deus não tem planos, tem surpresas

Upload: msrenca

Post on 07-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Deus Não Tem Planos, Tem Surpresas

    1/5

    DEUS NÃO TEM PLANOS, TEM SURPRESAS!

    Março 12, 2016 

    1. A «caminhada« quaresmal aproxima-se da sua meta e do seu verdadeiro ponto de

    partida: a Cruz Gloriosa onde resplandece para sempre o Rosto do imenso, indizível,surpreendente amor de Deus. Nesta altura  do percurso (supõe-se que encetámos umasubida espiritual: entenda-se no Espírito Santo e com o Espírito Santo), baptizados ecatecúmenos devem estar já a ser Iluminados por essa luz, a ponto de se desfazerem das«obras das trevas» e de abraçarem as «obras da Luz», como verdadeiros discípulos queseguem o Mestre até ao fim, que é também o princípio, a Fonte da Vida verdadeiradonde jorra o Espírito Santo (sempre Actos 2,32-33; João 19,30 e 34; 7,37-39). Oscatecúmenos têm neste Domingo V da Quaresma os seus terceiros «escrutínios»: última«chamada» para a Liberdade antes da Noite Pascal Batismal.

    2. Deus não tem planos, tem surpresas. É, portanto, sempre desmedido e surpreendentequanto vem de Deus. Brota do excesso de Deus, que supera em muito as nossasnecessidades e capacidades. Aí está, neste Domingo V da Quaresma, a imensa lição doEvangelho de João 8,1-11. Esta passagem parece uma incrustação no IV Evangelho,pois interrompe o discurso de Jesus durante a Festa das Tendas (7,1-8,59), não aparecenos manuscritos mais antigos e nos códices antigos mais importantes dos Evangelhos,nem nos Padres gregos. Omitem-na nos seus comentários Orígenes, João Crisóstomo,Teodoro de Mopsuéstia, Cirilo de Alexandria, Teófilo, Tertuliano, Cipriano, Hilário eTaciano. Os Padres latinos Ambrósio, Agostinho e Jerónimo conhecem-na noutro lugar.Alguns manuscritos situam esta perícope no Evangelho de João depois de 7,36, outrosdepois de 7,44, outros depois de 7,52, ou mesmo no final, depois de 21,25. Outros ainda

    introduzem-na no Evangelho de Lucas (depois de 21,38). Por outro lado, a perícope nãotem o estilo joanino. Está, de facto, mais perto do estilo lucano.

    3. Fixemos a nossa atenção no movimento do texto. Jesus SENTA-SE como MESTRE,para ensinar, e SENTADO como MESTRE permanece na cena até ao fim. Apenas seinclina para o chão, e de novo se endireita, soerguendo-se, nunca deixando, porém, aposição de SENTADO. Portanto, permanecendo SENTADO, está sempre na cátedra aensinar. Nele tudo é lição. São lição os seus gestos; são lição as suas palavras.

    4. Entram na cena os «impecáveis» do costume: os escribas e os fariseus. Tambémcomo de costume, tratam Jesus por MESTRE (didáskalos) (v. 4). Desta vez não vêm

    sós. Trazem uma mulher apanhada em flagrante adultério. Eles conhecem a Lei deMoisés, que citam a propósito, para dizer que tais mulheres devem ser apedrejadas.Mas, roídos de malícia e com retorcidas intenções, querem saber o que, sobre esteassunto preciso, tem a dizer o MESTRE Jesus, não porque estivessem interessados emouvir a palavra reta de Jesus, mas porque pretendiam armar-lhe uma cilada ( peirázô) (v.6). Na verdade, se Jesus se pronunciasse sobre o assunto, quer dissesse «sim», querdissesse «não», caía sempre na emboscada. Se dissesse «sim», violaria o direitoromano, pois só a administração romana da Palestina podia condenar à morte; sedissesse «não», perdoando a mulher, violava o direito hebraico, expresso na Lei deMoisés. Jesus responde só isto: permanecendo SENTADO como MESTRE, inclinou-se,e, COM O DEDO, escrevia no chão.

  • 8/18/2019 Deus Não Tem Planos, Tem Surpresas

    2/5

    5. Os escribas e fariseus tinham compreendido mal a Lei, citando só metade, pois a Leidiz que, em caso de adultério, morrerão os dois: o homem e a mulher (Levítico 20,10;Deuteronómio 22,22). Tão-pouco estavam a compreender a resposta do MESTRE Jesusao parecer jurídico que lhe tinham pedido. E era clara a lição: na verdade, há apenasoutra circunstância na Escritura Santa em que alguém escreve COM O DEDO: as tábuas

    de pedra escritas pelo DEDO DE DEUS no Sinai (Êxodo 31,18; cf. Deuteronómio9,10). Claramente: o MESTRE que escrevia COM O DEDO era Deus! Conhecia a Lei,mas conhecia também os Profetas, pois ao ESCREVER NO CHÃO, está a ler Jeremiasque diz que «os que se afastam de YHWH serão escritos no chão» (17,13). Jesusconhecia a Lei e os Profetas, isto é, a inteira Escritura Santa, e conhecia também oshomens por dentro (João 2,24-25). Permanecendo SENTADO, endireitou-se e disse-lhes: «Aquele que estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra!» (8,7).Inclinou-se novamente e continuava a escrever no chão. Saíram todos, a começar pelosmais velhos, diz-nos o narrador, recorrendo com certeza outra vez a Jeremias 17,13, quediz ainda que «os que abandonam YHWH serão cobertos de vergonha». É esta vergonhaque faz com que todos se vão embora, um após outro, a começar pelos mais velhos, os

    primeiros a sentir o peso da vergonha. Ontem como hoje: os mais novos chegam lásempre depois.

    6. Ao comentar este episódio, Santo Agostinho diz luminosamente que só «ficaram doisem cena: a miserável e a misericórdia» (relicti sunt duo: misera et misericordia). Osescribas e fariseus prenderam e acusaram a mulher, mas foram eles que se sentiramacusados, desvendados, lidos, descobertos no esconderijo do seu próprio pecado! Nemsequer viram a mulher como uma pessoa: nunca falam com ela ou para ela; falamsimplesmente dela, como se de um objecto se tratasse. É o MESTRE Jesus o primeirona cena que fala para a mulher, e não a prende, mas liberta-a, colocando-a no caminhonovo da liberdade: «Vai e não tornes a pecar» (v. 8), diz-lhe Jesus.

    Aproximou-se um homem habituado

    ao uso inveterado do silêncio

    o seu olhar varrendo toda a fraude

    das palavras

    Aproximou-se firme e impoluto

    Esquadrinhou as faces oxidadas

    da mentira

    Olhou depois o chão como quem abre

    um sepulcro

    e lentamente desenhou

  • 8/18/2019 Deus Não Tem Planos, Tem Surpresas

    3/5

    o puro rosto da verdade

    sobre a areia.

    7. O anónimo profeta do exílio, o chamado «Segundo Isaías» (Isaías 40-55), na lição

    hoje servida (Isaías 43,16-21), põe Deus a interpelar-nos diretamente, como Jesus noEvangelho: «Eis que vou fazer uma coisa nova! Ela já desponta: não a compreendeis?»(Isaías 43,19). A nós compete entender a obra sempre nova e surpreendente de Deus,que ultrapassa sempre a medida do nosso coração e da nossa capacidade decompreensão! As maravilhas do passado, a travessia do mar dos Juncos, não esgotam agrandeza de Deus, que aparece sempre à nossa frente a abrir caminhos novos em cadaencruzilhada da história. Pode o deserto florir, encher-se de água, e pode o mar encher-se de caminhos. Pode sempre a semente germinar antes do tempo, e a espiga amadurarantes do campo!

    8. Paulo pode bem ser hoje o modelo a seguir (Filipenses 3,8-14): esquecendo o que fica

    para trás, atira-se todo para a frente, para Cristo, os olhos antes das mãos, as mãos antesdos pés, como um atleta. Para trás fica o tesouro do judaísmo a que estava tão agarrado,e que agora não passa de esterco ou excremento (skýbala) (Filipenses 3,8). Tudo sepassa agora à sua frente: é aí que está o tesouro novo, que é Cristo, para o qualverdadeiramente se atira (Filipenses 3,13).

    Quando Jesus irrompe na vida de alguém,

    interrompe a normalidade de um percurso,

    e rompe essa vida em duas partes desiguais:

    uma que fica para trás,

    outra que se abre agora à nossa frente,

    reta como uma seta direta a uma meta,

    a um alvo, um objetivo intenso e claro,

    tão intenso e claro que na vida de cada um

    só pode haver um!

    9. O Canto ritmado do Salmo 126 serve para nos abrir bem os olhos do coração paravermos bem as inumeráveis maravilhas com que Deus enche os nossos caminhos todosos dias. Entre a sementeira e a ceifa, entre a dor e a alegria, o inverno e a primavera, asemente não erra e não mente. Segue o seu curso natural. Suavemente. Aí está, portanto,

    outra vez a jubilosa procissão dos exilados! E nós, extasiados, como quem sonha, a bocacheia de riso e os lábios de canções.

  • 8/18/2019 Deus Não Tem Planos, Tem Surpresas

    4/5

     

    Vai adiantado o tempo da Quaresma,

    E eu continuo ainda aqui parado

    Nesta página em branco da calçada.

    Sei bem que foste tu que me puseste em movimento,

    Que teceste o meu ser,

    Que me deste a vida e de comer,

    Que me acolheste e me acolhes sempre em tua casa.

    Como é que estou então aqui parado na berma desta estrada,

    Pensando que fui eu que me pus no ser,

    Que sou dono de mim,

    Que esta vida é minha,

    Minha é esta casa, este pedaço de chão,

    Este naco de pão

    E até este coração?

    Não fiques aí parado, meu irmão.

    Ergue-te e vai pelos nós do vento,

    Chegarás por certo à pátria do Espírito,

    Submisso ao sopro obsessivo do silêncio.

    Olha com mais atenção

    O chão que sonhas,

  • 8/18/2019 Deus Não Tem Planos, Tem Surpresas

    5/5

    O céu que lavras.

    Recomeça!

    Conquista o espaço

    Onde a palavra cresça

    Longe do ruído das palavras!

    António Couto