diferenças entre as sociedades anônimas e os demais tipos societários

6
- DIFERENÇAS ENTRE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS E OS DEMAIS TIPOS SOCIETÁRIOS A sociedade anônima é regida pela Lei nº 6.404/1976, sendo complementada pela Lei nº 10.303/2001. De acordo com o artigo 1º da Lei 6.404/1976: “A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas” Portanto, trata-se de uma companhia com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e seus sócios possuem responsabilidade limitada ao valor de suas ações. É dividida em S.A. de capital aberto quando seus valores mobiliários são devidamente registrados e podem ser negociados na bolsa de valores ou mercado de balcão, e deve ter no mínimo três sócios, ou S.A. de capital fechado que são sociedade pequenas que não podem ter suas ações negociadas no mercado tendo no mínimo dois sócios. A sociedade anônima tem seu controle definido por acionistas com direito a voto. Acionista controlador tem a maioria do capital votante e a administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria, podendo ser eleito diretor pessoa natural residente no país, acionista ou não e a posse do conselheiro de administração residente ou domiciliado no exterior fica condicionada à constituição de representante residente no país. A dissolução se dá de pleno direito, por decisão judicial e por decisão de autoridade administrativa competente. Incorporação, fusão e cisão são formas de dissolução. Dissolvida a sociedade, procede-se à liquidação judicial ou extrajudicial. O ativo restante é dividido entre os acionistas na proporção de suas ações. - SOCIEDADE LIMITADA KEYNON OLIVEIRA DUARTE – FAIESP – 8º SEMESTRE – MATUTINO

Upload: keynon

Post on 24-Dec-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Comentários a Lei nº 6.404/1976

TRANSCRIPT

Page 1: Diferenças Entre as Sociedades Anônimas e Os Demais Tipos Societários

- DIFERENÇAS ENTRE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS E OS DEMAIS TIPOS SOCIETÁRIOS

A sociedade anônima é regida pela Lei nº 6.404/1976, sendo complementada pela Lei nº 10.303/2001.

De acordo com o artigo 1º da Lei 6.404/1976:

“A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas”

Portanto, trata-se de uma companhia com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e seus sócios possuem responsabilidade limitada ao valor de suas ações.

É dividida em S.A. de capital aberto quando seus valores mobiliários são devidamente registrados e podem ser negociados na bolsa de valores ou mercado de balcão, e deve ter no mínimo três sócios, ou S.A. de capital fechado que são sociedade pequenas que não podem ter suas ações negociadas no mercado tendo no mínimo dois sócios.

A sociedade anônima tem seu controle definido por acionistas com direito a voto. Acionista controlador tem a maioria do capital votante e a administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria, podendo ser eleito diretor pessoa natural residente no país, acionista ou não e a posse do conselheiro de administração residente ou domiciliado no exterior fica condicionada à constituição de representante residente no país.

A dissolução se dá de pleno direito, por decisão judicial e por decisão de autoridade administrativa competente. Incorporação, fusão e cisão são formas de dissolução. Dissolvida a sociedade, procede-se à liquidação judicial ou extrajudicial. O ativo restante é dividido entre os acionistas na proporção de suas ações.

- SOCIEDADE LIMITADA

A sociedade Limitada é regida pela Lei nº 10.406/2002 – Código Civil (arts. 1.052 a 1.087). Sendo uma sociedade empresária de pessoas ou de capital, com finalidade lucrativa.

Seu capital social é dividido em quotas não existindo previsão legal para capital mínimo. O capital social pode ser aumentado se estiver totalmente integralizado, com direito de preferência para que os sócios mantenham a participação societária original. O capital também pode ser reduzido se houver perda ou se for excessivo em relação ao objeto social.

A responsabilidade de seus sócios é limitada ao capital integralizado ou Ilimitada e solidária: caso não haja a integralização do capital social.

KEYNON OLIVEIRA DUARTE – FAIESP – 8º SEMESTRE – MATUTINO

Page 2: Diferenças Entre as Sociedades Anônimas e Os Demais Tipos Societários

Seu controle é definido pelo número de quotas. As deliberações são tomadas em reunião (até 10 sócios) ou em assembleia (mais de 10 sócios). A sociedade pode ser administrada por não sócio se houver cláusula permissiva no contrato. O estrangeiro poderá ser indicado como administrador e somente poderá exercer essa função se possuir visto permanente e não estiver enquadrado em caso de impedimento para o exercício da administração.

A dissolução se dá por: vencimento do prazo de duração; consenso unânime dos sócios; deliberação por maioria absoluta dos sócios, na sociedade por prazo indeterminado; falta de pluralidade de sócios; extinção de autorização para funcionar; decisão judicial; ou falência (art. 1.033, art. 1.034 e art. 1.087 do Código Civil). Dissolvida a sociedade, procede-se à liquidação judicial ou extrajudicial. O ativo restante é dividido entre os sócios na proporção de suas quotas.

Sociedade em Comum

São sociedades que ainda não tem seus atos constitutivos inscritos na Junta Comercial ou outro órgão responsável pelo Registro e são regidas pelo Novo Código Civil e pelas normas das sociedades Simples.

Sociedade em Conta de Participação

A sociedade em conta de participação é a sociedade formada entre o sócio ostensivo, uma empresa e os sócios participantes, investidores, para a realização de um determinado negócio. Somente o sócio ostensivo fica responsável perante terceiros pelas obrigações da sociedade, sendo o sócio participante responsável somente perante o sócio ostensivo. Desta forma perante terceiros, fornecedores, funcionários e órgão públicos somente existem o sócio ostensivo e a sociedade somente tem valor entre os sócios. Este tipo de sociedade não necessita de registro, basta somente o contrato entre os sócios e qualquer registro que tenha não lhe confere personalidade jurídica.

O sócio participante não pode tomar parte nas relações do sócio ostensivo com terceiros, sob pena de responder solidariamente com este pelas obrigações em que intervier. Podendo, contudo fiscalizar a gestão dos negócios sociais.

Aplica-se à sociedade em conta de participação, subsidiariamente e no que com ela for compatível, o disposto para a sociedade simples, e a sua liquidação rege-se pelas normas relativas à prestação de contas, na forma da lei processual.

Em resumo a sociedade em conta de participação é a união formada por uma empresa que seria o sócio ostensivo e os sócios participantes que entram com certo investimento, para a realização de um negocio. A participação dos sócios deve ser controlada em conta especial e apos apurado os resultados, este será distribuído de acordo com participação de cada sócio.

KEYNON OLIVEIRA DUARTE – FAIESP – 8º SEMESTRE – MATUTINO

Page 3: Diferenças Entre as Sociedades Anônimas e Os Demais Tipos Societários

Sociedade Simples

A sociedade Simples são as denominadas anteriormente de Sociedade Civil, e são constituídas com a finalidade de prestação de serviços. Esta sociedade deve ter seus atos constitutivos registrados nos órgãos de Registro.

Estas sociedades são regidas por normas próprias das Sociedades Simples de acordo com o Estabelecido no Novo Código Civil.

Sociedade em Nome Coletivo

As Sociedades em Nome Coletivo são sociedades formadas unicamente por pessoas físicas, sendo que os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros os sócios podem limitar entre si as suas responsabilidades no contrato social.

Esta Sociedade ser regerá pelo Novo Código civil.

Sociedade em Comandita Simples

A sociedade em comandita Simples é uma sociedade formada por dois tipos de sócios os Comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais e os Comanditários, obrigados somente pelo valor da sua Quota. Neste tipo de contrato devem ser descriminados os sócios Comanditados e os Comanditários.

Os sócios Comanditários não podem praticar atos em nome da sociedade e nem ter seus nomes como parte da firma social, sob pena de ficar sujeito a responsabilidade dos sócios Comanditados.

Estas sociedades regem-se pelas normas da sociedade em Nome Coletivo e pelo Novo Código Civil

Sociedade em Comandita por Ações

A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima, e opera sob firma ou denominação. Somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade. Os diretores serão nomeados no ato constitutivo da sociedade, sem limitação de tempo, e somente poderão ser destituídos por deliberação de acionistas que representem no mínimo dois terços do capital social.

KEYNON OLIVEIRA DUARTE – FAIESP – 8º SEMESTRE – MATUTINO

Page 4: Diferenças Entre as Sociedades Anônimas e Os Demais Tipos Societários

Sociedade Cooperativa

A sociedade cooperativa reger-se-á pelo disposto no Novo Código Civil, ressalvada a legislação especial. São características da sociedade cooperativa:

I - variabilidade, ou dispensa do capital social;

II - concurso de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, sem limitação de número máximo;

III - limitação do valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar;

IV - intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança;

V - quorum, para a assembléia geral funcionar e deliberar, fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado;

VI - direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação;

II - distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado;

VIII - indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.

Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada.

É limitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações.

É ilimitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.

No que a lei for omissa, aplicam-se as disposições referentes à sociedade simples, resguardadas as características estabelecidas no art. 1.094.

KEYNON OLIVEIRA DUARTE – FAIESP – 8º SEMESTRE – MATUTINO