direito constitucional das garantias … · ... constituem os remédios constitucionais, também,...

3
1 DIREITO CONSTITUCIONAL DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS Professor: João Miguel da Luz Rivero "Q U E S T I O N Á R I O" 1) Em que consistem os remédios de Direito Constitucional? 2) Todos os remédios constitucionais são ações judiciais? 3) Como se denominam os remédios constitucionais que têm a forma de ação judiciária? 4) Constituem os remédios constitucionais, também, garantias constitucionais? 5) Quais os remédios constitucionais previstos na atual Constituição Federal? HABEAS CORPUS 6) Qual a origem histórica do habeas corpus? 7) O que significa a expressão habeas corpus? 8) Era o habeas corpus inicialmente utilizado nos casos de violação do direito de locomoção? 9) Quem concedia, inicialmente, o habeas corpus? 10) Como evoluiu, a seguir, o instituto? 11) Como ingressou o instituto do habeas corpus no Direito brasileiro? 12) Acolheu formalmente, a Constituição do Império, de 1824, o habeas corpus? 13) Qual a amplitude do instituto, na CF de 1891? 14) Como passou a ser empregado o habeas corpus? 15) Como foi, a seguir, reformulado o instituto, no Direito brasileiro? 16) A partir de que momento passou o instituto a ser efetivamente utilizado de modo mais restrito, para garantir somente o direito de locomoção? 17) Em que dispositivo constitucional se encontra, atualmente? 18) Quem tem legitimidade para impetrar habeas corpus? 19) Quem pode beneficiar-se do habeas corpus? 20) Contra quem se dirige o habeas corpus? 21) A ordem judicial é sempre dirigida contra agente do Poder Público? 22) Estará a ordem judicial, dirigida contra autoridade pública, pertencente ao Poder Executivo, violando o princípio da separação dos poderes? 23) Que limitações sofre a aplicação do habeas corpus? 24) Quais os pressupostos da punição militar? 25) Como será considerada a punição militar, à qual falta um dos pressupostos legais? MANDADO DE SEGURANÇA 26) O que é o mandado de segurança? 27) Com que institutos do direito estrangeiro costuma ser comparado o mandado de segurança? 28) Situa-se a origem histórica do mandado de segurança no direito estrangeiro? 29) As Constituições posteriores mantiveram o mandado de segurança?

Upload: lybao

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

DIREITO CONSTITUCIONAL – DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Professor: João Miguel da Luz Rivero

"Q U E S T I O N Á R I O"

1) Em que consistem os remédios de Direito Constitucional? 2) Todos os remédios constitucionais são ações judiciais? 3) Como se denominam os remédios constitucionais que têm a forma de ação judiciária? 4) Constituem os remédios constitucionais, também, garantias constitucionais? 5) Quais os remédios constitucionais previstos na atual Constituição Federal? HABEAS CORPUS 6) Qual a origem histórica do habeas corpus? 7) O que significa a expressão habeas corpus? 8) Era o habeas corpus inicialmente utilizado nos casos de violação do direito de locomoção? 9) Quem concedia, inicialmente, o habeas corpus? 10) Como evoluiu, a seguir, o instituto? 11) Como ingressou o instituto do habeas corpus no Direito brasileiro? 12) Acolheu formalmente, a Constituição do Império, de 1824, o habeas corpus? 13) Qual a amplitude do instituto, na CF de 1891? 14) Como passou a ser empregado o habeas corpus? 15) Como foi, a seguir, reformulado o instituto, no Direito brasileiro? 16) A partir de que momento passou o instituto a ser efetivamente utilizado de modo mais restrito, para garantir somente o direito de locomoção? 17) Em que dispositivo constitucional se encontra, atualmente? 18) Quem tem legitimidade para impetrar habeas corpus? 19) Quem pode beneficiar-se do habeas corpus? 20) Contra quem se dirige o habeas corpus? 21) A ordem judicial é sempre dirigida contra agente do Poder Público? 22) Estará a ordem judicial, dirigida contra autoridade pública, pertencente ao Poder Executivo, violando o princípio da separação dos poderes? 23) Que limitações sofre a aplicação do habeas corpus? 24) Quais os pressupostos da punição militar? 25) Como será considerada a punição militar, à qual falta um dos pressupostos legais? MANDADO DE SEGURANÇA 26) O que é o mandado de segurança? 27) Com que institutos do direito estrangeiro costuma ser comparado o mandado de segurança? 28) Situa-se a origem histórica do mandado de segurança no direito estrangeiro? 29) As Constituições posteriores mantiveram o mandado de segurança?

2

30) Qual a importante inovação da CF de 1988, relativamente ao mandado de segurança? 31) Em que dispositivo constitucional atual se encontra o mandado de segurança? 32) O que significa a expressão "direito líquido e certo"? 33) O mandado de segurança ampara somente os direitos constitucionalmente assegurados? 34) Quem tem legitimidade para impetrar mandado de segurança individual? 35) A autoridade coatora é citada? 36) O Ministério Público intervém? 37) O que se entende por autoridade pública? 38) Quem se considera agente delegado? 39) Qual diploma legal regula o mandado de segurança? 40) Contra quem deverá ser impetrado mandado de segurança, no caso de violação de direito líquido e certo por ato emanado de órgão colegiado? 41) Contra quem deverá ser impetrado mandado de segurança, no caso de violação de direito líquido e certo por ato complexo, isto é, em cuja formação interferem vontades de vários órgãos? 42) Violado direito líquido e certo, pelo Poder Público, como se determinará qual o remédio constitucional adequado à tutela, habeas corpus, habeas data ou mandado de segurança? 43) Qual o prazo para impetração do mandado de segurança? 44) Perdido o prazo para a impetração de mandado de segurança, ficará o titular do direito líquido e certo desamparado? 45) Em que dispositivo constitucional se encontra o mandado de segurança coletivo? 46) Que espécies de interesses podem ser tutelados pelo mandado de segurança coletivo? MANDADO DE INJUNÇÃO 47) Quando é prevista a concessão de mandado de injunção? 48) Qual a principal finalidade do mandado de injunção? 49) Quais os pontos comuns e as diferenças entre o mandado de injunção e a ação direta de constitucionalidade por omissão (Adin)? HABEAS DATA 50) Quando se concederá habeas data? 51) Que espécie de proteção é assegurada pelo habeas data? 52) Quem é legitimado ativa e passivamente no habeas data? AÇÃO POPULAR 53) O que é ação popular? 54) Qual a origem histórica da ação popular? 55) Quem tem legitimidade ativa e passiva para propor ação popular? 56) Qual a natureza jurídica da ação popular? 57) Qual a atuação do Ministério Público na ação popular?

3

AÇÃO CIVIL PÚBLICA 58) O que é a ação civil pública? 59) A ação civil pública está prevista no Título II ("Dos Direitos e Garantias Fundamentais") da CF de 1988, junto com os demais remédios constitucionais? 60) Qual a atuação do MP na ação civil pública? 61) Qual o objeto da ação civil pública? DIREITO DE PETIÇÃO 62) Em que consiste o direito de petição? 63) Em que dispositivo constitucional consta o direito de petição? 64) A quem cabe o direito de petição? 65) A quem deve ser dirigida a petição? 66) Como deverá a autoridade proceder, ao receber a petição? 67) Qual a consequência da falta de pronunciamento, por parte da autoridade que recebeu a petição? 68) Qual a relação entre o direito de representação e o direito de petição? DIREITO A CERTIDÕES 69) Em que consiste o direito a certidões? 70) A entrega de certidões exige disciplina legal específica? 71) Qual o remédio constitucional aplicável, no caso de recusa da repartição pública, de entregar certidão àquele que legitimamente a solicitou?