diário da costa do sol - 19/10/2013

16
SOCIAL R$ 1,00 Macaé / RJ | Sábado, 19 de outubro de 2013 | Número 3081 Ano 10 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DIÁRIO DA COSTA DO SOL www.cliquediario.com.br ADILSON DOS SANTOS Polícia Federal vai investigar Petrobras por suspeita de cárcere privado a trabalhadores em plataformas CADERNO D Cantor e pregador irlandês se apresenta na Praça de São Cristóvão no próximo sábado, dia 26, a partir das 21 horas. CADERNO D Cabo Frio recebe show gospel de David Quinlan Cantata foi preparada pelo grupo de trabalho de humanização do HMMJ, que é composto por cinco colaboradores Cerca de 10 homens trabalham diariamente na limpeza do local, com o auxílio de três caminhões e de duas máquinas Nesta edição, a coluna social “Estilo Nobre” de Marli Simas | CADERNO D Infraero diz que voos foram disponibilizados, mas petroleiros se negaram a desembarcar ANA CHAFFIN Infraero autoriza início das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Primeiras ações estão sendo feita pela secretaria de Limpeza Pública, que iniciou intenso trabalho de reti- rada de lixo, entre outros materiais. PÁGINA 06 Cantata leva alegria aos pacientes do Hospital Municipal de Quissamã Iniciativa pretende proporcionar momentos de felicidade aos internos PÁGINA 02 APAE de Cabo Frio recebe o Programa de Saúde Escolar Sorriso Nota 10 CIDADES PÁGINA 02 Macaé Basquete recebe o Fla hoje no Juquinha pelo Estadual PÁGINA 12 RENATA DOURADO PÁGINA 07 PÁGINA 08 Quadrilha de Macaé é presa tentando controlar o tráfico de drogas em Macabu PÁGINA 03 Ompetro quer ajuste no repasse das participações da produção de petróleo e gás POLÍCIA POLÍTICA DIVULGAÇÃO MACAÉ Lagoa de Imboassica recebe ações integradas de limpeza e recuperação PÁGINA 08 capa costa do sol 19_10.PMD 18/10/2013, 21:53 1

Upload: diario-da-costa-do-sol

Post on 22-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

3081

TRANSCRIPT

Page 1: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

SOCIAL

R$ 1,00 Macaé / RJ | Sábado, 19 de outubro de 2013 | Número 3081 Ano 10

DIÁRIODA COSTA DO SOLDIÁRIODA COSTA DO SOL

www.cliquediario.com.br

ADILSON DOS SANTOS

Polícia Federal vai investigar Petrobras por suspeitade cárcere privado a trabalhadores em plataformas

CADERNO D

Cantor e pregadorirlandês se apresenta naPraça de São Cristóvãono próximo sábado, dia

26, a partir das 21horas.

CADERNO D

Cabo Frio recebeshow gospel de

David Quinlan

Cantata foi preparada pelo grupo de trabalho de humanização do HMMJ, que é composto por cinco colaboradores

Cerca de 10 homens trabalham diariamente na limpeza do local, com o auxílio de três caminhões e de duas máquinas

Nesta edição, a coluna social “Estilo Nobre” de Marli Simas | CADERNO D

Infraero diz que voos foram disponibilizados, mas petroleiros se negaram a desembarcarANA CHAFFIN

Infraero autorizainício das obras dereforma e ampliaçãodo Aeroporto

Primeiras ações estão sendo feitapela secretaria de Limpeza Pública,que iniciou intenso trabalho de reti-rada de lixo, entre outros materiais.

PÁGINA 06

Cantata leva alegria aos pacientesdo Hospital Municipal de QuissamãIniciativa pretende proporcionar momentos de felicidade aos internos PÁGINA 02

APAE de Cabo Friorecebe oPrograma deSaúde EscolarSorriso Nota 10

CIDADES

PÁGINA 02

Macaé Basquete recebe o Flahoje no Juquinha pelo Estadual

PÁGINA 12

RENATA DOURADO

PÁGINA 07

PÁGINA 08

Quadrilha deMacaé é presatentando controlaro tráfico de drogasem Macabu

PÁGINA 03

Ompetro querajuste no repassedas participaçõesda produção depetróleo e gás

POLÍCIA

POLÍTICA

DIVULGAÇÃO

MACAÉ

Lagoa deImboassica recebeações integradasde limpeza erecuperação

PÁGINA 08

capa costa do sol 19_10.PMD 18/10/2013, 21:531

Page 2: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

02 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

Pacientes, familiares efuncionários do HospitalMariana Maria de Jesus re-ceberam uma ótima sur-presa nesta sexta-feira, acantata preparada pelogrupo de trabalho de hu-manização do HMMJ, queé composto por cinco co-laboradores. A cantata éum tipo de composiçãovocal, para uma ou maisvozes, com acompanha-mento instrumental.

"Foi uma visita inespera-da e muito especial que en-cheu de alegria o meu dia.Tenho certeza que todosque aqui, também puderamse deleitar com as belasmúsicas", declarou emoci-onada Neuza Barcelos Al-meida, em fase de recupe-ração numa das alas da ins-tituição de saúde.

O hospital pretende coma iniciativa proporcionarmomentos de felicidadeaos internos, familiares, co-laboradores, médicos, en-fermeiros, técnicos de en-fermagem, nutricionistas,psicólogos, entre outros."Atingimos nosso objetivode levar alegria para as pes-soas. Os pacientes e seus

acompanhantes nos paramno corredor e parabenizam.É muito gratificante", reve-lou a diretora administrati-va Gilda Queirós.

As idealizadores do gru-po, Renata Queirós e Ivan-dra Linhares, ambas Assis-tentes Sociais, queriam fa-zer algo que "acalmasse" ocoração daqueles que esti-vessem internados. E, sefazendo valer do ditado"quem canta seus males es-panta", resolveram formarum grupo, composto ape-nas por voluntários.

"A ideia surgiu ano pas-sado e a nossa primeiraapresentação foi na noite deNatal. Desde então, não pa-ramos mais", afirmou Re-nata. O grupo conta aindacom Hudson de Jesus, psi-cologo que tem em suasmãos o violão, Wallace San-tos, enfermeiro que tocachocalho e Juliana Lima,auxiliar administrativa quetambém solta a voz.

Ivandra falou sobre a im-portância do projeto quesurgiu com a comissão dehumanização do hospital."Fazemos questão de visi-tar todos os quartos e de-

O grupo inundou os corredores do HMMJ com canções de MPB e louvores, trazendo ao ambiente um clima de paz e tranquilidade

pendências. A participaçãonão é obrigatória, mas fi-camos muito felizes por-que a adesão dos pacien-tes é sempre alta", garante

uma das fundadoras dacantata.

O grupo inundou os cor-redores do HMMJ comcanções de MPB e louvo-

res, trazendo ao ambienteum clima de paz e tranqui-lidade. O evento ocorremensalmente, sempre nasegunda sexta-feira, mas

excepcionalmente, essemês foi na terceira para quepudessem homenagear oDia dos Médicos que foicomemorado ontem (18).

Cantata leva alegria aos pacientes doHospital Municipal de Quissamã

Iniciativa pretende proporcionar momentos de felicidade aos internos, familiares e equipe

CIDADESO evento ocorre mensalmente, sempre na segunda sexta-feira, mas excepcionalmente, esse mês foi na terceira para

que pudessem homenagear o Dia dos Médicos.“ADILSON DOS SANTOS

SAÚDE

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

Neste sábado Rio das Ostrasterá dia dedicado à realização

de exames de mamografiaEm sintonia com o mo-

vimento internacional"Outubro Rosa", que cha-ma a atenção para a im-portância da prevenção aocâncer de mama, Rio dasOstras iluminou de rosaalguns dos principais pon-tos da cidade e programouuma série de atividades,que vêm acontecendo des-de o início deste mês. Nopróximo sábado, dia 19,acontece do Dia "D" dacampanha, quando o Cen-tro de Saúde da Extensãodo Bosque abre as portaspara a realização de ma-mografias e orientação àsmulheres. Os exames se-rão realizados de 8h às17h. A cidade encerra aprogramação com uma ca-minhada no dia 25.

No sábado, as mulheres

também passarão pelo exa-me clínico antes da mamo-grafia. As vagas estão des-tinadas ao público femini-no acima dos 40 anos, gru-po prioritário e com maiorrisco de desenvolvimentoda doença. Médicos e en-fermeiros estarão à dispo-sição para tirar dúvidas so-bre prevenção e tratamen-to do câncer.

TESTES - Neste mesmosábado, em referência aoDia Nacional de Combateà Sífilis, 16 de outubro,haverá também atividadeseducativas, em parceriacom o Programa de Saúdede DST/AIDS. Além dis-so, a população poderá re-alizar testes rápidos paraidentificação de HIV e sí-filis.

CAMINHADA - Uma

caminhada fecha a progra-mação no dia 25, mobili-zando toda a cidade. Aconcentração será às8h30, na Praça José Perei-ra Câmara, e o grupo se-gue até a Praça São Pedro.O evento inclui distribui-ção de folder informativoà população e atividadesfísicas, como aulas dealongamento.

OUTUBRO ROSA - Ocâncer de mama é o tipomais comum entre as mu-lheres, respondendo por22% dos casos novos acada ano. A cor rosa sim-boliza esse alerta às mu-lheres para que façam oexame de toque e, a par-tir dos 40 anos, a mamo-grafia, pois os riscos au-mentam conforme a ida-de.

Ação faz parte do Outubro Rosa, pela prevenção ao câncer de mama e será realizada das 8h às 17h

MAURICIO ROCHA

A Secretaria Municipalde Educação de Cabo Frio,por meio do Departamentode Apoio ao Educando(DEPAE), está espalhandoSorriso Nota 10 entre a cri-ançada. Agora foi a vez daAPAE receber o programaque já é sucesso entre asescolas e creches da cida-de.

Sorriso Nota 10 é umprograma de Saúde EscolarOral de abrangência nacio-nal, que visa, através daparceria entre Educação eSaúde, utilizar métodos sim-ples e de baixo custo parapromover ações educativase preventivas.

Os alunos da APAEaproveitaram para tirar vá-rias dúvidas sobre escova-ção correta. Alguns diziamque escovam os dentesmuito rapidamente, masagora já sabem que o pro-cedimento deve acontecerdevagar e com bastanteatenção. Foi o caso do alu-no Junior. O pai dele, Adal-berto César Costa, estavapresente e também partici-

APAE Cabo Frio recebe oPrograma Sorriso Nota 10

pou do bate papo com asdentistas. No final, Adal-berto conta que o filho foicorrendo lembrá-lo de queprecisa trocar a escova.

- Conscientizar os alunossobre o método correto dehigienização é muito im-portante. Alguns aqui naAPAE têm acompanha-mento constante dos paisque, ao escutarem as reco-mendações, acabam apren-dendo também a técnica ea necessidade de vigiar aalimentação, da visita aodentista periodicamente, dalimpeza adequada. Na ver-dade, com a correria do diaa dia as pessoas acabamesquecendo-se de cuidar dasaúde, explica Adalberto.

Dentre as diversas açõesprevistas no projeto estãopalestras para toda a comu-nidade escolar, campanhaseducativas de qualidadenutricional da alimentaçãoescolar e incentivo de há-bitos nutricionais saudá-veis. Além disso, cada alu-no recebe um kit de pre-venção, contendo um tubo

de creme dental, uma esco-va de dente e ainda um rolode fio dental.

A coordenadora da Saú-de Escolar, pela Secretariade Saúde, a dentista Prisci-la Watson Sanchez, expli-ca que é mais fácil criar ohábito em crianças do quemodificar os hábitos dosadultos e, por isso, é tãoimportante que o projetoaconteça nas escolas públi-cas logo no início da vidaescolar. "A preocupaçãocom a saúde bucal mudoumuito nos últimos anos.Agora se entende a impor-tância de incentivar a pre-venção, através da orienta-ção de hábitos de higiene edieta saudável, por exem-plo. Tudo isso contribuibastante e vai refletir posi-tivamente no futuro".

De acordo com a Direto-ra do DEPAE, professoraPatrícia Freitas, entre osmeses de março e julho des-te ano já foram 30 escolasatendidas, totalizando10.036 alunos de 407 tur-mas. Ela conta ainda que oobjetivo para os meses deagosto até dezembro é aten-der mais um total de 42unidades escolares, atingin-do assim mais 11.232 alu-nos da rede distribuídos em538 turmas. "O projeto jáacontece há alguns anos nasescolas de Cabo Frio e osresultados já podem ser per-cebidos. A incidência decáries nos alunos vem di-minuindo e os pais relatammudanças importantes noshábitos dos filhos", diz.

DIVULGAÇÃO

SAÚDE SAÚDE

Alunos da APAE aproveitaram para tirar várias dúvidas sobre escovação

Page 3: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

Alterar procedimentosnos repasses da arrecada-ção de participações espe-ciais decorrentes do exce-dente da produção de pe-tróleo e gás, a fim de me-lhorar a arrecadação daAgência Nacional de Pe-tróleo (ANP) e, ao mesmotempo, proporcionar àsprefeituras dos municípiosprodutores ferramentas degestão. Isso, para poderacompanhar o andamentoda produção de óleo e gásmensalmente, para que asequipes econômicas dosmunicípios planejem, emtempo hábil, a aplicação desuas respectivas receitas areceber.

Este foi o objetivo da au-diência pública realizadaesta semana, na sede daANP, que teve a participa-ção do Secretário de Petró-leo, Energias Alternativas eInovações Tecnológicas deCampos, Marcelo Neves,que é também secretário-executivo da Organizaçãodos Municípios Produtoresde Petróleo e Gás da Baciade Campos (Ompetro).

"Participamos da audiên-cia pública e pedimos quesejam feitas alterações nosprocedimentos, mas os téc-

nicos da ANP alegaram quetodos procedimentos sãodispostos no Portal daTransparência. Mas como ésenso comum entre os pre-feitos dos municípios pro-dutores de petróleo que oatual modelo não contem-pla com agilidade a boa prá-tica de gestão dos municí-pios, apresentamos emnome da Ompetro a pro-posta de criar um Comitêque viabilizará as ativida-des, melhorando a arreca-dação do governo federal,através da ANP", frisou.

Ainda de acordo comMarcelo, a medida, conse-quentemente, dará maisamplitude no planejamen-to financeiro das prefeitu-ras, já que visam facilitar oacompanhamento da pro-dução e o valor dos repas-ses, de forma antecipada.

Na condição de secretá-rio-executivo da Ompetro,Marcelo Neves enfatizouque, através da criação doComitê Gestor da Ompetro,as prefeituras poderão sa-ber, por exemplo, sobreparadas de plataformas, re-paros, queda de produçãoe projetar, assim, as varia-ções nos repasses, de for-ma antecipada. Marcelo Neves enfatizou que, através da criação do Comitê Gestor da Ompetro, as prefeituras poderão saber, por exemplo, sobre paradas de plataformas

Ompetro quer ajuste no repasse das participações daprodução de petróleo e gás aos municípios da Região

Este foi o objetivo da audiência pública realizada esta semana, na sede da ANP

POLÍTICADe acordo com Marcelo, a medida, consequentemente,dará mais amplitude no planejamento financeiro das prefei-turas, já que visa facilitar o acompanhamento da produção.“

FLÁVIO SARDOU

Câmara fará audiência públicasobre o uso dos royalties

em segurança públicaNa próxima quarta-feira

(23), a Câmara de Quissa-mã, através da ComissãoPermanente de Controle dosRecursos dos Royalties, faráuma Audiência Pública como intuito de discutir o empre-go dos recursos dos royalti-es do petróleo na área desegurança pública. A Audi-ência proposta pelo verea-dor, presidente da Comissão,

Ronaldo Costa, aconteceráàs 14h30, no Plenário daCasa Legislativa.

Na ocasião, haverá umabreve apresentação sobre aexperiência de Macaé quan-do da criação e implantaçãodo Gabinete Municipal deGestão Integrada. A pales-tra será ministrada pelo se-cretário municipal de OrdemPública de Macaé, Ten. Cel.

Edmilson Jorio.O objetivo é conhecer

como funciona o Gabinetede Gestão Integrada da ci-dade vizinha e, sobretudo,debater com a populaçãopolíticas públicas de segu-rança, a fim de formularmedidas que possam inibiro crescimento da criminali-dade e dotar a cidade demaior segurança.

Audiência foi proposta pelo vereador Ronaldo Costa e acontecerá às 14h30, no Plenário da Casa Legislativa

DIVULGAÇÃO

O diretório municipal doPartido dos Trabalhadores(PT) recebeu ontem (18) avisita de um dos candidatosa presidência nacional dalegenda. No encontro, esti-veram presentes o vice-pre-feito de Macaé DaniloFunke (PT), o vereador Mar-cel Silvano (PT), além docandidato a presidência na-cional do partido, ValterPomar e do candidato a pre-sidência estadual, RenamBrandão.

De acordo com MarcelSilvano, a visita de Valter éde grande importância. "OPT passou muito tempofragmentado. Agora esta-mos tentando reorganizar alegenda. Aqui em Macaétemos várias lideranças queseguem ideologias diferen-tes. Com isso, temos novechapas inscritas, porém con-seguimos nos aproximar

Candidato a presidência do PT esteveontem no diretório municipal em Macaé

dos ideais do vereador GutoGarcia (PT) para planejarum programa útil, com po-líticas públicas efetivas paraa população", afirmou.

Segundo Valter Pomarestá na hora de o PT voltara ser protagonista nos esta-dos e municípios do país. "Acoligação entre partidos temque ser benéfica para todos.Por exemplo, Lula se elegeusem grande participação doPMDB, porém como umaárea do PT ficou receosa denão conseguir eleger Dilma,em 2010, acabou fazendoessa forte ligação com oPMDB. Porém, eu acreditoque o PT não precisava dis-so, Dilma seria eleita dequalquer forma. Assim, onosso partido se apequenouem vários pontos do país",disse.

Para Valter, o momentodo PT é de fazer seus candi-

datos nos estados. "Aqui noRio, Lindbergh deve vircomo candidato, em váriosoutros estados temos o mes-mo cenário político. No ní-vel nacional, até acreditoque a parceria deve continu-ar entre o PT e o PMDB, masnos estados isso não deveráse repetir", completou.

Renam Brandão tambémlembrou a importância deMacaé para o PT no Estado."O município de Macaé tema maior bancada do PT emsua respectiva Câmara, comcinco vereadores. Mais atédo que a Capital, que temquatro. Desta forma, o dire-tório aqui tem grande rele-vância para todo o Estado",finalizou.

As eleições de novas di-retorias do Partido dos Tra-balhadores serão realizadasno próximo dia 10 de no-vembro em todo o país.

DIVULGAÇÃO

Candidato a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, Valter Pomar falou sobre a eleição

QUISSAMÃ VISITA

ACERTO

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013 DIÁRIO DA COSTA DO SOL 03

Page 4: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

04 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

Tiro no pé

DIÁRIOda Costa do Sol

E L MIDIA EDITORA LTDACNPJ: 09298880/0001-07

Redação: Avenida Atlântica, n° 2.500, Salas 19 e 20, Cavaleiros, Macaé-RJIMPRESSÃO:Av B s/n / São José do Barreto Macaé - Rio de Janeiro

Painel Diá[email protected]

em alta em baixa

CIRCULAÇÃO:Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Carapebus,Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Quissamã

DIRETOR ADMINISTRATIVO: DÉBORA RIBEIRO - [email protected] EDITOR CHEFE: DANIEL GALVÃO ([email protected])EDITORA-ADJUNTA: CRIS ROSA ([email protected]) - EDITOR-ADJUNTO: WESLEI RADAVELLI ([email protected])

EDITOR-ADJUNTO: Douglas Chaves ([email protected]) DIAGRAMAÇÃO: FERNANDO VITOR MARQUES DA SILVA

Feirão 'Limpa nome' daSerasa é prorrogado e vaiaté dia 26.

Aeroporto 2772 - 0950Alcoólicos Anônimos 2772 - 4202Ampla 0800- 24022Capitania dos Portos de Macaé 2772 - 1889Cartório Eleitoral - Zona 109 2772 - 9214Cartório Eleitoral - Zona 254 2772 - 2256Corpo de Bombeiros 193Conselho Tutelar - I Sede 2762-0405 / 2796-1108 - Plantão 8837-4314Conselho Tutelar - II Sede 2762-9971 / 2762-9179 - Plantão 8837-3294Conselho Tutelar - III Sede 2793-4050 / 2793-4044 - Plantão 8837-4441Defesa Civil 199Delegacia de Polícia 2762 0620Delegacia de Polícia Federal 2762 0820Delegacia da Mulher 2772-0620 Ramal 34Juizado Criminal 2757 9346Juizado Pequenas Causas 2757- 93413ª Vara Civil 2757 93511ª Vara Familiar 2757 93752ª Vara Familiar 2757 9380Guarda Municipal 2773 0440HPM 2773-0061Hospital São João Batista 2796-1500 / 2796-1505Polícia Militar – Rádio Patrulha 190 / 2762 0052Prefeitura de Macaé Geral: 2791 9008Pronto Socorro 2762-0192Pronto Socorro - Parque Aeroporto 2762-7095Pronto Socorro Pediátrico (Asilo) 2762-0340Rodoviária - Administração 2762-0987Telegrama Fonado 0800-5700100Iluminação Pública 0800-7277173

GUIA DO LEITORJORNAL DIÁRIO DA COSTA DO SOLTelefone: (22) 2762-5175e-mail: [email protected]

TELEFONES ÚTEIS:

@diariocs

/diariodacostadosol

Chuva preocupa maca-enses e deve prosseguirdurante final de semana.

Prefeitura oficializa casamento com 80 casais IA prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento

Social e da subsecretaria de Políticas para as Mulheres,começa, na segunda-feira (21), a realizar o sonho de 80casais, de oficializar o casamento civil. Serão cinco diasde cerimônias civis até sexta-feira (25), sendo 51 casa-mentos no cartório da Barra de Macaé e 29 no do Centro,contemplando os inscritos no Espaço Mulher Cidadã Ero-sita de França Leclerc. De presente, os casais ganharão acobertura fotográfica da secretaria de Comunicação.

ERICA FERREIRA

ERICA FERREIRA

GUGA MALHEIROS

Para promover a integração e valorizar o servidor, a secretaria deAdministração está com inscrições para o Passeio Histórico, queacontece no dia 27 de outubro, com destino aos lugares de memóriada cidade. A programação faz parte das comemorações do mês doservidor público, data celebrada no dia 28 de outubro. O itineráriocomeça no Solar dos Mellos, às 8h30, com passagem pela SociedadeMusical Nova Aurora, Lyra dos Conspiradores e chegada à Igreja deSant´Anna. O retorno está previsto para 12h. Os interessados devemencaminhar e-mail com nome e matrícula até o dia 24 de outubropara o e-mail: [email protected].

ComemoraçãoSemana das Crianças termina neste sábado em Macaé.

Shopping Plaza Macaé em horário diferente no feri-ado - Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, come-mora-e o Dia do Comerciário. Devido a este feriado, oShopping Plaza Macaé funcionará em horário diferente.Neste dia, as lojas e o Hipermercado Wallmart estarãofechados, mas quem quiser aproveitar a folga para assis-tir aos lançamentos do cinema, poderá ser atendido peloCinemagic, que funcionará normalmente, conforme a pro-gramação, que pode ser conferida no sitewww.shoppingplazamacae.com.br. A Praça de Alimentação também fi-cará aberta, mas das 11h às 22h. O Shopping Plaza Ma-caé fica na Avenida Aluisio da Silva Gomes, 800 - Gran-ja dos Cavaleiros. Mais informações pelo telefone (22)3311-5454 ou pelo site www.shoppingplazamacae.com.br .

Prefeitura oficializa casamento com 80 casais IIDesde o início do ano, o espaço realizou a pré-inscri-

ção de casais interessados, mas vão oficializar sua situa-ção conjugal aqueles que estão dentro dos critérios e en-tregaram no prazo a documentação exigida pelos cartó-rios. A equipe técnica de Políticas para as Mulheres fezuma avaliação socioeconômica dos inscritos tendo prio-ridade os casais que já moram juntos e no município; aexistência de filhos; a renda per capita e estão inscritosno Programa Bolsa Família.

EncontroColégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel recebe

instrutores de bandas

ADILSON DOS SANTOS DIVULGAÇÃO

Artigo

Bernardo Filho*

Marina Silva deu um tirono próprio pé. A princípioesta afirmação pode não sercompreendida em sua exten-sa totalidade. Ao ver recusa-da a criação de seu partido(Rede) pelo Superior Tribu-nal Eleitoral, se supunha queela teria dois caminhos: nãovir candidata e insistir na cri-ação de seu partido em2014ou ingressar em um outropartido (pelo menos oito lheofereceram espaço, dentreeles o PPS e o PAN) menor esem grande representação,onde poderia com tempotentar cunhar uma políticaprogramática. Não foi o queaconteceu, no entanto. Ma-rina Silva preferiu fazer umaaliança com o PSB (que aprincípio já tinha EduardoCampos como candidato)optando por uma, digamosassim, terceira via, comum adecisão pragmática esque-cendo-se do proselitismo pro-gramático com o qual se apre-sentava e que mesmo dentrodo PSB, tenta manter o dis-curso e interferir na escolhade aliados.

Vivenciamos um modelo

programático esgotado emsi, iniciado no governo Fer-nando Henrique com o Pla-no Real, um plano econômi-co apenas, e que poderia tersido estendido a outras árease não o foi, e continuado porLula. Dilma tenta segurar omodelo, porém sem a mes-ma eficiência. Com a exis-tência de 32 partidos políti-cos, ainda está presente apolarização PT x PSDB, por-que os outros partidos ou sãopequenos demais e gelatino-sos (pendem para qualquerdos lados onde haja benefí-cios maiores) ou são grandescomo o PMDB (que histori-camente originado do MDBonde era oposição à Ditadu-ra Militar, só disputava pre-feituras e cadeiras no Legis-lativo, e se firmou como nin-guém, a fazer isto: se conten-tar em preencher cargos) .Então, pensava-se haver es-paço para o surgimento deuma terceira via que acabas-se com a polarização: meroengano.

O fato de na última eleiçãopresidencial Marina Silva terobtido algo em torno de20milhões de votos, a supo-sição (errada) era de que te-

ria forças para superar estenúmero em uma próximaeleição. Isto não é a expres-são da verdade, nem tem umagarantia absoluta, pois capi-tal eleitoral é mais volátil doque capital de risco no mer-cado financeiro. O fato de elapoder ou não transferir umagrande quantidade de votospara Eduardo Campos, tam-bém é outra coisa na qualnenhum cientista políticoapostaria suas fichas.

Ora, se não há espaço, nemforça política capaz de via-bilizar, no momento, o apa-recimento de uma terceiravia que acabe com a polari-zação PT x PSDB, se Marinanão encontrar espaço dentrodo PSB para ser cabeça dechapa, o que fez Marina en-tão? Deu um tiro no pé. Por-que sinais de fumaça (só nãoenxerga e entende quem nãoquer e acredita em contos dacarochinha) vindo do Insti-tuto Lula e da direção nacio-nal do PT, já estão produzin-do a cogitação lógica de queDilma não é candidata à ree-leição (dificilmente vai recu-perar os índices anterioresquando do inicio das mani-festações populares)o“volta

Lula” é cada vez mais fortee a grande surpresa, e comchances fortes de vir a acon-tecer é o “volta Lula” comEduardo Campos de Vice nachapa presidencial (desejo deLula) porque alijar o PMDBda vice é mera composiçãode futuros cargos”. E comoficaria Marina então? Cui-dando de fazer curativos nopé.

A história de repete: Getú-lio Vargas (governou de1930 a 1945) apoiou o Ge-neral Eurico Gaspar Dutra(governou de 1946a1951)para um mandatotampão e preparou sua volta(1951 a 1954);Lula preparasua volta com o mandato tam-pão de Dilma e o PT destaforma deverá se manter nopoder até 2022 se tudo semantiver na mesma tempera-tura e pressão; ou Eduardo(que é pragmático e um po-lítico da linha tradicional)seria o candidato com apoiode Lula em 2018.

O “novo programático”alentado fica sim para o fu-turo, um futuro não anteriora 2022: quem viver verá!

*Advogado e empresário

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

ObraInício de obra em rua deBúzios.

CapacitaçãoPrograma Antitabagismo de

Quissamã realiza capacitaçãonos PSF do município.

Page 5: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

A Fundação de Apoio àEscola Técnica - Faetec estácom inscrições abertas atéo dia 11 de novembro. EmMacaé o espaço é vincula-do à Secretaria de Estado deCiência e Tecnologia(Sect), e é a primeira unida-de da Rede na região. Aotodo, serão oferecidas 632vagas para início em 2014.As aulas acontecem nasunidades da Faetec e Insti-tutos Superiores.

O ponto forte da Faetec éa capacitação para o mer-cado de trabalho. Os cursosde nível técnico contem-plam várias áreas, como en-fermagem e patologia clíni-ca, gestão, administração econtabilidade, comunica-ção, propaganda e marke-ting, turismo e hospitalida-de, meio ambiente, informá-tica e telecomunicações, edesign gráfico.

As inscrições deverão serrealizadas através do site dafundação e as provas acon-tecem dia 8 de dezembro.Serão avaliados conheci-mentos em Língua Portu-

guesa, Matemática e Reda-ção. Quem não tem acessoà internet pode ir até umadas 91 unidades da FaetecDigital, de segunda a sex-ta-feira, entre 10h e 17h. Épreciso levar apenas o CPF.Vale lembrar que os cursosde tecnólogos também sãode nível superior, com for-mação específica voltadapara o mercado de trabalho.

Os interessados podemprocurar a unidade no bair-ro Granja dos Cavaleiros. Oespaço atende com cursosprofissionalizantes como osde Informática Básica,Montagem e Manutençãode Computadores, Auxiliarem Administração de Re-des, Pedreiro de Alvenaria,Pintor de Obras, Aplicadorde Revestimento Cerâmico,Carpinteiro de Obras, Enca-nador Instalador Predial,Eletricista Instalador Predi-al de Baixa Tensão, Inglêse Espanhol. O curso de Téc-nico em Edificações é vol-tado para quem já concluiuo Ensino Médio.

Atualmente a unidade deMacaé possui uma moder-na e ampla estrutura queutiliza a arquitetura metá-

Em Macaé o espaço é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e é a primeira unidade da Rede na região

lica modular. São dez sa-las de aula, cinco labora-tórios, sendo três na área deInformática e mais dois

para Desenho Técnico,seis oficinas para aulas prá-ticas nos cursos de Cons-trução Civil, uma sala de

estudos e auditório multi-mídia. As inscrições po-dem ser feitas no site daRede. A unidade fica na

Avenida Aloísio da SilvaGomes, s/nº, ao lado doInstituto Médico Legal -IML.

Faetec oferece vagas para curso superiore de tecnólogos em todo o estado do Rio

Em Macaé espaço tem capacidade para formar aproximadamente dois mil alunos por ano em áreas diferentes

GERALAs inscrições deverão ser realizadas através do site da funda-ção e as provas acontecem dia 8 de dezembro. Serão avaliadosconhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.“

ARQUIVO

QUALIFICAÇÃO

Douglas Smmithy

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013 DIÁRIO DA COSTA DO SOL 05

Page 6: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

06 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

As secretarias de LimpezaPública e Ambiente, junta-mente com a Empresa Públi-ca de Saneamento (Esane)estão realizando uma força-tarefa para recuperar a La-goa de Imboassica. Uma dasprimeiras ações está sendofeita pela secretaria de Lim-peza Pública, que iniciouneste mês um intenso traba-lho de retirada de materiaisda lagoa prejudiciais à suasobrevivência, como lixos eo excesso de plantas aquáti-cas como taboas e gigogas.

Cerca de 10 homens tra-balham diariamente na lim-peza do local, com o auxí-lio de três caminhões e deduas máquinas, uma retro-escavadeira e uma draga-esteira. Segundo o respon-sável pela equipe de limpe-za, Robson da Silva Henri-que, são retiradas uma mé-dia de 35 caminhões de ma-teriais da Lagoa de Imboas-sica por dia. O lixo é desti-nado para o aterro sanitário,e o excesso de taboas e gi-gogas recolhidas são reuti-lizadas como adubo em lo-cais de plantação.

O excesso de taboas e gi-gogas também afeta a saú-de do ecossistema, pois im-

pede a entrada de luz solarno espelho d'água, diminu-indo a quantidade de oxigê-nio na lagoa e provocandoo desaparecimento de pei-xes e demais espécies aquá-ticas.

Outra ação que vem sen-do realizada é a pavimenta-ção do entorno da lagoa que,além de contribuir com oaspecto paisagístico do lo-cal, é fundamental para evi-tar que os sedimentos dosolo exposto sejam jogadospara dentro da lagoa, evitan-do o seu assoreamento.

"O trabalho também foiuma solicitação da própriapopulação, visto que a su-jeira da lagoa começava aatrair grande quantidade demosquitos e roedores para asresidências próximas ao lo-cal", disse o secretário deLimpeza Pública, Célio Cha-peta. O secretário tambémdestacou o trabalho de revi-talização da beleza cênicado local, onde estão previs-tas intervenções, a médio elongo prazo, no paisagismodo cais e a reforma de qui-osques.

"Neste contexto, o traba-lho da Secretaria de Limpe-za é fundamental para a re-

O lixo é destinado para o aterro sanitário, e o excesso de taboas e gigogas recolhidas são reutilizadas como adubo em locais de plantação

tirada de gigogas, taboas ejuncos, para evitar a proli-feração de animais nocivos,como roedores e mosquitos.Isso também evita o acúmu-lo de matéria orgânica quecresce em grande velocida-de, além de impedir o pro-cesso de infiltração e acú-mulo de água ou resíduosna terra, elevando o solo",ressaltou o secretário de

Ambiente, Guilherme Sar-denberg.

O tratamento do esgoto dalagoa vem sendo realizadodesde a inauguração da Es-tação de Tratamento (ETE)Mutum, em março desteano, e é resultado da parce-ria entre a Empresa Públicade Saneamento (Esane) e aempresa Foz.

O presidente da Esane,

Marcos Muffareg, tambémdestaca a importância do tra-tamento de esgoto aliado aoserviço de limpeza da lagoa."Nossa intenção é tratar deforma adequada 80% do es-goto que é lançado na La-goa de Imboassica até o iní-cio de 2014, alcançando suatotalidade até o final do pró-ximo ano", comentou.

Para a moradora Rita Mar-

tins, que mora no bairro há12 anos, a iniciativa veio acontribuir com o aspectopaisagístico do local, que hámuito tempo não passavapor uma limpeza como essa."Temos que cuidar desseimportante patrimônio, poisna minha opinião é o localmais bonito de Macaé edeve ser recuperado o quan-to antes", observou.

Lagoa de Imboassica recebe açõesintegradas de limpeza e recuperaçãoCerca de 10 homens trabalham diariamente na limpeza do local com o auxílio de três caminhões

CIDADESSegundo o responsável pela equipe de limpeza, Rob-son da Silva Henrique, são retirados uma média de 35

caminhões de materiais da Lagoa de Imboassica por dia“ANA CHAFFIN

MELHORIAS

próxima semana, represen-tantes do Solar dos Mellos- Museu de Macaé estarãoreunidos com agentes dasecretaria de Limpeza Pú-blica. A proposta é infor-mar a importância do pa-trimônio público e comosuas atividades podemcontribuir com a preserva-ção. No encontro, os parti-cipantes conhecerão umvídeo sobre Educação Pa-trimonial. O mesmo even-to será realizado na Guar-da Municipal, em data ain-da a ser definida.

Esta semana, a restauração aconteceu no Monumento a Veríssimo de Mello

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

DIVULGAÇÃO

MEMÓRIA

Restauração de monumentoshistóricos em praças de MacaéCom uma técnica que pas-

sa de geração para geração,o escultor e fundidor, JoséCarlos Liboredo, já inicioua restauração de monumen-tos históricos da Praça Ve-ríssimo de Mello, localiza-da no Centro. A iniciativa éda vice-presidência deAcervo e Patrimônio Histó-rico da Fundação Macaé deCultura (FMC), em parceriacom a secretaria de Limpe-za Pública, que realiza ostrabalhos de higienização erecuperação. A ideia é va-lorizar e reconhecer o pa-trimônio do município. Paraisso, a prefeitura também irárecuperar os monumentoshistóricos das praças LuizReid e Washington Luiz.

- Começamos com a re-cuperação do Obelisco naPraça Veríssimo de Mello,no mês de julho, aniversá-rio da cidade, monumentoque marcou o centenáriode Macaé dando início aostrabalhos de recuperaçãodos monumentos. Temosque ter um cuidado comnosso patrimônio, mas opapel da população tam-bém é muito importante -ressaltou a vice-presidentede Acervo e PatrimônioHistórico, Gisele Muniz.

Esta semana, a restaura-ção aconteceu no Monu-mento ao Veríssimo de Me-llo, inaugurado em 19 dejulho de 2002, uma home-nagem feita ao promotorpúblico Dr. Ignácio Verís-simo de Mello, em 1933,pelo então prefeito Floria-

no Castilhos Sadok de Sá.Na confecção do Busto, atécnica é a mesma utiliza-da há 300 anos a.c. da ar-gila ao bronze. A peça,com 35 quilos, é confecci-onada em bronze e tem aautoria do escultor e fun-didor José Carlos Libore-do. Na Praça Veríssimo deMello ainda serão restaura-dos os monumentos Core-to e Chafariz.

A Educação Patrimonialcomplementará o trabalhode recuperação desses mo-numentos históricos. Na

página 06 costa do sol 19_10.PMD 18/10/2013, 21:041

Page 7: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

O comércio macaense decidades da Região dos La-gos está otimista com a che-gada do horário de verão, nodomingo. Com o dia claroaté mais tarde, a expectati-va é de que as vendas au-mentem consideravelmente.É que a mudança de horáriofaz com que consumidorestenham mais vontade depassear após o trabalho, oque favorece o comércio lo-cal. Os artigos mais vendi-dos no período são os ven-tiladores, ar-condicionadose a geladeiras.

Com a estação do caloraquecendo a região é normalver, durante os dias, os ter-mômetros em Macaé chega-rem ou ultrapassarem a mar-ca de 36°. "O intenso calorem todo Brasil tem batidorecorde ano a ano, assimcomo a venda de ventilado-res. Dependendo do perío-do, chega a faltar o produtonos estoques das lojas. Anopassado mesmo tivemosproblemas. A encomendafeita não atendeu a procura",disse o gerente de uma lojano Centro de Macaé, Mar-

cos Souza, 48 anos.Em Cabo Frio não é dife-

rente, pois se o consumidorprocurar por um ventiladornas lojas da cidade poderáter que aguardar um poucopara colocar a mão no ele-trodoméstico. Por telefone,dois lojistas confirmaramque a procura está tão gran-de que as lojas estão sendoobrigadas a fazer uma listade reserva dependendo domodelo e da marca, pois as-sim que os equipamentoschegam já são entregues,esvaziando os estoques.

De acordo com um deleso problema na cidade seagrava na alta temporada,momento em que Cabo Frio,Búzios, Arraial do Cabo,Saquarema, Araruama e SãoPedro da Aldeia recebem umnúmero extra de veranistas.Esse aumento no fluxo fazcrescer também a procurapor eletrodomésticos comoa geladeira. "É um entra e saidanado. É muita gente que-rendo comprar ventilador,ar-condicionado e até mes-mo o recém chegado nomercado vaporizador e umi-dificador de ar", explicouum dos gerentes.

O destaque da temporada

Os artigos mais vendidos no período, que culmina com o período de calor, são os ventiladores, ar-condicionados e a geladeiras

é o ar-condicionado. Consi-derado o vilão na conta deenergia elétrica até algunsanos atrás, deixou de mar-car presença apenas em con-sultório ou casa de rico. Oar-condicionado diferencia-va classes sociais mas hojeem dia isso mudou. O apa-

relho é utilizado por todos,sem distinção. Os preçososcilam de R$ 599 à R$5.999. Já os ventiladorescustam entre R$ 49 e R$150.

O consumidor está refle-tindo sobre o preço e encon-tra nas formas parceladas de

pagamento um segundo im-pulso para levar os refrige-radores de ar. "Comprei oventilador porque ninguémem minha casa está aguen-tando de calor, e olha que overão ainda nem chegoucom força. A providênciaque tomamos é ficar em bai-

xo da árvore do vizinho nosrefrescando. Estamos pen-sando bem, e se o calor con-tinuar desta forma no mêsque vem como aconteceuano passado, vou comprarum ar-condicionado", co-mentou o publicitário TiagoSilva, 29 anos.

Com a chegada do horário de verão,lojistas esperam aumento nas vendas

Dias mais longos fazem aumentar expectativa dos comerciantes de Macaé e da Região dos Lagos

GERALÉ que a mudança de horário faz com que consumido-res tenham mais vontade de passear após o trabalho, o

que favorece o comércio local.“Douglas Smmithy

ROSANNA COZZI

Infraero autoriza início dasobras de reforma e ampliação

do Aeroporto de MacaéO Aeroporto de Macaé

voltará a receber as obras dereforma e reforma e amplia-ção de seu terminal de pas-sageiros. As obras foramautorizadas na última segun-da-feira (14) e a Infraero in-vestirá R$ 56 milhões nosserviços, que serão executa-dos em 25 meses. O plane-jamento prevê a ampliaçãode 900 para 11 mil m² doterminal, contando com no-vos equipamentos de clima-tização e de segurança, no-vas escadas e esteiras rolan-tes, entre outros. O terminalabrigará operações de em-barque e desembarqueoffshore (relacionadas às ati-vidades de extração de pe-

tróleo), assim como as ope-rações da aviação comerci-al regular.

O estacionamento de veí-culos também será expandi-do, passando de 76 para 470vagas. Já o pátio de aerona-ves ganhará novo layout navia de serviço, incluindoduas rotatórias para aumen-tar a segurança durante a cir-culação dos veículos. O pré-dio administrativo, por suavez, receberá adequaçõescomo a reforma e ampliaçãodo primeiro pavimento parareceber novas áreas paraapoio de tripulações e ór-gãos públicos e a instalaçãode um novo elevador.

O Aeroporto de Macaé

tem uma posição estratégi-ca para o desenvolvimentoeconômico do Rio de Janei-ro, sendo a principal base deapoio para a Bacia de Cam-pos, a maior bacia explora-dora de petróleo do Brasil.O terminal, que opera 24horas por dia, recebeu 50,2mil movimentos de aerona-ves e 326,7 mil passageirosentre janeiro e setembro de2013.

"A obra representa um in-vestimento importante daInfraero para o desenvolvi-mento da economia da re-gião de Macaé e do país",avaliou o superintendenteda Regional do Rio de Ja-neiro, Wilson Brandt.

Pátio de aeronaves ganhará novo layout na via de serviço, incluindo duas rotatórias para aumentar a segurança

ECONOMIA

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013 DIÁRIO DA COSTA DO SOL 07

ARQUIVO

OBRAS

Page 8: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

08 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

O delegado da Polícia Fe-deral em Macaé, Júlio CesarRibeiro, abriu um inquéritopara investigar as denúnci-as de que a Petrobras nãoestaria permitindo o desem-barque de funcionários noaeroporto da cidade, fatoque caracteriza o crime de"cárcere privado". Na tardede ontem, a P-53 teria cor-tado a comunicação externados petroleiros. Iniciada à 0hda última quinta-feira, a gre-ve dos petroleiros já temadesão de seis mil trabalha-dores, que paralisaram asatividades nas plataformasda Bacia de Campos e naunidade operacional da Pe-trobras, com sede em Ma-caé. Atualmente 40 das 42plataformas aderiram aomovimento.

A denúncia partiu do pró-prio Sindicato dos Petrolei-ros no Norte Fluminense(Sindipetro-NF), que apre-sentou ao delegado os do-cumentos enviados pelos tra-balhadores das plataformasdenunciando essa situação eo inquérito foi instaurado.Na tarde de ontem, o dele-gado federal apresentou re-latório inicial das investiga-ções desencadeadas apósdenúncia.

Segundo Ribeiro, os agen-tes realizaram diligências noaeroporto e a conclusão naquinta-feira foi que pela

manhã a Petrobras havia dis-ponibilizado três voos paradesembarque de 31 funcio-nários das plataformas P-26e P-18, os quais por vonta-de própria teriam se recusa-do a retornar a terra. À tar-de, ainda na quinta, outrosonze voos foram liberadospela estatal para as platafor-mas 8,12, 18, 22, 25, 33, 37e 48 e como nas anterioresa maioria dos trabalhadoresnão quis desembarcar, per-manecendo em alto mar debraços cruzados.

"Após receber a denúnciadeterminei as diligênciaspara certificar se realmenteestava havendo cárcere pri-vado ou outro cerceamentoda liberdade de ir e vir dostrabalhadores das platafor-mas da Petrobras, em razãoda greve dos petroleiros,identificando alguns traba-lhadores para serem intima-dos. Cópia dos relatórios(portarias) estão sendo enca-minhadas ao promotor deJustiça Criminal atuando naVara Criminal de Macaé",declarou o delegado Ribei-ro, que ressaltou que as dili-gências continuarão duran-te o final de semana e napróxima segunda-feira no-vos relatórios a ele serãoapresentados pelos agentesfederais.

Em nota, a Petrobras infor-mou que não praticou qual-quer ato de coação dos em-pregados na Bacia deCampos.Os profissionais emgreve que não estão envol-

A denúncia partiu do próprio Sindipetro-NF, que apresentou ao delegado os documentos enviados pelos trabalhadores das plataformas

vidos nas atividades de se-gurança e na garantia dahabitabilidade das platafor-mas estão sendo desembar-cados, respeitando-se os li-mites de tráfego aéreo, dis-ponibilidade e carga horáriadas aeronaves e dos pilotos,de acordo com as definiçõeslogísticas e de segurançaestabelecidas pela empresa.

Petroleiros ocupam heli-ponto para pressionar de-sembarque

Ontem várias mobiliza-ções foram realizadas, prin-cipalmente após a denúnciade que funcionários esta-vam sendo mantidos em cár-cere privado em algumasunidades. Por telefone a as-

sessoria de imprensa do Sin-dipetrou que os trabalhado-res de PCH-1 ocuparam oheliponto da plataforma.Sobre o fato, o Sindipetro-NF se pronunciou destacan-do apoio a decisão dos tra-balhadores e orientou quetodos os petroleiros tomema mesma atitude. Nestaquinta-feira eles realizaramuma manifestação em fren-te à Vara do Trabalho parapressionar o juiz a tomaruma decisão em relação aosdesembarques.

Representantes do sindica-to denunciaram ainda que aequipe de contingência, en-caminhada pela empresa,mantém a plataforma P-15

em operação com vazamen-to. Segundo eles, o sindicatovai denunciar o vazamentode óleo de um tanque quearmazena o petróleo antes desua exportação. O Juiz mar-cou uma Audiência de Con-ciliação que ocorreu às 16horas desta quinta na 1ª Varade Trabalho de Macaé.

Durante audiência, o sin-dicato fez duas propostaspara a Petrobras que exigia amanutenção das equipes deemergência. O NF só concor-daria caso a Petrobrás redu-zisse em 20% a produção emcada plataforma ou caso hou-vesse punições e descontospor conta da greve. O Juizdeu 24 horas para a Petrobrás

analisar as duas propostas,mas a empresa com base naliminar insiste em manter ostrabalhadores embarcados.

Em nota, a empresa afirmaque "a companhia tem comoprática nesse tipo de mobili-zação tomar todas as medi-das necessárias para garantirsuas operações, de modo anão haver qualquer prejuízoàs atividades da empresa e aoabastecimento do mercado,sendo mantidas as condiçõesde segurança dos trabalhado-res e das instalações da com-panhia. Os grevistas tambémexigem avanços nas negoci-ações da campanha salarial dacategoria, que tem data-baseem 1º de setembro.

Petrobras sob investigação da Polícia Federalde Macaé pelo possível crime de cárcere privadoPetrobras sob investigação da Polícia Federal de Macaé pelo possível crime de cárcere privado

POLÍCIANa tarde de ontem, a P-53 teria cortado a comunicaçãoexterna dos petroleiros. Iniciada à 0h da última quinta-feira, agreve dos petroleiros já tem adesão de seis mil trabalhadores“

Douglas Smmithy eSandra Santos

LUIZ BISPO

SUSPEITA

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

Policiais militares envolvidosna morte do Guarda Municipalestão na ativa no 25º BPM

O comando do 25º Bata-lhão da Polícia Militar emCabo Frio mantém na ativaos três policiais envolvidosna morte do guarda munici-pal de Armação dos Búzios,Roberto Ferreira do Nasci-mento, crime ocorrido nanoite da última terça-feira.

Peritos criminalistas queanalisaram o local e as ar-mas envolvidas na possíveltroca de tiros entre os poli-ciais e o agente municipalpreparam o laudo que deve-rá ser entregue em no máxi-mo 30 dias à Polícia Civil,responsável por investigar ocaso. No laudo do InstitutoMédico Legal (IML) constaque ele morreu de hemorra-gia após levar três tiros naspernas, sendo que um delesatingiu a veia femoral

De acordo com a PM, ospoliciais foram chamadosporque o guarda municipalestaria efetuando disparospara o alto e quando a via-tura chegou ao local Rober-to teria atirado contra os po-liciais, que revidaram paratentar imobilizá-lo e acerta-ram a perna da vítima, umaação que segundo o coman-

do da PM foi a mais correta,mas que acabou causando afatalidade.

O caso está sendo investi-gado pela divisão de homi-cídios da Polícia Civil, si-multâneamente a uma inves-tigação administrativa daPolícia Militar. O comandan-te do 25º Batalhão da PM,coronel Samir Vaz, declarouna ocasião que o inquéritointerno vai apurar as cir-cunstancias do que aconte-ceu. Os militares estão sen-do mantidos no trabalhoporque teriam agido de acor-do com as normas militaresquando há perseguição asuspeito armado.

"O tiro contra o supostocriminoso deve ser efetuadoem direção a região não le-tal, ou seja, membros inferi-ores e superiores e foi o queos policiais fizeram", disseo comando da PM.

A Prefeitura de Búzios en-viou uma nota lamentando ofalecimento do funcionário,dizendo que ele deixa umhistórico de bons serviçosprestados ao município, sen-do conhecido por apresentaruma conduta exemplar, semfaltas, sem problemas disci-plinares ou conflitos no cum-primento da função.

BÚZIOS

A ação militaraconteceu nobairro Rhódia,

ondecriminosos se

infiltraram etiraram a

tranquilidadedos

moradores

Oito pessoas, dentre elasdois adolescentes de 16 e 17anos, foram flagradas arma-das e se preparando, segun-do a Polícia Militar, parainstalar e controlar o tráficode drogas no município deConceição de Macabú.Dois jovens são da comu-nidade Malvinas, em Ma-caé, e outro do bairro indus-trial em Casimiro de Abreu.Os demais são moradoresda cidade. Armas e muni-ções foram apreendidascom o bando.

A ação militar aconteceuno bairro Rhódia, onde cri-minosos se infiltraram e ti-raram a tranquilidade dosmoradores. Após receberinformações de que suspei-tos em um veíciulo Celtapreto estariam circulandopelo bairro a guarnição da2ª Cia do 32º Batalhão daPolícia Militar (Macaé) foiao local e teria sido recebi-da a tiros pelos suspeitos,que tentaram fuga.

Uelkem Scheles Til, o"Coelho", de 22 anos, sus-peito de gerenciar o tráficona comunidade Malvinas,em Macaé, e que respondena Justiça pelo Art. 10 da lei

10.826/03 (porte ilegal dearma de fogo) e artigo 121(homicidio); Diogo da Cos-ta Massiah, de 24 anos, oPlayboy", que reside no bair-ro Barreto (Macaé), Augus-to Tavares de Aguiar, o"Niel", de 20 anos, que re-side no bairro Miramar, tam-bém em Macaé; Alberto Lau-ro Silva Júnior, o "Júnior",de 26 anos, morador deConceição de Macabu; Lu-cas Fortes da Silva, de 18anos (Conceição de Maca-

bu) e Marcelo Negreiros Tei-xeira, de 23 anos, que tempassagem por suspeita degerenciar o tráfico na Cida-de e por homicídio, além dosdois menores, um de 16 eoutro de 17 anos, foram al-cançados pelos policiais nointerior do veículo.

Com eles foram encontra-dos uma pistola de 45 milí-metros mais 14 munições domesmo calibre, uma carabi-na calibre 32 e oito cartu-chos, além de um rádio

transmissor e quatro apare-lhos de telefone celular. Ossuspeitos, segundo a polícia,seriam atuantes no tráfico dedrogas da Favela das Malvi-nas, em Macaé.

Todos foram encaminha-dos para a 122ª DP (Concei-ção de Macabu), onde aocorrência foi registrada eficaram detidos. Já os ado-lescentes foram apresenta-dos aos seus responsáveis eencaminhados ao juizado daInfância e Juventude.

Quadrilha armada foi presa tentando instalaro tráfico de drogas em Conceição de Macabu

Sandra SantosDIVULGAÇÃO

INVESTIGAÇÃO

Sandra Santos

Page 9: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

República Federativa do Brasil - Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

Rua Conde de Araruama, 425 - Quissamã - Rio de Janeiro - Rj

ERRATA

PORTARIA N° 11.983/2013, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013, PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DA COSTA DO SOL DE 17/10/2013, EDIÇÃO N° 3079.

Onde se lê:

..., de acordo com o processo n° 3576/2013.

Leia-se:

..., de acordo com o processo n° 3576/2012.

República Federativa do Brasil - Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

Rua Conde de Araruama, 425 - Quissamã - Rio de Janeiro - Rj

P O R T A R I A N° 11.934/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE QUISSAMÃ, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o resultado do Concurso público 001/2009, homologado pela Portaria n° 8.830/2009 de 29 de dezembro de 2009.

RESOLVE: Desclassifi car por desistência o candidato GEORGE ALVES PERES, PROFESSOR II – HISTÓRIA, convocado pela Portaria n° 11.782/2013, o que resulta na perda da vaga.

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito, 23 de setembro de 2013.

OCTÁVIO CARNEIRO DA SILVAPrefeito

República Federativa do Brasil - Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

Rua Conde de Araruama, 425 - Quissamã - Rio de Janeiro - Rj

P O R T A R I A Nº 11.984/2013 O PREFEITO MUNICIPAL DE QUISSAMÃ, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE: prorrogar a Licença Maternidade da servidora JOCILANE DAMASCENO RODRIGUES, PROFESSOR I, mat.n° 8030, no período de 27.10.2013 a 23.12.2013, lotada na Secretaria Municipal de Educação, de acordo com a Lei n° 1.131/2009 de 24 de outubro de 2009.

Gabinete do Prefeito, 16 de outubro de 2013.

OCTÁVIO CARNEIRO DA SILVAPrefeito

República Federativa do Brasil - Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

Rua Conde de Araruama, 425 - Quissamã - Rio de Janeiro - Rj

P O R T A R I A Nº 11.985/2013 NOMEIA OS MEMBROS DA COMISSÃO ESPECIAL PARA PROCEDER TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

O PREFEITO MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1° - Nomear Rosemery de Souza, Francisco de Assis Perrout Gomes e Rogério Pessanha Rangel, sob a Presidência do primeiro para compor a Comissão que tem objetivo de proceder a Tomada de Contas Especial, para apurar pormenorizadamente, os fatos, identifi car responsáveis e quantifi car os possíveis danos causados ao erário no que tange ao Contrato 196/2002 e seus aditivos.

Art. 2° - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito, 16 de outubro de 2013.

OCTÁVIO CARNEIRO DA SILVAPrefeito

ABANDONO DE EMPREGOARCOPLAN LOC DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS. CNPJ 10.580.789-50 com endereço: Rua W 7 - Nº. 225 – Bairro: Novo Botafogo – Macaé –RJ, CEP 27947-210 solicita o comparecimento do funcionário: JONAS LEODORIO MARTINS , CTPS: 35935 – Série: 00174 - RJ, no endereço acima citado, no prazo de 48hr para justifi car por meios legais, sua ausência ao local de trabalho, desde 18/09/2013 sob pena de não o fazendo, caracterizar o Abandono de Emprego, conforme o Art. 482, L “I” da CLT.

MACAÉ, 19 DE OUTUBRO DE 2013

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013 09DIÁRIO DA COSTA DO SOL

República Federativa do Brasil - Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

Rua Conde de Araruama, 425 - Quissamã - Rio de Janeiro - Rj

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Fazenda, em cumprimento ao disposto no Art. 2º da Lei nº 9.452, sancionada pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República em 20 de março de 1997, notifi ca aos partidos políticos, aos sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede neste Município, os créditos abaixo discriminados:

REPASSE DE RECURSOS FEDERAIS18/10/13

Quissamã, 18 de outubro de 2013

Nilton PintoSecretário Municipal de Fazenda

Mtr.338

SNA – SIMPLES NACIONAL 16/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 1.287,64 10.267-9

SNA – SIMPLES NACIONAL 17/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 28,32 10.267-9

FPM – FUND. PART. MUNICÍPIOS 18/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 89.753,21 73.044-0

ITR – IMPOST. TERRIT. RURAL 18/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 163,10 23.779-5

FUNDEB 18/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 14.781,61 9.999-6

SNA – SIMPLES NACIONAL 18/10/13 Secretaria do Tesouro Nacional R$ 591,66 10.267-9

TOTAL R$ 106.605,54

RECEITA RECEBIDO EM CREDITADO POR VALOR R$ CONTA

CORRENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃESTADO DO RIO DE JANEIRO

ANEXO I

PORTARIA Nº 1.851/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE1 - Nomear os cidadãos abaixo relacionados para exercerem os cargos em comissão respectivos, Símbolos correspondentes, do Gabinete do Prefeito, a contar da data desta publicação.NOME / CPF CARGO / SÍMBOLO Franklin Rangel Pinheiro- 501.616.367-72 Assessor Adjunto / CC-IVDavid Duarte de Rezende - 055.210.467-12 Assessor Adjunto / CC-IV Uiris de Souza Oliveira - 884.696.037-87 Assessor Adjunto / CC-IV 2 - Designar os servidores abaixo relacionados para exercerem a função de Assessor Intermediário, Símbolo CAI-VI, do Gabinete do Prefeito, a contar da data desta publicação.NOME / MATRÍCULAVera Lucia Thomaz de Souza – 6.841Gislane da Silva Araujo-4.602

GABINETE DO PREFEITO em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 1.852/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE nomear os cidadãos abaixo relacionados para exercerem os cargos em comissão respectivos, Símbolos correspondentes, do Gabinete do Prefeito, a contar da data desta publicação.NOME / CPF CARGO / SÍMBOLOJoão Salvador da Silva Andrade- 036.267.922-34 Assessor Intermediário / CAI-IIIEnilton Mendes Prata-524.551.497-49 Assessor Intermediário / CAI-ITabata Souza dos Santos- 110.989.937-80 Assessor Intermediário / CAI-IJadilce Nunes Rangel- 524.635.167-04 Assessor Intermediário / CAI-IVTopázio dos Santos Pereira- 150.731.727-10 Assessor Intermediário / CAI-IVAnderson de Lima Barbosa Noleto- 321.364.228-20 Assessor Intermediário / CAI-IV

GABINETE DO PREFEITO em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 1.853/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE 1 - Tornar sem efeito a Portaria nº 1.607/2013, no que se refere à nomeação do cidadão MARCOS HENRIQUE MARQUES DA SILVA, CPF 825.334.317-53, para exercer o cargo em comissão de Assessor Institucional, Símbolo CC--VII, do Gabinete do Prefeito, a contar de 17 de agosto de 2013.2 - Nomear a cidadã MICHELLE RUBIM GONCALVES DIAS SILVA, CPF 114.680.617-55, para exercer o cargo em comissão de Assessor Institucional, Símbolo -VII, do Gabinete do Prefeito, exercendo suas funções na da Secreta-ria Municipal de Educação, a contar da data desta publicação.

GABINETE DO PREFEITO em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 1.854/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista o que consta no requerimento protocolado sob o nº. 30264/2013 e 30265/2013,

RESOLVE:1 – Cessar os efeitos da Portaria nº. 041/2012, no que ser refere à designação da servidora ANA BEATRIZ CURVELO VIEIRA GONÇALVES, Professor A,

-lo FG-D, da Escola Municipal Educação Infantil Professora Gesia de Olivei-

Municipal de Educação Infantil Professor Afonso Correa Sabino / Secretaria Municipal de Educação, a partir de 22 de julho de 2013.2 – Cessar os efeitos da Portaria 041/2012, no que ser refere à designação da servi-dora PATRÍCIA PAULA DA SILVA, Professor A, matrícula 22.533, para exercer a

-ção Infantil Professora Gesia de Oliveira, e designar a mesma, para exercer a mes-

Correa Sabino / Secretaria Municipal de Educação, a partir de 22 de julho de 2013.3 – Cessar os efeitos da Portaria nº. 1.262/2012, no que se refere à designação da servidora ILIARA SAMPAIO SANTOS RIBEIRO, Professor A, matrícula

do Colégio Municipal Eraldo Mussi, e designar a mesma, para exercer a Fun--

ção Infantil Professora Gesia de Oliveira / Secretaria Municipal de Educação, a partir de 22 de julho de 2013.4 – Cessar os efeitos da Portaria nº. 041/2012, no que se refere à designação da servidora ADRIANA DANTAS SPARRAPAN, Professor A, matrícula 24.657,

Escola Municipal de Educação Infantil AMCORIN, e designar a mesma, para

Secretaria Municipal de Educação, a partir de 22 de julho de 2013.

GABINETE DO PREFEITO em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 1.856/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições le-gais e, tendo em vista o que consta no Ofício Digital nº. 335/13 da Coordena-doria Extraordinário do CEMEAES,

1 – Exonerar a cidadã IZISMERIS RODRIGUES GOMES, CPF 750.250.007-34, do cargo em comissão de Coordenador de Módulo, Símbolo CC-IV, da Coordenadoria Extraordinária do CEMEAES, e nomear a mesma, para exercer o cargo em comissão de Assessor Adjunto, Símbolo CC-IV, do Gabinete do Prefeito, a contar da data da publicação.2 – Cessar os efeitos da Portaria nº. 1.325/2013, no que se refere a designação da servidora CARINA DA MOTTA COUTO MARÇAL, matrícula 29.437, para exercer a função de Assessor Adjunto, Símbolo GFS-IV, do Gabinete do Prefeito, e designar a mesma, para exercer a função de Coordenador de Módu-lo, Símbolo CC-IV, da Coordenadoria Extraordinária do CEMEAES, a contar da data da publicação.

GABINETE DO PREFEITO, em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 1.855/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais e nos termos do art. 37, IX, da Constituição Federal e art. 2º da Lei nº. 2.951/2007, que dispõe sobre a contratação temporária no Município de Macaé, e,

CONSIDERANDO a necessidade da Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Social dar prosseguimento às atividades de correio comunitário, que atendem toda a Região Serrana e sete bairros, com ruas ainda não são cadas-

correspondências pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; CONSIDERANDO -presa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde o Município se incumbiu de custear a mão de obra, bem como a impossibilidade de paralisar as atividades que envolvem os serviços postais no Município de Macaé desde a triagem até a

RESOLVE:Art. 1º Prorrogar o prazo previsto na Portaria n.º 1.391/2013 e contratar tempora-riamente os cidadãos nela relacionado, pelo período de 01/10/2013 a 31/12/2013, para a execução das atividades inerentes à Coordenadoria de Apoio aos Bairros.Art. 2º Rescindir o contrato da cidadã ANA CAROLINA MUNIZ DOS SANTOS, CPF 159.138837-64, para o cargo de carteiro, contar de 30 de setembro de 2013.Art. 3º Contratar a cidadã DENISE VIANA DA SILVA FREITAS, CPF 091.986.237-37, em substituição à rescisão ocorrida, para o cargo de carteiro, contar de 30 de setembro de 2013.

GABINETE DO PREFEITO em 18 de outubro de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

DECRETO Nº 226/2013

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições le-gais e com fulcro no Art. 6° da Lei n° 3.970 de 28 de Dezembro de 2012.

DECRETA:Art. 1° - Fica aberto o crédito suplementar na importância de R$3.000.000,00 (três milhões de reais), para reforço de dotações orçamentárias constantes do Anexo I, para a(o) FUNDAÇÃO MUN. HOSPIT. DE MACAÉ.Art. 2° - Os recursos para atender ao Art.1°, serão os provenientes de anulação(ões) parcial(ais) e de igual valor, nos termos do Art. 43, § 1°, item III da Lei 4.320 de 17 de março de 1964, na(s) dotação(ões) orçamentária(s) constantes do Anexo I.Art. 3° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO, EM 18 de OUTUBRO de 2013.

ALUÍZIO DOS SANTOS JÚNIORPREFEITOANEXO I

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉGABINETE DO PREFEITO

DECRETO Nº.: 226/2013 DE: 18.10.2013 CÓDIGOS ESPECIFICAÇÃO DESPESA FONTE VALOR ANULADO VALOR REFORÇADO

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE Fundo Municipal de Saúde

27.03.10.122.0019.2.112 Manutenção dos Serviços Administrativos

3.3.90.30.00.00.00 707 004 500.000,00 27.03.10.302.0019.2.162 Manutenção e Conservação das Unidades de Saúde

3.3.90.30.00.00.00 725 004 2.500.000,00 TOTAL ANULADO: 3.000.000,00

FUNDAÇÃO MUN. HOSPIT. DE MACAÉ Fundação Mun. Hospitalar de Macaé

27.02.10.302.0038.2.203 Manutenção Administrativa e Operacional - Hospitalar - HPM

3.3.90.30.00.00.00 686 004 2.000.000,00 4.4.90.52.00.00.00 696 004 1.000.000,00

TOTAL REFORÇADO: 3.000.000,00

RESUMO DAS FONTES

FONTE Valor Anulado Valor Reforçado

000 685.443,00 685.443,00

TOTAL: 685.443,00 685.443,00

Page 10: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

10 DIÁRIO DA COSTA DO SOL SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

As unidades de ESF - Es-tratégia de Saúde da Famí-lia dos bairros Peró e Cami-nho de Búzios também es-tão engajadas na Campanha"Outubro Rosa". Em Cami-nho de Búzios, A programa-ção começará às 9h30, na

segunda-feira (21/10). Ha-verá palestra sobre o auto-exame da mama, doençassexualmente transmissíveise direitos da mulher. Nestedia, também serão agenda-dos os exames preventivosdas pacientes. No dia 23, a

partir das 9h30, será reali-zada a coleta dos examesagendados.

Na unidade do bairroPeró, que também foi todadecorada em cor-de-rosa, otrabalho de conscientizaçãocom as mulheres vem sen-

do intensificado nas con-sultas com a Dra LigyaAyube, sempre orientandosobre a prevenção ao cân-cer de mama, além de de-monstrações da forma cor-reta de fazer o auto exameda mama.

"Outubro Rosa" chega às unidades deSaúde de Caminho de Búzios e PeróProgramação conta com palestras e agendamento de exames

SAÚDECAMPANHA

Page 11: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

Com um currículo reche-ado de conquistas, o jovematleta Pedro Alves Leaubon,de apenas 10 anos, irá em-barcar para o Rio de Janeiroem busca de mais um títuloneste sábado, onde irá com-petir no Campeonato Pan-americano de Jiu-Jítsu, emNiterói. Natural de Quissa-mã, Pedro está na categoriapesadíssimo e vem colhen-do bons frutos também noJudô. Federado e confede-rado nas duas modalidades,o jovem já soma quase doisanos de experiência em am-bas as áreas.

Apesar da pouca idade,Pedro Leaubon chega aoPan-Americano com bastan-te experiência no currículo.Ele tem 3 títulos do Open deBrazilian Jiu-Jítsu, dois de-les conquistados em Quissa-mã e outro em Macaé. Alémdisso, o atleta faturou tam-bém a 1ª Super Copa Humai-tá de Jiu-Jítsu, disputada emmaio deste ano, em Macaé."É um atleta muito dedica-do, que treina bastante paraatingir seus objetivos. Elesabe que é preciso dedica-ção para chegar longe nes-se esporte e ele é muito com-prometido com as duas mo-dalidades", frisou FláviaCosta, mãe de Pedro.

O currículo fica aindamais extenso no Judô. Doano passado para cá, eleconquistou da 3ª a 7ª fasesdo Campeonato Carioca daLiga Fluminense de Judô(LFJ). Foi campeão tambémda Região da Costa do Solduas vezes, em 2012 e2013. Conquistou a XIIICopa São Pedro da Aldeia,sendo que nesta competiçãoele ficou com três medalhas,ouro, prata e bronze, em ca-tegorias diferentes.

Pedro treina Jiu-Jítsu como professor Fábio Guima-rães, no Ginásio Poliespor-tivo de Quissamã. Já nojudô ele tem como profes-sor Walter Fonseca, e trei-na na academia Nova Fit-ness, em Quissamã. Ele con-ta com o patrocínio da Pi-zzaria Moraes. No ano pas-sado, ele participou de umseminário de Jiu-Jítsu como lutador Rolker Gracie,uma das lendas da modali-dade. Existia inclusive aexpectativa de o atleta par-ticipar do Mundial de Jiu-Jítsu, em Niterói, o que aca-bou não se concretizando.Atualmente ele está com afaixa azul no Judô e cinzano Jiu-Jítsu.

De acordo com Flávia, oatleta vem treinando pesa-do para atingir seu sonhode chegar à Seleção Brasi-leira de Judô. "Como mui-

Pedro treina Jiu-Jítsu com o professor Fábio Guimarães, no Ginásio Poliesportivo de Quissamã. Já no judô ele tem como professor Walter Fonseca

tos outros jovens, ele templanos para o futuro e querseguir carreira na modalida-de. A cada luta ele adquiremais experiência e está pre-

parado para disputar umavaga na Seleção Carioca deJudô. Seu maior objetivo édefender a seleção de seupaís", frisou Flávia.

No próximo final de se-mana, mais precisamenteno dia 27 de outubro, Pe-dro Leaubon irá disputar aCopa São Pedro da Aldeia

de Judô. Além disso, eletambém participará daWord Cup de Jiu-Jítsu, nosdias 16 e 17 de novembro,em Niterói.

Atleta de Quissamã irá representar municípiono Pan-americano de Jiu-Jítsu neste sábadoCompetição será realizada em Niterói e deverá reunir os principais atletas da modalidade

ESPORTESApesar da pouca idade, Pedro Leaubon chega ao Pan-Americano com bastante experiência no currículo“

Sérgio Barcellos

DIVULGAÇÃO

Município de Búzios irá receberevento de W2 Downwind BrazilianPaddle Challenge neste domingo

No próximo domingo, dia20 de outubro, a cidade deBúzios recebe mais uma eta-pa da W2 Downwind Brazi-lian Paddle Challenge, com-petição promovida comapoio da Prefeitura e cujasprovas são baseadas no des-locamento a favor da ondu-lação marítima e do vento. Adisputa de domingo contarácom 100 atletas da Regiãodos Lagos, que deverão cum-prir um percurso de 22 km.A largada (na Praia da Ferra-dura, em Búzios) está mar-cada para começar às 9 ho-ras e a chegada (Clube Náu-tico de Cabo Frio) tem pre-miação prevista para às13h30.

Em 2012, foi realizada a pri-meira grande prova de Do-wnwind no Brasil, sendo tam-bém a primeira prova do gê-nero na América do Sul. Onome W2 foi inspirado nasduas grandes forças da natu-reza que auxiliam o remador:Waves (ondas) e Wind (ven-tos), vencendo o desafio aque-le que melhor souber fazer usodestas duas forças, ou melhor,o individuo que estiver emmaior sintonia com a nature-za. As provas de Downwindjá são bem conhecidas mun-do afora, principalmente emlugares onde existe a culturaAloha - como Hawaii - ou en-tre povos com uma relaçãobem estreita com o mar.

Nesta edição, em Búzios,a prova receberá diversas ca-tegorias como, Stand Up Pa-ddle, Canoas OC1 e OC2, Pa-ddleboard e Surfski. Para ga-rantir a segurança dos com-petidores, serão disponibili-zadas equipes de apoio com-postas por guarda-vidas eguardas municipais, além deambulância, embarcação ejet ski. No sábado, dia 19,os atletas deverão compare-cer ao Clube Náutico deCabo Frio (Rua dos Meros,s/n, bairro Ogiva), das 9h às17h, a fim de concluírem asetapas exigidas para partici-par da disputa, garantindoassim a sua inscrição noevento.

As provas de Downwind já são bem conhecidas mundo afora, principalmente em lugares onde existe a cultura Aloha

DIVULGAÇÃO

Grandes nomes do Kara-tê do Estado vão se reunirem Rio das Ostras nestedomingo, 20, para a dispu-ta do Campeonato Cario-ca. O torneio será realiza-do, a partir das 9h, no Gi-násio Poliesportivo Bene-dito Zarour, no JardimMariléa. Segundo os orga-nizadores, a estimativa é deque aproximadamente 250atletas de todo o Estadoparticipem do evento, or-ganizado pela Federação

Rio das Ostras irá receber grandesferas do Campeonato Estadual

de Karatê neste domingode Karatê do Estado doRio de Janeiro - FKERJ,com o apoio da SecretariaMunicipal de Esporte eLazer.

Entre os nomes que par-ticiparão da competição,destacam-se os atuais cam-peões estaduais MarceloFerreira Louzada (adulto),Thalles Willian (10-12anos) e Daniel Oliveira (8-9 anos). O bicampeão bra-sileiro dos Jogos MilitaresLuiz Alberto Lima da Cruz

participa da competição,assim como os atletas doprojeto de Artes Marciaisda Secretaria de Esporte.

O Campeonato Carioca étambém uma oportunidadede preparação para o Bra-sileiro, que acontece no dia30 de outubro, em Forta-leza, Ceará. Os atletas doProjeto de Artes Marciaisda Secretaria de Esporte eLazer de Rio das Ostrasparticiparão da competi-ção.

MAURICIO ROCHA

Os atletas do Projeto de Artes Marciais de Rio das Ostras participarão da competição

AQUÁTICO COMPETIÇÃO

TORNEIO

DIÁRIO DA COSTA DO SOL 11SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

Page 12: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

12 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

A delegação do Macaé de-sembarcou em São Luís, noMaranhão, na madrugadadesta sexta-feira, por voltadas 2 horas da manhã. Osmeias Norton e Marcelo fi-caram de fora da atividadedesta sexta-feira no estádioNhozinho Santos e seguemcomo dúvidas. Eles serão re-avaliados momentos antes dapartida de sábado, pelo jogode ida das quartas-de-finaldo Brasileiro da Série C.

Norton e Marcelo ficaramno hotel em tratamento in-tensivo com o departamen-to médico. A situação doprimeiro é mais preocupan-te. Ele sentiu o adutor dacoxa antes mesmo do em-barque para o Maranhão. JáMarcelo sofreu uma panca-da na perna direita na últi-ma quarta-feira durante umcoletivo. Ele chegou a con-

tinuar na atividade, mas aca-bou parando no departa-mento médico devido ao in-chaço no local.

Sem saber se poderá con-tar com a dupla, o técnicoGerson Andreotti faz misté-rio. No recreativo desta sex-ta-feira no Nhozinho, o trei-nador testou formações di-ferentes na tentativa de con-fundir os adversários. Naprimeira parte da atividade,Rodrigo Dantas e Marqui-nho assumiram as vagas deNorton e Marcelo. Já na ou-tra metade, Marquinho deulugar a Jean, mudando a for-mação tática do 4-4-2 parao 4-3-3.

"Calejado", clube tomamedidas de segurançaApós ter tido problemas

nas edições anteriores, a di-retoria do Macaé tomou pro-vidências para evitar novostranstornos esse ano. "Cale-jado", o clube foi minucio-so na escolha do hotel, mais A chegada da delegação ao Maranhão foi tranquila. Alguns torcedores do Sampaio Corrêa aguardavam os jogadores

afastado do local da partida.O Alvianil Praiano tambémjá entrou em contato com aPolícia Militar, que irá escol-tar o ônibus da delegação nosábado desde a saída do ho-tel até o estádio Castelão.Além disso, a comissão téc-nica e os jogadores terão acompanhia de segurançasdurante a estadia no Mara-nhão.

A chegada da delegaçãoao Maranhão foi tranquila.Alguns torcedores do Sam-paio Corrêa aguardavam osjogadores no aeroporto, masde acordo com fontes pró-ximas ao clube o ambienteestá tranquilo. Existe a pro-vocação, dada a importân-cia do confronto, mas trata-se de uma rivalidade sadia.

Cabe lembrar que no anopassado o ônibus do Macaéchegou a ser apedrejado nosarredores da Arena Verde,em Paragominas, no Pará,por torcedores do Paysandu.

Macaé encara o Sampaio Corrêa nestesábado no jogo de ida das quartas-de-final

Norton e Marcelo não treinam e técnico Gerson Andreotti "esconde" escalação para a partida

ESPORTESOs meias Norton e Marcelo ficaram de fora da ativida-de desta sexta-feira no estádio Nhozinho Santos e

seguem como dúvidas“Sérgio Barcellos

TIAGO FERREIRA

SÉRIE C

Macaé Basquete recebe o Flamengo nestesábado no Juquinha pelo Campeonato Estadual

Abrindo sua participaçãono 3º turno do CampeonatoEstadual, o Macaé Basqueterecebe o Flamengo neste sá-bado, 19, às 18 horas, no Gi-násio do Tênis Clube. Comoo Rubro-Negro já está garan-tido na grande final, os ma-caenses vão utilizar o resta dafase de classificação para sepreparar para a disputa doNBB, competição que come-ça em novembro.

Será a primeira vez que oMacaé Basquete irá encarar oFlamengo no ginásio do Ju-quinha. Em seu alçapão, osmacaenses venceram 16 dos18 jogos na temporada. Asúnicas derrotas foram diantedo Fluminense, na Copa Bra-sil Sudeste e Supercopa Bra-sil. A partida deste sábado irápromover o terceiro encontro

da equipe comandado pelotécnico Léo Costa com o Ru-bro-Negro, no CampeonatoEstadual. Nos duelos anteri-ores, o Fla venceu todos.

Apesar das derrotas diantedo Flamengo, o Macaé Bas-quete mostrou ter capacidadepara bater de frente com osatuais campeões do Novo Bas-quete Brasil. Na Gávea, osmacaenses foram derrotadospor 72 a 67, mas chegou a fi-car a frente do placar em algu-mas oportunidades, vencendoum dos quatro períodos. Ooutro encontro foi em Cam-pos. Novamente, o Rubro-Ne-gro venceu, por 96 a 76.

Para tentar superar o atualcampeão do NBB, o MacaéBasquete conta com o apoiode sua apaixonada torcida,para mais uma vez lotar o Ju-quinha e empurrar a equipepara cima do adversário.Além de assistir um jogo de

alto nível, com os dois úni-cos representantes do Rio deJaneiro no NBB, o públicotambém participa de sorteiosde brindes exclusivos e con-corre à promoção "Arremes-so Show", que dá três mil re-ais ao sorteado que conseguiracertar uma cesta do meio daquadra. A entrada é gratuita,porém os ingressos são limi-tados.

O técnico Léo Costa terá àdisposição os armadoresFred, Jamaal e Thiaguinho;os alas/armadores Duda Ma-chado e Will; o ala MárcioDornelles; os alas/pivôs Es-pinoza, Oliveira e Pablo; e ospivôs Atílio, Juan Torres eWeverton. O ala/armadorLéo Crucillo, que contundiuo pé, o ala João Phylippe,que se recupera de uma le-são no ombro, e o pivô Ro-mário que sentiu um incômo-do no joelho, não jogaram.Será a primeira vez que o Macaé Basquete irá encarar o Flamengo no ginásio do Juquinha

RENATA DOURADO

Sérgio Barcellos

PEDREIRA

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

Page 13: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

DCA

DE

RN

O

DIÁRIO DA COSTA DO SOL CADERNO DSÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

DIVULGAÇÃO

“Pimp MyCarroça”

chamaatenção para

recicláveisProjeto

colaborativobusca tirar esses

carroceiros dainvisibilidade

através da arte,fortalecendo a

autoestima

PÁGINA 03

Consciência ambiental e sustentabilidadesão hoje imprescindíveis nos projetos,

diz arquitetaManola Lo Bianco

neo, esse é o desafio que moveminha consciência profissio-nal, proporcionar aos meus cli-entes, projetos que lhes deemsatisfação e que melhor convi-va com seu entorno.

Formada em 2008 pelaUniversidade GamaFilho, Manola Lo Bi-

anco trabalhaem seu próprioescritório, em Macaé, onderealiza projetos de arquitetu-rae interiores nas áreas co-mercial e residencial.Com uma clientela diversifi-cada, Manola cria ambientesque tenham conforto, estética,funcionalidade atendendo aoperfil do cliente.Sempre em busca de novosdesafios, gosta de misturar es-tilos e usarobjetos de diferen-tes épocas para desenvolverambientes com personalidade.Para ela, o segredo do suces-so está em ter comprometi-mento com o trabalhoe semanter sempre atualizada so-bre as novidades do setor.Manola aposta na busca peloconforto e bem-estar, com foconaconsciência ambiental esustentabilidade. A utilizaçãoda tecnologia paradesenvolverrevestimentos que reproduzammateriais disponíveis na natu-rezatambém é uma forte ten-dência sem abrir mão dos mó-veis planejados, que aqui emMacaé tem na Todeschini umótimo atendimento e qualida-de.Segundo a arquiteta é preci-so levar em consideração ascondições climáticas e o ecos-sistema que onde será desen-volvido o projeto, para que pos-samos sempre diminuir os im-pactos. Em nosso dia a dia te-mos queenfrentar os proble-mas ambientais do nosso tem-po como: o lixo, a escassez deágua, a poluição, que interfe-

rem na vida das pessoas e con-sequentemente comprometemo espaço urbano.A arquitetura hoje não podeignorar todos esses compo-nentes do habitat contemporâ-

CADERNO D 01 costa do sol 19_10.PMD 18/10/2013, 21:021

Page 14: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

CADERNO D02 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

LAZER

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

DIVULGAÇÃO

Cantor e pregador irlandês se apresenta na Praça de São Cristóvão

Show é gratuito,começa às 21h e

tem asparticipaçõesespeciais de

Elaine Tavares eMinistério

Santidade aoSenhor

Cabo Frio recebe showgospel de David QuinlanA praça Alfredo Castro,

em São Cristóvão, recebeno próximo sábado (26/10),um show gospel internacio-nal com o cantor DavidQuinlan.

David Martin Quinlan,irlandês, veio para o Brasilem missões com os pais eescolheu o solo brasileiro

como lar. Em terras brasilei-ras David escreveu sua his-tória ministerial, conheceusua esposa Bebel Quinlan econstruiu uma linda família.

Em mais de dez anos decaminhada David Quinlan jágravou setes CDs e doisDVDs. Além disso, já parti-cipou de gravações ao lado

de grandes nomes da músi-ca gospel como Ana PaulaValadão, Nívea Soares, He-loísa Rosa, Pra. Ludmila Fer-ber, Dany Grace, Baby doBrasil, Pr. Antônio Cirilo, Pr.Clovis Ribeiro, Pr. Cris Du-rán, Pr. Adhemar de Cam-pos, Davi Sarcer, Davi Fer-nandes, Davi Silva, Pr. Wes-

ley Ros, Pr. Joe Vasconce-los, entre outros.

O show é gratuito, come-ça às 21h e tem as participa-ções especiais de Elaine Ta-vares e Ministério Santida-de ao Senhor. O evento temo apoio da Prefeitura deCabo Frio e da COMSER-CAF.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

RESUMO DAS NOVELASJOIA RARA

AMOR À VIDA

SANGUE BOM

Madá leva Bárbara paramorar com ela. Érico diz aRenata que esqueceu Verô-nica. Vinny sugere que Gi-ane procure Fabinho naantiga sede da Crash Mídia.Rosemere descobre comoXande, Brenda e Tábataforam para a casa de Gló-ria. Perácio fica desaponta-do quando Lana limita suaprodução. Bolívar contapara Malu tudo o que fez a

mando de Amora. Amoramostra para Bento as men-sagens ameaçadoras queestá recebendo.

Malu procura Maurício eos dois se beijam. Bárba-ra fotografa Tina vestidade noiva e manda a fotopara Vitinho. Bento levaFilipinho à casa de Glória.Willy revela a Verônicaque só a procurou por cau-sa de Natan.

Aline convence César a se casar com ela. Herbert recla-ma de Ciça para Félix e ele a demite. Amarilys tenta con-vencer Eron a ficar com ela. Niko lamenta ter convidadoAmarilys para morar com eles. Daniel conversa com Rafa-el sobre Linda. Félix pede para Simone descobrir o novoendereço de Atílio. Patrícia e Michel conversam no bar.Guto e Silvia se divertem juntos. Vivian desmaia no bar, eMichel e Patrícia a levam para o hospital. Daniel pede paraPerséfone emagrecer. Félix se desentende com Jacques.Aline vai à loja de Edith para escolher o seu vestido denoiva. Silvia e Guto repreendem Michel e Patrícia por che-garem tarde em casa. Félix procura Atílio.

Amélia tenta acalmar Pérola, que insiste em dizer quehaverá uma explosão e que Franz vai sofrer. Sílvia in-centiva Hilda e Viktor a se impor diante de Ernest. Tavi-nho pergunta a Laura por que Décio e Valter não gos-tam dele. Iolanda tenta reaver o colar com a ajuda deLaura. Hilda diz a Toni que talvez não possa mais vê-loe os dois se beijam.

Venceslau e Volpina vão à festa de Ernest sem seremconvidados. Hilda e Viktor constrangem Ernest na fren-te de todos, para a alegria de Sílvia e Manfred. Fabrícioavisa a Mundo que houve uma explosão na fábrica. Er-nest anuncia, em sua festa, o noivado de Hilda comDécio. Mundo invade a comemoração e revela que Toni

NAS BANCAS

PROGRAMAÇÃO DO CINESHOPPING PLAZA MACAÉ

Sala 1Os Suspeitos - 14 anos - Legendado - 153 min.15h30 | 18h30 | 21h20

Sala 2Serra Pelada - 14 anos - Nacional - 104 min.15h00 | 17h00 | 19h00 | 21h10

Sala 3Tá Chovendo Hambúrguer - Livre - Dublado - 95 min.15h40

Gravidade 3D - 12 anos - Legendado - 91 min.17h40 | 19h40 | 21h30

Sala 4Tá Chovendo Hambúrguer 3D - Livre - Dublado - 95 min.14h50 | 16h50 | 18h50

Metallica: Through The Never 3D - 12 anos - Legenda-do - 93 min.21h00

Sala 5Dragon Ball - A Batalha dos Deuses - 10 anos - Du-blado - 85 min.15h20

O Tempo e o Vento - 12 anos - Nacional - 127 min.17h10

Mato sem Cachorro - 12 anos - Nacional - 122 min.19h30

Riddick 3 - 16 anos - Legendado - 119 min.21h45

SINOPSES

Os Suspeitos - Keller Dover(Hugh Jackman) leva uma vida fe-liz ao lado da esposa Grace (Ma-ria Bello) e os filhos Ralph (DylanMinnette) e Anna (Erin Gerasimo-vich). Um dia, a família visita a

casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (ViolaDavis), seus grandes amigos. Sem que eles percebam, a pe-quena Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch,desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia elogo o caso cai nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhaal).Não demora muito para que ele prenda Alex (Paul Dano),que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provascontra ele. Alex na verdade tem o QI de uma criança de 10anos e, por isso, a polícia não acredita que ele esteja envolvi-do com o desaparecimento. Entretanto, Keller está convictode que ele tem culpa no cartório e resolve sequestrá-lo paraarrancar a verdade dele, custe o que custar.

Dragon Ball - A Batalha dosDeuses - Após dormir por 15 anos,o deus da destruição Bills despertae logo fica surpreso ao saber queFreeza havia sido derrotado porum jovem sayadin chamado Goku.

Não demora muito para que ele e seu mestre partam para en-contrá-lo, ainda mais após Bills lembrar de um sonho que teveenvolvendo um duelo épico com um deus super sayadin queninguém jamais ouviu falar. Ao encontrá-lo, Goku fica logoanimado em enfrentá-lo num duelo, mas logo percebe queseus poderes são ínfimos perto do poderio de Bills.

O Tempo e o Vento - No finaldo século XIX as família Amaral eTerra-Cambará são inimigas históri-cas na cidade de Santa Fé. Quandoo sobrado dos Terra-Cambará é cer-cado pelos Amaral, todos os integran-

tes da família são obrigados a defender o local com as armas quetêm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com quelogo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Mon-tenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecidoesposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relem-bram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a

própria família Terra-Cambará.

Serra Pelada - Juliano (JulianoCazarré) e Joaquim (Júlio Andrade)são grandes amigos que ficam em-polgados ao tomar conhecimento deSerra Pelada, o maior garimpo a céu

aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resol-ve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a rique-za. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida deles:Juliano se torna um gângster, enquanto que Joaquim deixa para

trás os valores que sempre prezou.

Mettalica: Throught The Ne-ver - Trip (Dane DeHaan) é umjovem roadie da famosa bandaMetallica. Ele trabalha nos basti-dores dos shows e nem sempre

consegue assistir às apresentações. Durante um show dogrupo, ele é chamado para solucionar um assunto urgente

Page 15: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

DIÁRIO DA COSTA DO SOLSÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013CADERNO D 03

Se as grandes cidades brasi-leiras ainda não se afogaramnas toneladas de lixo que pro-duzem diariamente, é porquehá um trabalho quase invisí-vel de milhares de catadoresde materiais recicláveis quecirculam anonimamente comsuas carroças por becos e ave-nidas. É o que afirma a turmado Pimp My Carroça, projetocolaborativo que busca tiraresses carroceiros da invisibili-dade através da arte, fortale-cendo sua autoestima e seu re-conhecimento perante a soci-edade.

"Os catadores são os verda-deiros agentes ambientais denosso país", diz Thiago Mun-dano, idealizador do projeto.Mundano passou a prestarmais atenção nesses agentesem 2007, quando, grafitandopelas ruas de São Paulo, co-nheceu um deles. "Eu faziameu trabalho como grafiteiropintando, escrevendo textos,interagindo com a cidadequando tive esse primeiro con-tato com um carroceiro. Nósconversamos, aí eu pintei acarroça dele e vi que mexicom a autoestima dele, que fezdiferença", conta o artista.

Logo Mundano percebeuque as carroças e seus donosformavam um amplo univer-so que deveria ser ocupadopela arte e encarado de uma

nova forma pelos moradoresdas cidades. "Fiquei até 2012pintando carroças sozinho, aíme dei conta que muitas ou-tras coisas poderiam ser feitaspor eles e muitas outras pes-soas poderiam ajudar. Então oprojeto evoluiu e virou essemovimento com milhares deapoiadores que é hoje", dizMundano.

O Pimp My Carroça vaimesmo além de pintar as car-roças. A repaginada é comple-ta, no veículo e no piloto: ocatador recebe atendimentomédico, oftalmológico, rou-pas novas e a carroça passa porserralheiro, borracheiro, mar-ceneiro e recebe itens de se-gurança e a arte de um grafi-teiro. "Os catadores se senti-ram finalmente vistos, reco-nhecidos. Temos um feedba-ck muito positivo: alguns tive-ram seus números de telefonepintados e estão sendo chama-dos para mais serviços, tendouma remuneração melhor. Acarroça colorida fica mais atra-ente, transforma a imagem quese tem do catador, geralmentevisto com desconfiança, comoum morador de rua. Em vezde buzinarem para que saiamda frente, às vezes buzinampara comentar como a carro-ça é legal. Além disso, o cata-dor trabalha com mais segu-rança: carroça sinalizada, capa

Obra de Thiago Mundano no Salão de Arte, representante onde a Galeria Parede Viva, responsável pela curadoria dos artistas está com uma sala especial

de chuva, luvas, óculos degrau, etc.", diz o criador domovimento.

O Pimp My Carroça reali-zou eventos no Rio e em SãoPaulo em junho de 2012. NoRio, a ação aconteceu duran-te a Rio+20 na Praça Tira-dentes. Foram vinte catado-res apoiados, além dos 50 emSão Paulo. Agora a turma vai

"pimpar" mais 50 carroçasem Curitiba - mais de 500apoiadores viabilizaram aempreitada através de finan-ciamento coletivo. "Temosdois tipos de apoiadores: osque doam dinheiro (e em to-das as etapas tivemos mui-tos doadores do Rio) e vo-luntários que metem a mãona massa", conta Mundano.

Márcia Mendes foi uma dasvoluntárias no Rio. "Tinhaconhecido o projeto haviaumas duas semanas pela in-ternet e achei o máximo", dizMárcia. "Foi um sábado demuito trabalho, que começouàs 8h da manhã na Praça Ti-radentes. Os catadores che-gavam aos poucos, tímidose desconfiados. Alguns me

perguntaram "mas por quevocês estão fazendo isso?"ou "o que eu vou ter que fa-zer pra pagar por isso?". Masaos poucos eles se soltavam.Era uma questão de conse-guir estabelecer um contato,de ouvir e mostrar que está-vamos ali por eles e que eraum dia de alegria, de confra-ternização".

“Pimp My Carroça” chama atenção para aimportância dos catadores de recicláveisProjeto colaborativo busca tirar esses carroceiros da invisibilidade através da arte, fortalecendo a autoestima

CULTURA"Os catadores são os verdadeiros agentes ambientais de nossopaís", diz Thiago Mundano, idealizador do projeto. Mundano

passou a prestar mais atenção nesses agentes em 2007.“DIVULGAÇÃO

ARTE

HUMOR

Áries (21 mar. a 20 abr.)Uma poderosa Lua cheiaocorre hoje em seu signo.

Intensas emoções e situações.Desafio de harmonização entre aindividualidade e os relaciona-mentos, você e os outros. Luacheia que é também um eclipse.

Aquário (21 jan. a 19 fev.)Olhe para o atual pano-rama de uma forma mais

ampla, sem julgamentos, aqua-riano. A Lua cheia tem forteimpacto sobre estudos, comuni-cação e relacionamentos próxi-mos.

Peixes (20 fev. a 20 mar.)Situações financeiras eemocionais em momen-to tenso, com a Lua

cheia e eclipse. Percepção dasdiferenças de valores, sentimen-tos e atitudes entre você e osoutros. Decisões relacionadas aparcerias, a recursos materiais.

Touro (21 abr. a 20 mai.)A Lua cheia reitera anecessidade de dar

mais atenção à saúde e a mu-danças no trabalho. Tudo ficaintensificado na Lua cheia enão dá mais para fugir do quevocê se conscientiza.

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.)Momento de decisõesmuito importantes. Este-ja consciente dos seus

atos, geminiano. Amor e amiza-de estão sendo estados na Luacheia, que é também um eclipse.As emoções estão mais extremas.

Câncer (21 jun. a 21 jul.)Lua cheia e eclipse: in-tensos acontecimentosna vida familiar, emoci-

onal e profissional. Ápice do atu-al ciclo, que mostra a necessidadede se dedicar tanto à vida pessoalcomo à carreira. Siga sua autenti-cidade, sem deixar de ser carinho-so na família e nas relações.

Leão (22 jul. a 22 ago.)Hoje temos um eclipse,que simboliza a necessi-dade de se desapegar de

velhas atitudes. Questões marcan-tes envolvendo viagens, estudos,justiça e novas idéias e interes-ses.

Virgem (23 ago. a 22 set.)Situações afetivas e fi-nanceiras chegam ao

ápice e requerem decisões ,virginiano. Lua cheia: tudofica mais extremado e intensi-ficado. Preste atenção.

Libra (23 set. a 22 out.)Momento de importantís-simas decisões e defini-ções em seus relaciona-

mentos. Uma velha maneira de serelacionar definitivamente não temmais espaço em sua vida. Pessoassaem de sua vida e outras entram.

Escorpião (23 out. a 21 nov.)Saúde e trabalho ampla-mente enfatizados na inten-sa Lua cheia de hoje. Um

eclipse ocorre e visa conscientizar doque precisa ser deixado para trás, paraque algo novo chegue. Tome as de-cisões necessárias. Pague o preço de-las. Desafio à autonomia e indepen-dência.

O que diz o seu signo?O que diz o seu signo?O que diz o seu signo?O que diz o seu signo?O que diz o seu signo?

Sagitário (22 nov. a 21 dez.)Encontros com amigos,programas culturais evida social estão enfatiza-

dos hoje, sagitariano. Um bomdia para estabelecer relações har-moniosas com amigos e grupos.Sensibilidade.

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.)Decisões acerca da vidapessoal e profissionaldevem ser tomadas, ca-

pricorniano. Momento desafia-dor, em que você se sente no li-mite de decisões que não podemais adiar.

Page 16: Diário da Costa do Sol - 19/10/2013

CADERNO D04 DIÁRIO DA COSTA DO SOL SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013

MARLI [email protected]

ESTILO NOBRE

Comemoração da39ª Semana Médica

de Macaé

Com muito estilo e requinte foi realizada nesta semana (de 14 à 18), no auditório da Associação Médica de Macaé, a 39ª Semana Médica. Os convidados

foram recepcionados pelo presidente dr. Marcelo Rizzo esua simpática esposa Simone. Realizando palestras comrenomados médicos convidados, após as explanações foioferecido jantar de confraternização no salão de festa, commuita música e animação dos convidados.Dr. Washington Dutra recebeu a homenagem de Médicodo Ano. A coluna Estilo Nobre parabeniza a toda a ClasseMédica. Parabéns Doutores!!!!!!!

Simone, drs. Marcelo, Carlos, Leandro, Silvia e Glauber

Dras. Michele, Vera, Beatriz, Cicianne, Fernanda, Rita

Rita, Vera e dr. Fernando

Dra. Silvia e a irmã Simone

Drs. Madeira, Analígia, Doris e Rita

Médico do ano dr. Washington e a esposa Beatriz

Linda, Kely, Cicianne, Denis, Simone e Cristina

Grupo de mulheres bonitas marcou presença

Drs. Claudia, Nanashara, Daniel, Milena, Laura e Luiz

Dra. Luna, Pérola, dra. Vera e Cicianne

Maquiador Dennis Proença e dra.Linda

CADERNO D 04 costa do sol 19_10.PMD 18/10/2013, 21:031