dez dicas para as marcas respeitarem a internet

16

Upload: fernando-neves

Post on 19-Jul-2015

131 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Outubro 2011

Dez Dicas para Marcas

Respeitarem a Internet

No início de outubro de 2011, a Ketchum realizou, em Nova Iorque, a segunda edição do “Respect the Internet”, evento que reuniu uma série de painéis com especialistas em web e comunicações para discutir o papel que as empresas desempenham na formação da cultura online. Escritores, blogueiros e representantes de empresas como a IBM, Time Warner Cable, Reddit e ESPN.com fizeram palestras e discutiram diversos temas. Aqui estão alguns pontos-chave do que foi discutido durante o evento.

#1 Pessoas são o Meio

A Internet não é o meio, as pessoas são. Elas compartilham conteúdo, compram e participam de comunidades com base em seus interesses reais. As marcas erram ao objetivar somente a audiência ignorando os interesses dos internautas.

#2 Contrate “Traidores”

As empresas querem ter lucro, as pessoas não. Para que as pessoas acreditem nas empresas, os profissionais de comunicação devem agir como “traidores” das marcas e dizer sempre a verdade e transmitir transparência aos consumidores online.

#3 É uma Conversa

Quando se trata de conversas online, as empresas devem ficar de fora se objetivo não for responder a uma necessidade do consumidor ou adicionar alguma informação significativa para uma conversa.

#4 Desculpe-se

Quando algo der errado, alguém provavelmente vai reclamar online. Marcas devem pedir desculpas mesmo sem admitir culpa legal. Uma desculpa simples, muitas vezes se difunde e gera defensores da marca.

#5 Identifiquem-se

No mundo digital, revelar a identidade é uma escolha. Mas essas regras não se aplicam às empresas. Marcas devem sempre identificar-se online ou correm o risco de uma reação ruim dos consumidores.

#6 Apoio Verdadeiro

Uma empresa, raramente, ou nunca começa um verdadeiro movimento. Mas podem agir como aceleradores de um movimento por catalisar ações, consolidando uma identidade coletiva e capacitar defensores da causa. Ao apoiar um movimento deixe suas próprias mensagens de lado.

#7 Encaixe sua Marca

Comunidades online reúnem consumidores com afinidades a serem compartilhadas. As marcas devem pesquisar destinos para entender o tom e as regras de uma comunidade antes de entrar. Tenha certeza que as propostas e valores da sua marca estão alinhados com as necessidades da comunidade para não ser recebido com críticas.

#8 Construa e Cultive Relacionamentos

Marcas exigem engajamento

rápido e acabam forjando relacionamentos. Comunidades precisam de tempo para absorver as mensagens de uma marca. Procure mudar suas métricas de benefícios imediatos para metas de longo prazo, perseguindo relacionamentos autênticos e duradouros.

#9 Influente, não Maior

Coloque o foco no impacto de uma comunidade online e não apenas em seu tamanho. Uma comunidade relativamente pequena de defensores da marca proporciona um impacto maior do que uma comunidade com um volume maior de usuários que apenas "curtem" uma página de Facebook.

#10 Mix Digital

A Internet tem muito a oferecer para as marcas além de redes sociais como Facebook e Twitter. Marcas e profissionais de comunicação precisam se educar sobre a ampla variedade de plataformas online, ferramentas e comunidades a encontrar o seu mix digital.

Sobre a Ketchum Digital

é a divisão de comunicação interativa da Ketchum que

presta consultoria em estratégia e planejamento de relações

públicas nas mídias sociais.

@fernandoneves

♦ Relacionamento com influenciadores online

♦ Monitoramento das mídias sociais

♦ Análise de imagem das empresas na web

♦ Newsroom e Agência de Notícias 2.0

♦ Release Multimídia

♦ Cobertura Multimídia de Eventos

♦ Desenvolvimento de ferramentas, aplicativos e sites

♦ Produção de conteúdo digital

♦ Prevenção e Gerenciamento de Crise

♦ Consultoria e planejamento

O que fazemos

Fernando Neves 55 11 5090 – 8920

[email protected]

@fernandoneves

www..ketchumdigital.com.br