determinou que a natureza abutres fazer o vamos … · vamos deixar os abutres fazer o que a...

12
VAMOS DEIXAR OS ABUTRES FAZER O QUE A NATUREZA DETERMINOU

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

V A M O S D E I X A R O S A B U T R E S F A Z E R O Q U E A N A T U R E Z A D E T E R M I N O U

Page 2: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

A B U T R E

1 . [ O R N I T O L O G I A ] D E S I G N A Ç Ã O D A D A A V Á R I A S E S P É C I E S D E A V E S Q U E S E A L I M E N T A M P R I N C I P A L M E N T E D E A N I M A I S M O R T O S . O S A B U T R E S S Ã O A V E S D E G R A N D E E N V E R G A D U R A , U S A N D O C O R R E N T E S D E A R Q U E N T E P A R A P L A N A R , T Ê M C A U D A P E Q U E N A E G E R A L M E N T E S Ã O D E S P R O V I D O S D E P E N A S N A C A B E Ç A .

2 . [ F I G U R A D O ] P E S S O A Q U E E S P E R A O U D E S E J A A M O R T E O U O D E S A P A R E C I M E N T O D E O U T R E M D E M O D O A O B T E R B E N S O U V A N T A G E N S .

Page 3: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

U M A I N I C I A T I V A D A S E O / B I R D L I F E , L I P U , S P E A ,

W W F S P A I N E B I R D L I F E E U R O P E P A R A B A N I R O D I C L O F E N A C ,

U M A D R O G A Q U E M A T A O S A B U T R E S . .

Page 4: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

A M Á R E P U T A Ç Ã O D O S A B U T R E S

Os abutres têm uma reputação negativa que não é merecida.

No topo da cadeia alimentar, os abutres são a verdadeira equipa de limpeza da Natureza. Com a sua dieta necrófaga, eliminam ameaças ambientais e doenças como a tuberculose ou o botulismo, que surgem quando se dá a putrefação de carcaças de outros animais.

Os abutres são também grandes aliados da pecuária porque ao fazer esta limpeza dos campos evitam a necessidade de tratamento e incineração de milhares de toneladas de restos de animais, todos os anos.

Assim, poupam não só milhões de euros na gestão de resíduos, mas também previnem a emissão de centenas de milhares de toneladas de CO2 por ano, em benefício de todos.

As populações de abutres em Portugal, Espanha e Itália estão em perigo: o medicamento veterinário diclofenac é responsável pela morte de milhares de abutres.

As aves que se alimentam de carcaças de animais que anteriormente foram medicados com o diclofenac morrem, apesar de não ser tóxico para o gado nem para os humanos. Existem alternativas para o diclofenac pelo que é desnecessário usar este medicamente que causa muitos danos. É necessário proibi-lo.

Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou.

A C O N T R I B U I Ç Ã O G E N E R O S A D E A B U T R E S

S A L V A M I L H Õ E S D E E U R O S P O R A N O

Page 5: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

01

02

O uso veterinário do diclofenac provocou, em poucos anos, a quase extinção de três espécies de abutres no subcontinente indiano, causando a redução em 99% das suas populações na década de 90.

P O R Q U E H Á U M P A S S A D O N E G R O

R A Z Õ E S P A R A P R O I B I R O D I C L O F E N A C

Os abutres têm um metabolismo preparado para consumir alimentos que outras espécies não conseguem e que poderiam ser uma fonte de infeção para muitos outros animais. Eles ajudam a limpar a natureza, economizando muito dinheiro que de outra forma seria investido a retirar os animais mortos do campo.

P O R Q U E O S A B U T R E S S Ã O I M P O R T A N T E S

Já foi detetado o efeito letal do diclofenac noutras águias das estepes. Existe assim, possibilidade de outras espécies serem afetadas, como é o caso da águia-real.

P O R Q U E A S G R A N D E S Á G U I A S T A M B É M E S T Ã O E M P E R I G O

03

04

P O R Q U E T E M O S A M A I O R P O P U L A Ç Ã O

Espanha, Portugal e Itália t|em 95% da população de abutres da União Europeia. Depois das consequências do uso de diclofenac na Índia e em África, a Europa é a região do mundo com as populações mais saudáveis. .

Page 6: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

05

06

Não existem estudos que avaliem o impacto do uso de diclofenac nas espécies necrófagas que não são apenas os abutres. Até agora não foram feitos estudos sobre os efeitos em nenhumas destas espécies.

D E S C O N H E C E M O S A D I M E N S Ã O D E S T E P R O B L E M A

07

R A Z Õ E S P A R AP R O I B I R O D I C L O F E N A C

Proibir o uso do Diclofenac não irá trazer efeitos negativos à saúde do gado ou prejuízos aos agricultores, pois já existem anti-inflamatórios igualmente eficazes, com um custo semelhante e seguros para os abutres. Na realidade, o fármaco está proibido em países como a Índia, o Paquistão, o Nepal ou o Irão.

P O R Q U E E X I S T E U M A A L T E R N A T I V A S E G U R A

Apesar de serem propostos sistemas de controlo e alerta para que o medicamento não seja usado em animais que possam estar livremente no campo, esta solução não é segura, já que será impossível um controlo total do uso do diclofenac.

P O R Q U E N Ã O H Á C O N T R O L O S U F I C I E N T E

Page 7: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

Bastou que menos de 1% das carcaças disponíveis para os abutres contivessem um nível letal de diclofenac para quase extinguir as populações de abutres no subcontinente indiano.

1%

O R A S T R O

No subcontinente indiano quase se extinguem três espécies de abutres que

perderam quase 99% das suas populações devido ao uso do

diclofenac. Atualmente, a sua utilização está proibida em países como a Índia e o

Nepal, onde o declínio das espécies foi travado.

99 %

D O D I C L O F E N A C

Uma recente investigação, em resposta à Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) concluiu que podem morrer, por ano, 6000 aves de espécies de abutres na península ibérica, como consequência do consumo de diclofenac. Estes números supõem uma diminuição anual de mais de 7%.

6000

A UE tem uma importante responsabilidade na conservação dos abutres, Portugal, Espanha e Itália abrigam 95% das populações europeias de abutre preto e grifo, bem como outras espécies ameaçadas, como o britango ou o quebra-ossos. A Europa é a região do mundo com as populações de abutres em melhor situação.

95 %

Das 23 espécies de abutres existentes no mundo, 16 estão ameaçadas.

16

A atividade necrófaga dos abutres evita otratamento e inceneração de cerca de 8 mil

toneladas de restos animais em Espanha,por ano. Assim, não só se poupam milhões

de Euros só em gestão de resíduos, comoainda se evita a emissão de centenas demilhares de toneladas de CO2, por ano.

8000

Page 8: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

Existe um grande consenso científico sobre a

necessidade de proibição total do uso de

Diclofenac.

Em Espanha num relatório anual referente a

2016, um Provedor de Justiça informou o

Ministério da Agricultura, Pesca, Alimentação e

Meio Ambiente espanhol e a Agência Espanhola

para os medicamentos e Produtos Sanitários

(AEMS) desta resolução e pediu a retirada dos

fármacos que contenham diclofenac do mercado,

para uso veterinário.

A 11th Conference of Parties of the Convention

on the Conservation of Migratory Species of Wild

Animals (CMS) na sua resolução

UNEP/CMS/COP11/CRP31 também reconheceu a

necessidade de proibir, a nível mundial, o uso de

diclofenac.

U M A M E D I D A D E C O N S E N S O

Page 9: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

Precisamos de banir o uso veterinário do

diclofenac no tratamento do gado e substituí-lo

por produtos não tóxicos para as espécies

necrófagas.

Precisamos de regular os procedimentos para

avaliar o impacto dos medicamentos veterinários

nas espécies selvagens, tanto para os

medicamentos já aprovados, como para os que

estão em fase de teste que podem ser aprovados.

Precisamos de suspender temporariamente a

venda e uso de flunixina até ser avaliada e

comprovada ser inofensiva para a fauna

necrófaga.

T E M O S D E A G I R A G O R A

Page 10: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

P R O I B I R O D I C L O F E N A C , U M

M E D I C A M E N T O Q U E E S T Á M A T A N D O

A B U T R E S Q U A N D O H Á A L T E R N A T I V A S , É U M A M A T É R I A D E

V O N T A D E P O L Í T I C A E S E N S O C O M U M

Page 11: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR

Informações preparadas por

Ban Vet Diclofenac, uma iniciativa apoiada por MAVA, Fondation pour

la Nature.

Crédito da imagem: Kdsphotos and Ben Kerckx

Page 12: DETERMINOU QUE A NATUREZA ABUTRES FAZER O VAMOS … · Vamos deixar os abutres fazer o que a Natureza determinou. A CONTRIBUIÇÃO GENEROSA DE ABUTRES SALVA MILHÕES DE EUROS POR