df Águas claras 21

8
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 15 a 31 de dezembro de 2015 ANO 2 . EDIÇÃO 21 @dfaguasclaras dfaguasclaras dfaguasclaras.com.br 8212-9001 FOTO FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Arte nas estações do metrô Governo libera apresentações artísticas nas estações do Metrô. Artistas devem solicitar autorização um mês antes e poderão arrecadar doações dos passageiros. Antes, apenas projetos pontuais tinham autorização, como o que levou a Orquestra Popular Marafreboi às estações (Página 7). Parque ganha Circuito de Calistenia Mesmo sendo uma técnica antiga, a Calistenia é ainda pouco difundida no país. Com um único circuito, em Patos de Minas, os praticantes não tinham espaço adequando para a prática da modalida- de e improvisavam usando as barras e paralelas nos parques públicos. Agora, o Parque de Águas Claras conta com o maior circuito calistênico do Brasil, cons- truído com apoio do deputado distrital, e praticante do esporte, Professor Israel (Página 5) Lar dos Velhinhos Moradores de Águas Claras se mobilizam pelas redes sociais para animar o Natal de idosos Página 3

Upload: dfaguasclaras

Post on 24-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

15 a 31 de dezembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: DF Águas Claras 21

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

15 a 31 de dezembro de 2015

ANO 2 . EDIÇÃO 21

@dfaguasclaras dfaguasclaras dfaguasclaras.com.br 8212-9001

FOTO

FA

BIO

RO

DRI

GU

ES P

OZZ

EBO

M/A

GÊN

CIA

BRA

SIL

Arte nas estações do metrô

Governo libera apresentações artísticas nas estações do Metrô. Artistas devem solicitar autorização um mês antes e poderão arrecadar doações dos passageiros. Antes, apenas projetos pontuais tinham autorização, como o que levou a Orquestra Popular Marafreboi às estações (Página 7).

Parque ganha Circuito de CalisteniaMesmo sendo uma técnica antiga, a Calistenia é ainda pouco difundida no país. Com um único circuito, em Patos de Minas, os praticantes não tinham espaço adequando para a prática da modalida-de e improvisavam usando as barras e

paralelas nos parques públicos. Agora, o Parque de Águas Claras conta com o maior circuito calistênico do Brasil, cons-truído com apoio do deputado distrital, e praticante do esporte, Professor Israel (Página 5)

Lar dos VelhinhosMoradores de Águas Claras se mobilizam pelas redes sociais para animar o Natal de idosos

Página 3

Page 2: DF Águas Claras 21

15 A 31 DE DEZEMBRO DE 2015 DF ÁGUAS CLARAS2

Editor: Rafael Souza (DRT 10260/DF) Endereço: EQ 31/33 Ed. Consei Sala 113/114

71065-315 • Guará • DF

[email protected] 33814181

O jornal DF Águas Claras é parceria da editora Jornal do Guará com o portal digital DF Águas Claras

Responsável: Cléber Barreto Endereço: Av. Araucárias lt 1835/2005 sala 308

Águas Claras Shopping

dfaguasclaras.com 61 [email protected]

CIDADE

CLÉBER BARRETO#turmadoprédio

colaboração de Fernanda Soraggi e Helena Goulart

EscorpiõesSomente em 2015 mais de 250 pessoas

foram picadas por escorpiões em todo o Distrito Federal. Este aracnídeo que vive em esgotos, lixos, lugares fechados e escuros, alimenta-se de baratas, também comuns em climas chuvosos de fim de ano.

Águas Claras não se encontra livre de escorpiões apesar de seus longos prédios. Os ralos são atrativos para baratas, logo, os seus predadores irão procurá-las onde estiverem. Somente na Av. Pau Brasil foram encontrados mais de 50 escorpiões nos últimos seis meses. Temendo os riscos, alguns condomínios já estão realizando alertas sobre prevenção.

No dia 17 de dezembro, o administrador de Águas Claras Manoel Valdeci, juntamente com o governador Rodrigo Rollemberg e a deputada distrital Telma Rufino, realizaram o lançamento da obra de quatro novos viadutos em Águas Claras.

O lançamento ocorreu hoje às 15h30, porém a construção teve seu início no dia 02 de dezembro. As ruas Alecrim, Manacá, 36 e 37 norte ganharão novos viadutos.

Essa obra faz parte do sistema binário do trânsito de Águas Claras, sistema que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido e é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas.

O valor total da construção é de R$3.640.685,75 e sua entrega está prevista para 30 de abril de 2016.

Novos viadutos

Faltam calçadasÉ certo que a falta de calçadas incomoda

os moradores de Águas Claras há tempos. Mulheres com carrinhos de bebê, pessoas com dificuldade de locomoção e idosos afirmam ser quase impossível andar pela cidade a pé.

A Administração Regional tem investido em reformas e o aplicativo DFaguasclaras já direcionou a reclamação dos moradores ao Administrador da cidade, Manoel Valdeci.

A troca de meios-fios está sendo realizada, tendo em vista o melhor escoamento nas ruas. Todavia, quando as calçadas passarem por construções, o meio-fio será destruído e reconstruído novamente.

Telma Rufino e a regularização de Arniqueira

A deputada distrital Telma Rufino, presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), está cobrando da 1a Comissão Multidisciplinar de Análise do Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA do Setor Habitacional Arniqueira a regularização e aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área.

A comissão, criada e divulgada no dia 14 de dezembro no Diário Oficial do Distrito Federal, terá o prazo de 120 dias para a conclusão de seus trabalhos. Segundo a deputada, esta é a primeira vez que o poder executivo auxilia com um documento público o prazo para a emissão da regularização. "Estou confiante de que estamos a um passo do licenciamento ambiental", afirma.

Page 3: DF Águas Claras 21

3 DF ÁGUAS CLARAS 15 A 31 DE DEZEMBRO DE 2015SOCIAL

No Natal as crianças são sempre lembradas e pre-senteadas. Mas neste ano,

o DF Águas Claras, após sugestão dos próprios moradores, decidiu arrecadar donativos e levar ao Lar dos Velhinhos no Núcleo Ban-deirante. A campanha mobilizada pelas redes sociais do DF Águas

Claras conseguiu recolher alimen-tos, fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal, roupas e presentes para os idosos. Empresas como o supermercado Agricarnes e o Bo-los do Flávio também entraram na campanha e fizeram grandes doa-ções.

No dia 12 de dezembro, toda a

equipe do DF Águas Claras auxilia-da por voluntários foram até o lar dos velhinhos para oferecer o lan-che e uma tarde de música e dança. A Escola de Música Escala Musical levou seus professores e alunos para apresentar-se ao lado dos idosos, que não só dançaram, mas canta-ram ao longo de todo o evento.

Alegria no Lar dos VelhinhosConclamados através das redes sociais, moradores e empresários da cidade levaram doações e uma tarde de música e animação aos idosos

Cléber Barreto e Patrícia Rebelo, da Escala Musical e do DF Águas Claras, cantando para os idosos

Page 4: DF Águas Claras 21

www. terracap .d f .gov.br

Baixe o aplicativo da Terracap, disponível para IOS e Android, e conheça os imóveis em licitação.

www. terracap .d f .gov.br

Terracap, uma empresa pública que transforma os recursos obtidos com a venda de lotes em obras e ações para promover o desenvolvimento econômico, o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população do Distrito Federal. Terreno da Terracap é garantido, é seguro, é tranquilo e, se você quiser, é todo seu.

G O V E R N O D E

G O V E R N O D E

Page 5: DF Águas Claras 21

5 DF ÁGUAS CLARAS 15 A 31 DE DEZEMBRO DE 2015CIDADE

MIGUEL EDGAR Nossa arNiqueira

A calistenia é uma antiga técnica de para tonificar o corpo. O peso do cor-

po do praticante é usado como carga e pode praticado ao ar li-vre, sem nenhum custo. Embora a atividade seja antiga, o Brasil contava somente com um cir-cuito em Patos de Minas (MG). Neste último dia 6, foi inaugu-rado o segundo e maior circuito calistênico do Brasil, no Parque de Águas Claras. A construção do espaço foi possível por meio de apoio do deputado Professor Israel (PV).

“Destinei emendas para a construção dos equipamentos porque acredito no esporte não somente como uma forma de ter mais saúde, mas também como meio de integração social. Inves-tir em atividade física ao ar livre é incentivar a ocupação da cidade e democratizar o esporte”, falou o parlamentar.

Pessoas de todo Distrito Fe-

deral foram ao Parque de Águas Claras conhecer o espaço e até a calistenia, novidade na capi-tal. Durante a inauguração, ou-

tras modalidades de esporte de rua também marcaram presença como o slackline, ginástica acro-bática e crossfit.

Calistenia no Parque de Águas ClarasCircuito específico para a modalidade é inaugurado pelo deputado Professor Israel

Deputado Professor Israel (foto), além de praticante da modalidade, é autor da emenda para a construção do complexo

Mesmo sob Ação Civil Pública com enfo-que ambiental, Arniqueira continua a se expandir desenfreadamente, aos olhos do

Governo. Enquanto isso,o projeto de regularização do setor, já finalizado, fica engavetado. Certamente outra licitação terá que ser realizada para readequar o que já foi feito e já descaracterizado, em função das cente-nas de prédios, puxadinhos e estradas que são abertas no Veredão e na Vereda da Cruz. Boa parte do projeto precisará passar por alteração por conta das modifica-

ções feitas no setor nos últimos anos. O que sobrou de área verde está sendo suprimida rapidamente. Ar-niqueira pede socorro às autoridades, principalmente à fiscalização.

Além da intensa ocupação, o bairro sofre com a falta de iluminação, asfalto, águas pluviais , falta lazer, praças e outras necessidades básicas.

Ainda assim, Arniqueira não é só problema. Na próxima edição vamos destacar os valores culturais da região, além do Areal e da ADE de Águas Claras.

Regularização: Um projeto perdido?

Page 6: DF Águas Claras 21
Page 7: DF Águas Claras 21

7 DF ÁGUAS CLARAS 15 A 31 DE DEZEMBRO DE 2015CULTURA

Artistas poderão se apresentar em estações de metrô gratuitamenteAs três estações de Águas Claras poderão receber exposições de arte, apresentações musicais e cênicas regularmente

A Companhia do Me-tropolitano do DF (Metrô-DF) receberá

propostas para apresentações artísticas nas estações do siste-ma de transporte a partir desta segunda-feira (7). O projeto Cultura no Metrô permitirá que artistas locais ocupem gra-tuitamente áreas específicas dentro dos ambientes de cir-culação de passageiros. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas devem enviar proposta escrita para a empresa do dia 15 ao dia 20 do mês anterior ao da apre-sentação e aguardar a avaliação da Assessoria de Comunicação Social, responsável pela aprova-ção ou recusa.

Serão aceitas apresentações musicais, teatrais e de dança, e mostras de artes visuais — com até dez dias de duração —, entre outros tipos de ma-nifestações artísticas. Aquelas que tenham conteúdos ofensi-vo, antiético ou que denotem qualquer tipo de discriminação serão rejeitadas. Quem quiser se apresentar periodicamente

terá de entregar planejamento de no máximo três eventos por semana, com duração de até três horas.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Servidores analisarão se elas estão adequa-das ao espaço físico disponível. Plataformas de embarque e de desembarque e trens não pode-rão ser utilizados. Serão consi-derados critérios a segurança e a plena operação do sistema de transporte, além do interesse público e da qualidade técnica, artística e poética. O artista fica responsável pelo pagamento de tributos, taxas e encargos que incidirem sobre a atividade.

ExigênciasNo caso de exposições, as

estruturas de sustentação das peças precisam ser em alumí-nio, madeira ou outro material resistente — e deverão ser po-sicionadas de modo que não atrapalhem a visualização de painéis informativos do sistema

de transporte. A escolha dos espaços culturais será defini-da e alterada considerando-se as necessidades do Metrô-DF. Não será permitido usar vidros nem afixar material com parafu-so, pregos ou fitas em paredes, pilastras e no piso.

Nem todos os locais de ex-posição ou de apresentação cul-tural terão pontos de eletricida-de disponíveis o suficiente. Por isso, há a necessidade de incluir um projeto elétrico na proposta artística.

Para as atrações com som, o limite de altura é de 90 deci-béis, de forma que não prejudi-que a operação do sistema, em especial as mensagens sonoras de segurança e os informativos. Os artistas devem ter o cuida-do de prender com fita toda a fiação e, assim, garantir a segu-rança dos passageiros. Não será permitido vender produtos dentro das estações durante as apresentações, mas as doações espontâneas dos passageiros podem ser aceitas. pelos artis-tas participantes do projeto.

Page 8: DF Águas Claras 21