devoção ao coração de jesus

16
DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS “Eis o Coração que tanto amou os homens, que a nada se poupou até se esgotar e consumir, para lhes testemunhar o seu amor. Mas em troca, não recebo senão o esquecimento, frieza e ingratidão.” Jesus Cristo, mostrando o Seu Coração a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1675 IGREJA DO SOBREIRO

Upload: jmvsobreiro

Post on 15-Jun-2015

1.325 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Devoção ao Coração de Jesus

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“Eis o Coração

que tanto amou os homens,

que a nada se poupou até se

esgotar e consumir, para lhes

testemunhar o seu amor.

Mas em troca, não recebo

senão o esquecimento,

frieza e ingratidão.”

Jesus Cristo,

mostrando o Seu Coração a Santa Margarida Maria

Alacoque, em 1675

IGREJA DO SOBREIRO

Page 2: Devoção ao Coração de Jesus

INÍCIO DA RECITAÇÃO DO TERÇO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

Page 3: Devoção ao Coração de Jesus

MEDITAÇÃO INICIAL PARA CADA DIA

1º Dia - Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo Assim como Jesus está verdadeiramente presente, ainda que escondido, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, assim a Majestade infinita de Deus está presente, embora escondida, no Coração humano do Filho da Virgem Maria. Este Coração firmou a Nova e Eterna Aliança de Deus com os homens pelo sacrifício da Cruz, que se renova diariamente nos nossos altares. No Santíssi-mo Sacramento descobrimos, pela fé, o mesmo Coração que por nós Se ofere-ceu no Calvário. O Papa São Pio X chama ao Coração Eucarístico de Jesus “Casa de Deus e Porta do Céu”, já que Nele habita o próprio Deus Altíssimo e por Ele são concedidas inúmeras graças para a salvação do género humano.

2º Dia - Coração de Jesus, fonte de Vida e de Santidade O Sacratíssimo Coração de Jesus é fonte de vida porque por Ele se realiza a vitória sobre a morte. É fonte de santidade, porque Nele é vencido o pecado, que é o adversário da santidade no coração do homem. Na verdade, é do Cora-ção de Jesus que vem a vida e a força revitalizadora dos cristãos: “Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontra-reis descanso para as vossas almas” (Mt. 11, 25-30). Somente no Coração de Jesus Cristo encontraremos alívio para as nossas dores, coragem para enfren-tar os medos e fortaleza para retomar o caminho da esperança rumo à Pátria Celeste.

Page 4: Devoção ao Coração de Jesus

3º Dia - Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria O Coração humano de Jesus é formado precisamente na Sua concepção virgi-nal no seio de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima colaborou de forma excepcional com o Espírito Santo na formação deste Coração humano de Cris-to, quando aceita livremente fazer parte do desígnio de salvação que Deus tem para oferecer à humanidade. Com o Seu “Sim, faça-se!”, Maria permite que o próprio Deus Se faça homem igual a nós excepto no pecado, com um Coração humano a pulsar de amor por todos os homens. Louvada seja a Virgem Santa Maria, por quem o mundo recebeu Aquele Coração que amou cada um de nós até ao fim!

4º Dia - Coração de Jesus, paciente e cheio de Misericórdia Onde encontrar um Coração mais rico em misericórdia que o de Jesus, que foi chamado de “amigo dos publicanos e dos pecadores” (Mt. 11,19), que defendeu a mulher adúltera da lapidação (Jo. 8, 3-10) e que “passou fazendo bem a todos”? (Act. 10,38) O Coração de Cristo, apesar de ser constantemente atingi-do pelos espinhos dos nossos pecados, é paciente e não Se cansa de esperar pela conversão daqueles que tanto o ofendem. Com muita razão chamamos ao Coração de Jesus “fonte de toda a consolação”, pois sabemos que Ele arde de amor pelos homens e que Nele está a infinita misericórdia de Deus para com aqueles que propõem a mudar de vida e não mais voltar a pecar.

Page 5: Devoção ao Coração de Jesus

5º Dia - Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade A fornalha, ao queimar, pouco a pouco consome-se. Pelo contrário, o Coração de Jesus é uma fornalha inextinguível. Este Divino Coração é abrasado de amor e arde num fogo que jamais de apaga. Por ser o amor, o combustível des-te fogo, quanto mais o Coração de Jesus arde, mais ama. Possa este fogo ilumi-nar o mundo inteiro, que se encontra cada vez mais mergulhado na escuridão do pecado e acender nas nossas almas a chama viva da Fé, da Esperança e da Caridade.

6º Dia - Coração de Jesus, obediente até à morte Toda a vida de Jesus se desenrola como uma perfeita obediência à vontade de Deus Pai. Nasce obediente para reparar o dano causado pelo pecado original. Na Sua vida oculta, foi sempre obediente e submisso a Seus pais, Maria e José. Na agonia, reafirma a Sua obediência aos desígnios do Pai: “Se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, faça-se a Tua vontade” (Lc. 22,42). Esta obe-diência perfeita de Jesus culmina no momento em que o Seu Coração é aberto pela lança. “Tudo está consumado” (Jo. 19,30). Se, por um lado, foi pela deso-bediência de um homem que o pecado e a morte entraram no mundo, foi pela obediência de um outro Homem que a vida e a graça voltaram a triunfar.

Page 6: Devoção ao Coração de Jesus

7º Dia - Coração de Jesus, vítima dos pecadores No Coração de Jesus caiu o enorme peso do pecado do mundo. Nele podemos ver a vítima oferecida a Deus para expiar os pecados dos homens. Ele sofreu voluntariamente a Paixão e Morte para tomar sobre Si as nossas culpas. No Seu corpo glorificado e imortal, Jesus conserva os sinais das mãos e dos pés perfurados e do Seu Coração trespassado e apresenta as Suas chagas continua-mente ao Pai, intercedendo assim em nosso favor. O Seu Coração quis ficar aberto, para mais facilmente derramar sobre nós as graças necessárias à nossa salvação.

8º Dia - Coração de Jesus, Rei de todos os corações “Eu sou Rei. Mas o Meu Reino não é deste mundo” (Jo- 18, 33). Jesus não veio ao mundo para ser um soberano de um povo ou de uma nação. Ele quer reinar no coração de cada um e, para isso, convida-nos a assemelharmos o nosso coração com o d’Ele. A melhor honra que podemos prestar a este Rei dos cora-ções é tornarmos o nosso coração e o nosso íntimo parecidos com o Coração de Jesus, que é manso e humilde, paciente e cheio de bondade. Deixemos este Sagrado Coração reinar em nós e, através de nós, no mundo inteiro.

9º Dia - Coração de Jesus, Modelo do coração Sacerdotal Hoje celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A liturgia mani-festa-nos o sacerdócio de Jesus, que está fundado no íntimo do Seu Coração. Cristo é o Sumo e Eterno Sacerdote, que Se oferece a Si mesmo em sacrifício para a salvação dos homens. O Coração sacerdotal de Jesus é o modelo para todos os sacerdotes, que são chamados a configurarem de maneira especial o seu coração com o de Nosso Senhor. Todo o fundamento do ministério sacer-dotal deve estar sempre ancorado no Coração de Jesus e ser vivido a partir dele.

Page 7: Devoção ao Coração de Jesus

TEXTOS PARA OS MISTÉRIOS DO TERÇO

1º Mistério A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem como fim pagar amor com amor, agradecer-Lhe os Seus imensos benefícios e reparar os ultrajes que este Divino Coração recebe continuamente, principalmente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Esta devoção parece ser a mais apropriada às necessidades do mundo nos dias de hoje, uma vez que o culto ao Divino, Compassivo e Manso Coração se opõe ao egoísmo, à indiferença religiosa e à tendência de querer afastar Deus da sociedade. Ofereçamos este mistério em reparação pelos pecados de indiferenças, ultra-jes e sacrilégios que o Coração de Jesus recebe no Santíssimo Sacramento do Altar.

Page 8: Devoção ao Coração de Jesus

2º Mistério O Coração de Jesus é fonte de esperança para a humanidade. Quando foi tres-passado pela lança, este Santíssimo Coração desejou que todos os homens beneficiassem do Seu sacrifício e aceitassem a salvação que o mesmo Coração lhes oferecia. Infelizmente, nem sempre sabemos corresponder a este acto de amor. Os nossos pecados continuam a ferir o Coração de Jesus, mas nem por isso Ele deixa de Se encher de misericórdia para connosco! N’Ele podemos encontrar um abrigo seguro para as nossas fraquezas e para as nossas inquie-tações.

Rezemos, neste mistério, pela conversão dos pecadores a quem o Coração de Jesus tanto ama, para que encontrem em Cristo alívio e repouso para as suas almas.

3º Mistério Para muitos cristãos, Jesus não é completamente conhecido, nem o Seu amor suficientemente compreendido. Sabe-se que Ele é Deus, que morreu por nós na cruz e que está presente no Santíssimo Sacramento. Mas poucas vezes nos lembramos que Jesus viveu como homem, sorriu e chorou como homem e amou-nos com um Coração de homem. Por amor, em tudo Se fez igual a nós, excepto no pecado. E porque muito nos amou, é neste Coração que devemos colocar a nossa vida e a nossa esperança.

Peçamos, neste mistério, que o Sagrado Coração de Jesus, “cheio de misericór-dia para quantos O invocam”, obtenha a saúde aos doentes e a salvação aos moribundos.

Page 9: Devoção ao Coração de Jesus

4º Mistério O Coração de Jesus é a fonte de todos os bens celestes, pois dele nasceram os Sacramentos e a Igreja, quando o soldado abriu o peito de Nosso Senhor com a lança. É o Santíssimo Coração que santifica as nossas dores e nos inspira à prática das virtudes. É Ele que fala à nossa alma e que nos perdoa no Sacra-mento da Penitência. É este Coração que quis ficar para sempre connosco no Sacramento da Eucaristia. Não há uma só graça, um só dom que não venha ao mundo pelo Sagrado Coração de Jesus. Ofereçamos este mistério pela Igreja, nascida do Coração aberto de Jesus Cris-to e pelo Santo Padre, para que esse mesmo Coração seja o Seu consolo e lhe dê coragem e firmeza para conduzir à salvação todos os que aceitam Jesus.

5º Mistério “O Sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”, diz o Santo Cura d’Ars. O sacer-dote é aquele que intercede pelo povo e que oferece o sacrifício em benefício dos homens. Neste sentido, o Coração de Jesus é o Único e Eterno Sacerdote, uma vez que foi Ele que Se entregou totalmente na Cruz, por amor, para a sal-vação da humanidade. Este é também o ministério dos Sacerdotes. Espera-se que, através deles, se consuma o sacrifício espiritual dos fiéis, em união com o sacrifício de Cristo, oferecido sacramentalmente na Santíssima Eucaristia. Rezemos, neste mistério, por todos os sacerdotes e pela santificação do Clero, para que o seu ministério seja reflexo do amor do Coração Sacerdotal de Jesus.

Page 10: Devoção ao Coração de Jesus

CONSAGRAÇÃO DE PORTUGAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Coração adorável de Cristo, Rei de amor, dignai-Vos, neste dia lançar um olhar de ternura sobre o nosso Portugal, prostrado diante do Vosso trono, com o fim de reconhecer e aclamar a Vossa realeza tantas vezes esquecida e ultrajada.

Reinai amorosamente nos lares de pobres e de ricos; reinai, mantendo nos lares portugueses as antigas e nobres tradições de sólida virtude cristã. Reinai principalmente na observância da lei sagrada do matri-mónio católico, que as nossas casas se transformem em santuários da Vossa glória.

Coração de Jesus, reinai também na nossa sociedade, gravemente amea-çada por uma vaga espantosa de paganismo em que se pretende riscar todas as vossas leis divinas, comprome-tendo os mais graves princípios da dignidade e da moral.

Rei de amor, reinai sobre a nossa nação. Concedei à nação portuguesa a hon-ra de voltar a ser o trono da Vossa realeza e o altar da Vossa glória.

Senhor Jesus, realizai na nossa pátria, as Vossas maravilhosas promessas em resposta aos nossos pedidos. Nós vo-lo pedimos ó Rei de amor, pelo Coração da Rainha Imaculada, padroeira da terra portuguesa.

Coração divino de Jesus, salvai Portugal, que em Vós confia.

Page 11: Devoção ao Coração de Jesus

CÂNTICOS PARA A RECITAÇÃO DO TERÇO 1. CORAÇÃO SANTO

Coração Santo, Tu reinarás: Tu nosso encanto sempre serás. Tu nosso encanto sempre serás. Como o soldado vela a seu rei, assim meu sangue por Ti darei. Como o soldado vela a seu rei, assim meu sangue por Ti darei. Se o mundo iníquo me combater sempre a Teu lado hei-de vencer. Se o mundo iníquo me combater sempre a Teu lado hei-de vencer.

Os santos todos e anjos do Céu, Comigo velam o trono Teu. Os santos todos e anjos do Céu, Comigo velam o trono Teu. Dá-me o triunfo da Salvação P'ra louvar sempre Teu coração. Dá-me o triunfo da Salvação P'ra louvar sempre Teu coração. Coração Santo, Divino irmão Fonte perene de Salvação. Coração Santo, Divino irmão Fonte perene de Salvação.

2. CORAÇÃO SANTO AQUI NOS TENS PROSTRADOS

Coração Santo, aqui nos tens prostrados és nosso Rei vimos render-te preito. Livra do mal os filhos resgatados com tanta dor no sangue do Teu peito. Protege ó Cristo o nosso Portugal. Que é seu brasão a chaga do Teu lado, e sempre quis por timbre seu real, ser filho Teu, Teu mais fiel soldado.

A Ti pertence a terra portuguesa nossa Rainha é Tua Mãe bendita. Somos Cristãos não há maior nobreza Teu coração de Amor por nós palpita. Ó Pátria, surge em prol do Seu reinado; vem defender o amor que te redime. Cale-se a voz do ímpio desvairado, só fale o amor, a esperança e a Fé sublime.

Page 12: Devoção ao Coração de Jesus

4. VINDE A MIM VÓS TODOS Vinde a Mim, vós todos os que andais fatigados, E Eu vos aliviarei. Levanto os meus olhos para os montes Donde me virá o auxílio? O meu auxílio vem do Senhor Que fez o Céu e a Terra.

O Senhor é quem te guarda, O Senhor está a teu lado, Ele é o teu abrigo. O sol não te fará mal durante o dia Nem a lua durante a noite.

3. CORAÇÃO SACERDOTAL

Coração Sacerdotal de Jesus, santificai os sacerdotes. Coração Sacerdotal de Jesus, multiplicai os sacerdotes.

Coração Sacerdotal de Jesus, actuai, actuai pelos sacerdotes.

5. MIL VEZES SEJA LOUVADO

Mil vezes seja louvado o Coração de Jesus por nosso amor trespassado nos braços da Santa Cruz. por nosso amor trespassado nos braços da Santa Cruz.

Cantemos a todo o instante O Divino Coração Donde jorrou abundante O Sangue da Redenção.

Page 13: Devoção ao Coração de Jesus

6. CORAÇÃO DE JESUS, NOSSA ESPERANÇA

Coração de Jesus, nossa esperança Coração de Jesus, nossa esp'rança, Nosso Deus, nossa paz e guarida; Coração de uma Nova Aliança És a fonte da água da Vida. Coração de uma Nova Aliança És a fonte da água da Vida.

Coração, Rosto esplendente do Pai Eterno invisível! Luz do Espírito ardente! Coração, de cuja ferida Jorram as águas da Vida plenitude repartida. Coração imenso e manso Horizonte em que me penso horizonte a que me lanço.

7. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS REDENTOR

Sagrado Coração de Jesus Redentor: nascente de água viva, Sol de infinito amor! Sagrado Coração de Jesus Redentor: nascente de água viva, Sol de infinito amor!

Coração de Jesus, Sol fulgurante, ardente chama do divino Amor: Acolhei que procura como herança a nova humanidade que em Vós nasce! Coração de Jesus, lugar divino onde encontram abrigo quantos sofrem: Coração de Jesus, sagrada fonte que de amor nos sacia eternamente!

Page 14: Devoção ao Coração de Jesus

8. CRISTO ONTEM, CRISTO HOJE

Cristo Ontem, Cristo Hoje Cristo sempre, meu Salvador. Tu és Deus, Tu és Amor. Tu me chamas, eis-me aqui! Louvai Jesus, Nosso Senhor, Que veio ao mundo p'ra salvar A todos nós, os filhos seus. Aclamemos o nosso Deus! Amen! Aleluia!

Louvai Jesus, o Bom Pastor, Que por amor foi procurar O pecador para o salvar. Aclamemos o nosso Deus! Amen! Aleluia! Louvai Jesus, o Redentor, Que sobre a morte triunfou, E do pecado nos salvou. Aclamemos o nosso Deus! Amen! Aleluia!

9. JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE

Jesus Cristo, ontem e hoje e por toda a eternidade, Jesus Cristo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Ensinai-me, Senhor, o caminho dos Vossos decretos, Para ser fiel até ao fim. Dai-me entendimento para guardar a Vossa lei, E para cumprir de todo o coração.

Conduzi-me pela senda dos Vossos mandamentos, Pois nela estão as minhas delícias. Inclinai o meu coração para as Vossas ordens, E não para o vil interesse.

10. CORAÇÃO VIRGINAL DE MARIA

Coração virginal de Maria Coração virginal de Maria Sede luz e guia, Sede luz e guia, Sede luz e guia, do pobre mortal.

Ao chegar minha última hora Ao chegar minha última hora Vinde sem demora, Vinde sem demora, vinde sem demora, levar-me para o Céu

Page 15: Devoção ao Coração de Jesus

FINAL DO TERÇO

Rezemos estas três Avé Marias ao Coração Sacerdotal de Jesus, pedindo por toda a Igreja, pelo Santo Padre e pela santificação dos Sacerdotes. Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais. Avé Maria.. Salvé Rainha Virgem Santíssima não permitais que eu viva nem morra em pecado mortal. Em pecado mortal não hei-de morrer, que a Virgem Santíssima me há-de valer. ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Sagrado Coração de Jesus, Nós Vos adoramos, em Vós confiamos E na Vossa Misericórdia esperamos. Confiando nas Vossas promessas, vimos implorar o Vosso auxílio para a Igreja e para o mundo inteiro. Colocamos no Vosso Coração as nossas famílias, as nossas preocupações, os nossos sofrimentos, as nossas esperanças e todo o nosso ser. Sacratíssimo Coração de Jesus, cremos em Vós, mas aumentai a nossa Fé. Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Page 16: Devoção ao Coração de Jesus

A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Palavras de alguns Papas

“Podemos contemplar e encontrar o infinito no finito, no mistério do Coração humano de Jesus. Convido cada um a renovar, no mês de Junho, a devoção ao Coração de Cristo, valorizando a tradicional oração de 'Oferecimento das obras do dia', acolhendo e rezando pelas intenções propostas por mim a toda a Igreja". – Papa Bento XVI “Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas.” – Papa São Gregório Magno “A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de reli-giosidade (…) Esta devoção, que muito recomendamos, será para todos pro-veitosa.” – Papa Leão XIII “Todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derra-ma sobre as almas dos Fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consola-ção celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis” - Papa Pio XII “Não quero que Satanás, de modo algum, possa causar dano àqueles que trou-xerem consigo o símbolo do Coração adorável de Jesus” – Beato Pio IX “Invoquem o Coração de Jesus, juntamente com o de Maria Santíssima, Medianeira de Todas as Graças, para proteger as nossas famílias, a Pátria e a Igreja” – Papa São Pio X; “A Igreja parece professar de modo particular a misericórdia de Deus e venerá-la, voltando-se para o Coração de Cristo.” – Papa João Paulo II