dia do consumidor

12
Dia do Dia do consumidor consumidor

Upload: fernanda-goncalves

Post on 11-Jul-2015

629 views

Category:

Self Improvement


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia Do Consumidor

Dia do Dia do consumidorconsumidor

Page 2: Dia Do Consumidor

TemasTemas2.2. Direitos e deveres do consumidor.Direitos e deveres do consumidor.

4.4. Publicidade enganosa.Publicidade enganosa.

6.6. Importância da poupança.Importância da poupança.

Page 3: Dia Do Consumidor

1º Tema1º TemaConsumidores Consumidores

são todas as são todas as pessoas que, pessoas que, para uso para uso pessoal, pessoal, compram bens a compram bens a alguém que faça alguém que faça venda da sua venda da sua profissão.profissão.

Page 4: Dia Do Consumidor

Direitos do Direitos do consumidorconsumidor

A descrição dos produtos deve ser A descrição dos produtos deve ser detalhada para sabermos o que detalhada para sabermos o que estamos a comprar.estamos a comprar.

A data de validade também deve A data de validade também deve estar bem à vista, para ninguém estar bem à vista, para ninguém comprar comida estragada ou comprar comida estragada ou deteriorada (quando os alimentos já deteriorada (quando os alimentos já perderam seu valor nutritivo). perderam seu valor nutritivo).

Page 5: Dia Do Consumidor

Deveres dos consumidoresDeveres dos consumidores

Os consumidores têm um conjunto de deveres, Os consumidores têm um conjunto de deveres, nomeadamente o de reclamar, sempre que nomeadamente o de reclamar, sempre que considerem dever fazê-lo. considerem dever fazê-lo.

Dever de solidariedade: dever de organizar-se, Dever de solidariedade: dever de organizar-se, enquanto consumidor, de forma a desenvolver a enquanto consumidor, de forma a desenvolver a influência necessária para promover e proteger influência necessária para promover e proteger os seus interesses.os seus interesses.

Dever de consciência crítica: dever de estar Dever de consciência crítica: dever de estar atento e ser crítico em relação aos preços e à atento e ser crítico em relação aos preços e à qualidade dos produtos e serviços que utiliza. qualidade dos produtos e serviços que utiliza.

Page 6: Dia Do Consumidor

Dever de agir: dever de Dever de agir: dever de fazer valer as suas opiniões fazer valer as suas opiniões e exigir um tratamento e exigir um tratamento justo. Se permanecer justo. Se permanecer passivo, continuará a ser passivo, continuará a ser explorado.explorado.

Dever de solidariedade Dever de solidariedade social: dever de considerar social: dever de considerar o impacto que as escolhas o impacto que as escolhas que cada um faz em termos que cada um faz em termos de consumo tem sobre de consumo tem sobre outros cidadãos, outros cidadãos, especialmente sobre os especialmente sobre os mais desfavorecidos, ao mais desfavorecidos, ao nível local, nacional e nível local, nacional e internacional.internacional.

Page 7: Dia Do Consumidor

2º Tema2º Tema A publicidade é a forma de dar a conhecer um A publicidade é a forma de dar a conhecer um

produto ou serviço. No entanto existe uma grande produto ou serviço. No entanto existe uma grande concorrência no mundo de hoje, o que leva a que concorrência no mundo de hoje, o que leva a que determinadas empresas de publicidade encontrem determinadas empresas de publicidade encontrem formas de divulgar o produto e levar os formas de divulgar o produto e levar os consumidores a adquiri-lo que não vão ao encontro consumidores a adquiri-lo que não vão ao encontro daquilo que é realmente o produto ou serviço. daquilo que é realmente o produto ou serviço. Actualmente há uma preocupação da parte das Actualmente há uma preocupação da parte das entidades oficiais em proteger o consumidor contra entidades oficiais em proteger o consumidor contra este tipo de publicidade. Muitas vezes aconteceu este tipo de publicidade. Muitas vezes aconteceu que um consumidor atraído pelas vantagens que um consumidor atraído pelas vantagens excepcionais dos artigos ou pelo prémio que o excepcionais dos artigos ou pelo prémio que o acompanhava, eram levados a adquirir algo cuja acompanhava, eram levados a adquirir algo cuja relação qualidade/preço era muito diferente, o relação qualidade/preço era muito diferente, o produto não correspondia ao publicitado entre produto não correspondia ao publicitado entre outras situações que surgiam e infelizmente ainda outras situações que surgiam e infelizmente ainda surgem.surgem.

Page 8: Dia Do Consumidor

Codigo da PublicidadeCodigo da Publicidade A publicidade assume, nos dias de A publicidade assume, nos dias de

hoje, uma importância e um alcance hoje, uma importância e um alcance significativos, quer no domínio da significativos, quer no domínio da actividade económica, quer como actividade económica, quer como instrumento privilegiado do fomento instrumento privilegiado do fomento da concorrência, sempre benéfica da concorrência, sempre benéfica para as empresas e respectivos para as empresas e respectivos clientes. clientes.

Page 9: Dia Do Consumidor

Por isso, importa enquadrar a actividade Por isso, importa enquadrar a actividade publicitária como grande motor do mercado, publicitária como grande motor do mercado, enquanto veículo dinamizador das suas enquanto veículo dinamizador das suas potencialidades e da sua diversidade e, nessa potencialidades e da sua diversidade e, nessa perspectiva, como actividade benéfica e perspectiva, como actividade benéfica e positiva no processo de desenvolvimento de positiva no processo de desenvolvimento de um país. um país.

Em obediência a esse desiderato, a actividade Em obediência a esse desiderato, a actividade publicitária não pode nem deve ser vista, publicitária não pode nem deve ser vista, numa sociedade moderna e desenvolvida, numa sociedade moderna e desenvolvida, como um mal menor, que se tolera mas não como um mal menor, que se tolera mas não se estimula, e muito menos como resultante se estimula, e muito menos como resultante de um qualquer estado de necessidade. de um qualquer estado de necessidade.

Page 10: Dia Do Consumidor

3º Tema3º Tema• De modo geral, os seres humanos são influenciados De modo geral, os seres humanos são influenciados

principalmente pela formação familiar e por traços de principalmente pela formação familiar e por traços de personalidade no modo de lidar com o dinheiro. Nesse personalidade no modo de lidar com o dinheiro. Nesse largo espectro observamos nos seus limites desde o largo espectro observamos nos seus limites desde o consumista inveterado até o mais convicto avarento.consumista inveterado até o mais convicto avarento.

• Em meio a esse leque de posturas, encontramos Em meio a esse leque de posturas, encontramos aqueles que, por várias razões, formam as suas aqueles que, por várias razões, formam as suas poupanças. Basicamente, as pessoas que poupam o poupanças. Basicamente, as pessoas que poupam o fazem com as seguintes objectivos:fazem com as seguintes objectivos:

3.3. Adquirir bens ou custear despesas futuras;Adquirir bens ou custear despesas futuras;4.4. Acumular reservas que façam frente a períodos de Acumular reservas que façam frente a períodos de

dificuldades;dificuldades;5.5. Garantir uma aposentadoria digna;Garantir uma aposentadoria digna;6.6. Abrir um negócio próprio;Abrir um negócio próprio;7.7. Obter em algum momento independência financeira;Obter em algum momento independência financeira;8.8. Deixar um legado a seus herdeiros.Deixar um legado a seus herdeiros.

Page 11: Dia Do Consumidor

Quando mais cedo o indivíduo começar a Quando mais cedo o indivíduo começar a poupar (no mínimo 10% da renda) e investir poupar (no mínimo 10% da renda) e investir correctamente, mais rapidamente os correctamente, mais rapidamente os objectivos traçados serão alcançados. É objectivos traçados serão alcançados. É comum ouvirmos pessoas alegando não comum ouvirmos pessoas alegando não terem condições de poupar, por terem baixa terem condições de poupar, por terem baixa renda. O que observamos é que a renda. O que observamos é que a capacidade de poupar está directamente capacidade de poupar está directamente ligada à disciplina e a aspectos psicológicos ligada à disciplina e a aspectos psicológicos de cada personalidade. Na prática, de cada personalidade. Na prática, encontramos poupadores e consumidores encontramos poupadores e consumidores inveterados desde o empregado mais humilde inveterados desde o empregado mais humilde até o os mais bem remunerados, não sendo o até o os mais bem remunerados, não sendo o nível de renda o factor determinante.nível de renda o factor determinante.

Page 12: Dia Do Consumidor

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:

DIOGO ALMEIDA.DIOGO ALMEIDA.RUBEN ALMEIDA.RUBEN ALMEIDA.TIAGO COSTA.TIAGO COSTA.