dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

8
CARATINGA - Um me- nor de apenas 13 anos foi apreendido na noite dessa terça-feira (15) por porte ile- gal de arma de fogo. Ele foi abordado na rua Augusto de Moraes, no bairro Espe- rança, levando na cintura uma arma de fabricação caseira calibre 22. Quem estiver aguardando algum boleto para pagamento de contas poderá utilizar a internet para imprimir sua fatura CARATINGA - Na tar- de do último sábado, 12 de setembro, o diácono Se- bastião José Nogueira foi ordenado presbítero para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A celebração acon- teceu na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ale- gre, ES. Dom Dario Cam- pos presidiu a eucaristia, que contou com a concele- bração do presbitério local. A diocese de Caratinga foi representada pelo vigário geral. CARATINGA O MENINO MALUQUINHO C M Y K ANO 4 • quinta-feira, 17 De Setembro De 2015 Nº 1263 FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE CARATINGA ADEREM GREVE NACIONAL DA CATEGORIA MAIS ESTA PAINEL POLÍTICO VALE DO RIO DOCE Confira na página 2 R$ 0,75 VALE DO RIO DOCE Filho da diocese de Caratinga é ordenado padre pela diocese de Cachoeiro de Itapemirim PÁGINA 5 PÁGINA 3 DEPUTADO DR. WILSON BATISTA COORDENA CICLO DE DEBATES SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE VALE DO RIO DOCE Militares de Ubaporanga recuperam motocicletas e conduzem jovens à delegacia PÁGINA 4 MINAS PÁGINA 4 MANHUAÇU - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, E.M.O., por crime de recusa ou retardamento injustificado no forneci- mento de dados técnicos requisitados pelo Minis- tério Público. De acordo com a denúncia, entre fevereiro de 2014 e março de 2015, o acusado recusou-se a fornecer, por duas vezes. PÁGINA 7 ZONA DA MATA MPF denuncia presidente da comissão de ética da OAB-MG » Milhares de romeiros visitaram nos últimos dias as três principais igrejas dedicadas ao Senhor Bom Jesus na diocese.Página 5 VALE DO RIO DOCE VALE DO RIO DOCE Menor de 13 anos é detido com arma de fabricação caseira na cintura UBAPORANGA - A Polícia Militar conduziu à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga um menor de 16 anos e Mateus Rafael da Silva, de 18 anos. A ocorrência foi registrada em São Sebastião do Batatal, Distrito de Ubaporanga. Os militares apreenderam dois capacetes, uma garrucha calibre .22, munição, faca, aparelho celu- lar e uma pequena quantidade de maconha e crack. Duas motoci- cletas também foram recuperadas nessa ação da PM. » Em Caratinga, os funcionários da agência da Avenida Tancredo Neves, no Tobogã, aderiram ao movimento.Página 5 Jubileus do Senhor Bom Jesus movimentam milhares de romeiros pela diocese

Upload: diario-das-gerais

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

CARATINGA - Um me-nor de apenas 13 anos foi apreendido na noite dessa terça-feira (15) por porte ile-gal de arma de fogo. Ele foi abordado na rua Augusto de Moraes, no bairro Espe-rança, levando na cintura uma arma de fabricação caseira calibre 22.

Quem estiver aguardando algum boleto para pagamento de contas poderá utilizar a internet para imprimir sua fatura

CARATINGA - Na tar-de do último sábado, 12 de setembro, o diácono Se-bastião José Nogueira foi ordenado presbítero para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A celebração acon-teceu na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ale-gre, ES.

Dom Dario Cam-pos presidiu a eucaristia, que contou com a concele-bração do presbitério local. A diocese de Caratinga foi representada pelo vigário geral.

Caratinga

O MeninO MaluquinhO

C M Y K

ANO 4 • quinta-feira, 17 De Setembro De 2015 • Nº 1263

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE CARATINGA ADEREM GREVE NACIONAL DA CATEGORIA

MAIS ESTA

PAINEL POLÍTICO

VALE DO RIO DOCE

Confira na página 2

R$ 0,75

VALE DO RIO DOCE

Filho da diocese de Caratinga é ordenado padre pela diocese de Cachoeiro de Itapemirim

PÁGINA 5

PÁGINA 3

DeputaDo Dr. Wilson Batista coorDena ciclo De DeBates soBre

JuDicialização Da saúDe

VALE DO RIO DOCE

Militares de Ubaporanga recuperam motocicletas e conduzem jovens à delegacia

PÁGINA 4

MINASPÁGINA 4

MANHUAÇU - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, E.M.O., por crime de recusa ou retardamento injustificado no forneci-mento de dados técnicos requisitados pelo Minis-

tério Público.De acordo com a denúncia, entre fevereiro

de 2014 e março de 2015, o acusado recusou-se a fornecer, por duas vezes.

PÁGINA 7

zONA DA MAtA

MPF denuncia presidente da comissão de ética da OAB-MG

» Milhares de romeiros visitaram nos últimos dias as três principais igrejas dedicadas ao Senhor Bom Jesus na diocese.Página 5

VALE DO RIO DOCE

VALE DO RIO DOCE

Menor de 13 anos é detido com arma de fabricação caseira na cintura

UBAPORANGA - A Polícia Militar conduziu à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga um menor de 16 anos e Mateus Rafael da Silva, de 18 anos. A ocorrência foi registrada em São Sebastião do Batatal, Distrito de Ubaporanga. Os militares apreenderam dois capacetes, uma garrucha calibre .22, munição, faca, aparelho celu-lar e uma pequena quantidade de maconha e crack. Duas motoci-cletas também foram recuperadas nessa ação da PM.

» Em Caratinga, os funcionários da agência da Avenida Tancredo Neves, no Tobogã, aderiram ao movimento.Página 5

Jubileus do Senhor Bom Jesus movimentam milhares de romeiros pela diocese

Page 2: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

2 Leste de Minas - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

C M Y KC M Y K

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretora Responsável:Leidiane C. Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 2 milexemplares

ColaboradoresDoctum TV, TV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Sema-na Agora, Caratinga.Net (José Geraldo Dias).

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Avenida Olegário Maciel, 130 Sala 4 - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Editor Chefe:Valter Oliveira CostaGerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Distribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza Pires

Assessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Jornalista Responsável: Poliane Cristina de Oliveira Registro: 0019210/MG

Correção Final:Silvia Nayara de Almeida Dias

Poliana Sabino

ERRAMOS

Na nota desta coluna sobre o atual destaque da maçonaria de Caratinga, estando o caratinguense Eduardo Teixeira de Rezende ocupando o grão-mes-trado do Grande Oriente do Brasil de Minas Gerais, dissemos que o senhor Adilson de Castro Teodoro é o seu genro que não condiz com a verdade uma vez que dito cujo é sogro e não genro do ilustre Grão-Mestre do GOB-MG. A presente errata se dá em ra-zão de atenta observação do leitor, professor Geraldo Elísio Fontoura de Oliveira.

OURO PARA O BEM DO BRASIL

Ainda bem que o pessoal do PT não se lembrou da campanha de tempos idos patrocinada pela grande imprensa visando tirar o Brasil do atoleiro financeiro em que se encontrava. Na época o apelo no sentido da doação de “ouro para o bem do Brasil” alcançou o maior sucesso, não se sabendo onde foi parar a gran-de quantidade daquele metal precioso. Fala-se que todo o ouro conseguido foi depositando num navio, que, tamanho era o peso, que acabou afundando em alto mar.

PERNILONGO INVADE A CIDADE

Nos últimos dias a cidade de Caratinga se viu invadida por pernilongos, o que os nordestinos cha-mam de “muriçoca”. A venda de veneno contra aque-le perturbador do sono da gente cresceu bastante, o mesmo acontecendo em relação às chamadas raque-tes elétricas. O que concorreu consideravelmente para a presença dessa praga na vida da gente é a su-jeira dos rios e córregos que cortam a cidade.

TIRO DE GUERRA

Uma verdadeira escola de moral e cívica que existe na cidade é, sem sombra de dúvidas, o Tiro de Guerra, que até hoje há quem questione a sua deno-minação, entendendo que ficaria mais condizente o nome de Tiro de Paz. A verdade é que tal instituição, ao longo do tempo, tem prestado grande serviço na formação da juventude.

MEDICINA

Caratinga, a bem da verdade, está muitíssimo bem servida de profissionais da medicina. Hoje a cidade dispõe de médicos em todas as suas espe-cialidades o que tem favorecido uma medicina de qualidade. Dos grandes nomes da nova Geração dos médicos caratinguenses a pneumologista Maria José Ligeiro Marques é um deles, com inteira justiça.

NA EUROPA

Mais recentemente quem esteve em andanças pela Europa foi o professor Pedro Leitão, da Rede Doctum de Ensino. O seu nome também está em co-gitações para um pré-candidatos a prefeito. Ele tem filiação partidária, sendo um dos mais influentes do PMDB local.

PROCON

Pessoal que atende no Procon de Caratinga tem se mostrado muito diligente em sua atuação, com atendimento cordial e eficiente aqueles que recorrem ao serviço daquele órgão de defesa do consumidor. Dizem que o maior número de reclamações ali en-caminhadas diz respeito às operadoras de telefonia.

IRMÃOS CANTORES

Dedeu e Analígia, os irmãos cantores, continu-am fazendo o maior sucesso em suas apresentações, como artistas da noite caratinguense, cada um com o seu gênero musical. Dedeu e Analíce tem a quem puxar, pois seu pai, Almério, tem tradição na área de bons músicos da cidade.

CONTRASTE

A revitalização do coreto da Praça das Palmeiras deu ensejo ao maior dos contrastes. O coreto está no meio da grande praça, sabidamente, muito mal cui-dada. Fala-se que também o jardim das palmeiras de-verá ser revitalizado, contando com recursos do ICM do Turismo. Espera-se que a revitalização daquele cartão postal da cidade não demore tanto como foi a obra de revitalização do coreto.

BOM GOSTO

E tem aquele prefeito quem tem demonstrado muito bom gosto na escolha do seu veículo de uso particular. Trata-se de um veículo top de linha de uma das mais credenciadas marcas. Falta de dinheiro na prefeitura, pelo visto, não atingido o guardião da chave do cofre da municipalidade.

SUCESSO COMERCIAL

Tem feito o maior sucesso junto a sua clientela a Casa Santos, indiscutivelmente a maior loja de mate-riais de construção, possuindo também uma excelen-te seção de móveis e eletros-domésticos. Um grande empreendimento no complexo do Bairro Santa Cruz, cuja potencialidade comercial jamais deixou a ser re-conhecida pelo empresário Guilherme Santana San-tos.

Menor de 13 anos é detido com arma de fabricação

caseira na cinturaCARATINGA - Um me-

nor de apenas 13 anos foi apreendido na noite dessa terça-feira (15) por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi abordado na rua Augus-to de Moraes, no bairro Es-perança, levando na cintu-ra uma arma de fabricação

caseira calibre 22.Segundo o sargento

Waldez Soares, o adoles-cente, velho conhecido da polícia, chegou a afirmar que a arma seria usada para cometer um assalto. (Rádio Cidade)

Homem é preso acusado de tráfico e porte ilegal de arma em CaratingaCARATINGA - Rodri-

go dos Santos Alves, de 37 anos, foi levado para a delegacia de Caratinga no final da tarde desta terça-feira (15) acusado de tráfi-co e porte ilegal de arma e munição. A polícia chegou até a casa dele, na rua Dió-genes Vidigal, bairro Santa Cruz, depois de denúncia anônima. No local foram encontrados pistolas 765 e 380 e um revólver calibre 12 de fabricação caseira, além de vasta munição. Também foram apreendi-

das uma balança de preci-são, dinheiro em espécie e drogas. (Rádio Cidade)

Page 3: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

3Leste de Minas - Quinta-feira, 17, de Setembro de 2015(((( VALE DO RIO DOCE ((((

Funcionários dos Correios de Caratinga aderem greve nacional da categoria

CARATINGA - Servido-res dos Correios em todo o país decidiram no final da noite de terça-feira (15) entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica aumento sala-rial, melhorias nas condi-ções de trabalho e no plano de saúde.

Em Caratinga, os fun-cionários da agência da Avenida Tancredo Neves, no Tobogã, aderiram ao movimento. As outras três agências de Caratinga si-

tuadas na rua Nova, praça Cesário Alvim e na rua dos Correios funcionam nor-

malmente.O funcionário dos

Correios, Márcio de Sena,

afirmou que negociações foram tentadas, mas a gre-ve se tornou inevitável.

Ainda segundo Márcio Sena, a maioria dos fun-cionários dos Correios da agência da Avenida Presi-dente Tancredo Neves, em Caratinga, aderiu ao movi-mento grevista.

Quem estiver aguar-dando algum boleto para pagamento de contas po-derá utilizar a internet para imprimir sua fatura.

Márcio Sena

Militares de Ubaporanga recuperam motocicletas e

conduzem jovens à delegaciaUBAPORANGA - A Po-

lícia Militar conduziu à De-legacia de Polícia Civil de Caratinga um menor de 16 anos e Mateus Rafael da Sil-va, de 18 anos.

A ocorrência foi regis-trada em São Sebastião do Batatal, Distrito de Ubapo-ranga.

Os militares apreen-deram dois capacetes, uma garrucha calibre .22, muni-ção, faca, aparelho celular e uma pequena quantidade de maconha e crack.

Duas motocicletas também foram recupera-

das nessa ação da PM.A moto utilizada no

crime, segundo SGT Sérgio Sabino de Moura, era fur-tada e foi adquirida pelos envolvidos por 25g de ma-conha.

A outra motocicleta - que havia sido tomada de assalto no domingo (13), no Córrego do Aeroporto - foi revendida a Jhon Hermes da Silva Firmino, que não foi encontrado em casa pe-los militares que seguem em rastreamento, pelo va-lor de R$ 500,00. (Doctum TV\ Jornal Regional)

Page 4: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

4 Leste de Minas - Quinta-feira, 17 de Setembro de 20154

Deputado Dr. Wilson Batista coordena ciclo de debates sobre Judicialização da saúde na Assembleia de Minas

Índice de perda de água tratada pelas concessionárias brasileiras é de 37%, segundo estudo de 2013.

(((( MINAS ((((

MINAS - O aumento do número de ações na Justiça para garantir medicamen-tos ou tratamento médico foi debatido no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na segunda-feira (14/9/15) e terça (15), durante o Ciclo de Debates Judicialização da Saúde. Nos dois dias de evento, autoridades e es-pecialistas discutiram as causas, o impacto no orça-mento público e também as possíveis soluções para reduzir o número de pro-cessos judiciais.

O deputado Doutor Wilson Batista (PSD), 3º-se-cretário da Mesa, autor do requerimento que deu ori-gem ao debate e coordena-dor dos trabalhos justificou que a judicialização precisa ser oportuna. “As pessoas têm que ser atendidas no seu direito à saúde, ou seja, atender a cada cidadão de acordo com a sua necessi-dade e no momento opor-tuno, quando há possibili-dade do melhor resultado, visando reduzir a neces-sidade das pessoas terem

que recorrer à justiça para garantir o acesso, evitando os atrasos nos atendimen-tos e os agravamentos de algumas patologias”, enfati-zou o parlamentar.

No primeiro dia, pela manhã, o ciclo teve a apre-sentação do cenário atual da judicialização da saúde, as causas, os efeitos e o perfil das demandas. Minas Gerais, por exemplo, de acordo com levantamen-to realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), tem registrado contí-nuo avanço nos gastos com o cumprimento de sen-tenças judiciais. Enquanto em 2009 o valor gasto era de R$ 34,45 milhões, em 2013 alcançou a cifra de R$ 291,70 milhões, o que representa um aumento de 746,7%. Descontando a inflação do período, de acordo com o IPCA, o cres-cimento é de 610%. Em 2014, pela primeira vez, o número apresentou uma redução: foram R$ 221,93 milhões.

Esse grande volume de despesas revela ainda

um outro aspecto debatido no primeiro dia do evento: a atuação do sistema judi-ciário. Até o final de junho deste ano, de acordo com dados do Tribunal de Justi-ça de Minas Gerais (TJMG), já eram 38.845 ações judi-ciais. Muitas vezes, os juízes não possuem informação médica ou farmacológica para analisar os processos. Assim, durante o evento, foi debatida a implantação de um serviço de suporte técnico aos magistrados. A iniciativa já está em funcio-namento em Minas Gerais, por meio do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats), vinculado ao Hospital das Clínicas da UFMG.

Outra iniciativa que também foi debatida é a possível criação de uma câ-mara de mediação e conci-liação para tentar resolver administrativamente as demandas judiciais da saú-de, antes mesmo que elas sejam distribuídas a um juiz. Estarão em pauta ain-da a atuação da Defensoria Pública e do Ministério Pú-

blico.Impactos no orça-

mento - No segundo dia, o debate fez uma análise dos impactos da judicialização na gestão e no orçamento. Além do comprometimen-to das finanças públicas, também foi discutida a pressão de grupos do com-plexo industrial da saúde, ou seja, o papel de médi-cos, laboratórios e escri-tórios de advocacia nesse contexto.

Também no segundo dia, à tarde, foram discu-tidas perspectivas e possí-veis soluções para o exces-so de demandas judiciais na área da saúde. Nesse debate, especialistas de di-versas instituições do País vão apresentar caminhos para a redução da judicia-lização.

Causas da judicializa-ção - Autor do requerimen-to para realização do ciclo de debates e médico onco-logista, o deputado Doutor Wilson Batista (PSD) acre-dita que a judicialização exagerada é um sintoma da fragilização progressiva

do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar expli-ca que, como a tabela do SUS remunera mal os hos-pitais pela maior parte dos procedimentos realizados, eles acabam limitando os atendimentos porque, sem isso, acumulariam uma dí-vida imensa. Situação que gera fila de atendimento, o que faz com que os pacien-tes recorram à justiça para fugir da espera. “O SUS, às vezes, paga aos hospitais e aos médicos até três vezes menos que o custo real”, diz o deputado.

Doutor Wilson Batista considera que reforçar a auditoria nos hospitais do SUS é outra medida funda-mental. “Atualmente, o go-verno dá R$ 1 milhão para um hospital e não fiscaliza. O hospital embeleza, co-loca granito nas alas para atender o paciente particu-lar e o atendimento do SUS continua na porta dos fun-dos, com paciente na maca quebrada”, critica.

MEDALHA JUSCELINO

KUBITSCHEKNo último sábado

(12/09) o deputado Dr. Wil-son Batista (PSD) recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adauclever Lopes (PMDB), a Medalha Juscelino Kubitschek.

A comenda foi entre-gue em solenidade na cida-de de Diamantina, terra na-tal de Juscelino, e agraciou personalidade com reco-nhecido trabalho em prol do povo mineiro. Segundo o deputado Dr. Wilson Ba-tista o reconhecimento é fruto de uma dedicação diuturna aos mineiros. "Nós passamos nossos dias cuidando da vida. Quando no interior, atuamos como médico buscando restituir a saúde e a alegria de vi-ver aos nossos pacientes, e quando trabalhamos como deputado, voltamos nossas ações à promoção da vida através da proposições de leis que surgem da ple-na necessidade do nosso povo", afirmou o parlamen-tar. (Ascom Dr. Wilson e As-com Alemg)

Desperdício de água é desafio para companhias de saneamentoMINAS - A drástica redu-

ção no volume de chuvas nos últimos dois anos é motivo de preocupação para ambien-talistas e autoridades e pode comprometer o abastecimen-to de água em Minas Gerais. Mas o desperdício de água nesse cenário de escassez também acende um sinal de alerta e evidencia que o cida-dão não é o único responsável pelo mau uso da água: tec-nologias obsoletas e falta de investimentos colocam nesse rol empresas públicas e priva-das, além do setor agrícola, o maior consumidor de recur-sos hídricos.

Esses e outros problemas serão abordados pelo Seminá-rio Legislativo Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídri-ca e a Construção da Susten-tabilidade, que terá sua etapa final de 29 de setembro a 2 de outubro na Assembleia Legis-lativa de Minas Gerais (ALMG).

O “Diagnóstico dos Ser-viços de Água e Esgotos”, re-alizado com base em dados do Sistema Nacional de Infor-mações sobre Saneamento (SNIS), aponta que o índice

de perdas de água pelas con-cessionárias brasileiras ainda é altíssimo. A média nacio-nal registrada em 2013 foi de 37%, praticamente o mesmo de 2012, que foi apenas 0,1% superior. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou um índi-ce de 33,8%.

Conforme o estudo, ape-nas três empresas de sanea-mento registraram, em 2013, indicadores inferiores a 30%: Copanor (MG) 23,4%; Caesb (DF), 27,3%; e Saneago (GO), 28,7%. Outros 13 prestadores de serviço registraram perdas abaixo de 40% e nove supera-ram 50% de desperdício.

A presidente da Amda, Maria Dalce Ricas, acredita que o consumidor é que paga pela água desperdiçada A pre-sidente da Amda, Maria Dalce Ricas, acredita que o consumi-dor é que paga pela água des-perdiçada - Foto: Pollyanna Maliniak

Na comparação com ou-tros países, os números são ainda mais alarmantes. Segun-do a presidente da Associação Mineira de Defesa do Meio

Ambiente (Amda), Maria Dal-ce Ricas, no Japão a perda mé-dia é de 2% e na Alemanha, 7%. “O negócio das empresas era vender a água, então o des-perdício não era problema”, critica a ambientalista. Na sua avaliação, o consumidor é que acaba pagando pela água que se perde no caminho até a tor-neira. Mas, com a escassez, o assunto retorna à discussão.

A secretária-executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Patrícia Boson, explica que, há mais de dez anos, a instituição vem alertando e compartilhando com as empresas a necessida-de de melhorar a gestão hídri-ca nos processos industriais. “Não dá mais para investir apenas na gestão da deman-da; é preciso encarar a oferta”, adverte a especialista.

Na opinião de Boson, é inadmissível nos dias atuais ainda convivermos com tais índices de perdas na distribui-ção de água pelas concessio-nárias estaduais. Ela também critica o parque industrial

ainda muito obsoleto, que demanda muita água em seus processos. “É preciso produzir com menos água”, defende.

A diretora-geral do Ins-tituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho, admite que é necessário melhorar a gestão para reduzir o desper-dício envolvendo empresas e órgãos públicos. “É preciso sensibilizar a sociedade para implementar instrumentos que permitam a redução, o reuso e a recirculação da água”, afirma.

Prejuízo líquido – São duas as formas de perdas na distribuição de água. As per-das aparentes (ou não físicas) referem-se à água consumida pelos usuários, mas não fatu-rada pelas concessionárias. Podem ser ocasionadas por ligações clandestinas (gatos), erros de leitura do prestador de serviço, fraudes ou outras falhas que impedem a medi-ção do consumo.

As perdas reais (ou físi-cas) computam a água des-perdiçada no caminho entre a distribuidora e o consumidor.

Essas perdas são ocasionadas por vazamentos nas redes, tu-bulações, conexões ou reser-vatórios.

Por vezes esses vaza-mentos são ocasionados pelo excesso de pressão da água, mas também são associados à baixa qualidade do material utilizado, idade das tubula-ções e falhas no monitora-mento.

Até o fechamento desta matéria, a Copasa não tinha dado resposta às solicitações de entrevistas para se posicio-nar sobre essa questão.

Page 5: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

5Leste de Minas - Quinta-feira, 17, de Setembro de 2015(((( VALE DO RIO DOCE ((((

Filho da diocese de Caratinga é ordenado padre pela diocese de Cachoeiro

de Itapemirim

A exposição pode ser visitada até a sexta-feira, 11

CARATINGA - Na tar-de do último sábado, 12 de setembro, o diácono Se-bastião José Nogueira foi ordenado presbítero para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A celebração acon-teceu na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ale-gre, ES.

Dom Dario Cam-pos presidiu a eucaristia, que contou com a concele-bração do presbitério local. A diocese de Caratinga foi representada pelo vigário geral, padre José Carlos de Oliveira, e pelos padres

Eguinaldo Mendes e Wag-ner Augusto, párocos de Ipanema e Lajinha, respec-tivamente.

Padre Sebastião Nogueira é natural da pa-róquia Santo Antônio, de Ipanema. Entre os anos de 2005 e 2010 realizou seus estudos de filosofia no Se-minário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga.

Na noite desta ter-ça-feira, 15, o novo sacerdo-te preside a eucaristia pela primeira vez em sua terra natal, entre amigos e fami-liares.

Jubileus do Senhor Bom Jesus movimentam milhares de romeiros pela diocese

CARATINGA - Milha-res de romeiros visitaram nos últimos dias as três principais igrejas dedica-das ao Senhor Bom Jesus na diocese. As paróquias Senhor Bom Jesus de Cara-tinga, Bom Jesus do Galho e Manhumirim dedicaram-se nos últimos dias às tra-dicionais festividades do Jubileu, com encerramen-to na segunda, dia 14.

Na data em que a Igreja celebra a exalta-ção da Santa Cruz, o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, presi-diu a eucaristia no encer-ramento do 96º Jubileu de Bom Jesus do Galho. Du-rante sua reflexão o bispo valorizou o sentido teoló-gico da celebração.

“A exaltação da

Santa Cruz não é a exalta-ção do sofrimento do Cris-to, mas da salvação que ele nos veio trazer, levando as últimas consequências o seu projeto que é o reino de Deus”, disse.

Uma grande festa marcou o encerramento do Jubileu também em Ma-nhumirim.

A partir do tema “Da videira: Discípulos mis-sionários servindo com

alegria”, toda a região se empenhou na participa-ção durante os sete dias do evento que culminou com o show da cantora católica Vera Lúcia na noite de se-gunda, 14 de setembro.

Secretaria de Fazenda presta contas na Câmara de VereadoresCARATINGA - O balan-

cete da Secretaria Munici-pal de Planejamento e Fa-zenda foi apresentado pelo contador da Prefeitura de Caratinga, Sandro Corrêa Rocha. Durante a audiência pública, o contador muni-cipal explicou detalhes dos relatórios das receitas e dé-bitos do município.

Sandro informou que 85% da arrecadação são provenientes das transfe-rências constitucionais, ou seja, do FPM (Fundo de Participação do Muni-cípios), ICMS (Imposto so-bre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Ser-viços de Transporte Inte-restadual e Intermunicipal e de Comunicação) e IPVA (Imposto sobre a Proprie-dade de Veículos Automo-tores).

A receita do Município de Caratinga cresceu 39% nos últimos cinco anos. O que corresponde a uma média de 7,8% ao ano. "O crescimento da receita não acompanhou o cres-cimento da despesa. Isso significa que o crescimento do salário mínimo é muito maior do que o crescimen-to da receita municipal. Se a receita municipal é 85% dependente de tudo que a

gente arrecada do governo federal, esta aí a equação", argumentou Sandro Cor-rêa.

A arredação do mu-nicípio, segundo o conta-dor municipal, tem maior aporte financeiro no início do ano, com a chegada, por exemplo, do IPVA e FPM. Porém, dos meses de maio a novembro, a arrecadação cai e a tendência da linha da receita oscila e da des-pesa normal. "Então, teo-ricamente, um pouquinho da sobra de janeiro e de fevereiro é para comple-mentar as faltas que vão ocorrer a partir do mês de maio a novembro", disse.

DÍVIDANo plenário da Câma-

ra de Vereadores nesta ter-ça-feira (15/09), o contador municipal também mos-trou aos vereadores um relatório contábil referente à atual dívida da Prefeitu-ra. Somando os débitos de curto prazo, ou seja, os res-tos a pagar (fornecedores) e de longo prazo (INSS e parcelamento do BDMG), atualmente, a dívida do município já chega a R$ 28 milhões. Desse total, R$ 18 milhões foram deixados pelo governo passado.

Conforme o contador

municipal, com a consoli-dação dos débitos previ-denciários, que deve ocor-rer até dezembro deste ano, o valor dessa dívida pode chegar a R$ 31 mi-lhões. Diante do débito, a preocupação do município agora é não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e não engessar a capacidade de pagamento, para conter a crise.

QUEDA NA ARRECA-DAÇÃO

Com a queda na arre-cadação, a Prefeitura pre-cisou tomar medidas para cortar gastos, entre elas, demissões. Além disso, a lei define percentuais para o Poder Executivo em rela-ção à folha de pagamento. "O primeiro limitador é da ordem de 48,60%. E, o se-gundo, 50,30%. Esses limi-tadores, a Prefeitura, em dezembro de 2014, recebeu uma notificação do Tribu-nal do Contas do Estado (TCE), dizendo que feriu o primeiro limite. Ultrapas-sado o limite de 48,60%, o Executivo é obrigado a re-duzir dois terços do gasto com pessoal no primeiro quadrimestre e um terço no segundo quadrimestre. Isso por força da lei de res-ponsabilidade fiscal", deta-

lhou o contador municipal.

ARRECADAÇÃO 2015Durante a audiência

pública, Sandro Corrêa apresentou ainda dados sobre o Planejamento da Arrecadação 2015, um tra-balho em conjunto com a Controladoria. De acordo com o contador municipal, o município vai arrecadar até o fim deste ano bem menos do que era previsto.

A previsão do muni-cípio era arrecadar R$ 75 milhões no primeiro se-mestre de 2015 e foram ar-

recadados somente R$ 70 milhões. "A expectativa da arrecadação orçamentária para o exercício do ano de 2015 era da ordem de R$ 138 milhões. Depois de uma revisão e cálculos do primeiro semestre, a gente entende que consegue ar-recadar R$ 128 milhões, ou seja, R$ 10 milhões a menos do que o planejado", ressal-

tou.Esse valor a menos

vai acarretar em redução de custos das despesas, pa-ralisação de programas e mais cortes na folha de pa-gamento. Após a prestação de contas, Sandro Corrêa respondeu aos questio-namentos dos vereadores presentes à reunião. (Super Canal)

Page 6: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

6 Leste de Minas - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

(((( VALE DO RIO DOCE ((((

INSTITUTO ENSINAR BRASIL – EDITAL 2015OFERTA DE EMPREGO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Instituto Ensinar Brasil faz saber que estão abertas, na Rede de Ensino Doc-tum, as inscrições para o processo seletivo referente à oferta de emprego para candi-datos com necessidades especiais para os cargos de Auxiliar de Limpeza e Auxiliar de Administração Escolar.

Os interessados deverão realizar as inscrições junto ao Departamento de Re-cursos Humanos da Doctum Caratinga, si-tuado à Rua João Pinheiro, nº 168, Centro, cidade de Caratinga, Minas Gerais, muni-dos de Currículo Profissional e Laudo mé-dico atestando a deficiência.

LOCAÇÃO RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO

(K-01) KIT – RUA GERALDO AL-VES PINTO – CENTRO QUAR-TO, SALA/COZINHA/AREA, BANHEIRO,GARAGEM

(K-02) KIT – RUA GERALDO AL-VES PINTO – CENTRO QUAR-TO, SALA/COZINHA, BANHEIRO, AREA,GARAGEM

(K-03)KIT – RUA CAPITÃO PAIVA – CENTRO QUARTO/SALA, CO-ZINHA, BANHEIRO, TERRAÇO COLETIVO

(K-04) KIT – RUA CEL. ANTÔNIO SATURNINO – BAIRRO ESPE-RANÇA

QUARTO (SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, TERRAÇO C/ CHURRASQUEIRA, GARAGEM

(K-05)KIT(FLET) – RUA ANTO-NIA Mª REZENDE FERNANDES QUARTO/SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, VARANDA

(K-06)KIT – RUA BALSAMO –BAIRRO ZACARIAS QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-01) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03 QUAR-TOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA C/BANH., DEP. EMPREG., GARAGEM

(A-02) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-02.1) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO

(A-02.2) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03QUARTOS(SUITE) C/ ARMA-RIOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA

(A-04) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-05) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, DEP. EM-PREGADA, AREA, GARAGEM

(A-06) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES – MORRO CARATINGA 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-06.1) APTº - ESCADARIA ALCI-DES LEITE – MORRO CARATIN-GA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-07) APTºRUA WANDERLEY DE SOUZA – MORRO CARATIN-GA 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM (02 CARROS)

(A-08) APTºRUA NESTOR LEITE DE MATOS - MORRO CARATINGA 03 QUARTOS(02 SUITES), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-10) APTº - PÇA DOM PEDRO II – CENTRO 04 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, BANHEIRO NA AREA

(A-10.1)APTº - RUA CEL. PEDRO MARTINS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, AREA

(A-11) APTº - RUA CEL. AN-TONIO DA SILVA – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-12)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-13)APTº - AV. CATARINA CIMI-NI- CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA

(A-14) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17) APTº - RUA MARIA DAS DO-RES CIMINI – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM(02 VAGAS)

(A-18) APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARREGUY – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-19) APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA 02 QUARTOS, SALA, COPA, CO-ZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-20)APTº - RUA DEUZINA FA-GUNDES DA SILVA – SANTA ZITA 03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA, GA-RAGEM

(A-21)APTº - RUA ALDEGUNDES DE ARAUJO NUNES – SANTA ZITA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-21.1)APTº - RUA ANDRE DE OLIVEIRA VALADÃO – RODO-VIARIOS 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-22)APTº - RUA JOÃO PINHEI-RO – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, DEP. EMPREGADA

(A-23)APTº - AV. OLEGA-RIO MACIEL – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-24)APTº - AV. OLEGA-RIO MACIEL – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGADA, GA-RAGEM

(A-25)APTº– RUA ANTONIA Mª REZENDE FERNANDES 03 QUARTO(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, 02 AREAS, VARANDA, GARAGEM

Page 7: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

7Leste de Minas - Quinta-feira, 17, de Setembro de 2015(((( zONA DA MAtA (((( 7

MPF denuncia presidente da comissão de ética da OAB-MG

SIMONÉSIA - A Polícia Militar de Simonésia apreendeu uma espingarda e um revólver, além de munições calibres 22 e 36, durante o último final de semana.

A história da localização das armas foi inusitada. Po-liciais receberam informação de fotos de adolescentes de 16 anos com munições e armas. Os garotos postaram as imagens exibindo o material na rede social - Facebook. O primeiro jovem foi identificado e acabou mostrando aos policiais as fotos em seu celular. Ele contou quem eram os outros jovens que aparece nas imagens também exibindo as armas.

Como resultado, a polícia foi até a casa dos envolvidos. O pai de um garotos admitiu que possui uma espingarda ca-libre 36 e fez a entrega aos policiais, bem como um revólver calibre 22 foi encontrado na casa. Todo material foi enca-minhado para a delegacia, além das imagens, celulares e os envolvidos.

Adolescentes são apreendidos

por causa de armasMANHUAÇU - O Mi-

nistério Público Federal (MPF) denunciou o pre-sidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, E.M.O., por crime de recusa ou retardamento injustificado no forneci-mento de dados técnicos requisitados pelo Ministé-rio Público.

De acordo com a de-núncia, entre fevereiro de 2014 e março de 2015, o acusado recusou-se a fornecer, por duas vezes, informações requisitadas pelo MPF para a instrução de inquérito civil público no qual se apurou condu-tas ilícitas praticadas por advogados que atuam pe-rante a subseção judiciária federal de Manhuaçu, na região Sudeste do estado.

Numa terceira oportunidade, E.M.O. re-tardou deliberadamente o fornecimento dos dados por meio de uma manobra em que, ao invés de res-ponder ao MPF, encami-nhou o pedido ao Tribunal de Ética e Disciplina.

O Ministério Pú-blico Federal pretendia obter informações sobre a existência ou não de

procedimentos disciplina-res instaurados pela OAB para apurar a cobrança de honorários abusivos ou a apropriação indevida de valores por advogados que militam em Manhuaçu de recursos da aposentadoria. O tema foi abordado em re-portagem do Fantástico, da TV Globo.

Isso porque os da-dos eram e são essenciais e indispensáveis à instrução do inquérito civil em trami-tação no MPF, na medida

em que apenas a partir da informação da existência ou não dos processos dis-ciplinares e do estágio das apurações, seria possível avaliar eventual omissão da OAB-MG em averiguar a prática de faltas disciplina-res pelos advogados inscri-tos em seus quadros.

No caso, o denun-ciado, na condição de pre-sidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, recusou-se, voluntária e conscientemente, a aten-

der as requisições expedi-das pelo MPF, incorrendo no crime tipificado pelo artigo 10 da Lei 7.347/85, que tem pena prevista de 1 a 3 anos de reclusão e paga-mento de multa.

Como a denúncia im-puta a E.M.O. a prática de três condutas criminosas, a pena total pode ir de 3 a 9 anos de prisão. A denúncia foi recebida pelo juízo fe-deral de Manhuaçu no dia 8 de setembro. (Assessoria de Imprensa do MPF)

Moradores de ocupação em Timóteo protestam contra despejo de famílias

TIMÓTEO - Cerca de 50 moradores dos bairros Macuco, Limoeiro e Re-canto Verde, em Timóteo (MG), realizaram uma ma-nifestação na tarde desta terça-feira (15), no Bairro São José, em frente a sede da Prefeitura Municipal da cidade.

Os manifestantes reivindicam a suspensão imediata de uma ordem judicial de despejo, con-tra aproximadamente 300 famílias que moram em áreas de ocupação nos três Bairros.

Os manisfestantes estão no local com faixas, cartazes e um carro de som. Eles cobram a pre-sença do prefeito Keisson Drummond (PT) no local para tentar uma solução para a situação. Segundo Guilherme Pontes, militan-te das Brigadas Populares que acompanha a manifes-tação, , a decisão foi expe-

Manifestantes pedem suspensão de ordem judicial de despejo.Ordem foi expedida no dia 6 de agosto; PM tem 60 dias para cumprir-lá.

dida no dia 6 de agosto e a Polícia Militar tem 60 dias para cumprir o despejo.

“Estamos no local e não vamos arredar nossos pés enquanto o prefeito não vir falar com a gente. As famílias moram nas áre-as de ocupação do estado há mais de três anos e o prefeito prometeu que nos ajudaria a resolver esta si-tuação.

Todos construíram suas casas, pagam impos-tos e agora querem retirá-los, isso não pode aconte-cer”, afirma.

A moradora da ocu-pação do Bairro Macuco, Juliana Vieira da Silva, ex-plicou que o sentimento das famílias é de desespe-ro. Ela afirma que eles não estão recebendo ajuda do poder público e que os mo-

radores não vão aceitar o despejo. “O sentimento é de desespero. Não temos respostas de ninguém. Es-tamos tentando de todas as formas garantir nossas ca-sas e não aparece solução. Queremos que a adminis-tração da cidade apareça e nos ajude de alguma forma. Não vamos aceitar, vamos resistir até o fim”, declarou Juliana.

Os manifestantes dis-seram ainda que entraram com um recurso na justiça para caçar a liminar de des-pejo, mas ele foi negado.

O QUE DIZ A PREFEITURAEm nota, a prefeitura

informou que no ano de 2012, o município de Timó-teo requereu judicialmente a reintegração de posse de

terrenos ocupados irre-gularmente em áreas nos bairros Recanto Verde, Li-moeiro e Macuco.

A prefeitura informou ainda que o prefeito Keis-son Drumond pediu a re-alização de um recadastra-mento dos ocupantes das áreas para apresentação definitiva de soluções. O Governo Municipal, entre os dias 01 e 08 de setem-bro, realizou nova coleta de dados nas áreas ocupa-das.

O levantamento agora se encontra em fase de fi-nalização do relatório para ser encaminhado ao gover-no do Estado até a próxima sexta feira.

A adminsitração mu-nicipal reitera a posição de fazer o que lhe compete para solucionar de forma definitiva o problema so-cial das famílias que real-mente necessitam de mo-radia. (G1 Vales)

Page 8: Dg 1263 quinta feira 17 de setembro 2015 pdf

8 Leste de Minas - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 (((( VALE DO RIO DOCE((((

PROGRAMA SAÚDE PRA VOCÊO Município de Entre Folhas, torna público o resul-

tado do Processo Administrativo Nº. 103/2015 – Pregão Presencial para Registro de Preços Nº. 024/2015 – Ob-jeto: serviços de locação de maquinas pesadas, cami-nhões toco e truck, com operador, manutenção geral e combustível incluso. Vencedor: Posto Vargem Alegre Ltda. CNPJ – 38.689.139/0001-67. Item 01 - valor unitário R$ 130,00 (cento e trinta reais); Item 02 – valor unitário R$ 110,00 (cento e dez reais); Item 03 – valor unitário R$ 70,00 (setenta reais); Item 04 – Valor unitário R$ 100,00 (cem reais). Entre Folhas 16/09/2015. Edson Rogério da Silva – Prefeito Municipal.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. No programa Saúde pra Você Marinalva Soares conversa com a pediatra Daniela Calais

e dá dicas sobre como conviver com estes transtornos.