direito administrativo - contratos administrativos 1 ... · 3 direito administrativo – sala 207...

3
1 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo - Contratos administrativos 1)Hipóteses de alteração contratual a)Unilateral - pela administração pública b)Por acordo entre as partes 2)Hipóteses de extinção contratual a)conclusão do objeto b)Término do prazo c)Rescisão Contratual (art.78) 3)Principais modalidades de contratos administrativos 3.1)Contratos de obra pública 3.2)Contratos de serviço 3.3)Contratos de compra 3.4)Contrato de alienação 3.5)Parcerias público - privadas 3.6)Contratos de Gestão 3.7)Contratos de concessão de uso de bem público 3.8)Contratos de concessão de serviço público precedida da execução de obra pública. 3.9)Consórcios Públicos 3.11)Convênios Art. 78 da Lei 8.666 - a administração tem o poder de alterar o contrato administrativo unilateralmente (cláusulas exorbitantes). Determinadas hipóteses cogentes (tem força obrigatória, tem que ser aceitas pelas partes).

Upload: tranxuyen

Post on 12-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

Direito Administrativo - Contratos administrativos

1)Hipóteses de alteração contratual

a)Unilateral - pela administração pública

b)Por acordo entre as partes

2)Hipóteses de extinção contratual

a)conclusão do objeto

b)Término do prazo

c)Rescisão Contratual (art.78)

3)Principais modalidades de contratos administrativos

3.1)Contratos de obra pública

3.2)Contratos de serviço

3.3)Contratos de compra

3.4)Contrato de alienação

3.5)Parcerias público - privadas

3.6)Contratos de Gestão

3.7)Contratos de concessão de uso de bem público

3.8)Contratos de concessão de serviço público precedida da execução de obra pública.

3.9)Consórcios Públicos

3.11)Convênios

Art. 78 da Lei 8.666 - a administração tem o poder de alterar o contrato administrativo unilateralmente (cláusulas exorbitantes). Determinadas hipóteses cogentes (tem força obrigatória, tem que ser aceitas pelas partes).

2 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

Elas dão prerrogativas (poderes e deveres) para a administração de alterar unilateralmente os contratos. No Direito Civil, em princípio não se pode alterar os contratos. Como a administração pública encontra-se acima do contratado, a lei autoriza alterar unilateralmente nas hipóteses previstas do artigo 78.

Alteração bilateral - acordo entre as partes. O acordo não pode ir contra a lei.

Exemplo: administração pública decide comprar 1000 cadeiras. Ela pode aumentar o diminuir o seu número, mas não pode ser uma alteração muito grande na sua quantidade (10.000 cadeiras).

Hipóteses de extinção

Contrato de execução única - exemplo: obra pública. Quando terminada a obra, o contrato encerra-se.

Término do prazo (termina o período estipulado no contrato)

Execução continuada - compra de alimentos para escola pública. Outro exemplo: empresa contratada para execução de serviços (limpeza).

Se o particular quiser explorar em caráter privado, é necessário a contratação e licitação entre o órgão público. Exemplo: lanchonetes no parque do Ibirapuera. O governo fez uma licitação e escolheu uma melhor proposta. Durante aquele prazo de vigência contratual, ele pode usufruir daquele imóvel no parque. Isso se transforma em agente público? Não e seus funcionários também não são agentes públicos. É fixado um prazo de concessão, quando terminado esse prazo é necessário a realização de uma nova licitação.

Rescisão contratual - quem pode rescindir? A administração pública. É decretada pela administração pública, sem necessidade de autorização judicial.

Exemplo: se o contrato for fornecimento de serviços, obras públicas - nesses casos a administração pública pode ser advertida sobre e o contratado pode deixar de fornecer o serviço prestado.

Principais modalidades

Contrato de obra pública - particular é contratado para particular para construir uma obra pública

Contrato de serviço - particular é contratado para serviços

3 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

Contrato de compra - particular é contratado para fornecer bens para administração

Contrato de alienação - quando a administração que se desfazer de um bem. É vendido para o particular por meio de licitação. Para outra instituição pública - é feita por meio de doação

PPP - Concessão patrocinada - contrato fim (a finalidade do contrato é prestar serviços diretamente para os administrados) - diferente da obra pública comum. A administração pede para particular fazer o serviço, mas é a administração que gasta. Na concessão patrocinada a administração pública entra como parte do dinheiro e o resto é patrocionado por dinheiro do particular. O estado entra com uma parte do dinheiro menor, em contrapartida, como o particular é pago/gerar lucro? O particular tem o direito, uma vez concluída, tem o direito de explorar esse empreendimento durante um período que restitua seu valor no investimento e tenha lucro. Exemplo: obra no metrô São Paulo. Influenciada pela princípio constitucional da eficiência. Art.2, PPP.

Concessão administrativa ou contrato-meio (vai haver uma parceria, mas a finalidade aqui é prestar serviços para a própria administração pública) - é o contrato em que administração pública contrata o particular para prestar serviços a administração.

Exemplo: contratação de serviços para presídios - comida, manutenção. Contrata o particular para diminuir os custos. Ela faz um pacote só.

Transferir para o setor privado atividades que não são essenciais.

Contratos de gestão - decorrência do princípio da eficiência. Art.37, §8º. É um contrato celebrado entre a administração direta e uma outra instituição da administração direta ou indireta. Exemplo: determinada instituição direta não consegue administrar bem seu setor de educação. Ao invés de fazer concursos para contratar mais professores e funcionários, a administração pode contratar outra instituição pública para melhorar essa deficiência.