diário da cidade - n.º 267 - 2.07.2008

24
PAG.02 Rui Caetano Exames de matemática fáceis? OPINIÃO PAG.03 Reestruturação da piscina do Lido passa por sistema de plataforma PAG.06 PAG.08 Governo homenageia personalidades da Região BE acusa PSD de apropriação indevida da Autonomia PAG.04 JOSÉ A. ROQUE MARTINS A audácia da esperança OPINIÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA MADEIRA • QUARTA-FEIRA 2 de JULHO de 2008 • Ano 2 • nº 267 • Director: Edgar R. Aguiar PUB O Diário de maior distribuição na Madeira 22.219 É a constatação de Miguel Mendonça, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira na sessão solene comemorativa do Dia da Região que ocorreu ontem no concelho de Santana. Areia amarela ’ na Formosa vista por directores hoteleiros Todos os directores de hotéis, contactados pelo Diário Cidade, dão o seu “aval” à iniciativa do presidente da Câmara do Funchal na criação de uma praia de ‘areia amarela’ na Formosa, ainda que digam que o seu impacto no turismo possa ser pouco relevante, mas de inegável mais-valia para os madeirenses. PAG.04-05 Dia da Autonomia não merece festejos Estatuto Político-Administrativo “nem sempre tem sido respeitado” PAG. 08 PAG. 07

Upload: manchete

Post on 15-Jan-2015

2.046 views

Category:

News & Politics


54 download

DESCRIPTION

Versão integral da edição n.º 267 do “Diário da Cidade”, que se publica na Ilha da Madeira. Portugal, 2.07.2008. Director: Edgar R. Aguiar. Site do Instituto Superior Miguel Torga: www.ismt.pt Visite outros sítios de Dinis Manuel Alves em www.mediatico.com.pt , www.slideshare.net/dmpa, www.youtube.com/mediapolisxxi, www.youtube.com/fotographarte, www.youtube.com/tiremmedestefilme, www.youtube.com/discover747 , http://www.youtube.com/camarafixa, , http://videos.sapo.pt/lapisazul/playview/2 e em www.mogulus.com/otalcanal Ainda: http://www.mediatico.com.pt/diasdecoimbra/ , http://www.mediatico.com.pt/redor/ , http://www.mediatico.com.pt/fe/ , http://www.mediatico.com.pt/fitas/ , http://www.mediatico.com.pt/redor2/, http://www.mediatico.com.pt/foto/yr2.htm , http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/foto/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/luanda/ , http://www.biblioteca2.fcpages.com/nimas/intro.html

TRANSCRIPT

Page 1: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

PAG.02

Rui Caetano

Exames de matemática fáceis?

OPINIÃO

PAG.03

Reestruturação da piscinado Lido passapor sistemade plataforma

PAG.06

PAG.08

Governo homenageiapersonalidades da Região

BE acusa PSD de apropriação indevidada Autonomia

PAG.04

JOSÉ A. ROQUE MARTINS

A audácia da esperança

OPINIÃO

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

A

MADEIRA • QUARTA-FEIRA 2 de JULHO de 2008 • Ano 2 • nº 267 • Director: Edgar R. Aguiar

PUB

O Diário de maiordistribuição

na Madeira

22.219

É a constatação de Miguel Mendonça, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira na sessão solene comemorativa do Dia da Região que ocorreu ontem no concelho de Santana.

‘Areia amarela’ na Formosavista por directores hoteleiros

Todos os directores de hotéis, contactados pelo Diário Cidade, dão o seu “aval” à iniciativa do presidente da Câmara do Funchal na criação de uma praia de ‘areia

amarela’ na Formosa, ainda que digam que o seu impacto no turismo possa ser pouco relevante, mas

de inegável mais-valia para os madeirenses.

PAG.04-05

Dia da Autonomia não merece festejos

Estatuto Político-Administrativo“nem sempre tem sido respeitado”

PAG. 08

PAG. 07

Page 2: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 20082

Principais acontecimentos registados no dia 02 de Julho, Dia da Polícia de Segurança Pública:

1542 O primeiro colégio da Companhia de Jesus em Portugal é fundado em Coimbra pelo padre Simão Rodrigues.

1678 O capitão inglês Thomas Savery regista a patente do primeiro modelo da máquina a vapor.

1714 Nasce o compositor Christoph Willibald Gluck, reformador da ópera, autor de “Alceste” e “Orfeo ed Euridice”.

1776 O Congresso Continental Americano, reunido em Filadélfia, aprova a resolução para a independência das colónias britânicas da América do Norte. A Declaração será assinada dois dias depois.

1778 Morre Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês de origem suíça, autor de “O Contrato Social”.

1840 Nasce o escritor inglês Thomas Hardy, autor de “Tess”, “Um Par de Olhos Azuis” e “Judas, O Obscuro”.

1867 Publicação da Lei que cria o Corpo de Polícia Civil, na base da PSP.

1877 Nasce o escritor suíço de origem alemã Hermann Hesse, Nobel da Literatura em 1946, autor de “O Lobo das Estepes” e “Sidhartha”.

1900 Voo experimental do primeiro dirigível, construído por von Zeppelin, em Berlim, na Alemanha.

1917 A Ford produz o primeiro camião.

1932 Morre D. Manuel II, último rei de Portugal, sem sucessor indicado.

1937 A aviadora norte-americana Amélia Earhart desaparece ao sobrevoar o Oceano Pacífico, na primeira tentativa de volta ao mundo de avião.

1940 II Guerra Mundial. O Governo colaboracionista francês instala-se em Vichy.

1947 A URSS recusa o Plano Marshall de apoio à reconstrução europeia no pós-guerra.

Cai um objecto voador não identificado sobre a base aérea norte-americana de Roswell, mais tarde identificado como restos de um balão meteorológico.

1961 Morre o escritor norte-americano Ernest Hemingway, Nobel da Literatura, autor de “o Velho e o Mar” e “Por Quem os Sinos Dobram”.

1964 O presidente norte-americano Lyndon Johnson promulga a Lei de Direitos Civis, que proíbe a segregação racial ainda em vigor em vários Estados.

1966 Os restos mortais do padre Bartolomeu

de Gusmão, inventor da Passarola são trasladados de Espanha para o Brasil.

1969 O bispo do Porto D. António Ferreira Gomes regressa a Portugal, depois de dez anos de exílio. A PIDE irá mantêm-no sob vigilância, até 1974.

1974 EUA e URSS concordam na limitação de experiências nucleares subterrâneas.

1976 É criada a Provedoria de Justiça.

1977 Morre o escritor de origem russa Vladimir Nabokov, autor de “Lolita” e “Ada”.

1984 O atleta português Fernando Mamede bate, em Estocolmo, o recorde do mundo dos 10.000 metros, com 27m13s, batendo a marca estabelecida dez anos antes.

1988 A 19ª conferência nacional do Partido Comunista da URSS aprova as bases para a criação de um sistema presidencial.

1991 O Iraque destrói mísseis balísticos, sob a orientação da ONU.

1994 Os EUA e o Vietname abrem contactos para o resgate dos 2331 soldados norte-americanos desaparecidos durante a guerra.

1997 Morre do actor norte-americano James Stewart, protagonista de “Peço a Palavra”.

1999 Uma equipa de astrofísicos portugueses, do Observatório Europeu do Sul, obtém imagens de um possível local de formação de planetas e estrelas.

2000 O candidato do Partido de Acção Nacional do México, Vicente Fox, vence as eleições presidenciais, pondo fim a 71 anos de hegemonia do Partido Revolucionário Institucional.

2001 Um doente cardíaco norte-americano recebe o primeiro coração artificial completamente autónomo, Abiocor.

2002 A entidade gestora do Hospital Amadora-Sintra reclama uma dívida ao Estado de 33 milhões de euros, enquanto Estado se diz credor de 75 milhões. Tribunal arbitral decidirá a favor da gestão do Hospital.

2003 É aprovada a Lei de Base da Educação que aumenta de nove para 12 anos o ensino obrigatório.

2004 Morre Sophia de Mello Breyner Andresen, 84 anos.

A paisagem de cultura da vinha, na Ilha do Pico, Açores, é declarada património mundial pela Unesco.

2005 O presidente palestiniano Mahmud Abbas convida o grupo islâmico Hamas a integrar o Governo.

Efemérides

“A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes”Ernest Hemingway (1899-1961), escritor norte-americano, Nobel da Literatura.

Este é o centésimo octogésimo quarto dia do ano. Faltam 182 dias para o termo de 2008.

Meteo

Olhares Nas imagens, enviadas por um leitor, o estado em que ficou uma estrada de Machico após a ruptura de uma conduta de água.

Exames de matemática fáceis?

Ouviu-se e ainda se ouve muitos alunos e professores afirmarem que os exames da disciplina de matemática fo-ram demasiados fáceis e que, por isso, os melhores alunos seriam prejudicados. Fala-se em facilitismo com o propósi-to de aumentar os níveis positivos.

Contestam, principalmente, o facto de os exames na-cionais não avaliarem os conteúdos mais difíceis. Apesar de concordar com o argumento de que os principais con-teúdos de uma disciplina devem constar nos exames na-cionais e um exame deve ser equilibrado, procurando abranger um leque diversificado, tanto em conteúdos programáticos, como ao nível do grau de dificuldade, considero, to-davia, que os alunos, em princípio, não serão prejudicados.

Primeiro, porque esses tais conteúdos já foram avaliados pelo professor, ao longo do ano lectivo. Em segundo, porque o exame vale apenas uma determinada percentagem. Assim, tendo em conta a nota obtida ao longo do ano, o resultado do exame fará com que a média aumente ou diminua. Feitas as contas, os melhores terão, naturalmente, sempre as melhores médias. Ainda assim, existem algumas questões a resolver nas es-colas. Aqui sim, parece-me haver algumas disparidades, a nível da avaliação, difíceis de compreender. A título de exemplo: umas escolas fazem exames intermédios, outras já não realizam. Umas atribuem uma percentagem alta à nota desse exame, outras mera-mente simbólicas. Há alunos que com um professor atingem notas altíssimas, mas, o mesmo aluno, com outro professor, já atinge uma nota baixa. Se a avaliação de alunos já é uma tarefa complicada, com a inexistência de critérios objectivos, então, o processo corre o risco de cometer injustiças graves.

Céu em geral muito nublado, com abertas no Funchal. Aguaceiros fracos nas vertentes norte. Vento moderado (30 a 40 km/h) de nordeste, sendo fraco (inferior a 15 km/h) no Funchal. Pequena descida de temperatura.

ESTADO DO MAR:Costa Norte: Ondas de norte com 3 a 3,5 metros. Costa Sul: Ondas sueste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 23ºC

23°c

19°c

24°c

20°c

PORTO SANTOMADEIRA

Períodos de céu muito nublado. Vento moderado (15 a 25 km/h) de nordeste, sendo fraco (inferior a 15 km/h) no Funchal.

27°c

20°c

26°c

19°c

PORTO SANTO

MADEIRAHOJEQuarta-Feira, 2 de Julho

AMANHÃQuinta-Feira, 3 de Julho

Rui Caetano

PERIGO! UV’s nível 11Evitar o mais possível a exposição ao Sol.

Aproveite para descansar em casa)

Page 3: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 3

Regional•A reestruturação da piscina do Lido passa, segundo Miguel Albuquerque, por um “sistema de plataforma”, pois embora sendo um complexo balnear “bem conseguido para a época está, do ponto de vista operacional e funcional, “muito ultrapassado”

•“Já temos um pré-projecto que tem de ser pensado e certificado, porque hoje um dos grandes problemas das infra-estruturas públicas é a sua manutenção”, disse, sublinhando que é importante “baixar” as respectivas “despesas correntes”

Reestruturação da piscina do Lido passa por um “sistema de plataforma”

Sandra da Silva GonçalveS [email protected]

A afirmação é de Miguel Albuquerque que ontem, na cerimónia do hastear da Bandeira Azul no Lido, disse que embora este seja um complexo balnear “bem conseguido para a época” está, do ponto de vista operacional e funcional, “muito ultrapassado”.

A reestruturação da piscina do Lido pas-sa, segundo Miguel Albuquerque, por um “sistema de plataforma”, pois embo-ra este seja um complexo balnear “bem conseguido para a época” está, do ponto de vista operacional e funcional, “muito

ultrapassado”. O que se pode constatar, exemplificou, quando ocorrem os tem-porais.“Já temos um pré-projecto que tem de ser pensado e certificado, porque ho-je um dos grandes problemas das in-fra-estruturas públicas é a sua manuten-ção”, disse, sublinhando que é importan-te “baixar” as respectivas “despesas cor-rentes”.Embora esta seja uma situação que me-reça a atenção da autarquia funchalense, revelou que existem “outras obras prio-ritárias”. Albuquerque salientou, no en-tanto, que num próximo mandato, seja quem estiver à frente da câmara, é im-portante que, do ponto de vista opera-cional, a piscina do Lido seja tida em conta.

Em termos de obras para o próximo ano, o autarca, que falava na cerimónia do hastear da Bandeira Azul no Lido, afir-mou que está prevista a compra de mais uma bomba para a mudança de água da piscina.O executivo camarário quis, contudo, re-alçar que depois do temporal de Abril passado, a autarquia conseguiu “execu-tar todas as obras que estavam previstas até o dia 21 de Junho”.“Neste momento os complexos balnea-res têm todas as condições de qualidade e este galardão da Bandeira Azul tem um especial significado para a câmara muni-cipal e para todos os que trabalham na Frente Mar, pois representa o reconheci-mento do trabalho que foi feito em tem-po record quer no Lido, quer na Ponta

Gorda e Barreirinha”, destacou.

“Qualidade da água da Madeira é boa”“Dos 11 concelhos da Região, nove têm Bandeiras Azuis, à excepção de Câma-ra de Lobos e de Machico”, a afirmação é de João Correia, director regional do Ambiente.O responsável mostrou-se satisfeito com a atribuição de mais uma Bandeira Azul para as praias, desta feita no Lido, ten-do aplaudido, na ocasião, a qualidade da água do mar da Região.“Embora algumas situações decorrentes de chuvadas, as análises efectuadas de-monstram que a qualidade da água da Madeira é boa na maior parte das zonas balneares”, sublinhou, satisfeito.©

PUB

Page 4: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 20084

Tânia Cova [email protected]

A se concretizar o projecto de uma praia de areia amarela na Praia Formosa será uma mais valia para a Região, mas não alterará em muito a oferta turística do destino Madeira, esta é a opinião dos responsáveis de algumas unidades hoteleiras do Funchal.

“A Madeira é um destino muito bonito, mas se tives-se areia amarela seria ainda mais paraíso”, este é um dos comentários que se ouvem dos muitos turistas que visitam a Região, confessou João Gomes San-ches, director-geral do Hotel Tivoli Ocean Park. Daí que a haver uma praia de areia amarela na Praia Formosa será uma mais valia para os clientes, mas “sem uma implicação directa nas vendas do desti-no”. Porque, verificou este responsável, “uma coisa é certa, a Madeira não se vende como um destino de praia”.Se calhar, eventualmente, “os madeirenses benefi-ciarão mais da existência uma praia de areia ama-

rela, do que o próprio turismo em si, em virtude do destino não ser vendido como um destino de praia, mas sim de natureza, fauna, body mind, etc. E por outro lado, apontou o director-geral, “vejo com muita dificuldade a areia parar ali e temos experiên-cias negativas no que respeita à força do mar e àqui-lo que pode fazer na costa marítima”. Uma opinião reiterada por António Pais, director-geral do Hotel Porto Mare, ao afirmar que “qualquer coisa que se faça para dinamizar o turismo na Ma-deira é bem-vinda, mas é claro que temos de ter em conta os custos que essas acções implicam”.Adiantando que em termos de satisfação das pesso-as, dos futuros utilizadores, haverá algum retorno, “resta saber quais os custos que a Região Autónoma da Madeira terá de suportar para ter mais uma praia de areia amarela”.Porque não, sugeriu este director-geral, fazer uma praia com os nossos recursos? “Não há nenhum mal em inovar um pouco, mas qual a razão de fazer uma praia com areia amarela e não com areia preta. Si-tuação que vai adulterar a paisagem, porque a areia amarela não é um material da Região e implica to-

Regional•Daí que a haver uma praia de areia amarela na Praia Formosa será uma mais valia para os clientes, mas “sem uma implicação directa nas vendas do destino”.

•Uma opinião reiterada por António Pais, director-geral do Hotel Porto Mare, ao afirmar que “qualquer coisa que se faça para dinamizar o turismo na Madeira é benvinda, mas é claro que temos de ter em conta os custos que essas acções implicam”

‘Areia amarela’ na Formosa vista por directores hoteleiros

clínicamédicada

Rua Nova do Vale da Ajuda •Apartamentos Ajuda, 14, Loja C • 9000-720 FUNCHAL •Telefone: 291 773948/9/50 Fax: 291 773951• email: [email protected]

Dr. DÉCIO PEREIRA

Dr. RICARDO NÓBREGA ⁄ Dr. LUIS THADEU

Dr. LUIS BICHO

Dra. BÁRBAR PEREIRA

Dr. CARLOS LÉLIS ⁄ Dra. RITA MENDONÇA

Dr. ARMANDO MORGANHO

Dr. CARLOS EXPOSTO

Dr. FRANÇA GOMES

Dr. RUI VASCONCELOS

DR.FERDINANDO PEREIRA

Dr. RUI VASCONCELOS

A audácia da esperança

Barack Obama conquistou já uma vitória histórica, um marco indiscutível em mais de dois séculos de luta pela igual-dade de direitos na América, ao vencer as eleições primárias das Presidenciais Americanas.

Obama apresentou-se a estas eleições apelando a uma forma diferente de fazer politica – uma politica para aqueles que estão cansados da partidarização amarga que se pode ver nas campa-nhas eleitorais; uma politica enraizada na fé, na inclusão e na nobreza de espírito.

Nestas eleições Obama desafiou os americanos a ultrapassa-rem as divergências políticas para enfrentar os problemas co-muns e por isso se propõe, no caso de ser eleito Presidente dos Estados Unidos, em Novembro próximo, constituir “um Go-verno que represente verdadeiramente os americanos” que se encontre ao serviço deles, o que implicará outro tipo de política, que terá de reflectir as vidas dos americanos como estas são de facto vividas.

A Historia diz-nos que todas as eleições americanas se po-dem resumir á escala entre o factor “medo” e o factor “esperan-ça” e que a vitória não depende apenas da qualidade dos candi-datos mas do estado de espírito do país. Hillary jogou no factor “medo” e perdeu. Por sua vez Obama, jogou no factor “esperan-ça”, não fez campanha, desencadeou um movimento e venceu. Não são as propostas políticas que electrizam as pessoas. Antes uma ideia simples: “Mudança”. Quer reunificar a América, res-tabelecer a grandeza da América, desenvolver o sonho á ameri-cana: “yes, you can”. Se for eleito será por este desígnio que em primeiro lugar a Historia avaliará o seu mandato. Este candida-to representa de facto uma muito diferente visão da América.

No seu discurso de candidatura em Fevereiro de 2007 citou repetidamente Lincoln e apelou aos grandes desafios: pobreza, independência energética, ambiente. “O que paralisa perante estes desafios é o fracasso, a pequenez dos nossos políticos”.

Se for eleito terá um grande desafio pela frente: reinventar a América e galvanizar os americanos através de um sobressalto cívico, promover uma ruptura do pessoal e dos comportamen-tos políticos em Washington. Trata-se de perceber o olhar dos outros sobre a América, dos não Ocidentais sobre o Ocidente.

Ainda não sabemos como tudo isto vai acabar, mas, por en-quanto Barack Obama está a mudar o mundo. E o mundo tem a respiração suspensa.

“Saibamos lutar pelas grandes causas que orientam Obama e que podem transformar o mundo para melhor” como nos di-zia, há dias, Mário Soares.

OPINIÃO

JOSÉ A. ROQUE MARTINS

PUB

Page 5: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 5

•A ser criada uma praia de areia amarela “será mais para consumo interno, para os funchalenses e madeirenses em geral”. Porque o turista que vem à Madeira não vem à procura de praia

•Mesmo porque, concluiu, “os turistas procuram espaços naturais e quando se fala de uma praia de areia amarela, falamos também de um enrocamento, de pedras amontoadas que artificializam o natural Regional

‘Areia amarela’ na Formosa vista por directores hoteleiros

PUB

PUB

GRANDE ASTRÓLOGO

MESTRE LAMINEProfessor grande cientista, espiritualista. Trata e ajuda a resolver com rapidez no máximo de 15 dias qualquer que seja o seu caso, mesmo que seja grave ou de difícil solução. Exemplo: amor, negócios, aproxima pessoas amadas, exames, jogo, doenças espirituais, impotência sexual, vício de alcoolismo, droga, maus olhados, invejas, etc. Lê a sorte, dá previsão de vida e futuro. Pelo bom espírito e forte talismã, faz trabalhos à distância, considerado um dos melhores profissionais em Portugal. Não há problema sem solução. Consulta pessoalmente ou por correspondência. Todos os dias das 08h00 às 21h 00.

Pagamento após resultado

Rua do Ribeirinho Baixo, 29. (Frente ao Anadia) 9050 – 447, Funchal.Tel. 291 241 940. Telemóvel: 96 31 21 319 / 91 82 69 549.

A sua franqueza, a sua competência, a sua serenidade virão ao encontro de todos os seus problemas

ASTRÓLOGO AFRICANOMESTRE PROFESSOR LASSANA

Pagamento depois do resultado

Professor Grande Cientista, Espiritualista com super magia negra e branca mais forte. Trata e ajuda a resolver com rapidez no máximo de 4 dias qualquer que seja o seu caso mesmo que seja grave ou de difícil solução. Exemplo: amor, negócios, prender e desviar. Afasta e aproxima pessoas amadas, exames, jogo, doenças espirituais, impotência sexual, vício de alcoolismo, droga, maus olhados, invejas, etc. Lê a sorte, dá a previsão de vida e do futuro. Pelo bom espírito e forte talismã, faz trabalho à distância, considerado um dos melhores profissionais em Portugal. Não há problema sem solução. Consultas das 08h00 às 20h00 de Segunda a Sábado.

Conj. Residencial dos Viveiros. 6º Esq Funchal – Portugal - Madeira

9000 -217 Telefone: 291 107 581 / Telemóveis: 961 835 985

PUB

PUB

dos os anos uma reposição”.António Pais referiu ainda que esta praia “não vai alterar o destino Madeira”, a exemplo do que acon-tece com a oferta a nível do golfe. “Não é porque a Região Autónoma da Madeira tem dois campos de golfe que é considerada um destino de golfe, da mes-ma maneira que não é com mais uma praia de areia amarela que será um destino de praia”.“Se o turista quiser uma praia de areia amarela pode ir ao Porto Santo, uma ilha que surge, neste aspec-to, como complemento para quem visita a Região Autónoma da Madeira, ou mesmo à Calheta”, com-pletou José Alberto Cardoso, director-geral do Ho-tel Alto Lido.A ser criada uma praia de areia amarela “será mais para consumo interno, para os funchalenses e ma-deirenses em geral”. Porque o turista que vem à Ma-deira não vem à procura de praia, mas sim da nature-za, fauna e amabilidade das pessoas, salientou.Referindo ainda, a título pessoal, que a ideia de uma praia de areia amarela a pensar numa mudança do destino Madeira enquanto oferta turística é desca-bida. O que vai acontecer, sim, “é estragar uma bela

praia de calhau, estragar a oferta natural de uma re-gião e descaracterizar uma zona muito bonita”.

eleMentos estranhosna paisageMSe as praias de areia trazem algum conforto, não é por serem areias de praia amarela, constatou Hélder Spínola, presidente da Quercus. Não se justificando, como tal, uma praia de areia amarela na Praia For-mosa, mesmo porque a nível de impacto paisagísti-co terá consequências negativas.“A zona litoral da Madeira tem origem vulcânica, nomeadamente com pedras basálticas, e as nossas praias são normalmente de calhaus ou areia preta. Sendo que a colocação de uma praia de areia ama-rela é estar a inserir na paisagem um elemento des-caracterizador, que nada tem a ver com o nosso li-toral”.Por outro lado, frisou, outro aspecto não menos im-portante que está associado a este tipo de praia é a necessidade de construir enrocamentos, a exemplo do que se fez na Calheta. “É evidente que este tipo de protecção marítima vai requerer que sejam feitas

reposições com mais pedras para reparar os estragos que os Invernos irão provocar”.Hélder Spínola vai mais longe ao afirmar que “o in-vestimento inicial de construir a praia de areia ama-rela acaba por ser um investimento pequeno, compa-rativamente aos gastos futuros”. O que seria impor-tante, realçou, “é que a Câmara Municipal do Fun-chal fizesse uma projecção de quanto estima, a 15 ou 20 anos, gastar na manutenção da infraestrutura”, ainda para mais quando as alterações climáticas e a tendência para uma subida do nível do mar deixam antever tempestades mais intensas e frequentes, do que aquelas que temos visto.Por todas estas razões, o ambientalista acredita que a praia de areia amarela deveria ser um projecto a abandonar, porque estamos a falar de um investi-mento que não trará mais valias. Mesmo porque, concluiu, “os turistas procuram espaços naturais e quando se fala de uma praia de areia amarela, fala-mos também de um enrocamento, de pedras amon-toadas que artificializam o natural, de águas paradas que levantam suspeitas em termos de qualidade e de um amontoado de pessoas nesses pontos”.©

Page 6: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 20086

•“Cada um em função das suas características pessoais soube, com os seus valores, convicções, competências sociais e profissionais, acrescentar mais-valias à qualidade de vida do povo desta Região”

•Continua a existir “quem esteja disposto a questionar os seus princípios e a desrespeitar a vontade livre, soberana e democraticamente expressa pelo nosso povo”Regional

Governo homenageia personalidades da Região

João Toledo [email protected]

Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso, António Alberto Monteiro de Aguiar, Dionísio Fernandes Pestana, Gonçalo Nuno Malheiro de Araújo, João Carlos Nunes de Abreu, Maria do Carmo da Cunha Santos e o Coronel Sigfredo Ventura da Costa Campos foram, ontem, agraciados pelo executivo regional com as Insígnias Honoríficas Madeirenses.

No âmbito das comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Co-munidades Madeirenses teve lugar on-tem, no Salão Nobre do Governo Re-gional, a Cerimónia de Imposição Sole-ne de Insígnias Honoríficas Madeiren-ses. A atribuição de Insígnias Honorífi-cas destina-se a distinguir os cidadãos, colectividades ou instituições que se no-tabilizaram por méritos pessoais ou ins-titucionais, actos, feitos cívicos ou servi-ços prestados à Região. No presente ano, o Governo Regional da

Madeira distinguiu sete personalidades, designadamente: Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso, António Alberto Montei-ro de Aguiar, Dionísio Fernandes Pesta-na, Gonçalo Nuno Malheiro de Araújo, João Carlos Nunes de Abreu, Maria do Carmo da Cunha Santos e o Coronel Si-gfredo Ventura da Costa Campos.Desta forma, Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso foi agraciado, a título póstumo, com o Cordão Autonómico de Valor, em virtude do seu brilhante desempenho de funções públicas ao serviço da Medicina na Madeira.A António Alberto Monteiro de Aguiar foi atribuído, a título póstumo, o Cordão Autonómico de Valor, devido à sua rele-vante carreira enquanto político e diri-gente sindical.Dionísio Fernandes Pestana foi distin-guido com o Cordão Autonómico de Va-lor pela sua relevante actividade ligada ao sector turístico.Agraciado com o Cordão Autonómico de Valor, Gonçalo Nuno Malheiro de Araú-jo destacou-se pelos relevantes serviços prestados à Região, nomeadamente en-quanto governante e dirigente da Admi-

nistração Pública.Por todo um percurso de dedicação à Re-gião, em diferentes áreas de participa-ção cívica, João Carlos Nunes de Abreu foi agraciado com o Cordão Autonómi-co de Valor.O Coronel Sigfredo Ventura da Cos-ta Campos recebeu, a título póstumo, o Cordão Autonómico de Bons Serviços, em virtude da sua relevante actividade enquanto empresário do sector do Vi-nho da Madeira.Outra das personalidades distinguidas foi Maria do Carmo da Cunha Santos, tendo esta sido agraciada com o Cordão Autonómico de Distinção.Falando em nome dos agraciados, Gon-çalo Malheiro agradeceu ao Governo Regional esta distinção, sendo a mesma uma demonstração de reconhecimento do executivo regional madeirenses pe-lo trabalho desenvolvido em prol da Re-gião.“Cada um em função das suas caracte-rísticas pessoais soube, com os seus va-lores, convicções, competências sociais e profissionais, acrescentar mais-valias à qualidade de vida do povo desta Re-

gião Autónoma. Em comum distinguiria o amor pela Madeira, o sentido de cida-dania e de responsabilidade e um entu-siasmo com que desempenharam as su-as funções”, salientou Gonçalo Malhei-ro.Usando da palavra, João Cunha e Silva, vice-presidente do governo regional, re-feriu que estas distinções também ser-vem para relembrar que o regime polí-tico autonómico “em que vivemos não nos foi oferecido de presente pela Cons-tituição de 76. Foi do trabalho incansável de todos quando se empenharam nesta causa, do seu esforço apagado, pelos sa-crifícios que fizeram e com as vidas que dedicaram a esta Terra que a Autonomia pôde finalmente nascer, crescer e tornar-se, posteriormente, num exemplo de su-cesso”.O governante alertou, ainda, que temos de ter, cada vez mais, a consciência que a Autonomia não é um processo acabado, nem estabilizado, pois continua a exis-tir “quem esteja disposto a questionar os seus princípios e a desrespeitar a vonta-de livre, soberana e democraticamente expressa pelo nosso povo”.©

Page 7: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 7

Regional•A próxima revisão do texto da Constituição da República será o momento certo para uma clarificação e alargamento das competências legislativas do Parlamento Regional

•“A blindagem constitucional dos Estatutos das Regiões Autónomas, estabelecida precisamente para as proteger das arbitrariedades e abusos do Estado, tem sido, manifesta e reiteradamente, posta em causa”

João Toledo [email protected]

O concelho de Santana acolheu, na manhã de ontem, a sessão solene comemorativa do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Na altura, Miguel Mendonça, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, referiu que o Estatuto Político-Administrativo da Região “nem sempre tem sido respeitado” pelo Estado.

Decorreu ontem na freguesia da Ilha, concelho de Santana, a sessão solene comemorativa do Dia da Região Autó-noma da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Na ocasião, o Presidente da Câmara

Municipal de Santana, Carlos Pereira, disse que foi uma grande honra para o município ter sido escolhido este ano para receber a sessão solene comemo-rativa do Dia da Região. “É pertinente festejar o Dia da Re-gião fora do Funchal e do edifício se-de da Assembleia Legislativa. Celebrá-lo nesta freguesia é ainda mais oportu-no pois esta localidade tipifica e exem-plifica o que foi a nossa realidade secu-lar herdada do tempo colonial e ante-rior autonomia do pós 25 de Abril”, re-alçou o autarca.O edil lembrou também que o pro-gresso e a prosperidade desta e de ou-tras localidades da Região só se torna-ram possíveis depois de 1976, altura em que a Madeira começou a ser uma Re-gião Autónoma. “Desde 1976 até 2008, o Governo Regional da Madeira, Câ-maras Municipais e mais recentemen-

te as Sociedades de Desenvolvimento, em apenas 32 anos, executaram milha-res de obras nos vários domínios da vi-da comunitária regional”, frisou Carlos Pereira.O autarca salientou, ainda, que cabe a todos lutar por uma maior e melhor autonomia e por mais poderes legisla-tivos para a Região.Por sua vez, o Presidente da Assem-bleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça, acusou a República de não dar “acolhimento ao nosso direito constitucional à diferença” consagrado na Constituição de 1976.“O próprio Estatuto Político-Adminis-trativo da Região que densifica os prin-cípios Constitucionais respeitantes à nossa Autonomia e que, por força da própria Constituição, assume um valor de lei para-constitucional, nem sempre tem sido respeitado”, apontou Miguel

Mendonça.Paralelamente, “a blindagem constitu-cional dos Estatutos das Regiões Au-tónomas, estabelecida precisamente para as proteger das arbitrariedades e abusos do Estado, tem sido, manifes-ta e reiteradamente, posta em causa”, acrescentou.Desta forma, o Presidente da Assem-bleia Legislativa da Madeira defen-deu que a próxima revisão do texto da Constituição da República será o mo-mento certo para uma clarificação e alargamento das competências legisla-tivas do Parlamento Regional, “elimi-nando domínios de imprecisões e equí-vocos que subsistem e que continuam a abrir caminho à prevalência de leis e escopo soberanista que, por vezes, con-figuram claras formas de colonialismo legislativo”.“Nesta nova estratégia constitucional da nossa autonomia política é também importante que se impeça, tanto quan-to possível, que o Tribunal Constitu-cional continue a impor, de forma pre-toriana, os seus cânones normativos de recorte centralista, e muitas vezes ao arrepio do espírito do legislador cons-tituinte”, alertou Miguel Mendonça.No presente ano, o convidado da ses-são solene comemorativa do Dia da Região foi Álvaro Pereira da Silva Le-al Monjardino, primeiro Presiden-te da Assembleia Legislativa dos Aço-res (1976/78 e 1979/84), o qual proferiu uma conferência intitulada “A Autono-mia Insular na Constituição: Evolução, Aspirações e Interrogações”.Na altura, Álvaro Monjardino criticou o facto das autonomias da Madeira e dos Açores se terem “reduzido muito à transladação do Estado nacional para o pequeno Estado regional providen-cialista como aquele, factor de subsí-dio dependências que estimulam abdi-cações voluntárias quando não entusi-ásticas da própria cidadania”.©

Estatuto Político-Administrativo “nem sempre tem sido respeitado”

PUB

PUB

Mestre Astrólogo

Lamine (Não há problemas sem solução)

Ajuda a resolver todos os seus problemas, mesmo que sejam grandes, graves ou difícilresolução, com rapidez e garantia total. Resultado máximo de 3 dias.Trabalho, comércio, amor, tabaco, alcoolismo, drogas, impotência sexual, família, negócio,carta de condução, união de casamento, inveja, e prevê o futuro.

Avenida Arriaga, nº 75, C. C. Infante, apart.702, 9004-533 Funchal Telef.: 291 105 766 Telem.: 96 74 88 737

PUB

Astrólogo Irmão Cipriano Se tem problemas com a pessoa amada ou a sua vida corre mal, Ajudo a resolver.

O Astrólogo Irmão Cipriano tem a solução para os seus problemas, de amor, aproximar ou afastar pessoas indesejadas, potência sexual, inveja, mau olhado, pragas. Ajuda a resolver os problemas de álcool, e doenças e através do passado ajuda a orientar o Presente e o Futuro.Contacto: 964692421Consultas: Todos os dias entre as 14:00h e as 21:00h

Astrólogo Mestre Especialista AMADOU

Consulta Pessoalmente ou por correspondência. Todos os dias, das 8 ás 21 horas. Conjunto residencial dos Viveiros, 6º Esq. 9000-217 Funchal- Portugal- Madeira

Telef: 291106451 Telem.: 965121720 - 918459004

Ajuda a resolver todos os seus problemas, mesmo que sejam grandes, graves ou difícil resolução, com rapidez e garantia total. Resultado Máximo de 3 Dias. Trabalho, comércio, amor, tabaco, alcoolismo, drogas, impotência sexual, família, negócio, carta de condução, união de casamento, inveja, e prevê o futuro.

Page 8: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 20088

Empresas espanholasem Portugal

As empresas de capitais espanhóis em Portugal au-mentaram 14 por cento de 2005 para 2007, atingindo as 1200, um crescimento que deverá aumentar com os empresários espanhóis a procurarem mercados vi-zinhos, revela um estudo ontem divulgado.

BE acusa ministro

O Bloco de Esquerda (BE) acusou ontem o minis-tro da Economia de “gi-gantesco embuste” por ter ido “muito satisfeito” a um hipermercado de Lisboa “anunciar” que os preços reduziram com a queda de um por cento do IVA.

Conta para catástrofes

As pessoas atingidas por catástrofes ou calamida-des podem candidatar-se a uma conta de emergência, regime que permite fazer frente a problemas sociais graves, segundo o decre-to-lei ontem publicado em Diário da República.As necessidades de socor-ro e assistência são reco-nhecidas por uma estrutu-ra de coordenação e con-trolo, cuja composição é fi-xada pelos ministérios das Finanças e da Administra-ção Interna, entidades res-ponsáveis pelo acciona-mento da conta de emer-gência através de um di-ploma.

NUMMINUTONUMMINUTO

Regional

DE CÂMARA DE LOBOS CÂMARA MUNMUNICIPIOICIPAL

Edital n.º 0041.08.ED.SSINTERRUPÇÃO DO TRÂNSITO AUTOMÓVEL DEVIDO ÀS OBRAS

DE PAVIMENTAÇÃO DA VIA PÚBLICA.

Torna-se público para conhecimento de toda a população que, devido às obras de pavimentação da via pública, ficará interrompido o trânsito automóvel, no Caminho do Ribeiro Real, no troço compreendido entre a Estrada João Gonçalves Zarco e a Azinhaga do Ribeiro Real , freguesia de Câmara de Lobos, no dia 3 de Julho de 2008 (Quinta-feira), a partir das 09h00.

Como alternativa à circulação automóvel deverá utilizar-se a Rua Alferes Manuel Joaquim Lopes, a Rua Padre Pita Ferreira, a Rua dos Lamaceiros e a Estrada João Gonçalves Zarco.

Para Constar, se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de costume.

Câmara de Lobos, 27 de Junho de 2008O Vereador por Delegação do Presidente

Carlos Alberto Gomes Gonçalves

PUB

•Isto porque, acusou Roberto Almada, o Dia da Autonomia não pode continuar a ser de propriedade privada

•O que se tem verificado a partir de 2006, criticou o deputado, “é um vergonhoso monólogo, onde fala o PSD e aplaude o PSD, o que faz lembrar tempos de má memória onde apenas um partido podia ter intervenção”

BE acusa PSD de apropriaçãoindevida da Autonomia

Tânia Cova [email protected]

O Bloco de Esquerda manifestou-se ontem contra o facto de nas comemorações oficiais do Dia da Autonomia apenas o Partido Social Democrata ter tido direito à palavra. Um exemplo, acusou Roberto Almada, “da apropriação indevida da Autonomia da Madeira”.

O Bloco de Esquerda quer que no próximo ano, no Dia da Au-tonomia, “a oposição tenha a de-cência de se juntar e, à margem das comemorações oficiais on-de o PSD continuará a falar so-zinho, tenha a coragem de reali-zar junto da Assembleia uma co-memoração alternativa onde to-dos possam intervir”.Isto porque, apontou Rober-to Almada, o Dia da Autono-mia não pode continuar a ser propriedade privada. “Passados 34 anos do 25 de Abril, a Auto-

nomia na Madeira foi usurpa-da por um grupo de caciques do PSD, os Jaime Ramos, os Men-donças, os Jardins e afins, que agem como se a Madeira e as su-as instituições democráticas fos-sem propriedades privadas”. O que se fez com a sessão solene do Dia da Região, acrescentou o deputado, “é um exemplo des-sa apropriação indevida da Au-tonomia, pois até o ano de 2005 realizava-se na Assembleia Le-gislativa uma sessão solene on-de todos os partidos tinham a

palavra”. No entanto, a partir de 2006, criticou o deputado, “é um ver-gonhoso monólogo, onde fala o PSD e aplaude o PSD, o que faz lembrar tempos de má memória onde apenas um partido podia ter intervenção”.E perante estas “situações de afunilamento da democracia da Madeira e traição aos pilares da Autonomia”, o Bloco de Esquer-da voltou a reforçar a sua luta contra “os senhorios da Madei-ra nova, o PSD”.©

CDS considera não existir razões para festejos no dia da Autonomia

O CDS/PP aproveitou as comemorações oficiais do Dia da Autonomia, realizadas ontem na freguesia da Ilha, em Santana, para dizer que este “não devia ser um dia para festejos, mas sim para reflexão”, atendendo a que a Madeira está a perder pedalada na sua Autonomia. E as provas, acrescentou o deputado José Manuel Rodrigues, são as batalhas que a Região tem perdido ao longo dos últimos anos. “A Madeira perdeu a ba-talha financeira na negociação com o Governo da República da nova Lei das Finanças Regionais, perdeu a solidariedade financeira por parte da União Europeia e foi ultra-passada pela Região Autónoma dos Açores em termos de aprovação do estatuto políti-co administrativo.” Por outro lado, referiu o popular, o Dia da Autonomia não merece festejos “a partir do momento em que a Madeira começa a ser novamente uma terra de emigração e existem milhares de jovens que precisam de abandonar a sua terra para procurar um posto de trabalho”. E muito menos quando a Madeira está cada vez mais dependente de recursos exteriores e as famílias madeirenses continuam a passar priva-ções. Por todas estas razões, José Manuel Rodrigues defendeu ainda o direito à palavra de todos os partidos da oposição. TC

Page 9: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 9

PUB

Page 10: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200810

Desporto

Vitaly Efimov (CD São Roque) em Juniores Masculinos; Luís André Freitas e Nuno Miguel Freitas (ACM Madeira) em Cadetes Masculinos e Mariana Gonçalves (CD São Roque) em Cadetes Femininos são os atletas presentes neste estágio. Maria Xiao, que no presente momento participa num outro estágio, mas na China, integra também ela a equipa de Cadetes Femininos que irá participar no “Europeu” de Jovens da modalidade.

Numa organização conjunta da Fe-deração Portuguesa de Ténis de Mesa (F.P.T.M.) e da Associação de Ténis de Mesa da Madeira (A.T.M.M.), decorre no Pavilhão de Ténis de Mesa Rafael Gomes (Funchal) um estágio de pre-paração para os 51ºs Campeonatos da Europa de Jovens, integrando os atle-tas madeirenses que irão participar nesse evento.

Assim, sob a coordenação do técnico José Bentes (Departamento Técnico da Federação Portuguesa de Ténis de Me-sa) e do técnico do Centro de Treino de Alto Rendimento da Madeira, na cir-cunstância António Jorge Fernandes, participam neste estágio que se pro-longa até à próxima quarta-feira, dia 9, quatro dos cinco atletas madeiren-ses convocados pela F.P.T.M. para in-tegrar as Selecções Nacionais Jovens, casos de Vitaly Efimov (Clube Despor-tivo São Roque) em Juniores Masculi-nos; Luís André Freitas e Nuno Miguel Freitas (Associação Cristã da Mocida-

de da Madeira) em Cadetes Masculi-nos e Mariana Gonçalves (Clube Des-portivo São Roque) em Cadetes Femi-ninos. A equipa de Cadetes Femininos que irá participar nesta prova integra ainda a atleta Maria Xiao (Grupo Des-portivo do Estreito), que de momento realiza um estágio na China.

De realçar que, como forma de au-mentar a qualidade e intensidade das diferentes sessões de trabalho deste estágio, participam como parceiros de treino cinco atletas seniores, concreta-mente Duarte Fernandes (Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Par-go), Olga Chramko (Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol), Paula Gonçal-ves (Associação Cultural e Desportiva de São João), Li Peng e Piotr Skierski (Sporting Clube do Porto Santo).

Refira-se, a propósito, que as sessões de treino decorrem no horário com-preendido entre as 09H30 e as 12H00 e entre as 15H30 e as 18H00, de segun-da a sexta-feira, e ao sábado, entre as 09H30 e as 12H00.

De salientar, ainda, que os atletas continentais convocados pela F.P.T.M. estagiam nesta mesma altura no Porto, sendo que outros dois atletas juniores – Diogo Silva e Diogo Pinho –, reali-zam um estágio na China.

Os 51ºs Campeonatos da Europa de Jovens terão lugar em Terni (Itália), entre os próximos dias 11 e 20 de Ju-lho, onde para além dos cinco atletas madeirenses convocados também irá participar o técnico António Jorge Fer-nandes (Centro de Treino de Alto Ren-dimento da Madeira), como técnico responsável pela Selecção Nacional de Cadetes Femininos.©

•O estágio, que decorre até o próximo dia 9, é coordenado pelo técnico José Bentes (Departamento Técnico da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa) e pelo técnico António Jorge Fernandes (Centro de Treino de Alto Rendimento da Madeira)

•As sessões de treino decorrem no horário compreendido entre as 09H30 e as 12H00 e entre as 15H30 e as 18H00, de segunda a sexta-feira, e ao sábado, entre as 09H30 e as 12H00

Mesatenistas madeirenses preparam participação no Campeonato da Europa

Nuno M. Freitas e José Almeida terminam época em beleza

Numa organização da Associação de Ténis de Mesa da Madeira, realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Cruz um Torneio Regional destinado apenas aos atletas que competiram nos diversos Campeonatos Regionais na presente época desportiva.

O evento foi subdividido em duas provas distintas, consoante o Campeonato Re-gional em que os atletas competiram, sendo que os atletas que competiram nos Cam-peonatos Regionais da 1ª e 2ª Divisões Masculinas competiram entre si, enquanto os atletas da 3ª e 4ª Divisões Masculinas e da 1ª Divisão Feminina foram agrupados numa outra prova.

Refira-se, a propósito, que este evento serviu de encerramento do Calendário Re-gional de Provas da presente época desportiva.

As classificações finais dos premiados foram as seguintes:Torneio Regional da 1ª e da 2ª Divisões Masculina:1º Nuno Miguel Freitas (ACM Madeira); 2º Paulo Cristiano Fernandes (CSD Câ-

mara de Lobos); e 3º Afonso Vilela (CD São Roque).Na Final, Nuno Miguel Freitas venceu Paulo Cristiano Fernandes por 3-1 (11-7,

7-11, 11-9 e 11-1).Torneio Regional da 3ª e 4ª Divisões Masculina e 1ª Divisão Feminina:1º José Almeida (CD Garachico); 2º Nuno Moniz (CD Santo António); e 3º Diogo

Gouveia (CD 1º de Maio).Na Final, José Almeida venceu frente a Nuno Moniz por 3-0 (11-9, 11-7 e 11-7).

PUB

Page 11: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 11

Desporto

A prova integra as comemorações da “Semana do Mar”, que entre amanhã e domingo contará com um diversificado e interessante programa de actividades culturais e desportivas, entre as quais se destacam, na sexta-feira, as actuações de “Vania Fernandes & Op. Triunfo” e dos “Cool Fell Band”, no sábado, o Triatlo do Porto Moniz, Jogos do mar (piscinas naturais) e actuação dos “The Gift”, e no domingo a travessia Seixal – Porto Moniz a nado e a Regata de Canoas de Pesca.

Realiza-se no próximo sábado, dia 5, o “V Triatlo do

Porto Moniz”, prova que constitui a 3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo da Madeira, evento cuja competição principal será disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida). Antes, porém, terá lugar a II edição do Triatlo Jo-vem, iniciativa destinada aos escalões de Benjamins, In-fantis, Iniciados e Juvenis, sendo a 4ª etapa do Troféu Re-gional de Triatlo Jovem da Madeira.

Fruto da reunião recentemente ocorrida entre os mem-bros da organização, no sentido de ultimar pormenores, foram realizadas ligeiras alterações ao regulamento da prova, sobretudo no que diz respeito à antecipação dos horários de funcionamento do secretariado e do parque de transição. Assim, o secretariado funcionará entre as 08H15 e as 09H15, enquanto o parque de transição abri-rá às 08H30, encerrando às 09H30. Uma alteração que visa aumentar a segurança da prova principal, que ve-rá a sua partida antecipada para as 11H00, permitindo o encerramento total da viaexpresso entre a vila do Porto Moniz e o Seixal, no percurso de ida e regresso, entre as 11H00 e as 12H15.

A organização aconselha a todos os participantes a uti-lização de luzes frontal e traseira no segmento de ciclis-mo, por forma a aumentar a visibilidade e a segurança da prova nos vários túneis existentes ao longo do percurso,

segurindo, também, a leitura atenta do regulamento da prova.

Fazer ainda Melhor Que no ano anterior é o objectivo

A edição de 2007 desta competição, a única disputada na costa norte da ilha, foi considerada de forma quase unânime pelos atletas regionais como a melhor prova da época, facto a que não será estranho o desafiante e selecti-vo segmento de ciclismo.

Os percursos dos três segmentos mantêm-se, com du-as voltas de natação (2x375 metros), uma volta de ciclis-mo (ida e regresso ao Seixal) e quatro voltas de corrida (4x1250, num circuito dentro da vila do Porto Moniz).

Recorde-se, a propósito, que em 2007 o vencedor da prova foi Duarte Mendonça, seguido de Tiago Silva, Pau-lo Margarido, Filipe Baptista e Duarte Nóbrega.

prograMa diversiFicado inclui actividades culturais e desportivas

O evento será organizado pela Delegação da Madei-ra da Federação de Triatlo de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto Moniz, contando ainda com os apoios do CDC Porto Moniz, Clube Na-val do Seixal, Hotel MonizSol, Powerade/Coca-Cola e Leça&Fernandes.

•A outro nível, refira-se que Paulo Margarido (Ludens Clube de Machico) foi 15º classificado da geral absoluta no “Homem de Ferro”, competição disputada em Abrantes, com o tempo final de 4h08m47s, numa prova constituída por 1900 metros de natação, 81 quilómetros de ciclismo e 18,6 quilómetros de corrida

•Na mesma prova participaram outros dois atletas regionais, casos de Carlos Carichas (Ludens Clubde de Machico), que foi 32º, com 4h27m21s, e Marco Ramos (Clube Aventura da Madeira), que se estreou nas provas longas, concluindo-a na 40ª posição, com o tempo final de 4h37m24s, apesar de ter furado no segmento de ciclismo, perdendo com isso algum tempo

Triatlo do Porto Moniz promete muito espectáculo

Gustavo Pires e Manuel Sérgio dão conferência na Região

Os Professores Doutores Gustavo Pires e Manuel Sérgio estarão no próximo sábado na Região, para uma conferência sobre o tema “O Desporto nos Sistemas Educativo e Desportivo: para um novo paradigma do Saber e do Ser”.

Trata-se, pois, de uma oportunidade única para ouvir dois importantes investigadores e para reflectir sobre assuntos que, profissionalmente, muito interessam a todos os docentes e não só.

A conferência é organizada por André Escórcio, também ele professor, no âmbito das suas funções enquanto deputado. No entanto, é aberta a todos os professores, no pleno respeito pelas convicções e posicionamentos partidários de cada um.

Por isso, e porque são cada vez mais necessários momentos de reflexão em conjunto, o docente organizador convida todos os colegas a participar na referida iniciativa que, do ponto de vista profissional, considera do maior interesse. Sobretudo quando escasseiam iniciativas desta natureza e os docents encontram-se cada vez mais absorvidos pela sua vida profissional.

Pela pertiência do tema, pelo interesse que o mesmo possui para toda a classe docente e ainda pela inquestio-nável qualidade dos prelectores convidados, a organização espera “casa cheia”.

Refira-se, por fm, que a referida conferência terá lugar no Hotel Porto Mare (um pouco antes do Tivoli Ocean Park), e tem início agendado para as três da tarde.

PUB

Refira-se, a finalizar, que a prova integra as comemorações da “Semana do Mar”, que entre amanhã e domingo contará com um diversificado e interessante programa de actividades culturais e desportivas, entre as quais se destacam, na sexta-feira, as actuações de “Vania Fernandes & Op. Triunfo” e dos “Cool Fell Band”, no sábado, o Triatlo do Porto Moniz, Jogos do mar (piscinas naturais) e actuação dos “The Gift”, e no do-mingo a travessia Seixal – Porto Moniz a nado e a Regata de Canoas de Pesca.

paulo Margarido Foi 15º no “hoMeM de Ferro”

A outro nível, refira-se que Paulo Margarido (Ludens Clube de Machico) foi 15º classificado da geral absoluta no “Homem de Ferro”, competição disputada em Abrantes, com o tempo fi-nal de 4h08m47s, numa prova constituída por 1900 metros de natação, 81 quilómetros de ciclismo e 18,6 quilómetros de cor-rida.

O atleta madeirense foi o 11º português entre os 62 atletas que marcaram presença no tiro de partida, tendo recuperado diver-sas posições na corrida final, que cumpriu em 1h12m13s, debai-xo de intenso calor, provando, dessa forma e uma vez mais, a sua valia técnica entre a elite do triatlo de longa distância.

Refira-se que participaram na prova outros dois atletas re-gionais, casos de Carlos Carichas (Ludens Clubde de Machico), que foi 32º, com 4h27m21s, e Marco Ramos (Clube Aventura da Madeira), que se estreou nas provas longas, concluindo-a na 40ª posição, com o tempo final de 4h37m24s, apesar de ter fura-do no segmento de ciclismo, perdendo com isso algum tempo.

A título de curiosidade, referência para o facto de a prova ter sido ganha por Pedro Gomes (Halcon-SportZone-Olímpico de Oeiras), seguido de Sérgio Dias (Compeed-TriOeste) e Rafael Gomes (Amiciclo).©

Page 12: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200812

•Dado o elevado custo que uma acção de formação deste tipo acarreta, as entidades organizadoras decidiram que o valor de inscrição será de 25 euros

•A equipa de formadores é composta pelos seguintes elementos: Professor Doutor Carlos Araújo (Ginástica Artística Masculina e Feminina), Professora Doutora Eunice Lebre (Ginástica Rítmica), doutor Gonçalo Marques (Trampolins) e doutora Maria Clara Gouveia (Ginástica Acrobática)

9 ginastas representam a Região nos “Nacionais” da modalidade

Navalistas em destaque no XVII Open de Judo

A outro nível, refira-se que decorreram no pretérito fim-de-semana mais duas provas do Calendário Regio-nal de Ginástica.

Assim, no sábado, dia 21, o Ginásio da Escola Fran-cisco Franco recebeu o Campeonato Regional de Gi-nástica Artística Masculina para os escalões Infantis B e Infantis C.

Dezanove pequenos mas extremamente hábeis ginastas, todos eles do Clube Desportivo Nacional (CDN), competiram na referida prova, sendo que em Infantis C (5-7 anos) triunfou Paulo Aveiro (vitória em Salto de Cavalo e Exercício Gímnico), seguido de An-tónio Sena Lino (vitória no Solo) e de António Ribeiro (triunfo nas Argolas), que terminaram nos dois outros lugares do pódio.

Em Infantis B (7-9 anos), a vitória sorriu a Moisés Je-sus, que triunfou no Solo, Argolas e Paralelas, tendo o lugar intermédio do pódio sido alcançado por Luís Tei-xeira (vitória no Cavalo com Arções e Salto de Cavalo) e o último lugar do pódio conquistado por João Hen-riques.

No dia seguinte (domingo), decorreu o Campeonato Regional de I Divisão de Ginástica Rítmica, competi-ção esta que teve lugar no Pavilhão da Escola Francisco Franco.

Treze ginastas em representação de duas colectivi-dades, casos do Grupo Desportivo do Estreito (GDE) e do Clube Desportivo Nacional (CDN) competiram nos escalões de Esperanças, Juvenis e Juniores, sendo que relativamente ao primeiro escalão (Esperanças) triun-fou Cátia Camacho (GDE), que alcançou um total de 28,900 pontos, ele que triunfou igualmente em todos os aparelhos, casos do Arco, Bola e Maças.

Em Juvenis, a vitória recaiu em Ana Isabel Costa (CDN), ginasta que obteve um total de 40,975 pontos, triunfando também ela em todos os aparelhos, como o Arco, Bola, Corda e a Fita.

Quanto às Juniores, domínio total e absoluto da gi-nasta Dina Pita (CDN), que para além da vitória à geral (50,850 pontos), também triunfou em todos os apare-lhos, de que são exemplos o Arco, Bola, Corda e a Fita.

Refira-se, ainda e a propósito, que foram apuradas para os Campeonatos Nacionais da modalidade, que se realizam no próximo sábado no continente, as gi-nastas Cátia Camacho (GDE), Kristyna Vojikova e Be-atriz Graterol (ambas do CDN) em Esperanças; Ana Isabel Costa (CDN) e Vitória Abreu (GDE) em Juvenis; e Dina Pita e Marília Gama (ambas do CDN) e Filipa Freitas e Nelly Figueira (ambas do GDE) em Juniores.

Realizou-se no pretérito sábado, dia 28, o XVII Open de Lisboa de Seniores, prova do Calendário Nacional Associa-tivo que se realizou no Pavilhão do Parque de Jogos 1º de Maio (Inatel).

Destaque para o primeiro lugar alcançado pelas judocas Mariana Gonçalves (-52 Kgs) e Marta Freitas (-63 Kgs), assim como para o segundo lugar conquistado pela atleta Yaqueline Freitas (-57 Kgs) e ainda para o terceiro posto do judoca Nuno Franco (-60 Kgs).

Quanto aos restantes atletas madeirenses presentes na competição, Ana Simões (-63 Kgs) alcançou o 5º lugar, João Saldanha (-66 Kgs) terminou no 7º posto, enquanto os judocas Ricardo Gonçalves (-81 Kgs) e Luís Brito (-73 Kgs) não ficaram classificados .

Para a técnica do Clube Naval do Fucnhal, “os objectivos desta prova passavam por pontuar para o ‘ranking’ nacional de Seniores”, desiderato esse que com os resultados verificados “foram alcançados”. “De realçar os resultados da atle-ta Mariana Gonçalves, que apesar de jovem conseguiu um brilhante primeiro lugar, demonstrando grande futuro na modalidade”, disse, a terminar, a responsável técnico do Clube Naval do Funchal.

Como nota final, refira-se que a completar a comitiva madeirense estiveram os técnicos Sandra Godinho e Ricardo Bastos, ambos do Clube Naval do Funchal.

Desporto

Ilustres da Ginásticadão acção de formação“Planificação, Estruturação e Avaliação de Movimentos Gímnicos” é a temática da acção, que é é validada pela Direcção Regional de Educação para professores de Educação Física dos vários anos de escolaridade (1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário) e ainda professores do Ensino Especial.

No seguimento da acção de formação realiza-da em Julho de 2007, e após estudo das respos-tas dos formandos, nas quais uma grande maio-ria referiu que gostaria que houvesse uma for-mação sobre avaliação em ginástica, e por forma a poder contribuir para uma formação contínua dos agentes de ensino no terreno, as Escolas Bá-sica e Secundária da Calheta e da Ponta do Sol vão levar a cabo, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Julho, uma Acção de Formação denominada “Planificação, Estruturação e Avaliação de Mo-vimentos Gímnicos”, num total de 25 horas de formação.

Dado o elevado custo que uma acção de for-mação deste tipo acarreta, as entidades organi-zadoras decidiram que o valor de inscrição será de 25 €uros.

Refira-se, a propósito, que a referida acção de formação é validada pela Direcção Regional de Educação para professores de Educação Física dos vários anos de escolaridade (1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário) e ainda professores do Ensino Especial.

A equipa de formadores, essa, é composta pelos seguintes elementos: Professor Doutor Carlos Araújo (Ginástica Artística Masculina e Feminina), Professora Doutora Eunice Lebre (Ginástica Rítmica), doutor Gonçalo Marques (Trampolins) e doutora Maria Clara Gouveia (Ginástica Acrobática).©

Page 13: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 13

Desporto•Depois de quatro épocas no Estádio do Dragão, Ricardo Quaresma assumiu o desejo de abandonar o clube e com o interesse do Inter de Milão, reforçado publicamente na segunda-feira pelo treinador José Mourinho, a saída é uma forte possibilidade

•Com a saída de Carlos Azenha, o treinador principal Jesualdo Ferreira será adjuvado esta temporada por Rui Barros, José Gomes, João Pinto e Will Coort, este como técnico de guarda-redes

Rumo ao título de tetracampeão português de futebol, provavel-mente sem a genialidade de Ricardo Quaresma e com a presença certa de Cristian Rodriguez, ex-Benfica, assim começa hoje o FC Porto a época 2008/09.

Depois de quatro épocas no Estádio do Dragão, Ricardo Quares-ma assumiu o desejo de abandonar o clube e com o interesse do Inter de Milão, reforçado publicamente na segunda-feira pelo trei-nador José Mourinho, a saída é uma forte possibilidade.

Apesar da eventual saída do internacional português, um dos mais preponderantes no “tri” de Jesualdo Ferreira e Co Adriaan-se, o FC Porto preparou-se bem, com destaque claro para o “as-salto” à Luz: o uruguaio Cristian Rodriguez vai mesmo vestir de “dragão” na próxima temporada, tendo assinado um contrato por quatro épocas.

Para já, as saídas de Bosingwa e de Paulo Assunção foram as mais significativas de um equipa que se prepara também para disputar a Liga dos Campeões, apesar de ter estado com um pé fora da compe-tição, em virtude da penalização interna por dois actos de tentativa de corrupção desportiva.

Bosingwa, o lateral direito que vai deixar saudades nos adeptos, sobretudo pela intensidade que impunha no jogo, também partiu para o Chelsea de Luiz Felipe Scolari, Deco, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Hilário, e ainda não tem substituto à altura. O uruguaio Fucile é, para já, o único capaz de desempenhar a função.

Paulo Assunção, o brasileiro pendular do meio-campo portista, abandonou abruptamente o Dragão e apesar de ter em Raul Mei-reles um substituto à altura, deverá, no entanto, esperar para ver nova contratação, já que o argentino Mário Bolatti ainda não con-venceu e o jovem “canarinho” Fernando, que “estagiou” no Estrela da Amadora, dificilmente se imporá.

O avançado Hélder Postiga, pouco utilizado a temporada passa-da, saiu para o Sporting, mas os argentinos Lisandro Lopez (me-lhor marcador da temporada passada) e Ernesto Farias são, apa-

rentemente, suficientes para consumo interno. O jovem Rabiola espreita oportunidades, enquanto o brasileiro Adriano serve os in-teresses do Rapid Bucareste de José Peseiro, apesar de o negócio ainda não estar definido.

Na zona central da defensiva, Bruno Alves parece disposto a con-tinuar, pelo menos mais uma temporada, e Rolando (ex-Belenen-ses) vai lutar pela titularidade com o veterano Pedro Emanuel e ainda com o sérvio Stepanov, pouco eficaz em 2007/08.

Para o lado esquerdo da defesa e com a alegada saída do eslovaco Marek Cech, Lino terá em Nelson Benitez (ex-Lanus, da Argenti-na) concorrente de peso.

Se Lucho Gonzalez também sair, o médio argentino Tomás Costa (ex-Rosário Central) obrigará a ajustes tácticos e até a novas con-tratações, pois Mariano Gonzalez ainda não se impôs em definitivo e nem tem a continuidade garantida.

Leandro Lima, Kazmierczak, João Paulo, Hélder Barbosa são as outras dúvidas no plantel, mas até podem ficar, todos, ou alguns, tudo dependente de novas saídas/entradas.

Com a saída de Carlos Azenha, o treinador principal Jesualdo Ferreira será adjuvado esta temporada por Rui Barros, José Gomes, João Pinto e Will Coort, este como técnico de guarda-redes.

Os jogadores - Raul Meireles, Quaresma e Bruno Alves apenas a 10 de Junho - apresentam-se até às 09:00 no Centro de Formação Desportiva PortoGaia, estando marcado um treino para as 10:30.

Os habituais exames médicos também assinalam os próximos dias do FC Porto.

Dia 11, a equipa “azul-e-branca” parte para Marienfeld, na Ale-manha, de forma a cumprir um estágio de oito dias. A 26 de Junho, no estádio do Dragão, o FC Porto apresenta-se aos sócios num en-contro frente ao Celtic Glasgow.

No primeiro jogo oficial da temporada, a a 16 de Agosto, o FC Porto vai disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, com o Spor-ting, vencedor da Taça de Portugal.©

Porto rumo ao “tetra” com Rodriguezmas sem a genialidade de Quaresma

NUMMINUTO

Braga assina protocolo

O Sporting de Braga vai ceder nas próximas duas tempora-das vários futebolistas oriun-dos das camadas jovens e o seu treinador António Caldas ao Ribeirão, da II Divisão, no âmbito de um protocolo entre os dois clubes.

Pedro Araújo e Alexisno Beira-Mar

O defesa Pedro Araújo (ex-Pe-nafiel) e o médio Alexis (ex-Oli-veira do Bairro) vão reforçar a equipa de futebol do Beira-Mar na próxima época, anun-ciou o clube da Liga de Honra.De acordo com o site oficial do clube, Pedro Araújo de 23 anos vai reforçar a defesa do Bei-ra-Mar nas próximas três épo-cas, já o médio ofensivo de 26 anos jogará com as cores do emblema “auri-negro” assinou por duas épocas.

Carlos Martinsapresenta-se

O médio Carlos Martins, con-tratado aos espanhóis do Re-creativo de Huelva, foi ontem apresentado como quinto re-forço do Benfica para a próxi-ma época futebolística, tendo-se vinculado ao clube da Luz por cinco temporadas.Depois de Ruben Amorim (Be-lenenses), Jorge Ribeiro (Boa-vista) - que serão apresenta-dos oficialmente quando re-gressarem de férias - Javier Balboa (Real Madrid) e Has-san Yebda (Le Mans), o Benfi-ca garantiu mais um jogador para 2008/2009, este formado em Alvalade.

Vitória regressaao trabalho

O Vitória de Guimarães iniciou os trabalhos tendo em vis-ta a temporada futebolística de 2008/09 sem o plantel fe-chado e partindo para estágio com 30 jogadores, esperando o treinador Manuel Cajuda ain-da a contratação de mais três.Depois do excelente campe-onato que igualou a melhor classificação de sempre do Vi-tória (3º lugar), com o bónus do apuramento para a pré-eli-minatória da Liga dos Campe-ões, Manuel Cajuda não es-tabelece para esta tempora-da um objectivo definido, mas afirma-se “preparado pa-ra não desiludir” os sócios e adeptos vitorianos.

Page 14: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200814

Defendera floresta

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Gil Martins, pediu “o empe-nho” de todos portugueses na defesa da floresta, que devem “abandonar com-portamentos de risco” pa-ra que os incêndios sejam evitados.Na conferência de impren-sa para assinalar o início da fase “Charlie”, período considerado o mais crítico de incêndios florestais, Gil Martins disse que é “ne-cessário o empenho” de todos os cidadãos na pro-tecção da floresta.

Irregularidadesem salas de parto

A Inspecção-Geral das Ac-tividades em Saúde (IGAS) investigou 25 salas de parto não públicas e de-tectou algumas irregula-ridades e situações “mui-to heterólogas” a nível do número de partos e da existência de serviços, disse a ministra da Saúde.

Desmistificara leucemia

A desmistificação da ideia de que o transplante é a única solução para a leu-cemia é o objectivo princi-pal de uma campanha de informação que irá decor-rer amanhã e quinta-fei-ra em estações de com-boio do Porto, Coimbra e Lisboa.Em declarações à Lusa, a presidente da Associa-ção de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma, Maria José Parreira lem-brou que “há um mundo de gente que não vai be-neficiar de um transplan-te, por não ter essa indi-cação, e provavelmente [é um grupo] maior do que os que a têm”.

NUMMINUTO

Rua da Carreira nº142 Telf.: 291 238 232 Telm.:969 975 772

wwww.imocarreira.com

Excelente apartamento T2, na Estrada Monumental,com acabamentos de luxo,recente,com vista definitiva para o mar,grande varanda. 225.000€

Moradias T3, de luxo na Casa Branca,em construção,com piscina,jardime boa vista.

Moradia T3, na Urbaniza-ção Quinta do Faial,com vista,boas áreas. Pronta a habitar.

Moradia T3+sótão,

no Caniço,recente,

com boas áreas.

Excelente preço

175.000€

Apartamento T3 na Casa Branca,condomínio de luxo,com piscina, jardim. Zona muito calma.

PUB

Nacional

As alterações ao Código da Es-trada, que prevêem a cassação da carta aos condutores que du-rante cinco anos cometam três contra-ordenações muito gra-ves ou cinco graves e muito graves, entram vigor no próxi-mo domingo, 6 de Julho.De acordo com o decreto-lei, publicado ontem em Diário da República, será determinada a cassação da carta de condução mediante decisão do presiden-te da Autoridade de Segurança Rodoviária quando, no período de cinco anos, a partir da entra-da em vigor do diploma, “fo-rem praticadas tês contra-orde-nações muito graves ou cinco contra-ordenações entre graves e muito graves”.Nestes casos, a carta de con-dução só voltará a ser conce-dida dois anos após a cassa-ção. O diploma atribui ao pre-

sidente da Autoridade Nacio-nal de Segurança Rodoviária (ANSR) a competência exclusi-va para ordenar a cassação, mas abre a possibilidade de delega-ção de competências para apli-cação de coimas e sanções aces-sórias, bem como de medidas disciplinadoras corresponden-tes às contra-ordenações rodo-viárias.Prevista está também a possi-bilidade de todos os actos pro-cessuais serem feitos com base em suporte informático (“com aposição da assinatura electró-nica qualificada”) e do recurso à inquirição dos arguidos, tes-temunhas, peritos e consulto-res técnicos por videoconferên-cia.Ao nível da documentação, será ainda possível recorrer a meios técnicos audiovisuais em rela-ção a depoimentos e esclareci-

mentos prestados presencial-mente - medida que tem como objectivo garantir a conserva-ção da prova.Outros pontos do diploma re-ferem-se à hipótese de o in-fractor poder prestar depósito no acto da verificação da con-tra-ordenação ou no prazo de 48 horas, devendo, neste ca-so, ser-lhe restituídos os docu-mentos apreendidos. O diplo-ma equipara ainda, para efei-tos de processo contra-ordena-cional, o pessoal da Autoridade

Nacional de Segurança Rodovi-ária afecto a funções de fiscali-zação das disposições legais so-bre trânsito e segurança rodo-viária a autoridade pública.As alterações ao Código da Es-trada tem efeito imediato e se-rão aplicáveis aos processos pendentes à data da entrada em vigor, à excepção da cassa-ção da carta, relativamente à qual apenas são consideradas as contra-ordenações cometi-das após a entrada em vigor da lei.

A Fanta Zero chega ao mer-cado nacional. A nova Fanta, marca da The Coca-Cola Com-pany, oferece aos consumidores “Todo o Sabor, Zero Adição de Açúcares”. Depois do sucesso de Coca-Co-la Zero no mercado Português, é a vez de Fanta dar resposta às necessidades e motivações da-queles consumidores que não querem abdicar de um sabor refrescante, mas que se preocu-pam com a ingestão de açúca-res e calorias.Fanta Zero dirige-se essencial-mente aos jovens entre os 19 e

25 anos. Com uma personalida-de irreverente, um espírito ur-bano e trendy, Fanta Zero re-força todo o espírito da marca e convida mais uma vez todos os portugueses a viverem de forma descontraída e positiva, aproveitando todos os momen-tos para Play on!. A Fanta Zero já está disponível na grande maioria dos países da Europa. Com a sua entrada no mercado nacional, a Com-panhia Coca-Cola tem como objectivo tornar a marca Fan-ta cada vez mais próxima e re-levante para os consumidores

portugueses. O produto vai estar disponível nos sabores Laranja e Limão no princípio de Junho e vai ser alvo de uma forte campanha de comunicação nos meses de ve-rão. Esta campanha dá segui-mento à plataforma de comu-nicação “Play On!”, que foi lan-çada com sucesso no início do ano.A Fanta Zero tem uma icono-grafia muito própria, não con-vencional. A sua mensagem as-senta na liberdade de escolha e no slogan “Todo o Sabor, Zero Adição de Açúcares”.

•As alterações ao Código da Estrada tem efeito imediato e serão aplicáveis aos processos pendentes à data da entrada em vigor, à excepção da cassação da carta, relativamente à qual apenas são consideradas as contra-ordenações cometidas após a entrada em vigor da lei

•Prevista está também a possibilidade de todos os actos processuais serem feitos com base em suporte informático (“com aposição da assinatura electrónica qualificada”) e do recurso à inquirição dos arguidos, testemunhas, peritos e consultores técnicos por videoconferência

Carta de condução anuladaapós cinco infracções graves

Fanta Zero chega a Portugal

Page 15: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 15

Classificados

Apart. T2 - Pilar, como novo c/ parque Infantil - € 125.000,00

Moradias Novas - T3 + 1 , garagem coberta para 4 carros,

280.000,00 Euros

Apartamento T1 - Barreiros Usado Bom Estado 95.000,00

Vende - Funchal

Telefone: 961 363 900

Urbanização Mãe dos Homens, no Funchal

Vende-se Moradias T3 e T2 , no Garajau,

Boas áreas ,asp. Central, cozinha equipada, termo

acumulador, exc. Vista mar 291234021 – 963177812

Aluga –se Apto. T2 (Garajau e Funchal) e Aptos. T1(Caniço e

Garajau), mobilados , excelentes condições e bons acessos - telf . 96 3887833

Oferece-sePessoa oferece-se para engomar

e fazer limpezas geraisSegunda, Sexta e Sábado

Telef: 926222494

Rochinha Moradia Térrea, 2 wc’s

Privados, c/ Garagem e Quintal.Contactar o Próprio

96 42 12 825

Marlene Fernandes Médica Dentista

Medicina Dentária GeralOrtodontia R. das Hortas 55, loja y • Telef. 291 227 101 Consultas de 2ª a Sábado.

A escolha certa para os seus momentos especiais.

R Padre Eduardo Clemente N. Pereira, 2-A Câmara de Lobos

Telf: 291940009 / 969757500

Relojoaria e Ouriversaria

VENDE Apart. T1 Novo Barreiros 95.000€

Apart. T1 Novo 110.000€Apart. T1 Madalenas II 110.000€ Apart. T 3 Madalenas 180.000 €Apart. T2 Vista Navios 100.000€

Apart. T3 Centro Funchal 450.000€Apart. T4 Q. Falésia 450.000€

Moradia Isolada S. Gonçalo 500.000€Penthouse Novo Piornais 500.000€

Contactos. 962637190/ 965024205

[email protected]

Hernani 967364545 [email protected]

Departamento comercial

Brasilite - Ind. Transf. de Resinas Plásticas Lda.Parque Industrial Zona Oeste (PIZO)Lote nº 7 - Socorridos - 9304-006 Câmara de LobosTelef.: 291 911 310 - Fax: 291 911 319E-mail: [email protected]

EXPOSIÇÃO E VENDAClínica Médica DentáriaDirecção Médica

•••••••- Dr. Gil Caroto

Implantologia e Reabilitação OralDisfunção do Aparelho

Mastigatório

•••••••- Drª. Cláudia Antão

Endodontia, Dentesteria- Drª· Carmen Valente

Ortodontia e Odontopediatria- Dr. Ronald Cameron

Periodontologia- Higienista Tânia Figueiredo

Higiene Oral e Branqueamento••••••

Consultas por marcação2ª. a Sabado

9,00h-20,00h

•••••••••••••

Rua João de Deus, 12 BTel: 291 232 972

966593368

Aluga-se Espaço Comercial, C/ estacionamento área de 70M2, pronto a usar.

No Estreito de Câmara de Lobos. Contactar o Próprio

933 133 524.

VENDE-SEApartamento T5 Ajudapronto habitar muito bons acabamentos3 estacionamentosVista Mar 2 salasBom Preço - Oportunidade

TELF: 291 241250

291 22 60 35

Page 16: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200816

O Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, re-cebeu segunda-feira à noite o visitante número 100 mil, 17 dias depois da aber-tura do espaço ao público.

Faltavam poucos minutos para as 22:00, hora de encerramento da área ex-positiva, quando Pilar Beltraña, uma espanhola de Saragoça, de 43 anos, en-trou no pavilhão, sendo imediatamente “apanhada” por uma das assistentes.

Era a visitante número 5.622 do dia e a 100 mil desde a abertura da Expo2008, número que a organização do Pavilhão de Portugal assinalou com um diploma e a entrega de uma t-shirt alusiva à par-ticipação lusa, que a visitante acabou por escolher para o filho.

“E o número 100.001 não ganha na-da?”, brincava o marido. Acabou por receber um ‘pin’ rectangular com uma impressão dos ramais que forram o ex-terior do pavilhão português.

Não era a primeira vez que os dois vi-sitavam a Expo2008, mas era a estreia no espaço luso: “muito moderno, boni-to e curioso”, afirmaram à saída.

Tal como muitos outros visitantes,

Pilar acabou por considerar a instala-ção interactiva da sala “mudança” co-mo o espaço mais “interessante” do pa-vilhão, mas também a sala “consciên-cia”, pelas fotografias do Tejo, Douro e Guadiana.

A organização da Exposição Interna-cional de Saragoça espera até 14 de Se-tembro um total de 6,5 milhões de visi-tantes, dos quais 100 mil portugueses.

No entanto, o comissário de Portugal, Rolando Borges Martins, acredita que o primeiro número deverá ser superior, pelo que inflaciona também o núme-ro de visitas previstas ao espaço portu-guês.

“Creio que serão mais do que 6,5 mi-lhões de visitantes. Com base nesse nú-mero esperamos a presença de 600 mil pessoas no pavilhão de Portugal duran-te os três meses da Expo, mas o pavi-lhão está desenhado para chegar a um milhão, no limite”, afirmou a 15 de Ju-nho, em entrevista à Agência Lusa.

Até ao momento, o recorde de visi-tantes do Pavilhão de Portugal num único dia está nos 10.261, registado a 24 de Junho.©

Cultura•A organização da Exposição Internacional de Saragoça espera até 14 de Setembro um total de 6,5 milhões de visitantes, dos quais 100 mil portugueses

•Era a visitante número 5.622 do dia e a 100 mil desde a abertura da Expo2008, número que a organização do Pavilhão de Portugal assinalou com um diploma e a entrega de uma t-shirt alusiva à participação lusa, que a visitante acabou por escolher para o filho

Pavilhão de Portugalatinge 100 mil visitantes

Entrevistas a António Lobo Antunes

São 53 as entrevistas dadas pelo romancista António Lobo Antu-nes entre 1979 e 2007, que a profes-sora de Literatura Portuguesa Ana Paula Arnaut resolveu reunir cro-nologicamente em livro, para se “compreender melhor o percurso do escritor”.

“A entrevista é praticamente uma confissão”, disse à Lusa Ana Paula Arnaut, justificando o subtí-tulo do volume editado e apresen-tado hoje pela Almedina, “Con-fissões do Trapeiro”, adaptado de uma das crónicas do escritor, in-cluída no seu “Terceiro Livro de Crónicas”, intitulada “A Confissão do Trapeiro”.

“Nessa crónica, ele dá pistas sobre a forma como elabora o romance, como re-colhe o material - não de modo directo, evidentemente, mas é possível ver uma metodologia em relação à construção do romance”, referiu.

António Lobo Antunes, 65 anos, é um dos mais traduzidos e premiados escri-tores portugueses, com quase três dezenas de títulos de ficção publicados.

Através das entrevistas compiladas por Ana Paula Arnaut - por ordem crono-lógica e com um índice de matérias no final -, “vê-se a evolução do escritor no seu posicionamento em relação à vida, à religião, à literatura, aos críticos literários… é, de facto, muito interessante”, observou a autora.

PUB

Page 17: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 17

Entrou, ontem, em vigor um au-mento de 20 por cento para os abo-nos de família das crianças e jovens inseridas em famílias monoparen-tais, que terá efeitos retroactivos a 1 de Abril.

Por outro lado, cerca de um mi-lhão de beneficiários da Segurança Social, com menores rendimentos, vão ter um aumento de 25 por cen-to no abono de família. A medida irá representar uma despesa anual acrescida de 120 milhões de euros e abrange os abonos de família do primeiro e segundo escalões, que incluem os agregados familiares com menores rendimentos.

Em relação ao primeiro escalão, os montantes mensais serão de 169,80 euros para crianças com ida-de igual ou inferior a 12 meses e de 42,45 euros para crianças e jovens com idade superior a 12 meses, o

que corresponde a um aumento de 34 euros.

Relativamente ao segundo esca-lão, o valor do abono será de 140,83 euros para crianças com idade igual ou inferior a 12 meses e de 35,21 pa-ra crianças e jovens com idade su-perior a 12 meses, o que correspon-de a um aumento de 28 euros.

Este aumento, que segundo o Go-verno visa reforçar os apoios a fa-mílias economicamente mais frá-geis e mais carenciadas, incide não só no valor do abono de família pa-ra crianças e jovens dependentes da família como também no valor do abono de família pré-natal e nas majorações atribuídas em função do número de titulares no mesmo agregado familiar.

As famílias com dois filhos vão passar a receber, no primeiro esca-lão, uma majoração (além do abo-

no) de 42,45 euros, quando até ago-ra recebiam 33 euros, e as famílias do segundo escalão vão receber uma majoração de 35,21 euros em vez dos 28,17 euros que recebiam.

Para as famílias com mais de três filhos a majoração sobe para 84,9 euros (primeiro escalão) e 70,43 eu-ros (segundo escalão) por cada fi-lho. O abono de família pré-natal passa para os 169,8 euros, no pri-meiro escalão, e os 140,83 euros, no segundo escalão.

Este ano, o Estado espera gastar mais 60 milhões de euros com o au-mento em 25 por cento do abono de família. Anualmente, o Estado gasta cerca de 700 milhões de euros com o abono de família e esta medi-da deve aumentar para 820 milhões de euros esse custo anual. Este au-mento irá abranger 65 por cento dos beneficiários do abono.©

O Governo açoriano vai recorrer até Setembro da decisão do Tribu-nal das Comunidades Europeias, que rejeitou a queixa apresentada pelos Açores para anular a redução das 200 para as 100 milhas de Zona Económica Exclusiva (ZEE).

“Não concordamos com essa deci-

são. Achamos que o Tribunal de Pri-meira Instância equivocou-se ao to-má-la e já estamos a analisar com os nossos advogados a forma de recor-rer para o Tribunal de Justiça Euro-peu”, refere um comunicado do ga-binete do subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona.

O tribunal de primeira instância das Comunidades Europeias rejei-tou ontem uma queixa do Governo açoriano, que pretendia a anulação da redução da Zona Económica Ex-clusiva dos Açores, contemplada no regulamento de pescas aprovado em 2003 pela União Europeia.©

•Para as famílias com mais de três filhos a majoração sobe para 84,9 euros (primeiro escalão) e 70,43 euros (segundo escalão) por cada filho

•Por outro lado, cerca de um milhão de beneficiários da Segurança Social, com menores rendimentos, vão ter um aumento de 25 por cento no abono de família

Abono de família recebeaumento de 25 por cento

Açores não aceitam redução da Zona Económica Exclusiva

Nacional

Ministra não iriaa hospital privado

Museu Berardoem festa

Descida deIVA é insuficiente

A ministra da Saúde, Ana Jorge, referiu no Parla-mento que não iria a um hospital privado em caso de acidente grave, defendendo que este sector só deve fun-cionar como complemento do serviço nacional de saú-de (SNS).

Falando na Comissão Parlamentar de Saúde sobre o pagamento adicional das cirurgias oftalmológicas, Ana Jorge indicou que “a contratualização interna será uma forma de rentabilização” da acção dos profissionais do SNS.

O Museu Colecção Berardo, em Belém, inicia hoje à noite os festejos do primeiro aniversário, que se pro-longam durante 24 horas com dança, teatro, actuação de Dj´s e projecções de vídeo.

Fonte do Museu disse à Agência Lusa que o empre-sário madeirense Joe Berardo estará presente no arran-que da programação, dia 03 de Julho, pelas 21:00, que inclui projecção de vídeos nas fachadas do Centro Cul-tural de Belém (CCB).

Uma performance de Tiago Guedes, intitulada “Ma-teriais Diversos”, que aborda a questão da recusa à re-flexão acerca do papel do espaço, do corpo, do criador e espectador num objecto artístico, marcará o início da programação no interior do Museu.

Os artistas Karine Ponties, Lia Rodrigues e Béatri-ce Massin irão interpretar três fábulas de La Fontaine: “Phénus e Borée”, “Contra aqueles que têm um gosto difícil”.

O PCP voltou ontem a defender que o IVA deveria ter descido de 21 para 19 por cento, mas considerou que a descida para 20 por cento produzirá efeitos nos preços de produtos como os combustíveis.

“Este ano era possível ir mais longe, aos 19 por cen-to, sem comprometer as contas com que o Governo costuma e gosta de comprometer-se com Bruxelas”, defendeu o deputado do PCP Honório Novo, em de-clarações aos jornalistas, no Parlamento.

“Quem fica contente, pelos vistos, é o Governo, que quer continuar a sacrificar os portugueses, obrigando-os a comer aquilo que eles não gostam de comer.

PUB

PUB

Mestre Astrólogo Mamadu (Não há Problema sem Solução.)

Lê a sorte, conhecedor de Segredos e casos difíceis, ajuda a resolver problemas graves, trata fracassos, Saúde, Sorte, Profissões, Casos de Amor, Casamento, Impotência Sexual , Maus Olhados, Doenças espirituais e físicas, Sorte no Trabalho e candidaturas, exames, protecção em acidentes e todos todos os casos, aproxima namorados e casais, etc. Se quer começar uma vida nova, afastando toda a maldade e problemas, preocupações, não perca tempo e contacte, já hoje, o Mestre Mamadu, ele trata todos os seus problemas, rápido e eficaz, trabalho sério, honesto, com bons resultados.Consultas á distância, todos os dias, a qualquer hora por carta, telefone, ou pessoalmente.

Telef. 291 228 321 Telem. 967 986 643, 936 315 099 Avenida Arriaga. Nº 75, C.C. Infante, Apart. 705 9000- Funchal

Mestre Alaje291105928 – 926594166

Astrólogo Africano, Grande Conselheiro com 33 anos de experiência.

Especialista em todos os trabalhos, conhecido por grandes personalidades no mundo inteiro. O mestre Alaje é um Astrólogo experiente e aconselha rapidamente sobre todos os seus problemas mesmo os mais difíceis e desesperados tais como:

Amor, negocio, família, droga, impotência sexual.Pagamento depois do trabalho.

Consulta em Português, Inglês e Francês.Consulta de Segunda a Sábado das 09:00 ás 20:00

e Domingos das 10:00 ás 19:00

Rua 5 de Outubro 118 Edf. Nova Ideia I, Apto 5 AO, 9000-216 Funchal.

PUB Sory

Astrólogo * Mestre * Espiritualista * Cientista Pagamento após resultado em 9 dias

Rua do Pombal Nº6 – 2º Andar Letra I - Santa Luzia 9050-075 FunchalTelef.: 291105765 – Telem. 967537639 – 916352500

Email: [email protected]

Grande cientista, espiritualista e curandeiro, descende de uma antiga e rica família, com poderes absolutos, magias negra e branca. Senegal, Gâmbia, Guiné-Conacri; coordenador dos impérios do mal, mesmo ao longo de muitos anos, conhecedor de casos desesperados, ajuda a resolver qualquer problema grande ou difícil solução, com sabedoria e honestidade. :...amor, insucesso, depressão, saúde, negócios, justiça, impotência sexual, maus-olhados, inveja, doenças, alcoolismo, e tabaco...Arranja e mantém emprego, afasta e aproxima amados; lê a sorte, dá previsão da vida, faz saber o passado, presente e futuro, pelo bom espirito e forte talismã. Faz trabalhos á distância. conhecimento por toda a Europa e África, tendo dado resultados positivos. Consulte o mestre Sory, das 8.30h ás 21.30h, de 2ª a Sáb., marcando através de telefone ou por carta.

Page 18: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200818

0 mil portugueses.Instalada em 25 hectares na margem

do Rio Ebro, a Expo decorre sob o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

os combustíveis, segundo estes postos, tem originado quebras nas vendas na or-dem dos 15 por cento.

Apesar de contactada, a Repsol não quis prestar esclarecimentos.

NUMMINUTO

XXX

X

X

X

X

X

X

Geral•Quanto ao Pavilhão de Portugal•De acordo com dados disponibilizados o

XXX

XXX

967364545

PUB

Page 19: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 19

Os pais da menina inglesa Madeleine MacCann exigem o acesso ao processo de investigação ao de-saparecimento da filha no Algarve, no ano passa-do, caso este seja arquivado.

A Procuradoria-geral da República (PGR) escla-receu que o processo continua em apreciação sem que tenha sido proferida qualquer decisão no sen-tido do seu arquivamento, depois de os diários Correio da Manhã e Jornal de Notícias terem avan-çado ontem que o “caso Madeleine“ deverá ser ar-quivado por falta de provas.

Em comunicado, a PGR refere que o relatório fi-nal da Polícia Judiciária foi entregue e que irá “ser objecto de apreciação e ponderação cuidadas”.

“O Ministério Público irá proceder à análise e avaliação global de todo o processo (que contém dezenas de volumes) em ordem a determinar se são ou não exigíveis outras diligências ou se estão reunidas as condições necessárias e suficientes pa-ra se dar por encerrado o inquérito e elaborado o despacho final”, refere a PGR em comunicado.

Na mesma nota, a Procuradoria refere ainda que o processo se mantém em segredo de justiça até

meados de Agosto.Em declarações ontem à Lusa, o porta-voz de Ka-

te e Gerry McCann disse que os pais exigem ter acesso ao processo de investigação caso este seja arquivado, insistindo em que “a prioridade deve ser o levantamento do estatuto de arguido” do ca-sal.

Kate e Gerry McCann foram constituídos argui-dos em Setembro, quatro meses após o desapare-cimento da filha a 03 de Maio, quando tinha três anos, de um quarto de um complexo hoteleiro na Praia da Luz (Lagos), enquanto os pais jantavam num restaurante das proximidades.

•Em comunicado, a PGR refere que o relatório final da Polícia Judiciária foi entregue e que irá “ser objecto de apreciação e ponderação cuidadas”

•Em declarações ontem à Lusa, o porta-voz de Kate e Gerry McCann disse que os pais exigem ter acesso ao processo de investigação caso este seja arquivado, insistindo em que “a prioridade deve ser o levantamento do estatuto de arguido” do casal

HORÓSCOPOPor: Pai Nelio D`Oxalá

Dia: 2/7/2008

Características Gerais e Signo Cigano

JOGOS

Licenciado Pela Federação Brasileira de UmbandaMarcação Telefones: 291 106 210 - 939 998 440 – 911 900 080 - 964 407 550Londres 0044 07821893331; Austrália 0061 0419679403; Brasil 0055 21 8167 6239 E-mail: [email protected] de Madeleine exigem

acesso ao processo

SUDOKU

Virgem – sino - 24 de Agosto a 23 de Setembro

Tem de ser mais aberta comunicar mais, deixar sair o que esta la dentro amarrado, vai sentir-se melhor.

Peixes – capela - 20 de Fevereiro a 20 de Março

Precisa de ter mais força e sabedoria para dar a volta à sua situação afectiva, tenha calma e bom senso.

Aquário – taça - 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Vai ter de fazer uma mudança radical nos seus hábitos alimentares, não pode continuar assim.

Capricórnio – Ferradura - 22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Precisa dar a volta à sua situação profissional, esse trabalho de escravatura está acabando consigo.

Sagitário – Machado - 23 de Novembro a 21 de Dezembro

Precisa pôr a sua vida amorosa a andar e deixar de ter medo e pensar no que podaram dizer.

Escorpião – adaga - 24 de Outubro a 22 de Novembro

Um problema que há muito a perturbava vai agora ter solução, mais fácil que você imaginava.

Leão – estrela - 23 de Julho a 23 de Agosto

Tenha atenção às suas despesas, analise bem os investimentos para não ter problemas financeiros.

Caranguejo – roda - 22 de Junho a 22 de Julho

Precisa tomar uma decisão muito importante para a vida escolar do seu filho.

Gémeos – candeias - 22 de Maio a 21 de Junho

A pessoa com quem esta casada não lhe é muito fiel, tome cuidado e veja onde anda.

Touro – coroa - 21 de Abril a 21 de Maio

Pense muito bem o que quer fazer da sua vida amorosa, não pode continuar na indecisão.

Carneiro – punhal - 21 de Março a 20 de Abril

Deve começar a controlar melhor os seus problemas, não pode deixar que afectem o seu desempenho profissional.

Balança – Moeda - 24 de Setembro a 23 de Outubro

Vai iniciar um novo ciclo no seu trabalho, vai ter alguns problemas de adaptação inicialmente.

Empresa proprietáriaO Liberal, Empresa de Artes Gráficas, Lda

Sede: PEZO – Parque Empresarial Zona Oeste, Lote-7 Socorridos,Câmara de Lobos, Ilha da MadeiraContribuinte nº. 511050372Matrícula na conservatória da registo comercial sob nº. 04795/92Sociedade por quotas com o capital social de €3.500.000,00Sócio gerente com mais de 10% do capital – Edgar R. Aguiar

Director: Edgar R. Aguiar

RedacçãoCoordenação: Juan Andrade ([email protected])Editor Desporto: Ricardo Barcelos ([email protected])

Jornalistas: Bruno Gonçalves, Sofia Sousa, Joana Silva,João Carlos Toledo ([email protected]), Sandra da Silva Gonçalves ([email protected]), Tânia Cova ([email protected])Estagiária: Fabíola de Sousa ([email protected])Fotografia: Adelino Quintal, Carlos CostaSecretariado: Dulce SáPaginação: Iuri Ramos ([email protected]) Design Gráfico: Dpt. Arte de O Liberal

Departamento comercial: Hernani 967364545 ([email protected]), Dulce Sá, Hugo Camacho 913421305 ([email protected]) TELEFONES: 291 911 355 • 291 911 350FAX: 291 911359 Publicidade: 91 4567561 • 96 3269180 • 291 911355E-mail: [email protected]

Composição, Impressão e Distribuição“O Liberal”, Parque Empresarial da Zona Oeste,Lote 7, Socorridos, 9304-006 Câmara de LobosMadeira / PortugalTelefones: 291 911 300- 4 linhas RDISFax: 291 911 309 / 911 319 - Email: [email protected]

Diário Cidadewww.diariocidade.ptPeriodicidade: Diária (2ª a 6ª)Empresa jornalística: 220639 Registo ERC: 125189Depósito legal:260511/07INPI: 4354n9907ISSN:1646-7655Tiragem: 22.219

Se está com problemas em• Vender a sua Casa, Apartamento, Terrenos, Negócios ou Carro• Se não consegue receber uma indminização ou contas atrasadas

Contacte-nos 911900080 / 964407550

Geral

solu

ções

Page 20: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200820

UtilidadesFARMÁCIAS

Regime Geral•Visitante 13:00 às 20:00•Acompanhante 11:30 às 20:30

Regime Especial

Hospital Cruzde CarvalhoUnidade de Cuidados Intensivos (UCIP) (1º Piso)•16:00 às 17:00 (máximo 4 visitantes)•19:00 às 20:00 (máximo 2 visitantes)

Unidade de Tratamento Intensivo de Coronários (UTIC) (3º piso)•16:00 às 17:00 (máximo 4 visitantes)•19:00 às 20:00 (máximo 2 visitantes)

U. de Cuidados Intensivos Neonatais Pediátricos (UCINP) (4º Piso)•08:00 às 20:30 (acompanhante)

PEDIATRIA (5º Piso)•Visitante 13:00 às 20:00•Acompanhante 08:00 às 20:30 (c) Permanência de pais ou seus substitutos

OBSTETRÍCIA – Grávidas (4º Piso)•Visitante 13:00 às 20:00•Acompanhante 11:30 às 20:30

OBSTETRÍCIA – Puérperas (4º Piso)•Visitante 13:00 às 20:00•Acompanhante 09:00 às 20:30

Hospital dos MarmeleirosU. de Cuidados Especiais UCE -(3º Piso)Visitante e Acompanhante 12:00 às 15:00 .. 19.00 às 20:00

Hospital Dr. Joãode AlmadaVisitante e Acompanhante 10:00 às 21:00

Biblioteca MunicipalRua da Mouraria – Palácio S. PedroFuncionamento – 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00 / Encerra Sábados e Domingos

Arquivo RegionalRua da Mouraria, 35Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 10h00 às 20h00 / Encerra Sábados, Domingos e Feriados

Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkianno Teatro MunicipalFuncionamento – 2ª a 6ª feira das 9h00 às 20h00Sábado: das 9h00 às 15h00 / Encerra aos Domingos

Biblioteca Pública RegionalCaminho dos Álamos, nº 359020 – 064 Santo António - Sala de Leitura Geral2ª feira – 14h00 às 20h00 / 3ª a 6ª feira – 10h00 às 20h00 /Sábado – 10h00 às 15h00- Sala Infanto-Juvenil2ª feira – 14h00 às 18h00 / 3ª a 6ª feira – 10h00 às 18h00 /Sábado – 10h00 às 15h00- Sala Leitura Especial2ª e 4ª feira – Encerrado / 3ª, 5ª e 6ª feira – 10h00 às 20h00

Gabinete Coordenador de Educação ArtísticaCentro de Documentação especializado em música, educação e artes. Horário: 2ª a 6ª feiras, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30Travessa do Nogueira, 11 – 9050-451 - Tel.: 291203050 Ext. 36 / Fax.: 291235638

Teatroteca Fernando AugustoTeatro Experimental do FunchalCentro Cívico e Cultural Edmundo Bettencourt - Rua Hospital Velho, nº. 42

Biblioteca de Teatroe Artes Performativas do TEFSegunda a sexta, das 16h00 às 19h00 (mediante marcação prévia pelo telef: 291 226747 ou [email protected]

Jardim Tropical Monte PalaceCaminho do Monte, 174 – Caminhodas Babosas, 4Telefs: 291782339/291742650Aberto de segunda a domingo, das 9h00 às 18h00 horas

Arquivo Regionalda MadeiraCaminho dos Álamos, nº 35, Santo AntónioServiço de Certidões: De segundaa sexta-feira das 10h00 às 16h00Serviço de Leitura: De segundaa sexta-feira, das 10h00 às 19h30

Forte de S. João Baptista (Fortaleza do Pico)Rua do Castelo (transversal à Calçada do Pico) Período das visitas. Todos os diasdas 9h às 18h00

Museu de ElectricidadeRua Casa da Luz, 2 Horário 10h00-12h30 e 14h00-18h00 Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados

Museu Barbeito: Colecção Cristovão ColomboAv. Arriaga, 48 – Funchal Segunda a Sexta – 9h30 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 Sábados – 9h30 às 19h00 Encerrado aos Domingos e Feriados

Museu de Arte SacraRua do Bispo, 21 Pintura Flamengae Portuguesa / Escultura – Ourivesaria Sacra Patente ao Público de 3ª feira a sábado das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h00 Domingo das 10h às 13h00 / Encerrado às segundas-feiras e dias feriados

Museu Quintadas CruzesCalçada do Pico – 9000-206 Funchal,Tel.: 291740670 Fax: 291741384Aberto: terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Domingo das 10h00 às 13h00 / Encerrado: segunda-feira e feriados

Museu de Arte Contemporânea(Forte de São Tiago)Arte Contemporânea Portuguesa dos anos 60 à actualidade Aberto das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 de 2ª a sábado Tel.: 291226456

Quinta Boa VistaExposição de Orquídeas todo o anoe Jardim subtropicalRua Luís Figueiroa de Albuquerque.De segunda-feira a sábado das 9h00às 12h30 Tel.: 291220468

Museu do VinhoRua 5 de Outubro, 78 - Integradono Instituto do Vinho Madeira, está aberto das 9h30 às 12h30 e das 14h00às 17h00, todos os dias úteis

Jardim Botânico da MadeiraCaminho do Meio – Qta. do Bom Sucesso Telef. 291211200 Aberto das 9h00 às 18h00, de segunda a domingo e aos feriados

Jardim OrquídeaRua Pita da Silva, 37 – Bom SucessoTelef: 291238444 Exposição de OrquídeasAberto todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados) das 9h00 às 18h00

Núcleo Museológico I.B.T.A.MRua Visconde Anadia, 44Exposição de Bordados, Tapeçariase Embutidos da MadeiraAberto de 2ª a 6ª feira, das 10h00às 12h30 e das 14h30 às 17h30

Casa Museu Frederico de FreitasCalçada Sta. Clara, 7 – 9000-036 Funchal Tel/fax: 291220578 Aberto : terça-feira a sábado das 10h00 às 17h30 Encerrado: Domingos, 2ª e feriados

Museu da BaleiaLargo Manuel Alves Caniçal –Tel: 291961407Das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00 / Encerra às segundas-feiras

Casa Museu Cristóvão ColomboTravessa da Sacristia, 2-49400-158 Porto Santo / Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30

Museu de Photograhia –

HOSPITAIS

BIBLIOTECAS

Concelhodo FunchalAvenida Arriaga (Feirada Lagartixa) - 291 222 500Av. Arriaga (Placa n.º 4)291 220911Campo da Barca - 291 227 900Hotel Gorgulho - 291 771 610Largo do Município291 222 000Praça do Mercado - 291 226 400Hospital Cruz de Carvalho291 743 770Igreja São Martinho291 765 620Igreja Santo António291 743 110Largo da Fonte (Monte )291 782 158Madeira Palácio - 291 766 620Nazaré (Rua do Colégio Militar) 291 762 780Serviço de Rádio-Táxis Madeira291 764 476São Gonçalo291 795 149

Concelhode Santa CruzCaniço (Sítio da Vargem)291 934 640Caniço (Inter Atlas) - 291 934 606Caniço (Onda Mar) - 291 934 522Camacha (Largo da Achada)291 922 185Gaula - 291 526 643Santa Cruz (Mercado)291 524 888Santa Cruz - Lig. Mercadorias(R. São Fernando) - 291 524 888Santa Cruz (Vila) - 291 524 430

Concelhode MachicoMachico (Vila) - 291 962 480Machico (Junto ao Centrode Saúde) - 291 962 220Santo da Serra - 291 552 100Caniçal - 291 961 989Porto da Cruz (Igreja)291 562 411

Concelhode SantanaSantana (Vila) - 291 572 540Faial - 291 572 416

Concelhode São VicenteSão Vicente (Vila) - 291 842 238S. Vicente (C. Saúde) 291 846 083

Concelhodo Porto MonizPorto Moniz - 291 852 243

Concelhoda CalhetaCalheta (Estrela) - 291 822 129

Concelhoda Ponta do SolPonta do Sol (Vila) - 291 972 110Recta dos Canhas - 291 972 470C. Comercial- 291 974 057

Concelhoda Ribeira BravaRibeira Brava (Vila) - 291 951 800Ribeira Brava (Largo 1.º de Maio) 291 952 606Ribeira Brava (Largo do Herédia) 291 952 349Campanário - 291 953 601

Concelhode Câmara de LobosEst.º Câmara de Lobos (Igreja) 291 945 229Est.º (Damasqueiro) 291 945 555Câmara de Lobos (Vila)291 942 144Câmara de Lobos (Mercado) 291 942 407Câmara de Lobos (Praça do Espírito Santo) - 291942700

Concelhodo Porto SantoPorto Santo (Vila) - 291 982 334

MUSEUS

VicentesRua da Carreira, 43 – 1º 9300-042 Funchal Tel: 291225050 / Fax: 291 28724Aberto: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00Encerrado: sábado, domingos e feriados

Museu Etnográficoda MadeiraRua de São Francisco, 24 – 9350 Ribeira Brava Tel: 291922598 / Fax: 291957313Aberto: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 Encerrado: segunda-feira e feriados

Museu Henrique e Francisco FrancoRua João de Deus, 9050 – 027 Funchal Tel: 291230633 / Fax: 291236711Aberto: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00Encerrado: sábado, domingos e feriados

Núcleo Museológico Mary Jane WilsonProvíncia do Coração de Maria Congregação das Irmãs Franciscanas da Nossa Senhora das Victórias 2003 / Rua do Carmo, 59-61, Funchal-MadeiraTel: 291 225492 / Fax: 291 225492Aberto: terça a sexta-feira das 10h00às 12h00 e das 14h00 às 17h00Encerrado: domingos, feriadose segunda-feira

Museu Municipaldo Funchal ( História Natural)Rua da Mouraria, 31 9004-546 FunchalTel: 291229761 / Fax: 291225180 / Aberto: Terça-feira, das 10h00 às 18h00Sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 18h00 / Encerrado: segunda-feira

Centro Cívico e Cultural de Santa ClaraUniverso de Memórias de João Carlos Nunes Abreu Calçada do Pico, 2 – 9000-206 Funchal Telef/Fax: 291225122Horário: Terça a sexta, das 10h00 às 17h00Sábado das 10h00 às 12h00. Encerradoà segunda-feira As visitas são guiadas e têm a duração de 30 minutos

Madeira Story CentreRua D. Carlos I, 27-29 Telef: 291000770 Fax: 291000789 Período das visitas: todos os dias de semana, incluindo fins-de-semana e feriados, das 9h00 às 19h00 (com última entrada as 18h30) / Só encerra no dia 25 de Dezembro

Madeira Magic ExpoRua da Ponta Cruz – Funchaltel: 291700700 / Aberto:10h00 às 18h00, 3ª a 6ª / 10h00 às 19h00 sábado e domingo

Palheiro GardensQuinta do Palheiro – Caminho Quintado Palheiro, nº 32 Palheiro Ferreiro – Telef: 291793044 Fax: 291793066 Aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h30

Museu do Brinquedoda MadeiraRua da Levada dos Barreiros, nº48Horário: de terça a sábado, das 10h00às 20h00 segunda-feira das 13h00 às 20h00 / domingo das 10h00 às 13h00

Aquário da MadeiraRua Forte S. João Batista - 9270-095 Porto Moniz - Telf: 291850340 - Fax: 291850349 Aberto: Segunda a sábado das 10h00 às 18h00 e Domingos e Feriados das 10h00 às 18h00

Parque Temáticoda MadeiraEstrada Regional 101 – Fonte da Pedra9230 – 116 Santana / Tel: 291570410 Fax: 291570419

Núcleo Museológico de MachicoRua do Ribeirinho, n.º 15, Telef: 291969 990 Aberto de Segunda a Sexta das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Centro Ciência Viva do Porto MonizRotunda do Ilhéu Mole - 9270-095 Porto MonizTelef: 291 850 300 Fax: 291 850 305Aberto de 3ª feira a Domingo das 10h00 às 19h00/Encerra à 2ª feira

Centro de Recepção e Interpretação do Parque Ecologico do FunchalEstrada Regional 103, Ribeira das Cales, nº 259 - 9050 Monte - Tel.: 291 784 700 Fax: 291 784 821 - [email protected] de Seg. a Domingo 09h00 às 17h30

TÁXIS

AEROPORTO

CHEGADAS

LOTARIAS

PARTIDAS

Praça de viaturas até 7.000 KgTelefone: 291762777 ou 201762778

Praça de viaturas a partir de 7.000 KgTelefone: 291772522Localizada na Rua da Levada dos Barreiros(Freguesia de São Marinho)

Praça de viaturasde Santa Cruz Telefone: 291524156 ou 291523897

Praça de viaturas Avenida das Comunidades MadeirensesTelefone: 291233698

CARGA

ConfiançaLargo do Phelps, 19Telef: 291 222528

AvenidaRua do Aljube, 51-55Telef: 291 201850

VOO ORIGEM HORA

TP 1693 Lisboa 00:15S4 8581 Porto 00:15SP 1691 Porto Santo 09:00S4 461 Lisboa 09:10TP 6505 Lisboa 09:10S4 8609 Lisboa 10:20S4 8573 Porto 10:50S4 8615 Lisboa 11:05TP 1615 Lisboa 11:05SP 1693 Porto Santo 11:10S4 8621 Lisboa 13:05TP 1621 Lisboa 13:05SP 1695 Porto Santo 13:50TP 1627 Lisboa 15:10S4 8577 Porto 16:05S4 8633 Lisboa 16:50TP 1633 Lisboa 16:50TP 1639 Lisboa 18:45S4 8745 Lisboa 19:40TP 349 Londres, Gatwick 20:10S4 162 Ponta Delgada 20:35S4 467 Lisboa 20:40TP 6523 Lisboa 20:40S4 8685 Lisboa 23:20TP 1685 Lisboa 23:20

VOO DESTINO HORA

TP 1602 Lisboa 06:00S4 8572 Porto 07:05TP 1572 Porto 07:05TP 1604 Lisboa 07:45SP 1690 Porto Santo 08:00S4 460 Lisboa 10:00S4 8614 Lisboa 11:05TP 1614 Lisboa 11:05S4 8574 Porto 11:35TP 348 Londres, Gatwick 11:50SP 1694 Porto Santo 12:50TP 1620 Lisboa 13:50S4 8626 Lisboa 15:50TP 1580 Porto 16:50S4 8632 Lisboa 17:30TP 1632 Lisboa 17:30TP 1664 Lisboa 19:25SP 1698 Porto Santo 20:00S4 8680 Lisboa 20:25TP 1680 Lisboa 20:25S4 8684 Lisboa 20:55TP 1684 Lisboa 20:55S4 466 Lisboa 21:45

7 24 26 30 37 45 + 29Concurso nº26/2008

5821511Concurso nº26/2008

X11 X1X 11X 2X21 MMConcurso nº26/2008

1º : 750022º : 208863º : 337944º : 32297Concurso nº26/2008

14 17 25 28 31 46 + 42Concurso nº25/2008

1º : 313742º : 078303º : 06266Concurso nº25/2008

5 20 26 44 50 5 7Concurso nº26/2008

Page 21: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 21

Guia TV•Cinema

07:00 EURONEWS07:15 ZIG ZAG14:00 SOCIEDADE CIVIL 15:30 DA TERRA AO MAR16:00 NATIONAL GEOGRAPHIC16:50 ZIG ZAG18:30 A FÉ DOS HOMENS 19:00 BIOSFERA 19:50 ZIG ZAG20:35 FRIENDS 21:05 NATIONAL GEOGRAPHIC 22:00 JORNAL 222:45 CHUCK 23:30 CLUBE DE JORNALISTAS 00:25 NOITES DA 2 ROMA 01:20 BASTIDORES02:05 SOCIEDADE CIVIL03:35 EURONEWS

07:00 EDIçãO DA MANHã10:00 EDIçãO DO MEIO-DIA11:00 NOTICIáRIO DAS 1111:10 OPINIãO PúBLICA12:00 JORNAL DO MEIO-DIA13:00 NOTICIáRIO DAS 1313:15 DIA D14:00 JORNAL DAS 215:00 NOTICIáRIO DAS 1515:10 UNIãO A 2715:35 CARAS NOTíCIAS16:00 EDIçãO DA TARDE17:00 NOTICIáRIO DAS 1717:15 OPINIãO PúBLICA18:00 JORNAL DE ECONOMIA18:35 NOTíCIAS - INCLUI DESPORTO19:00 JORNAL DAS 720:00 NOTICIáRIO DAS 2020:15 CARAS NOTíCIAS20:40 CARTAZ21:00 JORNAL DAS NOVE22:00 EDIçãO DA NOITE23:00 NOTICIáRIO DAS 2323:10 NEGóCIOS DA SEMANA00:00 JORNAL DA MEIA-NOITE01:00 NOTICIáRIO DA 101:10 PRIMEIRA PáGINA01:25 CARTAZ01:35 CARAS NOTíCIAS02:00 NOTICIáRIO DAS 202:10 TODA A VERDADE

06:30 BOM DIA PORTUGAL10:00 NATIONAL GEOGRAPHIC10:45 OS AMIGOS DE BRIAN11:30 GOSTOS E SABORES12:00 JORNAL DAS 1212:50 TíTULOS DA INFORMAçãO12:55 TODOS CONTRA O CHRIS13:15 O AMOR NO ALASCA14:00 NOTíCIAS DA TARDE14:15 TEM A PALAVRA15:00 AUSTRáLIA SELVAGEM: O LIMIAR 15:35 ROBIN DOS BOSQUES16:25 SOCIEDADE CIVIL18:00 PORTUGAL EM DIRECTO 19:00 NOTíCIAS RTP - MADEIRA 19:05 CONTA-ME COMO FOI 20:10 O AMOR NO ALASCA21:00 TELEJORNAL MADEIRA 21:40 CULTURALMENTE21:50 RAíZES22:05 CONVERSAS DE MáRIO SOARES23:00 ONDAS ASSASSINAS 00:25 TELEJORNAL MADEIRA01:05 EURONEWS

07:00 DIáRIO DA MANHã10:15 VOCê NA TV!13:00 JORNAL DA UMA14:12 AS TARDES DA JúLIA17:00 QUEM QUER GANHA18:15 MORANGOS COM AçúCAR - VERãO V19:15 MORANGOS COM AçúCAR - VERãO V20:00 JORNAL NACIONAL21:10 FEITIçO DE AMOR22:20 A OUTRA23:25 FASCíNIOS00:50 MINI-SÉRIE - O ASSALTO02:35 SEMPRE A SOMAR03:50 FILME - ESTRELA à FORçA05:30 TV SHOP

06:30 BOM DIA PORTUGAL 10:00 VERãO TOTAL 13:00 JORNAL DA TARDE 14:15 AMOR E INTRIGAS15:50 VERãO TOTAL 18:00 PORTUGAL EM DIRECTO 19:10 O PREçO CERTO 20:00 TELEJORNAL 20:50 ESPECIAL INFORMAçãO22:00 à PROCURA DE SALLY23:50 A CIDADE DOS ANJOS01:50 UM SALTO SOBRE FRANçA03:30 EURONEWS04:00 VERãO TOTAL06:05 NóS

06:00 SIC NOTíCIAS08:25 CINEMA10:15 UMA AVENTURA DEBAIxO DA TERRA11:15 FáTIMA13:00 PRIMEIRO JORNAL14:15 COMO UMA ONDA16:00 CONTACTO18:10 BELEZA PURA19:15 SETE PECADOS20:00 JORNAL DA NOITE21:35 AS AVENTURAS DO CAMILO22:05 A FAVORITA23:00 DUAS CARAS23:45 CIRANDA DE PEDRA00:55 CSI MIAMI02:40 QUANDO O TELEFONE TOCA

Wednesday Selection02-07-2008 22:25

Magazine de informação desportiva que acompanha os principais desen-volvimentos do panorama desportivo internacional nas modalidades de vela, golfe e hipismo. Comentários de Tiago Girão.

Roswell02-07-2008 12:00

Max Evans, Isabel Evans, Michael Guerin e Tess Harding são quatro ado-lescentes com dons extraordinários. Vivem na cidade de Roswell, no Novo México, e apesar de serem extrater-restres dão-se muito bem com os humanos..

Não nos responsabilizamos por quaisquer alterações de última hora.

SIC22:05A FAvORITA

RTP M15:00 AUSTRÁLIA SELvAGEM: O LIMIAR

Forum Madeira

Porto Santo

Madeira Shopping Fórum Machico Camacha Shopping

Sala 1Donkey Xote VPDe: Jose PozoCom: Ricardo Carriço, Martinho Silva, Jorge Mourato, Filipe Duarte, Patricia Bull e Leonor AlcácerM/4Sessões: 14h05 e Domingo – 11h25

O Sabor do AmorDe: Wong Kar WaiCom: Norah Jones, Jude Law, David Strathairn, Rachel Weisz e Natalie PortmanM/12Sessões: 16h10, 18h30, 21h30 e 23h50

Sala 2Indiana Jones e o Reino da Caveira de CristalDe: Steven SpielbergCom: Harrison Ford, Karen Allen e Cate BlanchettM/12Sessões: 13h25, 16h00, 18h35, 21h40 e 00h25

Sala 3O Reino ProibidoDe: Rob MinkoffCom: Jei Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Yifei Liu, Collin Chou, Bingbing Li e Morgan BenoitM/12 Sessões: 14h00, 16h30, 19h00, 21h30, 23h55 e Domingo - 11h20

Sala 4Os Reis da RuaDe: David AyerCom: Keanu Reeves, Forest Whitaker, Hugh Laurie e Chris EvansM/16Sessões: 13h40, 16h20, 18h40, 21h35, 23h50 e Domingo - 11h10

Sala 5Loucuras em Las VegasDe: Tom VaughanCom: Cameron Diaz, Ashton Kutcher, Queen Latifah, Lake Bell, Krysten Ritter, Zach GalifianakisM/12Sessões: 13h50 16h10, 18h30, 21h50, 00h05 e Domingo - 11h15

Sala 6O Sexo e a CidadeDe: Michael Patrick KingCom: Sarah Jessica Parker, Kristin Davis, Kim Catrall, Cynthia Nixon, entre outrosM/16Sessões: 13h35, 16h40, 21h20 e 00h20

Sala 1O Reino ProibidoDe: Rob Minkoff Com: Jei Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Yifei Liu, Collin Chou, Bingbing Li e Morgan Benoit M/12 Sessões: 13h20, 15h40, 18h30 e 21h30

O Sexo e a CidadeDe: Michael Patrick KingCom: Sarah Jessica Parker, Kristin Davis, Kim Catrall, Cynthia Nixon, entre outrosM/16 Sessões: 23h50

Sala 2O Sexo e a CidadeDe: Michael Patrick KingCom: Sarah Jessica Parker, Kristin Davis, Kim Catrall, Cynthia Nixon, entre outrosM/16 Sessões:13h05, 15h55, 18h50 e 21h45

O Reino ProibidoDe: Rob MinkoffCom: Jei Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Yifei Liu, Collin Chou, Bingbing Li e Morgan Benoit M/12 Sessões: 00h30

Sala 3Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal De: Steven SpielbergCom: Harrison Ford, Karen Allen e Cate Blanchett M/12 Sessões: 13h10, 16h00, 18h40, 21h20 e 00h00

Sala 4O Incrível Hulk De: Louis Leterrier Com: Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt e Robert Downey Jr. M/12 Sessões: 13h30, 16h10, 18h50, 21h30 e 00h20*

Sala 5Os Reis da Rua De: David Ayer Com: Keanu Reeves, Forest Whitaker, Hugh Laurie e Chris Evans M/16 Sessões: 13h50, 16h20, 19h00, 22h00 e 00h30

Sala 6Um Belo Par... De PatinsDe: Nicholas Stoller Com: Jason Segel, Kristen Bell e Mila Kunis M/12 Sessões: 13h50, 15h50, 18h30 e 21h20

Sala 7Donkey Xote VPDe: Jose Pozo Com: Ricardo Carriço, Martinho Silva, Jorge Mourato, Filipe Duarte, Patricia Bull e Leonor Alcácer M/4 Sessões: 13h30, 15h30, 17h30 e 19h30

Nós Controlamos a NoiteDe: James Gray Com: Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Mark Wahlberg e Robert Duvall M/16 Sessões: 21h40 e 00h10

Sala 1Durante o próximo fim-de-semana, devido a problemas técnicos, não será exibido nenhum filme.

Sala 1A Última CartadaDe: Robert LuketicCom: Jim Sturgess, Kate Bosworth e Kevin SpaceyM/12Sessões: 21h00 (segunda a sexta); 17h00 e 21h00 (sábado e domingo)

Sala 1Loucuras em Las VegasDe: Tom VaughanCom: Cameron Diaz, Ashton Kutcher, Queen Latifah, Lake Bell, Krysten Ritter, Zach GalifianakisM/12Sessões: 21h15 (segunda a sexta); 17h15 e 21h15 (sábado e domingo)

Sala 2O Tesouro EncalhadoDe: Andy TennantCom: Donald Sutherland, Kate Hudson, Matthew McConaugheyM/12Sessões: 21h00 (segunda a sexta); 17h00 e 21h00 (sábado e domingo)

Page 22: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 200822

Tek•CuriosidadesA venda de computadores pessoais, no primeiro semestre do ano, registou um aumento de 12,1 por cento, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados da iSuppli

Eva Longoria quer passar despercebida

Eva Longoria, actriz de «Dona de Casas Desesperadas», foi passear na companhia do marido Tony Parker e chamou as atenções ao usar uma t-shirt que tinha estampada a frase

«Quero mais Privacidade».Vários quadrantes de Hollywood referem que as atenções da actriz são opostas às que diz defender. Eva Longoria é

acusada de querer chamar a atenção dos paparazzi com as atitudes que demonstra.

A t-shirt que Longoria usou pertence a uma empresa alemã e o site na internet que vende as peças de roupa espera bater

recordes com a publicidade gratuita feita pela estrela de «Donas de Casa Desesperadas».

Sopranos rendem milhares à Christie’sAs roupas usadas por James Gandolfini na série «Os Sopranos» renderam cerca de 140 mil euros num leilão de caridade realizado na casa Christie’s, em Nova Iorque, noticia a BBC.A licitação mais alta foi para um fato ensanguentado usado por Tony Soprano quando foi alvejado por Uncle Júnior, vendido por cerca de 33 mil euros.

Heather Locklear internada devido a depressãoA actriz Heather Locklear, conhecida pelos seu papéis nas série «Dinastia» e «Melrose Place», foi internada nums clínica no Arizona devido a uma grave depressão, noticia a BBC.«A Heather tem vindo a sofrer com uma depressão e com ataques de ansiedades», afirmou o porta-voz da cantora de 47 anos. «Ela precisa uma avaliação profunda dos seus medicamentos e de receber tratamento numa unidade hospitalar especializada para ser diagnosticada e tratada», explicou.A actriz divorciou-se de Richie Sambora, guitarrista dos Bon Jovi, no ano passado, de quem tem uma filha. Heather está a namorar, neste momento, com o actor Jack Wagner, com quem contracenou em «Melrose Place».

Lindsay Lohan descobriu que tem outra irmãA actriz Lindsay Lohan descobriu recentemente que tem outra irmã, escreve a imprensa britânica. O pai da actriz, Michael Lohan, revelou que descobriu há pouco tempo que teve uma filha com outra mulher com quem teve um caso, quando ainda estava casado com Dina, a mãe de Lindsay Lohan. Michael Lohan disse à revista OK!: «Alguns anos mais tarde [depois de terem tido o caso] ela contactou-me e convenceu-me que eu fui a única pessoa com quem ela esteve». O pais de Lindsay Lohan casaram-se em 1985 e estiveram juntos até 2007, quando foi consumado o divórcio.

Page 23: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

QUARTA-FeiRA, 2 de jULho de 2008 23

Social

VI CongressoInternacional de RPGTeve lugar na passada sexta-feira o VI Congresso Internacional de RPG (Reeducação Postural Global) que foi organizado pelo Instituto de Terapias Globais e que contou com a participação de especialistas de vários países. Fotos: R.S

Page 24: Diário da Cidade - n.º 267 - 2.07.2008

24

MADEIRA QUARTA-FEIRA

2 de Julho de 2008Ano 2 • nº 0267

Director: Edgar R. Aguiar

Certificação energética obrigatóriapara todos os edifícios novos

DESTAQUES

ÚltimaA segunda fase do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE) entrou em vigor a 01 de Julho, obrigando a que os pedidos de licenciamento de edifícios novos tenham o certificado energético

O Papa recebeu o primeiro de dois mil painéis solares que serão montados nos telhados da cidade do Vaticano, uma oferta do presidente do Estado alemão da Sa-xónia, noticiou ontem a agência Ecclesia.

A oferta do primeiro painel ocorreu na segunda-feira, quando o presidente do Estado da Saxónia, Stanislaw Tillich, foi recebido por Bento XVI em audiência privada.

A instalação dos painéis solares, a cargo de uma empresa alemã e que fornecem à Santa Sé uma quantidade considerável da energia gasta, foi recentemente classi-ficada pelo Vaticano como um sinal do seu “compromisso ecológico”.

A Santa Sé conseguiu, aliás, alcançar a meta de “emissões zero” de carbono, ao ter criado, no ano passado, uma área florestal na Hungria.

Papa recebeu o primeirode milhares de painéis solaresP

UB

Todos os edifícios novos, independente-mente da área ou fim, são a partir de ontem obrigados a uma certificação de desempe-nho energético e a medidas de redução do consumo de energia como colectores sola-res para aquecer as águas.

A segunda fase do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE) entrou em vigor a 1 de Julho, obrigando a que os pedi-

dos de licenciamento de edifícios novos te-nham o certificado energético.

A agência para a energia (ADENE), en-tidade gestora do SCE, afirmou hoje em comunicado estimar que até ao final deste ano tenham sido certificados “cerca de 40 mil edifícios de serviços e de habitação”.

Até agora a certificação era exigida ape-nas a edifícios novos com mais de mil me-tros quadrados de área construída, mas a segunda fase do SCE, que começou em Ju-lho deste ano, alargou a certificação a todos os edifícios novos.

Os certificados contêm informação so-bre as necessidades energéticas do edifício numa utilização normal e também as suas características construtivas, factores que de-terminam a sua maior ou menor eficiência energética.

O mesmo documento integrará ainda propostas sobre medidas de melhoria do desempenho energético e da qualidade do ar interior.

Os ambientalistas da Quercus congratu-lam-se com o novo sistema de certificação, lembrando que o sector dos edifícios é res-ponsável por uma grande fatia dos consu-mos de energia final (30 por cento).

“Um edifício eficiente estará a contribuir não só para um consumo racional de ener-gia, como também para a redução da factu-ra energética dos consumidores. Os benefí-cios alargam-se também ao ambiente, pois estaremos a reduzir consequentemente as emissões de dióxido de carbono para a at-mosfera”, lembram os ambientalistas em comunicado ontem divulgado.

Uma das preocupações da Quercus é o

número de peritos habilitados a emitir cer-tificados, que diz ser insuficiente, e que po-de vir a causar atrasos significativos nos pe-didos de licenciamento e de autorização de construção de novos edifícios, uma vez que os processos não poderão ser devidamente instruídos.

Mas a ADENE diz que actualmente exis-tem cerca de três centenas de peritos e que, até Dezembro deste ano, o número vai au-mentar para 800.

“O objectivo é alcançar-se, a médio prazo, os dois mil técnicos”, afirma a ADENE em comunicado.

Em Janeiro de 2009 será implementada a terceira e última fase do SCE que vai abran-ger todo o tipo de transacções do parque edificado: edifícios novos, venda, arrenda-mento e locação de edifícios existentes. ©