df Águas claras 23

12
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 13 a 19 de fevereiro de 2016 ANO 3 . EDIÇÃO 23 @dfaguasclaras dfaguasclaras dfaguasclaras.com.br 8212-9001 Uma cidade que se comunica Em meio à dura rotina contemporânea, os moradores de Águas Claras encontraram nas redes sociais e veículos comunitários de comunicação uma forma de se unirem e lutarem pela cidade. O DFÁguasClaras nasceu desta necessidade e tem sido um instrumento desta comunidade. Veja como surgiu esta ferramenta na entrevista com Cleber Barrto nas páginas 6 e 7. Todos na luta contra o mosquito Terrenos baldios, esqueletos de prédios abandonados, caixas d’águas destampadas, obras inacabadas. Águas Claras tem várias áreas propícias para o desenvolvimento de larvas do Aedes Aegypti, principal vilão deste verão brasileiro. Mutirão de voluntários, servidores pú- blicos e forças armadas prome- te reduzir os casos de contami- nação (Página 3). Carnaval alegre e tranquilo na praça Lordes do Areal e Águas Claras leva seu bloco carnavalesco à praça da 301 . Sem desfile das escolas de samba de Brasília, os blocos conquistam os morado- res de Brasília e viram tradição na cidade. Passitas, marchinhas, sambas enrredo, crianças fanta- siadas e muita animação deram o tom da festa, que não teve nenhuma ocorrência registrada (Página 5).

Upload: dfaguasclaras

Post on 25-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

13 a 19 de fevereiro de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Df Águas Claras 23

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

13 a 19 de fevereiro de 2016

ANO 3 . EDIÇÃO 23

@dfaguasclaras dfaguasclaras dfaguasclaras.com.br 8212-9001

Uma cidade que se comunica

Em meio à dura rotina contemporânea, os moradores de Águas Claras encontraram nas redes sociais e veículos comunitários de comunicação uma forma de se unirem e lutarem pela cidade. O DFÁguasClaras nasceu desta necessidade e tem sido um instrumento desta comunidade.

Veja como surgiu esta ferramenta na entrevista com Cleber Barrto nas páginas 6 e 7.

Todos na luta contra o mosquitoTerrenos baldios, esqueletos de prédios abandonados, caixas d’águas destampadas, obras inacabadas. Águas Claras tem várias áreas propícias para o desenvolvimento de larvas do Aedes Aegypti, principal vilão deste verão brasileiro. Mutirão de voluntários, servidores pú-blicos e forças armadas prome-te reduzir os casos de contami-nação (Página 3).

Carnaval alegre e tranquilo na praça

Lordes do Areal e Águas Claras leva seu bloco carnavalesco à

praça da 301 . Sem desfile das escolas de samba de Brasília, os blocos conquistam os morado-res de Brasília e viram tradição

na cidade. Passitas, marchinhas, sambas enrredo, crianças fanta-siadas e muita animação deram

o tom da festa, que não teve nenhuma ocorrência registrada

(Página 5).

Page 2: Df Águas Claras 23

13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016 DF ÁGUAS CLARAS2

Editor: Rafael Souza (DRT 10260/DF) Endereço: EQ 31/33 Ed. Consei Sala 113/114

71065-315 • Guará • DF

[email protected] 61 33814181

O jornal DF Águas Claras é parceria da editora Jornal do Guará com o portal digital DFÁguasClaras

Responsável: Cleber Barreto Endereço: Av. Araucárias, Lt 1835 / sala 308

Águas Claras Shopping

dfaguasclaras.com.br 61 [email protected]

CIDADE

CLEBER BARRETO#turmadoprédio

colaboração de Fernanda Soraggi e Helena Goulart

HelicópterosPreocupados com a segurança da

cidade, helicópteros têm sobrevoado com o intuito de manter a segurança em meio à população de Águas Claras.

A movimentação na internet é grande, questionando se houve alguma ocorrência específica. A segurança na cidade foi intensificada nos últimos dias após a série de ocorrências graves dos últimos tempos.

Construção de viadutos continua, apesar de protestosA construção dos quatro

viadutos em Águas Claras continua em ritmo intenso, diariamente desde o lançamento da obra. Apesar de ocorrerem protestos contra os viadutos, as construções permanecem.

A construçãoestá sendo

executada pela Secretaria de Obras, visando a melhoria na fluidez do trânsito. Os moradores afirmam que não há necessidade das obras, todavia o sistema binário de trânsito melhoraria a fluidez das ruas e avenidas. A previsão de término das obras é de 120 dias.

A moradora Heloísa Rocha postou no grupo de facebook da Associação de Moradores Amigos de Águas Claras (AMAAC) referente a um rapaz que havia se acomodado e estava morando na praça da 36 sul.

Após receber denúncias, a Administração Regional de Águas Claras enviou agentes na quarta-feira (10 de fevereiro)

para que conversassem com o rapaz. Os servidores optaram por não insistir com ele. após terem sido tratados de forma agressiva. A Polícia Militar foi convocada e, juntamente com a kombi da Administração Regional, retiraram o homem da praça nessa quinta-feira (11 de fevereiro). Os pertences que haviam sido ali colocados foram todos retirados.

Retirado homem que estava morando na praça do skate Operação tapa-

buracos de voltaA Administração

de Águas Claras e a Novacap voltaram a fazer a recuperação do asfalto em toda a cidade. A equipe segue um cronograma estabelecido de acordo com levantamento prévio.

Page 3: Df Águas Claras 23

3 DF ÁGUAS CLARAS 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016SAÚDE

Desde sábado (13 de fevereiro) mais de 107 militares da Ma-rinha do Brasil, todos mora-

dores de Águas Claras, funcionários da Administração de Águas Claras e moradores voluntários estão em mutirão contra o mosquito trans-missor da Dengue, Zika e Chikun-gunya.

Em Brasília, a operação ocorrerá em todas as Regiões Administrati-vas, com a participação da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Aero-náutica, Corpo de Bombeiros, agen-tes de saúde pública e vários outros órgãos envolvidos, com mais de 8 mil participantes.

Em Águas Claras, serão realiza-dos trabalhos de conscientização e visitação in loco em toda a cidade, além de tratamentos pontuais em diversos locais, inclusive em obras, buracos e terrenos abandonados. Os esqueletos de prédios abando-nados estão sendo vistoriados, as-

sim como os terrenos baldios. No início do mês, o Governo do Distrito Federal anunciou estudar formas jurídicas para ordenar a demolição dos prédios abandonados, aprovei-tando o estado de emergência pro-vocado pela rápida expansão das doenças.

BalançoO Dia Nacional de Mobilização

para o Combate ao Aedes Aegypti teve saldo de 250 mil residências visitadas na capital do País e no Entorno por militares do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A ação também contou com os agentes da Saúde, que estiveram em 2,7 mil casas. De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental da pasta, Divino Martins, os servidores atuaram em parceria com os mili-tares na eliminação de ambientes propícios à proliferação do mosqui-

Luta contra a dengueGDF e Forças Armadas se unem para reduzir os focos do mosquito transmissor

to e distribuíram panfletos. A Subse-cretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, ofereceu um efetivo de 15 agentes, que passaram em 125 resi-dências.

A Agência de Fiscalização (Agefis) distribuiu 120 agentes em 60 equipes por todo o DF. De acordo com a Supe-rintendência de Fiscalização de Lim-peza Urbana do órgão, ocorreram 285 ações no dia. Dessas, 10 autos de infra-

ção, 169 notificações, 67 pedidos de remoção e 39 relatos de lotes vazios.

Segundo a Agefis, quando consta-tado um aglomerado de entulho que possa contribuir para a formação de criadouros, a agência identifica o res-ponsável e dá até cinco dias de prazo para o recolhimento do material. Caso não seja cumprido, a multa aplicada pode variar de R$ 74 a R$ 185 mil, de-pendendo da quantidade, do local de descarte e do tipo de lixo.

Voluntários, o administrador regional Manoel Valdeci (centro) e militares participaram da ação no Dia Nacional de Combate à Dengue

Page 4: Df Águas Claras 23
Page 5: Df Águas Claras 23

5 DF ÁGUAS CLARAS 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016CARNAVAL

Carnaval feliz e sem confusãoLordes do Areal e Águas Claras mais uma vez fazem o carnaval de rua da cidade

Durante a tarde as crianças tomaram conta da festa, com concurso de fantasias e marchinhas

As musas do Samba de Brasília (acima) e passistas da Lordes

do Areal e Águas Claras animaram

o carnaval de rua. Nenhuma ocorrência

registrada pela Polícia Militar

A Escola de Samba Lor-des do Areal e Águas Claras, que mesmo

antes de conseguir desfilar pelo carnaval de Brasília já enfrenta o fim dos desfiles das agremiações, parece ter mesmo é vocação para bloco de rua. Único bloco de Águas

Claras, fundada em 2014, co-locou a cidade para samabar mais uma vez na praça da quadra 301. E, novamente, sem nenhuma briga ou con-fusão registrada. A diretoria da escola promete mais para o próximo ano. Já partem em busca de apoio para 2017.

Page 6: Df Águas Claras 23

13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016 DF ÁGUAS CLARAS6

Como surgiu o DF Águas Claras? Qual foi o primeiro canal de comu-nicação criado?

Bom, eu morava na Rua 24 Norte e trabalhava no Águas Claras Shopping e sempre fazia esse caminho a pé, assim eu ficava incomodado com as coisas erradas que via durante o percurso como falta de calçada, estacionamento, buracos no asfalto, carros indo e vindo pela contra mão... Senti uma grande necessidade de fazer algo pela cidade que escolhi, viver e criar meus filhos. Assim nasceu a ideia de criar um perfil no Twitter para relatar tudo que eu via na cidade. Criei o DFÁguasClaras e tão logo iniciei as postagens já comecei a receber uma grande quantidade de se-guidores e percebi que essas pessoas precisavam de um local para expor suas demandas e ideias sobre Águas Claras. Vi também que meu perfil es-tava de certa forma representando as pessoas que nos enviavam as deman-das para que passássemos a Admi-nistração Regional. É o que fazemos e assim acompanhamos o resultado da necessidade recebida e damos um re-torno aos nossos seguidores.

Foi assim que tudo começou...

Da primeira rede social, como foi a expansão para as outras?

Com aproximadamente dois anos de Twitter, sentimos a necessidade de envolver outras plataformas no proje-to e assim ouvindo os nossos próprios seguidores demos vida ao DFÁguas-Claras no Facebook e também cria-mos o site. Vale muito lembrar e poder agradecer aqui a colaboração de um seguidor chamado Marco Antônio, au-tor do @papomobile. Foi ele a primei-ra pessoa a me ajudar e fazer o primei-ro site DFÁguasClaras.

Atualmente nosso site tem a supervisão, de-senvolvimento, hospedagem e parceria com a InovaBR (www.Inovabr.com) na pessoa de Luiz Felipe Cunha, um grande amigo e incentivador do projeto, ao qual registro aqui mi-nha gratidão pelo serviço e suporte sempre de ime-diato.

No intuito de abraçar maio-res demandas e ajudar ainda mais a cidade, o DFÁguasClaras passou a ter vida no Instagram e Youtube onde de forma periódica estamos contan-do a história da cidade.

Eu costumo dizer e acreditar que quando você faz algo só pensando em ajudar, Deus lhe ajuda colocando pessoas certas para o sucesso da ideia, então assim fechei os olhos e ouvidos para aqueles que me questionavam dizendo “Por que você perde seu tempo fazendo isso?” “Isso não te dá nada!” “Essa ci-dade não vai mudar nunca”, mas eu sempre acreditei o contrário e nunca achei que perdi tempo lutando para melhorar a cidade onde vivo, o que

ganhei e conti-nuo ganhando vale muito mais do que dinheiro. O valor moral que o DFÁguasClaras me traz é com-bustível para con-tinuar a jornada.

Depois veio o aplicativo...

Com a alta dos aplicativos, co-mecei um novo sonho: o de fa-zer o aplicativo DFÁguasClaras. Em duas horas eu já estava com a ideia pronta de tudo que eu gos-taria que tivesse no app. Pesquisei, pensei, fui atrás de varias empre-sas que desenvol-viam e vi que este seria um sonho distante devido ao grande custo paro obter um aplicativo que oferecesse todas

as funções e tecnologias que eu gosta-ria.

Mais uma vez fechei os olhos e ou-vidos, agora para conversar com Deus e pedir uma saída...eu disse “A única coisa que quero é fazer a diferença de forma positiva na comunidade que vivo e assim melhorar a vida de quem mora aqui, se devo continuar me ajude e me envie uma luz. Era uma segunda feira 22h e só consegui dormir lá pelas

2h da madrugada de segunda. As 7hs da manh de terça recebo um telefone-ma, do outro lado da linha, de Marcelo Christian, que me disse: “Olá Cleber, acompanho seu trabalho desde os tempo do Twitter. Você já pensou em fazer um aplicativo DFÁguasClaras?”

Nessa hora eu disse comigo mesmo “Não é possível!” respirei e respondi:

“Sim, já pensei e inclusive escrevi a ideia”. Marcelo disse: “Me passa que vou desenvolver esse aplicativo para você”. O Marcelo não só desenvolveu como deu várias boas ideias para a continuação do projeto. Eu mais uma vez acreditei que esse cara apareceu pela mão de Deus e não tive nenhum medo de passar todo projeto para ele, além de senhas e logins das contas DFÁguasClaras.

O Aplicativo é um grande sucesso na cidade, com mais de 13 mil down-loads e com certeza já ajudou muita gente. Registro aqui minha gratidão ao Marcelo por toda dedicação que teve e continua tendo junto ao projeto.

Estranho disso tudo é que nesses dois anos de parceria nos encontra-mos umas três vezes e o que fica mais estranho ainda é que, mesmo sendo assim, carregamos um afinidade mui-to grande e um amizade super sincera e verdadeira. Atualmente, estamos tra-balhando em uma nova versão do app que será atualizado em breve.

E a rádio web?Já que temos o aplicativo, porque

não ter uma rádio DFÁguasClaras? E assim quando falei da ideia no Twitter eis que surge um seguidor chamado Fernando Paiva (Mega Roteiros) e diz: “Eu posso te ajudar a fazer a rádio!” Eu meio sem saber por onde começar, entreguei nas mãos do Fernando que

De um despretensioso perfil no Twitter, destinado a denunciar os problemas que via a caminho do trabalho, o músico Cleber Barreto acabou fundando o principal canal

de comunicação da população da cidade. Inde-pendente e quase que completamente digital, a única exceção é justamente este jornal impres-so, o grupo DFÁguasClaras compreende uma série de tecnologias voltadas exclusivamente

para canalizar os anseios e vontades da popula-ção. Dar voz a milhares de pessoas que se ligam diariamente e tentam resolver os problemas do local onde vivem. Seja pelo Whatsapp, pelo apli-cativo próprio, Twitter, Instagram, Facebook, jornal ou qualquer rede social que vá surgir, o importante é mostrar ao poder público que a força da população. Sem tempo de se reunirem presencialmente, o DFÁguasClaras, fundado por Cléber, é uma ferramenta que as pessoas usam

para congregarem pensamentos. O fluminense de 34 anos, casado e pai de dois filhos peque-nos, toca com a família uma escola de música no Águas Claras Shopping. A rotina atribulada só é possível graças à colaboração dos voluntários e amigos que ajudam a tocar o projeto como Pa-tríca Rebelo, Marcelo Christian, Helena Goulart, Fernanda Soraggi, Marco Antônio amorim, Pau-lo Goulart, Fernando Paiva e uma legião de anô-nimos que contribuem diariamente.

ENTREVISTA

Cleber Barreto começou com o perfil no Twitter e aos poucos se juntou com amigos e voluntários para ampliar o DFÁguasClaras

Uma ferramenta para integrar os cidadãosCleber Barreto, fundador do DFÁguasClaras, explica como a tecnologia ajuda a reunir os moradores da cidade em torno de questões comuns

Page 7: Df Águas Claras 23

7 DF ÁGUAS CLARAS 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016

montou toda a programação e me aju-dou a colocar a rádio no ar. Mais um que veio por intermédio do homem lá de cima. Hospedamos a rádio com a Inova.BR. Já que temos a rádio, pre-ciso fazer um programa. Num belo dia conheço Paulo Goulart em uma cami-nhada no parque de Águas Claras pro-posta pelo DFÁguasClaras nos grupos de Whatsapp. Iniciamos uma conversa marota, sem muita pretensão, porém aquela altura eu já era um dos fãs da sabedoria desse home. Então não pen-sei duas vezes para convidá-lo a criar um programa de rádio comigo.

Paulo foi quem batizou o nosso programa “Vivendo Águas Claras”. Foi ele também o responsável pela forma-tação e direção do programa e tam-bém foi dele a ideia de chamar Helena Goulart, sua filha mais nova. Helena traz uma opinião jovem e inteligente ao programa e fica responsável pelo atendimento aos ouvintes e participa-ções pelo Whatsapp.

Estava no ar a intensão de levar os problemas e soluções da cidade atra-vés da onda web, fazer a população se interessar pelos assuntos da cidade e promover debates e discussões salu-tares para todos. Atualmente, o pro-grama é apresentado por mim, por Pa-trícia Rebelo, Helena Goulart e Marco Antônio Amorim.

Você acredita que o perfil da so-ciedade de Águas Claras contribui para o sucesso da comunicação virtual? Daria certo em outras ci-dades? Você conhece experiências parecidas no DF?

Eu acredito que hoje sinto e vejo uma população mais ativa do que an-tes de fazer o DFÁguasClaras. É muito claro que já haviam movimentos im-portantes na cidade, mas como o futu-ro viria para internet, eu poderia dizer que o DFÁguasClaras foi um precursor na movimentação online e foi res-ponsável pela organização de vários grupos que se fizeram depois. Como exemplo cito os grupos de whatsapp que criamos para fomentar os assun-tos relacionados à nossa cidade e que deram início a tantos outros grupos formados com finalidades positivas sobre Águas Claras.

Hoje, Águas Claras deve servir de exemplo de participação comunitária para outras cidades e acredito que,-nas demais cidades do DF um projeto como o nosso seria de grande valia. Aqui, aprendemos que participando dos assuntos da cidade ajudamos a construí-la e nos fazemos ser ouvidos pelo governo.

Mas infelizmente ainda não conhe-ço nada parecido com o que já implan-tamos por aqui.

Quais as principais contribui-ções que os moradores deram atra-

vés do DF Águas Claras?Difícil citar só algumas. Houve um

caso em que uma criança necessita-va em caráter de urgência de doação de sangue e nos grupos de Whatsapp vimos voluntários com o tipo sanguí-neo igual ao solicitado irem na mesma hora fazer a doação e depois tivemos a felicidade de ver o pai da criança en-trar no grupo para agradecer às pes-soas que ajudaram. Lembro-me que nesse momento desceu lágrimas do meu rosto e naquela hora eu só que-ria que o DFÁguasClaras crescesse mais a cada dia e continuasse aju-dando sem saber a quem.

Através do DFÁguasClaras con-seguimos mapear a localização dos buracos na cidade e passar para a Administração com foto e endereço. Tudo graças à contribuição dos nos-sos leitores e seguidores.

Já entregamos cartão de crédito perdido, carteira de identidade, ca-chorro que se perdeu do seu dono, participamos de mutirão de limpeza de praça, já fize-mos manifesta-ção por faixa de pedestre junto a escola...

Mas acredi-to que a maior contribuição de todas é o enor-me número de pessoas que conseguimos despertar para participar da construção de uma cidade me-lhor. Fazer essas pessoas acre-ditarem que, se nós moradores quisermos, po-demos fazer do nosso jeito.

Como diria minha grande amiga Patrícia Rebelo, “Temos que ser um!”

Quais as reclamações mais re-

correntes?Falta de calçada, buracos, falta

de educação de alguns que param o carro sobre a calçada, nesse período de agora estamos recebendo muitos possíveis focos do mosquito da den-gue. Porém devo ressaltar que todas essas reclamações tem sido atendida de alguma forma pela Administração na pessoa do nosso administrador Manoel Valdeci o qual fico inteira-mente à vontade para enviar as de-mandas sem olhar que horas são ou se hoje é sábado ao domingo e isso tem resultado em um belo início de trabalho da nossa administração.

Para você qual mudança mais significativa a participação dos mo-radores pode trazer para a cidade?

Como Águas Claras é uma cidade ainda em construção, acredito que com a participação em massa da co-munidade, podemos dizer o que que-remos para nossa “casa”. Acredito que através dessa participação é que tere-mos escola, hospital ou posto de saú-de, creche, delegacia e principalmente cidadania.

Além dos meios de comunicação, a equipe do DF Águas Claras também se envolve em outras atividades na cida-de? Sim, a comunicação realmente é o nosso forte mas não deixamos de par-ticipar de forma ativa de movimentos em prol da cidade. No próximo sábado (20) estaremos envolvidos em um mu-tirão de limpeza da praça 206, mutirão esse idealizado pelo próprio grupo de moradores da quadra.

Qual a sua opinião sobre a gestão pública de Águas Claras nos últimos

anos?Se eu começar

a falar da arre-cadação de im-postos de Águas Claras você verá que a gestão pu-blica não cuidou da nossa cidade, eu sei que os im-postos são reco-lhidos e aplicados a nível DF, mas o que percebemos é que nos gover-nos anteriores Águas Claras não fez muita parte do DF.

Infelizmente a alta do mercado imobiliário nos anos de 2005 até 2014 aproxima-damente, mas-sacrou a infraes-trutura da nossa cidade, devido ao

alto interesse de algumas construtoras em fazer dinheiro sem pensar em ou-tras questões e a vista grossa do gover-no para essa questão.

E a sua perspectiva para os pró-ximos anos?

Sou super positivo e acredito muito que teremos melhorias consideráveis nos próximos anos.

Águas Claras hoje é vista de for-ma diferente devido a organização comunitária e aqui vale ressaltar gru-pos como associações de moradores (AMAAC e ASMAV), os grupos do Fa-cebook como “Acorda Águas Claras”, “Mães Amigas de Águas Claras”, “Casa de Amigas”, “Grupo dos Síndicos”,

“Movimento dos Contribuintes” e ou-tros. Ressalto a posição da administra-ção de Águas Claras em propor uma gestão compartilhada e solicitar ajuda dos grupos citados acima na intensão de melhorar a cidade.

Onde o governo deve investir

mais em Águas Claras? Quais os se-tores mais deficitários?

A população clama por serviços bá-sicos como escola, hospital ou posto de saúde, delegacia...

Temos uma grande demanda tam-bém na parte de infraestrutura como calçadas, ciclovias (em locais corretos) postes no meio da calçada, falta de va-gas, organização no transito nas entra-das e saídas da cidade. Precisamos de uma maior fiscalização por parte da AGEFIS e DETRAN.

A parte da segurança eu tenho a opinião que, enquanto não tiver mu-dança na lei, vamos continuar com a sensação de insegurança. Devo enal-tecer o belo trabalho do 17º Batalhão da Policia Militar, na pessoa do nosso comandante Koboldt ,e solicitar junto ao governador Rollemberg que envie mais homens para o quartel.

Você acredita que o governo vai promover a eleição de administra-dor regional? Você defende esta ideia?

Por alguns momentos acreditei que isto estaria mais próximo do que vejo atualmente, mas acho que vai aconte-cer. Se vai mudar muita coisa? Não sei. Todas as pessoas deveriam ter o dever de saber como funciona a administra-ção e como é feito o elo entre Adminis-tração, deputados e governo.

Uma opinião minha, acho que Águas Claras vive um bom momentos nesses elos.

Respondendo, eu sou a favor da eleição para administrador. Acho que uma pessoa que a população conhece e vê trabalhando pela cidade como é o caso do nosso atual administrador, é sempre melhor do que uma indicação por outros interesses

Águas Claras é um bom lugar

para se viver? Ainda falta algo para ser uma cidade completa?

Eu diria que Águas Claras é uma ci-dade maravilhosa, estamos bem servi-dos na estrutura dos condomínios que temos. Na parte gastronômica, Águas Claras é uma delicia, temos bons mer-cados ao nosso redor, um comércio em franco crescimento, uma população ativa nas questões da cidade e muito amistosa quando temos a oportunida-de de encontros. Temos um lindo par-que ecológico e lá tem grupos de cami-nhadas, corridas, grupos de yoga livre, grupos musicais que usam o espaço para ensaiar. Não penso em me mudar dessa cidade.

ENTREVISTA

“Hoje Águas Claras deve servir de exemplo de

participação comunitária para outras cidades e

acredito que nas demais cidades do DF um projeto

como o nosso seria de grande valia”.

Page 8: Df Águas Claras 23

13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016 DF ÁGUAS CLARAS8

Jornal

O aplicativo é a forma mais fácil de ter notícias, informações e ficar por dentro do que acontece em Águas Claras.

Como funciona? No aplicativo você encontra uma área destinada a administração e lá você envia texto, fotos e vídeos relatando algum problema diretamente para o administrador. Dessa forma acreditamos que aumentamos o número de pessoas que trabalha para administração. Nós como moradores gostamos de ajudar a melhorar nossa cidade e por isso incentivamos por meio desta ferramenta outros moradores a fazerem o mesmo.

Com a PM funciona da mesma forma, mandamos denúncias através do app no canal do 17º Batalhão e ligamos diretamente para o quartel sem precisar passar pelo 190. Palavras do ex-comandante Daniel Monte “Com o aplicativo a demora que poderia chegar até 20 min entre uma pessoa ligar para o 190 e a viatura sair para chegar ao local caiu para 1 min.” E assim também acreditamos podemos ser um reforço no “contingente” da PM de Águas Claras.

O aplicativo traz ainda a programação de cinema do Águas Claras Shopping, Park Shopping e Taguatinga Shopping, assim como outros eventos que acontece na cidade

Uma relação do comércio de Águas Claras também está disponível no aplicativo e traz informações como telefone, site, endereço do comercio.

Se você conhece alguém que tem um comércio, peça para enviar um email para [email protected] A inserção no aplicativo é gratuita e tem como objetivo incentivar o comércio local e facilitar a vida de quem mora em Águas Claras.

Baixe o aplicativo @DFÁguasClaras pois ainda tem muito mais coisas nele que não citamos aqui.

O que é o

TwitterNosso perfil é o mais influente da cidade. A ferramenta foi o primeiro

meio de comunicação do DFÁguasClaras e teve seu inicio em janeiro de 2010. No Twitter, recebemos demandas rápidas como buracos, aviso de falta de iluminação, informação sobre o trânsito local e também fazemos pesquisas sobre temas ligados a cidade.

FacebookHoje chegamos ao máximo permitido pelo Facebook em um perfil.

Na página, mais nova, já alcançamos mais de 5 mil leitores em uma única postagem, e estamos em franco crescimento. è nossa ferramenta para ouvir a população, replicar notícias do site e montar pesquisas referentes a Águas Claras.

InstagramÉ a nossa mais recente ferramenta.Pelo Instragam é que mostramos a beleza da nossa cidade através

de fotos, não só nossas, mas também com as que recebemos dos nossos seguidores.

Sempre com a hashtag #dfaguasclaras

YoutubeRelatamos em vídeo tudo que recebemos dos nossos seguidores e

mostramos, de forma descontraída, o comércio da nossa cidade. Em breve, teremos um programa de entrevistas voltado para as personalidades de Águas Claras e o objetivo será também de entrevistar moradores que de alguma forma fazem coisas boas pela cidade.

WhatsappO DFÁguasClaras foi pioneiro na elaboração de grupos para falar sobre

a cidade. Hoje já temos mais de mil números de telefones cadastrados e divididos em 11 grupos.

Todos são de grande utilidade e nos passam informação em tempo real de tudo que acontece em Águas Claras.

Atualmente Patrícia Rebelo faz a gestão de todos os grupos com regras de funcionamento e comportamento. Para participar de um dos grupos, envie nome e número para [email protected]. Site

O site resume bem todo nosso trabalho e traz de forma responsável notícias sobre Águas Claras.

Temos na direção das informações do site as colaboradoras Helena Goulart e Fernanda Soraggi, são elas que sobem as notícias diariamente e atualizam os moradores. Temos os colunistas Master Coach Rodrigo Rosa, especialista em inteligência financeira. Temos também uma coluna de cinema que traz novidades e dicas de filmes, dirigida pela amiga Stella Domênico. O site conta com diversas formas de interação entre o leitor e o DFÁguasClaras, promove enquetes, promoções que movimentam o comércio local como o sorteio de produtos do comércio local.

Aplicativo

Rádio

Em parceria com um dos mais antigos jornais comunitários do Distrito Federal, o Jornal do Guará, um grupo com mais de 30 anos de experiência surgiu a versão impressao do DFÁguasClaras.

Um apanhado das principais notícias da nossa cidade, feito por jornalistas especializados em comunicação comunitária a partir das informações coletadas nos demais canais do DFÁguasClaras.

Nossa Rádio está disponível 24h em nosso site e no aplicativo. Toda terça-feiras, às 20h, Cléber Barreto, Patrícia Rebelo, Helena Goulart, Marco Antonio Amorim e um convidado especial estão ao vivo no programa Vivendo Águas Claras. Um bate papo descontraído, com muito humor, sobre o dia-a-dia da nossa cidade. Voce pode participar pelo Whatsapp ou pelo email.

Em breve, novos programas vão discutir a cidade e seus mais diversos aspectos. A programação musical é ininterrupta. Artistas da cidade que quiserem sua música tocando na rádio, basta enviar a música e os dados para o DFÁguasClaras.

Conheça os nossos canais de comunicação e como participar de cada um deles

Page 9: Df Águas Claras 23

9 DF ÁGUAS CLARAS 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016OPINIÃO

MIGUEL EDGARÁguas Claras Horizontal

O sufoco nosso de cada dia

Aguas Claras foi construída tendo como uma de suas justifi-cativas a facilidade de transporte com a construção do Metrô que passa ao longo da cidade. Mas é justamente o transporte o moti-vo da maioria das reclamações dos moradores atuais. A altura excessiva dos prédios residen-ciais é um dos motivos apresen-tados pela comunidade para as dificuldades atuais. O gabarito (altura dos prédios) foi alterado ao longo do tempo, possibilitando a construção de mais apartamen-tos por prédio, sem um estudo mais profundo sobre o impacto de transporte, aumentando assim o número de veículos e causando muito transtornos. Hoje, a cidade convive com um engarrafamento rotineiro que dificulta a vida das pessoas que sofrem toda manhã e todo fim de tarde. E com a falta de recursos do Governo, fica difícil uma solução a curto prazo. Agora, imaginem a s ituação dos usuá-rios de transporte que residem na ADE, Arniqueira e Areal... A realidade é pior ainda, poucos ônibus e poucos itinerários.

Um pouco da história do Areal

Antigamente o Areal era uma grande área de cháca-ras e terrenos baldios que ficava no final de Taguatinga Sul. Com o tempo, a Univer-sidade Católica se instalou em um grande terreno nas margens da Pista Sul de Taguatinga. As chácaras que ficavam no fundo foram aos poucos sendo loteadas e vendidas aleatoriamente. Foram também construídos condomínios e edifícios ao lado da Universidade. Hoje, o Areal já conta com mais de 30 mil habitantes, segundo dados da Codeplan. Atual-mente o Areal faz parte da Administração de Águas Claras e como praticamente todo o DF está precisando de mais apoio do Governo para pequenos problemas de infraestrutura, esporte e cul-tura que afetam nossa comu-nidade. Junto com Arniquei-ras, ADE e a Parte Vertical de Águas Claras, o Areal forma a Região Administrativa de Águas Claras.

A nossa escola técnicaLocalizado na região do Areal, a nossa Escola Técnica oferece gratuitamente

cursos técnicos presenciais de longa duração, com o mercado cada vez mais exigin-do formação profissional a a ETB passa a ser uma boa opção para os nossos jovens. São cursos de quatro semestres, mais o estágio, nas áreas de informática, eletrônica, eletrotécnica e telecomunicações. A escola oferece também os cursos básicos que tem curta duração e é aberto à comunidade.

Devido à greve dos professores, o início das aulas deve sofrer um atraso, por isso os candidatos devem estar atentos no site: www.etb.com.br para a abertura de novas seleções. O processo classificatório é aberto a qualquer um que esteja matriculado no segundo ano do segundo grau ou já formado. As provas são Língua Portuguesa e Matemática.

Entre em contato também pelo número 3901-6767 e para cursos básicos o nú-mero: 3901-3534.

Page 10: Df Águas Claras 23
Page 11: Df Águas Claras 23

11 DF ÁGUAS CLARAS 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2016

A visão é o sentido mais aguçado do ser hu-mano. Justamente por

este sentido estão orientadas nossas principais referências, mesmo quando buscamos uma experiência gastronômi-ca. Afinal, comer bem não é apenas se alimentar, mas des-frutar estímulos sensoriais planejados para proporcionar prazer, do paladar, olfato, ao cuidado com a textura, com o ambiente e com o visual do prato.

Para atrair clientes e regis-trar a qualidade de seus pro-dutos, os restaurantes contam com fotógrafos especializados em gastronomia. Experientes em captar o melhor de cada prato e traduzir em imagem o que eles tem de melhor, são os profissionais responsáveis pela perpetuação da qualida-de da comida preparada pelas casas. “A visão é nossa princi-pal percepção do mundo. Ela é que nos alerta sobre o que está a nossa volta. É o senti-do no qual mais confiamos. O nosso paladar é aguçado tan-to pelos sabores quanto pelos aromas da gastronomia, mas ele só pode ser estimulado in loco. A fotografia do prato tenta passar essa sensação para o público. A fotografia de gastronomia bem estrutura-

da, bem composta e bem ilu-minada, além de visualmente agradável e instigante, pode trazer as texturas e suculên-cia de um alimento” explica Nathalia Frensch, fotógrafa de gastronomia. Ela e seu sócio, Geraldo Helcius, fotografaram para os principais chefs da ca-pital e cobriram diversos festi-vais, como o Brasil Sabor e Bar em Bar.

O trabalho do fotógra-fo é aliado ao do foodstylist, responsável pela montagem do prato. Outra especialida-de da dupla, que não utiliza mockups, ou seja, fotografa os pratos reais, preparados na hora pela cozinha do res-taurante. “Muitos restauran-tes utilizam uma montagem muito convencional e pouco atraente, que não valoriza as-pectos estéticos do alimento servido, tentando garantir a

qualidade apenas pelo sabor. Quem nunca tentou convencer um amigo que a Dobradinha que a avô cozinha é gostosa? Ou que o PF da esquina vale a pena. Muitas vezes não são nada bonitos, mas tem qua-lidade e sabores inegáveis” esclarece Nathalia. “Observa-mos que alguns clientes não se preocupam com aspectos básicos da fotografia, como iluminação e composição. Uma campanha publicitária bem executada, na associação de texto e imagem, traz um re-torno significativo de médio a curto prazo para o restauran-te. A divulgação de imagens profissionais de pratos e am-bientes nas mídias impressas e online ajudam seu estabe-lecimento ser lembrado e é um atrativo para o clientes, e principalmente, a aumentar o público”, completa a fotógrafa.

GASTRONOMIA

Do ambiente à montagem dos pratos, os estímulos visuais são parte importante da experiência gastronômica

[email protected]

61 9281-4182

instagram.com/ghnf.foto

facebook.com/GHNF.FOTO

Para comer com os olhos

Fotógrafos de gastronomia traduzem em imagens os sabores preparados pelos chefs

Page 12: Df Águas Claras 23

Além da Dengue e da Chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também transmite o Zika Vírus,

que vem matando pessoas, causando microcefalia em bebês e problemas neurológicos como

a Síndrome de Guillain-Barré. O mosquito transmissor se reproduz em água parada. E não existe

forma mais eficiente de combater essa grave doença senão com a eliminação do mosquito.

Amarre bem o lixo, limpe as calhas, tampe tonéis e caixas d’água, deixe garrafas sempre viradas.

Converse com seus vizinhos e os incentive a fazer o mesmo. Para mais informações ligue 160 ou

acesse www.saude.df.gov.br. Antes que você e sua família se tornem um alvo, faça a sua parte.

COM A ZIKA, O PERIGO ESTÁ AINDA MAIOR