direÇÃo de arte -...

4
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS2/CS3 DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito Apostila 6 ELEMENTOS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ABRIL 2009

Upload: lebao

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREÇÃO DE ARTE - brenobrito.combrenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf · Já essa mesma frase aplicada num anúncio publicitário, você consegue imaginar

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS2/CS3

DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito

Apostila 6

ELEMENTOS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

ABRIL 2009

Page 2: DIREÇÃO DE ARTE - brenobrito.combrenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf · Já essa mesma frase aplicada num anúncio publicitário, você consegue imaginar

Curso: Publicidade e Propaganda Prof. Breno Brito Disciplina: Direção de Arte

Elementos do anúncio publicitário – Apostila 6 www.brenobrito.com

2

CHAMADA: “Agora você financia um sonho e pode levar dois”.

TEXTO: “Carro premiado – O Financiamento Premiado do Unibanco...”

ELEMENTOS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Antes de falarmos sobre planejamento visual gráfico é preciso que conheçamos os elementos que compõem um anúncio publicitário.

Um anúncio pode ser constituído de elementos conforme o tipo de mídia utilizada. Abaixo temos o exemplo de um anúncio de revista, que é composto dos seguintes elementos:

Vejamos uma explicação sobre cada um desses elementos:

Chamada: A chamada é a frase utilizada para atrair a atenção do leitor e despertar o interesse

do mesmo pelo restante do anúncio. Para isso deve ser concisa, rápida e envolvente. Geralmente fica na parte superior do anúncio em letras maiores ou destacadas. Dos elementos textuais, a chamada é aquele no qual deve ser inserido o teor criativo, a “sacada” no jargão publicitário.

Alguns livros trazerem o termo “título” em vez de chamada. Muitos profissionais também denominam esse item de “título”. Porém, prefiro classificá-lo como “chamada”.

ILUSTRAÇÃO

ASSINATURA

SLOGAN: “O Banco Único. Bancando seus sonhos

Page 3: DIREÇÃO DE ARTE - brenobrito.combrenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf · Já essa mesma frase aplicada num anúncio publicitário, você consegue imaginar

Curso: Publicidade e Propaganda Prof. Breno Brito Disciplina: Direção de Arte

Elementos do anúncio publicitário – Apostila 6 www.brenobrito.com

3

O título é uma síntese precisa do texto, que tem como função nomear o texto e

apresentá-lo ao leitor. Assim, ao ver uma reportagem cujo título é “Teresina combate marginalidade com incentivo ao esporte”, logo imaginamos que a reportagem vai tratar de como a cidade está diminuindo a marginalidade incentivando a prática esportiva.

Se o título fosse “Mais um buraco na cidade” podemos imaginar que iremos ler sobre as ruas da cidade que estão cheias de buraco ou do início das obras de um novo metrô, por exemplo. Já essa mesma frase aplicada num anúncio publicitário, você consegue imaginar o que está sendo anunciado? Rosquinhas. Não acredita, veja abaixo.

A confusão título e chamada não é à toa. Primeiro porque ambas aparecem como uma frase curta, antes de um texto e destacada em negrito ou num corpo maior. Segundo porque ambas objetivam despertar o interesse do leitor para o texto. Porém, na propaganda, nem sempre essa frase intitula de forma precisa o texto. Daí ser mais prudente atribuir o termo “chamada”, pois a frase chama o leitor para saber do que se trata no decorrer do texto.

Texto: Caracteriza-se por se a expressão do tema; é o desenvolvimento da idéia contida na

chamada. O texto tem como finalidade divulgar uma idéia ou vender um produto. Enquanto a chamada deve ser criativa, irreverente, o texto tende a ser mais objetivo. Mas é possível se fazer textos criativos também. O que importa é que ele seja bem redigido, claro e dentro da idéia principal contida no tema. Geralmente ao final do texto fazermos uma retomada da chamada.

Ilustração: Pode ser composta por imagens ou gravuras. Serve, geralmente, para ilustrar o

texto, deixando o leitor mais próximo de imaginar aquela situação.

Slogan: Frase concisa que caracteriza, um produto ou uma campanha. É curta e marcante.

Tem como característica ser fácil de entender e de fixar na mente do consumidor. Tem que ser direto, sem arrodeios, e capaz de fazer com que o leitor se recorde da marca, do produto ou da campanha que ele representa. Exemplos clássicos de slogans são os da Nike (Just do it), Bayer (Se é Bayer, é bom), C&A (Abuse, use C&A), Skol (A cerveja que desce redondo).

Assinatura: Assinatura nada mais é do que a identificação de quem assina a peça, ou seja, é

quem identifica o anunciante. Geralmente vem disposta no fim do anuncio. A assinatura deve ser de fácil identificação e visualização, pois de nada adiantaria o consumidor ser atraído pelo anúncio, mas não saber a marca do produto.

Page 4: DIREÇÃO DE ARTE - brenobrito.combrenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf · Já essa mesma frase aplicada num anúncio publicitário, você consegue imaginar

Curso: Publicidade e Propaganda Prof. Breno Brito Disciplina: Direção de Arte

Elementos do anúncio publicitário – Apostila 6 www.brenobrito.com

4

Portanto, de todos os elementos que compõem um anúncio publicitário, este é o

único que tem que constar em qualquer peça, em qualquer mídia. Porém, quando se trata de campanhas no formato teaser, geralmente a assinatura não aparece na primeira fase da campanha, já que o intuito desse artifício é gerar expectativa e curiosidade nos consumidores, mas na fase seguinte a assinatura deverá estar presente para revelar o autor (anunciante) daquela mensagem.

Esses são elementos básicos na estrutura de um anúncio, mas a disposição deles pode variar conforme a mídia. Em um outdoor, por exemplo, o texto é suprimido. No rádio não possui ilustração, em compensação usa sons: BG, trilha, música, jingle, etc. O ideal é utilizar os elementos certos para estruturar o anúncio, de acordo com a mídia escolhida.

* FONTE BIBLIOGRÁFICA:

HOFF, Tânia, GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária. São Paulo: Nobel, 2006.

TÍTULO

ILUSTRAÇÃO

ASSINATURA SLOGAN

TEXTO