dia do idoso · 2020. 10. 9. · deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. to-dos...

4
CÁSSIA | MINAS GERAIS - ANO 105 - 09 DE OUTUBRO de 2020 - EDIÇÃO Nº 4.738 - | REGISTRADO NO DNI Desde 1915 www.cassia.mg.gov.br O JORNAL DOS CASSIENSES A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Ha- bitação, por intermédio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Espe- cializado em Assistência Social), felicita todos os idosos por seu dia celebrado no último dia 01 de outubro. A velhice é uma fase da vida que merece respeito, pois cada idoso carrega consigo suas bagagens emocionais e expe- riências que em muito contribuem para a sociedade. Lembre-se: Respeite os idosos, você também será idoso um dia; Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To- dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também; Lute para garantir os direitos dos idosos, denuncie casos de violência e negligência. Ame e respeite aqueles que já fizeram muito por você. A Prefeitura em conjunto com a Secre- taria Municipal de Saúde divulgou na tarde do último dia 05 de outubro, segunda-feira, o decreto nº 148/2020 que regulamenta a prorrogação e suspensão das aulas presen- ciais em escolas e creches públicas e parti- culares do município até o dia 31/12. A iniciativa é vista como mais uma me- dita adotada na contenção ao Covid-19 em nossa cidade e segue as orientações estabe- lecidas pelo programa Minas Consciente que orienta o retorno das aulas somente após 28 dias consecutivos na onda verde. Decreto prorroga suspensão das aulas Dia do Idoso Começou nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Campanha de Vacinação con- tra a Poliomielite para crianças de até 5 anos de idade. A mobilização vai até 30 de outubro. Os órgãos de saúde alertam que a po- pulação deve procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois a va- cina é de extrema importância para man- ter as crianças imunes à doença. Também a partir de segunda-feira ini- ciou-se a campanha nacional de multi- vacinação. Crianças e adolescentes me- nores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer va- cina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vaci- nação. No público-alvo desta campanha estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças de até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal anotado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de refor- ço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crian- ças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público. Doença A poliomielite também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo polioví- rus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros infe- riores, ou até mesmo à morte. A vacina- ção é a única forma de prevenção.

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia do Idoso · 2020. 10. 9. · Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To-dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também; Lute para garantir os direitos

CÁSSIA | MINAS GERAIS - ANO 105 - 09 DE OUTUBRO de 2020 - EDIÇÃO Nº 4.738 - | REGISTRADO NO DNI

Desde 1915 www.cassia.mg.gov.brO JORNAL DOS CASSIENSES

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Ha-bitação, por intermédio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Espe-cializado em Assistência Social), felicita todos os idosos por seu dia celebrado no último dia 01 de outubro.

A velhice é uma fase da vida que merece respeito, pois cada idoso carrega consigo suas bagagens emocionais e expe-riências que em muito contribuem para a sociedade.

Lembre-se:Respeite os idosos, você também será idoso um dia;Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To-

dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também;Lute para garantir os direitos dos idosos, denuncie casos

de violência e negligência.Ame e respeite aqueles que já fizeram muito por você.

A Prefeitura em conjunto com a Secre-taria Municipal de Saúde divulgou na tarde do último dia 05 de outubro, segunda-feira, o decreto nº 148/2020 que regulamenta a prorrogação e suspensão das aulas presen-ciais em escolas e creches públicas e parti-culares do município até o dia 31/12.

A iniciativa é vista como mais uma me-dita adotada na contenção ao Covid-19 em nossa cidade e segue as orientações estabe-lecidas pelo programa Minas Consciente que orienta o retorno das aulas somente após 28 dias consecutivos na onda verde.

Decreto prorrogasuspensãodas aulas

Dia do Idoso

Começou nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Campanha de Vacinação con-tra a Poliomielite para crianças de até 5 anos de idade. A mobilização vai até 30 de outubro.

Os órgãos de saúde alertam que a po-pulação deve procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois a va-cina é de extrema importância para man-ter as crianças imunes à doença.

Também a partir de segunda-feira ini-ciou-se a campanha nacional de multi-vacinação. Crianças e adolescentes me-nores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer va-cina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vaci-nação.

No público-alvo desta campanha estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças de

até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal anotado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de refor-ço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crian-ças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

DoençaA poliomielite também chamada de

pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo polioví-rus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros infe-riores, ou até mesmo à morte. A vacina-ção é a única forma de prevenção.

Page 2: Dia do Idoso · 2020. 10. 9. · Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To-dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também; Lute para garantir os direitos

Direção e Jornalista Responsável:Luciene Garcia - MTB/MG 419Diagramação: Lucas PampaniniImpressão: DigitalPrefeitura Municipal de CássiaFone (35) 3541-5700

Registrado no DNI

EXPEDIENTE

2 CÁSSIA | MINAS GERAIS | 09 DE OUTUBRO DE 2020

Outubro Rosa: Prevenir é uma das melhoresformas de lutar!

História Iniciado nos Estados Unidos na dé-

cada de 90 com campanhas isoladas, o Outubro Rosa ganhou força somente após aprovação do Congresso Ameri-cano, que reconheceu o mês de outu-bro como o mês da prevenção contra o câncer de mama. No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outu-bro de 2002, quando o Obelisco do Ibi-rapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em vá-rias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os princi-pais monumentos com a cor rosa du-rante a noite.

Câncer de Mama - O que você pre-cisa saber

• O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulhe-res no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% de novos casos da doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

• Apesar de ser uma doença grave,

a chance de cura é maior se detectada na fase inicial, quando ainda não está palpável. A única forma de identificar nessa fase é pela mamografia. Mulheres acima de 50 anos são as mais atingi-das. Por isso, os exames para rastrear o câncer de mama devem ser feitos com maior frequência a partir dessa idade.

Dúvidas Frequentes

O que é Câncer de Mama?É uma doença causada pela multipli-

cação desordenada e irregular de célu-las da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros evoluem len-tamente, isso se deve às características de cada tumor.

Câncer de Mama tem cura?Sim. Em alguns casos, tem controle

devendo ser tratado como uma doença crônica que necessita acompanhamen-to médico. Quanto menor o tumor no momento do diagnóstico, maiores as chances de cura.

Como prevenir o Câncer de Mama?• Alimentação saudável• Consumir frutas e verduras

• Evitar bebidas alcoólicas • Combater o tabagismo• Manter o peso corporal adequado • Praticar atividade física regular-

mente

Sinas e Sintomas • Retratação da pele da mama ou

mamilo.• Ferida no mamilo.• Nódulo na axila (ínguas).• Saída de líquido sanguíneo.

Informações úteis O direito fundamental à informação

em saúde é assegurado pela constitui-ção. O paciente munido de conheci-mento adequado pode exercer sua ci-dadania fazendo valer e reivindicando direitos.

Direito à mamografia: o paciente tem o direito ao exame independente da idade, para avaliação e indicação de exames complementares.

Reconstrução da Mama: os pacien-tes que passam por mastectomia podem fazer a cirurgia plástica para a recons-trução da mama pelo SUS.

Fonte: Cartilha Amigos do HC

Somente os especialistas no assunto perceberam que as abelhas estão desa-parecendo. Hoje virou preocupação mundial. Um estudo recém-publicado por cientistas da Imperial College London (do Reino Unido), constataram que as abelhas estão desenvolvendo dependência por um agrotóxico neonicotinoides levando-as à morte. Por conta do risco para as abelhas alguns agrotóxicos estão proibidos na União Europeia. Infelizmente, aqui no Brasil esses venenos são usa-dos em larga escala em pulverizações aéreas e terrestres.

Em São Paulo e Santa Catarina pesquisas já denunciaram o declínio de colô-nias de abelhas devido a aplicação em lavouras desses venenos. Toda planta que dá flor precisa de abelhas para a polinização. Sem abelhas vão desaparecer as fru-tas e legumes da nossa mesa. As abelhas contribuem, também, para a manutenção das florestas, 78% a 90% da vegetação dependem de polinização desses insetos.

Os agrotóxicos são os grandes vilões desse desastre ecológico. O herbicida Gli-fosato colocou a Monsanto numa enxurrada de processos judiciais, devido a mui-ta gente (inclusive muitas crianças) contaminada por esse veneno.

E as abelhas estão aí pedindo socorro. Elas não podem processar seus agresso-res. E nós, seres humanos “muito ocupados”, não temos tempo para elas. Escuto muitos cínicos e ignorantes exclamarem essa frase: “Tô nem aí, eu não gosto de mel!...” Sei que não podemos lutar contra as poderosas empresas fabricantes desses venenos. Não podemos mudar a cabeça dos grandes aplicadores desses produtos. Não podemos mudar a cabeça de governantes que só importam com recordes da produção agrária. Quem sabe poderíamos mudar a cabeça de nossos fazendeiros. Que tal plantarem nas suas imensidões de pastos de braquiária e outras forragei-ras, mudas de árvores frutíferas variadas com distanciamentos possíveis? Deixar moitas de assa-peixe nas beiradas das cercas? Plantar ingazeiros na beirada de seus açudes? Meu avô (João Gonçalves) e o Sr. Antenor Machado faziam isso. Todas as sedes das fazendas eram rodeadas de árvores frutíferas. As casas dos colonos, mesma coisa. Nos cafezais poderia plantar árvores frutíferas no meio (como que-bra-vento). O governo poderia ajudar. Isso é dar opções para as abelhas.

João Batista Pinto. 05/10/2020.

As abelhas pedem socorro

07 de OutubroDia do Compositor Brasileiro

Comemorado no dia 7 de outubro, o dia do compositor brasileiro celebra a di-versidade de nossa música e nomes como Heitor Villa-Lobos, Chico Buarque, Gonzaguinha, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Alceu Valença, Cartola, Noel Rosa, Ivan Lins, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil e tantos outros.

Referência musical, Cássia sempre foi berço de grandes instrumentistas, can-

tores e compositores que levaram e con-tinuam a levar o nome de nossa cidade para todo Brasil.

Na opinião do compositor cassiense Luiz Silva a data é importante para des-tacar os responsáveis pela criação musi-cal, os quais, não raro, caem no esque-cimento até mesmo pelos executores de suas obras.

De acordo com o Deputado João Paulo da Cunha na justificativa de seu projeto de Lei nº 5.985, é de suma im-portância que o papel do compositor seja reconhecido profissionalmente na socie-dade. O compositor é peça fundamental na formação cultural de um povo. Ele ajuda a definir épocas, tendências, lin-guagem, abre pauta de discussões moral, conceitual, filosófica e retrata realidades e utopias.

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização internacional sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Page 3: Dia do Idoso · 2020. 10. 9. · Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To-dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também; Lute para garantir os direitos

CÁSSIA | MINAS GERAIS | 09 DE OUTUBRO DE 2020 3

192 FÁCIL

9 de OutubroDia do Atletismo

Nesta sexta-feira, 09 de outubro é comemorado o dia do atletismo. A data homenageia uma das práticas es-portivas mais antigas do mundo que surgiu na Grécia Antiga por volta de 776 a.C nos primeiros jogos olímpi-cos.

Apesar de ser considerado um dos esportes mais antigos da humanidade, sua história no Brasil é recente, ape-nas na década de 10 do século passado surgiram às primeiras provas em ter-ritório nacional. Entre elas, a tradi-cional prova de São Silvestre, a mais famosa das competições de atletismo realizada em solo brasileiro que reúne milhares de competidores, sendo rea-lizada sempre no dia 31 de Dezembro na cidade de São Paulo.

Representante do atletismo cas-siense, José Cássio da Costa relata

que os benefícios são enormes, tanto físico quanto mental, mas faz um aler-ta a quem quer iniciar tal modalidade, procurem um médico , é fundamental fazer toda bateria de exames necessá-rias antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.

Ainda segundo Cássio, a data se faz importante para lembrar a sociedade da relevância não somente do atle-tismo, mas de qualquer esporte para a saúde.

José Cássio Costa - Números • 1º no ranking mundial de corri-

da 48 horas desde 2017• 1º no Ranking Brasileiro• 1º Ranking Mundial • 5º no geral corrida 1000 km •1º faixa-etária 60/70 anos 48 ho-

ras

Disponível para celulares com o sistema Android ou IOS , o aplicativo “192 fácil” foi desenvolvido no intuito de facilitar e agilizar o acionamento do Samu para o socorro de pacientes.

Sua utilização é prática e fácil. Basta o usuário baixa-lo gratuitamente pelo App Store ou no Google Play, cadastrar o seu nome, a data de nascimento, telefones e locais favoritos, como casa e trabalho. Depois dessas informações preenchidas, é preciso somente acionar o aplicativo e ligar para o 192 através do mesmo que todas as informações cadastradas já serão carregadas na tela da central de regulação que realiza o atendimento. Além disso, é possível enviar a sua localização, via GPS informando o local exato da ocorrência, o que é ideal para a população rural que tem wi-fi , mas não tem sinal de operadora.

De acordo com o Secretário Executivo do Consórcio CISSUL SAMU, Jo-vane Ernesto Constantini o aplicativo pretende diminuir o tempo resposta das ocorrências em até 30 segundos, agilizando de maneira significativa o atendi-mento da população sul-mineira.

Fonte: CISSUL

Page 4: Dia do Idoso · 2020. 10. 9. · Deixe de lado o estereótipo de que o idoso é incapaz. To-dos podem e têm direito a educação, cultura e lazer também; Lute para garantir os direitos

4 CÁSSIA | MINAS GERAIS | 09 DE OUTUBRO DE 2020

Saiba o que é Pix e como utilizar o serviço

Eleições 2020 - Entenda o que fazem os prefeitos

O que é Pix?É um novo serviço financeiro cria-

do pelo Banco Central, que será lan-çado em novembro de 2020, no qual transferências e pagamentos serão efetivados em tempo real, ainda que ocorram entre instituições financeiras diferentes. O Pix é mais um meio de pagamento, como TEV, TED/DOC, boletos e cartões de pagamento (dé-bito, crédito e pré-pago) e se destaca entre os demais serviços pela comodi-dade, simplicidade e economia. Estará disponível 24h por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, o

destinatário poderá ser identificado com apenas uma informação – cha-mada de chave Pix – e entre os clien-tes PF, não haverá cobrança de tarifas.

O que é “chave Pix”? São dados que podem identificar o

cliente e que serão vinculados à conta corrente ou poupança, em substitui-ção aos dados bancários, facilitando a jornada do usuário para os serviços de transferência e pagamento. As chaves Pix podem ser: • CPF/CNPJ; • Ce-lular; • E-mail; • Chave aleatória - número aleatório gerado pelo sistema,

para quem não quiser informar os outros da-dos cadastrais. O ca-dastramento das cha-ves Pix é fundamental para que o cliente possa realizar transa-ções de forma simples e ágil. O cliente que não vincular as cha-ves à conta bancária, também poderá en-viar ou receber transações pelo Pix, mas terá que continuar informando todos os dados bancários, a exemplo

do que ocorre para as transferências tradicionais de TED e DOC.

Fonte: FAQ/Pix

Você sabe o que faz um prefeito? Repre-sentante máximo do Poder Executivo muni-cipal, é ele quem comanda a administração da cidade e é o responsável pela gestão dos serviços públicos do município como edu-cação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros.

Muitas dessas políticas são executadas em parceria com o governo do estado e com o federal, por isso são frequentes as dúvidas sobre a responsabilidade dos prefeitos , espe-cialmente em áreas como saúde, educação, assistência social, saneamento. Também en-tram nessa lista temas como mobilidade ur-bana e segurança pública, que cada vez mais têm destaque nas campanhas eleitorais dos municípios.

Às prefeituras cabe essencialmente cui-dar de programas de assistência social, da limpeza das ruas, coleta de lixo, do transpor-

te público, assim como debater e definir, em conjunto com a Câmara de Vereadores, o zo-neamento urbano da cidade. Eventualmente, a depender do interesse, os municípios po-dem assumir os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

Educação e saúdeNo caso da educação, a responsabilidade

dos municípios se dá na garantia da educa-ção infantil e do ensino fundamental. Na saúde, as prefeituras precisam garantir os serviços de atenção básica. Os prefeitos tam-bém criam políticas de saúde e colaboram com a adoção das políticas nacionais e esta-duais, aplicando recursos próprios (mínimo de 15% de sua receita) e os repassados pela União e pelo estado.

VerbaPara cumprir essa lista de responsabilida-

des, as prefeituras obtêm suas verbas prin-cipalmente por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS). Os governos do estado e federal também fazem repasses para com-plementar os cofres municipais. Em geral, a ajuda dos governos estadual e federal ocorre por meio de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e a implantação de programas sociais.

Onde gastarDecidir onde vai ser aplicado o dinheiro

arrecadado é uma tarefa do prefeito, que pre-cisa ser aprovada pela Câmara de Vereado-res. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irre-gularidades, deve encaminhar denúncia ao

Ministério Público ou à Câmara Municipal.

Vice-prefeitoAo vice-prefeito cabe auxiliar nas de-

mandas do prefeito, seja no gerenciamento, definindo diretrizes, ou representando-o em eventos, por exemplo. É muito comum que o prefeito precise se ausentar para cumprir alguns compromissos fora do município. Quando isso acontece, é atribuído ao vice--prefeito as responsabilidades do Executivo municipal.

Em algumas ocasiões em que o prefeito estiver impedido ou afastado e seu vice, por qualquer motivo, não puder assumir, as de-mandas desses políticos passam a ficar sob a tutela do parlamentar, no caso vereador, que estiver como presidente da Câmara Mu-nicipal.

•Fonte: Agência Brasil