dia internacional dos monumentos e sítios msn 18abril2016

9
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se a 18 de Abril

Upload: agostinhogouveia

Post on 07-Jan-2017

148 views

Category:

Art & Photos


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

celebra-se a 18 de Abril

Page 2: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

O monumento de Buzludzha, Cordilheira dos Balcãs, Bulgária – foi construído no cume das montanhas dos Balcãs, em 1981, e marca o local da última batalha entre os rebeldes búlgaros e o Império Otomano, em 1868. Mais tarde, em 1891, a zona tornou-se berço do primeiro partido social-democrata dos Balcãs. Desde o fim do regime comunista em 1989, a antiga sede, outrora próspera, tornou-se um importante, mas mal mantido, monumento ao passado. Oficialmente, as portas de entrada estão fechadas, mas se seguir o grafiti onde se lê “Forget Your Past” pintado na lateral da cúpula, é possível chegar a uma pequena porta que dá acesso ao interior.

Page 3: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

Monumento à Revolução, Podgarić, Croácia - Guerra Mundial ou Guerra das Estrelas? Este galác-tico monumento croata poderia facilmente comemorar as duas. Erguido em 1967 por Dušan Džamonja, um escultor da Macedónia, este marco isolado é dedicado ao povo Moslavini, envol-vido na Segunda Guerra Mundial. Não sendo a região Berek da Croácia propriamente um íman para turistas, estando pela vizinhança vale bem a pena dar uma vista de olhos neste monstro (no bom sentido) com asas.

Page 4: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

Monumento a Sibelius, Helsínquia, Finlândia - Além de um parque nacional em seu nome, o fa-moso, já falecido, compositor finlandês Jean Sibelius mereceu ainda a homenagem desta impressionante estrutura de ferro. Projetado pela conterrânea Eila Hiltunen, o tributo é feito de centenas de tubos de ferro soldados em forma de onda. Quando o monocromático monumento foi desvendado ao público no parque Sibelius em 1967, suscitou polémica a nível nacional num debate centrado em torno dos benefícios da arte abstrata. De tal forma se discutiu o problema que uma efígie prateada do rosto de Sibelius acabou por ser acrescentada à escultura.

Page 5: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

O Leão de Lucerna, Lucerna, Suíça - Escondido entre a beleza discreta de uma pedreira, o Leão de Lucerna foi construído em homenagem aos guardas suíços que morreram na Revolução Francesa em 1792. Com 10 metros por 6, o animal ferido foi esculpido diretamente na pedra e exibe tanto a flor-de-lis francesa como o brasão suíço. Além de ser um emblema de orgulho nacional para os suíços, o Leão de Lucerna é também conhecido por ser a escultura preferida do autor norte-americano Mark Twain, que o chamou “o mais comovente pedaço de pedra do mundo”.

Page 6: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

O chamamento da Mãe Rússia Volgogrado, Rússia - O mais imponente desta lista, este monu-mento russo foi construído em 1967 e ganhou instantaneamente o título não-oficial da “maior escultura do mundo”. Firmemente erguida a 52 metros de altura e com uma espada de 33 me-tros de comprimento em punho, a Mãe Rússia é não só a mais alta “mãe” em existência, como simboliza orgulhosamente a épica Batalha de Estalinegrado. Forçada a largar o título – agora man-tido pelo Buda do Templo da Primavera da China – o monumento continua a ser tido como um incrível (e audaz) tesouro nacional.

Page 7: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

Homens Molécula, Berlim, Alemanha - Apesar de serem os mais novos entre os nossos sete mo-numentos, este trio de alumínio tem encantado os berlinenses desde 1997, seguindo-se a várias outras esculturas irmãs nos Estados Unidos. Projetados pelo artista norte-americano Jonathan Borofsky, os três homens esburacados simbolizam a estrutura molecular da humanidade, uma existência unificada principalmente pela combinação entre a água e o ar.

Page 8: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

O Atomium, Bruxelas, Bélgica - O último monumento desta lista é outra obra-prima inspirada na ciência. Pensada originalmente para a Expo 58 pelo engenheiro André Waterkeyn, esta cintilante estrutura assemelha-se à unidade celular de um cristal de ferro, só que as formas esféricas, liga-das por tubos, estão aumentadas até chegarem cada uma ao tamanho de um apartamento. De-pois de restauradas, as esferas foram reabertas ao público em 2004. Agora, a atração turística mais visitada da capital belga serve para visitas de estudo e eventos privados, enquanto o globo que coroa a estrutura alberga o restaurante mais exclusivo de Bruxelas.

Page 9: Dia internacional dos monumentos e sítios   msn 18abril2016

PowerPoint elaborado por Agostinho Gouveia

Texto e imagens obtidas deste site:

http://www.msn.com/pt-pt/viagens/noticias/sete-monumentos-extraordin%C3%A1rios-a-visitar/ss-BBrTIPG?ocid=mailsignoutmd

© Fornecido por Mood

18-04-2016