direito constitucional

73

Upload: agodea

Post on 03-Jul-2015

320 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Constitucional
Page 2: Direito Constitucional

1 Constituição: princípios fundamentais.

(CESPE/TJDFT/2008/Analista Judiciário) Acerca dosprincípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

1__ A expressão República Federativa enuncia, respectivamente, uma forma de governo e uma forma de Estado.

2__ A construção de uma sociedade livre, justa e solidária é um objetivo, ao passo que a dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil.

Page 3: Direito Constitucional

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Judiciária/2008) Julgue os itens que se seguem, relativos aos princípios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF.

3__ O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo.

Page 4: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009) Acerca dos princípios, dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes. 4 __ A separação dos Poderes no Brasil adota o sistema norte-americano checks and balances, segundo o qual a separação das funções estatais é rígida, não se admitindo interferências ou controles recíprocos. 5 __ Segundo a CF, a República Federativa do Brasil deve buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Page 5: Direito Constitucional

6. (CESPE/Técnico-TCU/2009) Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo, não há previsão, no texto constitucional, de seu exercício diretamente pelo povo, mas por meio de representantes eleitos.

7. (CESPE/TRT-17ª/2009) Constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais a concessão de asilo político, vedada a extradição.

Page 6: Direito Constitucional

8. (CESPE/ABIN/2008) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. Dessa forma, contraria a CF a exigência, contida em editais de concursos públicos, sem o devido amparo legal, de limite de idade mínima ou máxima para inscrição.

9. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) São poderes da União, dos estados e do DF, independentes e harmônicos, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo.

Page 7: Direito Constitucional

2 Da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. Vigência e eficácia das normas constitucionais.

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Á rea: Administrativa/2008) Quanto à aplicabilidade das normas constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. 10__ Para a moderna teoria constitucional, que define a constituição como um regime aberto de regras e princípios, estes, por sua flexibilidade e abstração, mesmo quando jurídicos, não podem ser considerados como normas constitucionais, mas apenas como normas programáticas, representando uma pauta de valores a ser seguida pelo legislador na edição de novas regras.

Page 8: Direito Constitucional

(CESPE/TRE-BA/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA/2010) Quanto à aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais, julgue os itens subseqüentes. 11__ No tocante à aplicabilidade, de acordo com a tradicional classificação das normas constitucionais, são de eficácia limitada aquelas em que o legislador constituinte regula suficientemente os interesses concernentes a determinada matéria, mas deixa margem à atuação restritiva por parte da competência discricionária do poder público, nos termos em que a lei estabelecer ou na forma dos conceitos gerais nela previstos.

Page 9: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA TÉCNICO- ADMINISTRATIVO/TRE-MS/2010) No que se refere à supremacia da Constituição, aplicabilidade, interpretação, vigência e eficácia das normas constitucionais, julgue os itens seguintes.

12 __ Para que se possa identificar uma norma constitucional de eficácia limitada, é suficiente observar a expressão “nos termos da lei”, prevista no texto constitucional.

Page 10: Direito Constitucional

13. (CESPE/Advogado - IBRAM-DF/2009) O preâmbulo, por estar na parte introdutória do texto constitucional e, portanto, possuir relevância jurídica, pode ser paradigma comparativo para a declaração de inconstitucionalidade de determinada norma infraconstitucional.

14. (CESPE/Advogado - IBRAM-DF/2009) O ADCT tem natureza jurídica de norma constitucional, semelhante às normas inseridas no bojo da CF, não havendo desníveis ou desigualdades entre as normas do ADCT e os preceitos constitucionais quanto à intensidade de sua eficácia ou a prevalência de sua autoridade.

Page 11: Direito Constitucional

15. (CESPE/TRE-MA/2009) O preceito constitucional que assegura a liberdade de exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei, constitui norma de eficácia limitada.

16. (CESPE/DPE-ES/2009) Normas constitucionais supereficazes ou com eficácia absoluta são aquelas que contêm todos os elementos imprescindíveis para a produção imediata dos efeitos previstos; elas não requerem normatização subconstitucional subsequente, embora sejam suscetíveis a emendas.

Page 12: Direito Constitucional

17. (CESPE/TRT-17ª/2009) A disposição constitucional que prevê o direito dos empregados à participação nos lucros ou resultados da empresa constitui norma de eficácia limitada.

18. (CESPE/Técnico - TRT 9ª/2007) Norma constitucional de eficácia contida é aquela que, sendo auto-aplicável, autoriza a posterior restrição por parte do legislador infraconstitucional.

Page 13: Direito Constitucional

3 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. Dos direitos sociais. Dos direitos de nacionalidade. Dos direitos políticos.

(CESPE – TRE/BA 2010 ANALISTA JUDICIARIO – AREA ADMINISTRATIVA Acerca do conceito e da classificação das constituições, assim como dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.

19__ Como forma de aquisição da nacionalidade secundária, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), é possível o processo de naturalização tácito ou automático, para todos aqueles estrangeiros que se encontram no país há mais de dez anos e não declararam a intenção de conservar a nacionalidade de origem.

Page 14: Direito Constitucional

(CESPE/TRE-BA/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA/2010) Com relação aos direitos e às garantias fundamentais e aos direitos políticos, julgue os itens seguintes.

20__ Os sigilos bancário e fiscal são consagrados como direitos individuais constitucionalmente protegidos que podem ser excepcionados por ordem judicial fundamentada. Nesse sentido, é válida a quebra de sigilo bancário de membros do Congresso Nacional quando decretada por um TRE em investigação criminal destinada à apuração de crime eleitoral.

21__ A suspensão dos direitos políticos, na hipótese de condenação criminal transitada em julgado, cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independentemente de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

Page 15: Direito Constitucional

(CESPE/UnB – ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA – TRT 17ª REGIÃO 2009). Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos e às garantias fundamentais. 22 __ O estrangeiro sem domicílio no Brasil não tem legitimidade para impetrar habeas corpus, já que os direitos e as garantias fundamentais são dirigidos aos brasileiros e aos estrangeiros aqui residentes. 23 __ Caso um escritório de advocacia seja invadido, durante a noite, por policiais, para nele se instalar escutas ambientais, ordenadas pela justiça, já que o advogado que ali trabalha estaria envolvido em organização criminosa, a prova obtida será ilícita, já que a referida diligência não foi feita durante o dia.

Page 16: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009) Acerca dos princípios, dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes.

24 __ A CF prevê que não se concede extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, porém os brasileiros naturalizados podem ser extraditados em caso de crime comum, praticado antes da naturalização.

25 __ Segundo a CF, deve ser concedido habeas data sempre que a ausência de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

Page 17: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA TÉCNICO- ADMINISTRATIVO/TRE–MS/2010) No que se refere aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. 26 __ O direito de greve é um direito relativo, pois pode sofrer limitações, inclusive em relação às atividades consideradas essenciais. 27 __ É vedado aos recrutados para o serviço militar obrigatório alistarem-se como eleitores.

Page 18: Direito Constitucional

28 __ Aos analfabetos é concedido o direito facultativo de votar, mas não podem ser eleitos para exercer mandato político.

29 __ No mesmo município, a esposa do prefeito pode ser candidata a cargo de vereador.

Page 19: Direito Constitucional

30. (CESPE/Juiz Federal - TRF 1ª/2009) A CF prevê que as glebas nas quais forem localizadas culturas de plantas psicotrópicas serão imediatamente expropriadas sem indenização ao proprietário. O STF entende que, nessa hipótese, o termo gleba se refere apenas à área efetivamente cultivada e não a toda a propriedade, de modo que a gleba não poderia ser considerada o todo, mas somente a parte objeto do plantio ilegal.

31. (CESPE/ANAC/2009) Embora seja possível a restrição da liberdade de locomoção dos indivíduos nos casos de prática de crimes, é vedada a prisão civil por dívida, salvo, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), quando se tratar de obrigação alimentícia ou de depositário infiel.

Page 20: Direito Constitucional

32. (CESPE/Proc.-TCE-ES/2009) O STF considera lícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

33. (CESPE/Proc.-TCE-ES/2009) De acordo com a doutrina e jurisprudência, a tutela jurídica do direito de reunião eventualmente atingido se efetiva por intermédio do habeas corpus.

Page 21: Direito Constitucional

34. (CESPE/Analista - TRT 9ª/2007) O habeas corpus não é medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilo bancário em procedimento criminal, já que não há, na hipótese, risco direto e imediato de constrangimento ao direito de liberdade.

35. (CESPE/FINEP/2009) Será cabível, em qualquer circunstância, manejo de mandado de segurança para proteger direito líquido e certo quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público.

Page 22: Direito Constitucional

36. (CESPE/MMA/2009) Para que um partido político tenha representação no Congresso Nacional, é suficiente que o partido tenha um só parlamentar em qualquer uma das Casas do Congresso.

37. (CESPE/ TCE-AC/2009) O mandado de injunção não é instrumento adequado à determinação de edição de portaria por órgão da administração direta.

Page 23: Direito Constitucional

38. (CESPE/MMA/2009) Um promotor de justiça, no uso de suas atribuições, poderá ingressar com ação popular.

39. (CESPE/Anal.Jud-STF/2008) A ação popular contra o presidente da República deve ser julgada pelo STF.

40. (CESPE/ANAC/2009) São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira que vierem a residir no Brasil e optarem pela nacionalidade brasileira, desde que essa opção ocorra até a maioridade.

Page 24: Direito Constitucional

41. (CESPE/MMA/2009) Um brasileiro naturalizado pode ser ministro do STJ.

42. (CESPE/Juiz Substituto - TJ-AC/2007) O presidente do Conselho Nacional de Justiça pode ser brasileiro naturalizado.

43. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalização, por decisão administrativa, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, desde que devidamente comprovada no respectivo processo administrativo.

Page 25: Direito Constitucional

44. (CESPE/TRE-GO/2009) É vedada a criação de outros casos de inelegibilidade fora daqueles taxativamente expressos na CF.

45. (CESPE/Proc.-TCE-ES/2009) A capacidade eleitoral ativa é suficiente para a aquisição da capacidade eleitoral passiva.

46. (CESPE/Proc.-BACEN/2009) Na hipótese de criação de município por desmembramento, o irmão do prefeito do município-mãe não pode se candidatar a chefe do Executivo do município recém-criado, devido à inelegibilidade reflexa.

Page 26: Direito Constitucional

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) A respeito da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

47__ Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, podendo a lei complementar autorizar os estados, o DF e os municípios a legislarem sobre questões específicas.

48__ Se, na ausência de lei federal dispondo sobre normas gerais, o governador de determinado estado promulgasse lei estadual criando algumas isenções ao pagamento de custas judiciais, nesse caso, essa lei seria constitucional, já que o referido estado teria competência legislativa para editar tal lei.

Page 27: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008). A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes.

49 __ Lei municipal que obrigue a instalação, em estabelecimento bancário, de equipamentos de segurança é considerada constitucional, pois aborda um assunto de interesse eminentemente local. 50 __ A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil restringe-se aos estados, aos municípios e ao DF, todos autônomos, nos termos da CF.

Page 28: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009). Quanto à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir. 51 __ Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito e do Congresso Nacional, por lei complementar. 52 __ A CF veda a criação de novos territórios. 53 __ O Brasil caracteriza-se por ser um Estado unitário, o qual possui governo único, conduzido por uma única entidade política, que exerce, de forma centralizada, o poder político.

Page 29: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA TÉCNICO- ADMINISTRATIVO/TRE–MS/2010). No que se refere à organização do Estado brasileiro, julgue os próximos itens. 54__ Os territórios não elegem senadores, mas elegem quatro deputados federais. 55 __ O DF possui autonomia sobre o Poder Judiciário do DF, o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública do DF. 56 __ Os estados-membros não possuem a soberania, entretanto gozam de autonomia ilimitada.

Page 30: Direito Constitucional

57. (CESPE/AGU/2009) No tocante às hipóteses de alteração da divisão interna do território brasileiro, é correto afirmar que, na subdivisão, há a manutenção da identidade do ente federativo primitivo, enquanto, no desmembramento, tem-se o desaparecimento da personalidade jurídica do estado originário.

58. (CESPE/MEC/2009) É possível a formação de novos estados ou territórios federais, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, mediante a aprovação e promulgação de lei complementar.

Page 31: Direito Constitucional

59. (CESPE/TRE-MA/2009) A União, os estados- membros, os municípios e o Distrito Federal são entidades estatais soberanas, pois possuem autonomia política, administrativa e financeira.

60. (CESPE/TRE-GO/2009) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei federal e serão submetidos pela população diretamente interessada a referendo popular.

Page 32: Direito Constitucional

61. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Os territórios federais são considerados entes federativos.

62. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) É vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.

63. (CESPE/SECONT-ES/2009) Por serem dotados de autonomia própria, os municípios apresentam capacidade de autoorganização, autogoverno, autoadministração e competências legislativas específicas, como a de legislar acerca da vocação sucessória dos cargos de prefeito e vice-prefeito, em caso de dupla vacância.

Page 33: Direito Constitucional

64. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Foram convalidados, no âmbito da CF, os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31/12/2006, de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo estado à época da criação.

65. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) No processo de criação de estados-membros, a manifestação das assembléias legislativas constitui condição essencial e vinculativa, já que o parecer desfavorável das casas representativas do povo impede a continuidade do processo de formação de novos estados.

66. (CESPE/AJ- Área Adm.-STF/2008) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil restringe-se aos estados, aos municípios e ao DF, todos autônomos, nos termos da CF.

Page 34: Direito Constitucional

6 Do Poder Executivo: das atribuições e responsabilidades do presidente da república.

(CESPE/TRT 5/Técnico Judiciário – Área: Administrativa/2008) Acerca do Poder Executivo, julgue os itens que se seguem. 67__ É crime de responsabilidade o ato que atente contra o exercício de direitos sociais cometido pelo presidente da República. 68__ O decreto presidencial é o instrumento adequado para a criação de novos cargos públicos. 69__ Caso haja recebimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de queixa-crime contra o presidente da República pela prática de infração penal, este terá suspensas as suas funções.

Page 35: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/TRT 17/2009). Com relação à responsabilidade do presidente da República e ao processo legislativo, julgue os itens subseqüentes.

70__ São crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

71. (CESPE/SEJUS-ES/2009) Na qualidade de chefe de Estado, o presidente da República exerce a liderança da política nacional por meio da orientação das decisões gerais e da direção da máquina administrativa.

Page 36: Direito Constitucional

72. (CESPE/FINEP/2009) Entre as atribuições do presidente da República, encontra-se a de dispor, mediante decreto, sobre a extinção de funções ou cargos públicos, em qualquer situação.

73. (CESPE/TRT-17ª/2009) São crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

Page 37: Direito Constitucional

74. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) Os crimes de responsabilidade praticados pelos ministros de Estado, sem qualquer conexão com o presidente da República, serão processados e julgados pelo STJ.

75. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) As infrações penais praticadas pelo presidente da República durante a vigência do mandato, sem qualquer relação com a função presidencial, serão objeto de imediata persecutio criminis.

76. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) É indelegável a atribuição constitucional do presidente da República de conceder indulto.

Page 38: Direito Constitucional

77. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Segundo posicionamento do STF, a imunidade formal relativa à prisão do presidente da República é aplicável também aos chefes dos poderes executivos estaduais, desde que diante de expressa previsão nas respectivas constituições estaduais.

78. (CESPE/TJ/Área Adm. - TRT 5ª/2009) Caso haja recebimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de queixa-crime contra o presidente da República pela prática de infração penal, este terá suspensas as suas funções.

Page 39: Direito Constitucional

79. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Para que o presidente da República seja julgado pelo STF por crimes comuns, é necessária a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados, por força da qual fica ele suspenso das suas funções.

80. (CESPE/AJ Área Adm.-STF/2008) O presidente da República possui imunidade material ou inviolabilidade, também prevista para os parlamentares.

Page 40: Direito Constitucional

7 Do Poder Legislativo: do processo legislativo. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária.

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/TRT 17/2009) Com relação à responsabilidade do presidente da República e ao processo legislativo, julgue os itens subseqüentes.

81__ É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória no âmbito da justiça do trabalho, desde que se atente para os limites materiais da CF, tais como a ampla defesa e o contraditório.

82. (CESPE/AGU/2009) Não há veto ou sanção presidencial na emenda à Constituição, em decretos legislativos e em resoluções, nas leis delegadas, na lei resultante da conversão, sem alterações, de medida provisória.

Page 41: Direito Constitucional

83. (CESPE/AGU/2009) As medidas provisórias não convertidas em lei no prazo constitucional perdem a eficácia a partir do ato declaratório de encerramento do prazo de sua vigência.

84. (CESPE/TCE-AC/2009) A CF prevê a hipótese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentação, à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federação.

85. (CESPE/TCE-AC/2009) As medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas dela decorrentes.

Page 42: Direito Constitucional

86. (CESPE/TCE-AC/2009) O procurador-geral da República tem competência para propor projeto de lei ordinária ou complementar.

87. (CESPE/ TCE-AC/2009) Segundo a CF, emenda constitucional disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.

88. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) A CF atribui ao presidente da República iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matéria tributária.

Page 43: Direito Constitucional

89. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A CF pode ser emendada por proposta de assembléia legislativa de uma ou mais unidades da Federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros.

90. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A iniciativa das leis delegadas cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, na forma e nos casos previstos na CF.

91. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) De acordo com a CF, pelo procedimento legislativo abreviado, as comissões, em razão da matéria de sua competência, podem discutir e votar projeto de lei que dispense, na forma regimental, a competência do plenário.

Page 44: Direito Constitucional

92. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei, o Congresso Nacional não poderá promover a rejeição parcial desse veto.

93. (CESPE/AJ ÁREA ADM. - TRT 5ª/2009) Prescinde de sanção do presidente da República emenda constitucional que tenha sido regularmente aprovada no Congresso Nacional.

94. (CESPE/AJ Área Jud. - TRT 5ª/2009) A CF veda expressamente a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

Page 45: Direito Constitucional

95. (CESPE/AJ ÁREA ADM.-STF/2008) Governadores e prefeitos podem editar medidas provisórias, desde que exista previsão na constituição estadual ou na lei orgânica municipal, sendo obrigatória a observância do modelo básico adotado pela CF.

96. (CESPE/Analista SEGER-ES/2007) Lei complementar pode ser revogada por lei ordinária quando tratar de matéria específica desse tipo de lei.

97. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) O deputado federal X propôs projeto de lei ordinária cujo objeto prevê a possibilidade de parcelamento de débitos tributários com a fazenda federal. Esse projeto foi aprovado e, depois de vetado pelo presidente da República por ilegalidade, foi devidamente promulgado. O projeto de lei em questão é formalmente inconstitucional, por vício de iniciativa cuja competência privativa é do presidente da República.

Page 46: Direito Constitucional

98. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) O deputado federal X propôs projeto de lei ordinária cujo objeto prevê a possibilidade de parcelamento de débitos tributários com a fazenda federal. Esse projeto foi aprovado e, depois de vetado pelo presidente da República por ilegalidade, foi devidamente promulgado. No momento em que o referido projeto foi encaminhado para sanção, o presidente da República, se entendesse preenchidos os requisitos legais, em vez de vetá-lo, poderia editar uma medida provisória sobre a mesma matéria.

Page 47: Direito Constitucional

(CESPE/TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008) Julgue os itens subseqüentes, acerca da fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.

99__ A função de um ministro de Estado que, nessa qualidade, realiza atividades fiscalizatórias dentro do órgão administrativo não se confunde com a atuação do TCU. A atuação do TCU é uma atribuição decorrente do controle externo a cargo do Congresso Nacional, enquanto a atuação do ministro decorre do controle interno ínsito a cada Poder.

Page 48: Direito Constitucional

100 __ O TCU, porque dotado de poderes jurisdicionais, detém poder para determinar a quebra de sigilo bancário de dados constantes em instituições bancárias acerca de pessoas que estejam sendo por ele investigadas por irregularidade de contas.

101__ Como o TCU não tem poder para anular ou sustar contratos administrativos, não detém também competência para determinar à autoridade administrativa que promova a anulação do contrato ou da licitação que o originou.

Page 49: Direito Constitucional

102. (CESPE/FINEP/2009) Realizar a fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, mediante controle externo, é uma função típica do Congresso Nacional.

103. (CESPE/ TCE-AC/2009) Em conformidade com a CF, são apreciados pelo TCU para fins de registro ou reexame as nomeações para cargo de provimento em comissão na administração direta.

Page 50: Direito Constitucional

104. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) Pela aplicação da teoria dos poderes implícitos, o STF reconhece ao TCU a competência para conceder medidas cautelares no exercício das atribuições que lhe foram fixadas na CF.

105. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) O TCU, ao apreciar a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, deve assegurar ao servidor o exercício do contraditório e da ampla defesa, sob pena de nulidade do procedimento.

106. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Ao TCU, quando julga a legalidade de concessão inicial de aposentadoria, é imprescindível que garanta o exercício do contraditório e da ampla defesa.

Page 51: Direito Constitucional

107. (CESPE/Técnico-TCU/2009) Do terço dos ministros do TCU cuja escolha incumbe ao presidente da República, apenas um é de sua livre escolha, pois os demais são indicados entre os auditores e os membros do Ministério Público junto ao tribunal.

108. (CESPE/Técnico - TCE-TO/2008) Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) apreciar e julgar as contas do chefe do Poder Executivo.

109. (CESPE/Juiz Substituto - TJ-AC/2007) O tribunal de contas é um órgão administrativo integrante do Poder Legislativo e, como tal, não tem competência para exercer o controle de constitucionalidade das leis.

Page 52: Direito Constitucional

8 Do Poder Judiciário: disposições gerais. Do Supremo Tribunal Federal. Do Superior Tribunal de Justiça. Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais. Dos Tribunais e Juízes do Trabalho.

(CESPE/TJDFT/2008/Analista Judiciário) Acerca da organização do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes. 110__ O chamado quinto constitucional está presente nos tribunais regionais federais, nos tribunais de justiça, no Tribunal Superior do Trabalho e nos tribunais regionais do trabalho.

Page 53: Direito Constitucional

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Á rea: Administrativa/2008) No que concerne à organização do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes.

111__ Junto ao STJ funciona o Conselho da Justiça Federal, ao qual cabe, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correcionais, cujas decisões terão caráter vinculante, para toda a justiça federal.

Page 54: Direito Constitucional

(CESPE/TST/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) Acerca do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes. 112__ A CF atribui somente ao STF a competência para realizar controle de constitucionalidade de leis federais, sendo vedado, portanto, aos juízes e tribunais do trabalho julgar questões constitucionais que envolvam decisão acerca da constitucionalidade de uma lei federal. 113__ Compete ao STF julgar causa de matéria trabalhista ajuizada contra o Estado da Argentina.

Page 55: Direito Constitucional

(CESPE/TJDFT/Analista Judiciário – Área: Judiciária – Especialidade: Execução de Mandados/2008) Quanto ao Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes. 114__ Compete à justiça federal julgar as causas em que for parte o Banco do Brasil S.A., tendo em vista que essa é uma instituição financeira federal.

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008) A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se seguem. 115__ Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República, após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. 116__ Compete ao STF processar e julgar originariamente, nas infrações penais comuns, os ministros do próprio STF.

Page 56: Direito Constitucional

117 __ Os pedidos de extradição formulados por Estado estrangeiro devem ser julgados pelo STJ.

118 __ A Emenda Constitucional n.º 45/2004 introduziu a súmula vinculante no direito brasileiro. Para ter o efeito vinculante, a súmula deve ser aprovada por quorum qualificado de dois terços dos ministros do STF.

Page 57: Direito Constitucional

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/STF/2008) Com base na legislação disciplinadora das súmulas vinculantes, julgue os itens que se seguem. 119__ O STF poderá, de ofício ou por provocação, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, editar enunciado de súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante apenas em relação aos órgãos do Poder Judiciário. 120 __ No procedimento de edição, revisão ou cancelamento de enunciado da súmula vinculante, o relator poderá admitir, por decisão irrecorrível, a manifestação de terceiros na questão, nos termos do Regimento Interno do STF.

Page 58: Direito Constitucional

121 __ São legitimados a propor a edição, a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante os mesmos legitimados a propor ação direta de inconstitucionalidade.

122. (CESPE/Advogado - CEHAP-PB/2009) O litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o estado, o Distrito Federal (DF) ou território será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

123. (CESPE/Advogado - CEHAP-PB/2009) O enunciado de súmula vinculante editado pelo STF, mediante decisão de dois terços de seus membros, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário, mas não vinculará o próprio STF nem a administração pública.

Page 59: Direito Constitucional

124. (CESPE/FINEP/2009) Cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) processar e julgar o presidente da República por crime comum, havendo perpetuação dessa competência quando cessar o mandato, circunstância que não acarreta a remessa dos autos à justiça de 1.º grau.

125. (CESPE/ANAC/2009) Somente ao STF compete processar e julgar as ações diretas de inconstitucionalidade, genéricas ou interventivas, as ações de inconstitucionalidade por omissão e as ações declaratórias de constitucionalidade, com intuito de garantir a prevalência das normas da CF no ordenamento jurídico.

126. (CESPE/ TCE-AC/2009) Descobriram que um membro de um TCE fazia parte de uma organização criminosa especializada em praticar crimes contra a administração pública. Diante do farto acervo probatório reunido, esse membro do TCE foi denunciado pelo MP por crime comum.Na situação hipotética acima, o órgão do Poder Judiciário competente para julgar a autoridade denunciada pelo MP será o tribunal de justiça.

Page 60: Direito Constitucional

127. (CESPE/TRE-MA/2009) O STF tem competência constitucional para rever e alterar a decisão do Senado Federal exarada em processo de apuração de crime de responsabilidade do presidente da República.

128. (CESPE/TRE-MA/2009) Aos juízes é vedado o exercício da advocacia perante qualquer juízo ou tribunal, antes do decurso de três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

129. (CESPE/DPE-ES/2009) Caso um cidadão esteja litigando contra o estado do Espírito Santo e o juiz de direito não tenha aplicado, no julgamento dessa causa, o entendimento manifestado pelo plenário do STF em recurso extraordinário interposto em outro processo, não caberá reclamação ao STF contra a decisão do juiz de direito.

Page 61: Direito Constitucional

130. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Os membros do CNJ são julgados por crime de responsabilidade no STF.

131. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O CNJ poderá , de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços de seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e às administrações públicas direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder a sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

Page 62: Direito Constitucional

132. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) O STF compõese de ministros, escolhidos entre cidadãos bacharéis em direito, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

133. (CESPE/AJAJ - TRT 5ª/2009) Os membros dos TRTs são julgados originariamente, por crime comum e de responsabilidade, pelo TST.

134. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Os servidores do Poder Judiciário não poderão receber delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório, já que a função jurisdicional é indelegável.

Page 63: Direito Constitucional

135. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) O CNJ é composto apenas por membros do Poder Judiciário e tem competência, entre outras, para exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

136. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Compete ao STJ julgar as causas e os conflitos entre a União e os estados, a União e o DF, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.

137. (CESPE/PGE-AL/2008) Junto ao STF funciona o Conselho da Justiça Federal, cuja função é exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter vinculante.

Page 64: Direito Constitucional

138. (CESPE/PGE-AL/2008) A justiça estadual é competente para julgar denunciados pela suposta prática do crime de roubo qualificado ocorrido no interior de aeronave que se encontre em solo.

139. (CESPE/Analista - TCE-TO/2008) Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula vinculante aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao STF que, julgando-a procedente, condenará o infrator à pena do crime de desobediência.

Page 65: Direito Constitucional

140. (CESPE/Analista - TCE-TO/2008) Para fins de admissibilidade do recurso extraordinário e do especial, o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais e infraconstitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá- lo pela manifestação de dois terços de seus membros.

141. (CESPE/TJAA-STF/2008) Compete ao STF processar e julgar ação ordinária, de natureza civil, instaurada contra o presidente da República.

Page 66: Direito Constitucional

9 Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público. Da Advocacia Pública. Da Advocacia e da Defensoria Públicas.(CESPE/TRT 5/Analista Judiciário – Área: Judiciária – Especialidade: Execução de Mandados/ 2008)

142__ O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União.

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009). Julgue os itens que se seguem, a respeito do Poder Judiciário e do Ministério Público. 143__ O Ministério Público brasileiro é composto pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal. O Ministério Público do Trabalho é um dos ramos do Ministério Público Federal.

Page 67: Direito Constitucional

144. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O MP, apesar de dotado de autonomia financeira, não é obrigado a elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

145. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Segundo a CF, o MP brasileiro compreende apenas o MP Federal e o MP dos estados e do DF.

146. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Entre as garantias concedidas aos membros do MP está a estabilidade após três anos de efetivo exercício.

Page 68: Direito Constitucional

147. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) É função institucional do MP defender judicialmente os direitos e os interesses das populações carentes.

148. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Quando um membro do MP se aposenta, é vedado a ele advogar no juízo ou tribunal em que atuava, antes de que hajam transcorrido três anos da aposentadoria.

149. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público não tem poderes para determinar a remoção de membro do MP.

Page 69: Direito Constitucional

150. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público é composto de quatorze membros, entre os quais cinco membros dos MPs dos estados, cada um representando uma região da Federação.

151. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público deve ser presidido por seu conselheiro mais antigo.

152. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Conforme posicionamento do STF, será constitucional norma estadual que atribuir o exercício das funções dos membros do MP especial no tribunal de contas do estado aos membros do MP estadual.

153. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) Compete ao presidente da República nomear o chefe do Ministério Público da União.

Page 70: Direito Constitucional

154. (CESPE/AGU/2009) O Advogado-Geral da União, ministro por determinação legal, obteve da Carta da República tratamento diferenciado em relação aos demais ministros de Estado, o que se constata pelo estabelecimento de requisitos mais rigorosos para a nomeação — idade mínima de 35 anos, reputação ilibada e notório conhecimento jurídico —, bem como pela competência para o julgamento dos crimes de responsabilidade, visto que ele será sempre julgado pelo Senado Federal, ao passo que os demais ministros serão julgados perante o STF, com a ressalva dos atos conexos aos do presidente da República.

155. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Às defensorias públicas são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária, dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

Page 71: Direito Constitucional

156. (CESPE/Técnico - TRT 9ª/2007) Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária, dentro dos limites traçados pela Constituição Federal.

157. (CESPE/DPE-ES/2009) A defensoria pública, na atual CF, é considerada como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado.

Page 72: Direito Constitucional
Page 73: Direito Constitucional