didatica atv 04 johann heinrich pestalozzi

1
VALOR 6,0/ NOTA 6,0 Johann Heinrich Pestalozzi foi um grande pioneiro da pedagogia ao propor uma educação para todos, quando o ensino era um privilégio, e o afeto e o amor como base da relação educador e aluno, numa época de castigos físicos. Segundo Pestalozzi, o amor e o afeto seriam os gatilhos para fazer com que a criança despertasse suas habilidades inatas. Para tanto, a escola deveria ser um ambiente de segurança, amor e afeto, onde a criança pudesse se desenvolver. Logo, se para ele a criança trás idéias inatas, Pestalozzi não a via como a “tabula rasa”, o desenvolvimento aconteceria de dentro para fora e seria, em grande parte, conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática e na vivência intelectual, sensorial e emocional do conhecimento. Para ele, as necessidades e aptidões das crianças variam com a idades e o processo de aprendizado deverá considerar estas etapas. Seu método pedagógico, é sempre associado à idéia do “aprender fazendo” e de “partir do mais simples para o complexo”, num aprendizado gradativo. É um pedagogo que inova, e ainda hoje, causa polêmica ao colocar amor e afeto ao lado de técnicas e métodos.

Upload: aline-totti

Post on 29-Jun-2015

1.184 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Didatica atv 04 johann heinrich pestalozzi

VALOR 6,0/ NOTA 6,0Johann Heinrich Pestalozzi foi um grande pioneiro da pedagogia ao propor uma

educação para todos, quando o ensino era um privilégio, e o afeto e o amor como base da relação educador e aluno, numa época de castigos físicos.

Segundo Pestalozzi, o amor e o afeto seriam os gatilhos para fazer com que a criança despertasse suas habilidades inatas. Para tanto, a escola deveria ser um ambiente de segurança, amor e afeto, onde a criança pudesse se desenvolver. Logo, se para ele a criança trás idéias inatas, Pestalozzi não a via como a “tabula rasa”, o desenvolvimento aconteceria de dentro para fora e seria, em grande parte, conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática e na vivência intelectual, sensorial e emocional do conhecimento. Para ele, as necessidades e aptidões das crianças variam com a idades e o processo de aprendizado deverá considerar estas etapas. Seu método pedagógico, é sempre associado à idéia do “aprender fazendo” e de “partir do mais simples para o complexo”, num aprendizado gradativo.

É um pedagogo que inova, e ainda hoje, causa polêmica ao colocar amor e afeto ao lado de técnicas e métodos.