dia internacional da mulher - ipero.sp.gov.br · houve festa também nas creches ... educação...

7
Uma homenagem da Dia Internacional da Mulher Leia mais na página 3 CARNAVAL Cerca de cinco mil pessoas participaram do Carnalegria 2014, realizado pela Prefeitura de Iperó entre os dias 1º e 4 de março. Leia mais na página 3 página 3 página 3 página 3 Leia mais na página 3

Upload: trinhkhanh

Post on 12-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

Uma homenagem da

Dia Internacional da Mulher

Leia mais na página 3

CARNAVAL

Cerca de cinco mil pessoas participaram do Carnalegria 2014,

realizado pela Prefeitura de Iperó entre os dias 1º e 4 de março.

Leia mais na página 3

página 3

página 3

página 3

Leia mais na página 3

Page 2: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

SAÚDE

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), promove, a partir deste sábado, dia 08, e até o dia 16 de março, a primeira Campanha Municipal de Papanicolau.

O calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização do exame é o seguinte: dia 08, das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde do Centro; dia 14, das 17h30 às 21h30, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Vitorino; dia 15, das 8h às 12h, no Posto de Atendimento Marinheiro Marcílio Dias, em George Oetterer; e dia 16, das 9h às 12h, no bairro Novo Horizonte, haverá um ônibus no cruzamento da rua Rodrigo do Amaral com a rua Benedito Antunes. A campanha também será estendida às empresas que fizeram contato com a Secretaria Municipal da Saúde e manifestaram esse interesse. Essa medida visa facilitar a realização dos exames nas mulheres que trabalham fora que teriam dificuldade de comparecer às UBSs.

O exame de Papanicolau é um dos mais importantes para a prevenção da saúde da mulher e permite detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas no colo do útero, antes mesmo do

surgimento de qualquer sintoma. Uma das principais causas do

câncer do colo de útero, segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, é o contágio pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

O câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de serem prevenidos, por isso é tão importante fazer o exame regularmente, com intervalo de um ano. Quando as lesões são diagnosticadas preventivamente, podem ser tratadas antes de se tornarem câncer.

Para realizar os exames, será necessário apresentar no dia o RG e o Cartão do SUS (se possuir) e manter abstinência sexual por 24 horas.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, na Av. Santa Cruz, 355, Jardim Irene, ou pelo telefone 3266-2137.

FUTSAL

Em fase final de preparação para o 55º Torneio Cruzeirão de Futsal, onde tem estreia marcada para a sexta-feira (dia 7), a equipe de futsal feminino de Iperó sagrou-se campeã de um torneio quadrangular realizado no último final de semana de fevereiro na cidade de Tatuí.

Após empatar o primeiro jogo com a equipe local em 2 a 2, o time iperoense se acertou na partida seguinte, vencendo Araçoiaba da Serra por 3 a 2, mas na sequência

acabou perdendo por 4 a 2 para Tietê. Apesar do tropeço, as meninas de iperoenses garantiram vaga na final, onde novamente tiveram pela frente a equipe de Tatuí e, diferente da estreia, venceram por 5 a 2.

Esta foi a segunda conquista do futsal feminino de Iperó no ano. No inicio do mês passado, quando foi anfitriã de um torneio disputado nos mesmos moldes, as meninas do futsal de Iperó conquistaram o título

ao bater novamente Tatuí na final,desta vez por 3 a 2.

Estreia

A estreia do time feminino deIperó no Cruzeirão será contra oKaskin Sorvetes, em duelo marcadopara a esta sexta-feira (7), às 20h15,no Ginásio do Éden, em Sorocaba.Obtendo sucesso, a equipe járetorna à quadra na terça-feira (11),desta vez na Santa Rita, para jogarcontra o Baby´s Araçariguama.

O Departamento Municipal de Esportes da Prefeitura de Iperó está com inscrições - gratuitas - abertas para aulas atividades esportivas voltada à crianças. A grande novidade fica por conta da inclusão das aulas de damas e xadrez.

Além destas, o DME também oferece aulas de voleibol, futebol, futsal, ginástica, projetos de lutas,

natação, hidroginástica – essas duas últimas com vagas limitadas. Também há atividade de vôlei voltada para terceira idade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3266 1401 ou diretamente no ginásio do Comple-xo Esportivo Dito Bom, que fica na Av. Luiza Rosa Sartorelli, nº 151, Jardim Sartorelli.

Após boa vitória na estreia sobre o Seven Bar/SEAAC, de Votorantim, o Domínio Futsal volta a jogar pela categoria principal do 55º Torneio Cruzeirão de Futsal na próxima quinta-feira (13). Nesse dia, a equipe iperoense estará no ginásio do Éden, em Sorocaba, para enfrentar o Tubokraf. A partida está marcada para as 20h15 e vale vaga na quarta fase do torneio.

Contado com um elenco jovem,

composto em sua grande maioria por jogadores formados nas categorias de base do próprio time, o Domínio vem motivado pelo ótimo resultado que conquistou frente a um adversário que havia feito boas campanhas nos torneios anteriores.

Conquistando mais uma vitória, o time de Iperó brigará por um lugar nas oitavas de final contra o vencedor do jogo entre Coxa Futsal e Bercelli / Silvano.

Não poderia ser melhor a estreia deIperó na Copa TV Tem de Futsal. Jogandona noite desta quinta-feira (6), no ginásiodo Complexo Esportivo Dito Bom, aequipe da cidade saiu vitoriosa nas duascategorias que atuou.

A rodada começou com a vitória dotime feminino por 4 a 1 sobre Piedade.Ingrid, duas vezes, Jamile e Maiarafizeram os gols de Iperó, enquanto queAmanda descontou para as visitantes. Oresultado já garantiu as donas da casa nasegunda fase da competição. Um poucomais tarde foi a vez do time masculinoentrar em quadra. E os jogadores nãofizeram por menos. Após sair perdendopara Piedade logo no primeiro lance dapartida, a equipe não se bateu e fechouo primeiro tempo vencendo por 3 a 1:gols de Kélson, Diogo e José Wélio.

Após o intervalo, o adversárioendureceu o confronto, mas Iperó -empurrado pela torcida que compareceuem bom número -, com tentos anotadospor Gabriel, Lucas, Diogo e outros doisde José Wélio fechou o placar em 8 a5. Entre essas partidas aconteceu outroduelo da categoria feminina, ondePiedade venceu por 3 a 2 arepresentação de Salto.

Iperó volta a jogar pela Copa TV Temno dia 17 de março, quando novamenteentra em quadra logo em seguida paradesafiar Salto de Pirapora.

INSCRIÇÕES

Page 3: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

CARNALEGRIA

Cerca de cinco mil pessoas participaram do Carnalegria 2014, realizado pela Prefeitura de Iperó entre os dias 1º e 4 de março. As atividades programadas pela Prefei-tura aconteceram no Centro e tam-bém no Bairro de George Oetterer.

No Centro, onde, em média, cerca de três mil foliões compare-ceram nos dia de folia, houve apresentação de trio elétrico e blocos. Nas matinês de domingo e terça-feira, onde o público foi

estimado em mil pessoas, houve concursos de fantasias para as crianças, além da apresentação da Banda Marcial, tocando marchinhas.

Em George Oetterer, cerca de mil pessoas, em média, prestigiaram as atividades desenvolvidas pela Prefeitura na Praça São Jorge, com a presença de um DJ.

Para conferir algumas imagens do Carnaval 2014 em Iperó, acesse e curta a página no www.facebook. com/PrefeituraMunicipaldeIpero

CARNAVAL

As escolas da rede municipal,creches e projetos educacionais deIperó programaram e realizaram noúltimo dia 28 de fevereiro festas decarnaval para as crianças. Usandofantasias e máscaras, as crianças sedivertiram em ambientes decoradoscomo motivos carnavalescos emarchinhas de carnaval.

A comemoração do carnavalaconteceu nas escolas municipais“Francisco Adolfo de Varnhagem”,“Profª Zilma Thibes Mello”, “Prof.Roque Ayres de Oliveira”, “Dra.Neide Fogaça de Lima”, “MarinheiroMariz e Barros”, “Dona Isaura JamasFogaça”, “Dona Gláucia AparecidaAndrade Nogueira”, “Dona CecyMonteiro Oetterer”, “Prof° Henoryde Campos Góes”, “Dona ElisaMoreira dos Santos” e “ProfªPedrina de Campos Pedrozo Rosa”.Houve festa também nas creches“João Marques Penteado”, “ProfªTherezinha de Jesus CamposCristino”, “Almirante Schieck” e“Senhora Alexis Soares Nacif” e nosprojetos educacionais Bem Me Quere Despontando Cidadão.

Mais informações sobre asatividades desenvolvidas na redepública de ensino podem seradquiridas na própria Secretaria deEducação, na rua Luiz Rossi, 107, noJardim Irene, ou ligar para 3459-8020.

EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Iperó renovou, nesta sexta-feira (07), o contrato com o sistema de ensino Sesi (Serviço Social da Indústria de São Paulo), que este ano será implantado também na Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com a presença do prefeito de iperó, presidente do Sesi-SP, verea-dores do município, represen-tantes da Secretaria de Educa-

ção, Cultura e Esportes e repre-sentantes do SENAI."

Até o ano passado, o sistema do Sesi era adotado apenas no Ensino Fundamental, com os alunos recebendo o material didático. Para renovar este ano, entretanto, a Prefeitura exigiu que o sistema fosse estendido à Educação Infantil.

Iperó, primeira cidade do Estado a aderir ao sistema Sesi de ensino e referência para

outros municípios, utiliza todo o material fornecido pelo Sesi, além de contar também com a formação de diretores, coorde-nadores e professores.

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Saúde, firmou uma parceria para desenvolver o Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab), do governo federal. A partir desta segunda-feira (10), os cinco profissionais da saúde, cirurgiões den-tistas, começarão suas atividades no município.

Iperó também foi contemplado com o programa estadual Sorria São Paulo, por meio do qual receberá um repasse

anual de R$ 36 mil, para adquirir o material necessário para a atuação de profissionais na rede de ensino do município, abrangendo a população de baixa renda.

Pelo Sorria São Paulo, serão atendidas crianças de 0 a 8 anos, ou seja, que estejam em creches, projetos e ensino fundamental até 2º ano. O atendimento também começa neste dia 10, com uma triagem que será realizada na escola municipal “Marinheiro Mariz e Barros”, em George Oetterer. A triagem servirá para identificar os casos mais

graves para acompanhamento na rede de saúde e trabalhar diretamente a parte de prevenção dos alunos.

Depois de efetuada a triagem, programada para ocorrer nos meses de março e abril, terão início os trabalhos de prevenção, orientação e encaminhamento. Dentre as atividades propostas estão incluídas palestras, teatros, entregas de kits de escovação, etc. A Prefeitura estará adquirindo também materiais de insumo para uso destes profissionais, que atuarão em período integral nas redes de ensino.

IPERÓ FEST

Acontece neste sábado, dia 8, o Baile para a escolha da Rainha e do 1º Cowboy da Iperó Fest 2014. Com entrada gratuita, o evento está marcado para as 20h, na Avenida Emílio Guazzelli.

Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro de R$ 1.500. Os segundos colocados, R$ 1.000 e os terceiros classificados, R$ 500. Haverá também a entrega de brindes.

Na quinta, dia 6, a Comissão Organizadora realizou uma pré-seleção que definiu dez candidatas a Rainha e dez candidatos a Cowboy que concorrerão na escolha de sábado. Ao todo a organização recebei a inscrição de 27 candidatas à Rainha e 19 candidatos a Cowboy.

O baile para a escolha da Rainha e Cowboy da Iperó Fest será animado com um show da dupla Pedro Augusto e Gabriel, que vem ganhando destaque na cena serta-neja e teve a música “Nosso Esque-ma” incluída no CD Barretos 2013.

Page 4: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

ATOS OFICIAIS

CONVOCAÇÃO

IPERÓ, 06 DE MARÇO DE 2014.

A Câmara Municipal de Iperó, em virtude da classificação no Concurso Público n.º001/2013, convoca MARIA LIVIA MALZONI, para ocupar o cargo de AGENTE DE COMUNICAÇÃO na qual sua colocação foi 2° lugar, devendo comparecer à Câmara Municipal de Iperó, Rua: Raul Benedito Guazelli, 45 – Centro Iperó/SP; munido da documentação necessária, exigida pela lei, a fim de realizar exame médico e posteriormente ser admitido à função que foi habilitado.

Alertamos para que seja considerado o prazo de três (3) dias consecutivos, improrrogáveis, a contar da data do recebimento deste.

O não comparecimento dentro do prazo estipulado implicará na perda do direito de assumir a função acima citada.

ALYSSON ALESSANDRO DE BARROSPRESIDENTE

CONVOCAÇÃO

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Iperó convida todos os seus membros, titulares e suplentes, para a Reunião Ordinária a realizar-se no dia 12 de março de 2014, às 15h, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), à rua Costa e Silva, 84, Centro - Iperó.

PAUTA: Deliberação sobre assuntos da ordem do Dia.

Angela Ferreira Camandona CorrêaVice-Presidente do Conselho Municipal de

Assistência Social de Iperó

CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ

EXTRATO DO CONTRATO N.º 003/2014

CONTRATANTE: CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ

CONTRATADA: FUNDAÇÃO UBALDINO DO AMARAL

MODALIDADE: Inexigibilidade de Licitação 001/2014 – art. 25 da Lei 8.666/93.

OBJETO: Contratação de 01 (uma) assinatura anual do periódico diário CRUZEIRO DO SUL.

ASSINATURA: 28/02/2014VALIDADE: 12 (doze) mesesVALOR GLOBAL: R$ 328,35

(trezentos e vinte e oito reais e trinta e cinco centavos)

Alysson Alessandro de BarrosPresidente da Câmara Municipal de

Iperó

DECRETO LEGISLATIVO N.º 92/2014

“Concede Título de Cidadão Iperoense”

(Autoria: Eli Teles Junior)

DECRETO LEGISLATIVO N.º093/2014

“Concede Título de Cidadão Iperoense”

(Autoria: Ivo Paulo Leite)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º Fica concedido o Título de Cidadão Iperoense a José Geraldo Fagundes , pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Parágrafo Único – O Diploma referente ao presente Título será entregue em sessão solene a ser previamente marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 2º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Artigo 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º Fica concedido o Título de Cidadão Iperoense a Emílio Fernando Guazzelli, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Parágrafo Único – O Diploma referente ao presente Título será entregue em sessão solene a ser previamente marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 2º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Artigo 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º094/2014

“Concede Titulo de Cidadão Iperoense”(Autoria: Fábio Augusto de Campos)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Iperoense ao Sr. José Prado pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Artigo 2º - O Diploma referente ao presente Título será entregue em Sessão

Solene a ser previamente Marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 3º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º095/2014

“Concede Título de Cidadão Iperoense” (Autoria: Leonardo Roberto Folim)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Iperoense ao Sr. Geraldo Jacinto Santiago, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Artigo 2º - O Diploma referente ao presente Título será entregue em Sessão Solene a ser previamente marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 3º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogada as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º096/2014

“Concede Título de Cidadã Iperoense” (Autoria: Sergio Poli Simon)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título de Cidadã Iperoense a Valdenis Ribera Mira, pelos relevantes serviços prestados ao Município.Parágrafo Único – O Diploma referente ao presente Título será entregue em sessão solene a ser previamente marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 2º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Artigo 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º097/2014

“Concede Título de Cidadão Iperoense” (Autoria: Alysson Alessandro de Barros)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Iperoense ao Senhor José Edmir Barboza, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Artigo 2º - O Diploma referente ao presente Título será entregue em Sessão Solene a ser previamente Marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 3º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º098/2014

“Concede Título de Cidadã Iperoense”(Autoria: Alysson Alessandro de Barros, Adriano Balbino Evaristo, Eli Teles Junior, Fabio Augusto de Campos, Ivo Paulo Leite, João Antonio Domingues dos Santos, Joel Francisco de Almeida, Leonardo Roberto Folim, Luis Alberto Antunes Popts, Sergio Poli Simon e Valéria Regina Matheus de Souza)

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo o seguinte Decreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título de Cidadã Iperoense a Ilustríssima Senhora Liliana Regina de Araújo Heidorn Abdala, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Artigo 2º - O Diploma referente ao presente Título será entregue em Sessão Solene a ser previamente Marcada pela Mesa Diretora da Câmara.

Artigo 3º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta do orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

DECRETO LEGISLATIVO N.º099/2014

“Concede Título de Cidadão Iperoense”(Autoria: João Antonio Domingues dosSantos,)

Faço saber que a Câmara MunicipalAprovou e eu Promulgo o seguinteDecreto Legislativo

Artigo 1º - Fica concedido o Título deCidadão Iperoense ao Sr. Nilson RobertoMiranda, pelos relevantes serviçosprestados ao Município.

Artigo 2º - O Diploma referente aopresente Título será entregue em SessãoSolene a ser previamente Marcada pelaMesa Diretora da Câmara.

Artigo 3º - As despesas decorrentesdeste Decreto correrão por conta doorçamento vigente, suplementadas, senecessário.

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigorna data da sua publicação, revogadas asdisposições em contrário.

Sala de Sessões “Grácio Antonio Vieira” 07 de março de 2014.

Alysson Alessandro de BarrosPresidente

LEI Nº 836, DE 07 DE MARÇO 2014.“Dispõe sobre os procedimentos para emissão da Certidão de Uso do Solo e

dá outras providências”.

VANDERLEI POLIZELI, Prefeito Municipalde Iperó, Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições legais, FAZ SABER QUEA CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELESANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. A Certidão de Uso do Solo é oinstrumento pelo qual a Prefeitura deIperó informa sobre o tipo deempreendimento e de atividadepermitidas ou toleradas em umdeterminado imóvel.

Art. 2º. A emissão da Certidão de Uso doSolo observará as seguintes condições:

I – Deve ser motivada pelo interessado,através de solicitação e com aapresentação dos documentos previstosnesta Lei, conforme requerimento anexo;

II – Cada certidão será restrita a umimóvel específico e para o tipo ouconjunto específico de atividadesinformadas pelo interessado;

III – A caracterização da atividade a serpesquisada será referenciada peloCadastro Nacional de AtividadesEconômicas – CNAE, editado peloInstituto Brasileiro de Geografia eEstatística – IBGE.

Parágrafo único. Poderá ser emitida aCertidão de Uso do Solo para situaçãohipotética, contemplando modificações

Page 5: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

da situação atual do imóvel, ou de vários imóveis.

Art. 3º. A análise da viabilidade do empreendimento ou atividade e de sua compatibilidade com o imóvel pesquisado é realizada com base nas disposições da legislação e normas vigentes, em especial, o Plano Diretor instituído pela Lei Complementar nº 17/2006 e suas alterações, bem como pelas legislações relacionadas.

Art. 4º. O conteúdo da Certidão de Uso do Solo apresentará manifestação conclusiva quanto à viabilidade e à compatibilidade do empreendimento ou atividade pesquisada no imóvel especificado, contemplando as seguintes situações:

I – Uso Permitido – Quando a atividade ou empreendimento for compatível com o imóvel pesquisado, observadas as limitações, condições, restrições ou exigências complementares previstas nos dispositivos legais e normativos específicos;

II – Uso Não Permitido – Quando a atividade ou empreendimento for totalmente incompatível com o imóvel pesquisado.

Art. 5º. A análise da consulta e a emissão da Certidão de Uso do Solo são de responsabilidade exclusiva da Secretaria de Obras após a validação do Prefeito Municipal.

Art. 6º. A Certidão será elaborada de acordo com as seguintes características:

I – Numerada sequencialmente no formato Nº/Ano e com a numeração reiniciada a cada ano; II – Assinada pelo Secretário de Obras ou por servidor com delegação formal e específica para tal fim juntamente com o Prefeito Municipal, sob pena de ser considerada sem validade;III – A certidão deverá conter:a) Data de emissão;b) Data de validade;c) Base legal e regulamentar;d) Nome, matrícula e cargo do emissor;e) Observação de que o conteúdo da certidão é genérico e que cabe ao interessado a verificação e cumprimento das exigências especificas previstas na legislação e normas municipais, estaduais e federais.

Art. 7º. A Certidão de Uso do Solo terá validade de 01 (um) ano.

Parágrafo único. O prazo de validade da certidão poderá ser fixado em até 05 anos quando se tratar de extração mineral ou similar.

Art. 8º. Caso sejam realizadas consultas com a apresentação de situações omissas, como atividades e empreendimentos singulares ou em imóvel com destinação ou usos ainda não adequadamente definidos serão submetidas à apreciação da Secretaria de Obras em conjunto com as Secretarias

de Governo e Planejamento e Desenvolvimento.

Parágrafo único. Com base nas delibe-rações das Secretarias envolvidas, a Se-cretaria de Obras emitirá a certidão, con-forme procedimentos previstos nesta Lei.

Art. 9º. A Certidão de Uso do Solo é procedimento prévio à implantação ou modificação de obras ou exercício de atividades.

§1º. A expedição da Certidão não implicará no reconhecimento, pela Prefeitura, da propriedade ou posse do imóvel e não garantirá ou autorizará, em nenhuma hipótese, a execução de qualquer tipo de obra ou o exercício de qualquer atividade institucional, prestacional, comercial, industrial.

§2º. A regularidade será condicionada à prévia outorga municipal, por meio de atos específicos como Inscrição Municipal, Alvará de Construção, Habite-se, Alvará de Localização e Funcionamento, dentre outros, regulados por procedimentos legais e normativos específicos das esferas de governo Municipal, Estadual e Federal, que deverão ser verificados e cumpridos pelos interessados. §3º. Na hipótese de a atividade ser certificada como “Uso Permitido” para o imóvel pesquisado, caberá ao interessado a verificação de eventuais condições, limitações, restrições, exigências específicas ou medidas adicionais de prevenção, controle, compensação ou mitigação de impactos de riscos associados às atividades permitidas.

§4º. Para a emissão de Alvarás de Construção, Ampliação, Reforma e Demolição, bem como para registro no Cadastro Econômico Municipal de atividades econômicas será exigido o Licenciamento Ambiental, conforme normas específicas. §5º. No caso de consultas relativas a situações hipotéticas que envolvam a modificação da situação atual do imóvel, ou de outros imóveis como, por exemplo, desmembramento, indicadas no campo “OUTRAS INFORMAÇÕES” do Requerimento, a emissão da Certidão não implicará no reconhecimento ou autorização para a efetivação das referidas modificações.

§6º. Caso sejam concretizadas as modificações objeto da consulta, deverá ser requerida Certidão de Uso de Solo específica para a nova situação. DO REQUERIMENTO Art. 10. Qualquer cidadão ou empresa pode requerer a emissão da Certidão de Uso de Solo, de qualquer imóvel de seu interesse, mediante o cumprimento dos procedimentos e apresentação dos documentos previstos nesta Lei. Art. 11. O pedido de emissão da Certidão de Uso do Solo deve ser dirigido à

Secretaria de Obras mediante a apresentação dos seguintes documentos: I - Requerimento de Emissão de Certidão Uso do Solo, conforme modelo do Anexo 2, devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou seu representante legal; II – Taxa para emissão da certidão devidamente paga; III - Documento de identidade; IV - Documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Parágrafo Único. O interesse na consulta do Uso de Solo para situação hipotética, conforme parágrafo único do artigo 2º, deve ser claramente expresso no campo “OUTRAS OBSERVAÇÕES” do quadro “2 IDENTIFICAÇÃO DO IMÓVEL” do Requerimento de Certidão de Uso de Solo anexo. Art. 12. Após o recebimento do requerimento, da cópia do IPTU e da taxa paga, será aberto e autuado o processo administrativo. DA TRAMITAÇÃOArt. 13. Concluídos os procedimentos de recepção do requerimento, o pedido será remetido à Secretaria de Obras.

Art. 14. Caso as atividades, empreendimentos e imóveis, objetos do requerimento, se enquadrem como situações comuns, devidamente regulamentadas, a Secretaria de Obras fará as pesquisas e diligências necessárias, emitirá a Certidão de Uso do Solo.

Art. 15. Caso o requerimento apresente características não comuns ou situações omissas, a Secretaria de Obras em conjunto com as Secretarias de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento elaborarão relatório conclusivo para a emissão da Certidão de Uso de Solo pela Secretaria de Obras. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS Art. 16. Na tramitação dos processos de emissão de Certidão de Uso do Solo será observada, rigorosamente, a ordem cronológica de autuação. Art. 17. Na implantação, modificação, ocupação de edificações e desenvolvimento de atividades objetos da Certidão de Uso de Solo devem ser observados dispositivos legais e normativos específicos.

Art. 18. Caso constatado por qualquer servidor da Prefeitura Municipal de Iperó o descumprimento ou inobservância da legislação pertinente ou qualquer problema de ordem ambiental ou processo judicial do interessado ou de sua empresa, a Certidão de Uso do Solo será imediatamente indeferida ou revogada, conforme o caso.

Art. 19. Esta Lei será regulamentada por Decreto do Poder Executivo.

Art. 20. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos à data de 05/03/2014, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ, 07 DE MARÇO DE 2014.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria, em 07 de março de 2.014.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Governo

LEI Nº 837, DE 07 DE MARÇO DE 2014.

“Altera a Lei Municipal nº 299, de 20 de fevereiro de 2.001 e dá outras providências”.

VANDERLEI POLIZELI, Prefeito Municipal de Iperó, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. O § 1º do artigo 1º da Lei Municipal nº 299, de 20 de fevereiro de 2.001 que “Institui a UFM – Unidade Fiscal do Município, como unidade de atualização monetária e dá outras

providências”, passará a vigorar com aseguinte redação:

§ 1º. A Unidade Fiscal do Município –UFM, será atualizada anualmente,através de Decreto Municipal, sempre nomês de dezembro utilizando-se do índiceIPCA/IBGE acumulado de dezembro ànovembro, ou outro índice que vier asubstitui-lo.

Art. 2º. Os demais artigos da LeiMunicipal nº 299, de 20 de fevereiro de2.001 permanecem inalterados.

Art. 3º. Esta lei entrará em vigor na datade sua publicação, revogadas asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ, 07 DE MARÇO DE 2014.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria, em 07 de março de 2.014.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Governo

LEI COMPLEMENTAR Nº 092, DE 07 DE MARÇO 2014.

“Dispõe sobre a alteração daredação dos artigos 42 e 43 da SeçãoI do Capítulo VIII da LeiComplementar nº 12, de 27 dedezembro de 2.005 e suasalterações e dá outras providências”.

VANDERLEI POLIZELI, PrefeitoMunicipal de Iperó, Estado de SãoPaulo, no uso de suas atribuiçõeslegais, FAZ SABER QUE A CÂMARAMUNICIPAL APROVOU E ELESANCIONA E PROMULGA ASEGUINTE LEI:Art. 1º. Os artigos 42 e 43 da SeçãoI do Capítulo VIII da LeiComplementar nº 12, de 27 dedezembro de 2005 (e suasalterações) passará a vigorar com aseguinte redação:

CAPÍTULO VIIIDas Jornadas De Trabalho

Seção IDa Composição das Jornadas deTrabalho Docente

Art. 42. A Jornada Semanal deTrabalho Docente é constituída por:

I – Horas-aula em atividadesregulares com educandos;

II – Horas de Trabalho PedagógicoColetivo (HTPC);

III – Horas de Trabalho Pedagógicoem Local de Livre Escolha doDocente (HTPL); e

Page 6: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com

IV – Horas de Trabalho Pedagógico Escolar (HTPE).

Art. 43. Os titulares de cargos docentes ficam sujeitos às seguintes jornadas de trabalho, conforme referências constantes da tabela anexa:

I – Docentes de Educação Infantil e Educação Básica I (1º ao 5º Ano) ficam sujeitos à jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais, sendo 20 (vinte) horas aula em atividade com educandos; 02 (duas) HTPC; 03 (três) HTPL, e 05 (cinco) HTPE.

II - Docentes de Educação Básica II (6º a 9º Ano) e Ensino Médio ficam sujeitos às seguintes jornadas de trabalho, conforme opção do profissional a cada ano letivo:

a) JORNADA REDUZIDA: 23 (vinte e três) horas-aulas semanais, sendo 15 (quinze) horas-aulas em atividade com educandos; 02 (duas) HTPC; 03 (três) HTPL; e 03 (três) HTPE.

b) JORNADA BÁSICA: 30 (trinta) horas-aulas semanais, sendo 20 (vinte) horas-aulas em atividade com educandos; 02 (duas) HTPC; 03 (três) HTPL; e 05 (cinco) HTPE.

c) JORNADA INTEGRAL: 36 (trinta e seis) horas-aulas semanais, sendo 24 (vinte e quatro) horas-aulas em atividade com educandos; 02 (duas) HTPC; 03 (três) HTPL; e 07 (sete) HTPE.

§1º. Na impossibilidade de constituição da jornada escolhida por falta de classes/aulas, o docente terá redução compulsória para a jornada imediatamente inferior, no mínimo para a Jornada Reduzida.

§2º. Quando o número de aulas da jornada escolhida não for divisível pelo número de aulas previstas na grade do componente curricular do docente, será acrescida à referida jornada 01 (uma) hora-aula em atividade com os educandos.

§3º. O valor da referência dos docentes será correspondente a jornada escolhida por ele aplicando-se para tanto o valor da hora-aula.

Art. 2º. Os demais artigos permanecem inalterados.

Art. 3º. As despesas decorrentes com a execução da presente Lei correrão por conta de verbas orçamentárias próprias ou suplementadas, caso necessário.

Art. 4º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos à 01/02/2013, revogando as disposições em contrário, em especial os artigos 42 e 43 da Seção I do Capítulo VIII da Lei Complementar nº 012, de 27 de dezembro de 2.005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ, 07 DE MARÇO DE 2014.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria, em 07 de março de 2.014.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Governo

Page 7: Dia Internacional da Mulher - ipero.sp.gov.br · Houve festa também nas creches ... Educação Infantil. A assinatura de renovação aconteceu no gabinete do paço municipal, com