digital carnival - detalhes de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas...

20

Upload: israel-degasperi

Post on 26-Jan-2015

112 views

Category:

Technology


0 download

DESCRIPTION

No 17º relatório da nossa série de pesquisa SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS, o The Digital Carnival, compartilharemos dados significativos do nosso primeiro estudo sobre os consumidores brasileiros. As páginas a seguir fornecerão detalhes de como eles se relacionam com as marcas e o que os motivam a assinar, “curtir” e “seguir”, de forma online, as marcas. The Digital Carnival fornecerá uma visão geral de:• Quando e como os consumidores brasileirosutilizam o e-mail, Facebook e Twitter

TRANSCRIPT

Page 1: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais
Page 2: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

2 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

O Carnaval reúne pessoas em uma experiência única de espetáculos e sons, e esta nova pesquisa reunirá as diversas formas de como o consumidor interage com as marcas brasileiras, pois a natureza desta celebração está carregada na cultura e é evidente em todos os aspectos do dia a dia dos brasileiros.

Page 3: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

3© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

VISÃO GERALNo 17º relatório da nossa série de pesquisa SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS, o The Digital Carnival, compartilharemos dados significativos do nosso primeiro estudo sobre os consumidores brasileiros. As páginas a seguir fornecerão detalhes de como eles se relacionam com as marcas e o que os motivam a assinar, “curtir” e “seguir”, de forma on-line, as marcas.

The Digital Carnival fornecerá uma visão geral de:

• Quando e como os consumidores brasileirosutilizam o e-mail, Facebook e Twitter

• O que motiva as interações do consumidordentro de cada um desses canais

• Como os profissionais de marketing podemrealizar uma comunicação mais eficiente emtodos esses canais

Também apresentaremos como os hábitos e preferências dos consumidores brasileiros diferem dos consumidores estudados nos relatórios anteriores. Nos países estudados até o momento (EUA, Reino Unido e Austrália) observamos que os comportamentos dos consumidores e os padrõesde consumo on-line são bastante semelhantes. Entretanto, alguns pontos que descobrimos sobre os consumidores brasileiros destaca-se com bastante singularidadenacomparação.

Entendendo o que leva os consumidores a utilizar o e-mail, Facebook e Twitter, obteremos uma compreensão fundamentada sobre cada canal de comunicaçãoquedominaomercadobrasileiro.E,pormeio da abordagem por e-mail, Facebook e Twitter, e a partir da perspectiva dos consumidores que se pretende engajar, é possível atender as respectivas necessidades e expectativas de comunicação, damelhor maneira possível.

Page 4: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

4 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

91% 26% SUBSCRIBERS:

Consumidores brasileiros on-line que utilizam e-mail, no mínimo, mensalmente e recebem em média, no mínimo, um e-mail por dia das empresas para as quais eles permitiram o envio.

FANS:

Consumidores brasileiros on-line com uma conta ativa no Facebook que se tornaram fãs (ou seja, “curtiram”), no mínimo, uma empresa ou marca no Facebook.

FOLLOWERS:

Consumidores brasileiros on-line com perfil ativo no Twitter que seguem, no mínimo, uma empresa ou marca no Twitter.

77%

DEFINIÇÃO DOS TERMOS SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS:

INTRODUÇÃONão há dúvida de que os brasileiros são únicos em vários aspectos – cultural, artístico e social, e também no modo on-line como interagem com as marcas. E, asim como a comemoração docarnaval reúne pessoas em uma experiência única de espetáculos e sons, esta nova pesquisa explora as várias facetas de como o consumidor interage com as marcas brasileiras, pois a natureza destacelebraçãoestácarregadanaculturaeéevidenteemtodosos aspectos do dia a dia dos brasileiros - incluindo a respectiva abordagemnainteraçãoon-line.

Como medimos o consumo on-line brasileiro? Um fator crítico e categórico que influencia o comportamento on-line é o acesso à Internet. De acordo com estatísticas mundiais* sobre a Internet, somente 42% dos brasileiros tem acesso a Internet. Para a maioria, fatores socioeconômicos e geográficos limitam o número de pessoas que têm acesso, resultando em um uso desequilibrado da Internet. Além disso,éimportanteobservarqueaadoçãoéenfaticamentedistorcidano sentido de adultos mais jovens, com poucos brasileiros de mais de 55 anos que acessam a Internet.

Embora 42% seja um percentual relativamente baixo em relação àpopulação total, esse número aumentou 16% em 2011 e, devidoà grande população do país, o Brasil se tornou o sétimo (7º)maiorpúblico de Internet no mundo. O Brasil é uma potência digital, mas os consumidores on-line estão apenas começando – e ainda deveser observado qual canal dominará o cenário. Além disso, por ter sido selecionado para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de2016,oBrasilprovavelmenteveráumarápidaevoluçãodigital.

Portanto, embora o Brasil seja classificado como um “mercado emergente” em vários aspectos, ele está bem longe disso no mundo digital. Os profissionais de marketing devem ser cautelosos nos próximosanoseacompanharcomoocrescimentodapenetraçãoon-line altera os perfis dos comportamentos, sentimentos e exposiçãodos consumidores. Quanto mais regiões, faixas etárias e classessocioeconômicas obtêm acesso à Internet, mais os profissionais de marketing deverão ser ágeis e conscientes para atender as expectativas dos consumidores brasileiros neste mercado on-line emergente. Não é necessário dizer que é uma época empolgante para conhecer seus clientes digitais!

*Estatísticas mundiais sobre a Internet, dezembro de 2011.

Nota: os números abaixo representam os consumidores com acesso a Internet. Os consumidores que não têm acesso a Internet não foram considerados.

Page 5: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

5© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

87%76%

92%83%

93%77%

66%

95%55%

28%

29%

24%

18-24

25-34

35-44

45-54

55+

15%

17%

SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS - BRASILEIROS (pOR IDADE)

AssinAnte e-mAil Fãs no FAcebook seguidores no twitter

95%

Para a maioria, fatores socioeconômicos e geográficos limitam o número de pessoas com acesso a internet, resultando em um uso desequilibrado. Além disso, é importante observar que a utilização é distorcida no sentido de ter adultos mais jovens e pouco brasileiros com mais de 55 anos que acessam a Internet.

Page 6: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

6 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br6

As primeiras atividades on-line do dia nos informam algo sobre as prioridades e motivaçõesdosconsumidoresnestemomentododia.Sejaofocoemnegócios,mídias sociais ou notícias – ao entender seu perfil é possível atendê-los de modo mais eficiente. Além disso, ao entender também como os consumidores acessam o conteúdo (dispositivo escolhido), ajuda ainda mais os profissionais de marketing a melhor compreender suas expectativas.

Embora os consumidores brasileiros on-line sigam, geralmente, o padrão “manhã digital” que emergiu em outros países onde realizamos a pesquisa SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS, as pessoas são mais socialmente orientadas que as pessoas nos EUA, Reino Unido ou Austrália. Também observamos uma maior variaçãoentreos indivíduos, assim, emboraexistampadrõesclaros, elesnãosão tão distintos quanto os indivíduos que emergiram de outros grupos de consumidores que estudamos até o momento.

Enquanto coletávamos os dados, fomos chamados a observar, primeiramente, o e-mail,umavezqueéonde46%daspessoascomeçamosseusdiasnainternet.IssoécomumnosEUA,ReinoUnidoeAustrália comoaprimeira verificaçãodo dia para a maioria dos consumidores on-line. Entretanto, observamos uma concentração bastante menor de consumidores brasileiros que vão diretoà caixa de entrada pela manhã. Isso é importante porque, mesmo com a alta adoçãodemídiassociais(queexaminaremosemmaisdetalhesnesterelatório),o e-mail permanece como primeira prioridade para o percentual mais elevado de consumidores que iniciam seus dias na internet.

Asredessociais(incluindoFacebook,Google+,OrkuteTwitter)captam36%dasatividades do consumidor brasileiro on-line, como o primeiro item da manhã e, o

Facebook, isoladamente, abrange 27% do referido valor. O Orkut, anteriormente popular no Brasil (em declínio atualmente) encontra-se bem abaixo nesta lista, captando somente 3% dos entrevistados. Além de focar no e-mail e nas redes sociais, alguns dos usuários on-line também acessam sites de notícias (7%) e sites de busca ou portais (7%) como primeiro item pela manhã. É fácil observar quehávárioscanaiscomandandoaatençãodosconsumidoresbrasileiros.

Agora que sabemos o que as pessoas acessam, é importante entender como elas acessam estes canais. A maior parte dos consumidores brasileiros (77%) utiliza seus computadores pessoais como o dispositivo escolhido pela manhã, seguido doscomputadoresnotrabalhoounainstituiçãodeensino(11%),comsomenteuma minoria discreta (8%) acessando o conteúdo por meio dos celulares. Um fator importante para os profissionais de marketing considerar é que várias pessoasesperamchegaraotrabalhoouàinstituiçãodeensinoparacomeçarseudia na internet –enfatizando ainda mais a relativa escassez de acesso à internet, especialmente nas áreas residenciais brasileiras.

Assim, o que isso significa para um profissional brasileiro de marketing como você? O e-mail – sendo dominante na manhã dos usuários de todos os países estudados até o momento – representa, tipicamente, um consumidor “mais sério”, com interesse em estabelecer as prioridades para seu dia e, embora o e-mail seja oprimeirocanaldigitalmatutinoparaumagrandepartedapopulaçãoBrasileiraon-line,aaltaconcentraçãodepessoasqueverificamprimeiramenteasredessociaismostra umamotivação cultural diferente. Demodo inquestionável, osbrasileiros são extremamente sociais, e esta pesquisa coloca em questão a frase: “o trabalho em primeiro lugar” (que também é típico nos outros países estudados) orientando igualmente o comportamento brasileiro na internet.

MANHÃ DIGITAL

Page 7: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

46%e-mAil

27%FAcebook

1%outro

7%PortAis de PesQuisA

1%site dA minHA

emPresA

2%sites de diVersão 4%

google+

2%twitter 7%

sites de notÍciAs3%

orkut

7© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

Um fator importante para os profissionais de marketing considerar é que várias pessoas esperam chegar ao trabalho ou à instituição de ensino para começar seu dia na internet –o que enfatiza ainda mais a relativa escassez de acesso à internet, especialmente nas áreas residenciais.

QUAL

É O

pRI

MEI

RO CA

NAL O

NL

INE QUE VOCÊ VERIFICA EM UM DIA COMUM?

De modo inquestionável, os brasileiros são extremamente sociais, e esta pesquisa coloca em questão a frase: “o trabalho em primeiro lugar” (que também é típico nos outros países estudados) orientando igualmente o comportamento brasileiro na internet.

Page 8: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

8 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

NOITE DIGITALNo período da noite, os consumidores brasileiros on-line são ainda mais diversificados do que pela manhã. O foco em atividades nas redes sociais e de entretenimento – é uma tendência que também observamos nos EUA, Reino Unido e Austrália, mas é mais acentuada no Brasil.

O e-mail é pré-definido por meio do Facebook como o principal canal digital no período da noite e é importante observar que este é o primeiro país estudado onde o e-mail não é a prioridade principal para os consumidores (tanto no período matutino quanto no período noturno). Ainda assim, nem todos os consumidores trocam mensagens pelo Facebook – pelo contrário, as verificações por meio onlinesão disseminadas em vários canais adicionais, incluindo sites de entretenimento, notícias e outras redes sociais.

Vinte e quarto por cento (24%) dos entrevistados afirmaram que o Facebook é o último canal acessado em seu dia, ao passo que o e-mail ocupaa segundaposição como “última verificação”mais frequente,com 17%. Embora a popularidade destes canais caia ao passar do dia, o Orkut, Twitter, sites de entretenimento e de notícias tem o número de acesso aumentado.

As atividades online a noite são altamente fragmentadas e parecem focar os interesses individuais dos consumidores. O e-mail é tipicamente visto como um meio sério, ao passo que os outros canais destacados neste relatório são apenas sociais. Ao observar os números, é visível que os brasileiros têm uma mentalidade mais equilibrada sobre trabalho/diversão que os consumidores nos EUA, Reino Unido e Austrália, conforme evidenciado pela troca pelas redes sociais ao final do dia. É possível que isso apresente um desafio para os profissionais de marketing, uma vez que buscam a conexão com os consumidores on-linedevidoàgrandevariedadedeplataformasquecapturamaatençãodeste tipo de consumidor.

O que permanece compatível é onde os consumidores brasileiros realizam as suas verificações diárias – 79%utilizam computadorespessoais e, diferentemente dos EUA, Reino Unido e Austrália, onde apenetraçãodainternetédisseminada, vários brasileiros realizam sua última verificação on-line um pouco antes ou depois do término do dia de trabalho, diferente da checagem antes de irem se deitar. Compreender quando e onde os consumidores efetuam a última verificação ao final do dia é importante para monitorar,continuamente, especialmente uma vez que o acesso a Internet se tornará mais disponível nos próximos meses e anos. É provável que os consumidorestroquemaverificaçãodigitalanoiteparaapenasumaaofinaldodia,conformeapenetraçãodaInternetsetornecadavezmais disseminada.

Page 9: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

9© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

24%FAcebook

17%e-mAil

1%outro

6%PortAl de PesQuisA

3%site dA minHA

emPresA

15%sites de diVersão

2%google+

8%twitter

11%sites de notÍciAs

13%orkut

QUAL É O ÚLTIMO CANAL ONLINE QUE VOCÊ VERIFICA EM UM DIA COMUM?

Page 10: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

10 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

Em todos os países analisados por meio da série de pesquisas SUBSCRIBERS, FANSANDFOLLOWERS,oe-mailéocanalmaispopulardecomunicaçãocomo consumidor (e talvez o mais confiável) e, embora as redes sociais certamente ajudem a movimentar o e-mail, o mesmo permanece como o canal mais compatívelcomascomunicaçõeson-linediáriasentreosbrasileiros.

Conforme a pesquisa, 87% dos consumidores on-line verificam seu e-mail, no mínimo,umavezpordiaeque68%compramcomoresultadodeumamensagemde marketing recebida por e-mail. O que é ainda mais interessante é que 53% dos consumidores brasileiros afirmam ter mais probabilidade de comprar a partir de uma empresa depois de terem assinado para receber os seus respectivos e-mails. Esta informação, sozinha, deveria convencer os profissionais de marketing acolocar em alta a importância do envio de e-mail marketing aos consumidores.

Entretanto,háumelementoadicionalaserconsiderado–enfatizarasrelaçõespessoais. Cinquenta e quatro por cento(54%) dos consumidores on-line afirmam que têm mais probabilidade de recomendar uma empresa a um amigo depois de assinar para receber os seus respectivos e-mails. É este efeito cascata do “boca a boca virtual” entre os consumidores on-line que pode provar um inestimável valor para as marcas, se adequadamente elaborado. Outros fatores a considerar ao planejar um estratégia de email marketing incluem:

Utilização: Oe-mailcertamenteéumrepositórioparatodasascomunicaçõeson-line. O e-mail é mais frequentemente utilizado para contatos pessoais entre os consumidoreson-line(76%),masmuitostambémoutilizamcomoumaferramentadecomunicaçãodenegócios(74%).Culturalmente,osbrasileiroscolocamgrandeênfasenasrelaçõespessoaisenacomunidade,portanto,nãoédesesurpreenderque um grande percentual de consumidores acesse o seu e-mail como um modo de estar em contato com seus contatos pessoais. O que é interessante e único é que a maioria dos consumidores brasileiros também reconhecem sua utilidade para fins profissionais.

Faixa etária: Os adultos jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, são os que apresentammenosprobabilidadedeefetuarumacomprapore-mail(60%)esãoos que apresentam menos probabilidade de verificar diariamente o e-mail (83%). Ao observar, novamente, os dados brasileiros sobre “manhã digital” e “noite digital”,estafaixaetáriatambémapresentamenosprobabilidadedecomeçarouterminar o dia com o e-mail. Porém não deixe que estes números o assustem

caso seja este o público-alvo de sua marca – há ainda um percentual significativo, pois resultados semelhantes foram registrados nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Esta tendência para que adultos mais jovens gravitem mais ao redor dos canais sociais reflete o seu estágio de vida.

O ponto favorável do engajamento por e-mail recai na faixa etária de 35 a 44 anos. Ela apresenta mais probabilidade de efetuar uma compra como resultado pelo recebimento de um e-mail (74%) e geralmente está mais à vontade com o e-mail comoummododecomunicação.

Motivação: As duas razões principais para os consumidores assinareme-mails marketing são:

• Receberdescontosoupromoções(60%)

• Receberavisossobrenovosprodutosoupróximoslançamentos(54%)

Embora incentivos monetários sejam um grande estímulo para os consumidores, eles também reconhecem valor em outros tipos de conteúdo. A chave é reconhecer a troca de valor inerente no e-mail. Geralmente, os consumidores não assinam o recebimento de e-mail para serem afiliados de empresas “da moda”, e nem o assinam como um meio de mostrar apoio a uma empresa (como é maisfrequentenasmídiassociais).Issosugereumadistinçãoentreoe-maileasredes sociais, que são mais públicos em sua natureza e uso – e, uma vez que os consumidoresreconhecemestadistinção,certifique-sedeelaboraramensagempara atender as expectativas do consumidor. Ao concordar em receber e-mails marketing de uma empresa, os consumidores querem saber exatamente o que receberãoemtrocaaofornecerosrespectivosendereçosdecorreioeletrônico.Declarando antecipadamente este valor, é possível estabelecer as expectativas dosassinantesparaseobterumarelaçãofavoráveleduradoura.

Seletividade: Emboraoe-mailestejaemexpansão,considereque62%dos entrevistados relataram que se tornaram mais seletivos sobre fornecer às empresasseuendereçodecorreioeletrôniconoúltimoano.Comaconcorrênciacrescente nas mensagens de email marketing e o critério elevado entre os consumidores, certifique-se de entender o que os consumidores realmente querem receber por e-mail, assim é possível ganhar e manter um lugar previlegiaJdo na sua caixa de entrada.

E-MAIL

Page 11: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

11© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

dos consumidores brasileiros afirmam que o e-mail pode ser viciante e que o verificam compulsivamente.

Para receber brindes, amostras grátis ou algo similar

Para receber descontos e promoções

Para manter-se atualizado com os produtos da empresa, serviços ou ofertas

Para receber avisos de novos produtos/serviços

Eu compro esta marca e/ou nesta empresa regularmente

Para ter acesso a conteúdo exclusivo

Para obter informações relacionadas a interesses pessoais, hobbies, etc.

Para receber alertas relacionados ao crescimento da empresa

Para uma maneira rápida e fácil “manter o meu dedo no pulso” da marca / empresa

Se alguém me recomenda esta marca ou empresa

Para mostrar a outras pessoas, o meu apoio a empresa

Para afiliar-se ao produto ou marca porque está na moda

60%

54%

53%

47%

44%

37%

31%

21%

19%

14%

13%

11%

CONSUMIDORES BRASILEIROS: MOTIVAÇÕES pARA RECEBER EMAIL MARKETINGO que leva o consumidor a fornecer o seu endereço de email para uma empresa?

41%

Page 12: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

12 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

O Facebook apresenta oportunidades e desafios únicos aos profissionais de marketing. É um canal social, assim os consumidores consideram bem-vinda a interação com as empresas. Contudo, os consumidores também“curtem” empresas devido a uma ampla variedade de razões – portanto,talvez seja difícil identificar o que os consumidores realmente esperam receber das empresas.

Entretanto, a boa notícia é que a maioria dos usuários brasileiros do Facebook é bastante nova no canal. Portanto, apresentam menos probabilidade de resistir a mensagens de marketing, uma vez que as marcas sempre foram parte da respectiva experiência no Facebook. Para garantir o sucesso, verifique se a estratégia no Facebook é planejada, relevante e se o conteúdo é de engajamento.

Utilização: O uso do Facebook no Brasil é bastante direto. Os consumidores o usam para:

• Comunicar-secomosseuscontatospessoais(79%)

• Reencontrarvelhosamigosoupessoasquemoramlonge(77%)

• Acompanharassuasvidassociais(67%)

• Passarotempo/Descontrair(64%)

Porém, assim como com o e-mail, a linha divisória entre o uso pessoal e profissional é confusa. Embora os consumidores vejam o Facebook como um canal social, 41% dos usuários ativos também o utilizam para fins de trabalho.

Faixa etária: Diferentemente do e-mail, onde o comportamento de compra é razoavelmente compatível em todo o grupo, os consumidores mais jovens apresentam mais probabilidade de efetuar uma compra como resultado do recebimento de uma mensagem pelo Facebook. Quarentapor cento (40%) dos consumidores na faixa etária de 18 a 24 anos e 42% dos consumidores com idade de 25 a 34 e de 35 a 44 anos efetuaram uma compra como resultado do recebimento de uma mensagem pelo Facebook. Devido ao uso mais baixo, este valor cai drasticamente ao observar os consumidores com mais de 45 anos.

Motivação: Os brasileiros não são tímidos em interagir com as empresas no Facebook – 89% dos usuários ativos do Facebook “curtiram” umaempresa no Facebook. Isso provavelmente é atribuído ao fato de que a interaçãocorporativasemprefoipartedaexperiênciadousuário.Estenívelde aceitação fornece aos profissionais de marketing uma oportunidademaior para o engajamento.

Semelhanteaoe-mail,asmotivaçõesprincipaispara“curtir”umaempresanoFacebook estão relacionadas a economizar dinheiro. Mas os consumidores também “curtem” empresas como um meio de manter-se atualizados sobre osseusprodutos,serviçoseofertas(46%),monitarosnovosprodutoseosfuturoslançamentos(44%),bemcomoobteracessoaconteúdoexclusivo(37%).

Embora isso pareça óbvio, é fácil negligenciar o fato de que váriosconsumidores que “curtem” sua empresa no Facebook já entraram em contato com a marca por meio de outros canais. Estas pessoas devem ser seus maiores fãs, uma vez que os consumidores que dão um passo extra para “curtir” sua marca no Facebook estão indicando algo sobre eles – eles querem se afiliar à sua marca. Esse é um apoio público, e com os consumidores orientados pela relação já existente, sem dúvida seráextremamente valioso para seu negócio. Planeje como encorajar este tipo deapoioemobilização.

Seletividade: Cinquenta e quarto por cento (54%) dos consumidores brasileiros on-line relatam que se tornaram mais seletivos sobre quais empresas “curtem” no Facebook, no último ano. Devido à tendência semelhantenoe-mail,écertoestimarqueumdeterminadoníveldecansaçofoi estabelecido nestes públicos – “curtir” uma empresa não é mais uma experiência inovadora. Atualmente, isso exige um nível de exame detalhado por parte do consumidor.

Isso significa que os profissionais de marketing devem reconhecer e rastrear asrazõespelasquaisosfãs“curtem”umaempresaeentregarconteúdoqueseja compatível com as suas expectativas. É um conceito simples na prática – caso sejam prometidos descontos como um meio de desenvolvimento de uma base de fãs.

FACEBOOK

Page 13: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

13© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

FACEBOOK X ORKUTEmbora este relatório seja parte de uma série que analisa e-mail, Facebook e Twitter, foi solicitado que avaliássemos comportamentos e sentimentos em relação ao Orkut,devido à sua notoriedade anterior e prolongada como uma rede social no Brasil.

O Orkut foi o primeiro canal de mídia social intuitiva adaptadoaoidiomaportuguêsesuaadoçãosedisseminourapidamente no Brasil. Ele permitiu às pessoas ampliar suas vidas sociais com facilidade na esfera digital.

Com o passar do tempo, o Orkut falhou em se desenvolver com as expectativas dos consumidores (particularmente devidoàsuarelaçãoaumaadoçãointernacionalmaior),assim os consumidores começaram amigrar parao Facebook. De acordo com o comScore*, em dezembro de 2011, o Facebook ultrapassou o Orkut como a rede social mais popular no Brasil. Embora o Orkut mantenha certa popularidade, somente 17% dos consumidores on-line relatam que efetuaram uma compra como resultado de uma mensagem de marketing recebida através do referido canal – mostrando um potencial bastante inferior em orientar o ROI de marketing. Isso não necessariamente permite que os profissionais de marketing “abandonem o navio”, mas merece atençãoextra sobre as tendências de crescimento ou declínio do Orkut nos próximos meses.

Para receber brindes, amostras grátis ou algo similar

Para receber descontos e promoções

Para manter-se atualizado com os produtos da empresa, serviços ou ofertas

Para receber alertas sobre novos produtos/serviços

Por que eu compro esta marca e/ou nesta empresa regularmente

Para ter acesso a conteúdo exclusivo

Para obter informações relacionadas a interesses pessoais, hobbies, etc.

Para receber alertas sobre o crescimento da empresa

Para ter um forma rápida de acessar a empresa

Por que alguem me recomendou

Para mostrar as pessoas o meu apoio a esta empresa/marca

Por que a marca/empresa está na moda

51%

47%

46%

44%

37%

36%

35%

24%

20%

17%

16%

14%

CONSUMIDORES BRASILEIROS: MOTIVAÇÕES pARA “CURTIR”O que os levam a “curtir” uma empresa ou marca no Facebook?

A boa notícia é que a maioria dos usuários brasileiros do Facebook é bastante nova

no canal. Portanto, apresentam menos probabilidade de resistir a mensagens

de marketing, uma vez que as marcas sempre fizeram parte do Facebook.

*http://www.comscore.com/Press_Events/Press_Releases/2012/1/Facebook_Blasts_into_Top_Position_in_Brazilian_Social_Networking_Market

Page 14: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

14 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

Dos consumidores brasileiros on-line, 35% são usuários ativos do Twitter – este percentual é mais alto do que em qualquer outro país estudado na série SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS e, exclusivamente, o uso do Twitter permanece compatível com o e-mail e Facebook, em termos de como os usuários abordam este canal. Nos EUA, Reino Unido e Austrália, o Twitter não é tipicamente utilizado para conectar-se com os contatos pessoais, mas no Brasil ele é utilizado para esse fim. Mesmo assim, 40% dos usuários do Twitter (14% de todos os consumidores brasileiros on-line) reconhecem que ele não é um meio eficaz de estar em contato com a maioria dos amigos.

Então,oquetudoissosignifica?Emborareconheçamquenãoéamelhor forma de manter contato, os consumidores brasileiros on-line não conseguem evitar as redes sociais! Eles geralmente não excluem qualquer canal como um meio potencial para conectar-se aos amigos ou para planejar seus programas de lazer. Se um canal os manter mais bem conectados, eles estão dispostos a considerá-lo. Veja abaixo como os consumidores brasileiros utilizam o Twitter:

Utilização: Não é de se surpreender que a razão mais popular para o uso do Twitter pelos consumidores seja conectar-se aos amigos(58%).Outrasrazõespopularessão:

• Recebernotíciasatualizadas(53%)

• Passarotempo/Descontraír(50%)

• Reencontrarvelhosamigos(49%)

• Acompanharavidasocialdosseusamigosdiariamente(46%)

Faixa etária: Tanto com o Facebook quanto com o e-mail, a idade desempenha um papel importante ao analisar o uso do Twitter no Brasil. Os consumidores na faixa etária de 25 a 34 anos são usuários mais ativos no Twitter (40%), diretamente seguidos em 34% pela faixa etária de 18 a 24 anos e 33% para a faixa etária de 35 a 44 anos. Conforme observamos com o Facebook, o uso cai, significativamente, ao observarmos os consumidores na faixa etária de 45 anos ou mais.

Motivação: Setenta e cinco por cento (75%) dos usuários do Twitter “seguem” uma empresa. O Twitter segue a mesma tendência observada no Facebook e no e-mail, onde os consumidores são motivadosporpromoções.Éuniversal–osconsumidoresbuscamdescontos e brindes das empresas, quando e onde estes possam ser obtidos, independente do canal. Outras motivações para“seguir”incluemreceberinformaçãoantecipadadenovosprodutosou lançamentos futuros (44%)ou receberatualizaçõessobreosprodutos,serviçosouofertasdasempresas(42%).

Seletividade: Semelhante aos usuários de e-mail e do Facebook, os usuários do Twitter também se tornaram mais seletivos sobre quais empresas “seguir” no Twitter (55%). No entanto, há potencial para bastante valor agregado. Cinquenta e oito por cento(58%) dos usuários do Twitter afirmam que sempre lêem as postagens de suas marcas favoritas, ao passo que 53% afirmam que têm mais probabilidade de recomendar uma empresa a um amigo depois de “segui-la” no Twitter.

TWITTER

Page 15: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

15© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

CONSUMIDORES BRASILEIROS: MOTIVAÇÕES pARA SEGUIRO que os levam a seguir uma empresa ou marca no Twitter?

Para receber brindes, amostras grátis ou algo similar

Para receber descontos e promoções

Para manter-se atualizado com os produtos da empresa, serviços ou ofertas

Para receber alertas sobre novos produtos/serviços

Por que eu compro esta marca e/ou nesta empresa regularmente

Para ter acesso a conteúdo exclusivo

Para obter informações relacionadas a interesses pessoais, hobbies, etc.

Para receber alertas sobre o crescimento da empresa

Para ter um meio rápido de acessar a empresa

Por que alguem me recomendou

Para mostrar as pessoas o meu apoio a esta empresa/marca

Por que a marca/empresa está na moda

49%

44%

43%

42%

38%

36%

31%

26%

24%

22%

21%

18%

Page 16: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

16 © 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

Conforme os consumidores se tornam mais seletivos com quem compartilham informações, o processo de permissionamento torna-se mais fundamental do que nunca.

Os consumidores querem que essa interação seja divertida e de entretenimento. Ofereça aos fãs a oportunidade de sentirem que estão realmente interagindo com a marca da sua empresa e não sendo apenas expectadores de simples apresentações de produtos.

Mostre o lado mais despojado do seu negócio sendo informal e amigável no Twitter. Este é o lugar certo para testar novos conteúdos e os limites da sua marca.

Page 17: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

17© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

ENGAJAMENTOE-mail, Facebook e Twitter são canais únicos que têm o potencial para inspirar engajamento do consumidor para o sucesso nos negócios. Mas você tem que tomar o caminho certo, pois cada canal é úncio.

reCoMendaçõeS para e-Mail:

A caixa de entrada é o local de reunião para todos os assuntos pessoais e profissionais. Embora os consumidores possam tratar as mensagens diferentemente, em termos de prioridade, com base no remetente (exemplo: e-mail do chefe),

a caixa de entrada sempre permite a entrega de comunicaçõespersonalizadas.

Quandosetratadereceberpropostasdemarcas,obteracessoaconteúdo exclusivo ou simplesmente estar a par das últimas ofertas de uma empresa, o e-mail é o modo mais comum para mudar a direçãodopensamentodoconsumidor.

Obterpermissãoeconfiançaéessencialparamanterumarelaçãosólida com a base de assinantes. Conforme os consumidores se tornam mais seletivos com aqueles com quem compartilham informações,apermissãobaseadaemmarketingse tornoumaisfundamental do que nunca.

reCoMendaçõeS para o FaCebook:

O uso do Facebook gira, predominantemente, ao redor das vidas sociais dos consumidores (conectar-se aos amigos e à família) com pequena ênfase na buscapor informações ou em tarefas relativas aotrabalho e, uma vez que um fã “curte” sua marca no

Facebook, ele espera receber mensagens de marketing. Embora esta seja uma boa notícia para os profissionais de marketing, ela também está atrelada a um nível maior de responsabilidade.

Os consumidores querem interagir com você de um modo que seja compatível com o ambiente do Facebook. Eles querem que

essa interação seja divertida e de entretenimento. Ofereça aosfãs a oportunidade de se sentirem como se estivem interagindo com a marca de sua empresa – não apenas mostrando produtos. O Facebook também oferece uma oportunidade maior para orientar os consumidores a se tornarem assinantes por e-mail. Os consumidores apresentam mais probabilidade de comprar como resultado do recebimento de email marketing, sendo assim obtenha vantagens a partir das oportunidades em todos os canais para atingir o maior potencial das suas mensagens personalizadas e direcionadas.

Um último conselho sobre estratégia no Facebook: poste um conjunto equilibrado de tópicos, assim o conteúdo que aparece no Feed de notícias não se tornará unilateral.

reCoMendaçõeS para o twitter:

É possível que o Twitter atinja um número menor de usuários que o e-mail ou o Facebook, mas isso, certamente, não diminui seu valor como um canal. Ele simplesmente impacta o modo pelo qual deve ser realizado o engajamento com o

público.Amotivaçãocultural principal para a interaçãoon-line éconectar-se aos contatos pessoais. Isso não mudou, mas, como a adoçãodoTwitternãoéamplamentedisseminadacomooe-mailou o Facebook, os usuários são mais abertos a diferentes tipos de interações. Isso apresenta uma ampla oportunidade para oengajamento dos consumidores.

Mostre o lado mais brilhante de seu negócio sendo informal e amigável no Twitter. Este é o lugar para testar novo conteúdo e, realmente, testaros limitesdesuamarca.Emboraa restriçãode140 caracteres do Twitter exija brevidade, é um meio eficaz de orientar os consumidores a outros pontos de engajamento.

Page 18: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

18© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

SUBSCRIBERS, FANS AND FOLLOWERS BRASILEIROS - INTEGRADOS

47.6%subscribers

& FAns

23.7%subscribers,

FAns & Followers

1.3%subscribers &

Followers

1.2%FAns &

Followers

5.2%FAns

91% AssinAntes de emAil 77% Fãs no FAcebook 26% seguidores do twitter3% nenHumA dAs oPções AcimA

18.4%subscribers

Os consumidores não esperam grandes mudanças nas comunicações realizadas por email, Facebook e Twitter, mas, uma vez que os consumidores estão presentes em todos esses canais, você deve ser extremamente cuidadoso para integrar - e não duplicar - a mensagem em todos esses canais.

Page 19: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

19© 2012 ExactTarget | www.ExactTarget.com.br

CONCLUSÃOO e-mail domina, de modo consistente, o mercado consumidor on-line brasileiro, em termos de alcance e frequência de uso. Porém, os consumidores também estão altamente engajados com o Facebook e o Twitter, assim, embora o e-mailpossaserconsideradodominante,ajustaposiçãosignificativaentreoscanaissomentereforçaaidéiadequeo e-mail, Facebook e Twitter devem ser utilizados em conjunto. Para obter sucesso neste ambiente envolvente de “DigitalCarnival”,continueaadotarumaabordagemqueagreguecamadasdecomunicaçãoemmúltiploscanais.Os consumidores não estão isolados – então, por que você deve estar?

Lembre-se de que, independentemente do canal, os mesmos princípios gerais de marketing se aplicam quando se tratadeconteúdorelevantedeengajamento.Osconsumidoresnãoesperamgrandesdiferençasnascomunicaçõesefetuadaspore-mail,FacebookepeloTwitter,mas,umavezqueosconsumidoressesobrepõemconsideravelmenteentre os canais, você deve ser extremamente cuidadoso para integrar – e não duplicar – a mensagem em todos os canais. Desenvolvendoospontosfortesdocanalegarantindoquesuascomunicaçõesunifiquemamarcaemtodososcanais,épossívelevitarareciclagemdomesmoconteúdo,construindoassimrelaçõesmaisprofundasesignificativascom seus clientes e potenciais clientes.

Para obter sucesso neste cenário envolvente, continue a adotar uma abordagem que agregue camadas de comunicação em múltiplos canais.

Page 20: Digital carnival -  detalhes  de como os consumidores brasileiros se relacionam com as marcas nas mídias sociais

Este documento não pode ser copiado sem o consentimento prévio por escrito da ExactTarget. © 2012 ExactTarget.

www.ExactTarget.com.br

ConeCte-se aos seus Clientesde formasiGnifiCatiVa

Conectar-se aos consumidores por meio de canais de marketing interativo pode ser difícil, mas, a ExactTarget pode ajudar a sua empresa a enfrentar este desafio. Hoje os consumidores possuem um megafone na internet, onde através de milhares de tweets, posts no Facebook, emails, eles discutem sobre a sua marca e isto não demora a gerar um significativo impacto para a sua imagem.

Vocêprecisadeumasoluçãoágilparaconectar-secomseusconsumidorese, para isto, a ExactTarget desenvolveu o Interactive Marketing Hub, uma nova categoria de software que apoia os profissionais de marketing na resoluçãodessesdesafios,atravésdaintegraçãodosdiversoscanaisdemarketing interativo - email, mobile, social, sites. Ajudamos a transformar comunicações isoladas demarketing emmilhares de clientes únicos etotalmente integrados.

Pronto para conectar-se aos seus clientes?

entre em contato conosco, hoje mesmo, pelo telefone (11) 4191-3132 ou saiba mais em www.exacttarget.com.br