devoluÇÃo garantida correios fundação recebe visita...

14
IMPRESSO JORNAL DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO ANO 13 CATANDUVA, JUNHO DE 2008 Nº 146 IMPRESSO ESPECIAL 1.74.18.3867-0-DR/SPI/SP FUNDAÇÃO PADRE ALBINO CORREIOS CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA Fundação recebe visita de sobrinho de Padre Albino A Fundação Padre Albino recebeu no último dia 30 de maio a visita do Dr. Antonio Álvaro da Cunha e Silva, sobrinho do Padre Albi- no. Acompanhado do filho Antonio César e do neto José Antonio, ele visitou a Fundação e reviu a cidade, onde morou. Páginas 02, 06 e 07. ANTONIO FAZIO TREINAMENTO As cozinheiras e nutricionistas dos hospitais Pa- dre Albino e Emílio Carlos participaram de treinamento com os fornos combinados, adquiridos para o restaurante universitário. Página 08. DIVULGAÇÃO “Emílio Carlos” orienta mães sobre a importância do aleitamento materno O Hospital Escola Emílio Carlos inaugurou um Consultório de Enfermagem/Sala de Assistência ao Aleitamento Materno junto ao Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e está orientando as mães atendidas sobre a importância do aleitamento materno exclu- sivo até os seis meses de idade. Página 08. As mães são informadas sobre problemas que podem acon- tecer durante o aleitamento. IMPRENSA/FPA Fundação unifica RH em novo local Dia 29 de maio foram inauguradas as novas instalações do Se- tor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino, unificados em local antes ocupado pelo Ambulatório de Pediatria, na entrada principal do Hospital Emílio Carlos. Última página. Novo RH: unificação garante agilidade no atendimento aos funcionários. IMPRENSA/FPA PREVENÇÃO Alunos do curso de Medicina promoveram ati- vidades de alerta sobre a im- portância da prevenção contra a AIDS. Página 10. DIVULGAÇÃO Dr. Antonio Álvaro da Cunha e Silva. “Adote um copo d´água” Um grupo de alunos do cur- so de Direito, orientados pelo Prof. Heveraldo Galvão, iniciou em abril passado o Projeto de Extensão Adote um copo d’água com o objetivo de reduzir, reuti- lizar e reciclar os copos plásticos descartáveis para água utilizados no Campus I das FIPA, que sedia os cursos de Administração e Di- reito, e também demonstrar a res- ponsabilidade social e ambiental dos alunos. Página 09. DIVULGAÇÃO

Upload: dinhcong

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IMPRESSO

JORNAL DA

FUNDAÇÃO PADRE ALBINOANO 13 CATANDUVA, JUNHO DE 2008 Nº 146

I M P R E S S OE S P E C I A L

1.74.18.3867-0-DR/SPI/SPFUNDAÇÃO PADRE ALBINO

CORREIOS

CORREIOS

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

Fundação recebe visita de sobrinho de Padre AlbinoA Fundação Padre Albino recebeu no último dia 30 de maio a

visita do Dr. Antonio Álvaro da Cunha e Silva, sobrinho do Padre Albi-no. Acompanhado do filho Antonio César e do neto José Antonio, elevisitou a Fundação e reviu a cidade, onde morou. Páginas 02, 06 e 07.

ANTONIO FAZIO

TREINAMENTO As cozinheiras e nutricionistas dos hospitais Pa-dre Albino e Emílio Carlos participaram de treinamento com osfornos combinados, adquiridos para o restaurante universitário.Página 08.

DIVULGAÇÃO

“Emílio Carlos” orienta mães sobre aimportância do aleitamento materno

O Hospital Escola Emílio Carlos inaugurou um Consultóriode Enfermagem/Sala de Assistência ao Aleitamento Materno juntoao Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e está orientando asmães atendidas sobre a importância do aleitamento materno exclu-sivo até os seis meses de idade. Página 08.

As mães são informadas sobre problemas que podem acon-tecer durante o aleitamento.

IMPRENSA/FPA

Fundação unifica RH em novo localDia 29 de maio foram inauguradas as novas instalações do Se-

tor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino, unificadosem local antes ocupado pelo Ambulatório de Pediatria, na entradaprincipal do Hospital Emílio Carlos. Última página.

Novo RH: unificação garante agilidade no atendimento aosfuncionários.

IMPRENSA/FPA

PREVENÇÃO Alunos do cursode Medicina promoveram ati-vidades de alerta sobre a im-portância da prevenção contraa AIDS. Página 10.

DIVULGAÇÃO

Dr. Antonio Álvaro da Cunha e Silva.

“Adote umcopo d´água”Um grupo de alunos do cur-

so de Direito, orientados peloProf. Heveraldo Galvão, iniciouem abril passado o Projeto deExtensão Adote um copo d’águacom o objetivo de reduzir, reuti-lizar e reciclar os copos plásticosdescartáveis para água utilizadosno Campus I das FIPA, que sediaos cursos de Administração e Di-reito, e também demonstrar a res-ponsabilidade social e ambientaldos alunos. Página 09.

DIVULGAÇÃO

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO2

ExpedienteO Jornal da Fundação Padre Albino é umapublicação interna editada pela Assesso-ria de Imprensa da Fundação Padre Albino.

CONSELHO DE CURADORES

• Antonio Hércules• Antonio José dos Santos• Delcides Montes• Edison Bonutti• Geraldo Paiva de Oliveira• Padre Jeová Bezerra da Silva• João Antonio Corniani• José Carlos Rodrigues Amarante• José Pedro Motta Salles• José Rodrigues• Luiz Marcos Garcia• Nélson Jimenes• Nélson Lopes Martins• Olegário Braido• Renato Centurion Stuchi• Rodrigo Alonso Garcia• Padre Sylvio Fernando Ferreira• Valdemar Bergamaschi• Vicente Chiavolotti

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Presidente: Dr. Olegário BraidoVice-presidente: Prof. Nélson LopesMartins (Licenciado)

1º Secretário: Dr. Antonio José dos Santos2º Secretário: Dr. Geraldo Paiva de Oliveira1º Tesoureiro: Renato Centurion Stuchi2º Tesoureiro: Edison Bonutti

CONSELHO DE CURADORES

Presidente: Padre Sylvio Fernando FerreiraVice-presidente: João Antonio Corniani1º Secretário: Dr. Antonio Hércules2º Secretário: Luiz Marcos Garcia

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos:Rodrigo Alonso GarciaDr. Nélson JimenesJosé Pedro Motta Salles

Membros Suplentes:Padre Jeová Bezerra da SilvaDelcides Montes

EDITOR

Mauro Tadeu Assi – MTb 11.895Editoração Gráfica: BECK'S Art & Design

As matérias assinadas são de inteira res-ponsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente a opinião do Jornal.

TIRAGEM: 2.500 EXEMPLARESCorrespondências, críticas, sugestões e co-laborações para o jornal devem ser enca-minhadas para a Av. São Vicente de Paulo,1.455 - Fone: (17) 3531-3200 - Fax: (17)3531-3201 - 15809-145 - Catanduva/SP e-mail: [email protected].

A visita de Dr. Antonio Álvaro

Português, praticamente com 90 anos,médico, clínico geral e ginecologista, ex-pro-fessor na Faculdade Federal Fluminense deMedicina, dono de um nome respeitável, des-ses que lembram famílias fidalgas, visitou Ca-tanduva, no final de maio último, o Dr. An-tonio Álvaro Pery de Linde Guerreiro deAmorim Peixoto da Cunha e Silva, sobrinhode Padre Albino.

Quem o esperasse assim, revestido de ga-las, sisudo, soberbo, distante, impassível, esta-ria completamente enganado, diante da figurasimples, como a do tio, simpática, espirituosa,otimista, descontraída, que se apresentava.

Onde quer que tenha estado apareceusempre sentir-se à vontade, perfeitamenteintegrado, falante, como quem tem mil his-tórias a contar, ao longo de uma vida rica deexperiências. Uma memória ágil, incrível.

Descendo a rua Brasil, ao lado dele, nacondução, ia-me dizendo: “Aqui ficava a casada família Mastrocola. No nosso tempo deestudantes, Dr. Armindo sempre trazia algunscolegas para as férias na fazenda da família.Nessa esquina era o Bar do Povo. Ali era aCasa Duarte, de tecidos. Logo abaixo ficavaa Casa de Ferragens Bittencourt”. Citou ain-da as famílias Soubhia e Patriani.

Fomos ao Cemitério N. Sra. do Carmo,visitando a capela onde está sepultado otio Padre Albino. Pediu para sair numa fotodiante do túmulo do irmão, Dr. Alberto,quatro anos mais velho do que ele.

Estivemos no Recanto Monsenhor Albi-no. Lá ficou, no meio dos velhinhos, interes-sando-se por tudo em conversa com IrmãAnália e Rodrigo Alonso Garcia.

Passamos pelo Hospital Padre Albino. Dei-xou-se fotografar sem nenhum sinal de contra-riedade, tranqüilo, dócil como uma criança.

Achei incrível sua semelhança com o tiopadre. Enquanto ele falava com as pessoassobre o tio, contava anedotas e fatos passa-dos, eu só o observava: as expressões do ros-to, do olhar, o sorriso, o sotaque... Conformeo ângulo em que o fixava, pareceu-me mui-tas vezes estar diante do próprio Pe. Albino.

Ele estava, ao mesmo tempo que o filho e oneto, surpreso diante de tudo o que via e ouvia.Apesar de ter vindo várias vezes a Catanduva ese encontrado com o tio outras tantas, não fazia,talvez, idéia do volume e extensão das obras dePe. Albino em toda a área social e religiosa, daeducação e saúde. Não imaginava a gratidão e ocarinho de toda uma região pelo tio.

Em todo o tempo não parecia demons-trar emoções. Pensei mesmo que, calejadopela vida, não fosse mais capaz de se abalarpor alguma coisa, até que, no final da missana Matriz de São Domingos, onde compare-ceu de terno e gravata, arrimado à insepará-vel bengala de osso, cheia de anéis colori-dos, presente de um amigo, como me disse,ao tentar agradecer por tantas homenagens,embargada a voz, marejados os olhos de lá-grimas, foi incapaz de se expressar como ti-nha pensado fazer. Para nós, valeu pelo ges-to de sensibilidade.

No jantar, achei-o meio calado, pensati-vo. Estaria cansado? Não parecia. Entre ou-tras coisas acabou me dizendo, com umaponta de tristeza, num misto de saudosismoe certa frustração, mais ou menos estas pala-vras: “Estive pensando: talvez fosse melhoreu ter ficado a trabalhar aqui com o tio”...

Em todos os momentos eu me felicitei,agradecido aos organizadores da visita, pelahonra e oportunidade que me deram de estarcom ele o dia todo, até à noite, na despedida,quando voltei p´ra casa com as imagens dosobrinho e do tio sobrepondo-se na minhalembrança, indeléveis e inesquecíveis.

Pe. Synval Januário

Materiais Elétricos e Iluminação

Fone/Fax (17) 3525-2255Rua Brasil, 1330 - Centro - Catanduva - SP

e-mail: [email protected]

• Serviços de Alta Tensão• Cabines de Medição • Cabines

de Transformação • Linhas Rurais• Instalações Industriais, Comerciais e Residenciais

• Iluminação de Loteamentos • Iluminação deQuadras Esportivas • Instalação de Pára-Raios

• Fabricação Própria de Postes de Concreto

ELETROMAIS, a energia positiva de Catanduva e Região.

Dr. Antonio Álvaro e Pe. Synval Januário na capela do Hospital Padre Albino.

ANTONIO FAZIO

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 3

Este coração continua a bater por você! Colabore com os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos doando a partir de

R$ 2,00 (dois reais) na sua conta de luz. Informações: 3531-3200 ou 3524.5402

Este coração continua a bater por você!

DIA/NOME DIA/NOME DIA/NOME

Hospital Padre Albino

01 - Shirlei MatuchoCamila Luzia Damiana Chieratto

02 - Juliana Marcela Romano Pacheco03 - Marivania Barbosa de Sousa04 - Patrícia de Carvalho Bertolo05 - Maria Delci Gomes06 - Izabel Cristina Brachi Fava07 - Esmerinda Cavassana da Silva

Eliane Lourdes Vieira08 - Elizandra Regina Rorato09 - Zilda Aparecida Guimarães

Eliana Aparecida de Souza IIBenedito de Castilho Carvalho

10 - Elisabeth César FerreiraDébora Fernanda Meneguesi

11 - Flávio José da SilvaValdirene Aparecida Soares

12 - Priscila Barbosa FontanelliAna Daniele Santana Correa Fernandes

13 - Valdir Cândido DionísioSolange de Fátima Benedicto da SilvaElisabeth Alves de Oliveira

14 - Maria Helena de Lucena SilvaMaria Soares de Moraes Fava

15 - Maria Antonia Fragoso Fiori16 - Adriano Faria Cândido17 - Jeruza da Penha Bernardes

Márcia Cristina Ruiz Pedroso18 - Sônia Cristina de Britto Prescilio

Regiane Toledo MartinsDr. Sidney Ivo Gerlack JuniorNataly Ferreira

19 - Nair da Silva MonteEdevaldo ValentimMarta Maria Alves de Souza Costa

20 - Bruna PaulinoAntonio Donizete de Souza

21 - Silmara Regina Leme Arquino22 - Maira Cristina Martins23 - Tales Ronaldo Annanias Guize24 - Adriana Vantaggiatto Rouxinol

Regiani Cristina de Oliveira Avelino25 - Antonio Faria da Silva

Perside Valzacchi Fernandes26 - Maria Aparecida de Souza Siqueira

Maria Aparecida Parra27 - Maria Helena Bertolo Camargo

Luiza Rove SantanaMaria Teodoro Borsato

28 - Clébia Antonia BucalonAline Aparecida Simões de SouzaJucilene Souza de Jesus

julhojulho

ROMÃO MÁQUINAS

Rua Minas Gerais, 454 - Catanduva - SPvisite nosso site: www.romaomaquinas.com.br

“QUALIDADE SEMPRE”Há 35 anos fazendo de

seu escritório um sucesso

TELEVENDAS (17) 3522-6167

30 - Izaias Martins31 - Eva Narciso Miguel

Hospital Emílio Carlos

01 - Maria Aparecida Pereira da SilvaRosângela Cristina Silvestre

02 - Maria Izabel Osti FerminoRosângela Aparecida Piovesan de Brito

03 - Lucinéia da Silva Velho04 - Douglas André Gomes06 - Célia Madalena Carleci Ferreira

Fabrícia de Cássia PresenteRoseli CavassaniEudinei do Espírito SantoTiago Wilder Godeiz Martins

07 - Eva Barboza das NevesEliane Silmara ZirondiMaria Aparecida Nélson Bianchi

09 - Doris Pereira CabreraRicardo Adriano Santaela

12 - Magaly Aparecida da Silva13 - Regina de Grande

Sandra Maria TeixeiraAlessandra Soares de Lima

20 - Andréa Cristiane Dutra Campos23 - Silvia Andréia Terrão Brizoti25 - Marcos Antonio Martim

Gilberto Montovanelli27 - Jane Maria Garcia28 - Darci Ferreira da Silva

Isabel de Fátima dos Santos Dias29 - Claudenice dos Santos Rocha

Elisabete MachadoCátia Aparecida de Oliveira

30 - Renata Fabiana Custódio de OliveiraEdinéia Aparecida Leão MagalhãesJosimar Antonio MattaMárcio Donizete Teodoro

31 - Osmar Cherubim Lereu

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO

Curso de Medicina

01 - Prof. João Alarcon Júnior02 - Marcos Roberto Pedroso03 - Paulo Antonio Gonçalves04 - Prof. Sérgio Rebelatto05 - Profa. Paula Tomazini Basto08 - Prof. Pedro Nechar Jr.11 - Prof. Alfeu Cornélio Accorsi Neto12 - Profa. Maria José de Oliveira

Prof. Paulo César Biagi14 - Prof. Cláudio Penido Campos Júnior20 - Prof. Alberto Hamra22 - Profa. Márcia Alcântara S. Cavazzana

23 - Prof. Antonio Carlos Arruda Souto25 - Profa. Cibelle Rocha Abdo27 - Profa. Mirian Bassi28 - Prof. Oswaldo Luiz Bragatto

Curso de Enfermagem

03 - Marisa Centurion Stuchi16 - Profa. Simone Roque Mazoni

Profa. Maria Rita Braga25 - Profa. Janaína Ornelas26 - Débora Aparecida Arens27 - Rosinete Lopes da Silva

Cursos de Direito e Administração

08 - Prof. Fernando A. Albuquerque Mourão12 - Vera Lúcia de Oliveira19 - Antonio Carlos Ganga

Colégio de Aplicação Unifipa

06 - Vergílio Tadeu Stuginski25 - Prof. Adilson Orsi30 - Profa. Thaiza Perez de Luca

Recanto Monsenhor Albino

02 - Charlene Gomes Miguel Correa12 - Maria Izabel Geraldi17 - Irmã Anália Nunes19 - Magali Manhane Coelho21 - Ângela Bonafe25 - Luiz Carlos de Vasconcelos31 - Lílian Karla Buniak Pinto

Coordenadoria Geral

01 – Darlene Ermida Valentini Francisqueti09 - Elisandra Cristina Stopa Leite20 - Salvador José Izepan25 - Tatiane Kratuti

Rodrigo José InácioMembros do Conselho de Curadores

22 - Padre Sylvio Fernando Ferreira27 - Dr. Antonio HérculesMembros Honorários da Fundação Padre Albino

05 – Dr. Albino dos Santos Couto

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO4

Campanha“Este coração

continua abater por você”

Pe. Synval JanuárioNem tudo, entanto, na cidade,Revela o vazio de sua ausência:não é certo, na matriz,que seus sinos inda tangem?Tangem, com certeza, tangem, masSe na verdade tangem,de pesar e soledade é que eles,tão dolentes dobram,tristemente plangem!

O coração que a tantos tanto amou,Pulsando longo tempo sem cessar,que, de cansado, de bater parou,parou na terra p´ra no céu pulsar!

Como dói, Padre Albino, esta saudade!Quanto é dorida nossa solidãoSó nos consolam nesta orfandadeTuas lições de amor e de bondade,Calando fundo em cada coração!Se lá nos altos céus, feliz estás,Roga por nós, saudosos filhos teus!Para podermos na Casa do PaiContigo sempre, na felicidade,Perenemente contemplar a Deus.

Saudade, Padre Albino!

JULHO02 – Dia do Hospital e do Bombeiro04 – Dia Internacional do Cooperativismo08 – Dia do Panificador09 – Dia do Soldado Constitucionalista10 – Dia Mundial da Lei, da Saúde Ocular,

da Pizza e do Truco11 – Dia Mundial da População12 – Dia do Engenheiro Florestal13 – Dia do Engenheiro Sanitarista e Mun-

dial do Rock14 – Dia Nacional do Enfermo e da Liber-

dade de PensamentoDia do Propagandista de Laboratório

Datas Comemorativas15 – Dia do Comerciante17 – Dia da Proteção de Florestas18 – Dia Nacional do Trovador19 – Dia Nacional do Futebol e da Caridade20 – Dia da Amizade e Pan-Americano do

EngenheiroAniversário da chegada do homem a Lua(1969)

23 – Dia do Guarda Rodoviário25 – Dia do Colono, do Escritor e do Motorista26 – Dia dos Avós27 – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de

Trabalho, do Despachante e do Motociclista28 – Dia do Agricultor

História de pacienteMaria Cristiane Rogéria da Silva

Moradora em Catanduva, na Vila Ro-drigues, Maria Cristiane Rogéria da Silva,29 anos, dois filhos – Leonardo, 10 anos, eLeandro, 06, sofreu dois acidentes domés-ticos. O primeiro aconteceu de manhã, aolevantar-se. Foi para a cozinha, onde o mari-do preparava o café da manhã, teve uma ton-tura e desmaiou. Como estava perto do fo-gão, esbarrou na vasilha com leite fervente eo conteúdo caiu em sua mama direita.

Levada à Unidade de Urgência e Emer-gência do Hospital Padre Albino e internadacom urgência, diagnosticou-se grande quei-mado. Maria Cristiane permaneceu interna-da de 08/11/07 a 25/11/07 e após a alta pas-sou a fazer os curativos no Ambulatório doHospital Escola Emílio Carlos. Quando com-pletou dois meses do primeiro, aconteceu osegundo acidente, com desmaio novamente,desta vez caindo sobre as chamas do fogãoquando preparava a refeição.

Novamente vítima de grande queimado,na mama esquerda e abdome, Maria Cristia-ne voltou ao hospital, ficando internada de22/01/08 a 14/02/2008. Como anteriormen-te, após a alta tratou-se no Ambulatório. Nodia 26 de fevereiro passado fez cirurgia paraenxerto, ficando internada até 12 de março.Hoje faz curativos no Ambulatório do Hos-pital Emílio Carlos.

“O período de recuperação foi muito di-fícil, mas consegui vencer, graças a Deus”,conta Maria Cristiane, ressaltando que co-nhecia os hospitais Emílio Carlos e Padre Al-bino há muito tempo, onde sempre foi muitobem atendida.

Quanto ao tratamento que recebeu e re-cebe, pois continua passando pelo Ambula-tório de Cirurgia Plástica no Hospital Emí-lio Carlos para controle, Maria Cristiane sediz eternamente agradecida a todos os fun-cionários da Unidade de Queimados, aos fun-cionários do Ambulatório e aos doutoresEduardo Mendes Júnior, José Antonio San-ches, Manoel Alves Vidal, Tobias Borges

Ribeiro Guimarães, Cássio Henrique Barre-to Vilhena, Gianuse Zanini Rorato e KarinaKhristine Mandelli.

Hoje Maria Cristiane tem vida normal,fazendo tratamento de epilepsia, controle daspartes afetadas e cuidando da casa. “Estoumuito feliz, pois estou recuperada”, disse.

Novos contribuintesAléxis de Jesus Meza Rivero; Maria Ap. Val

Saciloti; Lucas Ribeiro da Silva; Edjane Pires Fi-delis; Valéria Cristina de Mele; Jéssica Panciona-to; Maria de Fátima Tinti; Janete Eliane C. Born;Elaine Cristina da Silva Pinto; Silvestre Volpe;Vera Lucia Menegossi; Silmara Conceição San-tos; Josiane Gabas; Doraci Margotto; Osvaldo Sol-di; Elzo Bortolato; Nelson dos Santos; Paulo Boe-rim; Roselaine G. da Rocha; Paulo Valente; Maria-na Rodrigues da Silva; Maria de Jesus P. Veroneze;João Barreto; Fátima P. Cajuela; Silvia Elaine dosSantos; Maria de Lourdes Coelho; Vandir Rochada Silva; Mauro Sérgio G. da Silva; Roberto Car-los Umbelino; José Augusto Rossi; Aparecida deLourdes D. V. Monteiro; Antonia Morales Gil;Fabiana Ferreira; Silmara das Graças Monteiro;Aparecida Teles Feltrin; Antonio Vertoni; Vera Lú-cia M. Pena; Vagnaldo de Souza; Andréia dosSantos Zeferino; Maria Julia de S. Mazoni; Ze-naide G. Andreazzi Meneghesso; Sueli Ap. R.Sanches; Euclides Vergílio da Silva; Maria doCarmo G. Amaro; Maria Célia R. de Souza; Mi-lena Palma Francisco; Andreza F. de Lima; Ma-ria Ribeiro de B. Pereira; Natalino Amorim; Clau-denísia Ap. de Paula Marques; Fabiana Bertolu-ci; Luiz Lhamas; José Mendes A. dos Santos; Ira-cy de Paulo Matheus; Rosina Osti Teciano; Cláu-dio Ap. Mature; Julio Benedicto Mazenini; Ma-dalena P. Affonso; Nidelci Ap. da Silva; RoseliA. Correa Sicar; Arnaldo Gomes da Silva; Ales-sandra Ap. Romeiro; Neila G. Fornazari; Fá-bio Joaquim; Josy Barbosa Valadão.

O agradecimento da Fundação Padre Albino.

ÁLBUM DE FAMÍLIA

Maria Cristiane: recuperada e feliz.

EscolhasNão existe nada que você seja obrigado

a fazer. Todas as suas ações são, direta ouindiretamente, as que você escolhe. As pes-soas, coisas e situações que formam sua vidasão todas resultadas de suas escolhas.

Sabendo disso, por que ter ressentimen-tos com relação a elas, atribuindo-lhes aculpa por tudo que ocorre em sua vida? Asescolhas que você fez trouxeram-no paraonde você está hoje. Mas as escolhas quevocê fizer a partir de agora poderão levá-lopara outro lugar para onde você quiser ir.

Embora possa sentir-se preso e sem for-ças, essa não é a verdadeira situação. Vocêpode escolher superar os obstáculos. Vocêpode escolher seguir seu sonho. Não há comoescapar. Alguma decisão você terá que tomar.Essas decisões determinarão seu futuro.

Tudo o que você tem, tudo o que vocêfaz, tudo aquilo em que você mesmo setransforma é o resultado de suas escolhas.Você tem o poder de decidir a direção desua vida. Como você vai usar esse poder?Qual é a sua escolha nesse exato instante?

Daisaku Ikeda

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 5

53 práticas para economizar energiacontinuação

31. Não deixe o bagagei-ro vazio em cima do carro

Qualquer peso extra no car-ro causa aumento no consumode combustível. Um bagageirovazio gasta 10% a mais de com-bustível devido ao seu peso eaumento da resistência do ar.

32. Mantenha seu carroregulado

Calibre os pneus a cada 15dias e faça uma revisão comple-ta a cada seis meses ou de acor-do com a recomendação do fa-bricante. Carros regulados po-luem menos. A manutençãocorreta de apenas 1% da frotade veículos mundial representameia tonelada de gás carbôni-co a menos na atmosfera.

33. Lave o carro a secoExistem diversas opções de

lavagem sem água, algumas atémais baratas do que a lavagemtradicional, que desperdiça cen-tenas de litros a cada lavagem.Procure no seu posto de gaso-lina ou no estacionamento do

“A mão não alcança aquiloque o coração não almeja”.

Provérbio gaulês

shopping, supermercado.

34. Quando for trocar decarro, escolha um modelo me-nos poluente

Apesar da dúvida sobre oálcool ser menos poluente quea gasolina ou não, existem in-dícios de que parte do gás car-bônico emitido pela sua quei-ma é reabsorvida pela própriacana de açúcar plantada. Car-ros menores e de motor 1.0 po-luem menos. Em cidades comoSão Paulo, onde no horário depico anda-se a 10km/h, não fazmuito sentido ter carros gran-des e potentes para ficarem pa-rados nos congestionamentos.

35. Use o telefone ou a in-ternet

A quantas reuniões de 15minutos você já compareceuesse ano, para as quais teve quedirigir por quase uma hora parair e outra para voltar? Usar otelefone ou skype pode pouparvocê de stress, além de econo-mizar um bom dinheiro e pou-par a atmosfera.

36. Voe menos; reúna-sepor videoconferência

Reuniões por videoconfe-rência são tão efetivas quantoas presenciais. E deixar de pe-gar um avião faz uma diferen-ça significativa para a atmos-fera.

37. Economize CDs eDVDs

CDs e DVDs sem dúvidasão mídias eficientes e baratas,mas você sabia que um CD levacerca de 450 anos para se de-compor e que, ao ser incinera-do, ele volta como chuva ácida(como a maioria dos plásticos)?Utilize mídias regraváveis,como CD-RWs, drives USB oumesmo e-mail ou FTP para car-regar ou partilhar seus arquivos.Hoje em dia, são poucos arqui-vos que não podem ser dispo-nibilizados virtualmente ao in-vés de em mídias físicas.

38. Proteja as florestasPor anos os ambientalistas

foram vistos como “eco-cha-tos”. Mas em tempos de aque-cimento global, as árvores pre-cisam de mais defensores doque nunca. O papel delas noaquecimento global é crítico,pois mantém a quantidade degás carbônico controlada na at-mosfera.

CulináriaTorta de pão com sardinha

Ingredientes:massa300g de pão de fôrma semcasca5 colheres (sopa) de manteigarecheio4 colheres (sopa) de azeite deoliva2 cebolas médias picadas4 tomates médios picados1 colher (sopa) de extrato detomate2 dentes de alho amassados2 colheres (chá) de alecrimpicado400g de sardinha em conservana salmourasal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:Corte as fatias do pão de fôrma

ao meio, formando triângulos.Passe a manteiga em todos ospedaços de pão e coloque-os emuma assadeira com 22 cm de diâ-metro. Aqueça o azeite em umapanela, junte a cebola e frite, emfogo baixo e mexendo sempre,por 10 minutos, ou até dourarbem. Adicione os tomates, o ex-trato de tomate, o alho, o alecrim,o sal e a pimenta. Misture, tampea panela e cozinhe, mexendo devez em quando, por 20 minutos.Destampe e cozinhe por mais 10minutos. Retire do fogo e deixeamornar. Espalhe o molho sobreas fatias de pão, disponha as sar-dinhas e leve para assar em fornomédio, preaquecido, por 30 mi-nutos, ou até os pães dourarem.Retire do forno e sirva.

39. Considere o impactode seus investimentos

O dinheiro que você inves-te não rende juros sozinho. Issosó acontece quando ele é inves-tido em empresas ou países quedão lucro. Na onda da susten-tabilidade, vários bancos estãoconsiderando o impacto ambien-tal das empresas em que inves-tem o dinheiro dos seus clien-tes. Informe-se com o seu ge-rente antes de escolher o me-lhor investimento para você e omeio ambiente.

40. Informe-se sobre a po-lítica ambiental das empresasque você contrata

Seja o banco onde você in-veste ou o fabricante do sham-poo que utiliza, todas as empre-sas deveriam ter políticas am-bientais claras para seus consu-midores. Ainda que a prática es-teja se popularizando, muitasempresas ainda pensam maisnos lucros e na imagem insti-tucional do que em ações con-cretas. Por isso, não olhe ape-nas para as ações que a empre-sa promove, mas também a suamargem de lucro alardeada to-dos os anos. Será mesmo queeles estão colaborando tantoassim?

Continua na próxima edição.

12 dicas para fazer o seu celular durar mais1. As três primeiras cargas

devem ser feitas com a bateriatotalmente descarregada

2. Não deixe a bateria conec-tada ao carregador depois decompletada a carga

3. Não aproxime a bateria dofogo

4. Não deixe o aparelho nobanheiro durante o banho

5. Mantenha o dispositivoseco. Caso ele entre em contatocom líquidos, retire a bateria edeixe o aparelho secar comple-tamente antes de recolocá-la

6. Descarte aparelhos e ba-terias em locais apropriados,

como caixas coletoras7. Não guarde o terminal em

locais muito frios ou quentes8. Não bata nem deixe cair o

telefone9. Não utilize produtos quí-

micos, diluentes ou detergentesabrasivos para limpar o disposi-tivo

10. Não pinte o dispositivonem cole adesivos

11. Utilize apenas a antenaoriginal ou uma antena de repo-sição aprovada

12. Não utilize nem guardeo aparelho em locais com pó esujeira

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO6

Fundação recebe visita deA Fundação Padre Albino

recebeu no último dia 30 de maioa visita do Dr. Antonio Álvaro daCunha e Silva, 89 anos, sobrinhode Padre Albino. Acompanhadodo filho Antonio César da Cunhae Silva e do neto José AntonioDias da Cunha e Silva ele, quemorou em Catanduva com PadreAlbino, visitou a Fundação e re-viu a cidade.

Dr. Antonio Álvaro e fami-liares, residentes em Niterói(RJ), chegaram a Catanduva nomeio da tarde do dia 29 e acom-panhados do Dr. Sinval Banhose do prof. Fernando Abdo Ba-nhos já percorreram a cidade ealguns Departamentos da Funda-ção Padre Albino. Na sexta-fei-ra pela manhã visitaram o PadreAlbino Saúde, a igreja Matriz, oRecanto Monsenhor Albino, otúmulo de Padre Albino e o Hos-pital Padre Albino.

Ao final da visita, Dr. Anto-nio Álvaro comparou a Funda-ção Padre Albino a estruturasexistentes no primeiro mundo.“Tudo é maravilhoso, é limpinhoe funciona bem graças à hones-tidade de seus funcionários.Tudo é bem administrado; cadaum trabalha como se fosse odono. Sinto muito orgulho”, res-saltou, acrescentando que não iadormir mais – “vou ficar sonhan-do com o que vi”.

Com uma memória invejá-vel, perspicácia e senso de hu-mor, Dr. Antonio Álvaro dei-xou todas as pessoas à vonta-de. Disse que ficou impressio-nado com tudo o que viu. “Nãoesperava tudo isso; tive umasurpresa imensa, pois penseique com a morte do meu tiotudo ia por água abaixo. Estoumeio zonzo ainda com tudo oque vi. A Fundação Padre Albi-no é a obra número um de Ca-tanduva. Chego a achar que Ca-tanduva se resume à FundaçãoPadre Albino”, disse.

Apesar de sobrinho, ele dis-se que se considera praticamen-te filho de Padre Albino. “Ele medeu educação. Com a santidade

Dr. Antonio Álvaro comparou a Fundaçãodo meu tio pude aprender a sercorreto, trabalhador e amigo dospobres, negros e desfavoreci-dos”, contou.

No Museu Padre Albino, às14h30, foi realizado evento co-memorativo, com a presença demembros da Fundação Padre Al-bino, representantes da indústria,comércio, executivo, legislativoe imprensa.

Pe. Synval Januário, inicial-mente, pediu uma oração peloprof. Brasil Procópio de Olivei-ra que, juntamente com o Prof.Sérgio Bolinelli, havia instaladoo Museu Padre Albino, e depoisfalou sobre Padre Albino, comquem conviveu. Dr. OlegárioBraido, presidente da DiretoriaAdministrativa da Fundação, fezum breve histórico da Fundaçãoe a seguir Dr. Antonio Álvaro foihomenageado pela Fundação(Padre Albino Saúde e MuseuPadre Albino) e por empresas deCatanduva (Cocam, FrigoríficoSalamanca, Itamaraty, Matilat,Grupo Cerradinho, Tron, Enge-nho Santo Mário e Grêmio Ca-tanduvense) e recebeu uma có-pia do decreto municipal que oconsiderava hóspede oficial domunicípio. “Aceito isso em ho-menagem ao meu tio. Todos es-ses momentos ficarão gravadosna minha memória. Estarei sem-pre aqui em pensamento. Meucoração está aqui”, finalizou ele.

Acompanhado do filho An-tonio César e do neto José Anto-nio, Dr. Antonio Álvaro partici-pou de uma missa, às 19h30, naMatriz de São Domingos, quan-do foi homenageado por todos osDepartamentos da Fundação Pa-dre Albino. Dr. Antonio Álvaro,de acordo com seu neto, tinha sepreparado para falar sobre a vi-sita ao final da missa, mas, mui-to emocionado, apenas conse-guiu falar “muito obrigado”.

DR ANTONIO ALVARO

Antonio Álvaro Pery de Lin-de Guerreiro Amorim Peixoto daCunha e Silva veio para o Brasilcom 11 anos. Quando aqui che-

01 02

03 04

05 06

07 08

09 10

11 12

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 7

sobrinho de Padre Albinoa estruturas existentes no Primeiro Mundo.

gou, seguiu para a Estação da Luz, sozinho, para encon-trar-se com o irmão que o traria a Catanduva.

Em Catanduva foi viver com Padre Albino, que lhetransmitiu valores que levaria para toda a vida. Mesmoradicado em outro Estado brasileiro, o Rio de Janeiro, aslembranças do período que viveu em Catanduva perma-neceram. “Fui muito feliz aqui”, disse.

Médico formado pela Universidade Federal Flumi-nense (UFF) em 1945, onde foi professor universitárioda cadeira de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. AntonioÁlvaro foi fundador do Serviço de Higiene e Segurançado Trabalho do Rio de Janeiro, Chefe do Serviço Médi-co dos Correios daquele Estado e integrante da diretoriada Associação Medica Fluminense. Casado com Idali-na Pereira da Cunha e Silva tem dois filhos - AntônioCésar da Cunha e Silva e Eloisa Pereira da Cunha e Sil-va Espíndola Dias.

01 – Dr. Antonio Álvaro daCunha e Silva.02 – Visita ao quarto de PadreAlbino no Museu Padre Albino.03 – Dr. Antonio Álvaro, AntonioCésar e José Antonio.04 – No Padre Albino Saúde.05 – Matriz de São Domingos.06 – Diante do busto defronte àMatriz.07 e 08 – Recanto MonsenhorAlbino.09 – Visita ao túmulo de PadreAlbino.10 – Hospital Padre Albino.11 – Capela do Hospital PadreAlbino.12 – Diante de foto de PadreAlbino na capela.13 – Museu Padre Albino.14 – Solenidade no Museu PadreAlbino15 – Homenagem da PrefeituraMunicipal16 – Homenagem das empresasde Catanduva17 – Dr. Antonio Álvaro, PeSylvio e Dr. Olegário.18 – Ao lado da foto de PadreAlbino no Museu.19 – Missa na Matriz.20 – Homenagem na missa.21 – Entrega de placa sobre avisita.

A procura pela família de Padre AlbinoProf. Fernando Abdo

Banhos, funcionário doMuseu Padre Albino, cons-tatou que no órgão não ha-via registros sobre a famí-lia de Padre Albino e deci-diu pesquisar.

Foi ao Cemitério Nos-sa Senhora do Carmo, notúmulo do Dr. Alberto Ave-lino da Cunha e Silva, úni-co parente de Padre Albinoconhecido. Notou que eleestá sepultado no túmulo deuma família – Lazarini – aquem não pertencia. Procu-rou pela Sra. Marisa Laza-rini, sobrinha do Dr. Alber-to, e esta informou que sa-bia da existência de um ir-mão dele, Dr. Antonio Ál-varo, que possivelmente es-taria vivo e no Brasil.

Prof. Fernando, então,passou a fazer pesquisapelo nome na internet, en-contrando a inscrição deDr. Antonio Álvaro noConselho Regional de Me-dicina do Rio de Janeirocomo médico ativo. En-trou em contato com oConselho, mas este nãopode informar, alegandoética médica.

Diante da negativa,Prof. Fernando decidiu se-guir outra linha de pesqui-

sa, através do nome até en-tão desconhecido da mãedo Dr. Antonio Álvaro, poiso nome de seu pai era An-tonio Alves da Cunha e Sil-va, irmão do Padre Albino.No seu testamento, PadreAlbino deixou todos osseus bens em Portugal parauma sobrinha, Maria Cecí-lia Pery de Linde Guerrei-ro Amorim Peixoto da Cu-nha e Silva.

“Maria Cecília tinhaum sobrenome desconheci-do para mim”, conta Prof.Fernando, que descobriuser ele o sobrenome da es-posa do Dr. Antonio Alves,irmão do Padre Albino e paido Dr. Antonio Álvaro.Com esse sobrenome, Prof.Fernando chegou ao telefo-ne de Albino Pery de Lin-de Guerreiro Amorim Pei-xoto da Cunha e Silva. Aofazer contato, foi informa-do por uma neta que Albi-no havia falecido em 1998,mas seu irmão, Antonio Ál-varo, residia em Niterói, eforneceu seu telefone.

Prof. Fernando fezcontato com Dr. AntonioÁlvaro e o convidou paravisitar Catanduva, o queacabou acontecendo no úl-timo dia 30.

13 14

15 16

17 18

19

20

21

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO8

Hospital Emílio Carlos inaugura sala para orientar mãessobre a importância do aleitamento materno

O Hospital Escola EmílioCarlos inaugurou dia 12 de ju-nho o Consultório de Enferma-gem/Sala de Assistência ao Alei-tamento Materno junto ao Am-bulatório de Ginecologia e Obs-tetrícia.

A Profª Denise GonzalezStellutti de Faria, docente do cur-so de Enfermagem das Faculda-des Integradas Padre Albino(FIPA) e Enfermeira do Ambu-latório de Ginecologia e Obste-trícia do hospital, ao lado da alu- IMPRENSA/FPA

Consultório de Enfermagem para atendimento das mães.

na do 4° ano do curso FrancieleCataruci, está orientando as mãesatendidas sobre a importância doaleitamento materno exclusivoaté os seis meses de idade.

Segundo Profª Denise, elasprocuram informar às mães so-bre os problemas que podemacontecer durante o aleitamento– fissura do mamilo e mama in-gurgitada e pedem para elas ob-servarem se o bebê está ganhan-do peso. “A mãe não deve trocarmuito de mama durante as ma-

Associação precisa de voluntáriosA Associação de Voluntários

da Fundação Padre Albino (AVO-FPA) está precisando de voluntá-rios para o Hospital Emílio Car-los. Irmã Ana Maria Custódio,presidente da Associação, infor-ma que as pessoas interessadasdevem se dirigir ao hospital todaterça-feira das 9h00 às 12h00 edas 14h00 às 17h00 e às sextas-feiras das 14h00 às 17h00, paraentrevista, sendo que nos outrosdias ela será feita na sala da AVO-FPA no Hospital Padre Albino.

A AVOFPA conta com novosvoluntários. Após trinta horas detrabalho como estagiários recebe-ram jalecos rosa e estão aptos adar continuidade ao trabalho Ales-sandra Cristina Gallani; Alexan-dro Perpétuo Raymundo; Aline

Cristina Araújo Oliveira; DoraciColchoni; Erenice de Souza San-tos; Lara Giovana Esteves; MartaAlves Magalhães; Maria de Fáti-ma Pinfildi Damaceno e RafhaelAntonio Leite Dodorico. A volun-tária Doraci Colchoni é de Irapuã efaz seu trabalho voluntário naquelacidade, arrecadando brindes para ospacientes da Hemodiálise.

A AVOFPA promoveu rifa deuma TV de 29’, recebida em doa-ção da Comissão do Leilão de Gadoda Fundação. O sorteio, no dia 10de maio último pela Loteria Fede-ral, apontou o número 238, sendoganhador Bruno Diego Rosa, mo-rador do bairro Gavioli.

A renda foi destinada paracompra de cadeiras para a Mater-nidade do Hospital Padre Albino.

Hospitais promovem SIPATsO Hospital Padre Albino rea-

lizou de 10 a 12 de junho, no anfi-teatro da Fundação Padre Albino,a sua 11ª SIPAT – Semana In-terna de Prevenção de Aciden-tes no Trabalho com o tema “Se-gurança é prioridade de quemsabe o valor da vida”, frase dafuncionária Isabel AparecidaPechim Silveira.

A Semana proporcionouaos funcionários as palestrasDepressão e stress, pelo Dr. Sin-val Sinter Bravin Banhos; Dire-ção defensiva, por André LuizLopes Garcia, da Polícia Rodo-viária de Catanduva; Acidentescom materiais biológicos, peloDr. Arlindo Schiesari Júnior, eProcedimento pós-acidentes eexames periódicos, pela EnfªTatiane Kratuti. Houve aindaCine pipoca, com o filme “Umalição de amor”, sorteio de brin-des todos os dias e entrega doprêmio à ganhadora do concur-

so de frase.O Hospital Escola Emílio

Carlos promoveu sua 12ª Sema-na de 28 a 30 de maio, na salade espera do Ambulatório de Or-topedia. Paralelamente ao even-to foi realizado um concurso defrases sendo vencedora “O Mi-nistério do Trabalho adverte:segurança faz bem à saúde”, ela-borada pelo funcionário ThiagoHenrique da Silva.

As palestras promovidasforam Tabagismo, pelo Dr. Rena-to Eugênio Macchione; Direçãodefensiva, pelo soldado Garcia daPolícia Rodoviária Federal; No-ções Gerais de AIDS e Hepatite,pelo Dr. Arlindo Schiesari Júniore Procedimento pós acidentes eexames periódicos, pela Enfª Ta-tiane Kratutti. Houve entrega doprêmio ao vencedor do concursode frases, de certificados aos bri-gadistas do hospital e sorteio debrindes todos os dias.

madas, pois o bebê tem que che-gar ao leite final, o leite posterior,que mata a fome e faz engordar”,explica ela.

Este trabalho de orientação,por indicação da chefia de enfer-magem do Hospital Emílio Car-los, está concorrendo ao PrêmioONG Amigas do Parto 2008, nacategoria Aleitamento Materno,que deve ser anunciado no finaldeste mês de junho.

Profª Denise informou que

neste ambulatório, também, estásendo desenvolvido o Trabalhode Conclusão de Curso (TCC)das alunas Franciele Cataruci,Monize Boselli e Fernanda Leon-cini, do 4° ano de Enfermagemdas FIPA, intitulado “Situação doaleitamento materno em ambu-latório de pré-natal de alto risco”.

O atendimento às mães é fei-to às segundas (manhã e tarde),terças (tarde), quintas (tarde) esextas-feiras (manhã).

Restaurante universitário:funcionárias fazem treinamento

As cozinheiras e nutricionis-tas dos hospitais Padre Albino eEmílio Carlos, divididas em duasturmas, participaram de treina-mento com os fornos combinadosna empresa Engefood, em SãoCaetano do Sul, dias 08 e 09 e 12e 13 de maio. O forno combina-do foi adquirido para o restauran-te universitário que será instala-do no Hospital Emílio Carlos pelaFundação Padre Albino.

De acordo com a nutricionis-ta Patrícia Ramos o treinamentofoi ministrado por chefs de cozi-nha que apresentaram a elas, noprimeiro dia, o forno e suas múl-tiplas utilidades: as operaçõessimplificadas dos equipamentos;a possibilidade de padronização

de pratos; a garantia de seguran-ça alimentar; menor índice deerros, menos desperdício; pro-cessos automáticos de cocção,sem acompanhamento, e diver-sificação de produção e maiorqualidade e rapidez. No segun-do dia de treinamento usaramos equipamentos e puderamdegustar a comida preparadapor elas. As funcionárias irãoainda fazer um treinamento emRibeirão Preto.

A reforma da atual cozinhado Hospital Emílio Carlos já co-meçou, com a troca do piso e dasinstalações elétrica e hidráulica. Aprevisão é que o restaurante co-mece a atender alunos e funcio-nários em agosto.

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 9

Direito lança projeto “Adote um copo d´água”Um grupo de 38 alunos do

curso de Direito, orientados peloProf. Heveraldo Galvão, iniciouem abril passado o Projeto deExtensão Adote um copo d’águacom o objetivo de reduzir, reu-tilizar e reciclar os copos plásti-cos descartáveis para água uti-lizados no Campus I das FIPA,que sedia os cursos de Adminis-tração e Direito, e também de-monstrar a responsabilidade so-cial e ambiental deles.

Prof. Heveraldo Galvão in-formou que decidiu desenvolvero projeto depois de constatar ogrande desperdício de coposplásticos no campus. No horá-rio de saída dos alunos, conta,os latões de lixo, que são enor-mes, estão lotados de copos, atéquase transbordar. “O pior é queos copos estão todos limpos”,afirma. O grupo fez uma pesqui-sa informal e descobriu que cadaaluno utiliza, em média, três co-pos por noite. “Imagine issomultiplicado por 820 (númerode alunos no campus). Dá quasedois mil e quinhentos copos pornoite. É muita coisa”, aponta.

Prof. Heveraldo explica quea idéia do projeto é conscienti-zar o aluno para que ao chegarao campus e utilizar o primeirocopo plástico, adote esse copodurante aquela noite, ou seja,reutilize o mesmo copo no in-tervalo e só jogue no lixo quan-do for embora, ou então que tra-ga sua própria caneca de casa,ou compre a caneca da Atlética,ou então utilize uma garrafinhad’água, propõe. A intenção éconscientizar alunos, professo-res e funcionários para que nãoutilizem mais de um copo plás-tico por noite.

Quanto à reciclagem, Prof.Heveraldo diz que o grupo gos-taria de vender os copos para oProjeto “Luxo do Lixo”, umacooperativa de Catanduva querecicla e compra materiais. “Odinheiro economizado na com-pra e obtido com a venda doscopos plásticos poderia ser uti-lizado para doação a alguma ins-tituição beneficente”, considera.

“Copos plásticos demoram50 anos para se decompor na na-tureza”, ressalta ele, acrescentan-

Encontro de Direitos Humanos debateuos 40 anos do Maio de 1968 e do AI-5

Com o tema 1968 Aos qua-renta anos:opressão,luta e resis-tência, o curso de Direito reali-zou dias 03 e 07 de maio, noCampus I, o V Encontro de Di-reitos Humanos da FundaçãoPadre Albino.

“Dois dos mais importantesmarcos político-jurídicos da his-tória ocorreram no ano de 1968,representando datas para se lem-brar. As revoltas estudantis sa-cudiram o maio de 1968 naFrança, na Europa e no mundo,com grandes repercussões noBrasil. Fazendo-se um balançode tais lutas, as movimentaçõesdos estudantes puderam contri-buir para um mundo menosopressor. De outro lado, no casobrasileiro, o ano de 1968 conhe-ceu um dos mais nefastos mo-numentos jurídicos de sua his-tória, o AI-5, Ato Institucionalnº 5, aberração da ditadura mi-litar que rompeu com o padrãojurídico de dignidade e respeitoaos direitos humanos”, lembraAlysson Mascaro, Coordenadordo curso de Direito.

O Encontro foi aberto com

a exposição Ruas e Corpos, or-ganizada pelos alunos do 2º anoe teve a seguinte seqüência depalestras: Prof. Marcelo Grimo-ne, “Movimentos Sociais Con-temporâneos: o que restou deMaio de 1968”; Prof. convidadoJaques Marcos Soares, “A Tor-tura na História”; pronunciamen-to do Prof. Dr. Alysson LeandroMascaro; Prof. Odir Züge Junior,“Maio de 1968: Nunca mais foi omesmo”; Prof. Dr. Plínio AntonioGentil, “A Repressão Política e osMovimentos Estudantis no Bra-sil”; Prof. Walter Andrade, “Me-mórias do Golpe de 1964”; Prof.Vinicius Magalhães Pinheiro,“AI-5: Segurança Nacional, Ar-bitrariedade e Corrupção noBrasil”.

Centenas de alunos, repre-sentantes da comunidade e dasociedade civil estiveram pre-sentes aos dois dias de evento.Dentre o público presente, des-tacou-se, ainda, a caravana dosalunos e dos professores do cur-so do Imesb, de Bebedouro, li-derados pelo Prof. Paulo Dona-deli, seu Coordenador.

do que ainda poluem mais o ar,pela própria fabricação, e porqueusam muito mais transporte –“obviamente rodoviário”. Copos

descartáveis, completa Prof. He-veraldo, “usam mais matéria-pri-ma – petróleo, plásticos e árvo-res/terras férteis e papel”.

Enfermagem comemora SemanaMundial do Meio Ambiente

O curso de Enfermagem rea-lizou uma programação especial-mente elaborada para comemorara Semana Mundial do MeioAmbiente.

Os alunos da 1ª série do cur-so e a docente da disciplina Eco-logia e Saúde fizeram, dia 02 dejunho, visitas técnicas à captaçãoe tratamento de água/estação detratamento de esgoto e destinofinal do lixo de Catanduva e àestação de tratamento de água e

esgoto de Novo Horizonte.Dia 09, às 13h00, na sala de

aula 02, foi apresentado para osalunos o documentário “O diadepois de amanhã”, direção deRoland Emmerich, e às 15h00,a palestra “Saneamento Integra-do”, à cargo de César JesusMorasca, Secretário de Sanea-mento Básico de Catanduva eJoão César Mendes Meneghelli,Diretor do Departamento deÁgua e Esgoto de Catanduva.

César Morasca (esquerda) e João César Meneghelli fala-ram sobre “Saneamento Integrado”.

IMPRENSA/FPA

Palestra sobre riscos da tatuagem epiercing no Colégio de AplicaçãoA Profª Drª Virtude Maria

Soler, da disciplina de ClínicaMédica do curso de Enfermagemdas Faculdades Integradas PadreAlbino (FIPA) e as graduandasdo terceiro ano Landina S. Pa-checo, Juliana Aparecida Carne-lossi e Pâmela Suelen Ogosukufizeram dia 19 de junho, às10h00, no Colégio de AplicaçãoUNIFIPA, palestra sobre o usode tatuagens, piercings e alarga-dores, prática atualmente adota-da principalmente pela popula-ção jovem.

“O foco central da palestrafoi a prevenção, considerando-seos riscos para a saúde humana”,diz Profª Virtude, esclarecendoque o objetivo foi esclarecer osadolescentes quanto aos proce-

dimentos, métodos, materiais emedidas necessárias para que hajasegurança e também apresentar osriscos evidenciados, decorrentesdesses atos, como AIDs, HepatiteB e C, Hanseníase, Tuberculose,Endocardite, Abcessos (cerebral,periodontal), Pericondrite, Neo-plasias, dentre outros.

“A finalidade foi a prevençãoe a conscientização dos jovens,pois essas práticas envolvem aperfuração da pele, o uso de agu-lhas, objetos e tintas, constituin-do-se em ameaças à saúde devi-do à possibilidade de contamina-ção por bactérias multiresisten-tes e vírus, muitas vezes letais,haja vista a pele ser o manto pro-tetor do corpo humano”, ressal-tou Profª Virtude.

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO10

Alunos da Medicina promovem eventos sobre a AIDSAlunos do curso de Medi-

cina, integrantes do LIEU (Lo-cal de Integração do EstudanteUniversitário) e da IFLMS (In-ternational Federation of Lon-drina Medical Students) desen-volveram dias 16, 17 e 18 demaio atividades para alertar aspessoas sobre a importância daprevenção contra a AIDS.

Sara Eleodoro Mussi, aluna

do 2º ano, informou que no dia18 comemorou-se o Dia Mun-dial em Memória às Vítimas daAIDS e para marcar a data osalunos instalaram, na Av. São Vi-cente de Paulo, um laço gigante,símbolo da AIDS. No dia 17, apartir das 22h30, os alunos foramaté a Av. José Nélson Machadopara conversar sobre os jovenssobre a importância da preven-

Docente participa de Congressode Medicina Intensiva

De 6 a 10 maio foi realizadoem Salvador (BA) o XIII Con-gresso Brasileiro de MedicinaIntensiva com a participação deaproximadamente 5 mil inscritos,entre convidados estrangeiros edo Brasil, incluindo o Prof. Jor-ge Luis Valiatti, docente de Clí-nica Médica do curso de Medi-cina das Faculdades IntegradasPadre Albino (FIPA).

No Congresso, Prof. Valiat-ti moderou, juntamente com Dr.Marcelo Alcântara Holanda, daUniversidade do Ceará, a mesaredonda “Monitorização duran-te a ventilação mecânica”, coma participação dos Drs. DimitrisGeorgopolus (Grécia), CarlosRoberto Ribeiro de Carvalho(USP-SP), Luiz Marcelo Mal-boussion (USP-SP) e LucianoGattinoni (Itália) e presidiu a ses-são de conferência com o tema“Use of heart-lung interactionsto diagnose cardiovascular insu-fficiency”, ministrada pelo Prof.Michael R. Pisky, da Universida-de de Pittsburgh (EUA).

Na oportunidade foi lançado,com o apoio da AMIB, o livro“Guia Prático de UTI”, pela Edi-tora Atheneu, que contou com co-laboração do Prof. Jorge Luis dosSantos Valiatti e de acadêmicos daLiga de Medicina Intensiva docurso de Medicina das FIPA.

Os alunos Leandro LuisMoreto e Evandro Marton Silva(Inserção do dreno torácico),Nathália da Silva Halley e ThaísRodrigues Garcia (Encefalopatiametabólica), Ana Carolina Chi-orato Parra, Helena Hotz Arroyoe Ligia Chama Capelanes (Poli-neuropatia do doente crítico) es-creveram os capítulos citadoscom supervisão do Prof. Valiatti.

Bancas de Mestradoe Doutorado

Prof. Dr. Jorge Luis dos San-tos Valiatti participou de bancasde defesa de teses de Mestradoe Doutorado junto a FAMERP,UNESP e UNIFESP.

Na FAMERP participou dabanca de Doutorado do Dr. An-dré Luciano Baitelo intitulada “Oimpacto da implantação doSAMU na assistência aos trauma-tizados atendidos em hospital ter-ciário de São José do Rio Preto”.

Na Faculdade de Medicina deBotucatu-UNESP participou dabanca de mestrado da Dra. MirnaMatsui intitulada ¨Identificaçãodas variáveis associadas a morta-lidade de pacientes internados emUnidades de Terapia Intensiva.

Na Universidade Federal deSão Paulo/Escola Paulista de Me-dicina participou das defesas demestrado intituladas ¨Avaliaçãodo conhecimento médico sobreinfecção, Síndrome da respostainflamatória sistêmica e Sepse¨apresentada pelo Dr. Murillo deAssunção e ¨Comparação dosvalores de débito cardíaco obti-dos por termodiluição e doppler-fluxometria transesofágica”,apresentada pelo Dr. RobertoMannara.

Dr. Valiatti ladeado pelosDrs. Hélio Penna e José

Maria Orlando, editores doGuia Prático de UTI.

DIVULGAÇÃO

Coordenador participa da SemanaAmericana do Aparelho DigestivoO Coordenador do curso de

Medicina, Prof. Dr. José Alves deFreitas, participou da SemanaAmericana do Aparelho Digesti-vo, realizada em San Diego (Cali-fórnia) de 17 a 22 de maio último.

De acordo com Dr. José Al-ves, trata-se do maior evento naárea de gastroenterologia do mun-do, reunindo 16.000 gastroente-rologistas, hepatologistas, endos-copistas e cirurgiões de aparelhodigestivo, quando foram apresen-tados mais de cinco mil trabalhoscientíficos na forma de posters ouapresentações orais.

Dr. José Alves informou ain-da que foram destaques os seguin-tes temas: novas drogas para o tra-tamento da Hepatite C; compli-cações resultantes da cirurgia ba-riátrica (redução do estômagopara perder peso); o valor da Me-dicina alternativa e complemen-tar no tratamento das doenças do

aparelho digestivo e novos méto-dos para o tratamento da doençapor refluxo. Foi destaque também,ressaltou ele, a preocupação da co-munidade acadêmica com a for-mação do médico, especialmentena Gastroenterologia.

Dr. José Alves registra suaparticipação na Semana.

DIVULGAÇÃO

ção contra a doença e distribuí-ram camisinhas. No domingo,18, continua Sara, a partir das20h30, na Praça da Matriz, hou-ve teatro mudo, “simbolizando opreconceito e pela inclusão do ai-dético na sociedade e no mundo”,explicou ela, e acenderam velasno formato do símbolo da AIDS(a letra “ele” em vermelho), emmemória às vítimas da AIDS,“para que eles não tenham mor-rido em vão”, ressalta Sara.

De acordo com Sara Mussiparticiparam das atividadesaproximadamente 40 alunos do1º ao 4º ano do curso.

ABORTO

Dia 26 de maio, a partir das

19h00, no anfiteatro do CampusI (Administração e Direito), oLIEU do curso de Medicinapromoveu a atividade “Luz, Câ-mera, Imaginação” com a exi-bição do filme “O segredo deVera Dark”.

Após a exibição do filme eintervalo foi realizada uma dis-cussão sobre o “aborto” com aparticipação da bióloga AnaPaula Girol, da psicóloga LígiaAdriana Rodrigues e do advo-gado Heveraldo Galvão.

O evento contou com a par-ticipação de aproximadamente60 alunos dos cursos de Medi-cina e Direito das FIPA, atravésde integração universitária.

Médicos participam deCongresso de Clínica Médica

Dr. Francisco Carlos deLucca, docente da disciplina deClínica Médica do curso deMedicina das Faculdades Inte-gradas Padre Albino, e as mé-dicas residentes da FundaçãoPadre Albino Drª Célia Matos,Drª Eline Fernandes, Drª Maya-na Barros, Drª Karina Caldas eDrª Maria Cecília Lima parti-ciparam, no período de 05 a 07

de junho último, no Centro deConvenções Anhembi, em SãoPaulo, do IV Congresso Inter-nacional de Clínica Médica.

Os representantes da Fun-dação Padre Albino expuseramtrabalhos acadêmicos na formade pôster de casos clínicos depacientes atendidos no comple-xo hospitalar Padre Albino/Emílio Carlos.

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 11

DIVULGAÇÃO

Os alunos do 4º ano do cur-so de Educação Física das Facul-dades Integradas Padre Albino(FIPA) desenvolveram atividadesextra-classe para a terceira idadejunto a instituições que atendemidosos de Catanduva e região,vivenciando na prática o conteú-do adquirido em sala de aula peladisciplina Atividades Físicas paraTerceira Idade, ministrada pelaProfª Silvana Frey Dias.

“Esta atividade extra-classeteve o objetivo de integrar alu-nos e comunidade, jovens e ido-sos quanto à importância do pro-grama de atividades físicas e delazer nos asilos e casas de repou-so, visando a melhoria na auto-nomia dos movimentos, acolhi-mento e auto-estima, além deproporcionar maior qualidade devida a estes idosos excluídos dasociedade”, explica a Profª Sil-vana Dias.

De acordo com ela, as ativi-dades envolveram 82 alunos do4º ano de graduação, proporcio-nando-lhes vivência prática econtribuindo para a qualifica-ção profissional, possibilitandoatuação de maneira conscientee adequada à realidade da popu-lação sênior.

Alunos da Educação Física promovem atividades ementidades que atendem idosos

“Essa proposta beneficiounão só os nossos alunos de gra-duação pela experiência adquiri-da, mas também a população ido-sa e as casas de apoio, que possi-bilitou aos seus asilados momen-tos de alegria e confraternização,com atividades físicas e de lazer,além de abrir as portas para acomunidade poder conhecer otrabalho desenvolvido por elas,proporcionando uma maior visi-bilidade ao idoso excluído pelasociedade e acolhido por aque-las instituições”, disse a ProfªSilvana Frey Dias.

As atividades foram desen-volvidas fora do horário de aulaquando os alunos visitaram e mi-nistraram atividades para oito ca-sas de repouso e asilos de Catan-duva, Novo Horizonte, Pindorama,Tabapuã, Barretos e Severínia,atendendo 245 idosos internos.

As instituições visitadas fo-ram Recanto Monsenhor Albino,Vila São Vicente de Paula e LarSociedade Boa Nova, de Catan-duva; Lar da Velhice, de NovoHorizonte; Vila dos Pobres, deBarretos; Lar dos Velhinhos, dePindorama; Lar dos Pobres Joa-na D’ Angeles, de Tabapuã, e LarSão Francisco, de Severínia.

Alunos desenvolvem atividade física com idosos.

DIVULGAÇÃO

Docente da Educação Físicaconquista Doutorado

A Profª Liana Abrão Rome-ra, docente do curso de Educa-ção Física das Faculdades Inte-gradas Padre Albino, obteve seutítulo de Doutorado junto à Uni-versidade de Campinas (UNI-CAMP) dia 27 de maio último.

Orientada pela Profª DrªHeloisa H. Baldy dos Reis ela

Faculdade da Terceira Idade doa alimentospara Paróquia Imaculada Conceição

Na semana do dia das mães,a Faculdade da Terceira Idade docurso de Educação Física dasFaculdades Integradas PadreAlbino promoveu uma arrecada-ção de alimentos para a ParóquiaImaculada Conceição.

No dia 06 de maio, Pe. Os-valdo de Oliveira Rosa, vigáriodaquela paróquia, ministrou apalestra “Mães do Mundo” àsalunas, sobre o papel das mãese avós na sociedade atual. Nofinal foram entregues a ele 75 kgde arroz, 30 kg de feijão, 20 la-tas de óleo, 50 kg de açúcar, 1kg e meio de alho, 20 achocola-tados, 25 pacotes de macarrão,30 latas de molho de tomate,além de pó de café, enlatados edoces variados.

No dia 13 de Maio foi reali-

zado o 1º Concurso de PalavrasCruzadas, sendo que as alunasacumularão pontos para a etapafinal, que ocorrerá em novem-bro, premiando com troféus ostrês primeiros colocados. “Esteconcurso tem a finalidade deestimular o raciocínio, a memó-ria e o banco de dados do voca-bulário adquirido ao longo davida”, explicou a Coordenado-ra, Profª Silvana Frey. “É umaexcelente forma de exercíciomental, além de prevenirmosalgumas doenças mentais decor-rentes da idade”, frisou.

No dia 29 de abril, das10h00 às 17h30, na chácara daaluna Rosa Alves, foram come-morados os aniversários do tri-mestre, com churrasco, bingo emuitas brincadeiras.

defendeu a tese “Juventude, la-zer e uso abusivo de álcool”. Abanca examinadora foi formadapelo Prof. Dr. Raul Aragão Mar-tins, da UNESP; Prof. Dr. Ricar-do Ricci Uvinha, da USP; Prof.Dr. Pedro Winterstein e Prof. Dr.Jorge Peres Gallardo, ambos daUNICAMP.

Profª Drª Liana (3ª da esquerda para direita), banca exa-minadora e sua orientadora.

Alunas arrecadam e doam alimentos à Paróquia Imaculada,de Pe. Osvaldo.

DIVULGAÇÃO

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO12

GU A MED COCIRURGIA VASCULAR E ANGIOLOGIA

• Dra. Andréa Cristina Z. GiocondoMonteleoneRua Bahia, 606 – Fones: 3522.4489 –3521.6575 – 9707-8018

CLÍNICA MÉDICA

• Dr. Álvaro Alves de Campos Jr.Rua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 –3523.6051• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522.3166• Dra. Fabiana Zocchi DarmeRua Olinda, 455 - Fone: 3522.6216• Dr. Farid Felício Casseb FilhoRua 13 de Maio, 830 – Fone: 3522.5586• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Oswaldo DevitoRua 13 de Maio, 940 - Fones: 3522.3104/ 3523.2313• Dr. Ricardo Domingos DelduqueRua 7 de Fevereiro, 645 – fone: 3524.4006• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

CLÍNICA MÉDICA/REUMATOLOGIA

• Dra. Mayda I. P. Farina ValiattiRua Maranhão, 1.320 – fone: 3522.4907

DOENÇA DO SONO

• Dr. Ricardo Domingos DelduqueRua 7 de Fevereiro, 645 – fone: 3524.4006

ELETROCARDIOGRAFIA

• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522.3166• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Oswaldo DevitoRua 13 de Maio, 940 – Fones: 3522.3104/ 3523.2313• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

Diabetes, Obesidade, Tireóide• Dr. Marino CattaliniRua Maranhão, 1405 - Fone: 3524.4809

GASTROENTEROLOGIA/ENDOSCOPIA

• Dr. Raul José de A. Vianna Jr.Rua Belo Horizonte, 689 - Fone: 3522.5381• Dr. José Celso AssefRua Manaus, 495 – Fone: 3523.7760

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIAULTRASSONOGRAFIA

• Dr. Ricardo Ramos de CarvalhoRua Maranhão, 959 – Fone: 3522.6684

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIAULTRASONOGRAFIA/SEXÓLOGA

• Dra. Márcia Regina RebellatoRua Olinda, 620 – Fone: 3522.1207

ACUPUNTURA

• Dr. Luciano Rodrigues de AssisRua Belo Horizonte, 405 - Fones:3523.2223 - 3522.4429• Dra. Sandra Miyoshi LopesRua Bolívia, 94 - Fones: 3524.6500 -3522.7601

BRONCOSCOPIA

• Dr. Pedro Enzo MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676• Dr. Renato Eugênio MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676

CARDIOLOGIA

• Dr. Álvaro Alves de Campos Jr.Rua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 –3523.6051• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522-3166• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Oswaldo DevitoRua 13 de Maio, 940 - Fones: 3522.3104/ 3523.2313• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

CIRURGIA GERAL

• Dr. José Celso AssefRua Manaus, 495 – Fone: 3523.7760• Dr. Raul José de A. Vianna Jr.Rua Belo Horizonte, 689 – Fone: 3522.5381• Dr. Sinval Malheiros Pinto Jr.Rua Manaus, 503 – Fone: 3522.8047

CIRURGIA GERAL E GASTROENTEROLOGIA

• Dr. José Luís Sampaio MartinsRua Manaus, 810 - Fone: 3521.3839• Dr. Sinval Malheiros Pinto Jr.Rua Manaus, 503 – Fone: 3522.8047

CIRURGIA PLÁSTICA, ESTÉTICA,REPARADORA, TRAUMATISMO DA FACE

E QUEIMADURAS

• Dr. Eduardo Carlos da S. Mendes Jr.Rua Minas Gerais, 137 – Fone: 3522.2383• Dr. José Antonio SanchesRua Pará, 1.190 – Fone: 3523.2774• Dr. Manoel Alves VidalAv. Deputado Orlando Zancaner, 497Fone: 3522.6859• Dr. Wagner Lopes JúniorRua Bolívia, 94 - Fones: 3524.6500 -3522.7601• Dr. Wanderley Batista MarquesRua Belo Horizonte, 1047 - Fone:3525.2262

CIRURGIA VASCULAR

• Dr. Murillo Antonio CoutoRua Belém, 1.063 – Fone: 3522.0550• Dr. Paulo César GrisottoAv. Orlando Zancaner, 95 – Fones:3524-4366 - 3521-5339

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIAHISTEROSCOPIA

• Dr. Alfeu C. Accorsi NetoRua Recife, 195 – Fone: 3522.7080• Dr. Ivan Humberto SanchesRua Manaus, 416 – Fone: 3521.1970

MEDICINA DO TRABALHO

• PROMEDRua Maranhão, 2.035 – Fone: 3524.4563• INSMEDRua 13 de Maio, 830 – Fone: 3522.4930

NEFROLOGIA

• Dra. Luciana S. Devito GrisottoAv. Orlando Zancaner, 95 – Fones:3524-4366 - 3521-5339• Dr. Farid Felício Casseb FilhoRua 13 de Maio, 830 – Fone: 3522.5586

NEUROLOGIA CLÍNICA (adulta e infantil)

Eletroencefalografia computadorizada emapeamento cerebral

eletroneuromiografia e potenciaisevocados auditivo e visual

• Dr. Emílio Herrera JúniorRua Manaus, 438 – Fone: 3522.5428e 3522.0363

Especialização em dores de cabeçaEletroencefalografia computadorizada e

mapeamento cerebral

• Dra. Eliana Meire MelhadoRua Teresina, 502 – Fone: 3523.2583

NUTROLOGIA

(Obesidade e Emagrecimento)

• Dr. Durval Ribas FilhoRua Belo Horizonte, 909 - Fone: 3522.9027

OFTALMOLOGIA CLÍNICA CIRÚRGICA ELENTES DE CONTATO

• Dra. Adriana Romero BragaRua Manaus, 289 – Fone: 3522.0242• Dr. Danilo Bechara RossiRua Bolívia, 94 - Fones: 3524.6500 -3522.7601• Dr. João Márcio ChimelloRua 13 de Maio, 963 – Fone: 3522.4070• Dra. Maria Elizabete J. de CamposRua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 /3523.6051• Dr. Walter AppendinoRua Recife, 625 – Fone: 3522.1116

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

• Dr. Antônio Carlos Alonso BraidoRua Teresina, 390 – Fone: 3522.4045• Dr. Carlos Alberto MoreschiRua Teresina, 640 – Fone: 3523.2263• Dr. Ricardo ZupirolliRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

ORTOPEDIA/MEDICINAESPORTIVA/TRAUMATOLOGIA

• Dr. Roberto JorgeRua 13 de Maio, 1269 - Fones: 3522.5396e 3522.5397.

OTORRINOLARINGOLOGIA

• Dr. Hamilton W. Rodrigues Jr.Rua Bahia, 586 - Fone: 3522-1199• Dr. Waldecir Veni SacchetinRua 13 de Maio, 1.143 - Fone: 3522-4269

PEDIATRIA

• Dr. Antonio Sérgio MunhozRua Bolívia, 94 – Fones: 3522.4566 –3524.6500• Dra. Gisele Maria CoutoRua 7 de Fevereiro, 673 – Fone: 3524.4936• Dr. Jussemar Roces RiosRua Amazonas, 939 – Fone: 3522.4566• Dr. Thales Fernando Roque BarbaRua Manaus, 810 – Fone: 3522.2436

PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA

• Dr. Luciano Rodrigues de AssisRua Belo Horizonte, 405 – Fones:3523.2223

PEDIATRIA E PUERICULTURA

• Dr. João RomeraRua Maranhão, 1.341 – Fone: 3522-3444

PNEUMOLOGIA E ALERGIA INFANTIL

• Dr. Thales Fernando Roque BarbaRua Manaus, 810 – Fone: 3522.2436

PNEUMOLOGIA E DOENÇAS DO SONO

• Dr. Ricardo Domingos DelduqueRua 7 de Fevereiro, 645 – Fone: 3524.4006

PNEUMOLOGIA, ESPIROMETRIAE ESTUDO DOS FLUXOS

• Dra. Fabiana Zocchi DarmeRua Olinda, 455 - Fone: 3522.6216• Dr. Pedro Enzo MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676• Dr. Renato Eugênio MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676• Dr. Ricardo Domingos DelduqueRua 7 de Fevereiro, 645 – Fone: 3524.4006

PSIQUIATRIA

• Dr. Vladair Aprigio A. de MelloRua Manaus, 789 - Fone: 3522.3899

REUMATOLOGIA

• Dra. Mariana Nechar MarquesAv. Orlando Zancaner, 1327 - Fone:3522-4213• Dra. Sandra Miyoshi LopesRua Bolívia, 94 - Fones: 3524.6500 -3522.7601

UROLOGIA

• Dr. Carlos Manoel Alves FerreiraRua Teresina, 390 - Telefone 3522-4045• Dr. Ronaldo Nami PedroRua Cuiabá, 413 – Fone: 3522.1369• Dr. Wilmar Calil de MelloRua Manaus, 850 – Fone: 3523.2511

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

• Hospital Padre AlbinoRua Maranhão, s/nº.

JUNHO 2008JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO 13

O Núcleo de Extensão dasFaculdades Integradas PadreAlbino (FIPA) realizou dias 30e 31 de maio, no campus I (Ad-ministração e Direito), o II En-contro de Extensão, quando fo-ram apresentadas, na forma orale em pôster, as atividades de ex-tensão de 2007 e 2008.

No dia 30 as atividades fo-ram iniciadas às 19h30 comapresentação dos projetos Ali-mentação saudável e qualidadede vida, Vamos ao Meio – Valedo Jequitinhonha e NAPRA –Núcleo de apoio à população ri-beirinha do Amazonas. No dia

Fipa realiza II Encontro de Extensão31, a partir das 8h30, houveapresentação dos projetos FAE-CA Júnior – Empresa de consul-toria e responsabilidade social,Ceprajur – atendimento jurídicoà população carente, Faculdadeda 3ª Idade – interação social namelhor idade, A prática educa-tiva como viabilizadora da pro-moção e prevenção em saúde eLigas Acadêmicas – ELEC.

Neste ano de 2008 as FIPAestão desenvolvendo 122 ativida-des de extensão, sendo 27 do cur-so de Administração; 15 de Direi-to; 22 de Educação Física; 29 deEnfermagem e 29 de Medicina.

Administração promove encontro para debatera realidade das micro e pequenas empresasO curso de Administração

promoveu dia 28 de maio, às20h00, no campus I, o 3º Encon-tro para debater a realidade dasmicro e pequenas empresas deCatanduva e região.

De acordo com o Prof. Clé-ber Peres, coordenador do En-contro com a Profª Cristiane Pás-choa, os alunos desenvolveramuma série de pesquisas com re-sultados interessantes, apresen-tados no Encontro, como a im-portância das micros e pequenasempresas no cenário econômicoestadual, com a participação de98% das empresas formais e67% das pessoas ocupadas no se-tor privado formal e informal ecom 28% da receita bruta do se-tor privado.

As fragilidades das micro epequenas empresas também fo-ram apontadas - 56% das queiniciam suas atividades encerra-ram nos primeiros cinco anos devida, sendo os principais moti-vos a falta de capital, falta declientes ou inadimplência e pro-blemas de planejamento ou ad-ministração (Fonte Sebrae).

Outra pesquisa mostrou a

visão dos dirigentes de Catandu-va dos setores industrial comer-cial e de prestação de serviços.Dentre os apresentados foramdestacados os fatores complica-dores no desenvolvimento dasatividades - concorrência e tribu-tação e como fatores principais efacilitadores - preço, competên-cia técnica, qualidade, financia-mento, propaganda, planejamen-to estratégico, entre outros. So-bre os fatores que influenciam asobrevivência das empresas nomercado os dirigentes do comér-cio citaram como principal ocomprometimento; do setor deserviço, o preço, e a indústria, aqualidade dos profissionais.

O Encontro apresentou tam-bém o depoimento de dirigentesde micro e pequenas empresas,que apresentaram os pontos fra-cos e fortes das organizações eas dificuldades e facilidades en-contradas no desenvolvimentodas atividades.

O Encontro, que teve a or-ganização dos alunos do 2º anoB do curso, foi voltado para alu-nos do curso e público de inte-resse.

DIVULGAÇÃO

Alunos apresentaram uma série de pesquisas com resul-tados interessantes.

Seminário sobre princípiosbásicos da administração pública

Dias 05, 06, 12 e 13 de ju-nho, às 19h30, foi realizado noCampus I o 10º Seminário deAdministração Pública dos alu-nos do 2º ano de Administraçãodas Faculdades Integradas PadreAlbino (FIPA).

De acordo com o Prof. Laér-cio Pereira da Silva, o Seminárioteve como assuntos Legalidade,

Falece o Prof. Nélson PiresFaleceu dia 04 de junho, aos

82 anos de idade, o Prof. Nél-son Pires.

Prof. Nélson foi um dosfundadores do curso de Admi-nistração das Faculdades Inte-gradas Padre Albino, tendo tra-balhado no seu projeto de cria-ção. Lecionou Estatística e

Matemática no curso no perío-do de 1972 a 1999. Ele atuavano Núcleo de Apoio DidáticoPedagógico e orientava proje-to sobre raciocínio lógico aosalunos.

O corpo do Prof. Nélson Pi-res foi sepultado no CemitérioMonsenhor Albino.

Impessoalidade, Moralidade ePublicidade, conforme o Artigo37 da Constituição Federal. Du-rante o Seminário, ainda deacordo com o professor, os alu-nos realizaram entrevistas comautoridades de Catanduva eregião, como prefeitos, secre-tários municipais, vereadores,ex–prefeitos, entre outros.

Hospitais da Fundação promovempalestra sobre meio ambiente

Os hospitais Padre Albino eEmílio Carlos, em comemora-ção a Semana do Meio Ambien-te, promoveram dia 26 último apalestra “Globalização do pen-samento sustentável” à cargo doTécnico em Gestão Empresari-al e Especialista em Planejamen-to e Gestão Ambiental Edson

Deniz, Planejador e Gestor Am-biental (Administrador Geral)das Indústrias Reunidas Colom-bo Ltda.

No Hospital Emílio Carlosa palestra foi às 9h00, na sala deespera do Ambulatório de Orto-pedia, e no Hospital Padre Albi-no, às 14h00, no anfiteatro.

Recanto Monsenhor Albino faz Festa JuninaO Recanto Monsenhor Albi-

no realizou sua festa junina dia25 de junho, a partir das 14h00.

A dupla sertaneja Carlos eMarcelo abrilhantou a festa,que teve terço junino e a apre-sentação da quadrilha de ido-sos e funcionários, às 15h00.

Todos os familiares dos idososforam convidados e a festa,que teve decoração típica ebarraca da pesca, algodão doce,pipoca, doces, quentão e choco-late quente, foi organizada pelaequipe multiprofissional do Re-canto.

A quadrilha com o casamento caipira.

DIVULGAÇÃO

JUNHO 2008 JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO14

A Fundação Padre Albinounificou todos os setores da áreade Recursos Humanos em umúnico local. As novas instalaçõesforam inauguradas dia 29 demaio último, às 16h00, em localantes ocupado pelo Ambulatóriode Pediatria, na entrada principaldo Hospital Emílio Carlos.

O novo setor de RecursosHumanos, com sete salas, reúnea coordenação da área, o Depar-tamento Pessoal, Recrutamentoe Seleção, Serviço Especializa-do em Segurança e Medicina doTrabalho (SESMT) e Grupo deAjuda ao Trabalhador (GAT).

Na inauguração, que reuniu

Fundação unifica RH em novo localconselheiros, diretores e funcio-nários da Fundação, o Diretor Fi-nanceiro, Renato Centurion Stu-chi, disse que depois da unifica-ção do financeiro, contabilidadee compras num só local esse foimais um sonho realizado pelaInstituição.

Renato Centurion Stuchilembrou que os setores de recur-sos humanos estavam instaladosem pontos diferentes no prédio.“Agora, com a unificação, as pes-soas que trabalham na área terãoagilidade e poderão atender me-lhor os funcionários, o maior pa-trimônio de uma empresa”, res-saltou ele.

FIPA entrega cobertores e fraldaspara Atlética da Medicina

As Faculdades IntegradasPadre Albino entregaram dia 06de junho a representantes da As-sociação Atlética Acadêmica“Emílio Ribas” do curso de Me-dicina 180 fraldas geriátricas e30 cobertores. Os produtos fa-zem parte da adesão à ação bene-ficente que a Atlética fez para par-ticipação da Pré-Intermed, realiza-da em março passado, na cidadede Araras.

Guilherme Nogueira Spino-sa, presidente da Atlética, agra-decendo o apoio dado pela Fun-dação Padre Albino, através dasFaculdades Integradas, disseque os produtos serão encami-nhados para a Prefeitura de Ara-ras, que os doará a entidades ca-rentes da cidade. Nos jogos, rea-lizados de 15 a 22 de março, coma participação de dez faculdades

de medicina do Estado, a Medi-cina de Catanduva ficou em 8ºlugar, sagrando-se campeã notênis de mesa.

Dr. Nélson Jimenes, DiretorGeral das Faculdades Integradas,cumprimentou a Atlética pelaparticipação nos jogos e salien-tou que a prática esportiva entreos universitários traz benefíciospessoais e para a própria institui-ção. “A participação desses alu-nos na Pré-Intermed, ou seja, aprática esportiva, deve servir deexemplo para os demais alunos docurso”, finalizou o diretor geral.

Do ato participaram ainda ovice-presidente da Atlética, Feli-pe Sbrolini Borges, o Coordena-dor do curso de Medicina, Dr. JoséAlves de Freitas, e o presidenteda Diretoria Administrativa daFundação, Dr. Olegário Braido.

IMPRENSA/FPA

Unificação do RH: mais um sonho realizado pela FPA.

IMPRENSA/FPA

Dr. Nélson Jimenes, Guilherme Spinosa, Felipe Borges, Dr.Olegário Braido e Dr. José Alves.

FPA termina reforma das UTIsPediátrica e Neonatal em julho

A Fundação Padre Albinotermina em 31 de julho próxi-mo a reforma das UTIs Pediá-trica e Neonatal do Hospital Pa-dre Albino, que está sendo feitacom verba de R$ 480.000,00 dogoverno estadual.

As Unidades ocuparão,agora, todo o 1º andar do hospi-tal, uma área de 476,36 m2. AUTI Neonatal terá 10 leitos e aUTI Pediátrica, 05, além de ves-tiários masculino e feminino,copa, quarto de plantonista, sala

de utilidades, expurgo, depósi-to de material de limpeza, rou-paria, posto de enfermagem,sala de isolamento. Em comumpossuem salas de entrevista e deespera. A reforma incluiu trocado piso, instalações hidráulica eelétrica, gases medicinais e ins-talação de sistema de ar condi-cionado dutado (embutido emforro de gesso). As Unidadesdeverão começar a funcionar emsetembro, inclusive com equipa-mentos novos.

Fundação vacina funcionários contra a gripeA Fundação Padre Albino

realizou de 03 a 06 de junho umPrograma de Imunização contraInfluenza (gripe) para os funcio-nários dos hospitais Padre Albi-no e Emilio Carlos e RecantoMonsenhor Albino. A vacinatambém foi disponibilizada paraos funcionários do Colégio deAplicação, das Faculdades Inte-gradas, PAS e Museu Padre Al-bino. No total foram aplicadas600 doses de vacina.

Os recursos materiais foramfornecidos pela Secretaria de

Estado de Saúde e a campanharealizada pelo SESMT (ServiçoEspecializado em Segurança eMedicina do Trabalho) em pare-ceria com a CCIH (Comissão deControle de Infecção Hospitalar)dos hospitais Padre Albino eEmílio Carlos e GAT (Grupo deAjuda ao Trabalhador). O Servi-ço de Enfermagem dos hospitaisforneceu funcionários para auxi-liar na administração das vacinase o SESMT para preencher oscartões de vacinação e a planilhapara controle interno.

3º ANDAR A Fundação reformou, com recursos próprios, todo o3º andar (Enfermaria de internação) do Hospital Padre Albino. Areforma incluiu troca do forro, das luminárias, instalações hi-dráulica e elétrica, piso, mobiliário, gases medicinais, comunica-ção visual e colocação de proteção de parede e de cantos.

IMPRENSA/FPA