destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

36
UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE 03-08-2014 a 10-08-2014 Com minhas notas reflexivas (para localizar rapidamente as notas, basta digitar essa palavra na busca do adobe) Publicados em www.facebook.com/umbertoneves.ideas no período citado. 03-08-2014 INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDIA: Rupert Brooke: Poeta que lutou na 1° Guerra Mundial, escreveu poemas memoráveis em sua curta vida de 28 anos. Já dispus aqui 3 de seus poemas que se encontram recitados no site Classic Poetry Aloud, The Soldier, The Hill e Waikiki. Então um vídeo do Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=V1lUKRM5OTo INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDICA: Genolino amado (1902 1989), escritor, professor e jornalista brasileiro, 5° ocupante da cadeira n° 32 da ABL. “Quinto ocupante da Cadeira 32 , eleito em 9 de agosto de 1973 na sucessão de Joracy Camargo e recebido em 14 de novembro de 1973 pelo Acadêmico Hermes Lima. Genolino Amado, jornalista e cronista, nasceu em Itaporanga, SE, em 3 de agosto de 1902, e faleceu noRio de Janeiro, RJ, em 4 de março de 1989. É irmão do Acadêmico Gilberto Amado. Iniciou sua educação na província natal e fez humanidades no Colégio Carneiro, em Salvador. Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito da

Upload: umberto-neves

Post on 02-Jul-2015

424 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Os destaques com base em Enciclopedia de 03-08 a 10-08, 2014, estão reunidos nesse documento. filósofos, escritores, políticos etc.

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE

03-08-2014 a 10-08-2014

Com minhas notas reflexivas (para localizar rapidamente as notas, basta digitar essa palavra na busca do adobe)

Publicados em www.facebook.com/umbertoneves.ideas no período citado.

03-08-2014

INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDIA:

Rupert Brooke:

Poeta que lutou na 1° Guerra Mundial, escreveu poemas memoráveis em sua curta vida de 28 anos.

Já dispus aqui 3 de seus poemas que se encontram recitados no site Classic Poetry Aloud, The Soldier, The Hill e Waikiki. Então um vídeo do Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=V1lUKRM5OTo

INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDICA:

Genolino amado (1902 – 1989), escritor, professor e jornalista brasileiro, 5° ocupante da cadeira n° 32 da ABL.

“Quinto ocupante da Cadeira 32 , eleito em 9 de agosto de 1973 na sucessão de Joracy Camargo e recebido em 14 de novembro de 1973 pelo Acadêmico Hermes Lima.

Genolino Amado, jornalista e cronista, nasceu em Itaporanga, SE, em 3 de agosto de 1902, e faleceu noRio de Janeiro, RJ, em 4 de março de 1989. É irmão do Acadêmico Gilberto Amado.

Iniciou sua educação na província natal e fez humanidades no Colégio Carneiro, em Salvador. Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito da

Page 2: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Bahia, integrando a turma de calouros que iria dar ao país vários escritores e mestres do Direito, como os Acadêmicos Luís Viana Filho Hermes Lima e Pedro Calmon, além de Nestor Duarte e Adalício Nogueira. Completou o curso jurídico no Rio de Janeiro em 1924.”

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=574&sid=304

INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDICA:

Ernesto Geisel (1907 – 1996)

29° Presidente do Brasil, de 1974 a 1979, regime militar (1964 – 1985). “Em 1974, pelo Aliança Renovadora Nacional (ARENA), na chapa com Adalberto Pereira dos Santos para vice, candidatou-se à presidência, onde venceu, com quatrocentos votos (84,04%), a chapa oposicionista Ulysses Guimarães/Barbosa Lima Sobrinho do MDB, que obteve 76 votos (15,96%).” “Em sua vida pós-presidência, Geisel manteve influência sobre o Exército ao longo da década de 1980 e, nas eleições presidenciais de 1985, apoiou o candidato oposicionista vitorioso Tancredo Neves, o que caracterizou a diminuição das resistências a Tancredo no meio militar.”

“Em sua gestão na presidência da Petrobras, empresa estatal que deteve até a década de 90 o monopólio da extração de petróleo no Brasil, concentrou esforços na exploração da plataforma submarina, tendo obtido resultados positivos. Conseguiu acordos no exterior para a pesquisa e firmou convênios com o Iraque, o Egito e o Equador.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Geisel “Durante seu governo, Geisel enfrentou o fim da chamado 'milagre brasileiro', com a redução do crescimento econômico e a alta da inflação. Para superar esse quadro desfavorável, agravado pela vitória expressiva da oposição nas eleições parlamentares de 1974, apresentou seu projeto de abertura política 'lenta, gradual e segura com vistas à reimplantação do sistema democrático no país'.

O período foi marcado por conflitos polítos e sociais, já que o processo de redemocratização entrava em choque com interesses dos militares. Num processo gradual, o governo permitiu a realização, em 1974, da propaganda eleitoral pela primeira vez desde a instituição do AI-5 (Ato Institucional número 5). Os candidatos do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido da oposição, à Câmara dos Deputados e ao Senado obtiveram vitória nos principais Estados do país, aumentando consideravelmente a bancada oposicionista nos dois órgãos governamentais.”

http://educacao.uol.com.br/biografias/ernesto-geisel.jhtm MINHA NOTA: duas características marcam particularmente a ditadura militar brasileira, a não eliminação completa da oposição, pois havia o MDB, e a quantidade de presidentes que governaram o Brasil nesse período, foram 5 presidentes, Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel e

Page 3: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

João Figueiredo, isso num período de 20 anos, mais ou menos a metade do período que um único governante passa no poder em algumas ditaduras. Os presidentes militares tinham um bom relacionamento entre si, exceto o Costa e Silva, que tinha a oposição de Castelo Branco e do Ernesto Geisel. No início do regime militar, houve grande desenvolvimento econômico, a indústria era um motor do desenvolvimento, mas, já no governo de Geisel a economia começa a entrar em crise, certamente o fator principal da falta de prestígio desse regime e a retomada da democracia com Tancredo Neves em 1985, que tinha a simpatia dos militares, de Figueiredo e do próprio Geisel. A Petrobrás, a capacidade da propaganda patriótica, e, inclusive dos feitos da Seleção Brasileira foram as formas que a ditadura militar dialogou com o povo e se manteve com certa popularidade, além da economia forte quando isso era vigente.

INFORMAÇÃO ENCICLOPÉDICA:

Leon Uris (1924 – 2003) foi um novelista americano.

“Viajó a Israel, interesado por la situación singular de la creación del nuevo Estado, y de aquella experiencia nació su más famosa novela, Exodus. La obra fue llevada al cine en 1960 protagonizada por Paul Newman. También escribió Mila 18, basada en el gueto de Varsovia, y Topaz, en la que se basó Alfred Hitchcock para realizar la película homónima.”

http://es.wikipedia.org/wiki/Leon_Uris “Murió Leon Uris, el creador de la célebre novela ‘Exodo’

Tenía 78 años y sufría insuficiencia renal. Su obra cumbre se publicó en 1958 y la leyeron millones de personas. En ella describía el tránsito de los judíos disidentes rusos hacia Israel.”

________________________________________ “Leon Uris, el novelista y guionista autor del célebre best-séller Exodo, una novela de 600 páginas que él mismo definió como "la Biblia del movimiento judío disidente en Rusia", murió el sábado en su casa en Shelter Island, Nueva York, a los 78 años.

La causa de la muerte, según su ex esposa, la fotógrafa Jill Uris, fue una insuficiencia renal.

Publicada en 1958, la novela Exodo fue una sensación: millones de personas leyeron la crónica detallada y heroica que hacía Uris de los judíos europeos, desde principios del siglo XX hasta el establecimiento del Estado de Israel en 1948. La novela fue traducida a varios idiomas y hasta fue distribuida en secreto en los países comunistas.

La ficción de Uris fue más admirada por su nivel de investigación que por su profundidad literaria o la de sus personajes. Para escribir Exodo, Uris leyó cerca de 300 libros, hizo un programa de entrenamiento físico para poder recorrer cerca de 20.000 kilómetros dentro de las fronteras de Israel y entrevistó a miles de personas. Leon Marcus Uris nació el 3 de agosto de 1924 en Baltimore. Sus padres, Wolf William Uris, un comerciante, y Anna Blumberg Uris, eran judíos de origen ruso-polaco. Poco después del ataque

Page 4: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

japonés a Pearl Harbor, Uris abandonó la escuela secundaria y se unió a los marines, donde sirvió como operador de radio.”

http://edant.clarin.com/diario/2003/06/25/s-03401.htm

“Alexander Issaiévich Soljenítsin (em russo: Александр Исаевич Солженицын; Kislovodsk, 11 de Dezembro de 1918 — Moscovo, 3 de Agosto de 2008) foi um romancista, dramaturgo ehistoriador russo cujas obras consciencializaram o mundo quanto aos gulags, sistema de campos de trabalhos forçados existente na antiga União Soviética. Recebeu o Nobel de Literatura de 1970.”

“Ele foi um gigante da história russa e um enorme escritor. Era na juventude um marxista-leninistaconvicto. Mas se mostrou nacionalista e monarquista, queria restaurar a Mãe Rússia em todo o seu esplendor mítico, considerava a democracia uma péssima forma de governo; admirava Franco e Pinochet e só em Putin julgou ter encontrado um chefe à altura para governar a Rússia.” “Sobre o ateísmo, durante seu discurso de recepção do Prêmio Templeton para o Progresso da Religião 21 , em maio de 1983, Solzhenitsyn declarou: ‘Mais de meio século atrás, quando eu ainda era uma criança, lembro-me de ouvir um número de pessoas mais velhas oferecerem a seguinte explicação para os grandes desastres que se abateram sobre a Rússia: 'Os homens se esqueceram de Deus; é por isso que tudo isso aconteceu'. Desde então, tenho passado quase 50 anos estudando a história de nossa revolução. Durante esse processo, li centenas de livros, colecionei centenas de testemunhos pessoais e contribuí com oito volumes de minha própria lavra no esforço de transpor o entulho deixado por aquele levante. Mas se hoje me pedissem para formular da maneira mais concisa possível a causa principal da perniciosa revolução que deu cabo de mais de 60 milhões de compatriotas, não poderia fazê-lo de modo mais preciso do que repetir: 'Os homens se esqueceram de Deus; é por isso que tudo isso aconteceu'" Recebeu o Nobel de literatura de 1970 "para a força ética com a qual ele tem perseguido as tradições indispensáveis da literatura russa”. (tradução do Google) http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Soljen%C3%ADtsin “Alexandre Soljenitsin revelou ao mundo a terrível realidade dos campos de concentração soviéticos em obras como ‘Arquipélago Gulag’ e ‘Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch’, que o escritor viveu na pele.”

“O Nobel da Literatura foi-lhe atribuído em 1970, mas declinou ir recebê-lo a Estocolmo com receio de não poder regressar à Rússia, então sob o pulso de Brejnev.” “Em 1994 voltou à Rússia e espantou toda a gente ao aprovar a segunda guerra na Tchetchénia desencadeada por Ieltsin, pedindo a pena de morte para os independentistas.”

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-o-escritor-russo-alexandre-soljenitsin-1337625

Jeanne Louise Calment

Page 5: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"Jeanne Louise Calment (Arles, 21 de fevereiro de 1875 — Arles, 4 de agosto de 1997) é considerada a pessoa que mais tempo viveu no mundo, com registros e comprovativos válidos. Jeanne entrou para história ao atingir a marca de 122 anos e 164 dias de vida (44.724 dias de vida).1 Tamanha longevidade despertou a atenção de inúmeros cientistas pelo mundo. Quando nasceu, a França estava na Terceira República no mandato de Patrice de Mac-Mahon e morreu na Quinta República Francesa, no mandato de Jacques Chirac." "Tinha uma vida ativa para sua idade, praticando esportes até os 85 anos. Passeava de bicicleta até os cem anos. Morou sozinha no seu apartamento até os 110 anos. Conseguia andar até os 115 anos.

Tinha por hábito fumar um cigarro e beber um copo de vinho tinto por dia, até sua morte. Seu irmão, François, viveu até os 97 anos e seu pai Nicolas até os 93." http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeanne_Calment

"Cyro Versiani dos Anjos1 (Montes Claros, 5 de outubro de 1906 — Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1994) foi um jornalista, professor, advogado, cronista, romancista, ensaísta e memorialista brasileiro."

"Como intelectual, conviveu com a geração de Carlos Drummond de Andrade, João Afonso de Guimarães e outros escritores de peso. É considerado o romancista mais sutil e poético da geração de 30. Em meio a um conjunto de obras de denúncia social e registros das contradições brasileiras, seus romances destacam-se pelo lirismo e pela delicadeza de traços." http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyro_dos_Anjos "Em 1933, como redator de A Tribuna, publicou uma série de crônicas que seriam o germe do seu mais famoso romance, O amanuense Belmiro (1937), de análise psicológica, escrito na linha machadiana, explorando a vida de um funcionário público da capital mineira."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=427&sid=250 "O Amanuense Belmiro é romance do tipo reflexivo, auto-consciente e um dos modos pelos quais se revela, em seu interior, a prática da introversão é através dos questionamentos que envolvem a passagem do estilo memorialístico para o diarístico. Tal indefinição de gênero é postulada pelo narrador de O Amanuense no início do romance. Se a proposta inicial era a de escrever memórias, aos poucos Belmiro observa que a escritura vai assumindo os modos e formas típicos do diário, uma vez que os dados do presente vão dominando os do passado."

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno11-12.html

Washington Luís

Page 6: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"Washington Luís Pereira de Sousa (Macaé, 26 de outubro de 1869 — São Paulo, 4 de agosto de 1957) foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha. Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente darepública, por um golpe militar, que passou o poder, em 3 de novembro, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930. Foi o criador do primeiro serviço de Inteligência do Brasil em 1928.

O apelido que o definia era Paulista de Macaé, pois, embora nascido no estado do Rio de Janeiro, sua biografia política foi toda construída no estado de São Paulo. Foi chamado também de O estradeiro, e, durante a Revolução de 1930, de Doutor Barbado pelos seus opositores."

"'Governar é abrir estradas' foi seu lema, na campanha eleitoral de 1920. Devido a esse lema, recebeu o apelido de "Estradeiro", lema e prioridade de governo, os quais, foram, depois, assimilados pelos governadores posteriores de São Paulo. A sua frase ainda é citada pelos políticos paulistas." "Uma de suas realizações foi a rodovia Rio-Petrópolis que, inaugurada em 1928, mais tarde receberia seu nome, pertencente a BR-040, primeira rodovia asfaltada do Brasil e considerada na época como uma grande obra da engenharia civil brasileira; um marco (muitos populares pensavam que as obras foram realizadas por norte-americanos ou outros estrangeiros)." "Como havia feito na prefeitura e no governo do estado de São Paulo, Washington Luís publicou documentos antigos do Arquivo Nacional, preservando assim muitos textos da História do Brasil, que corriam o risco de ser destruídos por insetos. Publicou também as obras completas de Rui Barbosa." http://pt.wikipedia.org/wiki/Washington_Lu%C3%ADs

"Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, 30 de agosto de 1821 — Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, conhecida como a 'Heroína dos Dois Mundos'"

"Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista."

François-André Vincent

François-André Vincent (Paris, 30 de dezembro de 1746 - Paris, 3 ou 4 de agosto de 1816) foi um pintor neoclássico francês.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Andr%C3%A9_Vincent

Page 7: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Hans Christian Andersen

(1805 - 1875) foi escritor e poeta de histórias infantis dinamarquês. "Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero, o Prêmio Hans Christian Andersen, tem seu nome."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Andersen "Apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Até então, eram raros livros voltados especificamente para crianças. Em suas histórias Andersen buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais." "Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos". São textos que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo desde sua publicação até a atualidade, tendo sido adaptados para o cinema, o teatro, a televisão, o desenho animado, etc."

http://educacao.uol.com.br/biografias/hans-christian-andersen.jhtm

Percy Bysshe Shelley

"Percy Bysshe Shelley (Field Place, Horsham, 4 de agosto de 1792 — Mar Lígure, Golfo de Spezia, 8 de julho de 1822) foi um dos mais importantes poetas românticos ingleses."

"A vida não-convencional de Shelley e seu idealismo descompromissado, combinados com sua ponderosa voz de desaprovação, tornaram-no uma figura decisiva durante e após sua vida. Ele tornou-se um ídolo paraas próximas gerações de poetas, incluindo os da importante era vitoriana e pré-rafaelita, tais como Robert Browning, Alfred Lord Tennyson, Dante Gabriel Rossetti, Algernon Charles Swinburne, assim como Lord Byron, Henry David Thoreau, William Butler Yeats, e Edna St. Vincent Millay, e poetas de outras línguas, tais como Jan Kasprowicz, Jibanananda Das e Subramanya Bharathy.

A desobediência civil de Henry David Thoreau e a resistência passiva de Mohandas Karamchand Gandhi foram inspiradas e influenciadas por Shelley, em sua não-violência e determinação política.12 Sabe-se que Gandhi teria citado frequentemente o Masque of Anarchy, de Shelley,13 que tem sido apontado como 'talvez a primeira declaração moderna do princípio da não-violência.'" http://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Bysshe_Shelley

Page 8: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Love's Philosophy

by Percy Bysshe Shelley (1792 – 1822)

The fountains mingle with the river

And the rivers with the ocean,

The winds of heaven mix for ever

With a sweet emotion;

Nothing in the world is single,

All things by a law divine

In one another's being mingle –

Why not I with thine?

See the mountains kiss high heaven,

And the waves clasp one another;

No sister-flower would be forgiven

If it disdain'd its brother;

And the sunlight clasps the earth,

And the moonbeams kiss the sea –

What are all these kissings worth,

If thou kiss not me?

http://classicpoetryaloud.podomatic.com/entry/2008-01-23T00_23_23-08_00

Page 9: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Nessa data, em 1977, a escritora Raquel de Queiroz é eleita a 1° mulher para a Academia Brasileira de Letras, tomando posse em 4 de novembro de 1977, ocupando a cadeira n°5.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=115

04-08-2014

A escritora cearense Rachel de Queiroz foi a 1° mulher a ingressar na ABL, eleita em 04-08-1977 e recebido em 01-11-1977 para a cadeira 5.

05-08-2014

Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.

"O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano, mas foi caracterizado, entretanto, por grande instabilidade política e também econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas descontentes com a situação política republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do 'Congresso Nacional do Brasil', o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca."

NOTA MINHA: grande personagem e informação da história do Brasil. http://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca

"Henri René Albert Guy de Maupassant, ou simplesmente Guy de

Maupassant (5 de Agosto de 1850, Fécamp - 6 de Julho de 1893,

Tourville-sur-Arques) foi um escritor e poeta francês com predileção para

situações psicológicas e de crítica social com técnica realista. Foi amigo

do célebre escritor francês Gustave Flaubert, a quem se referia como

mestre.

Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos,

todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos,

Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem

ser considerados seus contos mais significativos.

Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa

de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis, que o

Page 10: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de

Montparnasse."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guy_de_Maupassant

"Friedrich Engels (Barmen, 28 de novembro de 1820 — Londres, 5 de agosto de 1895) foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista . Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 a janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto do Partido Comunista, onde faz uma breve apresentação de uma nova concepção de história, afirmando que: 'A história da humanidade é a história da luta de classes.'"

NOTA MINHA: na leitura da história se constatam muitas romanceações, tão verdadeiras ou não, de bom ou gosto duvidável, a verdade é que Karl Marx e Friedrich Engels formaram uma dupla filosófica, veja só, diferente da época grega, pois podemos constatar e certificar na verdade um trio: Sócrates, Platão e Aristóteles, e não uma dupla Sócrates - Platão, ou Platão - Aristóteles. Mas a questão de grande curiosidade em Marx e Engels é a característica da filosofia política que empreenderam, socialista da prática comunista. Já é bastante alardeado e ensinado que a prática comunista se distanciou das teorias socialistas, mas os conceitos e as bases foram mantidos, ou implantados.

Osvaldo Gonçalves Cruznb 1 (São Luiz do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.

"Em 1896 estagiou durante três anos no Instituto Pasteur, em Paris, sendo discípulo de Émile Roux, seu diretor. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.

Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal (1900), cuja direção assumiu em 1902."

"Em 1916 ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis."

"Osvaldo Cruz é o segundo ocupante da cadeira 5 na Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de maio de 1912, na sucessão de Raimundo Correia e recebido pelo acadêmico Afrânio Peixoto em 26 de junho de 1913." http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Cruz

Page 11: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=353&sid=112 MINHA NOTA: é impressionante os feitos de Osvaldo Cruz, em áreas tão complexas, a medicina, a ciência da medicina etc, para a idade que viveu, apenas 44 anos. Fosse um poeta, e não teria feito tanto em tão curto tempo de vida. A FIOCRUZ é seu maior legado.

Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930 — Cincinnati,

25 de agosto de 2012) foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto de

testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX

e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como

comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

"No Brasil, ele chegou a falar sobre sua admiração pelos pioneiros

experimentos de Alberto Santos Dumont."

"Em dezembro de 1968, Donald Slayton, antigo astronauta do Projeto

Mercury e então Chefe do Comitê de seleção de astronautas do Projeto

Apollo, ofereceu a Armstrong o comando da Apollo 11, a missão que

desceria primeiro na Lua. Esta escolha surgiu de uma reunião semanas

antes, entre os principais diretores do programa Apollo, que decidiram

que Armstrong seria o primeiro na Lua por causa de seu perfil: era

parecido com o grande herói americano Charles Lindbergh, um homem

de características discretas e essencialmente técnicas, sem grandes

egos. Entre seus colegas, era conhecido pelo comportamento

equilibrado, muito 'sangue frio', característica que fazia dele um

astronauta perfeito."

NOTA MINHA: concebidos com grande pompa, os projetos de enviar

homens ao espaço, e mesmo habitá-lo (los) foi perdendo relevância

devido às políticas de contenção de custos. Em 20 de julho de 1969,

quando Armstrong pisou na lua, o mundo todo parou para assistir e não

se falou em outra coisa naquele tempo, com o passar do tempo caiu em

importância também no imaginário popular, pois a geração que

acompanhou em tempo real foi substituída por uma geração pouco

dada à ciência e muito dada ao consumo, assim, Armstrong virou um

produto de consumo em todos os sentidos, o que o incomodou muito,

uma personalidade científica e reclusa.

Não se pode dizer que os projetos espaciais - não tripulados - não

possam estar sempre sendo impulsionados, pois, os homens têm muito

mais vontade de poder do que de aventura, sendo assim, o espaço para

muito além da terra continuará sendo explorado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Armstrong

"Little Boy ('menininho', ou 'rapazinho', em português) é o nome de código de uma bomba atômica largada sobre Hiroshima, no Japão, na segunda-feira dia

Page 12: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do avião denominado Enola Gay (um modelo B-29 Superfortress) pilotado pelo então tenente-coronel Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9.450 m) de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (hora local) a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 Kilotons de TNT. Foi a primeira das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra."

06-08-2014

"Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes, 16 de janeiro de 1901 — Marbella, 6 de agosto de 1973) foi quem ostentou o poder de facto em Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador. Foi deposto pela revolução comandada por Fidel Castro em 1959 e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril em Portugal e depois em Espanha, morrendo na localidade de Guadalmina."

"O apoio do governo dos Estados Unidos ao autoritário governo ditatorial de Fulgencio Batista, por sete anos (1952-59), foi um dos episódios emblemáticos da Guerra Fria."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fulgencio_Batista

"Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937.

Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra foram criações suas. A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas bem como em braille e em fitas gravadas para cegos.

Jorge foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões."

"A sua obra é uma das mais significativas da moderna ficção brasileira, sendo voltada essencialmente às raízes nacionais. São temas constantes nela os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, as crenças, as tradições e a sensualidade do povo brasileiro, contribuindo assim para a divulgação deste aspecto do mesmo."

"Como Érico Veríssimo,Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, Amado

Page 13: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

representava o modernismo regionalista (segunda geração do modernismo)." "...a aldeia parece uma festa, no colorido, na graça, na invenção que nasce das mãos desse homem modesto e simples que, no entanto, é ao mesmo tempo sábio de profundo conhecimento e traz no coração e nos dedos o dom da criação. Nasceu para criar beleza, para dar de si aos demais, para tornar mais rico o património do povo português com as suas imagens, suas figuras de barro, seus vasos utilitários, seus bois de longos cornosseus peixes leves como versos, seus porcos e galos feitos de terra e de lirismo. Parece uma festa, a aldeia..." JORGE AMADO.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=718&sid=244 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado

Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, ou simplesmente Theodor Adorno (Frankfurt am Main, 11 de setembro de 1903 – Visp, 6 de agosto de 1969) foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e outros.

"A Filosofia de Theodor Adorno, considerada uma das mais complexas do século XX, fundamenta-se na perspectiva da dialética.1 Uma das suas importantes obras, a Dialética do Esclarecimento, escrita em colaboração com Max Horkheimer durante a guerra, é uma crítica da razão instrumental, conceito fundamental deste último filósofo, ou, o que seria o mesmo, uma crítica, fundada em uma interpretação negativa do Iluminismo, de uma civilização técnica e da lógica cultural do sistema capitalista (que Adorno chama de 'indústria cultural'). Também uma crítica à sociedade de mercado que não persegue outro fim que não o do progresso técnico."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_W._Adorno "Seus textos têm o poder do esclarecimento, de tornar compreensível a realidade, e permanecem atuais, independentemente da passagem do tempo. Theodor W. Adorno alcançou em seus escritos a rara qualidade de conceder à razão uma força crítica, procurando mostrar diferentes aspectos do real para conduzir o leitor a um novo patamar de análise e, portanto, de consciência." "Recomenda que o escritor deve ser tímido e deve aventurar-se, buscar a originalidade de seus pensamentos e da forma de expressá-los." "Pelo fato de a inocência ter sido banida de todas as relações é que o bom texto deve preservar as qualidades de um mundo marcado pela lucidez e pela beleza. O gesto de escrever, de olharmos nossa própria imagem refletida nas palavras, não deve admitir qualquer concessão à facilidade, mesmo correndo o risco de nos tornarmos incompreendidos." http://educacao.uol.com.br/biografias/theodor-adorno.jhtm

NOTA MINHA SOBRE THEODOR ADORNO (1903 - 1969) Filósofo alemão da Escola de Frankfurt.

Page 14: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Com o fim da 2° guerra mundial (1945) e o início da guerra fria (1946 - 1991), intensificou-se todo o tipo de propaganda, seja governamental, seja do tipo comercial, uma das principais e mais poderosas características da guerra fria - as outras são os conflitos em países periféricos e a corrida espacial. É positivo que muitas empresas tenham surgido nesse período, o que serviu para derrubar ideias socialistas incompatíveis, afirmar o sistema capitalista como o sistema insubstituível e assegurar e alargar as liberdades econômicas, sociais, políticas, culturais etc. Surgiram meios de comunicação de massa muito poderosos, meios e sistemas, o rádio, a televisão e agora a internet - veja que Theodor Adorno viveu num tempo anterior a muito disso e já constatava os problemas relacionados ao consumo, a "indústria cultural". As transformações foram profundas. com a advance desses meios de comunicação em massa, intensificou-se o que Adorno definiu como "Indústria Cultural", e "Razão Instrumental" - conceito fixado pela Escola de Frankfurt, mas verifica-se que não tem convivido sem a companhia permanente da Razão Crítica, pela reação que parte da classe intelectual, não se poderia dizer exatamente da classe das elites, pelos vícios consumistas que carregam. É da natureza do próprio capitalismo se lapidar e enterrar seus erros e incompatibilidades, demandas que emergem da classe crítica, em confronto com a massa consumista e as elites que se resumem a ofertarem tão somente o consumo, com problemas que, sejam de qualidade baixa, sejam pelos meios que empregam para atingirem e dominarem a massa consumidora. Dessa forma, não se pode ver muitos fantasmas na teoria de Adorno, considerando o reconhecimento e a exaltação do capitalismo, confiando na massa crítica que exige qualidade, opções, liberdade, e é fonte de criação também, não só do consumo. É nas instituições, pois que as redes sociais ainda não representam o padrão instituição, que emerge essa classe blindada, criadora e muito exigente. Há que se apostar e investir nas instituições - educacionais, científicas, culturais, sociais etc -, cada vez e como nunca. É o homem crítico, criador e consumidor, e as instituições fortes e congregadamente.

Sir Alexander Fleming, FRSE, FRS, FRCS(Eng) (Lochfield, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi um farmacologista, biólogo e botânico escocês. Autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia, notabilizou-se como o descobridor da proteína antimicrobiana lisozima, em 1923, e da penicilina, obtida a partir do fungo Penicillium notatum, em 1928, pela qual foi laureado Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain.

Georg Friedrich List (Reutlingen, Württemberg, 6 de Agosto de 1789 — Kufstein, Tirol, 30 de Novembro de 1846) foi um economista, partidário do protecionismo, matéria sobre a qual teorizou. Até meados do século XX a sua obra era a mais traduzida de qualquer economista alemão com excepção de Karl Marx.

"De acordo com o seu pensamento econômico, as empresas nacionais não se poderiam desenvolver se o mercado já estivesse ocupado por empresas de países estrangeiros economicamente mais avançados. Nessas circunstâncias justificava-se um protecionismo educador, tendo por objectivo proteger temporariamente o mercado nacional para assegurar a consolidação das indústrias nacionais para que a médio prazo pudessem concorrer com sucesso num ambiente de livre concorrência que não se transformasse rapidamente num sistema de sentido único pelo esmagamento das indústrias do território economicamente menos desenvolvido.

Page 15: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Esta teoria tem larga aplicação nos países em via de desenvolvimento, tendo sido recentemente utilizada por numerosos países da Ásia, nomeadamente os chamados dragões econômicos, ou tigres asiáticos. Anteriormente foi também muito utilizada pelos Estados europeus e pelos Estados Unidos da América. Apesar de toda a retórica em torno da globalização e do livre-comércio, mesmo os Estados mais avançados ainda recorrem a medidas de protecionismo seletivo nos setores considerados ‘’estratégicos’’ que se enquadram no pensamento de List."

NOTA MINHA: é um tema muito polêmico, nas últimas décadas passaram a ser o principal contendo dos países emergentes na Organização Mundial do comercio, Friedrich List talvez exacerbava num nacionalismo. De qualquer forma, os países emergentes precisam se conscientizarem da importância em terem uma indústria forte e competitiva, para além da produção e oferta de produtos primários, e, na medida do possível, o investimento em tecnologia, em ciência e inovação, são os únicos caminhos seguros. Talvez a indústria possa estar mais adequada e próxima dos países emergentes, tendo em vista o disparo, a distância de países de 1° mundo na produção científica e tecnológica. Muita terra, muita soja, então, Indústria Forte: esse tem de ser o lema.

Nicolas Malebranche (Paris, 6 de Agosto de 1638 — Paris, 13 de Outubro de 1715) foi um filósofo francês.

"Em 1660 entrou para a Congregação do Oratório e, quatro anos mais tarde, foi ordenado sacerdote. Ainda em 1664, a leitura de Descartes deixou-o tão entusiasmado que resolveu dedicar-se ao estudo da filosofia. No entanto, alguns comentaristas acreditam que esse interesse pela filosofia tenha derivado de seus estudos sobre a filosofia dominante no Oratório (a de Santo Agostinho)." NOTA MINHA: filósofo francês do sec. XVII e XVIII que teorizava no campo da teologia analogamente aos italianos Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, apesar do tempo vigente da sua teoria, não tão comum na França nessa profundidade teológica, pois Descartes reservava bases para Deus em sua filosofia, não exatamente bases teológicas.

Alfred Tennyson

Alfred Tennyson, 1º Barão de Tennyson (Somersby, 6 de agosto de 1809 — 6 de outubro de 1892), foi um poeta inglês. Estudou no Trinity College, em Cambridge. Viveu longos anos com sua esposa na ilha de Wight por seu amor à vida sossegada do campo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Tennyson NOTA MINHA; da escola dos grandes poetas britânicos, assim como Rupert Brooke, que já publiquei e emiti notas, Tennyson é de um tempo anterior e sua poesia se baseava numa amizade platônica com Hallam., em memória de quem escreveu In Memoriam. É impossível saber com exatidão a profundidade dos sentimentos e das recordações de Tennyson, depois de tantos anos da perda precoce do amigo, mas sua poesia se fez eternamente inspiradora.

Page 16: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Poema em áudio recitado no site abaixo.

Songs from “The Princess.” IV. Tears, Idle Tears

by Alfred, Lord Tennyson (1809 – 1892)

Tears, idle tears, I know not what they mean,

Tears from the depth of some divine despair

Rise in the heart, and gather to the eyes,

In looking on the happy Autumn-fields,

And thinking of the days that are no more.

Fresh as the first beam glittering on a sail,

That brings our friends up from the underworld,

Sad as the last which reddens over one

That sinks with all we love below the verge;

So sad, so fresh, the days that are no more.

Ah, sad and strange as in dark summer dawns

The earliest pipe of half-awaken’d birds

To dying ears, when unto dying eyes

The casement slowly grows a glimmering square;

So sad, so strange, the days that are no more.

Dear as remember’d kisses after death,

And sweet as those by hopeless fancy feign’d

Page 17: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

On lips that are for others; deep as love,

Deep as first love, and wild with all regret;

O Death in Life, the days that are no more.

http://classicpoetryaloud.podomatic.com/entry/2008-05-13T10_10_48-07_00

Rosario Castellanos (25 de maio de 1925 - 7 de agosto de 1974) foi uma poeta, narradora e autora mexicana. Junto com os outros membros da Geração de 1950 (os poetas que escreveram após a Segunda Guerra Mundial, influenciados por César Vallejo e outros), ela foi uma das mais importantes vozes literárias do México do século XX. Ao longo de sua vida, ela escreveu eloquentemente sobre questões de opressão cultural e de gênero, e seu trabalho tem influenciado a teoria feminista e os estudos culturais. Embora ela tenha morrido jovem, ela abriu a porta da literatura mexicana para as mulheres, e deixou um legado que ainda ressoa hoje. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosario_Castellanos http://www.youtube.com/watch?v=46ZGGcrbb4M&list=PL1c1UkkxifBaBSEvy_Ib3apCZJE5q0lTN

Rabindranath Tagore (em bengali: ; 7 de maio de 1861 - 7 de

agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura, Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore O Prémio Nobel da Literatura 1913 foi atribuído a Rabindranath Tagore "por causa de seu profundamente sensível, verso fresco e bonito, por que, com habilidade consumada, ele fez o seu pensamento poético, expresso em suas próprias palavras em inglês, uma parte da literatura de o Ocidente " . (tradução Google)

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1913/ "Como poeta, novelista e dramaturgo, brilhou Tagore para sempre, mas a alta expressão do seu sentimentalismo só se manifestou em exuberância nos dramas que escreveu e representou no palco. Ainda hoje há poucas pessoas cultas que teriam compreendido a fundo os dramas de Tagore."

Page 18: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"Ao aproximarmo-nos das peças teatrais de Tagore é necessário esvasiarismos os nossos cérebros do peso morto de certos preconceitos acerca dos ideais do autor e bebermos com as mentes frescas o mel doce do seu lirismo e da sua poesia filosófica."

http://archiveofgoanwritinginportuguese.blogspot.com.br/2011/02/paraxurama-quensori-os-dramas-de-tagore.html Desejo Indomável

Como corre a gazela

pela sombra dos bosques,

enlouquecida pelo próprio perfume,

assim corro eu, enlouquecido,

nesta noite do coração de maio

aquecida pela brisa do Sul.

Perdi o caminho

e erro ao acaso.

Quero o que não tenho,

e tenho o que não quero.

A imagem do meu próprio desejo

sai do meu coração

e, dançando diante de mim,

cintila uma e outra vez,

subitamente. Quero agarrá-la, mas escapa-se.

E, já longe, chama-me outra vez

Page 19: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

do atalho

... Quero o que não tenho

e tenho o que não quero.

Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"

Tradução de Manuel Simões

http://www.citador.pt/poemas/a/rabindranath-tagore http://www.youtube.com/watch?v=MWoIzSaArSY

08-08-2014

Francis Hutcheson (Drumalig, Irlanda do Norte, 8 de agosto de 1694 — Glasgow, 8 de agosto de 1746) foi um teólogo presbiteriano e filósofo irlandês (de raízes escocesas).

"Conhecido pelas suas teses sobre Ética e por ter sido professor e fonte de inspiração de Adam Smith, Francis Hutcheson é um exemplo paradigmático da transição do puritanismo Calvinista para uma teologia mais tolerante e pró-modernidade. Em grande contraste com as ideias de Hobbes, um premonitor do nihilismo o qual vê na luta política uma luta de 'todos contra todos', Hutcheson preconiza uma filosofia do progresso comum, de indivíduos cooperantes. O bem-estar dos outros é também o meu bem-estar. A forma suprema da minha felicidade é a minha ação em prol do bem-estar dos outros. Hutcheson terá sido um dos primeiros liberais europeus, propondo a visão de uma sociedade livre, onde há a maximização possível das liberdades pessoais com o objectivo da felicidade comum. A sua frase 'A melhor ação é aquela que produz a maior felicidade para o maior número' traduz a inspiração que Hutcheson prouduziria para gerações de filosofos da linha utilitarista tais como John Stuart Mill. Francis Hutcheson é também um dos principais responsáveis pelo triunfo do Iluminismo na Escócia." http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Hutcheson

Joseph-Nicolas Robert-Fleury (8 de agosto de 1797 - 5 de maio de 1890) foi um pintor francês.

Galileu Galilei perante o Santo Ofício, por Joseph-Nicolas Robert-Fleury (século XIX).

Page 20: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Foi o pai e professor do também pintor e professor de pintura Tony Robert-Fleury (1837-1911).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph-Nicolas_Robert-Fleury

Jacob Christoph Burckhardt (Basileia, 25 de maio de 1818 — Basileia, 8 de agosto de 1897) foi um historiador, filósofo da história e da cultura suíço. Foi professor de História da Arte na Universidade de Basileia e na Universidade de Zurique. Escreveu importantes obras sobre a cultura e a história de arte. "Criticó a la llamada cultura industrial y fue contrario a las tendencias idealistas e historicistas en boga en el mundo académico durante su época. En contraposición a ellas elaboró una teorización historiográfica a la cual llamó Kulturgeschichte («Historia de la cultura»)"

"Fue autor de diversas obras, entre ellas la Die Zeit Constantins des Großen (La época de Constantino el Grande) (1853), en la cual efectúa una crítica sobre el problema de la mutación acaecida entre el período de la civilización grecorromana y la cristiana. Su obra más trascendente fue Die Cultur der Renaissance in Italien (La cultura del Renacimiento en Italia) (1860), considerada un modelo para el tratamiento de la historia de la cultura, por la abundancia de planos de análisis que tuvo presente.

Entre sus obras póstumas, cabe hacer mención de las Reflexiones sobre la historia universal y la Historia de la cultura griega (editadas por primera vez en 1889 y 1902), obras en las cuales la civilización griega es considerada, desde una perspectiva eurocéntrica, el primer paso en el devenir histórico del desarrollo de la individualidad y la espiritualidad humanas. Así mismo, una pequeña guía de arte para recorrer Italia bajo el título Cicerone."

http://es.wikipedia.org/wiki/Jacob_Burckhardt

Guido Reni (Bolonha, 4 de novembro de 1575 - 8 de agosto de 1642) foi um preeminente pintor do Barroco italiano.

"A fortuna crítica de Reni, uma das mais instáveis na história da arte, oscila diretamente em razão do prestígio da própria noção de classicismo, embora curiosamente a pintura deste paladino da forma clássica - cultuado pelos clássicos, de Poussin a Goethe e a Ingres, pelos viajantes do 'Grand Tour' e pelo mercado - tenha tendido ao final da vida para uma poética da mancha que prenunciava claramente o tardio Setecentos francês de Fragonard." http://pt.wikipedia.org/wiki/Guido_Reni

Eugène Boudin (12 de julio de 1824 - 8 de agosto de 1898) fue uno de los primeros paisajistas franceses en pintar al aire libre. La mayoría de su obra son paisajes marinos que ganaron los elogios de Baudelaire y Corot.

Page 21: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro possui em seu acervo vinte quadros de Boudin. Constitui o maior conjunto de obras pertencente a uma instituição pública fora da França. A coleção abarca toda a trajetória artística do pintor, expressando a sua evolução pois corresponde a mais de trinta e cinco anos de produção, desde seus primeiros quadros, amadurecimento e apogeu. O precioso conjunto mostra ainda a temática preferida do artista - paisagens do mar, portos e embarcações, rios e suas margens, campos com animais. Destaca-se o quadro intitulado Lavadeiras nas Margens do Rio Touques, um dos melhores trabalhos de Boudin, verdadeira e encantadora obra prima."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Boudin http://es.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Boudin

James Jacques-Joseph Tissot (15 de octubre de 1836 – 8 de agosto de 1902) fue un pintor y grabador francés del siglo XIX.

"Los méritos de las ilustraciones bíblicas de Tissot se centran más en el cuidado con que estudia los detalles de los paisajes que en cualquier otra cualidad de emoción religiosa. Su objetivo sobre todo era la precisión, y en sus figuras un realismo vivo que estaba muy lejos del tratamiento convencional de los temas sagrados."

http://es.wikipedia.org/wiki/James_Tissot

Manuel Bomfim (Aracaju, 8 de agosto de 1868 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1932) foi um médico, psicólogo, pedagogista, sociólogo, historiador e intelectual brasileiro. Por vezes se encontra seu nome grafado como Manuel Bonfim ou Manoel Bonfim, mas a grafia de seu nome se fazia com "o" em Manoel e "m" em Bomfim.

"Na obra Pensar e Dizer: estudo do símbolo no pensamento e na linguagem (1923), Bomfim demonstra domínio das mais importantes correntes de Psicologia de sua época. Escreveu também O methodo dos testes (1926); Cultura do povo brasileiro (1932); Crítica à Escola Activa, O fato psychico, As alucinações auditivas do perseguido e O respeito à criança. Sua obra revela um pensamento original, não articulado às idéias dominantes em sua época e sua interpretação do Brasil apóia-se na análise histórica da colonização, na exploração e na espoliação das riquezas do país, analisando as conseqüências sobre as condições culturais do povo.

Defende a expansão da educação pública como meio para a emancipação e para construção de uma sociedade democrática.

Suas concepções de Psicologia - seu método e seu objeto - também são destoantes em relação a seus contemporâneos. Considerava o fenômeno psicológico como eminentemente histórico-social, constituído nas relações entre consciências, mediadas pela linguagem, esta entendida como produto e meio da socialização. Criticava a pesquisa de laboratório, em condições que

Page 22: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

considerava restritas e artificiais. Propôs o método interpretativo para o estudo do psiquismo, baseado no estudo das múltiplas manifestações humanas, historicamente situadas.

Bomfim antecipou algumas ideias posteriormente adotadas por Vigotski e Piaget, mas também de Ernst Bloch e Antonio Gramsci em sua interpretação da sociedade. Entretanto, Bonfim foi praticamente esquecido na historiografia brasileira, o que pode ser parcialmente explicado pela contraposição de suas idéias àquele que era em seu tempo o pensamento dominante." http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Bomfim

Levi Fernandes Carneiro (Niterói, 8 de agosto de 1882 — Rio de Janeiro, 5 de setembro de 1971) foi um advogado, jurista e escritor brasileiro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Levi_Fernandes_Carneiro "Quarto ocupante da Cadeira 27, eleito em 23 de julho de 1936 na sucessão de Gregório Fonseca e recebido pelo Acadêmico Alcântara Machado em 7 de agosto de 1937. Recebeu os Acadêmicos Afrânio Coutinho eElmano Cardim." "O 'Livro de um Advogado' (1943) retrata sua atuação como fundador e 1º Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados Brasileiros. No livro 'Na Academia' estão reunidos trabalhos e

pronunciamentos referentes às atividades na Academia."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=759&sid=271

Artur da Silva Bernardesnb 1 (Viçosa, 8 de agosto de 1875 — Rio de Janeiro, 23 de março de 1955) foi um advogado e político brasileiro, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores foram chamados de "bernardistas". "Artur Bernardes foi o pioneiro da siderurgia em Minas Gerais e sempre se bateu pela ideologia nacionalista e de defesa dos recursos naturais do Brasil." "Bernardes promoveu a única reforma da Constituição de 1891, reforma que foi promulgada em setembro de 1926 e que alterava principalmente as condições para se estabelecer o estado de sítio no Brasil."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Bernardes

José Lezama Lima (Havana, 19 de Dezembro de 1910 – Havana, 8 de Agosto de 1976) foi um romancista, ensaísta e poeta cubano, considerado uma das figuras mais influentes da literatura latino-americana. "O primeiro livro publicado de Lezama Lima, um longo poema intitulado 'Muerte de Narciso', foi publicado quando ele tinha apenas vinte e sete anos, tornando-o instantaneamente famoso em Cuba e instituiu o estilo de Lezama e os seus temas clássicos."

Page 23: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"Para além dos seus poemas e romances, Lezama Lima escreveu diversos ensaios sobre figuras da literatura mundial como Mallarmé, Paul Valéry, Góngora e Rimbaud, bem como sobre a estética barroca Latino-Americana. Muito notável são também os seus ensaios publicados como La –expresión americana, descrevendo a sua visão do barroco europeu, a sua relação com os clássicos, e com o barroco Americano."

"Sendo um poeta hermético por instinto e por excesso expressivo, Lezama Lima procura a revelação do mistério da poesia. Foi um poeta religioso que, como São João da Cruz, faz prevalecer o sentir sobre o dizer. Lezama conseguiu devolver à poesia a sua essência, pois acabou por conseguir descer até à inutilidade da palavra usada e já desprovida de música. Estruturou um sistema poético do mundo sem se importar com a dificuldade que a sua leitura causava a todos os leitores: quis explicar o conhecimento do mundo desde a outra margem, do desconhecido, do outro, e nesse percurso lograr o desvendar de um novo ser nascido da obscuridade: a poesia. José Lezama Lima criou um sistema para explicar o mundo através da metáfora e especialmente da imagem, que fica bem resumido pela sua famosa frase 'la imagen es la realidad del mundo invisible' ('a imagem é a realidade do mundo invísivel')." http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lezama_Lima "Lezama Lima foi sempre um apreciador e eminente estudioso dos clássicos, um conhecedor profundo de Gôngora, Platão, dos poetas órficos e dos filósofos agnósticos. O escritor compendiou sua vida no amor aos livros e sua obra culterana está saturada de claves, enigmas, alusões, parábolas e alegorias que aludem a uma realidade secreta, íntima e, ao mesmo tempo, ambígua." "O barroquismo de Lezama, nascido da experimentação poética, montado no excesso, no exagero, no rebuscamento. O que se torna contraditório e paradoxal, é o fato de a explosão desse estilo ter surgido justamente em Cuba, berço de uma revolução socialista, que pouca ou nenhuma relação parece ter com a estética barroca.

Em toda sua obra, tanto em prosa como em verso, Lezama Lima rompe com as classificações e com as normas, num desvio que afeta a língua como um todo, explorando e descobrindo suas possibilidades. Uma obra de descontinuidade sem a preocupação com o imediato anterior. Lezama nos revela um olhar tipicamente latino-americano, selvático e sincrético, marcado por uma ânsia devoradora de assimilação da cultura ocidental."

"Com 'Paradiso' (1966), sua obra prima absoluta, romance que o consagra internacionalmente logo após a tradução para o francês em 1971, situou-se na mais dinâmica vanguarda, na mais renovadora tendência da narrativa não apenas hispano-americana, mas mundial. Não é 'o Proust do Caribe', como tem sido apregoado, principalmente por diletantes que nunca o leram. Esse texto monumental, transcende limites insulares e ganha o mundo, traduzido a dezenas de idiomas.

É um livro complexo, que necessita paciência e atenção para lê-lo por completo, nas suas seiscentas páginas. Lezama tampouco é católico praticante e apolítico, segundo se lê em algumas publicações. O romance teve na época de sua publicação em Cuba, várias edições piratas como a da

Page 24: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Ediciones de la Flor, de Buenos Aires – a qual apresentava uma dezena de erros tipográficos.

'Paradiso', livro barroco, neobarroco, melhor dizendo, é um romance para ser degustado e decifrado incessantemente. Lezama partiu de uma concepção pessoal de mundo para chegar, através de seus escritos, à uma universalidade. Seu plano argumentativo é denso e, ao mesmo tempo dinâmico: narra com luxo de detalhes a infância e a adolescência de José Cemi – transvestimento do próprio Lezama Lima. Afinal, segundo ele, todo romance traz em sai uma carga autobiográfica.

O romance, trata da vida intima desse intelectual cubano dos anos 30. Uma leitura em profundidade demonstra a tese de Lezama: a criação poética é a única via de salvação. 'Católico', para ele o homem, desterrado do paraíso da infância, perdido no mundo, salva-se pela poesia, isto é, existe para a ressurreição e esta chega pelo caminho da poesia. 'Paradiso' também discute as relações entre mudança e tradição, convertida em nova imagem do mundo, pois o barroco é um traço distintivo de Lezama Lima, como imposição de sua ideologia acerca do universo. Portanto, esse romance admite inúmeras leituras, pela intercalação de comentários, digressões que revelam a presença do narrador onisciente com freqüentes incursões na primeira pessoa do singular ou plural."

http://cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=742 NOTA MINHA: Lezama Lima viveu o período cubano de 2 ditaduras e o comando de Fidel Castro desde 1959, ou 3 ditaduras, se isso não se entenda como uma provocação, que não é o objetivo dessa nota, aos entusiastas do regime cubano. Mesmo vivendo em regime dos mais difíceis para o tipo de pensamento que empreendia, e o tipo de literatura que produziu, jamais se alinhou a nenhum dos modelos de governo e governantes os quais vigeram durante a sua vida em Havana. Conseguiu, mesmo assim, construir uma orgulhosa vida profissional acadêmica, e uma literatura de valor universal, sua poesia, seus contos e diversos estilos literários são da mais alta primorosidade. Amava a sua Cuba e a sua Havana - cidade que passou a residir -, mas, como escritor universal, aspirava poder viver e retratar outros mundos, o que não lhe foi permitido e, sem sombra de dúvida, engrandeceu um pouco menos a literatura cubana e a potencialidade singular das letras desse escritor da ilha caribenha.

09-10-2014

9 DE AGOSTO, DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto, é uma data invocativa dos vários povos indígenas. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 49/214 de 23 de Dezembro de 1994 para ser comemorado todos os anos durante a primeira década internacional dos povos indígenas (1995 – 2004). Em 2004, foi proclamada a segunda década internacional dos povos indígenas (2005 – 2015).

Page 25: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Mahmud Darwish ou Mahmoud Darwich (Al-Birweh, 1942 - Houston, 9 de agosto de 2008) foi um poeta e escritor árabe nascido na Palestina, à época do Mandato Britânico.

"Darwish é o autor da Declaração de Independência Palestina, escrita em 1988 e lida pelo líder palestino Iasser Arafat, quando declarou unilateralmente a criação do Estado Palestino.

Integrante da OLP, Darwich afastou-se da organização em 1993, por discordar da posição da organização no tocante aos Acordos de Oslo. Darwish é considerado o poeta nacional da Palestina. Seu trabalho, que evoca a dor do deslocamento com paradoxos sutis, foi traduzido em mais de 20 línguas.3 Na obra do poeta, além da angústia do exílio, a Palestina aparece como metáfora do 'paraíso perdido', nascimento e ressurreição." http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahmoud_Darwish

Leonid Nicolaevitch Andreiev (em russo: Леонид Николаевич Андреев), nascido em 9 de agosto de 1871 na cidade de Orel, Rússia, foi um escritor do início do Século XX de origem muito humilde.

"Sua obra literária é povoada de infelizes personagens que inspiram compaixão. Andreiev nunca conseguiu se livrar das traumatizantes experiências de seu passado, e transmitia em seus textos imagens de tragédia e amargura através de seus vencidos personagens, com um estilo revoltado, impetuoso e torturantemente pessoal.

Em geral, os trabalhos de Andreiev refletem a vida sombria e atormendada dos que já perderam todas as esperanças e ilusões. Até mesmo o humor com o qual tenta impregnar alguns textos tende a soar irônico e sombrio. Andreiev sempre tenta chamar a atenção do leitor para o lado mais trágico e cruel da vida, fustigando o egoísmo, a impiedade, a covardia e a brutalidade humanas. Colocado entre os grandes escritores pessimistas, Andreiev desce ao âmago das misérias que o rodeiam, não hesitando nem mesmo diante do mórbido, e expondo tudo com uma crueza quase selvagem.

A dúvida sempre o atormenta e, por isso mesmo, da sua numerosa bagagem literária (contos, novelas, romances, dramas e comédias), poucos trabalhos refletem tão nitidamente a sua personalidade quanto A Conversão do Diabo, uma das obras primas do conto universal, que trata com graça, sensibilidade e um amargo e irônico humor o completo fracasso das pretensões diante das contingências da vida."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Andreiev

Page 26: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Armand Salacrou (nacido el 9 de agosto de 1899 en Ruán, Francia - fallecido el 25 de noviembre de 1989 en Le Havre) fue un escritor, periodista y dramaturgo francés.

http://es.wikiquote.org/wiki/Armand_Salacrou FRASES DE ARMAND SALACROU

"Los curas se consuelan de no haberse casado cuando oyen las confesiones de las mujeres."

"La felicidad nunca es triste ni alegre, es la felicidad."

"La verdadera grandeza del hombre es saberse mediocre, y no resignarse a ello sino encontrar en ello su ley."

"Un hombre sin recuerdos es un hombre perdido."

http://es.wikiquote.org/wiki/Armand_Salacrou

Edith Theresa Hedwing Stein (Breslávia, 12 de outubro de 1891 — Oświęcim, 9 de agosto de 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã.

"De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia.1 Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz."

"Pelo seu heroísmo cristão, no dia 1 de maio de 1987, foi beatificada por João Paulo II em Colónia e, a 11 de Outubro de 1998, foi canonizada pelo mesmo Papa, sob o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz, ou apenas Teresa da Cruz.

No dia 1 de outubro de 1999, o Papa João Paulo II, numa carta apostólica em forma de motu proprio intitulado «Spes aedificandi», proclamou Santa Teresa Benedita da Cruz, juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Catarina de Siena, co-padroeira da Europa pelo particular contributo cristão que outorgou não só à Igreja Católica, mas especialmente à mesma sociedade europeia através do seu pensamento filosófico. A sua celebração litúrgica, na forma de festa, na Igreja Católica, é no dia 9 de Agosto."

Page 27: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edith_Stein "De maneira brilhante obteve o doutoramento em filosofia e tornou-se assistente universitária do seu mestre, Edmund Husserl. Incansável e perspicaz investigadora da verdade, através do estudo e da frequência dos fermentos cristãos e, por fim, através da leitura da autobiografia de Santa Teresa de Ávila, encontrou Jesus Cristo que resplandecia no mistério da cruz e, com jubilosa resolução, aderiu ao Evangelho."

http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19981011_edith_stein_po.html

Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, (Bocaiúva, 3 de novembro de 1935 — Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1997) foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

"Em 1981, junto com os economistas Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas,1 e passou a se dedicar à luta pela reforma agrária, sendo um de seus principais articuladores. Nesse sentido conseguiu reunir, em 1990, milhares de pessoas no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, em manifestação pela causa. Betinho também integrou as forças que resultaram no impeachment do Presidente da República Fernando Collor. Mas o projeto pelo qual se imortalizou foi, provavelmente, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Jos%C3%A9_de_Sousa FRASES DE BETINHO

"A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário." "A alma da fome é política!"

http://pt.wikiquote.org/wiki/Herbert_Jos%C3%A9_de_Sousa

Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológicanota 1 e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

"Na educação, enquanto pedagogista, Piaget utiliza sua 'teoria dos estágios' para contrapor o ensino tradicional, autoritário, herdado do século XIX. A

Page 28: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Escola Nova critica, sobretudo no início do século XX, o ensino onde 'o professor dita e o aluno copia e repete' – Paulo Freire chama-o de 'educação bancária'. Na medida em que critica essa educação tradicional, Piaget é interpretado equivocadamente como um não 'diretivista', um 'espontaneísta'. A ideia piagetiana de interação não foi aceita nos moldes da escola tradicional. A partir da trilogia: O nascimento da inteligência na criança; A construção do real na criança; A formação do símbolo na criança - Piaget relata seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo para demonstrar que 'a capacidade cognitiva humana nasce e se desenvolve, não vem pronta'. Dessa forma, marca oposição ao behaviorismo por um lado, e à Gestalt por outro, quando afirma que o conhecimento tem origem na interação 'sujeito-objeto'. A ideia piagetiana de capacidade cognitiva, então, propõe que o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas origina-se da interação 'sujeito-objeto'."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget "O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." "As estruturas operatórias da inteligência não são inatas."

http://pt.wikiquote.org/wiki/Jean_Piaget

NOTA MINHA COM BASE EM JEAN PIAGET:

A questão da educação, das relações professores e alunos, e mesmo da educação familiar e social de forma geral, os diferentes lugares do mundo em que as diferentes formas de educação são aplicadas. Tudo isso compreende a mais alta complexidade de um tema muito complexo, e que muitos pensam serem especialistas, de fato muitos são, mas o sistema é precário. Não se trata somente das estruturas que o poder público tem de garantir para a sociedade que paga impostos, mas no mundo atual em que as formas que ditam a sociedade geram muitas dificuldades para a educação, e, sendo ineficiente o sistema público, a própria educação passa a ser da linha do mercado capitalista, quando não, meramente consumidor. A tecnologia facilita, mas, mesmo sendo mais rápido no geral todas as interações, mesmo a geração que chega precisa se adaptar a essa nova forma de ensinar e apreender. A educação tradicional se perdeu muito em meio à tanta tecnologia e tanto consumo, assim as novas gerações enfrentam enormes dificuldades. Observar, respeitar e interagir corretamente nos diversos estágios do conhecimento, base da teoria de Piaget é o caminho adequado, assim como, com a autoridade do professor, guiar o aluno pelos caminhos do conhecimento, conhecimento esse que será sempre, em princípio, solitário com os melhores meios disponíveis. Essa autoridade e esse guiar constituem os verdadeiros méritos do professor, que tão logo se retira e o estudante prossegue a sua jornada constante, diária e permanente.

Hermann Karl Hesse (pronunciado /ˈhɛɐman ˈhɛsə/) (Calw, Baden-Wurtemberg, Imperio alemán, 2 de julio de 1877 – Montagnola, Cantón del Tesino, Suiza, 9 de agosto de 1962) fue un escritor, poeta, novelista y pintor alemán que recibió la nacionalidad suiza en mayo de 1924. "Hasta el centenario de su nacimiento, se habían escrito más de 200 tesis

Page 29: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

doctorales, unos 5000 artículos, y 50 libros sobre su vida. Para dicha fecha, era también el europeo más leído en Estados Unidos y Japón, y sus libros traducidos a más de 40 idiomas, sin contar dialectos hindúes.3 Recibió el Premio Nobel de Literatura en 1946, como reconocimiento a su trayectoria literaria."

http://es.wikipedia.org/wiki/Hermann_Hesse "El lobo estepario (Der Steppenwolf, en alemán) es el título de una de las más célebres novelas del escritor suizo alemán Hermann Hesse, la cual combina el estilo autobiográfico con algunos elementos de fantasía, especialmente hacia el final de la obra."

http://es.wikipedia.org/wiki/El_lobo_estepario O Prémio Nobel da Literatura 1946 foi atribuído a Hermann Hesse "por seus escritos inspirados que, ao crescer em ousadia e penetração, exemplificam os ideais humanitários clássicos e altas qualidades de estilo". (tradução Google) http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1946/

10-08-2014

Júlio César Ferreira de Mesquita (Campinas, 10 de agosto de 1862 — São Paulo, 15 de março de 1927) foi um advogado, politico e jornalista brasileiro, proprietário do jornal O Estado de S. Paulo.

"Depois tornar-se colaborador do jornal A Província de São Paulo, então propriedade de Francisco Rangel Pestana, assumiu a direcção. À frente do jornal em 1890, renomeou-o para O Estado de S. Paulo, acompanhando a virada republicana do ano anterior e assumiu em 1891 a direcção do O Estado de S. Paulo dando início a dinastia que hoje controla o jornal e também a empresa. Em 1902, Júlio Mesquita, redator desde 1885 e genro de José Alves de Cerqueira César, um dos 16 fundadores, torna-se o único proprietário do diário, e empreendeu uma revolução editorial, tornando-o o primeiro grande jornal desvinculado de partidos, seguindo os passos da grande imprensa norte-americana."

É um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional, criada por Olavo Bilac e Frederico Steidel, organização que visava o fim das distorções da República Velha e da Sociedade de cultura artística, entidade filantrópica que visava o desenvolvimento das artes em São Paulo. Em 1916 fundou a Revista do Brasil, posteriormente controlada por Monteiro Lobato."

http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_de_Mesquita

Page 30: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Herbert Clark Hoover (West Branch, 10 de agosto de 1874 – Nova Iorque, 20 de outubro de 1964) foi o 31º presidente dos Estados Unidos entre 1929 e 1933. Durante a Primeira Guerra Mundial perfilou seu diário à causa aliada e, com isso, perdeu toda a publicidade da então poderosa comunidade alemã. "Hoover acreditava no Movimento de Eficiência, que afirmava que o governo e a econômia estavam cheiosde ineficiência e desperdício, e apenas podiam ser melhorados por especialistas que entendiam os problemas e como resolvê-los. Ele também acreditava na importância do voluntarismo e no papel dos indivíduos na sociedade e econômia."

"Quando a bolsa de Nova Iorque quebrou em 1929, oito meses depois do início de seu mandato, Hoover tentou combater a Grande Depressão com esforços governamentais, projetos públicos como a Represa Hoover, tarifas como a Smoot–Hawley, o aumento no suporte de imposto de 25% para 63% e aumentos nos impostos corporativos. Essas medidas não produziram uma recuperação econômica durante seu mandato, mas serivram de base para várias políticas do New Deal de Franklin D. Roosevelt."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Hoover NOTA MINHA:

É a economia mesmo...

Ion Negoițescu (pronunciado [iˈon ne o.iˈt sesku ; también conocido como Nego; Cluj-Napoca, 10 de agosto de 1921 - Múnich, 6 de febrero de 1993) fue un novelista rumano, poeta, historiador literario, crítico, memorialista y miembro fundador del Círculo literario de Sibiu. Figura rebelde y excéntrica, Negoițescu comenzó su carrera siendo todavía un adolescente, y se dio a conocer como ideólogo literario de la generación de 1940.

"Evolucionando desde una filiación juvenil con la fascista Guardia de Hierro, de la que posteriormente se arrepentiría, el autor se convirtió en discípulo del modernista decano Eugen Lovinescu y, hacia 1943, consiguió arrastrar a todo el Círculo de Sibiu a la causa del antifascismo. También fue uno de los pocos intelectuales anteriores a la década 1990 que vivía abiertamente su homosexualidad en Rumanía, experiencia que, como su compromiso político, está relatada en sus controvertidos escritos autobiográficos." "Los estudios sobre la literatura rumana de Ion Negoițescu, y sus contribuciones a la teoría literaria, generalmente contrastaban con el recurso al tradicionalismo o antieuropeismo nacionalista o nacionalcomunista y contribuía a la polémica defendiendo los valores de la cultura occidental. Su obra amplia y diversa, aunque fragmentaria y en gran parte incompleta, ha sido alabada por los críticos por su punto de vista original en diversos temas y sobre todo por sus opiniones sobre los escritos póstumos del poeta nacional Mihai Eminescu. Por otra parte, las implicaciones de la vida privada de Negoițescu y diversos otros aspectos de su biografía, como su relación con el conocido informante de la Securitate Petru Romoșan y las revelaciones de su diario inédito, han

permanecido como temas controvertidos en los años posteriores a su muerte." http://es.wikipedia.org/wiki/Ion_Negoi%C8%9Bescu

Page 31: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Carlos Oliveira (Belém do Pará, 10 de agosto de 1921 — Lisboa, 1 de julho de 1981) foi um escritor português.

NOTA MINHA:

Trata-se de um filho do Estado do Pará, escritor português de grande valor literário e cultural.

Jean-François Lyotard (Versalhes, 10 de agosto de 1924 — Paris, 21 de abril de 1998) foi um filósofo francês, foi um dos mais importantes pensadores na discussão sobre a pós-modernidade. Autor dos livros A Fenomenologia, A Condição Pós-Moderna e O Inumano.

"Em seu livro A Condição Pós-Moderna (1979), utiliza o conceito de 'jogos de linguagem' , originalmente desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, e refere-se a uma agonística entre esses jogos - característica da experiência da pós-modernidade, assim como a fragmentação e multiplicação de centros e a complexidade das relações sociais dos sujeitos. A primeira tradução para o português optou pelo título O pós-moderno, tendo recentemente retomado a tradução direta do original La Condition Postmoderne, a qual expressa devidamente uma condição de vivência, e não um estado dado." http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Lyotard "Não podemos mais recorrer à grande narrativa - não podemos nos apoiar na dialética do espírito nem mesmo na emancipação da humanidade para validar o discurso científico pós-moderno".

http://pt.wikiquote.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Lyotard NOTA MINHA:

Ludwig Wittgeinstein teve muitos admiradores depois de sua morte, e Loyard é um de seus grandes disseminadores, tendo a filosofia da Linguagem como base da sua filosofia pós-modernidade.

Florestan Fernandes (São Paulo, 22 de julho de 1920 — São Paulo, 10 de agosto de 1995) foi um sociólogo e político brasileiro. Foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

"Uma linha de trabalho característica de Florestan nos anos 50 foi o estudo das perspectivas teórico-metodológicas da sociologia. Seus ensaios mais importantes acerca da fundamentação da sociologia como ciência foram, posteriormente, reunidos no livro 'Fundamentos empíricos da explicação sociológica' . Seu comprometimento intelectual com o desenvolvimento da ciência no

Page 32: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Brasil, entendido como requisito básico para a inserção do país na civilização moderna, científica e tecnológica, situa sua atuação na Campanha de Defesa da Escola Pública, em prol do ensino público, laico e gratuito enquanto direito fundamental do cidadão do mundo moderno."

"orientou dezenas de dissertações e teses acerca dos processos de industrialização e mudança social no país e teorizou os dilemas do subdesenvolvimento capitalista . Inicialmente no bojo dos debates em torno das reformas de base e, posteriormente, após o golpe de Estado, nos termos da reforma universitária coordenada pelos militares, produziu diagnósticos substanciais sobre a situação educacional e a questão da universidade pública, identificando os obstáculos históricos e sociais ao desenvolvimento da ciência e da cultura na sociedade brasileira inserida na periferia do capitalismo monopolista."

"Em suas análises sobre o socialismo, apropriou-se de variadas perspectivas do marxismo clássico e moderno, forjando uma concepção teórico-prática que se diferencia a um só tempo do dogmatismo teórico e da prática de concessões da esquerda."

"O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina. Sociólogo e professor universitário, com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Florestan_Fernandes "Antonio Candido, um intelectual amigo de Florestan por mais de 40 anos costumava dividir a vida do amigo como professor em fases, a primeira fase é a do Florestan professor da década de 1940, aquele da construção do saber, que esta construindo o seu e construindo a possibilidade de saber dos outros, o Florestan da década de 1950 é aquele que se apaixona perdidamente pela explicação dos saberes do mundo, porque tendo ele os instrumentos necessários nas suas mãos dedica-se a aplica-los para a compreensão dos problemas do mundo, o grande terceiro momento de Florestan professor inicia-se no final da década de 1950 e inicio da década de 1960, quando ele tendo aplicado o seu saber na compreensão do mundo transforma-o em poderosa arma de combate, claro que essas etapas distintas na realidade estão misturadas, porque sempre esteve presente a terceira na primeira e a primeira na terceira, afinal para Florestan, o saber estava em estado de construção constante, no que todos também acreditamos assim como Florestan, é necessário educar e educar-se para a vida.Muitos educadores estavam envolvidos na criação de um projeto que através do estado – educador, privilegiasse a educação escolarizada, tornando o acesso e a permanência cada vez maior nas classes mais baixas, ao mesmo tempo estava em andamento a aprovação da lei de diretrizes da educação nacional, que com o apoio das elites, não suportavam essas propostas e neste momento nasce a campanha em defesa da escola publica, unindo diversos intelectuais além de outros segmentos da sociedade."

"Florestan foi professor durante toda a sua vida, o desejo de Florestan era que os direitos humanos e a cidadania fossem respeitados e transmitidos aos alunos, ou melhor dizendo educandos, para ele, buscar a compreensão

Page 33: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

daquilo que os alunos vivenciam e direciona-los corretamente, é imprescindível, levando em consideração a formação do educando enquanto cidadão participante e pesquisador sobre a vida social como um todo, procurando assim compreender as diferentes maneiras que se interpreta as ações do próprio 'eu' em seu espaço escolar onde atuam, como também em suas comunidades, e em maior escala em sua cidade , em seu estado e em seu país.

Florestan criticava a pedagogia tradicional e condenava a postura de distanciamento dos educadores do real processo social, acreditando que estes deveriam estar engajados na tarefa de transformação social, por isso era um defensor permanente da escola publica, para ele não poderia existir estado ou sociedade democrática sem uma educação democrática via escola publica gratuita.Como bom marxista que era, sempre defendeu uma educação vinculada ao pensamento socialista, porque entendia a classe trabalhadora como a principal força revolucionaria, e, portanto seus membros deveriam estar bem orientados, preparados, informados e principalmente conscientes de seu papel e isto seria de responsabilidade da educação, logo entendia a educação como um fator de mudança social, que tem como responsabilidade retirar os educandos de um cotidiano a qual estão vinculados onde o que se pretende fazer é apenas fazer valer o processo de transmissão e imposição de um conhecimento estanque, totalmente distanciado da realidade e principalmente, imposto pelo sistema." "Tente imaginar Florestan hoje, o que ele acharia do ensino alienador transmitido nas escolas onde não se pode questionar. Ou melhor, os educandos não são incentivados a questionar. O que ele pensaria sobre o ensino técnico das chamadas FATECs e outras? Como reagiria diante do desvio de recursos gritantes da educação?"

NOTA MINHA COM BASE NO SOCIÓLOGO FLORESTAN FERNANDES: Florestan procedeu de origem muito humilde e, depois de exercer diversas funções para se sustentar, se afirmou na vida pelos méritos acadêmicos, se formando e exercendo o cargo de Professor na Universidade de São Paulo, as atividades políticas paralelamente. De convicções marxistas, foi defensor da escola pública, da universalização do acesso à educação e à Universidade. Produziu grandes obras sociológicas. Questão importante da trajetória de Florestan Fernandes é que, sendo marxista, e admirador do regime cubano, sua teoria não se fixou essencial e majoritariamente em modelos econômicos marxistas, mas na questão da educação, essa é uma questão fundamental, um diferencial determinante do esquerdista - militante e deputado pelo PT - Florestan Fernandes. Talvez por isso tenha tido tanta admiração do também sociólogo - incentivado por Florestan - Fernando Henrique Cardoso.

Veja que, por mais que se possa discordar da questão ensino gratuito e universal, pois que há uma questão de mérito que, no mínimo requer cautela e melhor estudo, Florestan acerta o caminho que se chega à uma sociedade mais justa, a educação. A educação é o caminho primeiro, acima de qualquer outro caminho social e da ordem econômica. Teorias profundamente conectadas com a carreira acadêmica, que Florestan Fernandes exerceu a vida toda.

por Bianca Wild, em:

Page 34: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

http://meuartigo.brasilescola.com/biografia/florestan-fernandes-1.htm "Defensor da Escola Pública, sempre foi ligado aos movimentos sociais e reivindicatórios e às organizações políticas de esquerda. Preso político no presídio do Exército em São Paulo (1964), ao ser libertado tornou-se Professor Catedrático na USP, efetivado por concurso de Títulos e provas (1965). Novamente preso (1965), foi solto no ano seguinte através de um Habeas Corpus. Afastado de suas atividades na USP através do Ato Institucional nº 5 da Ditadura Militar (1969), ficou asilado no Canadá (1969-1970)." http://www.brasilescola.com/biografia/florestan-fernandes.htm

Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 — Guimarães , 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Canção do exílio

"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores

. Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Page 35: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar - sozinho, à noite

- Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem que ainda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alves_Dias "Dizem os locais que na época da seca é possível ver no baixo de Atins, na região da baía de Cumã, a carcaça do Ville de Boulogne, navio que afundou em 1864 matando Gonçalves Dias, o mais ilustre poeta maranhense.No dia 3 de novembro daquele ano, a embarcação se chocou com um banco de areia, impossível de ser visto durante a noite.

Toda a tripulação conseguiu escapar do desastre a nado, mas o poeta dormia em seu camarote no porão do navio e não acordou para perceber a tragédia da qual seria o único morto."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u3924.shtml Gonçalves Dias (Antônio G. D.), poeta, professor, crítico de história, etnólogo, nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio, no baixio dos Atins, MA, em 3 de novembro de 1864. É o patrono da Cadeira n. 15, por escolha do fundador Olavo Bilac.

Page 36: Destaques enciclopédicos 03 08-2014 a 10-08-2014

"A melhor parte da lírica dos Cantos inspira-se ora da natureza, ora da religião, mas sobretudo de seu caráter e temperamento. Sua poesia é eminentemente autobiográfica. A consciência da inferioridade de origem, a saúde precária, tudo lhe era motivo de tristezas. Foram elas atribuídas ao infortúnio amoroso pelos críticos, esquecidos estes de que a grande paixão do Poeta ocorreu depois da publicação dos Últimos cantos. Em 1851, partiu Gonçalves Dias para o Norte em missão oficial e no intuito de desposar Ana Amélia Ferreira do Vale, de 14 anos, o grande amor de sua vida, cuja mãe não concordou por motivos de sua origem bastarda e mestiça. Frustrado, casou-se no Rio, em 1852, com Olímpia Carolina da Costa. Foi um casamento de conveniência, origem de grandes desventuras para o Poeta, devidas ao gênio da esposa, da qual se separou em 1856." "Pela obra lírica e indianista, Gonçalves Dias é um dos mais típicos representantes do Romantismo brasileiro e forma com José de Alencar na prosa a dupla que conferiu caráter nacional à literatura brasileira." http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=866&sid=183

NOTA MINHA COM BASE EM GONÇALVES DIAS:

É importante separar a poesia lírica dedicada à Ana Amélia de Gonçalves Dias da sua obra indigenista, com profunda e mais rica exaltação das características naturais e dos povos brasileiros enquanto viveu no exterior, e a biografia na ABL é justa com o poeta, destacando que esse construiu a maior parte da sua obra, e de maior valor antes dessa obra mais lírica. Porque os críticos no geral tendem a uma caracterização romanceada que não atende aos valores maiores, mais nobres da obra de um autor, muito embora Ana Amélia e Gonçalves Dias tenham compostos uma romanceação de grande curiosidade e valor literário inclusive, pelas características tão peculiares dessa relação não concretizada, sua obra indigenista deva e deve ser do maior interesse escolar, cultural e histórico do Brasil. Não se deve diminuir um poeta da altura de Gonçalves Dias em melações pequenas, pois que a sua própria obra romântica, seus poemas dedicados à Ana Amélia não são melações baratas, ao contrário, do grande refino intelectual e artístico.