dica roma

3
Dicas _ Itália 1. Roma - Comprar os ingressos do Coliseu+Palatino e Museo do Vaticano antes para evitar filas: http://www.coopculture.it/colosseo-e- shop.cfm - No Coliseu tem uma visita guiada que só dá parar agendar por telefone, para visitar o subterrâneo (ipogeu) e o último anel (terzo ordine). Vale muito a pena: +39 06 39967700 - Palazzo Valentini: tem um sítio arqueológico de duas antigas casas romanas embaixo do Palácio: você caminha sobre plataformas de vidro e observa o sítio. Há uma “apresentação”multimídia. É imperdível. Tem que reservar: http://www.palazzovalentini.it/ - Terme di Caracalla: sítio interessante; ano passado foi inaugurada duas galerias subterrâneas recém descobertas (do lado do metro Circo Massimo). Dá para visitar a área do Circo Massimo no mesmo passeio. - Não vá ao Vaticano de quarta-feira porque é lotado! É o dia que as pessoas marcam a audiência com o papa. De domingo, me parece que é gratuita a entrada no Museu Vaticano, mas vai ser bem mais cheio. Eu iria em uma segunda-feira. Para visitar a Basilica di San Pietro também não é legal de domingo porque eles fecham a parte do altar para reparar para a missa do final do dia. - Na Terme di Dioclaziano está tendo uma exposição de mármores do Rodin até o final de mármore. Praticamente em frente tem o Palazzo Massimo – acervo de esculturas e afrescos da casa de Lívia. O ingresso da Terme di Diocleziano dá direito a visitar a Aula Ottagona (a entrada é na rua do lado; é uma antiga sala das termas que depois foi transformada em planetário e agora restauraram e é um museu – vale pela arquitetura; tem uma área subterrânea visitável. - De domingo de manhã é possível visitar o Palazzo Quirinale (palácio da presidência). É de graça. Em frente tem a Scuderia del Quirinale (sempre tem uma exposição interessante; acho que ia começar uma da Frida Khalo)

Upload: marcos-muro

Post on 04-Jan-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

dicas em roma

TRANSCRIPT

Page 1: Dica Roma

Dicas _ Itália

1. Roma- Comprar os ingressos do Coliseu+Palatino e Museo do Vaticano antes para evitar filas:

http://www.coopculture.it/colosseo-e-shop.cfm- No Coliseu tem uma visita guiada que só dá parar agendar por telefone, para visitar o

subterrâneo (ipogeu) e o último anel (terzo ordine). Vale muito a pena: +39 06 39967700- Palazzo Valentini: tem um sítio arqueológico de duas antigas casas romanas embaixo do

Palácio: você caminha sobre plataformas de vidro e observa o sítio. Há uma “apresentação”multimídia. É imperdível. Tem que reservar: http://www.palazzovalentini.it/

- Terme di Caracalla: sítio interessante; ano passado foi inaugurada duas galerias subterrâneas recém descobertas (do lado do metro Circo Massimo). Dá para visitar a área do Circo Massimo no mesmo passeio.

- Não vá ao Vaticano de quarta-feira porque é lotado! É o dia que as pessoas marcam a audiência com o papa. De domingo, me parece que é gratuita a entrada no Museu Vaticano, mas vai ser bem mais cheio. Eu iria em uma segunda-feira. Para visitar a Basilica di San Pietro também não é legal de domingo porque eles fecham a parte do altar para reparar para a missa do final do dia.

- Na Terme di Dioclaziano está tendo uma exposição de mármores do Rodin até o final de mármore. Praticamente em frente tem o Palazzo Massimo – acervo de esculturas e afrescos da casa de Lívia. O ingresso da Terme di Diocleziano dá direito a visitar a Aula Ottagona (a entrada é na rua do lado; é uma antiga sala das termas que depois foi transformada em planetário e agora restauraram e é um museu – vale pela arquitetura; tem uma área subterrânea visitável.

- De domingo de manhã é possível visitar o Palazzo Quirinale (palácio da presidência). É de graça. Em frente tem a Scuderia del Quirinale (sempre tem uma exposição interessante; acho que ia começar uma da Frida Khalo)

- Um lugar banaca é a Centrale Montemartini – antiga central termoelétrica que foi transformada em museu (as máquinas foram conservadas no novo uso do espaço – é bem interessante)

- Vá ao Pantheon cedo porque é muito cheio. Na praça tem uma sorveteria ótima. Indo em direção a Via del Corso – tem uma cafeteria ótima!!!

- Não deixe de subir no topo do Monumento Vittorio Emanuele (atrás há um elevador). Vista panorâmica de roma – 360o

- Musei Capitoni – visite tudo, inclusive o tabularium – tem uma vista muito bonita para o Foro Imperiale

- Perto da Piazza del Popolo, você pega o tram(VLT) n.2 e vai no Museo MAXXI. A coleção não é tão interessante, mas o prédio sim. O restaurante que tem na frente é bom!

- Para visitar a galeria borghese (no Parque) tem que agendar. Vale a pena!

- Galleria Colonna (acho que só abre de sábado) é perto do palácio Valentini. EXpressáo máxima do barroco!

Page 2: Dica Roma

- As livrarias Feltrinelli (na via del Corso-dentro da Galleria Alberto Sordi ou no largo Argentina) e a IBS (na Via Nazionale, quase chegando no Stazione TErmini) são uma ótima opção

- Trastevere – point de bares e restaurantes. Tem também a Basilica Santa Maria in Trastevere (mosaicos)

2. Milão (não tem muita coisa para ver)- Última ceia – tem reservar antes porque só entra grupo de 20 pessoas em cada horário marcado.- Duomo, Museo del Rinascimento (do lado do Duomo), Visita no Teatro alla Scala, Galleria Vitorio Emanuele, Picacoteca de Brera e Boblioteca Ambrosiana (eles tem uma ala com os cadernos de Da Vinci em exposição; não sei se é uma exposição temporária)

3. Veneza- compre o passe do vaporeto pelo período que vocês vão ficar lá: é mais econômico do que comprar toda vez que for usar o vaporeto.- não deixe de ir na Fondazione Pinault (antiga alfândega). - Piazza San Marco – ver tudo o que é possível: Basilica, Museo Correr, Galleria dell’Accademia (tem um ingresson combinado)- visitem as ilhas de Murano (tem algunas fábricas de Murano que têm apresentação do artesão que faz o “vetro soffiatto” aberto ao público; Burano e Torcello- todos os doces de Veneza são excelentes, em espacial os torrones!De Veneza dá para ir de trem e voltar no mesmo dia para Verona (Casa Di Giulietta; Arena do tipo do Coliseu – em menor escala, Museu Castelvecchio) e Vicenza (terra do arquiteto Andrea Palladio)Tem um passeio (eu não fiz) de Veneza à Padova, de barco, que passa por todas as vilas “palladianas”: Il burchiello.

4. De Roma dá para passar um dia em Tivoli onde há a Villa Adriana (sítio arqueológico), Villa d’este (vila do renascimento, jardim belíssimo) e a Villa Gregoriana (parque com trilha). Acho que o trem saí da Stazione Ostiense (não me lembro muito bem). Chegando em Tivoli, para ir à Villa Adriana precisa pegar um ônibus na praça perto da estação (na banca de jornal da estação, eles dão as coordenadas)

5. Também, de Roma, dá para passar um dia em Orvieto e Viterbo. Se eu fosse escolher uma das duas, escolheria Orvieto: cidade no topo de uma rocha, vista incrível!

6. Firenze: Galleria Uffizi, Galleria dell’Accademia (Davi de Michelangelo), as principais igrejas. Palazzo Vecchio e Pitti. De Firenze dá para passar um dia em Siena (não deixe de visitar o Museo no “Ospedale Santa Maria dalla Scala”)

7. Napoli: cidade perigosa. Pior que Rio e São Paulo juntas. Cidade da máfia. De lá sai o trem para Pompei e Ercolano. Dá para visitar os dois no mesmo dia.