dicas, informaÇÕes e recomendaÇÕes para 03 o …concrevit.com.br/site/folder.pdf · na laje,...

2
DICAS, INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA O CORRETO RECEBIMENTO E APLICAÇÃO DE: CONCRETO DOSADO EM CENTRAL A não execução de cura nas estruturas concretadas, por parte do comprador, acarretarão, em 99% dos casos, o aparecimento de fissuras em função da retração hidráulica do concreto. Caso ocorram fissuras no pe- ríodo entre 1 a 3 horas após o lançamento do concreto, as mesmas deverão ser fechadas de imediato com utilização de uma desempenadeira, borri- fando-se água sobre o local com uma trincha. Não jogue este impresso em via pública 03 Tenha a certeza de que 03 Tenha a certeza de que Sobre a estrutura que será concretada Sobre o recebimento e aplicação do concreto Tenha a certeza de que fazemos o melhor para você Fale com a gente: [email protected] Nenhum tipo de concreto é IMPERMEÁVEL, e desde já, o cliente fica ciente de que no caso de laje exposta ao tempo, é necessá- rio executar serviços de impermeabilização e/ou telhamento. Isto posto, sob nenhuma hipótese o CLIENTE responsabilizará a CONCREVIT por eventuais vazamentos na laje, onde utilizou o concreto fresco fornecido por ela. Mod. 57 - Rev. 07/13” por ser um material de nossa política da qualidade.

Upload: lynhi

Post on 21-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DICAS, INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA 03 O …concrevit.com.br/site/folder.pdf · na laje, onde utilizou o concreto fresco fornecido por ela. ... acarretarão retenção de

DICAS, INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA O CORRETO RECEBIMENTO E APLICAÇÃO DE:

CONCRETO DOSADO EM CENTRAL

A não execução de cura nas estruturas concretadas, por parte do comprador, acarretarão, em 99% dos casos, o aparecimento de fissuras em função da retração hidráulica do concreto.

Caso ocorram fissuras no pe-ríodo entre 1 a 3 horas após o lançamento do concreto, as mesmas deverão ser fechadas de imediato com utilização de uma desempenadeira, borri-fando-se água sobre o local com uma trincha.

Não

jogu

e es

te im

pres

so e

m v

ia p

úblic

a

03 Tenha a certeza de que03 Tenha a certeza de que

Sobre a estrutura que será concretada

Sobre o recebimento e aplicação do concreto

Tenha a certeza de quefazemos o melhor para você

F a l e c o m a g e n t e : m a r k e t i n g @ c o n c r e v i t . c o m . b r

Nenhum tipo de concreto é IMPERMEÁVEL, e desde já, o cliente fica ciente de que no caso de laje exposta ao tempo, é necessá-rio executar serviços de impermeabilização e/ou telhamento. Isto posto, sob nenhuma hipótese o CLIENTE responsabilizará a CONCREVIT por eventuais vazamentos na laje, onde utilizou o concreto fresco fornecido por ela.

Mod

. 57

- Rev

. 07/

13”

por s

er u

m m

ater

ial d

e no

ssa

polít

ica

da q

ualid

ade.

Page 2: DICAS, INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA 03 O …concrevit.com.br/site/folder.pdf · na laje, onde utilizou o concreto fresco fornecido por ela. ... acarretarão retenção de

Sobre o recebimento e aplicação do concreto02 Sobre o recebimento e aplicação do concreto020101 Sobre a estrutura

que será concretadaSobre a estrutura que será concretada

Sempre que for utilizado o equipa-mento Bomba Estacionária ou Lan-ça o cliente deverá fornecer 1 (um) saco de cimento para preparação da argamassa de lubrificação da tubulação.

Adensar adequadamente o concre-to, com vibradores de agulha ou socando energicamente, para que não se formem ninhos ou brocas na estrutura a ser concretada. Este adensamento deve ser feito de tal forma que o concreto preencha todos os espaços existentes nas formas.

Verificar se o escoramento está executado de maneira segura na intenção de evitar a deformação da forma e consequentemente da estrutura.

Preparar o local onde será descar-regado o concreto. Não poderá ser descarregado em vias públicas (ruas - praças - calçados). Deverá ser lançado sobre caixa de madeira ou madeirite, caso contrário estará sujeito a multas municipais.

Nas lajes pré-moldadas, molhar as lajotas cerâmicas com bastante água, antes do lançamento do concreto.

O acabamento superior das lajes deverá ser feito com sarrafo ou régua e desempenadeira exercen-do uma pressão enérgica sobre o concreto espalhado.

Após o término da aplicação do concreto o mesmo deve ser prote-gido contra mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, chuvas torrenciais, choque de vibrações de intensidade tal que provoque fissuras na superfície do concreto.

A cura do concreto deverá ser iniciada assim que o concreto su-portar ser molhado. Quanto mais inundar a peça concretada, melhor será a cura. A confecção de um cordão de argamassa na periferia das lajes ajudará a manter um lençol d’água permanente sobre a laje. Esta cura deverá estender por 7 (sete) dias.

A trabalhabilidade do concreto (abatimento), deverá estar em con-formidade com o descrito na nota fiscal de entrega.

Não aplicar concreto nas estru-turas, com tempo de preparação superior às 3h30min. Este tempo é contado a partir da hora de saída da usina e está descrito na nota fiscal.

Antes de iniciar a descarga, mis-turar bem o concreto, deixando a betoneira girar em alta rotação por um período de 3 a 4 minutos.

A adição de água ao concreto, na obra, somente será permitida até o valor máximo descrito na nota fiscal antes do início da con-cretagem. A adição de água em excesso, por solicitação do cliente (comprador), acarretará queda de resistência do concreto e eximirá a CONCREVIT da responsabilidade sobre o mesmo.

No caso de lajes pré-moldadas, o escoramento deverá prever uma contra flecha para compensar a deformação após a concretagem.

A equipe de pedreiros deverá estar dimensionada adequadamente de modo a lançar o concreto nas estruturas de forma contínua e munida de equipamentos e ferra-mentas para espalhamento, com-pactação (vibração) e nivelamento do concreto.

Implantar mestras nas lajes, para evitar que a espessura do concreto exceda o volume contratado, que seja uniforme e se evite a formação de depressões na superfície que acarretarão retenção de água da chuva sobre a mesma.