dia do consumidor - jornal semanal

4

Click here to load reader

Upload: ladyshow

Post on 06-Jun-2015

551 views

Category:

Health & Medicine


7 download

DESCRIPTION

Meu artigo sobre Dia do Consumidor para Jornal Semanal da Johnson & Johnson

TRANSCRIPT

Page 1: Dia do Consumidor - Jornal Semanal

Semana de 15 a 21 de março de 2007 I Ano XXI I nº 967

e repente, entre as máquinas,surgem funcionários fantasia-dos, com cornetas, pulando, sor-

rindo, e, apesar de parecer uma brinca-deira, neste instante começam a ser ava-liados itens importantes junto da célulaescolhida: a ART está atualizada? O pos-to de trabalho está limpo e organizado?E muitas outras perguntas que englobammeio ambiente, TPM, OEE, Qualidade, Se-gurança, etc. vão surgindo.

Para dinamizar os treinamentos, umgrupo organizou uma “corrida”, que lem-bra os joguinhos em que os participan-tes, ao acertarem as questões, vão pulan-do “casas”, sofrendo “punições” (o jogadordeve voltar três casas), ou ganhando re-compensas (você pode saltar mais cincocasas). Tudo na maior animação.

“Com alegria, liberdade, descontração,a equipe idealizou o jogo, desenvolveuas regras e as questões. As células enfren-tam desafios para obter as maiores pon-tuações e têm que ‘pagar mico’ algumasvezes. Um ambiente feliz não se impõe,ele tem que ser construído no dia-a-dia.A “Corrida Maluca” é mais uma das for-mas que encontramos para consolidar onosso slogan ‘Seja feliz, você está em Ta-pes’, buscando fazer do resultado umaconseqüência do nosso ambiente de tra-balho”, comenta Francisco Lombardi, Chi-quinho, gestor da fábrica.

Integração – O grupo responsável pelaorganização do jogo é formado por Adal-berto Furst, Nellis Oliveira, Reinaldo Quei-roz, Eli Campos, Regis Oliveira, ReginaldoBeiro, Rodrigo Costa, Ulisses Gonçalves,Juliano Miranda e Francisco Lombardi.

O coordenador de manufatura Julia-no Miranda observou que o jogo inte-grou a fábrica. “É uma competição sau-dável. De forma descontraída as pessoasvão aprendendo. ”

Regis faz parte da célula piloto emTPM, que conta com 12 integrantes porturno. “O jogo é muito interessante por-que integrou a célula e nos incentivou aaplicar as ferramentas do TPM.”

CORRIDA AGITA TAPESA FÁBRICA DE TAPES INOVA AO CRIAR �CORRIDA MALUCA� PARA TREINAMENTO

D

Eli aponta o maior comprometimen-to das pessoas como o ponto alto da ati-vidade. Reginaldo já se diverte com o fatode que as pessoas passaram a cobrar aatuação do outro para que a equipe nãoperca pontos. Então, é importante estarafiado na hora de responder às questões.

Adalberto diz que ninguém quer ficarpara trás na disputa. “Através da brinca-deira, estamos alavancando o processoTPM.” Para Rodrigo, “com a brincadeira, afábrica ganha e a gente ganha”. Nellisacredita que a competição faz com quehaja maior integração e aumenta o sen-timento de propriedade da máquina.Quanto a Ulisses, ele diz que a “corrida”faz com que se atualizem os pequenosdetalhes nas células. Reinaldo destacaque o clima na fábrica sempre foi muitobom. “Mas o jogo permite que a gentequeira ir mais fundo em busca de infor-mações”, completa.Equipe responsável pela organização da “corrida maluca”

A alegriaune todaa fábrica

FOTOS ANDRÉ TOMINO / TEXTUAL

Page 2: Dia do Consumidor - Jornal Semanal

2 JORNAL SEMANAL / JOHNSON & JOHNSON 15 A 21 DE MARÇO DE 2007

Conselho Editorial - Simone Beier (Profissionais)• Andrea Corbioli (Consumidor) • Fernando Marques (Janssen-Cilag)

Assessoria Editorial - Textual Comunicação IntegradaEditora Responsável - Gisela Alves Natal (MTb 13.416)

Colaboradores - André Tomino (fotos)

• Carlos Eduardo Toledo (editoração eletrônica)

JORNAL SEMANAL é o órgão informativo da Johnson & Johnson. Circula às quintas-

feiras no parque industrial de São José dos Campos (SP) e na unidade de Gerivatiba (SP).Correspondências devem ser enviadas, aos cuidados do editor, para: Rodovia PresidenteDutra, km 154, São José dos Campos/SP (CEP 12237-350), sob o título "Jornal Semanal".Para falar com a Redação, disque (0xx12) 3932-3291 (chamadas externas) ou ramal 3291.Impresso por JAC Gráfica e Editora Ltda. Tiragem: 5.500 exemplares.

(*) Marcas das Companhias Johnson & Johnson • Filiado à Aberje

Impresso em papel 100% reciclado

COMEMORAÇÃO

Funcionárias são presenteadas

Homenagem ao consumidor

15 DE MARÇODia Internacional da Mulher, 8 de março, foicomemorado de modo especial em São José dos

Campos e São Paulo. A Neutrogena* entregou ro-sas vermelhas a todos as mulheres. Silvia Apareci-da Vieira, da Fábrica de Fio Dental, gostou da sur-presa. “Adorei ser lembrada.” Edivane Alves, daFábrica de Preservativos, diz que “foi uma formamuito delicada de nos homenagear”.

O Centro de Serviços de Recursos Humanos tam-bém homenageou as mulheres com a entrega de umadeliciosa trufa de chocolate. Sabrina Cabral e Ed-néia Aparecida dos Santos, ambas do Toucador,receberam o chocolate e ficaram contentes com ahomenagem. Para elas, foi uma atitude carinhosa ede consideração com as mulheres.

No parque e em São Paulo houve outras home-nagens como o envio de cartões eletrônicos de feli-citações pelo dia.

m 15 de março de 1962 o pre-sidente dos Estados Unidos daAmérica, John Kennedy, insti-

tuiu o Dia Mundial dos Direitos doConsumidor, através de uma mensa-gem especial enviada ao CongressoAmericano sobre proteção aos interes-ses dos consumidores, inaugurando oconceito dos direitos do consumidor.

São quatro os direitos fundamen-tais do consumidor. O Direito à Segu-rança — contra a comercialização dosprodutos perigosos à saúde e à vida.O Direito à Informação — aspectosgerais da propaganda e a necessida-de das informações sobre o próprioproduto. O Direito à Opção — comba-te aos monopólios e às leis não vigen-tes. O Direito a ser Ouvido — conside-rar os interesses dos consumidores nahora de elaborar políticas governa-mentais e de procedimentos de regu-lamentação.

O Dia Mundial dos Direitos doConsumidor foi comemorado pela pri-meira vez no dia 15 de março de 1983.Após dois anos a Assembléia Geral dasNações Unidas (ONU) reconheceu sualegitimidade internacional de acordocom suas diretrizes.

O Serviço de Atendimento aoConsumidor (SAC) começou de ma-neira muito tímida na década de 80,mas com a mudança de cenário origi-nada pela aprovação do Código de De-fesa do Consumidor em 1991, esse ser-viço começou a crescer, pois as empre-sas perceberam a grande responsabi-

lidade e a importância de interagircom os consumidores.

No entanto, antes mesmo das em-presas desenvolverem um serviço ex-clusivo de atendimento, a Johnson &Johnson já utilizava essa ferramentadesde a sua instalação no Brasil em1933, introduzindo o primeiro absor-vente descartável no mercado – Mo-dess* — um produto que revolucio-nou o comportamento da mulher bra-sileira em uma época marcada por ta-bus e preconceitos sobre menstrua-ção.

O que parecia obstáculo para omercado, a Johnson & Johnson enxer-gou como uma oportunidade para in-formar e orientar suas consumidorase, com isso, conquistou sua confiançaestabelecendo uma forte relação atra-vés de um programa de educação compropagandas discretas, como a criaçãode uma personagem chamada AnitaGalvão, que se tornou uma espécie deconselheira ao abordar, de maneirasutil e delicada, o tema menstruação.Durante muito tempo esse canal decomunicação foi o centro das atençõespara mulheres de toda parte do Brasilque, carentes de informação, escrevi-am longas cartas pedindo conselhosíntimos, folhetos educativos, bemcomo amostras em cupons impressosnos anúncios.

Ao longo dos anos o até entãochamado Serviço de Atendimento aoConsumidor (SAC) evoluiu e foi alémde sua missão de atender com exce-

lência às necessidades de seus consu-midores ao promover ações de relaci-onamento e troca de experiênciascom seu público – tornando-se umaCentral de Relacionamento com oConsumidor – CRC. “Atualmente o CRCrecebe cerca de 15 mil contatos pormês sobre os mais variados assuntos.E todas essas informações espontâne-as dos consumidores contribuem parao aperfeiçoamento contínuo de nos-sos produtos e serviços. Além disso, acada contato temos a oportunidadede oferecer a melhor experiência pos-sível com a empresa. Tanto é verdadeque a nossa pesquisa de satisfaçãoaponta um índice de mais de 94% deaprovação do nosso trabalho”, come-mora Luciene de Fábio, coordenadorado CRC.

Neste ano, o CRC preparou umamensagem que será enviada hoje (15de março) a todos os consumidores ca-dastrados na base de dados, especial-mente em homenagem a essa data:“Nós, do CRC, demonstramos no dia adia o grande respeito que a Johnson &Johnson tem pelo consumidor, e nestedia, que é um marco na história da evo-lução dos diretos do consumidor, que-remos deixar nossa carinhosa homena-gem a todos vocês, consumidores quenos inspiram a melhorar cada vez mais”.

n Colaboração de Elaine Rodrigues, daCentral de Relacionamento com oConsumidor (CRC)

o dia 25 de março, às 9h,em Lorena, acontecerá a

14ª caminhada da CampanhaRio Vivo. A saída será da praçaArnolfo de Azevedo. A iniciati-va é da Band Vale e da 975 e con-ta com o apoio da J&J. As inscri-ções são gratuitas e podem serfeitas pelo site www.tvbandvale.com.br. Os primeiros inscritosganharão uma camiseta.

Duva Brunelli, gerente de Sa-úde, Segurança e Meio Ambien-

Caminhada para salvar o riote do GPSG Brasil, faz parte doComitê de Bacias do rio Paraíbado Sul. Há algum tempo a Fiespo indicou como representantedas indústrias no grupo de Edu-cação Ambiental. “A Band Valeelaborou o projeto Rio Vivo e elefoi aprovado pelo comitê pois,entre outros motivos, é uma ati-vidade que envolve a comuni-dade de todo o Vale do Paraíba.A Johnson foi convidada a apo-iá-lo e as nossas companhias

passaram a incentivar váriasações para alertar a comunida-de sobre a necessidade de pro-teger o rio Paraíba do Sul. Valesalientar que o apoio a este pro-jeto faz parte do plano de inte-ração com a comunidade, deno-minado Conservation Commu-nity Outreach”, explica Duva.

COMUNIDADE

E

N

Funcionárias receberam rosas vermelhas

Sabrina recebeu uma deliciosa trufado Centro de Serviços de Recursos Humanos

O

FOTOS ANDRÉ TOMINO / TEXTUALFOTO CEDIDA

Page 3: Dia do Consumidor - Jornal Semanal

15 A 21 DE MARÇO DE 2007 JORNAL SEMANAL / JOHNSON & JOHNSON 3

RECONHECIMENTO

Embanews premia J&JEmbalagens do Sundown* e Crescidinhos são premiadas

RECURSOS HUMANOS

J&J faz parceriainédita comsindicato

Johnson & Johnson, através da área derelações sindicais do Centro de Servi-

ços de RH, promoveu uma parceria inéditacom o Sindicato dos Comerciários de SãoPaulo. A J&J apoiou a realização da 12ª Cam-panha Verão Sem Aids com a doação de 21mil preservativos, que compuseram kits commateriais explicativos. A distribuição ocor-reu durante os sábados que antecederam oCarnaval, nas praias da cidade de PraiaGrande, litoral sul de São Paulo.

“O Sindicato dos Comerciários de SãoPaulo atua no ‘Verão Sem Aids’ há quatroanos num trabalho de conscientização no li-toral de São Paulo e teve como parceira a J&Jna distribuição de camisinhas, uma forma deprevenir as pessoas do vírus da Aids”, afir-ma Ricardo Patah, presidente do Sindicato.

“Com essa iniciativa, a Johnson demons-tra que está disposta a cooperar com entida-des em ações que estejam alinhadas com aproposta da empresa e que venham ao en-contro dos princípios do Nosso Credo”, afir-ma Alexandre Carvalho, assessor de RH.

A campanha teve início em 27 de janeiro eprosseguiu nos dias 28 de janeiro, 3, 4, 11,17, 18, 19 e 20 de fevereiro. A abertura dacampanha foi feita na presença de váriasautoridades da região, que elogiaram a ini-ciativa do sindicato e de seus parceiros.

A campanha atingiu a população da cida-de e os inúmeros turistas de várias regiões dopaís, o que ajudou a disseminar informaçõessobre a prevenção da doença.

Jontex* fez parte dos kits distribuídos na praia

A

Departamento de Embalagem da J&J estáduplamente de parabéns. Duas embala-gens de produtos da J&J foram reconhe-

cidas pela revista Embanews, que é a responsá-vel pelo Prêmio Brasileiro de Embalagem, e rece-berão o troféu Embanews 2007. Os troféus serãoentregues no dia 4 de maio, no Clube AtléticoMonte Líbano, em São Paulo.

As embalagens premiadas foram a de Sundo-wn* Kids, na categoria Design / Programaçãovisual da embalagem, e Kit Johnson’s Crescidi-nhos*, na categoria Marketing / Case de produtodiferenciado pela embalagem.

As embalagens vencedoras serão expostas nasvitrines do estande da revista Embanews, na Bra-silplast, de 7 a 11 de maio, e também serão mos-tradas na Cosmoprof Cosmética, de 28 de setem-bro a 1º de outubro. As feiras serão realizadas noParque de Exposições do Anhembi, em São Pau-lo.

Sidnei Dal Gallo, engenheiro do Desenvolvi-mento de Embalagens, explica que a linha deembalagens de Sundown* foi totalmente redese-nhada para o verão especialmente para atenderàs necessidades específicas dos consumidores.Dentre as principais necessidades identificadas,destaca-se a mudança da tampa flip-top quepossibilita deixar o produto de “cabeça para bai-xo”, proporcionando ao consumidor maior apro-veitamento do produto. O design do frasco tam-bém foi alterado buscando maior conforto e co-modidade no uso do produto.

A linha Sundown* Kids destaca-se por seuvisual e design. A embalagem premiada foi de-senvolvida focando a diversidade de cores e cria-ção de grafismos mais chamativos. Destaca-se aadoção de “characters” (bichinhos) na rotulagemda linha, proporcionado maior modernidade eatratividade do produto no ponto-de-venda.

Paloma Santos, estagiária do Desenvolvimen-to de Embalagens, diz que a J&J iniciou a vendade gifts, entre elas a linha Sundown* Kids, há

pouco mais de um ano, e, desde então, vem apre-sentando sensível crescimento nas vendas.

O objetivo dos gifts é oferecer ao consumidoruma opção de presentear alguém em ocasiões es-peciais, e para isso suas embalagens devem pos-suir um design exclusivo que assegure sofistica-ção e diferencial.

“O sucesso nas vendas dos kits vem crescendoem um ritmo bastante acelerado. Por isso, esta-mos antecipando o planejamento e os novos de-senvolvimentos para garantir ao mercado produ-tos inovadores e bastante diferenciados. O apren-dizado dos anos anteriores tem sido determinan-te para alcançarmos esses excelentes resultadose para sustentarmos o sucesso da linha”, afirmaPaloma.A distribuição ocorreu em Praia Grande

Sidnei e Paloma com as embalagens premiadas pela revista Embanews

Sundonw* venceu na categoria Design

Kit ganhou na categoria Marketing

O

FOTOS CEDIDAS

FOTOS ANDRÉ TOMINO / TEXTUAL

Page 4: Dia do Consumidor - Jornal Semanal

4 JORNAL SEMANAL / JOHNSON & JOHNSON 15 A 21 DE MARÇO DE 2007

OS ANÚNCIOS ESTÃO NA INTRANET

EVENTO INTERNACIONAL

om a finalidade de trocar informações en-tre as companhias sobre o gerenciamentode registros e documentos, ocorreu nos

dias 25 e 26 de janeiro, em Miami, Estados Uni-dos, a 2ª Conferência Regional do ILMW (Infor-mation Lifecycle Management Worldwide), pro-cesso mundial da J&J para o gerenciamento dociclo de vida das informações da Companhia. AJJPP foi representada por Ana Lucia Maida, su-pervisora de registros e informações. Helton An-drade e Patrícia Vicinelli, da área de ControlesInternos, foram os representantes da Consumi-dor e da Janssen-Cilag.

Durante o evento, os participantes puderamconhecer como outras companhias da região ad-ministram seus registros, além de participar depalestras sobre soluções e aspectos que envolvemo Gerenciamento de Registros, como por exem-plo, o impacto nas questões legais da Companhia.Ana Lucia e Helton são os representantes do Bra-sil no Conselho para a América Latina do ILMWe fizeram parte da comissão organizadora da con-ferência. Eles fizeram uma apresentação sobre oserviço prestado pela Iron Mountain, parceirapara o gerenciamento de documentos na J&J.

Conferênciadiscute o controlede registros

Patrícia, Wanda (Porto Rico), Ana Lúcia e Helton durante a conferência nos Estados Unidos

C

PRODUTOS

Band-Aid* Homem-Aranha é o mais novoitem da linha de curativosdecorados da marca queé líder de mercado com67% de participação. Li-cenciado pela Marvel Co-mics, o personagem vaiestampar as tiras deBand-Aid* na versão decaixa com 25 curativos dedois tamanhos diferentes— 10 tiras em tamanho regular e 15 mini-tiras – enove estampas variadas.

Criado nos anos 60 pelo consagrado cartunistaStan Lee, o Homem-Aranha é considerado o perso-nagem mais popular da Marvel Comics. O novo itemchega para reforçar a imagem da marca e gerar cres-cimento de Band-Aid* no segmento de curativosdecorados, categoria também liderada pela marca.“Band-Aid* ainda não tinha um personagem quese aproximasse de crianças e adultos do sexo mas-culino e o lançamento do terceiro filme da sérieHomem-Aranha, em maio de 2007, estimula o inte-resse pelo personagem”, diz Ricardo Campanário,gerente de marketing de Band-Aid* no Brasil.

Homem-Aranha estánas tiras de Band-Aid*

ais do que um simples hidratante, Johnson’s* Sof-tglow Toque de Luminosidade é um hidratante

que já vem com o sol. Novidade para aqueles que que-rem sentir o verão na pele o ano todo, sua fórmula iné-dita contém agente bronzeador que age com os amino-ácidos presentes na superfície da pele e dá gradualmen-te um bronzeamento com um tom natural e uniforme,mesmo sem a exposição solar.

Ao cuidar e hidratar diariamente a pele, o novo pro-duto proporciona uma cor saudável de verão sem sur-presas desagradáveis. Inicialmente imperceptível, a mu-dança na tonalidade da pele é visível após três a quatrodias de uso, devido à concentração balanceada do prin-cipio ativo da loção, o DHA (Dihidroxiacetona). Quandoo produto é aplicado uniformemente sobre o corpo, commovimentos suaves, o DHA se liga a aminoácidos, for-mando um composto de nome melanóide, que tem umacor marrom-claro. Com efeito gradual, a pele ganha otom dourado esperado e sem manchas.

Há uma loção específica para peles claras e outra parapeles morenas, com diferentes concentrações de DHA,ideal para a tonalidade de cada tipo de pele. Sucessoabsoluto na Europa, a loção foi eleita o produto do anona Inglaterra e vende seis vezes mais que o segundocolocado. Johnson’s* Softglow Toque de Luminosidadefoi adaptado para atender especificamente as necessi-dades da pele brasileira e do clima do país.

Chegou a loção auto-bronzeadora hidratante

Sua fórmula suave, com fragrância delicada, é idealpara o uso diário. Clinicamente comprovada em testesdermatológicos e hipoalergênicos, foi formulada paraminimizar riscos de alergias. Agora será possível garan-tir um tom dourado e natural todos os dias do ano, como simples uso de seu hidratante.

Vale salientar que a loção não protege contra radia-ção solar, sendo indispensável o uso de protetor duran-te exposição ao sol. O produto é indicado apenas paraadultos, sendo imprópria a aplicação em crianças.

O hidratante contém agente bronzeador

M

FOTOS CEDIDAS