dialogando abril 2015

12

Upload: francisco-lins

Post on 21-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim mensal da Paróquia Santa Mônica

TRANSCRIPT

EXPEDIENTE

PARÓQUIA SANTA MÔNICA Av. Ataulfo de Paiva, 527 Leblon - Rio de Janeiro

CEP 22440-032 Telefone: (2 1) 2512-865 7

Pároco: Frei Paulo Alessandro, oar

Santa Sé

Contato: dialogandopsm@gmail paroquia@psmleblon

"Christus surrexit,

Amados irmãos e irmãs, boa Páscoa!

Ressoa na Igreja espalhada por todo o mundo o anúncio do

anjo às mulheres: "Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o

crucificado; não está aqui, pois ressuscitou( ... ). Vinde, vede o

lugar onde jazia" (Mt 28, 5-6). Este é o ponto culminante do

Evangelho, é a Boa Nova por excelência: Jesus, o crucificado,

ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da

nossa esperança: se Cristo não tivesse ressuscitado, o

cristianismo perderia o seu valor; toda a missão da Igreja via

esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte

de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta:

Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos

pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e fê-Lo Senhor da vida

e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a

misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade

sobre a mentira, a vida sobre a morte.

Por isso, nós dizemos a todos: "Vinde e vede". Em cada

situação humana, marcada pela fragilidade, o pecado e a

morte, a Boa Nova não é apenas uma palavra, mas é um

testemunho de amor gratuito e fiel: é sair de si mesmo para ir

ao encontro do outro, é permanecer junto de quem a vida

feriu , é partilhar com quem não tem o necessário, é ficar ao

lado de quem está doente, é idoso ou excluído ... "Vinde e

vede": o Amor é mais forte, o Amor dá vida, o Amor faz

florescer a esperança no deserto. Com esta jubilosa certeza

no coração, hoje voltamo-nos para Vós, Senhor ressuscitado!

Ajudai-nos a procurar-Vos para que todos possamos

encontrar-Vos, saber que temos um Pai e não nos sentimos

órfãos; que podemos amar-Vos e adorar-Vos. Ajudai-nos a

vencer a chaga da fome, agravada pelos conflitos e por um

desperdício imenso de que muitas vezes somos cúmplices.

Tornai-nos capazes de proteger os indefesos, sobretudo as

crianças, as mulheres e os idosos, por vezes objeto de

exploração e de abandono. Consolai quantos hoje não

podem celebrar a Páscoa com os seus entes queridos porque

foram arrancados injustamente dos seus carinhos, como as

venite et videte"

numerosas pessoas, sacerdotes e leigos, que foram

sequestradas em diferentes partes do mundo. Confortai

aqueles que deixaram as suas terras emigrando para lugares

onde possam esperar um futuro melhor, viver a própria vida

com dignidade e, não raro, professar livremente a sua fé.

Pedimo-Vos, Jesus glorioso, que façais cessar toda a guerra,

toda a hostilidade grande ou pequena, antiga ou recente!

Pedimo-Vos, Senhor, por todos os povos da terra: Vós que

vencestes a morte, dai-nos a vossa vida, dai-nos a vossa paz!

Feliz e Santa Páscoa! PP Francisco

A Sós com

"Dignou-se partilhar nossa mortalidade para que nós pudéssemos participar de sua divindade. Fazendo-se partícipe com muitos na morte, nos fez a todos partícipes de sua vida".

:. (Com.Sl/18,19,6)

"Deixarei de gostar da sombra quando eu vir o sol". (A vida feliz 25)

Arq Rio

Ano da Vida Consagrada: - -GRATIDAO, PAIXAO, ALEGRIA E ESPERANÇA

Queridos Consagrados e Consagradas, a Alegria do Evangelho enche o meu coração de pastor neste ano tão especial para nós, religiosos, que encontramos o Cristo pobre, casto e obediente e que, de acordo com nossas regras e constituições, nos impulsiona para viver com generosidade cada instante de nossas vidas. Que neste tempo de graça e salvação •. no encontro diário com nosso Mestre e Senhor, renasça sem cessar, em cada um de nós, a paixão, a alegria e a esperança. Queremos, com o Papa Francisco, dar graças ao Pai, ao Filho, através de nossa plena adesão ao seu Evangelho e do serviço à sua Igreja e, de igual modo, bendizemos o Espírito Santo que nos plenifica de alegria e nos torna testemunhas do seu amor e da sua misericórdia neste belo Ano da Vida Consagrada, que teve início no último dia 30 de novembro de 2014, 1 Domingo do Advento, e terminará com a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, em 02 de fevereiro de 2016. Sabemos que esta celebração, t raduzida pelo povo como de Nossa Senhora das Candeias, sempre foi uma data em que grande parte dos religiosos e religiosas emitia seus votos de consagração. Um i~portante objetivo do Ano da Vida Consagrada em nossa Arquidiocese é, também, um convite a contemplar com gratidão o passado, isto é, um olhar atento e profundo, cheio de ação de graças e alegria para cada um dos nossos Institutos, de onde provém toda aquela rica história carismática. Neste ano, somos convidados a retornar para as nossas origens, o carisma fundacional , onde está presente a ação de Deus que, no seu Espírito, chama, na perspectiva de um carisma específico, algumas pessoas a encontrarem e seguirem de perto a Jesus Cristo, traduzindo o Evangelho numa forma particular de vida, lendo, assim, com os olhos da fé, os sinais dos tempos e dando de forma criativa uma resposta às necessidades da Igreja. É fundamental que cada família religiosa recorde o seu carisma, os seus inícios e o seu desenvolvimento histórico, isto é, usando a imagem do Papa Francisco, olhar como a semente se tornou uma árvore, alargando seus ramos. Este ano tem por primeiro objetivo, portanto, um gesto de gratidão a Deus que, deste modo, ofereceu à Igreja tantos dons que a torna bela, fecunda e habilitada para toda boa obra. Rever a própria história é indispensável para manter viva a identidade e também fomentar a unidade da família religiosa e o sentido de pertença dos seus membros. Essa gratidão é uma tomada de consciência de como foi vivido o carisma ao longo do tempo e da história, que criatividade foi inspiradora

para que dificuldades e desafios fossem enfrentados e como foram superados. Outro objetivo deste Ano da Vida Consagrada é o convite feito pelo Papa a viver com paixão o presente.

Isso mesmo! Paixão é a palavra que somos impelidos ' a viver. A lembrança cheia de gratidão do passado nos impele a uma escuta orante, atenta àquilo que o Espírito \ diz hoje à Igreja, para que possamos implementar, de ~ ~ maneira ainda mais profunda, aspectos fundamentais ~ da nossa vida consagrada. Saber ver os sinais dos tempos . e viver com alegria o carisma a que fomos chamados nos faz perceber que, diante da crise do mundo hodierno, esta é a oportunidade de anunciarmos ainda mais o caminho da vida e salvação em Jesus Cristo Nosso Senhor, e isso com atitudes concretas. O Ano da Vida Consagrada em nossa Arquidiocese está em conformidade com o que nos indicou o Objetivo Geral de nosso 1 1 º. Plano de Pastoral de Conjunto: uma Igreja que anuncia e reanuncia Jesus Cristo, que não se cansa de anunciá-Lo.

Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist. Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

ano da vida consagrada

iliãlôganilõ 3

24/04 Conversão de Agostinho

A data de 24 de abril do ano 387 é de suma importância para a Ordem Agostiniana e para a Igreja, em geral, pois nessa data, despontou para a mesma Igreja e para o mundo, um dos luminares mais brilhantes que, a luz da sua inteligência, a abundância dos seus escritos e o exemplo da sua vida, continua mostrando, até os nossos dias, porque é conhecido como Águia de Hipona, Martelo dos Hereges, Doutor dos Doutores, O Mais Santo entre os Sábios e o Mais Sábio entre os Santos.

A conversão de Agostinho, como qualquer conversão, não é senão a culminação de um processo onde convergem inúmeros fatores. No caso concreto de Agostinho, destacamos: a graça de Deus, o toque, o chamado, a inquietação, a dúvida, a busca sincera e incansável à procura da Verdade e da felicidade, as experiências da procura nos livros, nas amizades, nas filosofias, nas religiões, nas diversões, nos prazeres, etc.

Conseqüência da busca por caminhos errados, Agostinho diria mais tarde: "Tal era a minha vida, mas realmente, aquilo era vida? Eu ficava longe de Ti e andava vagando, fazendo de mim um campo estéril. Tinha-me separado de mim mesmo e não me encontrava". " Quando te procurava, erradamente, Senhor, com os sentidos da carne, ficava completamente desorientado e no fundo do lamaçal, mas chegou tua compaixão e a tua visita e te tornaste presente em minha alma; ainda bem que estavas dentro de mim". Um fator importante e marcante, além dos já citados para o passo definitivo da conversão de Agostinho, foi o formado pelas inúmeras pessoas que se cruzaram em sua vida, entre as quais, a sua mãe Mônica ocupa um lugar primordial, mediante as suas orações, intercessão e lágrimas. Diz o Santo: "Sou filho das lágrimas da minha mãe. Benditas lágrimas de mãe que geram novamente os filhos para as águas da vida eterna!" " Ela continuava chorando e orando, orando e chorando". Dizia Santo Ambrósio: "É impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". Na vigília da Páscoa do ano 487, Aurélio Agostinho recebe de Ambrósio, o Santo Bispo de Milão, as águas do Batismo. Culmina um processo e inicia-se outro na vida daquele "Coração Inquieto", Santo Agostinho.

4 iliiilogandõ

Frei Heliodoro Fernadez, oar (dialogando abril/200 1 nº24)

26/04 Eis aí a tua mãe ...

CÚY 1Barrv ([~! O encontro coma Mãe do Bom Conselho é uma experiência entre a contemplação e o anelo. Deixar que ela olhe primeiramente para Deus, permanecer, permanecer no amor do olhar divino; depois, quando seus olhos descansarem em Cristo menino, é como um convite à interiorização, a estar calado; é criar um ambiente um tanto "sapiencial" de sabedoria no coração para aprender constantemente a ouvir. Assim o faz Maria, é expressão constante de sua vida: aconselhar-se com Deus. Por outro lado, um aprofundamento no carisma agostiniano recoleto é como uma chamada a "não se querer opor ao Espírito Santo"; e daí provém uma renovação à Recoleção. Finalmente é convite à esperança ...

Vamos Refletir:

1 . Consideramos de pouca importância um exercício de contemplação ao estilo de Maria?

2. Como criar, formar fraternalmente um ambiente de "conselho (diálogo, correção, colaboração ... )?

3. Nossos "conselhos" aos demais de onde procedem? A partir de uma obediência a Deus, como o foi em Maria?

f!!JdMxJa: A certeza da nossa fé

Todo acontecimento, se é importante, é celebrado e é recordado. O povo de Israel alimentou sua fé em Deus, recordando as maravilhas que ele fez, quando os israelitas

fizeram a passagem, em hebraico, pessah, da escravidão do Egito, até a liberdade, guiados por Moisés. Nós cristãos recordamos as maravilhas que nosso Pai realizou, na Ressurreição de Jesus, da passagem da morte para a vida. A festa da Páscoa comemora, então, o triunfo e a vida de

Cristo, depois de sofrer, depois de morrer. A alegria transbordante se espalha como o vento, por toda a redondeza do mundo. As lágrimas da morte se transformaram em sorrisos, em gritos incontidos de vitória, porque o Senhor vive e ressuscitou. A Páscoa é o ponto alto da realização de nossa Redenção. E a reafirmação de nossa fé e o marco eterno da nossa libertação, porque como diz o Apóstolo: "Se Cristo ressuscitou, a nossa fé não é vazia" . E é através da Páscoa que temos uma convicção inabalável de crer no Deus vivo, único e eterno. Se a Sexta Feira Santa é o dia mais escuro da história, ela foi substituída pelo dia mais radiante de todos os séculos. Ao compreender a dimensão da Ressurreição, começamos a apreciar a grandeza da salvação. Se ressuscitamos com Cristo, nosso estilo de vida será regido pelos valores "do alto" . Assim como Cristo, com sua Ressurreição, começou uma vida nova, imortal e gloriosa. Assim também, nós devemos ressuscitar, deixando no sepulcro as faixas e ataduras, deixando de lado as nossas fragilidades e erros.

É pela Ressurreição de Jesus que nós sentimos a alegria inefável de sermos aceitos como filhos e filhas de Deus, para seguir os seus passos. Vale a pena ser família de Deus! É dentro desta família que encontraremos e descobriremos as

verdadeiras fontes da felicidade. Na celebração pascal , a nossa fé fica robustecida, porque sabemos em quem acreditamos, porque o Senhor falou e cumpriu sua promessa. E a nossa esperança se torna imutável. Junto com todos os redimidos e ornados com as vestimentas da salvação podemos bradar com força e cantar com o pulmão aberto, e proclamar sem medo:

"Porque ele vive, eu posso crer no amanhã Porque ele vive, temor não há

1l1as eu bem sei que o meu futuro Está nas mãos do meu Jesus que vivo está".

Muitos líderes espirituais existiram e influenciaram grande número de pessoas, porém, hoje seus corpos jazem nos sepulcros. Mas o túmulo de Cristo está vazio, porque o nosso Deus é um Deus dos vivos e não dos mortos. E saindo do

sepulcro foi viver com o homem redimido, sendo homem como nós, se fez amigo, colega e confidente de todo homem de boa vontade. Que nesta Páscoa possamos renascer, possamos crescer, possamos ressuscitar. Que o nosso coração pulse as alegrias vibrantes de Cristo Ressuscitado. Que possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé num novo recomeçar, porque esqueceram que a vida é um novo ressurgir. A Páscoa nos envolve no mistério da vida que venceu a morte. Mas não podemos permanecer

com os sentimentos pascais; precisamos voltar para o ' nosso cotidiano, pois é, no dia a dia, que iremos ~ testemunhar a Ressurreição de Cristo, assumindo \..._

o compromisso de viver uma vida nova. ~ ~

Frei Salvador Aguirre, oa~

Todas as quintas-feiras das l 9h30min às 20h30min

Uma hora de oração e · · intimidade com o Senhor.

14" Estação: O Ressuscitado envia o Espírito Santo

13ª Estação: Com Maria, testemunhas da ressurreição

12ª Estação: A ascensão de jesus

1 1 • Estação: O Ressuscitado envia os discipulos em missão

6 iliãlogandõ -

2° Estação: O sepulcro está vazio

Exulte o céu, e os Anjos triunfantes, mensageiros de Deus, desçam cantando;

Com essas palavras anunciamos, na Vigília do Sábado Santo, a Páscoa do

Senhor, o Cristo vitorioso proclamado com um canto de esperança viva,

que deposita em nossos corações a certeza de que a vitória de Cristo

sobre a morte é também imagem real de nossa vitória ao pecado e à morte. Pois, o Senhor mesmo anuncia em sua corrente missão "Eu sou o

caminho, a Verdade e a Vida" Oo 14,6), (ninguém pode viver em

plenitude se não está profundamente comprometido e apoiado em Jesus.

A linguagem da Páscoa nos leva a um profundo compromisso com o

Senhor. Se realmente queremos ter vida e vida abundante, devemos

rever nossos critérios, reformular ações e mergulhar em uma profunda

intimidade com Jesus, que deve ser o princípio e o fim de nossa

existência, a figura que deve ser referência e fundamento de todo nosso

ser. Todos os elementos vividos na inauguração da Páscoa nos remetem

para essa necessidade e reconhecimento de que sem Cristo, sem sua

graça, nada seremos capazes de fazer bem.

Nos encontramos aí, nesta afirmação com a dicotomia da vida em graça

(Vida na luz) e da opção pelo pecado (vida nas trevas). Um caminho duplo

que com a luz do Círio Pascal é chamado a ser uniformizado por uma

opção fundamental única, centrada na pessoa de Jesus Cristo, que ilumina

com sua presença os recantos mais escuros da alma humana e traz à luz as

realidades que devem ser transformadas e extirpadas, de maneira que o

homem possa ser uma autêntica imagem e semelhança do Cristo

glorificado e vitorioso, que aclamamos com alegria na ressurreição.

Que realidade tão excelsa celebraremos nestes cinquenta dias que

compõem o tempo Pascal e que culminam com a grande festa de

Pentecostes. Por isso é necessário direcionarmos nossa atenção para

toda a liturgia celebrada, toda a simbologia em torno destas semanas que

1 O" Estação: O Ressuscitado confere a missão a Pedro

3• Estação: O Ressuscitado aparece para Maria Madalena

façam soar trombetas fulgurantes, a vitória de um Rei anunciando.

Missal Romano pág. 274

compõem a Páscoa do Senhor, para fixarmos e aprofundarmos na

importância de se viver este mistério plenamente, pisando nas pegadas

de Jesus, e buscando compreender que os grandes beneficiados de sua

Vitória somos nós, já que foi por nós que Ele se deixa matar e por nós que

Ele sai vitorioso. Com esse gesto de amor que celebramos, Jesus mais

uma vez nos recorda o grande valor que temos aos olhos do Pai e como

devemos nos valorizar tornando-se templos da luz do Cristo

Ressuscitado e arautos no mundo das maravilhas que a Páscoa do Senhor

nos comunica e nos chama a viver.

É importante recordar que, dentro deste tempo de graça Pascal, nossa

comunidade estará celebrando o jubileu dos 70 anos de fundação de

nossa Paróquia Santa Mônica, uma comunidade que em sua história tanto

contribuiu e vem contribuindo para a caminhada de fé, no bairro do

Leblon e na igreja do Rio de Janeiro.

Que possamos viver este momento celebrativo ecoando a alegria da

Páscoa e assumindo por meio do júbilo Pascal nossa missão como igreja,

de ser presença de Cristo nesta porção do povo de Deus, que constitui

nossa comunidade eclesial e desde nossa pequena porção estender às famílias, aos nossos amigos, enfim a todas as pessoas que o Senhor coloca

em nossos caminhos a bela vida de fé que cultivamos e vivemos dentro de

nossa história paroquial.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, junto ao alegre anúncio da Páscoa,

unimos o jubiloso anúncio do aniversário de nossa Paróquia, como um

reforço extra para que possamos gritar a todos os cantos do mundo:

"Cristo Ressuscitou, Aleluia! Esta é a fé que deve ser proclamada sem

cessar todos os dias de nossas vidas".

Feliz Páscoa!!! Frei PauloAlessandro, oar(pároco)

~ Estação: O Ressuscitado na beira do lago

4ª Estação: O caminho de Emaús

6' Estação: O Ressusc.itado aparece aos discípulos

7ª Estação: O Ressuscitado e o dom do perdão

s• Estação: O Ressuscitado aparece a Tomé

iliãlogandõ 7

1

Qua r-esma 2015· Tem d · · tempo de o - . . po e silenciar e med.1t raçao, 1e1um e esmola ar nas chag d . as o Cristo Senh or.

Quaresma: "Eu vim para servir ... ", eis a temática da CF2015.

J

iliãlogenãõ 9

8 dicas para aproveitar melhor a Missa

1. Prepare-se adequadamente para a missa: Leia e estude as leituras antes de ir à missa, e

escute com atenção quando se proclama a Palavra.

- Conheça a Palavra, pois não se pode amar o que

não se conhece.

- Confesse-se regularmente. Isso lhe ajudará a

preparar-se espiritualmente.

- Vista-se de maneira apropriada. Você vai se

encontrar com o Rei dos Reis. Não se vista como

se fosse a um simples jantar, a uma balada ou a

uma aula. É uma ocasião especial.

- Chegue a tempo e sente-se nos primeiros

bancos. Menos distrações e mais tempo para a

oração antes da missa.

- Uma vez na igreja, não fique conversando nem

observando as pessoas.

2. Tenha uma atitude adequada: Não espere algo divertido. Você está na missa para ofereçer a

Deus adoração e receber a graça.

- Busque Deus em cada momento da missa.

- Encontre na pregação uma informação preciosa para levar

para casa.

3. Participe plenamente: Cante, ainda que seja meio desafinado.

- Responda às orações e reze com vontade. Dê o seu r:nelhor

a Deus e não se preocupe pelo que os outros vão pensar.

- Lembre-se de que a missa não é um momento para as

relações sociais.

- Ofereça a Deus sua dor e seu sofrimento, sua alegria e suas

orações.

4. Escute a Palavra de Deus e deixe transformar por ela: - Escute a Palavra que se proclama e deixe que ela o desafie.

Procure algum aspecto da homilia para aplicar durante a semana.

5. Conheça, compreenda e proclame sua fé: Não se limite a recitar o Credo: proclame-o compreendendo

o que está dizendo.

6. Dê o dízimo: • Se todo católico desse do dízimo, imagine tudo o que poderia ser feito.

7. Ao comungar, entenda o que você está fazendo: Você está assimilando o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de

Jesus Cristo.

1 O ilíãlOganilõ

- Está se unindo ao céu na terra. Está se tornando uma só

coisa com o Corpo de Cristo.

8. Fale sobre Deus às pessoas: Agora você tem o poder de evangelizar (compartilhar a Boa

Notícia de Jesus), que é o motivo pelo qual a Igreja existe.

"Se realmente compreendêssemos a missa, morreríamos de alegria"

(São João 1lfaria Vianney).

Ano Santo da Misericórdia

"Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia", disse o papa Francisco, no dia

1 3 de março, durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O papa anunciou o Ano Santo da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro deste ano, na

solenidade da Imaculada Conceição e, concluirá em

novembro de 2016.

"Sede misericordiosos como o Pai" será o lema do

Jubileu Extraordinário, versículo retirado do

Evangelho de São Lucas.

A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a

celebrarem o sacramento da Reconciliação.

De acordo com comunicado da Santa Sé, a abertura

do próximo jubileu irá acontecer no 50° aniversário

do encerramento do Concílio Vaticano 11 e, "adquire

um significado particular, impelindo a Igreja a

continuaraobracomeçadacom o Vaticano li". O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova

Evangelização, responsável pela organização das

celebrações deste jubileu, recorda em nota oficial

que o papa Francisco tinha afirmado no início de 2015

que se vivia "o tempo da misericórdia".

O lemá episcopal do papa Francisco é 'miserando

atque eligendo', que recorda passagem do Evangelho

de São Mateus: "olhou-o com misericórdia e

escolheu-o".

Rádio Vaticano.

4 conselhos práticos para perdoar

Há alguns dias, encontrei uma antiga amiga e, conversa vai, conversa vem, e acabamos tocando no tema do perdão. Ela me disse algo que me fez pensar: "Uma coisa eu tenho clara: eu perdoo, mas não esqueço".

"Eu perdoo, mas não e squeço"

Bem, em primeiro lugar, é preciso esclarecer: não existe perdão sem esquecimento, porque, onde não há esquecimento, tampouco há perdão. Quem simplesmente diz perdoar, mas ainda guarda rancor em seu coração, é como aquele que diz amar a Deus, mas não é capaz de ver Deus no próximo. O que seria de nós se Deus adotasse a mesma at itude na hora de nos perdoar? Certamente, não teríamos esperança alguma de alcançar a salvação; mas podemos nos alegrar, porque a realidade é todo o contrário. Sendo Deus tão misericordioso, Ele nos dá a graça de imitá-lo, permitindo que nós também possamos perdoar e ser perdoados: "Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido": não sei quantas vezes já repetimos esta oração, mas será que somos coerentes com o que estamos pedindo a Deus?

Conse lhos práticos para perdoar

Apresento, a seguir, algumas dicas que podem ser de util idade para aproveitar o dom de perdoar:

1. Não julgue a pessoa, mas o ato: Quando alguém comete um erro ou uma falta, mesmo que já tenha feito isso muitas vezes, não etiquete a pessoa com um adjetivo ligado a esse erro. Ou seja, se alguém engana você, não diga: "Ele é um mentiroso"; tente vê-lo de outra maneira: "Ele cometeu um engano". Separar a pessoa do ato é indispensável para evitar os rancores e ódios.

2. Bons pensame ntos às más ações: Normalmente, no momento em que somos ofendidos, pensamos imediatamente na maneira de responder a esta agressão; no entanto, precisamos tentar fazer todo o contrário, respondendo ao mal com o bem, ou seja, não seja vingativo.

3. Tome o tempo necessário: Quando alguém ofender você, não reaja imediatamente . Busque um lugar tranquilo para se acalmar e analisar a situação de forma realista. Na maioria das vezes, os problemas surgem pela falta de comunicação entre as pessoas, razão pela qual buscar o diálogo é impresci ndível.

4. Acredite e m todo o bem que você ouve, e somente no ma l que você vê: Não se deixe influenciar porque alguém lhe "fofocou" alguma coisa. Acredite nas coisas boas que você ouvir, e apenas nas coisas ruins que você comprovar. Nunca forme seu conceito sobre uma pessoa baseado apenas na opinião de um terceiro.

Com. Cat. Mar a dentro.

FIQUE LIGADO ... no nosso braço forte social. no nosso campo de missão!

Oração do Santo Terço, diariamente, logo após a missa das 7h.

Pastoral do Dizimo: Contribuir como o dízimo é ·sentir-se co-responsável por tudo o que diz respeito a Igreja. Formamos um só corpo e nã~_podemos viver separados uns dos outros. E juntos que devemos assumir os encargos e responsabilidades de nossa comunidade. (Fonte: Calendário N.Sra da Saúde, SP. 2009.)

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Avise na secretaria ou na sacristia caso tenha algum parente acamado, para que possamos visitá-lo e levarmos a Comunhão Eucarística.

Legião de Maria: É uma associação de católicos, formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santificação de seus membros, através da oração, trabalho apostólico e uma grande devoção a Maria nossa Mãe. Reuniões: Praesidium Regina Angelorum: Quarta, às 1 Oh, no 2°andar; Praesidium N. Sra. Consolação: Terça, às 1 Oh, no 2ºandar; Praesidium N. Sra. P. Socorro: Quarta, às 1 Sh30min, no 2ºandar. Venha participar da Legião de Maria.

Domingo do Pão: Todo primeiro Sábado e Domingo do mês, vamos ajudar a quem precisa, doando: 1 Kg de alimento não perecível. Assim, você estará fazendo de uma pequena doação, um grande gesto de solidariedade.

iliãloganilõ 11

PROGRAMAÇÃO

27 DE ABRIL (Segunda-feira) Abriremos a semana na missa das l 7h30min e após a missa teremos a abertura da "ExpoMônica", no salão paroquial com uma exposição das datas, atividades e pessoas que marcaram os 70 anos da paróquia.

29 DE ABRIL (Quarta-feira) Missa às l 7h30min. Grupo da RCC: todos unidos rezando pelas famílias. Após a missa teremos "Orando por nossos filhos; (a missadas l 8h30min será suprimida)

30 DE ABRIL (Quinta-feira) -Missaàs l 7h30min. - Adoração "aos teus pés, Senhor", às l 9h30min (com temática agostiniana).

HO , PIA\\ .. ·· RARIOS DAS MISSAS I • www.psmleblon.com

~1 Segunda: ........ 7h - l 7h30min

Terça a Sexta: 7h - 9h - l 2h l 7h30min - l 8h30min

Sábado: .......... 7h - 9h - l 9h

Domingo: ....... 7h - 8h30min - 1 Oh l lh30min - 17h 18h30min - 20h

02 DE MAIO (Sábado) - Turma da Mônica (Feijoada) às l 2h, no pátio do CSA. - Missa às l 9h.

04 DE MAIO (Segunda-feira) 70 Anos da Paróquia Sta Mônica: - Missa Solene às 7h e após a missa café comunitário, a partir das 7h30min, no salão paroquial. - Missa Solene às l 7h30min com Dom Jesus Cizaurre, oar. Após a missa teremos um bolo no pátio do CSA ou no salão paroquial;

Segunda a Sexta das 8h às l 2h e das l 4h às l 8h.

CONFISSÕES

Terça a Sexta das 9h às 1 1 h e das l Sh às l 7h.