquanto, nunca poderá tais efeitos ecoar e abranger um terceiro Estado.d) Não possui os tratados internacionais efeito ex tunc.

[QUESTÃO — 25]A competência para proceder com o processo de deportação é de:a) Do governo e da Polícia federal.b) Somente do governo, nunca da Polícia Federal.c) Somente da Polícia Federal sem o envolvimento da cúpula do governo.d) N. D. A.

[QUESTÃO — 26]São habilitados a celebrar tratados, bem como ratificar:a) Somente o Chefe de Estado e nunca o Ministro das Relações Exteriores.

b) Apenas Ministro das Relações Exteriores.c) O Chefe de Estado e o Ministro das Relações Exteriores.

d) Nunca o Chefe de Estado, porém, somente o Ministro das Relações Exteriores.

[QUESTÃO — 27]Leia as assertivas abaixo com atenção:I — As condições de validade do tratado no campo da existência são: capacidade de ser parte, interesse de agir, habilidade dos agentes signatários, solo consenso e possibilidade do objeto.II — A legitimidade para ratificar um tratado internacional consiste na autoridade da qual está investido o agente signatário para perfectibilizar tal ato.III — São capacitados para celebrar tratados internacionais: os Estados Soberanos, as Organizações

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 4

Page 5: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

Internacionais e as empresas privadas, ainda que multinacionais.IV — Para que um tratado alcance validade é mister que o seu objeto seja lícito e possível perante o direito e a moral internacionais.

— Conforme as condições de validade do tratado internacional escolha a opção CORRETA:a) I e II estão erradas.b) II e IV estão corretas.c) I, II e III estão corretas.d) III e IV estão erradas.

[QUESTÃO — 28]Dar-se-á a troca de Cartas de Ratificação em Tratados do tipo:a) Plurilaterais.b) Bilateraisc) Unilateral.d) Multilateral.

[QUESTÃO — 29]Analise as proposições abaixo:I — A nacionalidade adquirida é aquela decorrente com o nascimento compreendendo os sistemas jus soli, jus sanguinis e misto.II — O sistema jus soli orienta que, será nacional daquele Estado soberano, aquele indivíduo que venha, originariamente a nascer no território do respectivo Estado.III — O Brasil adota o sistema jus sanguinis, com ressalvas.IV — A nacionalidade originária dar-se com o nascimento.— Com base nas proposições acima, marque a alternativa CORRETA:a) I e II estão corretas.b) II, III e IV estão erradas.c) II e IV estão corretas.d) I, II e III estão erradas.

[QUESTÃO — 30] Um certo Estado soberano A celebra um tratado internacional cujo o objeto da avença é a linha de fronteira entre ele e o Estado soberano B. Transcorrido algum tempo do primeiro pacto, veio os referidos Estados a pactuarem novamente, contudo, a matéria versada neste sucedâneo contratual foi a extradição. Com base na classificação dos tratados assinale a alternativa que classifica respectivamente os dois contratos celebrados entre os Estados A e B:a) A primeira avença é tratado bilateral/contrato-executório e o segundo tratado bilateral/contrato-executado.

b) O segundo pacto é tratado lei/contrato-executado e o segundo é tratado bilateral/contrato-executório.c) Ambos são tratados contratos, contudo, o segundo é do tipo executado e o primeiro é do tipo executório.d) Ambos são tratados contratos, contudo, o primeiro é do tipo executado e o segundo é do tipo executório.

[QUESTÃO — 31]Para que os Estados que celebram um Tratado Internacional confirmem reciprocamente que aceitam os termos do respectivo tratado firmado eles se utilizam do instrumento:a) Da Carta de Ratificação.b) Da Ratificação Multilateral.c) Do Registro na ONU.d) Do Depósito.

[QUESTÃO — 32]Viciam o consentimento, porquanto, invalidam o Tratado Internacional:a) Culpa, dolo e corrupção.b) Coação, culpa e corrupção.c) Corrupção, erro, dolo.d) Coação, erro e dolo.

[QUESTÃO — 33]Em sede de Tratado Multilateral, para que os Estados pactuantes digam aceitar os termos do referido tratado, mister se faz que seja eleito um dos Estados integrantes da avença para onde convergirão todas as Cartas de Ratificação. Estamos diante do(a):a) Fenômeno da convergência.b) Fenômeno da Recepção.c) Depósito.d) Aceitação.

[QUESTÃO — 34]São cargos privativos de brasileiro nato, salvo:a) Presidente e vice-presidente da república.b) Ministro de Estado da Defesa.c) Oficial das Forças Armadas.d) Deputado Federal.

[QUESTÃO — 35]Analise as proposições abaixo:I — O Asilo Diplomático é uma forma provisória de asilo, sendo concedido a estrangeiro perseguido em seu próprio território. Opera-se pela própria representação diplomática onde se circunscreve a presença do estrangeiro.II — No Asilo Territorial o Estado brasileiro acolhe o estrangeiro que aqui adentre desde que este esteja sujeito à perseguição somente por dissidência política.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 5

Page 6: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

III — Para a concessão de asilo diplomático observa-se a natureza política do delito, o caráter de urgência e a falta de auxílio dos representantes diplomáticos para que o perseguido adentre em sua embaixada.IV — Em sede de procedimento do asilo territorial, o estrangeiro adentra no território nacional e requer o asilo no Departamento do Estrangeiro.

— Conforme leitura analítica das proposições acima, marque a alternativa CORRETA:a) I e III estão corretas.b) I, III e IV estão erradas.c) II e IV estão corretas.d) III e IV estão erradas.

[QUESTÃO — 36]Leva o Tratado a ser anulado:a) A Corrupção ou quando as regras da avença afrontam o jus cogens internacional.b) Quando as regras da avença afrontam o jus cogens internacional ou quando ambos os Estados pactuantes desistem da avença.c) Quando apenas um só desiste do pacto ou somente a Corrupção.d) A Corrupção ou a resolução.

[Questão — 37]Quanto ao objeto, o Tratado de Extradição é classificado como:a) Tratado contrato – executado.b) Tratado Lei.c) Tratado Bilateral – executado.d) Tratado Contrato – executório.

[QUESTÃO — 38]Em sede de representação diplomática, assinale a assertiva que reputar ser a CORRETA:a) São privativos de brasileiros naturalizados, os cargos da carreira diplomática.b) Segundo as atribuições do Ministro das Relações Exteriores, ele representará o Chefe de Estado na assinatura de tratados internacionais, não sendo dispensada a carta de plenos poderes.c) A representação diplomática será de caráter permanente quando o corpo diplomático do Estado acreditante for acreditado no estado receptor para desempenhar uma mister específico perante o governo estrangeiro.d) O Corpo Diplomático é constituído do Chefe da Missão Diplomática mais os agentes diplomáticos.

[QUESTÃO — 39]Quanto à extinção de um tratado internacional, ela pode se dá quando ambas as partes decidem por não mais continuarem com o pacto. Neste caso estamos falando de:

a) Revisão.b) Resolução.c) Distrato.d) Resilição.

[QUESTÃO — 40]Em sede de representação internacional, assinale a assertiva INCORRETA:a) Enquanto o diplomata deve apresentar a credencial ao Estado em que pretende atuar, o agente consular apresentará a Carta-Patente ao Estado receptor que procederá com sua análise e vindo a concordar com o exercício das atividades do agente consular, aquele lhe fornecerá o Exequatur.b) O Término da funções consulares se dará por notificação do Estado que envia o agente consular ao Estado que recebe tal agente, ou pelo fato do Estado receptor não mais concordar com o exercício das atividades consulares, retirando o “execute-se”.c) O término das funções diplomáticas se dará por iniciativa do Estado receptor, pelo fato do agente diplomático não cumprir com perfeição as suas funções, podendo tal agente ser demitido, removido ou aposentado.d) Para que seja nomeado como Chefe da Missão Diplomática o Estado acreditante precisa saber se agente que ele pretenda nomear recebeu o Agrément do Estado acreditado.

DIREITO PENAL IPROF. HISSA GURGEL

[QUESTÃO — 41]A expressão “sem justa causa”(art.153 do Código penal)significa:a) uma norma penal em brancob) uma norma penal subsidiáriac) o elemento subjetivo do tipod) o elemento normativo do tipo

[QUESTÃO — 42] Culpa consciente é aquela em que o agente:a) prevê o resultado, e o aceita.b) prevê o resultado, embora não o aceite.c) não prevê o resultado, que era previsível.d) prevê vários resultados e os aceita.

[QUESTÃO — 43]O nexo de causalidade entre a conduta e o resultado integram o fato típico.Admite-se a existência de crime sem resultado nas hipóteses de:a) crimes materiais

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 6

Page 7: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

b) crimes plurissubjetivosc) crimes de mera conduta e formaisd) crimes complexos

[QUESTÃO — 44]O crime como “fato típico, antijurídico e culpável”, corresponde ao conceito:a) formal de crimeb) material de crimec) estratificado de crimed) legal de crime

[QUESTÃO — 45]Para configuração de um delito culposo é mister a conjugação dos seguintes elementos:a) resultado querido e assumido, tipicidade, produção de um resultado e nexo de causalidade, previsibilidade objetiva de um resultado, inobservância do dever objetivo de cuidado, conduta humana voluntária comissiva ou omissiva.

b) resultado não querido e não assumido, ilicitude, produção de um resultado e nexo de causalidade, previsibilidade objetiva de um resultado, inobservância do dever objetivo de cuidado, conduta humana voluntária comissiva ou omissiva. c) resultado não querido e não assumido, tipicidade, produção de um resultado e nexo de causalidade, previsibilidade objetiva de um resultado, inobservância do dever objetivo de cuidado, conduta humana voluntária comissiva ou omissiva.

d) resultado não querido e não assumido, tipicidade, produção de um resultado e nexo de causalidade, previsibilidade objetiva de um resultado, observância do dever de cuidado, conduta humana voluntária comissiva ou omissiva.

[QUESTÃO — 46] Em relação a tentativa assinale a alternativa CORRETA:a) Para existir tentativa é necessário que o crime seja culposo, que o agente tenha iniciado atos de preparação e que por circunstâncias alheias à sua vontade o crime não se consume.

b) Para existir tentativa é necessário que o crime seja doloso, que o agente tenha iniciado atos de preparação e que por circunstâncias alheias à sua vontade o crime não se consume.c) Para existir tentativa é necessário que o crime seja preterdoloso e doloso, que o agente tenha iniciado atos de execução e que por circunstâncias alheias à sua vontade o crime não se consume.

d) Para existir tentativa é necessário que o crime seja doloso, que o agente tenha iniciado atos de execução e que

por circunstâncias alheias à sua vontade o crime não se consume.[QUESTÃO — 47]A tentativa não é admissível nos crimesa) em que há culpa imprópriab) unissubsistentesc) omissivos imprópriosd) permanentes

[QUESTÃO — 48]Após ler os fatos 1 e 2, marque a alternativa correta:Fato 1:“A”, apaixonado por “B”, prostituta, e insatisfeito com a recusa desta em praticar cópula carnal, decide estupra-la. Certo dia, em local ermo, “A”, exibindo uma pistola e ameaçando a vítima, determina que “B” tire suas roupas e começa a apalpar os seios de “B”, a fim de consumar o seu intento. Contudo, “A” foi interrompido por “C” que o prendeu em flagrante e o levou para Polícia.

Fato 2:“D”, certo dia, resolve estuprar uma mulher e fica esperando que alguma vítima passe pelo local onde ele se encontra a espreita, cogitando a realização de um estupro. Horas depois, passa por ali “E”, pessoa portadora de caracteres físicos femininos de rara graça e beleza. Assim, utilizando-se da arma que portava, “D” ameaçou “E” e lhe determinou que entrasse no seu veículo. Logo que “E” entrou no veículo, “D” ouviu a sirene de viaturas da Polícia que, alertada por um transeunte que suspeitou do crime, compareceu ao local. Em virtude do risco de prisão, “D” resolveu não prosseguir em seu intento criminoso e se retirar do local.

No que diz respeito às duas intenções da prática de conjunção carnal, assinale a situação penal em relação a “A” e “D”:

(Para efeito desta questão, interessa apenas a análise da hipótese de estupro, devendo ser desconsideradas neste caso a análise do porte/uso da pistola e outros eventuais delitos correlatos, como constrangimento ilegal, importunação ofensiva ao pudor ou atentado violento ao pudor)a) Tanto no fato 1 quanto no fato 2 houve tentativa de estupro.

b) No fato 1 houve tentativa de estupro e no fato 2 não houve tentativa de estupro, mas mero ato preparatório.c) No fato 1 houve estupro consumado e no fato 2 tentativa (art. 14, II, CP).

d) Tanto no fato 1 quanto no fato 2 não houve tentativa de estupro.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 7

Page 8: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

[QUESTÃO — 49]Qual das causas abaixo, não é espécie de tentativaa) Crime falhob) Tentativa Brancac) Tentativa Propriamente ditad) Mera Conduta

[QUESTÃO — 50]O iter criminis corresponde ao caminho do crime, e é composto das seguintes fases sucessivamente:a) cogitação, execução, consumação, preparação e exaurimento

b) preparação, cogitação, execução,consumação e exaurimentoc) preparação, cogitação, consumação, execução e exaurimento

d) cogitação, preparação, execução, consumação e exaurimento

[QUESTÃO — 51]Em relação ao dolo e a culpa é INCORRETO afirmar que: a) É justamente na previsibilidade dos acontecimentos e na ausência de previsão pelo agente que reside à conceituação da culpa penal.

b) Enquanto no dolo direto o indivíduo age por causa do resultado, no eventual, age apesar do resultado. c) Na culpa consciente, diferentemente do dolo eventual, o agente firme e deliberadamente age visando à obtenção do resultado ou assume o risco de produzi-lo.

d) No campo penal, em razão da adoção da teoria da "compensação de culpas", se dois agentes concorrem culposamente para um resultado ilícito, ambos serão, em tese, responsabilizados.

[QUESTÃO — 52] Marque a alternativa incorreta, em relação à tentativa:a) Imperfeita Branca → não atingi a vítima (não dei todos os tiros) – Ex: tenho 5 balasna arma, dou 1 tiro e sou interrompido quando iria atirar mais.b) Perfeita Branca → não atingi a vítima (dei todos os tiros) – Ex: dei os 5 tiros, masmesmo assim não consegui matar, nem lesionar.c) Cruenta → a vítima não é atingida.d) Imperfeita Cruenta → tenho 5 balas, o 1º pegou de raspão e fui interrompido.

[QUESTÃO — 53]Na legislação brasileira, o conceito de contravenção penal é fixado pela(o): a) pena cominadab) gravidade da conduta c) resultado d) conduta

[QUESTÃO — 54] Leia as afirmações.I. No crime consumado, reúnem-se todos os elementos de sua definição legal.II. O crime tentado é aquele que não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.III. A pena do crime consumado está prevista na parte geral do código penal, enquanto que a pena do crime tentado é a mesma do crime consumado diminuída de 1 a 2/3.Está CORRETO o contido em:a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III.

[QUESTÃO — 55]Assinale a alternativa CORRETA:a) Crimes Omissivos Impróprios é o mesmo que crime comissivo por omissão

b) Tentativa propriamente dita é o mesmo que tentativa perfeitac) Aquele que de outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado(art.13, §2º, alínea b do CP), é garantidor nos crimes omissivos próprios e, portanto, se não agir para evitar o resultado responde pelo próprio resultado.

d) A função de garantidor está ligada aos crimes omissivos puros. É garantidor aquele que tenha por lei a obrigação de cuidado, proteção ou vigilância (art.13, §2º, alínea a do CP).

[QUESTÃO — 56]O crime de lesão corporal seguida de morte e o crime de extorsão mediante seqüestro são respectivamente crimes:a) preterdoloso e formal. b) formal e materialc) preterdoloso e materiald) preterculposo e formal

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 8

Page 9: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

[QUESTÃO — 57]Assinale a opção CORRETA:a) O Sujeito ativo é aquele sobre o qual recai a conduta criminosa

b) O sujeito passivo do crime é o agente, aquele que comete a conduta criminosac) Nem todo tipo penal tem um núcleod) Objeto jurídico é o bem jurídico tutelado pela lei penal.

[QUESTÃO — 58]Em relação as teorias explicativas do dolo, quais foram as teorias adotadas pelo nosso Código Penal:a) teoria da representação e do assentimentob) teoria da vontade e da probabilidadec) teoria da vontade e da representaçãod) teoria do assentimento e da vontade

[QUESTÃO — 59]Em relação ao dolo direto de segundo grau, assinale a alternativa que o compreende:a) Quando o agente querendo matar alguém, coloca uma bomba em um trem, que explode, matando todos.

b) o agente querendo fraudar a seguradora, incendeia um navio sem averiguar se haveria tripulantes e passageiros no navio, e age de qualquer maneira, sem ter a certeza de que não havia pessoas no navio, ele representa e aceita que pessoas podem morrer.c) o agente de longe efetua disparos contra duas pessoas, querendo matar uma ou a outra

d) A esfaqueia a vítima e pensa que a matou. Ao tentar ocultar o cadáver, jogando-a ao mar, vem efetivamente a matá-la por afogamento.

[QUESTÃO — 60] O agente que descarrega sua arma no seu desafeto, mas nenhum dos tiros o acerta, responderá:a) fato atípico, não responderá por nenhum crime, pois ninguém foi ferido.b) tentativa imperfeita e incruenta, pois ninguém saiu feridoc) tentativa perfeita incruenta, pois ninguém foi feridod) tentativa perfeita e cruenta, pois ninguém foi ferido

TEORIA GERAL DO PROCESSOPROF. ODEMIRTON OLIVEIRA

[QUESTÃO — 61]Assinale a alternativa CORRETA:a) O direito subjetivo, que o particular tem contra o Estado e que se exercita através da ação, se vincula ao direito material da parte, pois pressupõe que aquele que o maneje venha a ganhar a causa;b) O direito substancial que se dirige contra a parte adversária, ordinariamente, é de natureza privada, e a ação, que se volta contra o Estado tem por isso mesmo, natureza pública;c) A parte, frente ao Estado-juiz, não dispõe de uma faculdade jurídica, pois o Estado pode se furtar em tutelar os direitos ou interesses, quando lesados ou ameaçados;d) Somente para o autor a ação é o direito a um pronunciamento estatal que solucione o litígio, fazendo desaparecer a incerteza ou a insegurança gerada pelo conflito de interesses, pouco importando qual seja a solução a ser dada pelo juiz.

[QUESTÃO — 62]Acerca do entendimento atual sobre ação é CORRETO afirmar:a) Trata-se de um direito autônomo e concreto;b) Trata-se de um direito autônomo e subjetivo;c) Trata-se de um direito autônomo e objetivo;d) Trata-se de um direito autônomo e abstrato.

[QUESTÃO — 63]São condições da ação, exceto:a) A Possibilidade jurídica do pedido;b) A Legitimidade da parte;c) A competência do juiz para a causa;d) O interesse de agir.

[QUESTÃO — 64]Em relação às condições da ação assinale a alternativa CORRETA:a) São categorias lógico-jurídicas, existentes na doutrina e, muitas vezes na lei, mediante as quais se admite que alguém chegue à obtenção da sentença final;b) O fenômeno da ação tem a ver com a existência do direito subjetivo afirmado pelo autor, isto é, com a possível inexistência dos requisitos, ou pressupostos da constituição da relação processual válida;c) No processo penal o exemplo de impossibilidade jurídica do pedido é, na doutrina dominante, a ausência de legitimidade da parte;

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 9

Page 10: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

d) A adequação é a relação existente entre a situação lamentada pelo autor ao vir a juízo e o provimento jurisdicional concretamente solicitado.

[QUESTÃO — 65]Segundo a teoria da apresentação:a) Se a inexistência das condições da ação for aferida só a final, diante da prova produzida, a decisão será de mérito;b) Se a inexistência das condições da ação for aferida só a final, deve o juiz sanear o processo e determinar a emenda da inicial;c) Se a inexistência das condições da ação for aferida só a final, deve o juiz arquivar o processo, não havendo possibilidade de se ajuizar novamente a demanda;d) Se a inexistência das condições da ação for aferida só a final, mesmo assim a decisão será de carência de ação.

[QUESTÃO — 66]Não pode ser considerada legitimação ad causam extraordinária:a) A representação da genitora de um menor em uma ação de investigação de paternidade;b) A ação popular, pois o cidadão, em nome próprio, defende o interesse da Administração Pública;c) O sindicato de uma determinada categoria de trabalhadores em defesa dos direitos de seus membros;d) O Ministério Público quando ajuíza uma ação civil pública em defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

[QUESTÃO — 67]A teoria da substanciação diz que:a) O que constitui a causa de pedir é qualificação jurídica exposta na petição inicial;b) O que constitui a causa de pedir é apenas a exposição dos fatos, não a sua qualificação jurídica;c) Constitui a causa de pedir tanto a exposição dos fatos como a qualificação jurídica;d) NDA

[QUESTÃO — 68]Em relação ao pedido assinale a alternativa CORRETA:a) Na ação penal condenatória o pedido é sempre individualizado, pois o que se pede é a imposição de uma pena, a ser individualizada pelo juiz;b) A identificação das ações é de extrema utilidade em direito processual, seja para delimitar a extensão do julgamento, seja para caracterizar coisa julgada ou litispendência;c) O provimento que o autor vem a juízo pedir refere-se a determinado objeto, ou bem da vida;d) Justifica-se o ingresso de alguém em juízo para não requerer uma medida ou provimento.

[QUESTÃO — 69]São elementos da ação, EXCETO:a) Partes;b) Causa de pedir;c) Pedido;d) Interesse de agir.

[QUESTÃO — 70]Em relação à ação pode-se dizer que:a) É dirigida contra a parte adversa e indiretamente contra o Estado;b) É dirigia contra o Estado, embora uma vez apreciada pelo juiz, vá ter efeitos na esfera jurídica de outra pessoa;c) Tanto é dirigida contra o Estado e a parte adversa;d) É um direito público objetivo.

[QUESTÃO — 71]A ação penal pública incondicionada:a) Independe da representação do ofendido para ser intentada pelo Ministério Público;b) Depende da representação do ofendido para ser intentada pelo Ministério Público;c) Pode ser ajuizada tanto pelo ofendido ou representante quanto pelo Ministério Público;d) Só pode ser oferecida pelo ofendido ou seu representante legal.

[QUESTÃO — 72]A ação de iniciativa exclusivamente privada poder ser intentada:a) Pelo Ministério Público ou pela parte ofendida e seu representante legal;b) Somente pelo ofendido ou seu representante legal e sucessor;c) Depende de representação do Ministério Público;d) Depende de requisição do Ministro da Justiça.

[QUESTÃO — 73]As ações trabalhistas podem ser:a) Condicionada e coletiva;b) Incondicionada e individual;c) Individual e coletiva;d) Exclusivamente privada e individual.

[QUESTÃO — 74]Em relação às ações trabalhistas é correto dizer:a) Nas sentenças dadas em ações de revisão, que processualmente se denominam dispositivas, a lei autoriza o juiz a agir por equidade;b) A competência para as ações individuais e coletivas é sempre do juiz da Vara do Trabalho;

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 10

Page 11: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

c) A sentença coletiva não vale para toda categoria profissional, devendo cada parte buscar seu direito individualmente;d) As ações coletivas não têm eficácia erga omnes em relação a categoria profissional.

[QUESTÃO — 75]Segundo a teoria de Liebman:a) Dar-se por exercida a função jurisdicional somente quando o juiz pronuncie uma sentença sobre o mérito;b) Afirma que o direito de ação não tem natureza constitucional;c) Não dar destaque as condições da ação, sendo estas irrelevantes;d) Define a ação como um direito objetivo instrumental.

[QUESTÃO — 76]Em relação à defesa do réu é CORRETO dizer:a) Pode-se falar em ação do réu, pois há interesse de agir;b) Quando o réu se defende amplia a matéria discutida na ação;c) É tanto defesa como uma forma de exercer o direito de ação;d) Não há ação do réu, porque não há ação sem interesse de agir.

[QUESTÃO — 77]A ação de conhecimento divide-se em:a) Declaratória, condicionada e condenatória;b) Declaratória, incondicionada e constitutiva;c) Declaratória, condenatória e constitutiva;d) Declaratória, condenatória e pública.

[QUESTÃO — 78]É CORRETO dizer que:a) Apenas a sentença condenatória e constitutiva é que servirá de base para a execução forçada;b) Apenas a sentença condenatória é que servirá de título para a execução forçada;c) Apenas a sentença constitutiva é que é passível de execução forçada;d) Apenas a sentença declaratória é que será passível de execução forçada.

[QUESTÃO — 79]As ações coletivas no âmbito do direito do trabalho:a) Visam a direitos individuais e de classes ou categorias;b) Visam a direito de classe, grupos ou categorias;c) Visam a direito somente individuais;d) NDA

[QUESTÃO — 80]No processo de execução civil é CORRETO dizer:a) Inexiste oportunidade para a defesa quanto à pretensão do exeqüente, essa defesa será feita nos embargos do executado, que constituem processo à parte;b) Pode o executado apresentar contestação nos próprios autos da execução;c) Inexiste qualquer meio de defesa por parte do executado;d) É possível a defesa do executado por qualquer meio de ataque a pretensão do exeqüente.

DIREITO CIVIL - OBRIGAÇÕESPROF. ROSANGELA ZUZA

[QUESTÃO — 81]Sobre o adimplemento das obrigações, é CORRETO afirmar:a) o pagamento feito de boa-fé a quem aparentava ser credor, mas não o era, é considerado válido.b) pagamento reiteradamente aceito pelo credor em local diverso do combinado não presume renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato.c) a pessoa obrigada com o mesmo credor, por dois ou mais débitos líquidos e vencidos, deve pagar primeiramente o mais antigo.d) ocorre a compensação quando se confundem na mesma pessoa as qualidades de credor e devedor de uma obrigação.

[QUESTÃO — 82]Sobre o adimplemento das obrigações, é CORRETO afirmar:a) Ocorre a compensação quando se confundem na mesma pessoa as qualidades de credor e devedor de uma obrigação.b) O pagamento feito de boa-fé a credor putativo é considerado válido.c) A pessoa obrigada com o mesmo credor, por dois ou mais débitos líquidos e vencidos, deve pagar primeiramente o mais antigo.d) Pagamento reiteradamente aceito pelo credor em local diverso do combinado não presume renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato.

[QUESTÃO — 83]Pedro, para garantir dívida de R$ 100 mil contraída com Lúcia, deu sua casa, que vale R$ 200 mil, em hipoteca. Pagos R$ 50 mil do débito, Pedro procurou Lúcia e requereu exoneração correspondente da garantia hipotecária. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção CORRETA à luz do Código Civil.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 11

Page 12: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

a) O pagamento de uma ou mais prestações da dívida não importa exoneração correspondente da garantia.b) A exoneração pretendida por Pedro ocorrerá parcialmente e de pleno direito à medida que o débito for sendo quitado.c) A exoneração requerida não poderá ser aceita por Lúcia, visto que a hipoteca possui natureza obrigacional.d) A pretensão de Pedro é permitida pela lei quando o montante do débito não representar mais de 20% do valor do bem hipotecado.

[QUESTÃO — 84]Tratando-se de obrigação em dinheiro, poderá o devedor ou terceiro optar pelo depósito da quantia devida, em estabelecimento bancário oficial, onde houver, situado no lugar do pagamento, em conta com correção monetária, cientificando-se o credor por carta com aviso de recepção, assinado o prazo de 10 dias para a manifestação de recusa. Tem-se, na hipótese:a) ação de consignação em pagamentob) exaurimento da via administrativac) alternativa extrajudicial da consignatória.d) ação de depósito.

[QUESTÃO — 85]A ação de consignação em pagamento:a) só pode ser proposta depois de frustrada a consignação extrajudicialb) não pode ser proposta se frustrada a consignação extrajudicialc) jamais propicia ao credor a satisfação do crédito, sequer parcial.d) pode em alguns casos propiciar a satisfação do credor.

[QUESTÃO — 86]]São princípios informadores do pagamento;a) Integralidade e normativismo.b) Nominalismo e integridade.c) Normativismo e nominalismo.d) Integridade e integralidade.

[QUESTÃO — 87]É hipótese de pagamento feito ao próprio credor, mas que não extingue a dívida;a) Quando for feito a credor incapaz e o solvens tiver conhecimento desta circunstância.b) Quando o devedor souber da penhora sobre o crédito e fez depósito judicial.c) Quando for feito a credor incapaz e o solvens tiver conhecimento desta circunstância, mas o pagamento tiver sido revertido em proveito do incapazd) Não hipótese onde o pagamento efetuado pelo credor não gere a extinção da obrigação.

[QUESTÃO — 88]É hipótese de extinção das obrigações por pagamento feito a pessoa desqualificada:a) Quando reverter em proveito de toda família do credor, menos a este, pois o crédito é bem de família.b) Quando for feita a pessoa que parecer ser o credor, aos olhes de todos.c) Quando for retificado pelo credor.d) Quando for recebido pelo cônjuge, quando este não for credor, mas forem casados no regime de separação total de bens

[QUESTÃO — 89]Pode-se dizer do pagamento em consignação:a) Só pode existir de prestação em dinheiro.b) A ação tem natureza condenatória.c) A simples vontade do devedor extingue a dívida.d) Pode ser feito por depósito extrajudicial.

[QUESTÃO — 90]Jonas contrai uma obrigação de alugar um televisor a Maria sem que fique estipulado entre as parte a data para entrega do referido bem. Sob o caso em tela marque a opção CORRETA:

a) Trata-se de uma obrigação com data a termo.b) Trata-se de uma obrigação sem data, podendo Maria exigir a qualquer tempo o televisor de Jonas, sem a necessidade de notificação de Jonas.c) Trata-se de uma obrigação a termo, podendo Maria a qualquer tempo exigir a entrega do televisor a Jonas.d) Trata-se de uma obrigação sem data, podendo Maria exigir a qualquer tempo o televisor de Jonas, contanto que o notifique primeiro.

[QUESTÃO — 91]Diz do pagamento válido quando:a) a vontade de pagar, a presença do devedor, a presença do credor, o vinculo obrigacional e o efetivo cumprimento.b) a vontade de pagar, a presença do devedor, a presença do credor, o vinculo obrigacional e o cumprimento parcialc) a presença do devedor, a presença do credor, o vinculo obrigacional e o efetivo cumprimentod) a vontade de pagar, a ausência do devedor, a presença do credor, o vinculo obrigacional e o efetivo cumprimento

[QUESTÃO — 92]Segundo a teoria da imprevisão, assinale a alternativa INCORRETA:a) Admite-se que o Juiz altere o valor da prestação quando por motivo imprevisto.b) Admite-se que o Juiz altere o valor da prestação quando por motivo imprevisto, que não necessita acarretar

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 12

Page 13: DIREITO CONSTITUCIONAL I - UnP / Mossoró-RN  · Web viewAcerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção CORRETA. Os direitos fundamentais são relativos e históricos,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

3ª MB – 2009.1 – MATUTINO16/05/2009

em desproporção entres os valores do tempo da obrigação e da sua execução.c) Admite-se que o Juiz altere o valor da prestação quando por motivo imprevisto, mediante processo judiciald) Admite-se que o Juiz altere o valor da prestação quando por motivo imprevisto, que necessita haver desproporção entres os valores do tempo da obrigação e da sua execução.

[QUESTÃO — 93]São requisitos do recibo, EXCETO:a) Nome das partes e a obrigação.b) Assinatura do credorc) Lugar do pagamento da obrigação.d) o tempo do pagamento

[QUESTÃO — 94]Assinale a alternativa CORRETA:a) Salvo disposição em contrario a divida é portável.b) Diz quesível a dívida em que o o pagamento ocorre no domicílio do credor.c) Dívida portável é aquela que o pagamento ocorre no domicilio do devedor.d) NDA

[QUESTÃO — 95]Pode ocorrer antecipação de dívida, EXCETO:a) Quando o objeto dado em hipoteca ou penhor for penhorado em execução movida por outro credor.b) Quando as garantias concedidas pelo devedor desaparecem ou se tornarem insuficientes e ele intimado pra reforça-las se recusa.c) Quando for aberta execução concursal ou insolvência civil.d) Quando o objeto dado em hipoteca ou penhor for penhorado em execução movida por mesmo credor.

[QUESTÃO — 96]É correto afirma no tocante a ação de consignação em pagamento:a) A sentença é declaratória.b) Só pode ocorrer pelo depósito bancário.c) Desobriga o credor.d) Serve para demonstrar a mora.

[QUESTÃO — 97] No tocante a pagamento:a) Nas obrigações com data podem ser efetuados no momento que o credor exige.b) Nas obrigações condicionais só pode ser exigido após o adimplemento da obrigação pelo credor, e depois que este comunica ao devedor

c) Nas obrigações condicionais só pode ser exigido após o inadimplemento da obrigação pelo credor, e depois que este comunica ao devedor.d) Nas obrigações sem data não podem ser exigidas.

[QUESTÃO — 98]No caso de pagamento efetuado a credor putativo;a) É aquele feito a pessoa diversa do credor e que não tenha similitude com este.b) Caberá ao credor putativo entregar o objeto do pagamento ao verdadeiro credor.c) Não há obrigação pra o credor putativo após o recebimento do objeto da obrigação.d) É aquele feito a pessoa diversa do credor mas que é seu representante legal..

[QUESTÃO — 99]Diz animus solvendi:a) Efetivo cumprimento da obrigação.b) presença do pagador.c) Intenção de pagar.d) Presença de quem recebe.

[QUESTÃO — 100]O terceiro interessado quando efetua o pagamento:a) se paga em nome próprio terá direito de regresso em relação ao devedor sem sub-rogação.b) Se pagão em nome do devedor presume-se que tenha havido uma liberalidade e por isso não há regresso.c) Tema apenas efeito de solver a dívida sem nenhum efeito para o terceiro.d) Extingue a relação com o credor e há a translação nos direitos do credor originário.

_____________________________________________________________________________________________________EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 13