diario de petropolis

10
DIÁRIO DE PETRÓPOLIS 56 anos E-mail: [email protected] Site: www.diariodepetropolis.com.br Nº 15.741 - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 Preço do exemplar: R$ 1,20 Três meninas morrem em queda de barreira Família de Araras foi surpreendida por deslizamento na madrugada Cerca de 50 homens do Corpo de Bombeiros participaram das 12 ho- ras de resgate de duas crianças de oito anos e de uma adolescente de 14. As meninas dor- miam na mesma cama quando a casa foi atin- gida por uma barreira de 50 metros de altura por volta das 0h30 de ontem. (Página 5) Os corpos das primas Lívia Dias Botelho e Jussara Botelho, ambas com 8 anos, e da tia Suelen Cipriano Botelho, 14, foram encontrados 20m depois de onde ficava a casa. Prefeito e secretário do estado visitam áreas atingidas Tremores de terra assustam moradores do São Sebastião Temor de um desmoronamento tirou o sono de moradores de condomínio Moradores de diversos pontos do bairro alerta- ram a Defesa Civil sobre a incidência de cerca de sete tremores de terra, an- tecipados por um barulho oco, “que parecia vir de dentro da terra”, durante a madrugada de ontem, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. O che- fe de engenharia da De- fesa Civil de Petrópolis, Ricardo Branco, esteve no local e disse não saber o que pode ter provocado os abalos. Ele prometeu, no entanto, voltar outras vezes ao Condomínio Par- que Residencial Gustavo Ernesto Bauer, mesmo durante a madrugada, para dar continuidade às investigações. (Página 5) Preocupação dos moradores é que os abalos voltem a ocorrer e afetem a estrutura dos prédios de um dos maiores condomínios do bairro Jovem de 20 anos é assassinado no Bonfim Fernando Rodri- gues Silva foi morto a tiros na Estrada do Bonfim, na noite da últi - ma segunda-feira (3). Ele respondia pelo assalto ao ônibus que culminou na morte do cobrador Romário. (Página 8) Pólo de Moda investe em inovações para o inverno As nove grifes que participarão do edição outono/inverno 2011 do Rio-à-Porter investem em texturas e tecnologia para atrair novos com- pradores. (Página 8) Aposentados ganham reajuste de 6,41% (Página 3) Terceirização na Câmara é defendida por Paulo Igor (Página 3) Fabricante da pulseira do equilíbrio admite fraude (Página 4) Fotos: Alexandre Peixoto/PMP e Alan Alonso Fotos: Alan Alonso Matheus Quintal/PMP

Upload: diario-de-petropolis

Post on 04-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Artigos, Colunistas, Cidade, Esporte

TRANSCRIPT

Page 1: Diario de Petropolis

Diáriode PetróPolis56 anosE-mail: [email protected]: www.diariodepetropolis.com.br

Nº 15.741 - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 Preço do exemplar: R$ 1,20

Três meninas morrem em queda de barreira

Família de Araras foi surpreendida por deslizamento na madrugada

Cerca de 50 homens do Corpo de Bombeiros participaram das 12 ho-ras de resgate de duas crianças de oito anos e de uma adolescente de 14. As meninas dor-miam na mesma cama quando a casa foi atin-gida por uma barreira de 50 metros de altura por volta das 0h30 de ontem. (Página 5)

Os corpos das primas Lívia Dias Botelho e Jussara Botelho, ambas com 8 anos, e da tia Suelen Cipriano Botelho, 14, foram encontrados 20m depois de onde ficava a casa. Prefeito e secretário do estado visitam áreas atingidas

Tremores de terra assustam moradores do São Sebastião

Temor de um desmoronamento tirou o sono de moradores de condomínio

Moradores de diversos pontos do bairro alerta-ram a Defesa Civil sobre a incidência de cerca de sete tremores de terra, an-tecipados por um barulho oco, “que parecia vir de dentro da terra”, durante a madrugada de ontem, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. O che-fe de engenharia da De-fesa Civil de Petrópolis, Ricardo Branco, esteve no local e disse não saber o que pode ter provocado os abalos. Ele prometeu, no entanto, voltar outras vezes ao Condomínio Par-que Residencial Gustavo Ernesto Bauer, mesmo durante a madrugada, para dar continuidade às investigações. (Página 5)Preocupação dos moradores é que os abalos voltem a ocorrer e afetem a estrutura dos prédios de um dos maiores condomínios do bairro

Jovem de 20 anos é assassinado no Bonfim

Fernando Rodri-gues Silva foi morto a tiros na Estrada do Bonfim, na noite da últi-ma segunda-feira (3). Ele respondia pelo assalto ao ônibus que culminou na morte do cobrador Romário. (Página 8)

Pólo de Moda investe em inovações para o inverno

As nove grifes que participarão do edição outono/inverno 2011 do Rio-à-Porter investem em texturas e tecnologia para atrair novos com-pradores. (Página 8)

Aposentados ganham reajuste de 6,41%

(Página 3)

Terceirização na Câmara é defendida por Paulo Igor

(Página 3)

Fabricante da pulseira do equilíbrio admite fraude

(Página 4)

Fotos: Alexandre Peixoto/PMP e Alan Alonso

Fotos: Alan Alonso

Matheus Quintal/PMP

Page 2: Diario de Petropolis

Nesses oito anos, Lula exerceu extraordiná-ria liderança e provou

ter espírito republicano NO BRASIL, HÁ uma fra-

se do saber popular, "Deus é brasileiro", através da qual as pessoas manifestam sua crença na boa sorte. Cacá Diegues, a partir de uma história de João Ubaldo, fez um maravilhoso fi lme sobre o tema no qual Deus, can-sado dos erros dos homens, sai em busca de um santo do Nordeste que o substitua enquanto ele tira merecidas férias.

Não sei se Deus é mesmo brasileiro, mas estou seguro que o foi para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos oito anos em que governou o Brasil. Nestes anos, o Bra-sil mudou, e mudou para melhor. E o presidente saiu consagrado, com um índice de aprovação popular de 87%.

Lula teve muita sorte -mais do que seu antecessor.

Os dois falharam em um ponto, foram impotentes diante da tendência cíclica à sobrevalorização da taxa de câmbio.

Não obstante, enquanto que nos oito anos do gover-no Fernando Henrique as ex-portações aumentaram 50%, nos oito anos de Lula, 200%. Por obra e graça do Espírito Santo, graças à elevação dos preços das commodities. A abundância de dólares cor-rigiu as contas externas do país, mas não criou deman-da para as empresas.

Esta foi sustentada e o crescimento assegurado gra-ças a decisões de governo: o aumento do salário mínimo e as transferências para os pobres.

Não devemos, portanto, subestimar os méritos de Lula. Ele soube ajudar a sua sorte. Fez um bom governo. Um governo de centro-es-querda que benefi ciou os pobres (reduziu seu número para a metade) e a burocra-cia pública, mas, ao contrá-rio do que dizia o consenso hegemônico, não trouxe infl ação nem prejudicou o

crescimento.Um governo que não

temeu desagradar os ricos. Que foi fi scalmente respon-sável, exceto no último ano.

Que reagiu bem diante da crise fi nanceira global de 2008 não obstante o atraso do Banco Central em baixar os juros.

Um governo que afi nal logrou baixar a taxa real de juros para cerca da metade, para os atuais 5% ao ano, não obstante a advertência ortodoxa que a taxa "natu-ral" de juros, abaixo da qual a infl ação explodiria, era de 9%. Que não logrou impedir a sobreapreciação do câm-bio, mas teve coragem de in-troduzir controles na entrada de capitais.

Um governo que afi nal lembrou que existe o empre-sário e a empresa nacional ou, em outras palavras, que existe uma nação e que esta será tanto mais forte e mais capaz de competir com as demais quanto mais clara e coesa for a coalizão política unindo empresários, buro-cracia pública e trabalhado-res.

Um governo que proje-tou no mundo a imagem de um Brasil independente e equilibrado.

Em uma de suas últimas falas, Lula declarou emocio-nado: "A minha chegada ao poder tinha que mudar o pa-tamar de governança. Eu ti-nha de provar a cada dia que teria condição de governar igual ou melhor que todos os doutores que passaram pela Presidência".

As comparações entre governos são sempre muito relativas, Lula abusou delas. Ele não recebeu uma "heran-ça maldita" de seu anteces-sor. Nem deixa uma herança bendita para a presidente Dilma Rousseff: o câmbio sobrevalorizado está aí sem solução à vista. Mas, nesses oito anos, exerceu extraor-dinária liderança, provou ter espírito republicano, e bom êxito. Deus foi brasileiro em seu governo.

O ex-ministro Delfi m Neto,desde seus tempos de czar da

economia da ditadura, culti-va um sarcasmo bem pecu-liar. Ele, que fora dos holofo-tes costuma dizer o que não é politicamente correto dizer em público, defi niu melhor aquilo que o governo Lula apresenta como uma de suas maiores façanhas.

Na banca examinadora da tese de doutorado (que seria mais correto chamar de comício de doutorado, uma louvação destemperada dos prodígios do governo Lula ) do senador e futuro minis-tro da Ciência e Tecnologia Aloízio Mercadante , na Unicamp, o ex-ministro e professor titular da USP co-locou um freio nos exageros laudatórios do doutorando sobre a forma como o gover-no surfou sobre a conjuntura internacional:

-Com o Lula você exa-

gera um pouco, mas é a sua função.O nível do mar subiu e o navio subiu junto.De vez em quando, o governo pen-sa que foi ele quem elevou o nível do mar...

Isso partiu de Delfi m, um inesperado “aliado es-tratégico” do governo Lula, insuspeito de ser portador de qualquer espécie de vírus oposicionista.

A hora de despedidas é sempre hora de balanço, e deve existir algum tipo de avaliação mais consistente e sólida entre os extremos da divinização do presidente que sai como um demiurgo de si mesmo e a execração impensada de todos os seus atos e gestos.Lula fez, sim, um governo economicamen-te equilibrado (mais pela con-tinuidade do que por qual-quer espécie de iniciativa revolucionária e inovadora) e politicamente vulgar.

Marcas para a história? A expansão dos programas so-ciais, timidamente implanta-dos nos governos anteriores e entusiasticamente incremen-

tados pelo atual ,de forma a incluir cerca de 30 milhões de pessoas nas franjas da so-ciedade de consumo.É uma façanha notável, cujo ponto de partida, sempre delibera-damente esquecido por Lula e seus seguidores, foi a esta-bilização econômica e a con-seqüente racionalidade nas contas publicas implantada pelos governos anteriores.Mais do que a própria inclu-são, a defi nitiva inserção do tema da desigualdade social na agenda política do País, talvez tenha sido a contribui-ção histórica mais sólida de todo o período lulista.

Em todas as outras áreas, desde o abandono da infra-estrutura à galopante deterio-ração dos costumes políticos, passando pela total inapetên-cia por reformas estruturantes necessárias mas deixadas pro-positalmente no esquecimen-to, não existe nada de mar-cante que o presidente que sai tenha legado à História.Foi benefi ciário de um ciclo eco-nômico favorável , ditado por circunstâncias internacionais

fora de seu controle,como o extraordinário crescimento chinês,e conseguiu um cres-cimento até modesto dentro dos padrões de outros países emergentes.

O presidente termina o seu governo numa egotrip quase delirante, inebriado pela sua própria “persona” , convicto mesmo de que “nunca antes neste país” se fez coisa igual.As cama-das do tempo que acabam se sobrepondo ao alarido das multidões e impondo a racionalidade histórica, se encarregarão de colocá-lo, a ele e seu governo, no seu devido lugar.

Paradoxalmente, foi um presidente que mudou a cara do País (como disse o professor de Política Marco Aurélio Nogueira) sem mu-dar o País.

2 DIÁRIO DE PETRÓPOLIS QUARTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 201156 anos

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.

Diretoria 2246-3807Assinatura 2246-3807Publicidade 2237-7849Classifi cado 2246-3807Redação 2235-7165

E-mail: [email protected]

Assinatura Semestral

Assinatura TrimestralPetrópolisRio e outros

Assinatura MensalPetrópolisRio e outros

R$ 28,00R$ 56,00

Preço do Exemplar3ª a sábadoDomingoAtrasado

R$ 1,20R$ 1,80R$ 2,50

R$ 80,00R$ 160,00

Petrópolis R$ 152,00Rio e outros R$ 304,00

Uma publicação da PJ Editora e Gráfi ca e Jornalística Ltda

Rua Joaquim Moreira 106Centro - Petrópolis - RJ

Cep 25.600-000CNPJ 02.424.864/0001-66

Diretor-Presidente: Paulo Antônio Carneiro DiasEditor: Carlos Marques (interino)Sub-editora: Gabriela Haubrich

DE PETRÓPOLIS56 anos

DIÁRIOSite:

www.diariodepetropolis.com.br

Sandro Vaia

Jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da

Tarde, diretor de Redação da revista Afi nal, diretor de

Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. E.mail:

[email protected]

Deus foi brasileiro no governo Lula

Lula não elevou o nível do mar

Ponto e Contraponto

PRESIDÊNCIA HIGH TECH

A presidenta Dilma Rousseff é apreciadora das novidades tecnológicas, tanto que já sinalizou que-rer baixar o preço dos tablets, tipo iPad, além de oferecer internet a preços populares. Há intenção, inclusive, por parte do empresário Eike Batista, em trazer uma fábrica da Apple para o município de São João da Barra, no norte fl uminense.

EM BRASÍLIA

Além de vibrar muito com a posse da presi-denta Dilma Rousseff, o secretário municipal de governo Wilson Franca, representando o prefeito Paulo Mustrangi, prestigiou a posse do ministro Luiz Sérgio na Secretaria de Relações Institucio-nais. Na ocasião, Luiz Sérgio reiterou seu apreço por Petrópolis e foi imediatamente acompanhado, neste gesto, pelo seu antecessor e agora ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

MARCA HISTÓRICA

Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Mu-seu Imperial, tem motivos de sobra para comemo-rar. O museu recebeu mais de 330 mil visitantes em 2010. O número recorde abrange turistas, vi-sitantes em geral, estudantes e expectadores dos eventos ‘Sarau Imperial’ e ‘Som e Luz’.

PARCERIA

O novo secretário municipal de Educação, William Campos, se reuniu recentemente com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, para ampliar parcerias. Entre os pla-nos para 2011, está a realização da Feira Literária de Petrópolis.

PODER DE SÍNTESE

A nova ministra da Cultura, Ana Buarque de Holanda, defi niu assim sua proposta para a pas-ta: “Quero que minha gestão no MinC caiba em poucas palavras: saber pensar, saber fazer, saber escutar”. Na oportunidade, Ana Holanda pediu a aprovação do Vale-Cultura. Assim como a nossa presidenta, Ana é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Cultura no Brasil.

ACORDO NA ALERJ

O governador Sérgio Cabral conseguiu conci-liar a disputa para presidência da Alerj, que estava sendo pleiteada pelos deputados Paulo Melo e Do-mingos Brazão. Ao se reunirem com o governador, fi rmaram um acordo em que Melo dirigirá a Casa Legislativa em 2011 e 2012 e Brazão nos dois anos subsequentes.

DANÇA DAS CADEIRAS

Foi intensa a movimentação na Câmara Muni-cipal de Petrópolis, no primeiro dia útil do ano, com a posse da nova Mesa Diretora presidida pelo vereador Paulo Igor e com a chegada dos novos servidores aprovados no concurso público. Ainda assim, os trabalhos legislativos só voltam a fun-cionar em fevereiro, quando poderemos ter a de-fi nição quanto à reassunção ou não do vereador Roberto Naval – considerando que o mesmo re-correu a instâncias superiores. Caso não aconteça, quem fi ca com a cadeira é Silmar Fortes – segundo suplente do PMDB. Na última forma, será a pri-meira vez que um segundo suplente assume uma cadeira no legislativo petropolitano. De todo jeito, Márcio Arruda já garantiu sua presença, mesmo se Naval voltar, ocupando a vaga deixada por Ber-nardo Rossi, que assume uma vaga de deputado estadual na Alerj.

PARA COLECIONAR

A Coleção Ciranda da Poesia, organizada por Ítalo Moriconi e editada pela EdUerj, tem um volu-me inteiramente dedicado ao poeta, tradutor e en-saísta Leonardo Fróes, de autoria de Angela Melim. Por apenas 15 reais – o preço de cada exemplar de 64 páginas – poderemos saber um pouco mais so-bre a obra deste notável intelectual e montanhista que adotou Petrópolis para viver com a família.

ALTA ANSIEDADE

É grande a expectativa da classe política petro-politana em relação ao preenchimento das secreta-rias municipais ocupadas, interinamente, por titu-lares de outras pastas. Mas, observadores políticos acreditam que o prefeito Paulo Mustrangi deve es-perar a defi nição da nova confi guração da Câmara Municipal para tomar tais medidas.

Antônio Cláudio Gomes

Contatos com a coluna: [email protected] e no

Twitter: @AntonioClaudio7

De Dilma Rousseff em seu primeiro discur-so como presidente

da República: "Não haverá discriminação, privilégios ou compadrio". Suas primeiras palavras e os primeiros ges-tos geraram as controvérsias iniciais, de algumas das quais me ocupo neste pequeno tex-to.

Ela prefere ser chamada "presidenta", como a si mes-ma se referiu no primeiro discurso e como está agora escrito na placa do carro pre-sidencial: "Presidenta da Re-pública".

Criou, assim, a primeira ambiguidade lexical, pois presidente não pode ser a mu-lher do presidente. Só pode ser a presidente. E presiden-ta designa também a mulher do presidente, como atestam três dos dicionários mais con-sultados do Brasil, Aurélio, Houaiss e Aulete Digital, no verbete "presidenta".

Não está errada a denomi-nação "presidenta". Mas na urna eletrônica estava escrito "presidente". Ela foi recebida no Brasil profundo como "a muié do Lula", por isso a am-biguidade foi reforçada e tem seu peso no signifi cado da designação escolhida. Claro que nossa presidente quis com isso reforçar o gênero: foi a primeira vez que o povo elegeu uma mulher para pre-sidente da República. E lhe coube esta honra.

Tem havido uma luta em favor da ampliação dos gêne-ros, antes confi nados a mas-culino e feminino. No campo minado desses combates ide-ológicos, houve avanços in-dispensáveis nas denomina-ções vinculadas aos gêneros, mas tem havido também mui-ta bobagem. Nenhum guarda até hoje quis ser chamado de "guardo" nem estudante quis chamar-se de "estudanta" ou motorista de "motoristo" etc.

Má estratégiaDiscursos políticos de-

vem preferir a conversa cla-ra, o trato justo e evitar as ambiguidades, sejam lexicais ou estruturais, que são bons recursos para um romancista como o seu conterrâneo João Guimarães Rosa, a quem Dilma chamou "poeta", e de quem, sem citar o nome do autor, incrustou peque-no trecho. Foi poeta medí-ocre, mas narrador genial, e é referência solar de nossas letras com o único romance que escreveu, Grande Sertão: Veredas, e com as narrativas curtas e médias, onde encon-tramos textos antológicos, como O burrinho pedrês e A terceira margem do rio, entre dezenas de outros contos, muitos deles marcados pela sabedoria dos animais. Por exemplo: o cavalo entra em lugar de onde não pode sair, mas o burro, não! Por isso, o burrinho pedrês salva a vida de um bêbado e de um de-sesperado.

A presidente tomou pos-se na capital que Juscelino

Kubitscheck construiu e de onde João Goulart foi escor-raçado do poder pelo golpe de 1964. Proclamou que não tem "ressentimento ou ran-cor". Suas palavras iniciais, gestos e primeiros silencia-mentos dizem o contrário, pois só se referiu a Lula, sem reconhecer os méritos de Ita-mar Franco e de FHC, que ar-rumaram o país que Sarney e Collor, aliados dela e de Lula, esculhambaram.

É meu dever de intelec-tual apontar essas contradi-ções, correndo o risco de ser entendido por poucos. O apagamento dos outros não é boa estratégia para fi rmar-se. Como ensinou Michel Fou-cault, "não há relação de po-der entre sujeitos livres".

Os primeiros silêncios

Luiz Carlos Bresser Pereira

Doutor em Economia, Mestre em Administração de

Empresas e Bacharel em Direi-to , fonte Folha de São Paulo

Deonísio da Silva

Escritor, doutor em Letras pela Universidade de São

Paulo, professor, pró-reitor de Cultura e Extensão da Univer-

sidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro., fonte Observatório

da Imprensa

Page 3: Diario de Petropolis

Paulo Igor defende terceirização na Câmara

DIÁRIO DE PETRÓPOLISQUARTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2011 56 anos 3

CIDADE

Em sua definição estrita, a expressão em latim “modus vivendi” traduz a existência de um acordo

pelo qual partes de opiniões opostas concordam em discordar durante o tempo em que se obrigam a conviver, mediante acomodação dos respectivos interesses.

O PT e o PMDB ainda não chegaram lá. Ainda não conse-guiram estabelecer os termos do arranjo de convivência, cuja marca de fábrica - já se vê, como esperado - é a tensão permanente entre os dois principais partidos de sustentação do governo Dilma Rousseff.

Brigaram durante a campa-nha toda, se estranharam na fase de transição e seguem a vida

rodando sobre o mesmo eixo: a disputa do poder.

O PT com a vantagem de ter a Presidência da República e uma base de apoio parlamentar maior que a anterior; o PMDB com a primazia da força da pressão de grandes bancadas no Congresso e o comando do Senado.

Sem contar o fato de que a Vice-Presidência pode represen-tar potencial fonte de problemas nas ausências da presidente.

Informa sobre esse sentimen-to latente uma frase dita por um dirigente pemedebista logo após a eleição, ainda apostando que o partido seria muito bem aqui-nhoado na divisão do poder: “A Dilma tem claro que de uma boa relação depende a tranquilidade para viajar, por exemplo, para a

Bolívia.”O PMDB realmente não es-

perava que lhe fossem retirados espaços de poder e imaginava que a presença de Michel Temer concomitantemente na Vice-Pre-sidência da República e na presi-dência do partido asseguraria um “upgrade” de posições em relação à participação nos dois mandatos de Lula.

Não foi o que ocorreu: per-deu em qualidade e quantidade. Perdeu Integração Nacional, Comunicações e Saúde. Perma-neceu na Agricultura, de difícil instrumentalização política, ga-nhou uma fonte de problemas na Previdência, fi cou com Minas e Energia, onde o controle de Dilma é total, e recebeu uma Se-cretaria de Assuntos Estratégicos

com zero de orçamento e nenhu-ma inserção política.

Ofi cialmente, o governo e o PT não reconhecem a intenção de reduzir as áreas de infl uência do parceiro. Alegam que havia a necessidade de abrigar novos aliados, justifi cativa desmentida pela realidade: a redistribuição de cargos foi feita privilegiando primordialmente o PT.

Sob compromisso do anoni-mato, governistas de primeiríssi-mo escalão admitem: o parceiro foi propositadamente desidratado e por razões de probidade admi-nistrativa. Os exemplos citados são os antigos feudos na Saúde e nos Correios. Neste último pela identifi cação de relações hete-rodoxas com empresas privadas do setor.

Mas e o custo, o troco?Está mais ou menos calcula-

do. “Vamos pagar para ver”, diz um petista altamente credencia-do, lembrando que, se o governo estiver bem junto à opinião públi-ca e forte no Congresso, o PMDB terá um campo de atuação restrito para retaliar.

Mas, se ainda assim endu-recer, o governo acha que pode

administrar as demandas abrindo e fechando torneiras e porteiras na medida da necessidade.

Cenografi a - O governo brasi-leiro não acredita em crise diplo-mática para valer com a Itália por causa da decisão de negar a extra-dição do ativista Cesare Battisti e aposta que há mais jogo de cena que vontade genuína de brigar, na reação do governo italiano.

No Planalto a convicção é a de que o plenário do Supremo Tribunal Federal decidirá pela libertação de Battisti, uma vez que o próprio STF resolveu deixar a palavra fi nal para o então presi-dente Luiz Inácio da Silva.

Cabral viu a uva - O sonho de consumo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, seria ter em sua equipe o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame.

Dele e da maioria dos gover-nadores com problemas graves na área.

De grego - Amiga muito ar-guta para questões de costumes observa a propósito da ideia da ministra da Pesca, Ideli Salvatti, de incluir o peixe na merenda escolar: “Criança odeia peixe.”

DORA KRAMER

Modus vivendi

Vinicius [email protected]

O presidente da Câ-mara, vereador Paulo Igor (PMDB), se pronunciou on-tem sobre a terceirização de vários serviços da Casa, que causou a exoneração de mui-tos funcionários na última segunda-feira (3). Ele frisou que a responsabilidade pela terceirização é dos 15 verea-dores, porque votaram no iní-cio do ano passado a reforma administrativa da Câmara, que também estabelecia a re-alização do concurso público de 2010.

No entanto, apesar de afi rmar que todos os vereado-res são os responsáveis pelas últimas mudanças no funcio-nalismo da Casa, Paulo Igor defendeu a terceirização, ar-gumentando que a Câmara vai ganhar em qualidade na prestação dos serviços, como os de motorista, da faxina, copa, portaria e vigia.

“Nós sabemos que um funcionário comissionado às vezes falta ao trabalho, por-que ele sabe que tem um pa-drinho, não rendendo o que renderia no serviço privado”, disse Paulo Igor.

No fi m de dezembro, foi publicado no Diário Ofi cial da Câmara o resultado das duas licitações que defi niram as empresas que serão res-ponsáveis pelo fornecimento de programas informatiza-

dos – R$ 250.406,46 – e pe-las “atividades meio”, que são os serviços operacionais – R$ 4.020.000,00. As duas empresas receberão R$ 4, 27 milhões por ano, o que representa cerca de 29% do orçamento da Casa – R$ 14,4

milhões.“Não devemos utilizar

todo esse valor. É apenas o limite do que se pode gastar. Além de economizar na fo-lha de pagamento, a Câmara também vai economizar na manutenção e no material.

Na xérox, por exemplo, a em-presa será responsável tanto pelos funcionários como pela compra das máquinas e pela manutenção. Hoje, se você for lá não vai ver nenhuma máquina funcionando”, disse Paulo Igor.

Ao todo, foram 99 car-gos extintos devido ao con-curso e à terceirização, mas nem todos estavam ocupa-dos. Para esses cargos, en-trarão os 31 aprovados no concurso de 2010 e os da terceirização. Paulo Igor reiterou o que disse na vés-pera o diretor administrativo da Câmara, José Valter, que afi rmara que o legislativo contrata os serviços, e não os funcionários. Mesmo as-sim, o presidente estima que

as empresas contratem cerca de 50 pessoas.

A transição nos cargos ainda não se completou, mas Paulo Igor acredita que to-dos os funcionários tercei-rizados estarão trabalhando até, no máximo, amanhã. Os concursados serão homologa-dos também na quinta-feira, tendo 30 dias para apresentar a documentação.

“Até o fi m de janei-ro haverá a posse dos concursados”, concluiu.

A maioria dos vere-adores procurou o Paulo Igor na segunda-feira e na terça-feira para discutir a nova distribuição de car-gos. As reuniões serviram para acalmar um pouco os ânimos, já que alguns fi -caram descontentes com a perda de indicações. Na segunda, Vadinho (PSB), Marcelo Motorista (PDT) e Jorginho Banerj (PSB) re-clamaram da nova Mesa Diretora, pois haveria uma “retaliação” aos três que não votaram, em outubro de 2010, em Paulo Igor para presidente.

“A Câmara é uma Casa política. Cargos co-missionados são de indi-

cação, ninguém faz prova. Então temos que prestigiar os parceiros. É um quebra-cabeça que tem que ser montado, mas alguns têm menos paciência”, disse Paulo Igor.

Apesar dos atritos, o presidente acredita que “a poeira abaixa” até o fi m de semana.

“É um momento de muitas mudanças na Casa. Quem assume a Presidên-cia quer tocar a Casa com alguns cargos de confi ança. Nós assumimos em um mo-mento que se tem que colo-car em prática uma refor-ma administrativa que gera a extinção de diversos car-gos”, disse.

Presidente se reúne com vereadores

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de fechar a estatística de de-zembro de 2010. De acordo com os números apurados pela entidade, as consultas do Serviço de Proteção ao Crédi-to (SPC) e do Ligcheque, que verifi ca as informações refe-rentes aos cheques recebidos pelo comércio, em dezembro de 2010, em comparação com o mesmo período de 2009, apresentaram um crescimento de 18,4%, revelando um bom desempenho do comércio da cidade na época mais impor-tante para o setor, apesar de ter sido constatada uma de-saceleração no ritmo de cres-cimento, pois, até o dia 20 de dezembro, os números apon-tavam um aumento de 20,96% nas vendas a prazo.

Para o presidente da CDL, Cláudio Mohammad, apesar dessa queda nos últi-

mos dez dias do mês, o de-sempenho do setor merece ser comemorado.

“Sem dúvida que a re-versão da nossa expectativa de fechar o mês com um cres-cimento de, no mínimo, 20% não nos agradou, mas também não se pode ignorar esse cres-cimento de mais de 18% nas vendas a prazo, que eu con-sidero muito expressivo. Se a obra da Concer não tivesse atrapalhado a chegada dos vi-sitantes à nossa cidade, talvez pudéssemos melhorar esses números”, afi rma Cláudio.

O presidente da CDL des-taca ainda a estatística do SPC que mostra de maneira bastan-te clara de que forma a CDL, que é a única a oferecer esse tipo de serviço na cidade, con-tribuiu para proteger o lojista da inadimplência, isto porque 25,5 % das consultas feitas ao SPC em dezembro mostraram

algum tipo de restrição.“De cada 100 consultas,

74, ou 74,6%, não apresenta-vam quaisquer tipos de proble-mas, mas quase 26 dessas 100, ou seja, 25,5%, apresentaram restrições. Com isso o lojista não vendeu para essas pesso-as e a CDL ajudou a reduzir a inadimplência nos próximos meses e, provavelmente, esse consumidor inadimplente pro-curou resolver suas pendên-cias antigas para poder voltar ao mercado”, disse.

Entre todos os serviços de informações de crédito presta-dos pela CDL Petrópolis o que apresentou crescimento mais signifi cativo no mês de de-zembro de 2010 foi o Ligche-que, cujo volume de consultas cresceu 41,57%, na compara-ção com o mesmo período de 2009, enquanto as consultas de SPC foram 16,36% maio-res do que as de 2009.

Jaqueline [email protected]

Uma boa notícia para os aposentados e pensionistas da Previdência Social, que recebem acima do salário mínimo. O reajuste este ano será de 6,41%. O aumento benefi ciará a 8,7 milhões de pessoas que ganham acima do piso previdenciário, o que representará uma des-pesa de aproximadamente R$ 8 bilhões aos cofres do Instituto Nacional do Segu-ro Social (INSS) em 2011. Já os 15,5 milhões de be-nefi ciários que recebem até um salário mínimo, vão representar um acréscimo de R$ 5,1 bilhões na folha de pagamento do INSS. O novo teto passará de R$

3.467,40 para R$ 3.689,66.Os ministérios da Pre-

vidência Social e da Fazen-da emitiram portaria, publi-cada no Diário Ofi cial da União, na última segunda-feira, com o valor do novo piso previdenciário, que será de R$ 540, e o índice de reajuste, que varia de 0,55% a 6,14%, dependen-do do mês do início do be-nefício. A portaria também estabelece as novas alíquo-tas de contribuição do INSS dos trabalhadores empre-gados, domésticos e avul-sos, que serão de 8% para aqueles que ganham até R$ 1.106,90; de 9% para quem ganha entre R$ 1.106,91 e R$ 1.844,83; e de 11% para os que ganham entre R$ 1.844,84 e R$ 3.689,66. Essas alíquotas – relativas

aos salários pagos em janei-ro - deverão ser recolhidas apenas em fevereiro. Os re-colhimentos a serem efetu-ados em janeiro – relativos aos salários de dezembro – ainda seguem a tabela an-terior.

A cota do salário-fa-mília também será alterada, passa a ser de R$ 29,41 para o segurado com remunera-ção mensal não superior a R$ 573,58, e, de R$ 20,73, para o superior a R$ 573,58 e igual ou inferior a R$ 862,11. Já o auxílio-reclusão será devido aos dependentes do segurado cujo salário de contribuição seja igual ou inferior a R$ 862,11. O teto do salário-de-contribuição e do salário-de-benefício passa de R$ 3.416,543 para R$ 3.689,66.

Vendas tiveram aumento de 18,4% na cidade no mês de dezembro

Aposentados que ganham acima do mínimo terão reajuste de 6,41%

Page 4: Diario de Petropolis

4 DIÁRIO DE PETRÓPOLIS QUARTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 201156 anos

Direitos AutoraisRegistro de Músicas

LivrosEventos Culturais

Agente: Domingos Capistrano

Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327

Petrópolis - RJ (22) 9907-4947

Cabo Frio - RJ

Pão francês - R$ 5,99kg(somente no balcão)

Entrega em domicíliosRua Epitácio Pessoa, 100

(atrás dos Correios)Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Rua Fonseca

Ramos, 150

(24) 2231-0587

2237-1235

LIGUE JÁÁGUA MINERAL

ENTREGAS EM

DOMICÍLIO E EMPRESAS

QUALIDADE E RAPIDEZ

POLÍTICA

Padilha quer atendimento rápido e de qualidade no SUSCarolina Pimentel/ABr

Brasília – O novo mi-nistro da Saúde, Alexandre Padilha, disse na última se-gunda-feira (3) que uma de suas metas será a implanta-ção de um mecanismo para garantir atendimento com qualidade e em curto tempo no Sistema Único de Saúde (SUS). Sem detalhar como funcionará o mecanismo, que o novo ministro cha-mou de indicador nacional de garantia de qualidade de acesso, Padilha afi rmou que essa será sua “obsessão” na pasta.

“Não vamos melhorar a saúde se não tivermos meta entre nós. É fundamental para que a sociedade saiba onde queremos investir o dinheiro" para a saúde, acrescentou Padilha, que entrou no lugar de José Gomes Temporão, titular da pasta desde 2007.

Padilha defendeu a re-gulamentação da Emenda 29 para aumentar o mon-tante de dinheiro para a saúde. Porém, alertou que os recursos atuais devem ser melhor administrados. “É verdade que precisamos de mais recursos, mas é verdade que precisamos investir mais e melhor os recursos de que dispomos hoje”, disse ele. A emenda fi xa os percentuais de in-

vestimento dos governos federal, estaduais e das prefeituras nos serviços de saúde.

Dilma fez pedidos ao ministro

O novo ministro ci-tou pedidos da presiden-ta Dilma Rousseff para a

pasta, como a implantação da Rede Cegonha, siste-ma com serviços de saúde focados na mulher e na criança, uma das promes-sas de campanha da petis-ta. Outras recomendações

são a instalação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e que o ministério lidere o combate ao consumo de crack no país.

Padilha afi rmou que irá convocar to-dos os gestores para

trabalhar pela erradicação da miséria, principal com-promisso de governo de Dilma Rousseff.

Em seu discurso de despedida, José Gomes Temporão disse que traba-lhou de forma “apaixona-da” pela saúde do brasilei-ro. Ele alertou o sucessor

de que terá de enfrentar o corporativismo profissio-nal para tentar aperfeiçoar a gestão do SUS, ao falar que sofreu um “boicote” em relação ao fracasso de seu projeto para a criação de fundações estatais para administrar hospitais e ser-viços de saúde.

O auditório do Ministério da Saúde fi cou lota-do de convidados para a cerimônia, como servidores, ex-ministros da pasta e parlamen-tares. Os ministros Fernando Haddad, da Edu-cação, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, também estiveram presentes. O pú-blico pôde acompanhar a transmissão de cargo por meio de telões instalados

na entrada e na biblioteca do prédio.

Antes de assumir o Ministério da Saúde, Pa-dilha comandou a Secre-taria de Relações Institu-cionais, desde setembro de 2009, no governo do ex-presidente Luiz Inácio

Lula da Silva. Médico infectologista, foi diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). É fi liado ao PT e participou da co-ordenação das campanhas presidenciais de Lula e de Dilma Rousseff.

Fabricante da pulseira do equilíbrio admite que elas não funcionam

As pulseirinhas de plás-tico com hologramas que pro-metem trazer mais equilíbrio ao usuário não funcionam. Quem afirma é a própria empresa PowerBalance, fa-bricante dos braceletes que viraram f e b r e nos úl-t i m o s meses . A infor-mação, noticia-da pelo s i t e Gizmo-do, traz a nota da empresa na íntegra, divulgada na Aus-trália.

No texto, os fabricantes afi rmam que "não há provas científicas confiáveis que sustentem as afi rmações da empresa, e portanto assumi-ram uma conduta enganosa". Também prometem reembol-

so integral para as pessoas que se sentiram lesadas pela propaganda do acessório.

No Brasil, o amuleto en-trou na mira da Agência Na-cional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em setembro, mas

continuou a ser vendido livremente. Aqui, o bra-celete custa a partir de R$ 100.

E n t r e os adeptos da pulsei-ra estão o

jogador David Beckham, que chegou a usar uma em cada pulso em partidas de futebol, os atores Leonardo Di Caprio e Robert De Niro, o ginasta Diego Hipólito e o jogador de basquete Shaquil-le O'Neal, que virou o mais conhecido garoto propaganda da marca.

Marcello Casal Jr/ABr

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha que assumiu a pasta na última segunda-feira

As pulseiras que prometem trazer mais equilíbrio não funcionam

“Não vamos melhorar a Saúde se não tivermos

meta entre nós”

“É verdade que precisamos de mais recursos”

“Não há provas científicas

confiáveis que sustentem as

afirmações da empresa”

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

DE

ZEM

BR

O/J

AN

EIR

O 2

01

1

YO

GA

JOU

RN

AL.

CO

M.B

R

S

DE

PR

ÁTI

CA

NU

TRIÇ

ÃO

BE

LEZA

BE

M-E

STA

R

C

AS

A

N

ATU

RE

ZA

R

ELA

CIO

NA

ME

NTO

S

9771980

387122

00045

R$ 14,90dez/jan 2011

cure a sua vida

como recuperar a saúde física e emocional

LAURA PIRES curou-se de esclerose múltipla com Yoga e Ayurveda

Elizabeth Gilberta autora de Comer, Rezar, Amar inspira em texto inédito

mudanças no trabalho?aproveite para se conhecer e viver melhor

yoga para atletas

gastronomia com tempero de prosperidade

posturas para acordar mais disposto5

+ CRIANÇAS MAIS CALMAS E CONSCIENTESA ARTE DE VIAJAR A PÉDOSSIÊ DA BELEZA NATURAL

Page 5: Diario de Petropolis

GERAL

5DIÁRIO DE PETRÓPOLISQUARTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2011 56 anos

Prefeito e secretário do Estado visitam áreas atingidas na cidade

Roberta Müller

Após cerca de 12 horas de buscas, terminou, no início da tarde de ontem, a operação de resgate dos corpos das duas crianças e de uma adolescente que morreram soterradas, durante a madrugada, na Es-trada Bernardo Coutinho (co-munidade Mata Cavalo), em Araras. As primas Lívia Dias Botelho e Jussara Botelho, ambas com 8 anos, dormiam com a tia Suelen Cipriano Botelho, 14, na mesma cama, quando uma barreira de 50 metros de altura atingiu a casa. Outras cinco pessoas da família, que também estavam no imóvel, conseguiram sair com vida e passam bem. Já os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Medico Legal (IML) e devem ser sepultados apenas hoje.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 50 agentes participaram da operação de resgate, além de outros 10 funcionários da Defesa Civil. Por ser um local de difícil acesso, nenhum caminhão ou máquina puderam chegar até a região para auxiliar nas buscas. Os homens chegaram por volta de 1h, meia hora após o deslizamento de terra. Minutos depois, eles conse-guiram encontrar o corpo da primeira vítima, a mais velha, Suelen. Os outros dois só foram resgatados horas mais tarde – o de Lívia no início da manhã e o de Jussara por volta de 12h40.

No total, oito pessoas dormiam no imóvel no mo-mento do deslizamento. Além das vítimas fatais, também estavam: o casal Hamilton Cipriano, 65 anos e Selma Botelho, 47, a filha deles, Adélia, 16, e os outros netos Josué, 9, e Cléber, 3. Ainda nervosa, Selma explicou que acordou quando a lama já to-mava conta da casa. Ela teria fi cado soterrada até a cintura e conseguiu sair sozinha. Ao olhar para os lados, viu o neto Josué gritando por socorro e conseguiu retirá-lo do meio da terra. Minutos após, ela também resgatou o outro neto, Cléber, que estava próximo, quase coberto por tijolos.

Quando os cinco já es-tavam fora do imóvel, outro deslizamento de terra teria ocorrido e as três meninas não conseguiram se salvar. Os cor-pos delas foram encontrados próximos um do outro, mas

Barreira soterra e mata três meninas em Araras

a cerca de 20 metros de onde a casa fi cava. Aparentemente abalado, o pai de Jussara, a última a ser encontrada, acompanhou parte do resgate e presenciou o momento em que os bombeiros retiravam a criança da terra. Ele não quis falar com a imprensa.

Segundo parentes, os ne-tos do casal não moravam na residência, passavam apenas as férias na casa dos avós. Jussara, por exemplo, voltaria para a casa da mãe ontem. Ela havia completado 8 anos no último domingo e a família lembrou que todos estiveram

reunidos em um almoço para comemorar a data. “A única coisa que está passando pela minha cabeça agora é o almo-ço que estivemos juntos. Elas estavam tão alegres. Eram me-ninas tranqüilas, saudáveis”, explicou um tio das crianças, Carlos Roberto dos Anjos.

De acordo com a irmã de Selma, Célia da Silva Botelho, moradores da região já haviam entrado em contato com a Defesa Civil no dia 24 de dezembro solicitando uma vistoria, por causa de um deslizamento de terra. “E agora que eles vieram, agora que tem três mortas. O mesmo aconteceu com o meu pai, cinco anos atrás. Ele morreu soterrado na casa onde morava, no Castelo São Manoel”, disse ela.

Outros vizinhos da casa informaram que uma pequena barreira caiu atrás de uma casa e, como não houve nenhuma vistoria, o morador teria decidido ir embora, por precaução.

O comandante da Defesa Civil, coronel Fran-cisco de Paula, negou as informações dos morado-res: “Não há nenhum re-

gistro de solicitação para esta área”. A prefeitura ainda reforçou que possui um sistema de solicitações de vistorias informatizado e arquivado.

Após o soterramento de ontem, quatro casas que estão edifi cadas no entorno do imóvel atin-gido foram interditadas. Em função do perigo de novos deslizamentos, os moradores destas casas foram aconselhados a deixarem suas casas e procurarem novas mo-radias.

De acordo com a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cida-dania (Setrac), 15 pes-soas estão desalojadas. Um abrigo foi montado na Creche Vista Alegre, próxima ao local do aci-dente, para receber as pessoas que não tenham um local defi nido para fi car.

Moradores teriam pedido vistoria

O comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Petrópolis), tenente coronel Alfredo Emilio Souza Vianna, explicou que dentre as maiores difi culdades em um resgate como esse estão a difi -culdade em chegar ao local e chuva (choveu 40 milimetros na região de Araras). “O acesso é muito ruim e não conseguimos colocar máquinas trabalhando. O espaço também é restrito e não tinha como colocar mais homens. A quantidade de água que caiu estava pesando e fi cou complicado para retirar as coi-sas”, explicou ele.

Souza Vianna ainda lem-brou que, normalmente, vítimas de soterramento costumam fi car próximas umas das outras, como aconteceu neste resgate. “Quan-do se trata de pais e fi lhos isso é ainda mais claro, sempre encon-tramos os pais abraçados com os fi lhos. É o instinto, eles tentam proteger os fi lhos”, completou.

Bombeiros tiveram difi culdade para chegar ao local

Pai de uma das meninas (detalhe) acompanhou todo o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros

O secretário de Assistên-cia Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, acompanhado do prefeito Paulo Mustrangi, visitou ontem (4) áreas do bair-ro Bingen que sofreram estra-gos com as chuvas registradas na cidade desde o último dia 23 de dezembro. Eles estiveram também na Rua João Xavier, onde uma casa foi soterrada e outras moradias estão em risco de desabamento.

A visita do representante do estado à Petrópolis foi determinada pelo governa-dor Sérgio Cabral, depois da reunião realizada pelo vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, o coordenador do Co-mitê de Ações Emergenciais

da Prefeitura, Luis Eduardo Peixoto, e o secretário de Obras, Stênio Nery, na última semana, com o presidente do Departamento de Estrada e Rodagem do Rio de Janeiro (DER). O encontro pretendia requisitar apoio estadual para obras de infra-estrutura no município, principalmente no Bingen, Itaipava e Posse. In-tegrantes do DER e do INEA estiveram na cidade na última segunda-feira (3) vistoriando áreas atingidas.

Segundo Neves, o go-vernador está preocupado com a situação de Petrópolis e colocou toda a estrutura do Governo à disposição da Pre-feitura para o atendimento às vítimas das chuvas.

Jaqueline [email protected]

Um forte estrondo segui-do de um tremor assustou os moradores do bairro São Se-bastião, principalmente os do Condomínio Parque Residen-cial Gustavo Ernesto Bauer, ontem e na noite da última segunda-feira (3). De acordo com a professora de Educa-ção Física, Márcia Rodrigues Monteiro, foram cerca de sete tremores durante a madruga-da. “Um deles foi tão forte que chegou a derrubar alguns objetos. Eu e meus vizinhos saímos do prédio com medo de um desabamento. Esta não foi a primeira vez que aconteceu, mas dessa vez a intensidade foi maior”, informou.

Os relatos são diversos, mas todos concordam que houve tremor. “Foi um barulho oco, parece que veio de dentro da terra, depois a sensação de que estava tremendo tudo dentro de casa”, contou uma moradora. “Eu achei que o bo-tijão de gás da vizinha de cima tivesse caído no chão, mas o barulho e a vibração con-tinuaram várias outras vezes durante a noite. Hoje (ontem), pela manhã e por volta de 14h, aconteceu de novo”, disse a outra moradora.

Uma equipe da Defesa Civil também esteve no local para avaliar o terreno e des-cobrir a causa dos tremores. “Recebemos vários telefo-nemas desta região, mas as informações são divergentes. A ocorrência é de uma vibra-ção na área, mas não estamos trabalhando com nada de concreto ainda. Alguns mo-radores disseram que ouviram um barulho e tiveram a sen-sação de que o apartamento tremeu. Outros já disseram que parecia que a tubulação de gás havia estourado e que sentiram o cheiro. Mas, nada disso foi confi rmado”, disse o chefe de engenharia da Defesa Civil, Ricardo Branco.

A equipe permaneceu durante algumas horas no lo-cal, aguardando que um novo tremor acontecesse para que pudesse identifi car a causa. “Não temos hipótese nenhu-ma, por isso, vamos voltar diversas vezes ao condomínio, nos horários que os moradores relataram que houve tremor, inclusive de madrugada, até descobrirmos o que está acon-tecendo”, afi rmou Branco.

Tremores assustam moradores do São Sebastião

Segundo a secretária do condomínio, Liberaci Maria Rosa da Silva, os tremores foram sentidos também em outras ruas do bairro. “Não só no condomínio, mas também tivemos relatos nas Ruas Adão Brand e Capitão Paladini. Muitos estão dizendo que a

causa seria uma grande pedra na Adão Brand que estaria se deslocando, ou uma acomoda-ção de terra”, contou. Ela disse ainda que o Corpo de Bom-beiros foi acionado durante a madrugada, mas não houve ví-timas e não foram encontradas rachaduras nos prédios.

Causa dos abalos ainda é desconhecida

Defesa Civil promete investigar causa de tremor no bairro

Reunido com a equipe do governo municipal, no gabinete do prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de estado Rodrigo Neves recebeu informações sobre a situação do município após os estragos causados pelas chuvas. Desde o último dia 23 de dezembro, foram registradas cerca de 460 ocorrências pela Defesa Civil, sendo 252 deslizamentos de terra em residências (total ou parcial). Somente em áreas públicas (pontes, ruas, barrei-ras e rompimento de rede de águas pluviais), a Secretaria de Obras já identifi cou mais de 60 pontos onde serão ne-cessárias intervenções com obras. O Prefeito Paulo Mus-trangi informou ao secretário que 530 famílias já são assis-tidas pelos programas Alu-guel Social e Auxílio Social da Prefeitura de Petrópolis, vítimas de chuvas ocorridas em anos anteriores, entre elas quatro famílias atingidas pelas chuvas do último dia 27 de dezembro.

Com os novos casos de famílias desabrigadas por conta de deslizamentos e in-terdições de áreas nas últimas semanas, a ajuda do Governo do Estado será importante para atender as novas vítimas das chuvas. “Vamos iniciar o processo para disponibilizar o programa do Governo do Es-tado “Morar Seguro” para as

famílias das áreas de risco.”, explicou o secretário.

Além dos recursos que vem sendo aplicados em obras na ordem de R$ 27 milhões na recuperação de áreas já castigadas pelas chuvas nos últimos anos (verbas munici-pais e estaduais), o secretário Rodrigo Neves informou que irá viabilizar uma parceria com o Governo Federal para a captação de recursos para a recuperação das áreas atin-gidas destruídas nas últimas semanas em diferentes pontos do município.

A Secretaria de Assistên-cia Social e Direitos Humanos encaminhou ontem colchone-tes, água e cestas básicas para que possam ser utilizadas pela Secretaria de Trabalho, Assis-tência Social e Cidadania do município (Setrac) em casos de emergência. Quinze pes-soas estão desalojadas na ci-dade, incluindo os moradores das quatro casas interditadas pela defesa Civil na comuni-dade de Mata Cavalo e as duas famílias desabrigadas que ain-da continuam na Escola São Francisco de Assis, no Duarte da Silveira, vítimas da chuva de 27 de dezembro. A Setrac está montando um abrigo na Creche de Vista Alegre, próxi-mo ao local do desabamento, para que as pessoas que não puderem fi car com familiares possam se abrigar.

DC registrou 460 ocorrências desde a ante-véspera do Natal

Chuva começa a diminuir e sol aparece a partir de hoje

O tempo deve continuar chuvoso em todo o Estado do Rio de acordo com o Climatempo. Hoje, de acordo com a meteorologista Camila Ramos, do Climatempo, períodos de chuva serão intercalados com momentos de sol. Só a partir de quinta-feira o sol volta a aparecer em todo o estado, com pancadas de chuva típicas de verão à tarde, que podem ser fortes. A previsão é de que os dias de calor se mantenham até domingo. Mas na segunda-feira uma nova frente fria chega ao estado.

Segundo o Climatempo, a máxima na cidade do Rio deve chegar aos 28º. Na quinta-feira, alcança os 31º. De acordo com Camila, as chuvas dos últimos dias foram pro-vocadas por um Sistema de Baixa Pressão sobre o oceano. “Essa é uma confi guração típica do verão. Uma área de ins-tabilidade se forma sobre o oceano, facilitando a formação de nuvens sobre o continente”, explica a meteorologista.

Cabral está preocupado com Petrópolis, diz Rodrigo Neves (D)

Foto: Matheus Quintal/Ascom PMP

Fotos: Alexandre Peixoto/Ascom PMP e Alan Alonso

Fotos: Alan Alonso

Page 6: Diario de Petropolis

Estabilização das novas si-tuações no trabalho. Você poderá agora usufruir de certos benefícios criados nesse âmbito. Conversas importantes com amigos, aumen-tando sua compreensão e sua vi-vência emocional. Eles poderão ajudá-lo nos estudos e nos assuntos de ordem intelectual.

Seus projetos pessoais conti-nuarão a se desenvolver de forma positiva, trazendo os primeiros resultados práticos. Momento im-portante na vida familiar, na qual poderá encontrar um equilíbrio emocional e interior muito profun-do.

Fase de aumento da energia física e da confiança. A vida pro-fissional começará a se estabilizar, mas logo terá de sofrer reformas. Pequenos conflitos com a pessoa amada e problemas com negócios financeiros.

Aproveitando suas oportuni-dades para fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro, demonstrará ser prático. Esteja atento para uma novidade ou uma visita. Alguma coisa boa vai acontecer.

Faça o que puder para au-mentar suas amizades ou então, conservar as que já fez no passado. Evite atritos com quem quer que seja a fim de não criar inimigos, declarados ou ocultos. Fluxo fa-vorável para o trabalho, o lar e a família.

Acautele-se um pouco dian-te das notícias que ouvir, falsas ou favoráveis. Dia excepcional para a vida amorosa e conjugal. Controle suas despesas domésticas. Esses fatos poderão mudar os seus cami-nhos.

Período feliz com muitas novidades e atrações, principal-mente nos assuntos sentimentais e pessoais. O seu trabalho trará bons resultados bem como os negócios e novas amizades. Não descuide da saúde e não se precipite em nada.

Indícios de êxito nas ques-tões que demandem sigilo, loteria, jogos, esportes e casamento. Dia excelente para resolver um proble-ma financeiro. A coragem e o di-namismo continuarão sendo o seu ponto forte. Abuse deles.

Sentimentalmente, este será um grande dia. Procure aproveitá-lo do melhor modo possível. Vida afetiva e conjugal, favorecida. Evi-te ações judiciais e discussões por dívidas ou créditos.

Tome cuidado com a precipi-tação. Evite o nervosismo, ansieda-de e a desconfiança em si mesmo. Acautele-se. As influências não são propícias. Você pode sentir interes-se pela filosofia ou religião. Evite hoje, todo tipo de exagero.

Hoje poderá elevar-se no plano social, quer pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas e com-preensivas. Novos conhecimentos e alegrias estão em perspectiva.

Um obstáculo poderá surgir em seu trabalho que será criado por uma pessoa amiga. Você sabe-rá como contorná-lo. O tempo está passando e lhe traz novas idéias que podem ainda ser utilizadas para enfrentar os obstáculos que teimam em fechar-lhe o caminho.

6 DIÁRIO DE PETRÓPOLIS quaRTa-fEIRa, 5 DE janEIRO DE 201156 anos

Agenda Cultural

Áries - (21/03 a 20/04)

Touro - (21/04 a 20/05)

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Câncer - (21/06 a 22/07)

Leão - (23/07 a 22/08)

Virgem - (23/08 a 22/09)

Libra - (23/09 a 22/10)

Escorpião - (23/10 a 21/11)

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Capricórnio - (22/12 a 20/01)

Aquário - (21/01 a 19/02)

Filmes na TV

HORÓSCOPOINSTITUTO OMAR CARDOSO

Peixes - (20/02 a 20/03)

O DIÁRIO DA PRINCESA – GLOBO – 16H10 – COM JULIE ANDREWSEM SãO FRANCISCO, MIA, MOCINHA DE 15 ANOS qUE SEMpRE vI-vEU COM A MãE, DESCObRE qUE é A HERDEIRA DE UM pEqUENO pRINCIpADO EUROpEU. SUA Avó, qUE Até ENtãO A JOvEM DESCO-NHECIA, CHEgA A CIDADE pARA CONHECê-LA E tRANSFORMá-LA NUMA pRINCESA DE vERDADE.

O DESAFIO – Sbt – 17H30 – COM MARY KAtE OLSENO pROgRAMA DE tv “O DESAFIO”, pREMIA OS EStUDANtES vEN-CEDORES DA COMpEtIçãO DE RESIStêNCIA E CONHECIMENtOS COM UMA bOLSA DE EStUDOS NA UNIvERSIDADE DE SUA ESCO-LHA! A pRODUçãO LOCALIzA ENtRE OS víDEOS DOS CANDIDAtOS, AS gêMEAS SHAYNE E ELIzAbEtH, IRMãS qUE MORAM SEpARADAS E NãO SE SUpORtAM! IMAgINE AS DUAS NO MEIO DO DESERtO DO MéxICO tEStANDO SEUS LIMItES, vENCENDO SEUS MEDOS E bRIgANDO!!

CASA DA MÃE JOANA – gLObO – 22H10 – COM JOSé WILKER ApóS ApLICAREM UM gOLpE EM UMA JOALHERIA E SEREM ENgA-NADOS pOR UM DE SEUS COMpANHEIROS, tRêS AMIgOS pRECI-SAM tRAbALHAR pARA qUE pOSSAM SUStENtAR SUAS FARRAS E pAgAR A HIpOtECA DO ApARtAMENtO ONDE vIvEM.

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA – gLObO – 01H12 – COM FORESt WHIt-tAKERNICHOLAS gARRIgAN é UM ELEgANtE MéDICO ESCOCêS, qUE DEI-xOU RECENtEMENtE A FACULDADE. ELE pARtE pARA UgANDA EM bUSCA DE AvENtURA, ROMANCE E ALEgRIA, pOR pODER AJUDAR UM pAíS qUE pRECISA MUItO DE SUAS HAbILIDADES MéDICAS.

[email protected]

Homenagem

EMPRÉSTIMO CONSIGNADOTAXASSUPER

ESPECIAIS!

SEM SAIR DECASA, SEM

BUROCRACIA

NÃO TEMCONSULTA

SPC E SERASA

INSSAposentadoPensionista

(11) 3504-8484Ligue já!

Crédito somente para aposentados e pensionistas do INSS. Com juros de 2,34%ao mês em até 60meses. Crédito sujeito a margem disponível.

Literatura

CINE ITAIPAVAEST. UNIÃO & INDÚSTRIA, 11.000

ITAIPAVA

MEGAMENTE – Censura livre – Horários: 15h e 17h todos os diasMegamente é um vilão magro, usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é care-ca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de MetroMan, Megamente cria titan, um herói para ter com quem rivalizar.

R.E.D. - APOSENTADOS E PERIGOSOS – Censura 14 anos – com John Malkovich – Horários: 19h todos os dias – Sessão ex-tra todos os dias, 21h.Frank, Joe, Marvin e victoria costumavam ser os maiores agentes da CIA - mas os segredos que eles guardam apenas serviu para torná-los os maiores alvos da agên-cia. Agora, acusados de assassinato, eles devem usar toda a sua experiente astúcia e o trabalho de equipe para manterem-se vivos e um passo à frente de uma nova ge-ração de agentes treinados.ExCEpCIONALMENtE NEStA véSpE-RA DE NAtAL O CINE ItAIpAvA FUNCIO-NARá tODOS OS DIAS, COM tODAS AS SESSÕES pROgRAMADASIngressos: terças e quartas ingresso pro-mocional a R$ 6 para todos (exceto fe-riados). preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. preço de ingressos aos sábados e domingos - in-teira R$ 16 e meia R$ 8.

CINE BAUHAUSR. DR. NELSON DE SÁ EARP, 89SHOPPING CENTER BAUHAUS

CENTRO

SALA 1HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1 – Censura 12 anos – com Daniel Radcliffe – Horários: 14

SALA 2ENTERRADO VIVO – Censura 14 anos – com Ryan Reynolds – Horários: 17h, 19h e 21h Dias 24/12 (sexta) e 25/12 (sábado) não tem sessãopaul Conroy ainda não está pronto para morrer. Mas, quando ele acorda dentro de um caixão a 2 metros abaixo da terra sem a menor ideia de quem ou porque o colocaram lá, a vida dele se transforma em um único esforço extremo pela sobre-vivência.

MUITA CALMA NESSA HORA – Censura 14 anos – com Debora Lamm – Horários: 16h, 17h45, 19h30 e 21h15 – Dia 24 ses-são só às 14h15No Rio de Janeiro, Mari, tita e Aninha são três amigas inseparáveis. Decididas a mudar a rotina de suas vidas, as três co-meçam por passar um fim de semana em uma casa incrível em búzios. No cami-nho, conhecem Estrella, que pede carona até o balneário, onde pretende encontrar o pai que nunca conheceu. As quatro ga-rotas não encontram a paz que procura-vam, mas vivem de tudo nesta jornada. E acabam descobrindo que não só tiveram dias inesquecíveis, mas que aprenderam muito mais sobre si mesmas.preços: Segunda é dia de cinema. Ingres-sos a R$ 3 em todas as sessões. terça a quinta (exceto feriados): Sessões inicia-das até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada.

TOP CINE HIPERSHOPPING ABCRua Teresa, 1415 / 2º pisoAlto da Serra – PetrópolisCine Fone: (24) 2249-9900

www.cinemaxx.com.br

SALA 1AS CRÔNICAS DE NÁRNIA 3: a viagem do peregrino da alvorada – Censura livre – com tilda Swinton – Horários: 16h20, 18h40 e 21hsexta e sábado, dia 24 e 25, não haverá sessãoA história narra as aventuras de Lúcia e Edmundo, juntamente com o primo Eus-táquio e o agora rei Caspian, a bordo do navio peregrino da Alvorada. Juntos têm a missão de saber o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, conforme narrado em “O príncipe Caspian”. Desta vez entram no mundo de Nárnia enquanto estavam pas-sando as férias na casa do inconveniente primo Eustáquio, por um quadro que os pais de Eustáquio ganharam de presente de casamento, o qual estava pendurado no quarto onde Lúcia estava.

SALA 2MEGAMENTE – Censura livre – Anima-ção – Horários: 16h10 e 18h10sexta e sábado, dias 24 e 25, não haverá sessãoMegamente é o mais brilhante vilão que o mundo já conheceu. Só que também é o mais fracassado, visto que seus planos sempre são frustrados por Metro Man, o herói de Metro City. Após muitos anos de tentativas e fracassos, um dia ele conse-gue o inimaginável: matar Metro Man du-rante a execução de um de seus planos diabólicos.

DE PERNAS PRO AR – Censura 14 anos – com Ingrid guimarães – Horários: 20h506ª e sábado – dia 24 e 25 – não haverá sessãoAlice já passou dos 30, é casada com João, tem um filho e é uma executiva bem sucedida. Na verdade, ela é uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família, mas perde o emprego e o marido no mesmo dia. é quando ela passa a contar com a ajuda da vizinha Marcela para mostrar que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. para isso, Alice vira sócia da nova amiga em um sex shop falido, enquanto Marcela ajuda ela a descobrir os prazeres dos sex toys.

TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO

RUA PAULO BARBOSA,310 / 1º PISO

CENTRO - PETRÓPOLIS CINE FONE: (24) 2249-9900www.CINEMAxx.COM.BR

SALA 1HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1 – Censura 10 anos – com Daniel Radcliffe – Horários: 15h, 17h45 e 20h30Segunda-feira, dia 20/12, não haverá sessão

SALA 2TRON – O LEGADO – Censura 10 anos – com Jeff bridges – Horários: 15h40, 18h10 e 20h40sexta e sábado, dias 24 e 25, não haverá sessãoSam Flynn, o filho de 27 anos de Kevin Flyn, pesquisa sobre o desaparecimento de seu pai e acaba sendo sugado para o mesmo mundo de programas ferozes e jogos “gladiatoriais” no qual seu pai vive há 25 anos. Junto da fiel confidente de Kevin, pai e filho embarcam em uma jornada de vida ou morte por um univer-so cibernético que se tornou muito mais avançado e perigoso.

SALA 3APARECIDA – O MILAGRE – Censura livre – com Jonatas Faro – Horários: 16hSexta e sábado, dias 24 e 25, não haverá sessãoDevoto de Nossa Senhora Aparecida, o menino Marcos tem uma infância humil-de, mas feliz ao lado dos pais. Contudo, a morte do pai em um acidente na basílica que tanto cultuavam provoca uma dupla perda: a do familiar e a fé. trinta e cinco anos mais tarde, Marcos (Murilo Rosa) é um empresário de sucesso, vive separa-do de Sonia, com quem se casou e teve Lucas, e mantém uma relação afetiva ruim com beatriz. Ligado nas conquistas materiais, ele é um pai distante e frio, não aceita as escolhas do filho e tampouco acredita em sua recuperação após um envolvimento com drogas.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1 – Censura 10 anos – com Daniel Radcliffe – Horários: 18h6ª e sábado – dia 24 e 25 – não haverá sessãoHarry potter, Rony Weasley e Hermione granger são fugitivos. O Ministério da Magia lançou uma oferta de 10 mil ga-leões a quem der informações sobre o paradeiro do trio. A intenção é que, ao serem capturados, eles sejam entregues aos Comensais da Morte, que por sua vez os entregariam ao lorde voldemort. Em meio ao esforço para se manterem escondidos, o trio ainda precisa encontrar as horcruxes citadas por Dumbledore, o único meio através do qual voldemort pode ser eliminado. – Censura 14 anos – Hortários: 21h6ª e sábado – dia 24 e 25 – não haverá sessãoO diretor que apavorou gerações com a trilogia pânico está de volta! Em A Sétima Alma, um acontecimento assombra a ci-dade de Riverton. Na mesma noite que o Estripador desapareceu e foi dado como morto, sete crianças nasceram no hospi-tal da cidade. Agora, 16 anos depois, mo-radores estão desaparecendo misteriosa-mente. Será que o psicopata sobreviveu e voltou para aterrorizar os habitantes? bug é um dos sete adolescentes que nas-ceram naquela noite sangrenta e caberá a ele enfrentar um mal que não descansa-rá enquanto não terminar o que começou no dia em que ele nasceu.

Austríaco famoso que morreu emPetrópolis será tema de mostra

Na TV

De 14 de janeiro até 27 de março o Centro de Cultu-ra Raul de Leoni vai sediar a mostra “Stefan Zweig Vive”, de terça a sábado, 13h às 18h, domingos, 12 às 17h.

Stefan Zweig, autor de “Brasil, um país do futuro”, um dos mais importantes escritores de língua alemã do século 20, escolheu Pe-trópolis como refúgio da perseguição nazista. A ex-posição mostrará a trajetó-ria e os diferentes estágios

na vida do escritor, a recep-ção de sua obra literária em nosso país e, especialmen-te, o período petropolitano, quando escreveu a novela “Xadrez”.

As informações históri-cas serão expostas de forma atraente e dinâmica, a fim de informar o público e de estimular a leitura da obra literária de Stefan Zweig. A exposição conta com o apoio da Embaixada da Áustria no Brasil.

Santo de casa não cos-tuma fazer milagre, portan-to, não custa lembrar a quem está interessado em conhecer as obras de autores da cidade que livros escritos por ele es-tão à disposição, tanto nas li-vrarias petropolitanas quanto na internet.

A Livraria Letras e Im-pressões, por exemplo, na galeria do Edifício Arabella, Centro, tem muitos títulos de escritores locais à venda, in-clusive promovendo bate-pa-pos com os autores, ocasião em que estes têm a oportuni-dade de falar a respeito de seu universo, lendo passagens de seus livros.

A livraria tem em seu acervo o livro “Pquenas Atrocidades – Sonhadas,

Livros de escritores da cidadeà disposição dos interessados

Vividas & Imaginadas”, do jornalista, escritor e artista plástico Márcio Salerno. Este título também está à venda na Livraria Dona Traça, Valpa-raíso, quase em frente ao Bar Olivinhos, para quem mora naquelas imediações.

Salerno também tem à venda, através da internet, o e-book “Um Homem, um Cavalo, uma Pistola – O ‘Spaghetti Western’, seus Primórdios e sua Herança”, através da editora paraibana Marca de Fantasia. Mais de-talhes no e-mail www.marca-defantasia.com.br.

Outros escritores de Pe-trópolis podem ser encontra-dos, tanto nas livrarias quanto pesquisando na web. Quando visitar alguma delas, portan-

to, pergunte ao atendente a respeito dos livros aqui escri-tos e conheça o trabalho do pessoal.

À venda em livrarias da cidade

No póximo dia 22, um sábado, às 20h, o Theatro D. Pedro abre suas portas para o mundo dos espíritos, com a peça

“Allan Kardec e o Es-piritismo”. A censura é 12 anos e os ingressos saem a R$ 30. Quem monta é a Cia. Spirito Teatral.

O espetáculo conta a trajetória de Allan Kardec, a partir de seus primeiros con-tatos com os fenômenos de comunicações como os espí-ritos. O tema vem ganhando cada vez mais destaque entre os brasileiros, tanto servindo como mote para novelas da Rede Globo, como a recente “Escrito nas Estrelas”, quan-

Espiritismo

Allan Kardec será tema depeça a ser montada este mês

to para filmes que foram sucesso de bilheteria, como “Chico Xavier”.

Nascido Hippolyte

Léon Denizard Rivail, em Lyon, França, a três outubro de 1804 e falecido em Paris a 31 de março de 1869, o homem que ficou conheci-do para a posteridade como Allan Kardec foi educador, escritor e tradutor. Ele se notabilizou como condifi-cador do Espiritismo, um neologismo criado por ele mesmo, também conhecido como Doutrina Espírita.

Seu “Livro dos Espí-ritos” continua sendo um ‘best seller’ do gênero e seu nome está ligado a todas as correntes espíritas atuais. Se o assunto é de seu interesse, fique ligado e assista à ence-nação.

Kardec: principal divulgador

“O Último Rei da Escó-cia”, filme que deu o Oscar de melhor ator a Forrest Whit-taker (que também brilhou no papel de Charlie ‘Bird’ Parker no filme “Bird”, de Clint Eas-twood) será exibido no início da madrugada de hoje, pela Globo.

O filme mistura ficção e fatos reais, centrando seus fogos sobre a figura de um jovem médico escocês que acabou de sair da faculdade e parte para a África, em busca tanto de aventuras quanto de um bom começo para sua pro-fissão elegida. O médico vai parar em Uganda, um pobre país africano que precisa mui-to de suas habilidades como profissional. Mas o vício em mulheres pode atrapalhar um pouco seus sonhos de ajudar

Filme que deu Oscar a Whittakerserá apresentado hoje na Globo

Forest Whittaker brilha em papel que lhe deu um Oscar

a humanidade. Ainda mais quando uma dessas mulheres é companheira de ninguém menos que Idi Amin Dada, ti-rano que rege o país com mão de ferro.

Idi Amin Dada foi um político excêntrico e ganhou

notoriedade nos anos 70, quando quis manter preiso-neiros um grupo de israelen-ses que acabou sendo resgata-do, uma operação que rendeu dois filmes. E Whittaker faz muito bem o papel, o que já vale uma conferida.

Page 7: Diario de Petropolis

Cidade AbertaPaulo [email protected]

7DIÁRIO DE PETRÓPOLISQUARTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2011 56 anos

Leia e

assine o

Diário de

Petrópolis

Em MadriNa foto, na entrada da tradicional Plaza Mayor, em

Madri, o estimado casal Fátima e Célio Thomaz Jr, que escolheu a cidade espanhola para passar o réveillon 2010-2011. Segundo Célio, foi espetacular!

Tromba D’ÁguaMoradores da Rua Henrique Raffard e da esquina da Rua Guilherme Kreischer,

ambas no bairro Bingen, solicitam a presença de uma equipe da manutenção viária em caráter de urgência. Em 2003, quando uma tomba d’água atingiu a área, a tubulação que passa sob as ruas canalizando o córrego não suportou a pressão e rompeu destruindo a via. Na segunda-feira (27), devido à nova tromba d’água que caiu na região, essa mesma tubulação ameaçou se romper e existem dois pontos que foram danifi cados. Caso caia outra chuva forte os estragos serão maiores ainda. A foto mostra o estrago.

Welcome 2011Nesta sexta-feira (07), a partir das 22h, o Tamboatá, casa de

shows e pizzaria de Itaipava, apresenta os DJ residentes Vinicius Magalhães e Vitor Ventura com a festa Welcome 2011. Todas as pessoas que entrarem na casa até a meia noite e 11 minutos terão metade do valor do ingresso convertido em consumação.

Licença Ampliada

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7794/10, do Senado, que amplia de dois para cinco dias a licença de empregado em caso de morte de familiar (cônjuge, ascendente, descendente, irmão e dependente). A pro-posta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43). De acordo com o autor, senador César Borges (PR-BA), a atual licença é muito curta para o trabalhador se recuperar emocionalmente da perda.

MédicosA Prefeitura de Búzios

está contratando, através de sua Secretaria de Saúde, médicos para preenchi-mento de vagas na Policlí-nica Municipal. Os interes-sados deverão comparecer à Policlínica, localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, das 8h às 17h e procurar por Dr. Tristão Martins.

RESTAURANTESelf-Service

LAS DELICIASRequinte em Buffet a Quilo

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informáticaEscrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática

Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito TrabalhistaProjetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Cor-

retagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializadoDireção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582Advogado – OAB/RJ 59.566

Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

TRANQÜILIDADE PARA A SUA EMPRESA

Bernardo Rossi toma pos-se como deputado estadual, na AERJ, no próximo dia 02 de

fevereiro. Em seu lugar na Câ-mara Municipal de Petrópolis entra Silmar Leite Fortes.

TristezaTriste, muito triste as notícias de mortes devido aos

desabamentos em Petrópolis, principalmente quando se trata de crianças.

Dilma IFoi um tiro no alvo

a assessoria de Dilma Rousseff fazê-la mudar de idéia quanto a levar a fi lha em sua posse como presi-dente do Brasil. O fato de

Dilma ser mulher contou muito para sua eleição. Como representante do sexo feminino no poder, faz parte apresentar seu lado mãe.

Dilma IIApesar da aparência durona, nossa presidente con-

seguiu fi car bem elegante em sua posse no vestido e no penteado. Mais um acerto no alvo de sua assessoria.

Idéia para a COMDEPA Prefeitura de Cabo Frio está

colocando em prática o “Projeto Limpinho”, que tem como objeti-vo conscientizar moradores e turis-tas sobre a importância de manter

as praias limpas. Serão 150 jovens e 16 monitores distribuindo saqui-nhos pelas praias. A COMDEP bem que podia se inspirar e fazer algo parecido por Petrópolis!

Posse em Fevereiro

Táxis Na última segunda-feira (03), a CPTRANS deu início à

vistoria anual da frota de táxis de Petrópolis. Serão 535 táxis vistoriados em período pré-estabelecido de acordo com o número fi nal de placa. A vistoria está sendo realizada na sede da própria CPTRANS, na Rua Alberto Torres, 115, Centro. Maiores informações pelo telefone 2237-1703.

Parabéns! Parabéns ao vereador

Paulo Igor Carelli que assu-miu no último sábado (01) a

presidência da Câmara Muni-cipal de Petrópolis. A coluna lhe deseja muito sucesso!

Arruda E o vereador

Márcio Arruda, aceita ou não ser o líder do governo Paulo Mustrangi na Câmara? E, só para lembrar, os idosos estão an-siosos pela solu-ção da questão do IPTU.

Vagas na GaragemOs proprietários de

imóveis residenciais ou co-merciais não poderão mais vender suas vagas de gara-gem a pessoas estranhas ao condomínio é o que consta no Projeto de Lei 7803/10 que tramita na Câmara, do Senado. Porém, os donos das vagas poderão alugá-las com autorização na convenção de condomínio. A proposta altera o Código Civil (Lei 10.406/02) e seu autor, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) argumenta que a medida trará mais segurança ao impedir que pessoas estra-nhas frequentem o prédio.

Page 8: Diario de Petropolis

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS quaRTa-fEIRa, 5 DE janEIRO DE 20118 56 anos

OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNE-CIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS

SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS

SEPULTAMENTOCemitério muniCipal

marta Cristina Silva Santos, 38 anos, Nogueira, 10hmaria alice machado Silva Schi-mid, 79 anos, Valparaiso, 11hmariza machado troyack, 69 anos, Duarte da Silveira, 11habigail da Costa Barbosa, 90 anos, Valparaiso, 11h30ricardo Faria de toledo, 22 anos, Caxambu, 15h30maria da penha, 61 anos, Quar-teirão Brasileiro, 15hJorge José de lima, 51 anos, Siméria, 14h30milton Butturini, 84 anos, Corrêas, 16h30aydil Brinckmann, 94 anos, Centro, 14h30Ângela azevedo de Brito, 58 anos, Lebron-RJ, 10h30

Cemitério de itaipava:Gerson de araújo afonso, 37 anos, Araras, 14h

geral

Há 30 anos o Diário publicava

o dia cinco de janeiro de 1981 caiu em uma segunda-feira e o DiÁrio não circulou nesta data.

AVISOS E EDITAIS

AVISOS E EDITAIS

Homem é assassinado a tiros no Bonfim

05/01/2011

Relação do Edital dia

Pag: 1

05/01/2011 Acham-se afixados neste cartório, conforme a lei 9492/97, art. 15 $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para seremprotestados os títulos de responsabilidade de:

Cartório de 3º Ofício de PetropolisTerceiro Ofício - Petropolis - RJ

R. do Imperador, 1021 - Centro

EDUARDO PAULINO BRAND CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL)Portador/ Cedente / Sacador

18754651700CNPJ / CPF

22167Protocolo

CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL) 30/12/2010

Nota Promissoria 0000120-57

01/11/2007 01/11/2007

Número:

Vencto: Emissão: 4309,98Valor:

104,42Custas 4.414,40TotalCheque Administrativo 104,42Custas 4.427,85Totalou Dinheiro 13,45TarifaCpmf 0,00

06/01/2011Protestar em

ESTR PRESIDENTE SODRE 1295 SIMERIA

CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL)

IGREJA BATISTA ALTO INDEPENDEN 341 - BANCO ITAU SAPortador/ Cedente / Sacador

074101452000104CNPJ / CPF

22156Protocolo

UNIAO DE BANCOS BRASILEIROS SA 30/12/2010

DUPLICATA MERCANTIL 247-3

19/12/2010 21/09/2010

Número:

Vencto: Emissão: 2324,00Valor:

113,59Custas 2.437,59TotalCheque Administrativo 113,59Custas 2.451,04Totalou Dinheiro 13,45TarifaCpmf 0,00

06/01/2011Protestar em

RUA CACILDA BECKER, 80

MARTMAN SETEL DISTR. LTDA ME

JOSE ROBERTO DOS SANTOS COIMBRA E BUENO ADV ASSOCIADOSPortador/ Cedente / Sacador

08443129751CNPJ / CPF

22200Protocolo

OMNI S/A 30/12/2010

CEDULA DE CREDITO BANCARI 101236000015109

28/08/200928/08/2009

Número:

Vencto: Emissão:846,75

Valor:

99,18Custas 945,93TotalCheque Administrativo 99,18Custas 959,38Totalou Dinheiro 13,45TarifaCpmf 0,00

06/01/2011Protestar em

ESTR DO CARANGOLA LT-49 QD 50 ANT 2200

OMNI S/A

LEONARDO BARBOSA CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL)Portador/ Cedente / Sacador

05302148730CNPJ / CPF

22168Protocolo

CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL) 30/12/2010

Nota Promissoria 0000323-25

22/04/2010 22/04/2010

Número:

Vencto: Emissão: 1386,11Valor:

104,42Custas 1.490,53TotalCheque Administrativo 104,42Custas 1.503,98Totalou Dinheiro 13,45TarifaCpmf 0,00

06/01/2011Protestar em

R WALDEMAR FERREIRA DA SILVA 251 CASA 05

CAIXA ECONOMICA FEDERAL(AG IMPERIAL)

Intimo-os a pagarem ( através de cheque administrativo ou dinheiro com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso da falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz.

Petropolis, 05/01/2011

João Correia Lima Neto - Escrevente

Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei.

Fernando Rodrigues Silva, de 20 anos, foi assas-sinado na noite da última segunda feira (4) na Estrada do Bonfim, próximo ao posto médico do bairro. O corpo dele foi encontrado baleado por volta das 5h da manhã, no quintal de uma casa nas imediações do local do homicídio. Ele es-tava solto havia pouco mais de dois meses e respondia em liberdade pelo crime de latrocínio - assalto seguido de morte. Em 2009, Fernan-do participou de um assalto a ônibus que culminou na morte do cobrador Romário Ferreira de Oliveira, de 22 anos. No entanto, o autor do disparo que causou a morte do cobrador teria sido seu comparsa, que ainda está preso.

A proprietária do imó-vel onde o corpo de Fernan-do foi encontrado, declarou a polícia que aproximada-mente às 23h45 ouviu cerca de 3 disparos, em seguida um período de silêncio, e mais três disparos. Logo

após os tiros, ela ouviu al-guém bater a porta do andar de baixo da residência, mas, temerosa, não quis verificar o que era no momento. A moradora disse também ter visto o farol de um au-tomóvel do lado de fora da casa dela no momento do crime. Ao que tudo indica, o rapaz foi surpreendido por uma pessoa armada dentro de um carro, tentou fugir invadindo o quintal de uma casa próxima, mas acabou atingido e morreu por ali mesmo. Na manhã seguinte, a moradora en-controu o corpo no quintal e imediatamente acionou a Polícia e o Corpo de Bombeiros para efetuar a remoção, que ocorreu às 14h35 de ontem.

O homicídio foi regis-trado na 105ª DP (Retiro) e a polícia já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do crime. Como era noite e a visi-bilidade muito restrita, a única testemunha do caso que prestou depoimento

não conseguiu identificar o automóvel do qual su-

postamente o assassino de Fernando estaria a bordo.

Fernando Rodigues da Silva, assassinado no Bonfim - Corrêas

Alan Alonso

Concurso para alunos da Faetec já tem gabarito

Os candidatos que par-ticiparam das provas para o ano de 2011 nos cursos das unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) já podem conferir os gabaritos no site www.faetec.rj.gov.br, no link Con-cursos 2011.1. Os recursos referentes aos gabaritos fo-ram recebidos através de requerimento. O resultado sai hoje. As provas de re-dação do vestibular terão o resultado divulgado em 10 de janeiro.

No dia 11 de janeiro de 2011 será divulgada a classi-ficação final dos candidatos às vagas dos cursos de nível médio (concomitante e sub-sequente) e do pós-técnico. O vestibular para os institutos superiores terá o resultado final publicado em 17 de

janeiro.

Educação infantil e ensino fundamentalO resultado da Loteria

Federal do dia 18 de dezembro foi 03141. Este será o número

utilizado para começar a alo-cação dos candidatos inscritos no concurso de acesso as 246 vagas para a educação infantil (creche e pré-escola) e para as 205 oportunidades no ensino fundamental nas unidades

da Faetec. A divulgação dos contemplados será no dia 11 de janeiro.

A matrícula terá datas definidas de acordo com a letra inicial do nome do can-didato. Nomes iniciados com as letras de A a E, dia 13/1; de F a J – 14/1; de K a O – 17/1; de P a T – 18/1 e de U a Z no dia 19. A ficha para matrícula será disponibilizada no site.

Os candidatos inscritos para as vagas do 1º e do 6º ano do ensino fundamental terão o resultado do sorteio com base no Prêmio da Loteria Federal do dia 22 de janeiro de 2011.

As rec lass i f i cações para todos os cursos serão publicadas no site após as matrículas. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site ou pelo tele-fone 4093-9386.

moda criativa investe em sensações com o apoio da tecnologia

Brincar com texturas traz um diferencial aos looks de inverno e mostra que arte e moda podem andar juntas. O Polo de Moda de Petrópolis investe no potencial criativo e descobre o talento de criar sensações com cortes, teci-

dos e detalhes. São paetês, entrelaçados, cotelês, couros amassados, desgastados, relevos, pontos de tricô, plumas, pêlos, canelados e rendados que transformam qualquer roupa. Tudo isso com um toque da tecno-logia digital que ajuda a tornar a peça mais interessante, quase que em volume 3D.

A estilista do Senai Moda em Petrópolis, Carol Fernandes, atesta que estes detalhes dão aparência nova e inusitada às peças,

tornando-as realmente mais atraentes. “Não podemos esquecer das sensações que as texturas causam ao toque e no visual. Pêlos dão sensação de aconchego, paetês nos revelam sofisticação, amassa-dos se conectam ao natural e

confortável”, explica. As texturas também estarão presentes nos acessórios, seguindo uma tendência rica em misturar o novo e o velho em 2011.

Para conhecer esta proposta, não deixe de visitar o estande do Polo de Moda de Petrópolis no Rio-à-Porter, de 10 a 13 de janeiro, no Píer Mauá, e conferir as novidades das marcas Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Cola Co-

lorida, Mc Kenzie Store, Off Rio, Tazza, Thiamo, Water Color.

Uma das sedes da Faetec no Rio de Janeiro

Domingo será celebrada missa na comunidade Vista alegre

A Diocese de Petrópolis manifestou solidariedade à família das vítimas do desliza-mento de terra na comunidade Vista Alegre, em Araras. O bispo diocesano, Dom Filippo Santoro lamentou a morte das três crianças e manifestou so-lidariedade a todas as vítimas das chuvas em Petrópolis. “Desde o primeiro momento que soube do ocorrido em Araras, rezei pelas crianças e seus familiares”.

Dom Filippo Santoro disse que a Diocese estará

dando todo auxílio necessário as famílias da comunidade atingidas pelo deslizamento de terra, através da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Araras. O Padre André Ricardo Asthine disse que a comunidade católica de Vista Alegre está prestando todo auxílio às famílias e informou que no domingo, a missa celebrada na Igreja da comunidade, às 8h, será na intenção das três crianças e das famílias atingidas pelo deslizamento de terra.

Brincar de texturas traz um diferencial aos looks de inverno

Para conhecer esta proposta, não deixe de visitar o Polo de Moda

Page 9: Diario de Petropolis

DIÁRIO DE PETRÓPOLISquaRTa-fEIRa, 5 DE janEIRO DE 2011 56 anos 9

Diário nos BairrosAilson Souza

[email protected]

ALTO DA SERRAA secretaria da Paróquia de Santo

Antonio, na Rua Santo Antonio, do Alto da Serra, funciona de 2ª feira a sábado de 14h30 às 19h. O Pároco é o Padre Francis-co Montemezzo e o Vigário Paroquial é o Padre Antonio Teixeira Pinto. Infor

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen,

261 Amor e Atração, Avenida Leopoldina, 596, Nogueira. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Estrela de Ara-ras, Escola Estadual de Araras; Morin, Igreja de Nossa Senhora da Glória; e Petropolitano Rua Santos Dumont, 100, Centro.

Ao invés de 6% foram 20%Usuário critica empresa TREL por causa de reajuste de passagens

acima do percentual autorizado por autoridades do transporte

Humberto Rovigatti agradece serviço executado pela Ampla Completou ontem um

mês que os moradores da Comunidade Humberto Rovigatti, no Bairro Sa-mambaia, estão tranqüilos com a luz elétrica sem fal-tar ou ter quedas, transmi-tir telefonemas ou assistir televisão. O motivo é que o serviço de poda foi feito ao longo dos cabos onde a

vegetação estava causando transtornos nas residên-cias.

A informação foi dada ontem pela presidente Wagne Muniz Simões, da Associação de Moradores e Amigos da Humberto Rovigatti e Adjacências – AMAHURA. Ela agra-deceu a Ampla – Energia

e Serviços – que mandou uma equipe no local no dia 4 de dezembro, depois de ter feito a vistoria dois dias antes.

A líder comunitária denunciou o problema de queda e falta de energia em setembro. Desde en-tão, vinha reivindicando o serviço de poda junto

às autoridades para evitar que os moradores também continuassem com proble-mas também de telefonar e assistir televisão. Wag-ne Muniz lembrou que o ultimo pedido foi feito no dia 30 de novembro, para contar finalmente com o atendimento quatro dias depois.

FELIZ 2011, ano impor-tantíssimo no Cenário Esportivo Petropolitano e Nacional, afinal 2011 marca mais precisamente no dia 04 de Julho o Centenário e glórias do Petropolitano Foot-Ball Club um dos mais tradicionais do Estado do Rio e do Brasil, PRI-MEIRO CLUBE tri-campeão do Estado do Rio de Janeiro, a equipe Alvinegra representou Petrópolis na década de quarenta em Torneios Inter-Municipais além de ser um celeiro infindável de grandes ta-lentos de nosso tênis desde o início com jogadores como Júlio Furquim Werneck, Antônio de Oliveira, Ru-ben Nobre, Alexandre Guimarães, Feliciano Peixoto, Newton Werne-ck, BRUKNER, os irmãos Dennis e Hugo Cross, este ainda desfilando sua categoria pelas quadras alvine-gras, Novariniri, Kurt Zeidler, os irmãos Setinha-César Sá, há muitos anos morando nos Estados Unidos onde é Professor de Tênis e os pre-maturamente falecidos Serginho Sá e Ricardo Sá, o TIA, Ênio Ricardo Pereiro, Alberto Crespo, Robson Pereira, Alexandewr e Christian La-cerda, Luiz Guilherme Tré e tantos e tantos outros grandes jogadores for-mados por esse Clube incrível que nasceu e continua com a vocação de vencedor.....Certamente uma vastís-sima agenda marcará os 100 anos do Petropolitano Foot-Ball Club e evidentemente nossa Coluninha cá estará para divulgar tudo oque for acontecendo e todas as novidades no Calendário já vastíssimo de ati-vidades tenísticas para 2011........

PERDA IRREPARÁVEL- Ao necerrar o ano tivemos um no-tícia das mais tristes de 2010, o fa-lecimento o querido tenista, amigo de todos Rafael Lisboa Pardelhas, notícia que deixou a todos sem chão e sem teto......Rogamos ao PAI-MAIOR que acolha o querido ami-go e um dos maiores incentivadores do tênis de Campo Petropolitano, em sua eterna luminosidade....Pêsa-mes aos seus familiares.........

VEM aí o Torenio Aberto de São Paulo, noqual o vencedor acu-mula preciosos pontinhos para o Ranking das ATP - Associação dos Tenistas Profissionais-, será a déci-ma primeira edição do torneio que já teve como vencedores Flávio Sa-retta em três oportunidades, Ricar-do Mello também TRi-Campeão, com um título o Canadense Fre-deric Niemeyer, o argentino Juan Monaco, o brasileiro Thiago Alves e o também argentino Guilhermo Cañas, vamos ver se o tênis verde e amarelo mantém a hegemonia nessa importante competição.

Em menos de um ano as passagens intermuni-cipais foram reajustas e a falta de cumprimento sobre o percentual de au-mento da Transturismo Rei – TREL – provocou a reclamação de usuários ontem pela manhã. Segun-do os passageiros, o rea-juste da tarifa no itinerário de Petrópolis a Piabetá foi muito além dos 5,63% autorizados pelo Departa-mento de Transportes Ro-doviários – DETRO/RJ.

- Paguei R$ 3,00 do Fragoso até aqui – afirmou a costureira Sonia Maria de Jesus Alves. Até o final da semana passada o mes-mo roteiro era R$ 2,50. Tem alguma coisa errada.

O técnico de refrigeração Augusto Lemos foi outro que reclamou demonstrando ter conhecimento do percentual de aumento acima do auto-rizado. Disse ter embarcado em Piabetá para Petrópolis e também pago R$ 3,00.

- Se a passagem era R$ 2,50 com o aumento iria para no máximo R$ 2,70 – afir-mou, com convicção.

Outros usuários da TREL reclamaram ao desem-barcar no Alto da Serra por volta das 9h da manhã de on-tem. Lembravam da dispari-dade nos reajustes dos itine-rários que a empresa cumpre para a Baixada Fluminense pela Serra Velha da Estrela ao confirmar que a tarifa de Parada Angélica a Petrópolis

que era de R$ 4,60 foi para R$ 4,90 aproximadamente dentro do percentual de 5, 63%. Por sua vez, procura-da, o telefone geral da TREL

não atendia, o site da empre-sa está fora do ar e os três ce-lulares dos chefes do tráfego estavam desde cedo até às 17h fora de área.

Passagens nos ônibus da TREL voltaram ser criticadas

Nova manifestação sobreconstruções irregulares

Parece que Pedro do Rio está toda mobilizada em resolver a situação das construções irre-gulares na margem esquerda do Rio Piabanha desde Sumidouro até o centro do distrito. Ontem foi a vez do morador Valdo Luiz Tesch Junior se manifestar so-bre o risco de morte das pesso-as que moram no local devido à época das enchentes. Cita a

nota emitida por ele:- As autoridades têm que

resolver a transferência daquelas pessoas o mais breve possível. No final do ano passado presenciei o Piabanha cheio por duas vezes ao passar por ali e vi a água quase atingindo as casas. Todos ali estão correndo riscos de perder a vida a qualquer momento e é preciso que saia o quanto antes.

As comunidades continu-am se mobilizando nos bairros da cidade para a visita do Pa-dre Marcelo Rossi nos dias 19 e 20 deste mês. Dizendo-se fã incondicional do religioso, Luiz Paulo Glicério da Costa, do Bingen, informou ontem que está esperando a confirmação de mais dez pessoas para alu-gar um ônibus especial do bair-ro para o evento.

Luiz Paulo lembrou que já tem cadastradas trinta pessoas entre homens e mulheres. O Padre Marcelo Rossi vai au-tografar o seu livro Ágape no Centro Educacional Terra San-ta, no Valparaíso. No dia 19 o evento terá inicio às 14h e no dia seguinte inicia pela manhã às 9h. O Terra Santa fica na Rua Monsenhor Bacelar, no Valparaíso.

Comunidades se mobilizampara evento no Terra Santa

A falta de limpeza na en-trada das ruas dos Ferroviários e Osvero Villaça, no Alto da Serra, foram reclamadas ontem pela manhã no local. Morado-res disseram que todo final de segunda-feira e início de terça é a mesma coisa, ou seja, lixo espalhado e até entulhos em pequena quantidade são vistos amontoados em pontos de pas-sagem de pessoas.

A moradora Altiva da Cos-ta Moura isentou as autorida-des de culpa, lembrando que o recolhimento do lixo é feito com regularidade no bairro. Entretanto, criticou os próprios moradores que não contribuem com a manutenção da limpeza no local, jogando lixo fora da caçamba que fica na entrada da Rua dos Ferroviários e também na Osvero Villaça.

Moradora reclama de lixoespalhado nas ruas

Animados tenistas como Serjão, Ricardo Pinto, Franklin Ferri e muitos e muitos outros passaram o Reveillon super bem sucedido do Petropolitano depois de 20 anos sem ser realizado, já Arnaldo Rippel não tve a mesma sor-te, passou a virada de ano no Centro Cirúrgico, de plantão, mas correu tudo bem felizmente..............

Nos destaques fotográficos de nossa Coluninha ainda dentro de suas Bodas de Prata dois cliques da déecada de noventa, nas quadras alvi-negras, Carlo Zennaro, Arnaldo Rippel e Billie The Milton Lopes, já no outro click no saudoso Torneio Itaipava em Revista realizado no Clube Campestre de No-gueira pelo amigo Titto Santos, Osíris Frontino, Mauro Tavares, o organizador e Luis Enéas, o Torneio foi realizado tanto nas quadras do Campestre como

nas do Itaipava Tênis Clube, foram seis edições e o patrocínio era do CDL.....Saudades..

Quem não está nada satisfeito com esse tempo chuvoso é Décio Lôbo que estreou sorriso novo em 2011, garotinho que está em final de férias não pode aproveitar do jeito que gostaria as quadras pois sempre estão inviabilizadas para a prática do tênis, apesar de alguns gênios tentarem inventar o WATER TENNIS, mas que evidentemente não deu certo, engenharia doida sô.............fazer o que , né ?

Uma excelente semana para todos e até Sábado com mais No-tícias do Tênis, comentando tudo o que acontece no esporte branco do planeta...Fiquem com DEUS, sem-pre livre dos invejosos de plantão.

Page 10: Diario de Petropolis

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS10 quaRTa-fEIRa, 5 DE janEIRO DE 201156 anos

ESPORTES E-mail: [email protected]

Serrano confirma mais um zagueiro na equipe

A pretensão do clube é fechar até o próximo dia 22 o grupo que vai dispu-tar a série C do Carioca, faltando no máximo um ou dois jogadores. O treinador pretende trabalhar com 23 a 25 jogadores no elenco.

De hoje até a próxima sexta-feira a equipe vai treinar na parte da manhã e no sábado o time faz um amistoso contra o Fribur-guense no estádio Eduardo

Guinle, em Nova Friburgo, às 15h.

Duílio explica que no amistoso o resultado será o menos importante para a equipe. “Eu espero ver como eles vão se comportar jogando com uma equipe de verdade, diferente do que nós estamos acostumados nos treinos. Quero ver como o time vai se posicionar. O re-sultado é o que menos impor-ta”, explicou o treinador.

Treinamento ao longo da semana

Copa Zico

Fluminense

O Serrano confirmou ontem o acerto com mais um jogador para formar o grupo que vai disputar a série C do Campeonato Carioca deste ano. O atleta é o zagueiro Willian que veio do Rio Grande do Sul. O jogador veio por indicação, mas de acordo com o treinador Duí-lio quem indicou o jogador é de confiança.

“Ainda não temos muitas informações sobre ele, não sei onde ele jogou, mas veio por indicação de uma pessoa séria”, explicou Duílio. Com a chegada do zagueiro o Serrano passa a contar com 14 jogadores no grupo que inicia a disputa da série C no dia 20 de fevereiro, diante do Villa Rio.

O clube já conta com três zagueiros, dois laterais-esquerdo, cinco volantes um meio de campo três atacantes.

Os jogadores que já estão nos planos da equipe são os za-gueiros Vítor e André, além do agora confirmado Willian, os laterais-esquerdo Rafael e Raí, os volantes André Luiz, Bruno Aguiar, Leonardo Pavão, Brunão e Marcos Vi-nícius, o meio-campo Júlio e os atacantes Edvan, Vítor Santos e Ramon.

As únicas posições que ainda não tem jogadores confirmados são no gol e na lateral-direita. Duílio destaca que para o gol ele precisa de um jogador experiente. “Nós estamos tentando um goleiro que passe segurança para o time. Ele tem que ser expe-riente, não pode ser muito jovem”, destacou.

O Serrano também está em busca de outros jogado-res com mais experiência, a série C permite apenas três jogadores acima dos 23 anos.

De acordo com o treinador a procura está sendo feita com calma para não errar na contratação. Está semana uma fonte ligada ao clube in-formou que o atacante Viola poderia ser um dos jogadores

experientes, porém Duílio negou a informação. “Nós estamos procurando alguns jogadores experientes, mas eu não ouvi nada a respeito deste nome”, disse o trei-nador.

Duílio quer time completo até dia 22

O carangola estreou on-tem na Copa Zico nas cate-gorias sub 11, sub 13 e sub 15. Na mirim e pré-mirim os carangolenses não começaram muito bem e perderam, porém no sub 15 os petropolitanos atropelaram.

O time do bairro Divino começou muito bem na cate-goria sub 15, jogou às 11h45 contra o Pontal Country Club, e goleou por 6 a 2. Os gols petropolitanos foram marca-dos por Deivid (3), Leozinho, Vitor e Luiz Alberto. A equipe volta a campo apenas amanhã às 10h30 para enfrentar o Tudo Pela Paz.

Na categoria sub 13 o time petropolitano não começou as-sim tão bem e foi goleado por 4 a 1 pelo União Esporte Clube. Hoje a equipe volta a campo e tem a cahnce de se recuperar diante do CFZ às 12h30. O Carangola vai o vencedor da primeira edição do torneio, nas duas categorias, em 2010, jogando no Maracanã.

Carangola estreia com vitória no sub 15

O Carangola estreou on-tem na categoria sub 11 e a es-treia também não foi como se esperava. O time petropolitano entrou em campo às 11h20, para enfrentar o União Esporte Clube e foi derrotado por 4 a 0. Hoje o time folga e volta a campo somente amanhã, às 10h15, para enfrentar o Cruzei-ro de Niterói – AABB/Nit. EM 2011 o Carangola ficou com o

vice-campeonato.O Supervisor de futebol

do Carangola, Maninho, diz que a equipe vai para o torneio em busca de mais títulos.

“Nós estamos muito es-perançosos para este torneio. Queremos conseguir os títulos. Nós não vamos para participar, nós vamos mesmo para ser campeões de novo”, destacou Maninho.

Carangola sub 13 foi campeão municipal em 2010

O elenco do Fluminense se reapresentou na manhã de ontem, nas Laranjeiras, para a temporada 2011. Di-guinho foi a única ausência no grupo de jogadores que foi dividido em quatro para atividades físicas e exames médicos. Prestes a ser pai, o volante foi liberado por Muricy Ramalho para ficar ao lado de esposa e se junta aos companheiros hoje.

O mau tempo no Rio de Janeiro fez com que alguns jo-gadores chegassem atrasados, casos de Emerson, que voltava de Angra dos Reis, Carlinhos e André Luis. O zagueiro teve dificuldades para deixar Porto Alegre, onde passou férias, e chegou às Laranjeiras no fim da manhã.

Os trabalhos nesta ter-ça-feira foram comandados pelas equipes de preparação física e fisiologia, coman-dadas por Ronaldo Torres e Maurício Negri, respectiva-mente. Além das atividades normais, os jogadores fo-ram apresentados ao novo presidente, Peter Siemsen, durante a manhã. Assim que chegou ao clube, ele se reuniu com o elenco no vestiário.

“O contato foi muito bom. Eles já estavam reu-nidos nos vestiário e deu para perceber que o clima é muito positivo. Só eu falei rapidamente. Estamos valo-rizando o grupo atual, apenas com contratações pontuais. Me apresentei, falei nossos

objetivos e filosofia. Foi só”, disse Peter.

Dos reforços, apenas Diego Cavalieri passou pelas Laranjeiras e atendeu alguns torcedores. O goleiro, porém, realiza exames médicos fora do clube e foi apresentado oficialmente às 16h. Já Sou-za, também no Rio de Janeiro para exames, não esteve na sede social e voltou para Porto Alegre na parte da tarde para assinar a rescisão contra-tual com o Grêmio antes de ser apresentado, hoje.

O elenco tricolor passa por uma nova bateria de exames, hoje, antes de seguir para Mangaratiba, onde rea-liza pré-temporada até o dia 16. A lista dos relacionados só será divulgada hoje.

Campeão olímpico (nos 50m livre) e mundial (dos 50m e 100m livre tanto em piscina longa, quanto em piscina curta), Cesar Cielo voltou a tecer duras criticas ao presidente da Confedera-ção Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes.

Em entrevista à revista “Poder”, de Joyce Pasco-witch, o nadador brasileiro deixou claro seu descontenta-mento com a administração do presidente. Questionado sobre qual seria seu presente de na-tal ideal, Cielo disparou:

“A saída do Coaracy. Já virou brincadeira entre nós

(nadadores), porque com ele nada muda”.

Coaracy Nunes está no comando da CBDA desde 1987. Em 2009, foi reeleito e comandará a confederação ao menos até 2013.

Em contato telefônico com o site Lancenet!, o pre-sidente Coaracy Nunes foi breve em suas palavras, e deu o problema com o nadador como superado.

“Sobre este assunto eu não falo. Conversei bastante com ele (Cielo) em Dubai (onde foi disputado o Mundial em piscina curta), juntamente ao meu diretor financeiro. Houve uma nota que saiu que

é intriga, e intriga não manda recibo. Por isso não falo deste assunto, é um diz que me diz. Eu acho que está tendo falta de futebol, estão sem assun-to, mas não vão conseguir às minhas custas. Esse assunto está encerrado”, afirmou o presidente da CBDA.

Briga é antigaEsta não é a primeira vez

que Cielo e Coaracy entram em rota de colisão. Após voltar dos Jogos Olímpicos em Pequim-2008 com duas medalhas (ouro nos 50m li-vre e bronze nos 100m livre), Cielo disse que não havia tido nenhum tipo de ajuda da confederação.

Natação

Cielo pede saída de chefe da CBDA

Doping

Equipe se reapresenta nas Laranjeirastricolores correm em volta do campo na reapresentação

A secretaria-geral da CBF retorna das férias coletivas na próxima segunda-feira e rece-berá a notificação do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) reabrindo o caso Jobson. De acordo com o jornal O Globo, o recurso foi impetrado na corte pela Agência Mundial Antidoping (Wada), contra a redução da pena de dois anos para seis meses. O jogador também será notificado.

O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, expli-cou que tanto a Fifa quanto a Wada podem recorrer porque a punição foi inferior à pena mínima. Ele revelou ainda que chegou a conversar com um membro da Fifa para tentar evitar a reabertura do proces-so, mas sem sucesso.

“Cheguei a pedir ao Hes-se Völker, chefe de antidoping da Fifa, para não reabrir o caso porque o Jobson é jovem, esforçado e estava em trata-mento. Foi quando ele veio ao

Caso Jobson será reaberto pela Wada

Brasil, no dia 29 de outubro passado. Völker me disse que não poderia assegurar que a Wada não recorreria. Creio que o noticiário recente, com problemas do Jobson, pode ter provocado esse recurso”, con-tou Carlos Eugênio Lopes.

Jobson foi flagrado no exame antidoping em duas partidas do Campeonato Bra-sileiro de 2009, nas vitórias do Botafogo sobre Palmeiras

e Coritiba, em novembro e dezembro, respectivamente. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o atacante por dois anos, mas depois reduziu a pena para seis meses.

O Atlético-MG, que con-tratou o atacante para esta temporada, garante que esti-pulou cláusulas que protegem o clube em caso de punição ao jogador.

Jobson pode receber nova punição